• Nenhum resultado encontrado

A Informática está no nosso dia-a-dia: em casa, nos shopping-

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "A Informática está no nosso dia-a-dia: em casa, nos shopping-"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

A Informática está no nosso dia-a-dia: em casa, nos shopping

-centers e supermercados, nos bancos, nos escritórios, nas escolas, na televisão, no cinema, nos hospitais, e em muitos outros lugares. Não vivemos sem ela. Na vida profissional, o conhecimento da Informática está ficando tão importante que podemos falar em um novo tipo de analfabetismo – o dos analfabetos em computador.

O desconhecimento da Informática exclui as pessoas da disputa por melhores oportunidades profissionais. Felizmente a Informática não é difícil. Com um pouco de dedicação você poderá ser um usuário competente do computador. Como o assunto é muito amplo não se iluda que em poucas horas você vai apreendê-lo por completo, o que você precisa é reservar parte do seu tempo para o aprendizado e não pare de se aperfeiçoar porque a Informática também não pára.

(2)

✒ ✓

✓ ✔

✔ ✕

✕ ✖✖ ✗

✗ ✘

✗ ✙

✙ ✚

✚ ✛✛

✗ ✜

✗ ✢

✢ ✚

✚✣✣ ✤

✗ ✥

✗ ✦

✦ ✚

✗ ✦

✖ ✧

✣ ★

★ ✩

✩ ✪

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

11

Página

Breve História do Computador………....…………...………..

12

1. Conceitos………..………...

13

2. Principais Componentes do computador…………...…...……..

15

3. Entradas de Dados………..………...………...

16

4. Processamento de Dados………...………...…………..

16

.5. Saídas de Dados………...………...………..

16

.6. Teclado ou Keyboard………...………..

18

.7. Mouse………...……….

20

.8. Monitor de Vídeo………..………..

20

9. Disquetes ou Discos Flexíveis………...…………...

20

10. Winchester………...………

21

11. CD-ROM………...………..

21

12. Gabinete………...………

22

13. Escâner………...…………..……….

22

14. Impressora………...………

22

15. MODEM………..……….

22

(3)

✒ ✓

✓ ✔

✔ ✕

✕ ✖✖ ✗

✗ ✘

✗ ✙

✙ ✚

✚ ✛✛

✗ ✜

✗ ✢

✢ ✚

✚✣✣ ✤

✗ ✥

✗ ✦

✦ ✚

✗ ✦

✖ ✧

✣ ★

★ ✩

✩ ✪

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

12

A “Informática” ou “Tecnologia da Informação – TI” é o tratamento automático de informação por meio da utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos adequados, tendo por base o computador.

A história do Processamento Manual da Informação inicia-se com a invenção do primeiro instrumento de cálculo, o Ábaco – surgido na Babilônia por volta do ano 3000 a.C. O Ábaco era constituído por uma armação de madeira onde eram amarradas, de um lado ao outro, fios contendo pequenas pedras calcárias: os Calculis. Aos fios e seus respectivos Calculis, eram atribuídos valores tais como: unidades, dezenas, centenas. O cálculo era processado pelo deslocamento das pedras de um lado para outro, lendo-se então o total acumulado (soma) ou restante (subtração). Esse instrumento de cálculo contribuiu para desencadear o desenvolvimento de novos instrumentos de cálculo.

Em 1642, o francês Blaise Pascal (filósofo cientista) desenvolveu a primeira calculadora mecânica – La Pascaline, como foi chamada. Essa máquina funcionava através de engrenagens de rodas dentadas que levava os dígitos de uma coluna à outra – realizava somente operações de soma e subtração. Em 1671, o filósofo e cientista alemão, Gottfried Willhelm Von Leibnitz aperfeiçoou a La Pascaline ampliando sua capacidade de operação para multiplicação, divisão e cálculo da raiz quadrada, criando assim a sua Calculadora Universal – através de um engenhoso mecanismo.

Contudo, a maior contribuição de Gottfried para a informática atual foi a descoberta da

numeração binária que é a base da eletrônica. Para Gottfried a numeração binária possuía características que permitiam a utilização dos conhecimentos das cargas, pois a numeração binária utiliza dois dígitos para fazer suas combinações e as cargas são duas (positiva e negativa). Por serem diferentes, as combinações da numeração binária possibilitam a utilização das cargas sem confusões.

Inúmeros foram os inventos que contribuíram para o surgimento e inovação do computador, por exemplo, a memória magnética – 1900; as válvulas e o interruptor eletrônico – 1906; o analisador diferencial – 1931 etc.

A descoberta da numeração binária dá início a Era dos Computadores Eletrônicos.

Em 1944, surge o primeiro computador eletrônico, o Mark I – que apesar de ser menos poderoso do que certas calculadoras de hoje, representa um marco entre a pré-história e a história propriamente dita do computador. O professor Howard Aiken, da Universidade de Haward, com a ajuda da IBM elabora o Mark I, com base na Máquina das Diferenças – calculadora construída pelo matemático e engenheiro inglês Charles Babbge (1792-1971) para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções triginométricas, etc.) sem a intervenção humana.

Muitas foram as inovações na estrutura e performance dos computadores desde o seu surgimento. Cada inovação caracterizou uma geração: 1ª Geração – 1946 – são computadores de válvulas, entre eles estão o ENIAC, EDVAC e o UNIVAC. Eles eram enormes e consumiam muita eletricidade; 2ª Geração – 1948 – É inventado o transitor que substituiu as válvulas com vantagens no que diz respeito à energia; 3ª Geração – final da década de 50 – Concebe-se o Circuito Integrado ou chip; 4ª Geração – 1970 – com o surgimento dos circuitos VLSI (Integração em Grande Escala) os computadores ficam menores e mais rápidos, chegam às casas e estão ao alcance de qualquer pessoa;

5ª Geração – 1980 – surgem os computadores do futuro, possuindo AI (inteligência artificial), capazes de entender a linguagem humana e tendo raciocínio independente.

(4)

✒ ✓

✓ ✔

✔ ✕

✕ ✖✖ ✗

✗ ✘

✗ ✙

✙ ✚

✚ ✛✛

✗ ✜

✗ ✢

✢ ✚

✚✣✣ ✤

✗ ✥

✗ ✦

✦ ✚

✗ ✦

✖ ✧

✣ ★

★ ✩

✩ ✪

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

13

✫✭✬✯✮✱✰✳✲✵✴✷✶✸✶✺✹✼✻✽✴✿✾❁❀❂✰❄❃❅✴❇❆❈✹❉❃❉✰✳✶❊✰✳✲✵✰✳✮❋✮✱✴●✴✿✻❍❀■✮✱❏❑✶▲✴▼❀❂✹❖◆❉✹❉✶❊❃✼P❘◗❙✴✿✮❙✴❚✾❯❀❱✴✷✶✺❲

Periféricos: Disco, Teclado, Monitor

de Vídeo, Mouse, escâner, etc... Unidade Central de Processamento Periférico: Impressora etc...

❳❩❨❬❪❭❴❫■❵❴❛❝❜✸❞❡❛❢❵❱❣✱❤❥✐❧❦✵❞♥♠♦✐✵❛♣❞♥q♥rs❵■❫■t♥❵❴r✉❞❯❨✈✉✇❪❫■❛

✐②❫

❵❴③❜④✐✵❛❥⑤♣❬✉❛s③

✐✵❛✉t✉✐⑥♠⑦✇♣❫■t❥✐✯t✉❞

③⑧❫❱⑨⑩✐②r⑩♠❈❬❶❜❙③

❞♦q♣❞♥rs❞❡t✉❵✵q❪✐②③⑧❛♣❞✉❦✵❞♥❫✵❣✱❞♥r⑩♠❈✐✵❛✉❫②✐

✐❶❫❂❜④❵②❷②t✉✐❹❸❁✇②❵❩❫✵✐✵❛✉❛❢❵✵rs❦❶③⑧rs❤♥✐✯❫✵❞❈q♥rs❬❶❜❙③

❞❯❺

❻❥❼❶❽❙❾➀❿♣➁❪➂✳➃✿➄➅❿✉➆➀➇❥➄➉➈✸➊⑩➇❥❼❶❽✺➇❥➋

“Processamento de

Dados”

É o tratamento sistemático de dados, através de computadores ou de outros dispositivos eletrônicos, com o objetivo de ordenar, classificar ou efetuar quaisquer transformações nos dados, segundo um plano previamente programado, visando à obtenção de um determinado resultado.

“Dados

na informática, referem-se a tudo aquilo que é fornecido ao computador de forma “bruta”. Exemplo: Uma letra, um valor numérico.

Quando os dados são vistos dentro de um contexto e transmite algum significado, tornam-se “informações”.

A

Informação

é um conjunto de dados ordenados de maneira lógica e racional que podem ser impressos ou ficarem armazenados em meio magnético. Exemplos: A letra de um hino, uma receita de bolo.

O “Computador” é uma máquina que processa dados, orientada por um conjunto de instruções e destinada a produzir resultados completos, com um mínimo de

(5)

➟ ➟ ➠ ➠ ➡ ➡ ➢ ➢ ➤➤ ➥ ➥ ➦ ➦ ➥ ➥ ➧ ➧ ➨ ➨ ➩➩ ➧ ➧ ➥ ➥ ➫ ➫ ➥ ➥ ➭ ➭ ➨ ➨➯➯ ➲ ➲ ➥ ➥ ➳ ➳ ➲ ➲ ➥ ➥ ➵ ➵ ➨ ➨ ➳ ➳ ➥ ➥ ➵ ➵ ➥ ➥ ➡ ➡ ➤ ➤ ➸ ➸ ➯ ➯ ➺ ➺ ➻ ➻ ➼ ➼

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

14

O computador ou microcoputador compõe-se de dois elementos indispensáveis:

1. Os Hardwares;

2. Os Softwares.

Para que ocorra o processamento de dados são necessários a

interação de três elementos básicos:Hardware/Software/Peopleware.

1. HARDWARE: É a parte física do equipamento, palpável. São seus circuitos, dispositivos e unidades periféricas. São as partes mecânicas e eletrônicas do computador. É geralmente ligado à UCP. São os periféricos: Teclado, Mouse, escâner, Impressora etc.

2. SOFTWARES: São os programas que fazem funcionar o

Hardware. Um programa é um conjunto de instruções que o computador deve executar passo a passo. O computador não funciona sem programas. Os softwares se dividem dependendo de sua aplicabilidade: Sistemas Operacionais, Aplicativos, etc.

3. PEOPLEWARE: São as pessoas que trabalham utilizando o

computador e/ou opreram um microcoputador, exemplo:

Digitadores, Operadores de Micro, Programadores,

Webdesigners entre outros.

S h ar ew ar e: p ro gr am a de co m pu ta do r po st o gr at ui ta m en te , n a in te rn et , à di sp osi çã o do s us uá rio s pa ra te st es, su be nt en de nd o-se q ue ca da u su ár io , se d eci di r co nt in ua r a usá -lo a pó s o pe rí od o de te st es , p ag ar á um a ce rt a qu an tia a o pr og ra m ad or q ue o d ese nvo lv eu . F re ew ar e: pr og ra m a de co m pu ta do r po st o gr at ui ta m en te , n a in te rn et , à di sp osi çã o do s us uá rio s. ➽❄➾➪➚❉➶❚➹➴➘❁➷❚➾❅➬➀➮❚➱ ✃❉❐❮❒✷❰ÐÏÒÑ ➱❊➬ Ó❩Ô❩Õ×ÖÙØ✳Ú❩Õ×Ö❢Û❈Ü⑦ÝßÞ ➹ ➹à➮ ❰Ð❐ ➱ Þ ➱✳➘á➹â➘♥➱àã Þ ➱✳➘ Þ ➹ Þ ➱ Þ ➾à➘▼ä DISPOSITIVOS de entradas e saídas de

dados?

O que são?

O que são Dispositivos? São todos os componentes que se

encontram embutidos no próprio computador, ou seja, diretamente conectados ao mesmo.

Exemplos: Drive de Disquete, Drive de CD-ROM, Disco Rígido,

MODEM Interno, Placa de Som, Placa de TV etc.

E, Periféricoé tudo aquilo que se encontra ao redor do computador, conectado ao mesmo.

(6)

➟ ➠

➠ ➡

➡ ➢

➢ ➤➤ ➥

➥ ➦

➥ ➧

➧ ➨

➨ ➩➩

➥ ➫

➥ ➭

➭ ➨

➨➯➯ ➲

➥ ➳

➥ ➵

➵ ➨

➥ ➵

➤ ➸

➯ ➺

➺ ➻

➻ ➼

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

15

åçæàèàéëê❋ì⑦íïîñð❯ò❝ó✳èõô▲ö➪ó❚ö❊÷❄æ❊ø➀ê❋è✷ô❊ö❊é❩ð▼ìâóàù❚èà÷úè

hardware.

û

❐ü❰

➹â➚❉➶❑➹ú➮❚➷❚➾➪ý⑦þïãñ➘ ÏÿÑ

➱●➘♥➹ Ñ✁

➱✄✂➪➱

software☎

RÁRDUÉR,

✆✞✝✠✟✡✟☞☛✍✌ ✎✑✏✓✒✔✟✕✒✗✖✘✝✚✙✛✝✢✜

✟✤✟✕✝✦✥✕✧✩★✫✪✬✖✘✝✚✙✛✝✭✝✠✟✡✟☞☛✍✌✯✮

(7)

➟ ➠

➠ ➡

➡ ➢

➢ ➤➤ ➥

➥ ➦

➥ ➧

➧ ➨

➨ ➩➩

➥ ➫

➥ ➭

➭ ➨

➨➯➯ ➲

➥ ➳

➥ ➵

➵ ➨

➥ ➵

➤ ➸

➯ ➺

➺ ➻

➻ ➼

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

16

As “Entradas de Dados” no microcomputador ocorrem principalmente por meios dos periféricos:

Teclado;

Monitor de Vídeo;

Mouse;

Escâner;

CD-ROM;

Disquete;Etc.

O processamento dos dados é feito na CPU (Central Processing Unit) que em

português significa Unidade Central de Processamento (UCP). Os dados fornecidos ao

computador, por meio dos periféricos, podem ser armazenados em sua memória para

processamento imediato ou posterior.

As “Saídas de Dados” no microcomputador ocorrem principalmente por meio dos periféricos:

Monitor de Vídeo;

Impressoras;

Disquetes;

(8)

➟ ➠

➠ ➡

➡ ➢

➢ ➤➤ ➥

➥ ➦

➥ ➧

➧ ➨

➨ ➩➩

➥ ➫

➥ ➭

➭ ➨

➨➯➯ ➲

➥ ➳

➥ ➵

➵ ➨

➥ ➵

➤ ➸

➯ ➺

➺ ➻

➻ ➼

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

17

Os chips da memória RAM são programados para armazenar programas

temporariamente.

Memória RAM

A Memória Interna é geralmente chamada de Memória Principal. Compreendem a

Memória ROM e a Memória RAM. Localizam-se dentro do computador.

O computador possui, em sua memória, dois tipos de armazenamentos:

1. Memória ROM (Read Only Memory – memórias somente para leitura): Os programas armazenados na memória ROM são gravados pelo próprio fabricante, pois são programas fundamentais para a inicialização do computador. Não conseguimos ter acesso a eles.

2. Memória RAM (Random Access Memory – memória de acesso randômico):

Está inserida no gabinete do computador. Uma de suas características principais é que a memória RAM é utilizada somente para armazenamento temporário dos dados, enquanto eles estão sendo processados. Quando o trabalho for finalizado, os

dados deverão ser gravados na Memória Auxiliar ou Secundária.

✰✄✱✳✲✘✴✵✱✷✶✕✴✹✸✘✺✻✴✽✼✿✾✁❀✩❁✬❂❄❃❆❅❈❇❊❉●❋✽❍✽■❄❏❄❉▲❑▼❉▼❋✤❇ ✾✡◆✭❖P❂✵◗❘■✄❙✡❚✿❯✡❇❊❉●❋ ✾✄✺✡✶☞❱❲✺❳✼✕✾✄✺❳❱❨✲❩❱❭❬✁✾✄✺✤❪❴❫✤❪❴❱❛❵❜✾✵❝❈✶✡✴❈✱❞✲❡❀❢✴

✾✡◆✹✲❡❀❣✾✄✺✐❤

Discos Rígidos; Winchester ou HD’s (C:):

Disquetes ou Discos Flexíveis (A:):

CD-ROM (F:)

Os chips da memória ROM são programados para armazenar programas de forma permanente.

Memória ROM

Memória Externa se localiza fora do computador. Compreendem a Memória

Secundária ou Auxiliar, esta permite que os dados sejam armazenados de forma

permanente onde foram colocados até que sejam retirados – são os Disquetes,

CD-ROM, etc.

❥❞❦ ❧✁♠♦♥☞♣✄qsr☞t✈✉①✇②♠ ③✚q⑤④⑦⑥⑨⑧✠④❜q❶⑩❷q❊❸✷⑧❹⑧❴❺❻③✚❧❼④✳❽☞⑧✔r✿♣✄♠❾r✕❿✡❧✁❺➀r☞③➁r➂④➃r➂④

(9)

➟ ➠

➠ ➡

➡ ➢

➢ ➤➤ ➥

➥ ➦

➥ ➧

➧ ➨

➨ ➩➩

➥ ➫

➥ ➭

➭ ➨

➨➯➯ ➲

➥ ➳

➥ ➵

➵ ➨

➥ ➵

➤ ➸

➯ ➺

➺ ➻

➻ ➼

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

18

É o periférico de entrada mais usado, através dele os dados são enviados para o computador. Ele se parece com as teclas de uma máquina de escrever ou calculadora. O teclado divide-se em:

1. Teclado de Funções; 2. Teclado Alfanumérico; 3. Teclado Numérico.

Existem, no Brasil, três layout’s de teclado:

Teclado Português (ABNT2)

Este teclado é usado pela grande maioria dos computadores do Brasil, conhecido como Teclado Português (ABNT2 “Associação Brasileira de Normas Técnicas”).

O Teclado Português (ABNT2 “Associação Brasileira de Normas Técnicas”), é mais semelhante ao da máquina de escrever por apresentar a tecla cedilha (ç).

Teclado Português (Portugal)

Ele é bem menos usado aqui no Brasil, mas, caso o digitador venha a utilizá-lo, não deverá encontrar problemas. A adaptação é muito rápida.

Teclado Português (Padrão Internacional)

Teclado Português (Padrão Internacional) é bem menos usado que o Teclado Português (ABNT2), mas, caso o digitador venha a utilizá-lo, não deverá encontrar problemas. A adaptação é muito rápida.

➎❷➏⑤➐❣➏❴➑⑤➒⑤➏⑤➐✄➑⑤➓✬➔⑤→➣➓➂↔✘➑➙↕✍➏⑤➛⑤→✘➐✄➜✠➝➓➂↔✘→➣➐✻↕➞➏✘➟➄↕✍➠

➒⑤➏⑤➡⑤➠➣➐✄➔⑤→⑤➓➂→✿➢✍➑⑤➟➣➔✘➝→⑤➟✘➏☞➔➣➏⑤➛⑤➏➂↔⑤➏✘➐✐↕✍➠➂➛➣➠✘➤➠✘➥

(10)

➟ ➠

➠ ➡

➡ ➢

➢ ➤➤ ➥

➥ ➦

➥ ➧

➧ ➨

➨ ➩➩

➥ ➫

➥ ➭

➭ ➨

➨➯➯ ➲

➥ ➳

➥ ➵

➵ ➨

➥ ➵

➤ ➸

➯ ➺

➺ ➻

➻ ➼

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

19

T

(11)

➟ ➠

➠ ➡

➡ ➢

➢ ➤➤ ➥

➥ ➦

➥ ➧

➧ ➨

➨ ➩➩

➥ ➫

➥ ➭

➭ ➨

➨➯➯ ➲

➥ ➳

➥ ➵

➵ ➨

➥ ➵

➤ ➸

➯ ➺

➺ ➻

➻ ➼

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

20

Dispositivo de entrada que permite mover o ponto de inserção na tela; selecionar texto, comandos e executar outras operações.

Este periférico ganhou esse nome devido a sua semelhança com um pequeno rato que em inglês se lê “mouse”.

Dispositivo que exibe textos e imagens gerados pelo computador, semelhante a uma tela de TV.

Dispositivo removível que armazena magneticamente os dados.

São pequenos discos que usamos para gravar os trabalhos que fazemos no computador. Por exemplo, gravamos programas que passam na TV em fitas de vídeo; gravamos no disquete tudo o que criamos no computador para uso posterior ou simplesmente como cópia de segurança.

O mais usado é o de 3 ½ polegadas; vem em uma embalagem plástica não muito flexível, com menos de 9 centímetros. Devem ser inseridos nos acionadores (drivers) situados no painel frontal do Computador (normalmente são referenciados como: Unidade de disco A).

(12)

➟ ➠

➠ ➡

➡ ➢

➢ ➤➤ ➥

➥ ➦

➥ ➧

➧ ➨

➨ ➩➩

➥ ➫

➥ ➭

➭ ➨

➨➯➯ ➲

➥ ➳

➥ ➵

➵ ➨

➥ ➵

➤ ➸

➯ ➺

➺ ➻

➻ ➼

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

21

É também denominado unidade de disco rígido. É uma unidade de disco que contém vários discos em um só. Fica instalado dentro do gabinete do computador e serve também para gravar nossos trabalhos. O Winchester não pode ser removido do computador, diferentemente dos disquetes, não podemos levar o Winchester para a escola ou para a casa de um amigo. Os discos Winchester também são chamados de discos rígidos ou HD (Hard Disc). Sua capacidade de armazenamento varia de 80 Mb até 60 Gb. Permite armazenar e acessar dados muito mais rapidamente do que em um disquete.

CD =sigla de Compact Disc em inglês;

ROM = Read-Only Memory (Memória apenas para leitura).

CD-ROM = disco compacto de memória apenas para leitura.

CD-ROM

= Tipo de compact disc que pode ser usado para gravar

informações (textos, imagens e sons) em computador. O CD-ROM tem a capacidade de armazenamento de aproximadamente 700 MB. Devido à sua capacidade de armazenamento, o CD-ROM é mais utilizado para a gravação de enciclopédias, dicionários, e também na aplicação de Multimídia.

O funcionamento da Unidade de CD-ROM é muito parecido com o de uma unidade de reprodução de compact disks utilizada em aparelhos de som; de forma que é possível reproduzir os sons de um CD comum em uma unidade de CD-ROM. O funcionamento da unidade de CD-ROM se faz através da incidência de raios laser sobre o CD-ROM.

CD-ROM

CD-R

= CD gravável. Os dados podem ser copiados para o CD em mais de uma vez, apesar de não ser possível apagar os dados do CD.

CD-RW

= CD regravável. Os dados podem ser copiados para o CD mais de uma vez e podem ser apagados.

DVD

= Digital Versatile Disk 'disco digital versátil'. Tipo de disco de face dupla

(13)

➟ ➠

➠ ➡

➡ ➢

➢ ➤➤ ➥

➥ ➦

➥ ➧

➧ ➨

➨ ➩➩

➥ ➫

➥ ➭

➭ ➨

➨➯➯ ➲

➥ ➳

➥ ➵

➵ ➨

➥ ➵

➤ ➸

➯ ➺

➺ ➻

➻ ➼

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

22

É a parte do computador onde estão instalados o Winchester, o leitor de disquetes, de CDs, bem como todos os outros componentes eletrônicos que formam o computador.

Do inglês: scanner. Os scanners são equipamentos que

funcionam como uma máquina fotográfica, só que ao invés de enviarem as imagens para um filme, ele as envia direto ao computador. Existem Scanners de Mesa (que se parecem mais com uma máquina de xerox) e os Scanners de mão, onde o usuário arrasta o Scanner sobre a imagem que deseja capturar. Esse processo (captura de imagem) chama-se

Digitalização.

Dispositivo de saída de dados que produz cópia em papel das informações do computador.

Existem vários tipos de impressoras; os tipos mais comuns são:

Matriciais (O processo de impressão é feito através de agulhas; são

bastante utilizadas por terem um custo mais acessível);

Jato de Tinta ou InkJet (Seu sistema de impressão é feito através de

borrificação de tinta no papel; apresenta excelente qualidade de impressão e custo acessível por isso, são, atualmente, uma das melhores opções do mercado. A tinta utilizada por esse tipo de impressão é armazenada em pequenos cartuchos);

Laser (O processo de impressão é feito através de laser, o que proporciona

uma melhor qualidade de impressão, não é muito utilizada por ter um custo alto);

Plotter (Recomendados para engenheiros e arquitetos). Plotters são tipos

essenciais de impressoras utilizadas para desenhos de projetos. Ao invés de agulhas, jato de tinta, ou toners, esses equipamentos utilizam canetas especiais de projetos e as movimentam em cima do papel fazendo assim desenhos bonitos e perfeitos.

O nome MODEM é a abreviatura de duas palavras, Modelardor/Demulador. O

(14)

➟ ➠

➠ ➡

➡ ➢

➢ ➤➤ ➥

➥ ➦

➥ ➧

➧ ➨

➨ ➩➩

➥ ➫

➥ ➭

➭ ➨

➨➯➯ ➲

➥ ➳

➥ ➵

➵ ➨

➥ ➵

➤ ➸

➯ ➺

➺ ➻

➻ ➼

Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

23

PLACA-MÃE: É uma placa que interliga todos os componentes de um

computador.

O mecanismo usado pelo computador para possibilitar a troca de informações entre os componentes é a linguagem de máquina, que é um conjunto de códigos. Um dos principais códigos utilizados é o binário, que é baseado nos dígitos 0 e 1.

CLOCK: O clock é um gerador de pulsos. Ele funciona como mediador da comunicação interna do computador. Quanto maior for o número de pulsos gerados em um intervalo de tempo, maior será a velocidade de comunicação entre um componente e outro. A unidade utilizada para representar a divisão de segundos é o

hertz, cujo símbolo é Hz.

Para um caractere ser armazenado na memória de um computador, é necessário que este seja codificado (em forma de código), o que o reduz a uma combinação de dois símbolos fundamentais. Assim é muito mais simples a construção de um computador, pois em vez de ter de reconhecer dezenas de caracteres, ele só precisa reconhecer certos caracteres básicos.

BIT: Como já foi dito anteriormente, o computador utiliza dois caracteres, ou símbolos fundamentais, e estes símbolos são interpretados como 0 e 1, sendo chamados de “DÍGITOS BINÁRIOS”, ou, simplesmente, BIT. Ou seja, são dois os símbolos primordiais, aos quais se atribui a denominação de “0” e “1”. Normalmente estranhamos o sistema binário de numeração, mas para o computador, ele se apresenta como o ideal.

BYTE: O registro de computador é feito através de caracteres, que são registrados num conjunto de bits. A maior parte utiliza o registro de caractere de 8 bits, mas podem ser usados em grupos de 6, 8, 12, 24 e 64 bits.

Um grupo de 8 bits recebe o nome de 1 Byte.

1 Kilobyte equivale a 1024 Bytes.

1 Megabyte equivale a 1024 Kylobytes.

1 Gigabyte equivale a 1024 Megabytes.

1 Terabyte equivale a 1024 Gigabytes.

➲❷➳⑤➵❣➳☞➸➣➺⑤➻⑤➸⑤➼➾➽✘➚❨➵❶➪➂➺⑤➶☞➹⑤➶s➶⑤➳✿➶⑤➹➣➘⑤➴⑤➺➄➷s➬⑤➳⑤➪➂➺➣➶☞➳⑤➮⑤➺✘➵❣➳

➸⑤➺⑤➻⑤➱➣➹⑤➸⑤➹⑤➵✁➺✘➽➄✃❐➵❣➺⑤➶❴➸⑤➺⑤➻⑤➸⑤➹✘➚✃❐➺⑤➶☞❒⑤➹✡❮✍➽⑤➻⑤❒⑤➳✘➪➂➹➣➻➙✃❐➳⑤➼

➚➪✠❰⑤➺✘➵✐✃❐Ï⑤➻➣➸✘➚➳☞❰⑤➳✘➵❣➳➂➳❴➸⑤➺⑤➪✠❰✘➵❣➹⑤➹⑤➻⑤➶➣➴⑤➺☞❒⑤➺

Referências

Documentos relacionados

A mistura é classificada em base no método de cálculo referente às substâncias classificadas como perigosas presentes na mistura. Acute Immobilisation Test)

A memória RAM (Read Access Memory) do computador funciona como uma memória volátil, pois seus dados só ficam armazenados enquanto o computador estiver ligado, diferente de

O anel bipartido perfurado, que distribui o líquido de selagem de manei- ra uniforme no entorno do eixo, pode ser montado entre as gaxetas, pró- ximo ao rotor (evitando a passagem

As analises realizadas nos produtos em pó do suco de laranja congelado e suco de laranja da fruta congelada foi teor de ácido ascórbico (vitamina C), análise

Ao pretendermos discutir as relações existentes entre a teoria dos processos de civilização de Elias e a Educação, passando pela questão do controle das

O Banco de Cabo Verde é responsável pela definição e implementação da Política Monetária, ancorada nos objetivos de garantia da estabilidade dos preços e manutenção da solidez

Os eventos denominados Seminários de Epistemologia e Teorias da Educação EPISTEDs justificam-se no contexto da consolidação das linhas de pesquisa do Programa de

Forminha Torta de Maçã Bandeja Crespa Aço Inox. Forma Confeiteiro