• Nenhum resultado encontrado

Projeto Inventariacao nov09

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Inventariacao nov09"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE

SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA, AO TURISMO E AO ESPORTE – SEITEC

LEI Nº 13.336, DE 8 DE MARÇO DE 2005 FORMULÁRIO PADRÃO

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

TÍTULO: Inventariação e caracterização da oferta turística do município de Florianópolis

MECANISMO DE

APOIO:

( ) FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA ( X ) FUNDO DE INCENTIVO AO TURISMO ( ) FUNDO DE INCENTIVO AO ESPORTE 2. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

1. PESSOA JURÍDICA Direito público ( ) Privado sem fins ( x )

Entidade: Assocação de Ensino de Santa Catarina

CNPJ: 806693440001/27

Endereço: Rodovia SC 401 km 01, nº 407

Município: Florianópolis UF:SC CEP: 88030-000

Telefone: 3202-6006 Fax: 32026042

Dirigente: Maurício Silveira Ulyssea

Função/ Cargo: Diretor

C.I. 1765510 Órgão Expedidor: SSP-SC CPF: 65785690900 E-mail: assesc@assesc.edu.br b) PESSOA FÍSICA Nome: Endereço:

(2)

Telefone: Fax:

C.I. Órgão

Expedidor :

E-mail:

3. OBJETIVO (S) – Descrição completa do objeto a ser executado Descreva o que você pretende realizar:

1. Inventariar a oferta turística original de Florianópolis, formada pelos atrativos turísticos, a oferta turística derivada, formada pelos serviços turísticos do município e a infra-estrutura de apoio turístico (formada por toda infra-estrutura urbana que dá suporte ao desenvolvimento da atividade turística).

A inventariação será realizada seguindo a metodologia oficial desenvolvida pelo Ministério do Turismo – MTUR, de forma a habilitar o município a pleitear recursos do MTUR.

Ao todo serão inventariados aproximadamente 2.000 (dois mil) atrativos, serviços turísticos e equipamentos de apoio ao turismo.

2. Identificar as coordenadas georrefenciadas de cada um dos atrativos e equipamentos da oferta turística local.

A identificação das coordenadas georreferenciadas será realizada através da utilização de equipamentos de GPS (Global Positioning System).

3. Caracterizar a oferta turística do município.

A partir dos dados inventariados, será realizada uma tabulação destes dados e posterior análise, de modo a descrever a característica da oferta turística do município.

4. Cadastrar as informações do inventário do município na base de dados do Ministério do Turismo – MTUR.

O cadastro será realizado no site do INVTUR – Sistema do Inventário Turístico do MTUR (http://200.143.12.77/invtur/swfs/ ).

5. Publicar em meio impresso e digital (pdf) a análise da caracterização da oferta turística.

A análise da característica da oferta turística do município será publicada em meio impresso (200 unidades) e digital (formato pdf). As versões impressas serão distribuídas nas bibliotecas e na rede de ensino pública do Estado. A versão digital será disponibilizada na rede mundial de computadores (world wide web).

(3)

Informe:

1- Local (ou locais) de realização:

A inventariação será realizada em todo o município de Florianópolis, ou seja, todos os atrativos e serviços turísticos presentes no município serão inventariados.

2- Duração (no. de dias necessários para realização):

3- Em caso de evento com data definida: Início: Término:

4- Público-Alvo:

Prestadores de serviços turísticos do município de Florianópolis. 5- No caso de obra civil: Metragem: m2

Não se aplica.

6- No caso de aquisição de materiais, anexe informações sobre quantidade e especificações técnicas.

Pranchetas: 50 Canetas: 100 ATENÇÃO:

No caso de obras e/ou patrimônio tombado, é indispensável apresentar, em anexo, os projetos arquitetônicos e o Decreto de Tombamento.

4. JUSTIFICATIVA

De acordo com o Ministério do Turismo (MTUR, 2008) o Sistema Nacional de Informações Turísticas abrange todas as áreas do Ministério do Turismo e pretende estruturar um Centro de Informação Nacional, alimentado por instâncias estaduais, regionais e municipais. O objetivo é resgatar e reunir dados confiáveis e atualizados sobre os Municípios e as regiões turísticas do País, permitindo sua efetiva circulação entre as diversas instâncias. Ele será composto por outros sistemas correspondentes às diversas áreas e programas do Ministério.

Entre esses, está o Sistema de Informações Turísticas do Programa de Regionalização do Turismo, o qual prevê a gestão de informações criadas e coletadas no âmbito do Programa, além de dados gerados a partir da inventariação da oferta turística. A proposta é reunir todas as informações em um único banco de dados e difundí-las por meio de uma estratégia de comunicação.

(4)

A inventariação da Oferta Turística é um processo pelo qual se registra ordenadamente o conjunto dos atrativos turísticos, dos equipamentos e serviços e da infra-estrutura de apoio turístico existentes no mercado e em pleno funcionamento. Esse processo tem por objetivo resgatar, coletar, ordenar e sistematizar dados e informações sobre as potencialidades dos atrativos turísticos e das ofertas local e regional.

A inventariação também permitirá compor um conjunto de informações relacionado à cadeia produtiva do turismo e integrado ao Banco de Dados do Sistema de Informações Turísticas do Programa de Regionalização. Tais dados serão armazenados e atualizados para que as diferentes instâncias governamentais e o setor privado possam utilizá-los no planejamento das políticas de atuação, ações de qualificação e investimentos necessários ao desenvolvimento do turismo na região e para estabelecer prioridades quanto aos investimentos privados em áreas potenciais e economicamente viáveis.

O levantamento de dados a partir do Inventário da Oferta Turística é essencial para a promoção do desenvolvimento turístico, tanto da região como do Estado e do País, pois todo o planejamento subseqüente ao processo de Regionalização terá como base o Inventário da Oferta Turística.

As informações das regiões turísticas geradas pelo Inventário vão compor o novo mapa turístico da região, do Estado e do País.

O inventário deverá conter os mais diversos elementos da oferta turística, como:

 Os atrativos existentes na região (naturais, culturais, atividades econômicas, realizações técnicas e científicas e artísticas, eventos programados).

 Os serviços e equipamentos turísticos (de hospedagem, de alimentação, de agenciamento, de transporte, para eventos, de lazer e entretenimento etc.).

 A infra-estrutura de apoio ao turismo.

 As instâncias de governança existentes na região (órgãos estaduais, regionais e municipais de Turismo, conselhos e comitês, representações etc.).

A visualização espacial dos dados geográficos coletados - como hidrografia, cobertura vegetal, malha viária, fauna e flora - somada à análise das informações georreferenciadas e às demais informações turísticas provenientes da inventariação, permitirão a integração, o cruzamento e a sobreposição de informações econômicas, socioculturais e ambientais. Essa interação de dados é indispensável para o planejamento dos roteiros turísticos e outros projetos específicos da região.

Por outro lado, a alimentação e atualização do Sistema tornará possível a retroalimentação contínua das Informações do Programa, propiciando dados mensuráveis para o abastecimento do Sistema de Monitoria e Avaliação. Dessa forma, contribuirá para a melhoria da qualidade de informações e dos serviços prestados na área do turismo.

(5)

Por meio das informações disponibilizadas pelo Sistema, os empreendedores e os gestores públicos terão uma base segura para tomar suas decisões quanto aos investimentos, à construção de políticas públicas e aos rumos a serem adotados. Também os turistas poderão guiar-se na escolha dos destinos e produtos turísticos.

Desta maneira torna-se claro a importância do referido projeto, inclusive devido ao fato de Florianópolis ser, de acordo com o Programa de Regionalização do Turismo, um dos destinos indutores do turismo no Estado, ao lado de São Joaquim e Balneário Camboriú.

(6)

Informe os motivos que o levaram a propor o projeto:

O município de Florianópolis é um destino turístico que vem se consolidando ao longo dos últimos anos, principalmente devido a suas características naturais e a riqueza cultural que está presente em seu território.

Dados do Ministério do Turismo – MTUR (2007) registram a ascensão de Florianópolis no ranking dos destinos turísticos brasileiros, em relação a demanda internacional que visitou o Brasil por motivo de lazer.

Em 2004, Florianópolis ocupava a 5ª posição no ranking, atrás do Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, São Paulo e Salvador. Já no ano de 2005, Florianópolis passou a ocupar a 4ª posição, a frente de Salvador e, em 2006, Florianópolis apareceu na 3ª posição, a frente também de São Paulo.

De acordo com a Santa Catarina Turismo S/A – SANTUR (2007) o ano de 2007 registrou também a maior demanda turística no período que compreende os anos de 2005 à 2007. Neste ano, 2007, a demanda turística atingiu aproximadamente 780 mil turistas, o que representa um incremento de 35% em relação a demanda registrada em 2005 e 32% em relação a demanda de 2006. Em 2008 a demanda manteve-se praticamente estável, com queda de aproximadamente 0,5% em relação a 2007.

Apesar da posição de destaque de Florianópolis no cenário turístico nacional, o município ainda não possui um inventariamento de toda a sua oferta turística. Estes dados são fundamentais para o planejamento estratégico do turismo e é também um requisito do Ministério do Turismo para que Florianópolis e os demais destinos turísticos brasileiros possam participar do Programa de Regionalização do Turismo.

Estes dados também poderão ser utilizados para a geração de estatísticas sobre a oferta turística e a definição de padrões de serviços a serem oferecidos no turismo local, entre tantas outras aplicações.

(7)

5. ESTRATÉGIA DE AÇÃO – Descrição qualitativa e quantitativa das metas a serem atingidas

Enumere e descreva as atividades necessárias para atingir o(s) objetivo(s) desejado(s) e explique COMO pretende realizá-las:

1. Identificação da oferta turística original.

Serão identificados cada um dos atrativos do município, através de levantamento de campo e pesquisa documental.

2. Identificação da oferta turística derivada.

Serão identificados cada um dos equipamentos turísticos oficiais (empresas com CNPJ válido) do município, através de levantamento de campo e pesquisa na base de dados das associações de classe representantes dos equipamentos turísticos.

3. Treinamento dos pesquisadores.

Serão treinados 20 (vinte) pesquisadores para que estes aprendam a utilizar os formulários do Ministério do Turismo e possam, desta forma, realizar o inventariamento da oferta

turística do município.

4. Inventariação da oferta turística original de Florianópolis, formada pelos atrativos turísticos, a oferta turística derivada, formada pelos serviços turísticos do município e a infra-estrutura de apoio turístico (formada por toda infra-estrutura urbana que dá suporte ao desenvolvimento da atividade turística).

A inventariação será realizada seguindo a metodologia oficial desenvolvida pelo Ministério do Turismo – MTUR, de forma a habilitar o município a pleitear recursos do MTUR.

Ao todo serão inventariados aproximadamente 2.000 (dois mil) atrativos, serviços turísticos e equipamentos de apoio ao turismo.

O inventariamento será realizado em formulários de papel (A4) e posteriormente estes dados serão cadastrados no INVTUR – Sistema do Inventário Turístico do MTUR (http://200.143.12.77/invtur/swfs/ ).

Os pesquisadores visitarão cada um dos atrativos e equipamentos turísticos do município e farão in-loco a coleta de dados.

5. Identificação das coordenadas georrefenciadas de cada um dos atrativos e equipamentos da oferta turística local.

A identificação das coordenadas georreferenciadas será realizada através da utilização de equipamentos de GPS (Global Positioning System).

(8)

Novamente será realizada uma visita a cada um dos atrativos e equipamentos turísticos para que se possa coletar as coordenadas geográficas de cada um deles.

6. Caracterização da oferta turística do município.

A partir dos dados inventariados, será realizada uma tabulação destes dados e posterior análise, de modo a descrever a característica da oferta turística do município.

Os dados, analisados, serão transformados em informações úteis aos empresários e planejadores turísticos do município e serão publicados na forma de um estudo técnico, devidamente impresso em papel A4 colorido e encadernado.

7. Cadastramento das informações do inventário do município na base de dados do Ministério do Turismo – MTUR.

O cadastro será realizado no site do INVTUR – Sistema do Inventário Turístico do MTUR (http://200.143.12.77/invtur/swfs/ ), seguindo as normas do próprio sistema.

8. Publicação em meio impresso e digital (pdf) da análise da caracterização da oferta turística.

A análise da característica da oferta turística do município será publicada em meio impresso (200 unidades) e digital (formato pdf). As versões impressas serão distribuídas nas bibliotecas e na rede de ensino pública do Estado. A versão digital será disponibilizada na rede mundial de computadores (world wide web).

. CRONOGRAMA FÍSICO - FINANCEIRO

DE ACORDO COM O QUE FOI ENUMERADO E DESCRITO NO CAMPO 5, PREENCHA:

DURAÇÃO

ETAPA/FASE (nº) ESPECIFICAÇÃO

(detalhamento) (peça/m/kg ...)UNID. QTDADE. (nº) VALOR UNITÁRIO ( R$ ) VALOR TOTAL ( R$ )

INÍCIO TÉRMINO

01 1. Identificação da oferta turística original. Hora 20 70 1.400,00 Mês 1 Mês 1

02 2. Identificação da oferta turística derivada e

serviços de apoio ao turismo Hora 50 70 3.500,00 Mês 1 Mês 1

03 3. Treinamento dos pesquisadores. Hora 20 130 2.600,00 Mês 1 Mês 1

04 4. Aluguel de Datashow (Versatto) Dia 4 120 480 Mês 1 Mês 1

05 5. Aluguel de espaço para a realização dos

(9)

06 6. Inventariar a oferta turística original de Florianópolis, formada pelos atrativos turísticos, a oferta turística derivada, formada pelos serviços turísticos do município e a infra-estrutura de apoio turístico R$70/ dia + 55% encargos (R$38,50) + Alimentação R$15,00 + Transporte R$11,60 = R$ Inventário 2.000 2 horas + deslocamento para cada 1 = 4 inventários / dia 33,78 Por inventário 67.560,00 Mês 2 Mês 3

07 7. Produção de 2.000 cópias de formulários (média

7 páginas = 14 mil cópias) Cópias 14.000 0,10 1.400,00 Mês 2 Mês 2

08 8. Aquisição de 50 pranchetas (Kalunga) Pranchetas 50 2,95 147,50 Mês 2 Mês 2

09 9. Aquisição de 2 caixas de 5 canetas = 100

canetas esferográficas cor azul ou preta (Kalunga) Caixa 2 19,70 39,40 Mês 2 Mês 2 10 10. Identificar as coordenadas georrefenciadas de

cada um dos atrativos e equipamentos da oferta turística local.

Leitura de

coordenada 2.000 50/dia

5,00 10.000,00 Mês 2 Mês 2

11 11. Aquisição de um GPS modelo GPS eTrex

Legend HCx – Garmin (Americanas) Unidade 01 1.749,00 1.749,00 Mês 2 Mês 2

12 12. Caracterizar a oferta turística do município. Estudo 01 18.500,00 18.500,00 Mês 4 Mês 5

13 13. Cadastrar as informações do inventário do município na base de dados do Ministério do Turismo – MTUR.

Hora 2.000 15,00 30.000,00 Mês 4 Mês 5

14 14. Publicar em meio impresso e digital (pdf) a

análise da caracterização da oferta turística. unidades 200 40,00 8.000,00 Mês 6 Mês 6

RESUMO DO ORÇAMENTO

ORÇAMENTO TOTAL DO PROJETO R$ 148.375,90

VALOR DO INCENTIVO PLEITEADO R$

VALOR A SER APOIADO POR OUTRAS FONTES/CONTRAPARTIDA R$

Obs: Todos os valores deverão ser comprovados na prestação de contas.

7. NÚMERO DE PARCELAS A SEREM REPASSADAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO PROPONENTE

4 (quatro) parcelas iguais de R$33.000,00 (trinta e três mil reais). 8. DECLARAÇÕES OBRIGATÓRIAS

8.1- DA CONTRAPARTIDA:

• Para entidades de direito público (exceto municípios inscritos no programa de inclusão social).

Declaro para todos os fins, que me comprometo a financiar a contrapartida deste projeto. 8.2- DA ABERTURA DE CONTA ESPECÍFICA:

(10)

Comprometo-me a providenciar a abertura de conta específica no Banco do Estado de Santa Catarina - BESC, para recebimento dos recursos pertinentes a este projeto, após a comunicação oficial da aprovação do mesmo, encaminhando os comprovantes da abertura de conta e do extrato do referido saldo, bem como proceder ao depósito da contrapartida a qual estou obrigado, também após a data da assinatura do contrato.

8.3- DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS:

Manifesto minha concordância com a aplicação dos recursos a serem aprovados pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, comprometendo-me a cumprir os seus dispositivos orçamentários e financeiros.

8.4- DA AUTENTICIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS E DO CRÉDITO À SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE:

As informações aqui prestadas, tanto no projeto como em seus anexos, são de minha inteira responsabilidade e podem, a qualquer momento, ser comprovadas. Estou ciente de que caso o apoio ao projeto se concretize, estarei automaticamente obrigado a fazer constar as logomarcas do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte nas peças promocionais, no produto final ou serviços realizados, de acordo com o projeto aprovado.

Para a obtenção das logomarcas, acessar o site: www.sol.sc.gov.br

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Manifesto minha concordância com os termos estabelecidos neste formulário, comprometendo-me ao cumprimento das exigências da Lei 13.336, de 08/03/2005.

Local: Florianópolis

Data: 20 de agosto de 2009. Nome: Maurício Silveira Ulyssea

Assinatura: _________________________________________ Cargo/Função: Diretor.

Referências

Documentos relacionados

§2º - No caso da mudança de nível de que trata o caput desse artigo, o aluno deverá no prazo máximo de até três meses após a passagem para o doutorado, apresentar dissertação

realizar algum negócio ou transação e, também pode conter o assunto de que, a vítima poderá ter o cancelamento da sua conta bancária ou seu nome colocado em protesto se não

Dados de primeira lactação de 6.262 vacas distribuídas em 311 rebanhos, filhas de 803 touros com partos entre os anos de 1980 e 2003 foram utilizados para estimar parâmetros

Abstract This essay aims to make a dialogue be- tween disability studies in its postmodern aspect, with the Anthropology of Performance from two paths: 1) discussing

1. Os titulares de autorizações mantêm registos dos produtos biocidas que colocam no mercado por um prazo mínimo de dez anos após a colocação no mercado, ou de dez anos

[r]

Com base nos dados apresentados no estudo, a empresa Energisa Sergipe poderá fazer análises e tomar decisões solucionadoras para o problema da queima

Manifesta grande facilidade na suspensão da ação perante o desequilíbrio emocionalmente e aplicação da respiração consciente como