• Nenhum resultado encontrado

preparacao seminario2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "preparacao seminario2013"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

Março de 2013 «UnG»

INFORM AÇÕES SOBRE SE MIN ÁRIOS 1. DO COMEÇO:

A definição de SEMINÁRIO: do latim SEMINARIUM, significa exposição seguida de debates por um grupo de estudo sobre um tema especifico cientifico ou cultural.

Por tanto seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debates, é um processo metodológico que necessita a priori o uso de técnicas de estudo de um assunto determinado, claro e evidente que se não fosse assim seria apenas uma exposição sem objetivos.

Desta forma promove nos alunos as competências necessárias para desenvolver a capacidade investigativa, de síntese, analise e critica.

Ao final da sequência de atividades, espera-se que os alunos sejam capazes de:

 Apropriar-se de procedimentos de escuta e participação de uma exposição oral e de um seminário;

 Organizar a sua apresentação de maneira a possibilitar a compreensão da audiência;

 Apropriar-se de procedimentos de planejamento, produção e revisão de uma exposição oral;

PROFª MS EUGENIA CORDEIRO CURVÊLO Do Seminários

(2)

Março de 2013

 Compreender as características fundamentais da organização interna de uma exposição oral;

 Utilizar o registro adequado de fala ao organizar a exposição;

 Utilizar os recursos auxiliares mais adequados à compreensão do aspecto focalizado;

 Reconhecer e utilizar as marcas linguísticas características de uma exposição oral em um seminário.

Essas exposições podem ser sustentadas por recursos materiais diversos (retroprojetor, slides, vídeo, Power Pont, datashow, quadros-sinóticos, músicas, fotografias, apresentações musicais e de dança, tudo o que for mais adequado para esclarecer a audiência sobre o tema), inclusive por esquema escrito que sintetize as principais idéias que serão focalizadas.

Em instâncias acadêmicas, um seminário pode pressupor a organização de um caderno de resumos das exposições que serão feitas, a ser distribuído antecipadamente para a audiência. Da mesma forma, pode pressupor a organização de um volume, posterior às apresentações, com artigos expositivos de cada uma das falas realizadas.

2. FORMA:

Quanto a modalidade ele pode ser:

 CLASSICO: É elaborado e apresentado individualmente,

 CLASSICO EM GRUPO: Os grupos tem nível hierárquico: coodernador, secretario e relator.

 EM GRUPO: Há uma subdivisão do grupo por tópicos ou subtítulos.

 ORGANICA- Há preparação e ampliação de consciência por meio de reuniões, pesquisas e reflexões, isso possibilita a continua criação.

Independente da forma é necessário que o grupo tenha reuniões previas e organizadas, para que todos possam estar afinados com os acontecimentos e conhecimento produzido.

(3)

Março de 2013

3. REUNIÕES:

As reuniões é o espaço físico e psicológico onde :

a. Na primeira reunião, tenho a expectativa que todos os componentes tenham individualmente, lido os textos sugeridos, feito os resumos, anotados duvidas. Logo é o momento de compartilhar e construir a imagem das possibilidades futuras. Este debate deve contribuir para determinar o tema e a delimitação, para tanto “cada um” deve fazer sugestões, sendo analisada e discutido por todos e a decisão deve ser por argumentação e nunca por votação, logo espero que o consenso por senso seja o método adotado.

b. Na segunda reunião, deve ocorrer uma verificação dos dados, e avaliação se é suficiente para a realização do trabalho. Logo o próximo passo, sendo distribuídos as tarefas, os próximos passos, avaliação do cronograma e é determinado os detalhes por meio de roteiro devendo ser visitado nas próximas reuniões.

c. Na terceira reunião, os fichamentos já estão prontos, para facilitar as interpretações e discussão dos dados, cada um deve fazer a exposição oral do material coletado, pode ser lido por Um o conteúdo de toda a pesquisa bibliográfica, os dados confrontados e discutidos até o presente momento, neste momento deve já ter a conclusão. O roteiro deve ser ordenado em INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO , divididos em tópicos, com títulos e subtítulos. O ultimo passo desta reunião, imagino que seja traçar o roteiro que norteará a elaboração da redação e apresentação do seminário.

d. Na quarta reunião, os passos anteriores estão reunidos e transformados no maravilhoso seminário que seu grupo irá apresentar. Logo será finalizado a redação de acordo com as normas especificadas. Será determinado os materiais que serão utilizados (retroprojetor, slides, vídeo, Power Pont, datashow, quadros-sinóticos, músicas, fotografias, danças, tudo o que for mais adequado para esclarecer a audiência sobre o tema).

(4)

Março de 2013

4. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO:

A apresentação escrita segue as normas da ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A exposição oral segue o plano de ação determinados nas reuniões já esplanadas . Evidente que todos devem ter o domínio do assunto e clareza. Espera-se que haja um treinamento prévio de todos juntos.

5. APRESENTAÇÃO ESCRITA:

O trabalho de monografia completo deverá conter: a. Capa. b. Folha de rosto. c. Resumo d. Sumário. e. Introdução f. Desenvolvimento g. Conclusão h. Referências

(5)

Março de 2013

5.1 INTRODUÇÃO :

Parte inicial do texto, em que se deve expor o tema, relacioná-lo com a literatura consultada, apresentar os objetivos, e a demonstração de como o trabalho será desenvolvido. É uma breve descrição de todas as partes do trabalho. Deverá, ainda, descrever cada subtítulo do desenvolvimento, indicando o objetivo e o alcance de cada um. Por isso, a introdução é a última coisa que se escreve.

Mas devemos contemplar:  A importância do tema

 Qual é o objeto que vocês irão trabalhar, limites de atuação  Qual a indagação central

 Como pretendem demonstrá-lá  Objetivos a serem atingidos  Estrutura do trabalho e  Conclusão

5.2 DESENVOLVIMENTO:

Pode ser apresentado por capítulo, devendo conter quantos forem necessários para o desenvolvimento do tema. Devem ser titulados.

5.3 Conclusão: Síntese da argumentação desenvolvida, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos. Deve ser objetiva e concisa.

5.4.Configuração da página:  Margem superior: 3 cm  Margem inferior: 2 cm  Margem esquerda: 3 cm  Margem direita: 2 cm

(6)

Março de 2013

 Tamanho do papel: A4 (21 x 29,7 cm)

 Fonte: as mais usadas são Times New Roman e Arial

 Tamanho da fonte: 12 no corpo do texto, 11 para as citações com mais de 3 linhas e 10 nas notas de rodapé (padrão word).

 Espaço entre linhas: 1,5

 Número de páginas: mínimo de 15 e máximo de 20 páginas.

As páginas devem ser contadas a partir da folha de rosto, porém a numeração só aparecerá nas páginas textuais, isto é, folha de rosto.

O trabalho deverá ser realizado em grupo, com número limitado de componentes, com tema previamente indicado. Será apresentado em data marcada, tendo 30 minutos para a apresentação. O grupo deverá entregar o trabalho impresso e uma cópia em CD, contendo todo o material desenvolvido, dentro de um saco plástico transparente

6. APRESENTAÇÃO ORAL:

Quanto a organização da sala, no momento da apresentação, organize o espaço de forma a facilitar o trabalho dos apresentadores. Garanta que os ouvintes possam ver e ouvi-los. Círculo e semicírculo geralmente são disposições mais adequadas.

7.AVALIAÇÃO:

Segue abaixo o roteiro de observação pertinente a plateia: Quanto ao grupo expositor:

a) abre a exposição: de que maneira ele entrou em contato com o público? Qual foi a saudação inicial?;

b) introduz o tema e delimita o assunto dentro desse tema.

c) desenvolve o tema. Veja se o apresentador é claro em sua maneira de falar, se as informações estão bem organizadas, se são coerentes e se têm uma progressão lógica;

(7)

Março de 2013

d) finaliza a apresentação. Houve a retomada de forma sintética dos principais pontos da exposição? Observe expressões do tipo: Em resumo...; O que foi dito aqui foi... ; Para concluir...; Recapitulando, podemos dizer que...;

e) lança, ao final, uma questão aos ouvintes, com o objetivo de desencadear uma discussão ou reflexão entre os participantes;

f) utiliza com eficácia os recursos materiais e equipamentos;

g) posiciona-se diante do público. Observe a direção do olhar, o tom de voz em cada situação, de cada participante.

h) observe nas frases do apresentador algumas marcas linguísticas como as expressões então; portanto; sobretudo; no momento; ao longo desta apresentação...; para finalizar... vamos observar...

Segue modelo da ficha de avaliação que cada grupo deverá trazer preenchida no dia da apresentação em 2 vias e entregar para a professora com o material conforme já especificado.

(8)

Março de 2013

FICHA DE AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO

TEMA:

NOME: RA: APRESENTAÇÃO MÉDIA

Teoria 0-5 Conteúdo 0-5 Criatividade 0-5 1 2 3 4 5 OBSERVAÇÕES: Nota FINAL

(9)

Março de 2013

É isso aí!!!

Desejo a todos e todas, sorte nas apresentações.

Lembrando que SORTE e estar PRONTO quando a OPORTUNIDADE APARECE..

MIL BEIJOS DOURADOS Prof ª Ms. Eugenia Cordeiro Curvêlo

A todos e todas Do Seminários

Referências

Documentos relacionados

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

Since the contraction of heart muscle is associated with QRS voltage, and considering that the QRS complex voltage and HR are reduced in hypothyroid patients, the aim of the

• criar o caminho dos ve´ıculos dentro da UNICAMP a fim de que passem nos pontos necess´arios para o embarque/desembarque dos funcion´arios que participam da rota; • dividir

Neste contexto, este estudo tem como objetivo a avaliação da condução nervosa (latências, amplitudes e velocidades) nos nervos ciático e caudal de ratos com diabetes induzido

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Sentido a necessidade de organizar melhor os louvores de grupo decidi trabalhar neste documento utilizando ferramentas gratuitas.. Por n˜ ao ser vers˜ ao final, n˜ ao deve ser

5.1.18 – A CONTRATADA, na execução dos serviços, sem prejuízo das responsabilidades assumidas neste Contrato e legais, poderá subcontratar, em parte o objeto do presente