• Nenhum resultado encontrado

As Origens Do Sumô

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "As Origens Do Sumô"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA EDUCAÇÃO FÍSICA

BACHAREL 5º SEMESTRE LUTAS

PROFESSOR: BIRA

Júlio Shigueru Sambuichi RA: 9095455585 Mário Victor Nunes Lima RA: 8871417627 Valdivino da Cruz Azevedo Júnior RA: 9911176130

SUMÔ

(2)

Introdução

O sumô, que é uma modalidade de luta, e detém o status de esporte nacional do Japão. Além dos aspectos dos trajes que evocam os tempos antigos, o sumô preserva muito da sua prática tradicional, como o seu dohyo, o sistema de ranking, e

ligações com as cerimônias religiosas do Xintoísmo. A palavra “sumô” é escrita com os caracteres chineses usados para “contusão” e “mútuo”.

Embora a história do sumô se remeta a tempos antigos, ele se tornou esporte profissional no período Edo (1600-1868). Hoje esse esporte é praticado quase que exclusivamente por homens em clubes, escolas, universidades e associações amadoras. Tanto no Japão como no exterior, entretanto, o sumô é mais conhecido como um esporte de espectadores profissionais.

As Origens Do Sumô

Existem duas versões para a origem do sumô. A primeira delas diz que o sumô foi inspirado em uma luta de ursos. Já a segunda versão afirma que o esporte surgiu de um combate entre os deuses Takemikazuchi e Takeminakata que lutavam para determinar a posse das ilhas na costa de Izumo, no Japão.

Os registros da luta datam de mais de 2 mil anos. No início as lutas eram apenas rituais dedicados aos deuses. No século 8, período conhecido como Nara, era realizado anualmente um festival de lutas (conhecido como sechie) que servia para entreter a corte imperial japonesa. Sumotoris de todo o país eram recrutados para participar.

(3)

pt.wikipedia.org

Em 1603, após a unificação do Japão, foram organizados os primeiros grupos profissionais e o sumô passou a ser o esporte preferido dos japoneses. Hoje, no entanto, o beisebol é o esporte mais praticado por lá e o sumô vem perdendo espaço para o futebol no coração dos japoneses. Mesmo assim, não há no Japão quem não admire e tenha orgulho de seus lutadores de sumô.

O sumô foi trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses no início do século 20. O primeiro campeonato oficial de que se tem registro data de 1914 e foi disputado na então colônia de Guatapará, interior de SP. A Federação Paulista de Sumô é a mais antiga instituição nacional e foi fundada em 1962. Em 1998 foi criada a Confederação Brasileira de Sumô e no ano 2000 o Brasil passou definitivamente a fazer parte da história deste esporte uma vez que sediou o primeiro Campeonato Mundial realizado fora do Japão. O Brasil, aliás, é ao lado da Rússia, Japão, Ucrânia e Polônia, um dos países mais fortes no sumô amador, sendo também um dos países que ajudou a fundar a Internation Sumo Federation (em inglês), entidade que regulamento o esporte em âmbito mundial.

Glossário do Sumô

• Dôhyo : arena onde são realizadas as lutas;

• Haritê: golpe com as mãos (bofetão no rosto do adversário);

• Hikakê: golpe com as pernas;

(4)

• Kimaritê: golpe decisivo;

• Make-kôshi: quando o sumotori perde oito ou mais lutas no torneio e é rebaixado no ranking;

• Mawashi: faixa de pano que protege os genitais dos sumotoris;

• Rikishi: lutador de sumô que já figura no ranking;

• Shikiri: posição de ataque no início de uma luta;

• Shio-barai: arremesso do sal na arena;

• Sumotori: todos os lutadores de sumô;

• Tachiai: momento em que os lutadores partem um ao encontro do outro em uma luta;

• Tawara: círculo que delimita a área de combate dos competidores.

Rituais e cerimônias do sumô

Cada torneio ou luta de sumô é precedida por uma série de rituais que conserva características xintoístas. Antes de começar um torneio propriamente dito é realizado o dohyo iri, espécie de apresentação dos atletas. Todos os lutadores entram no dohyo pt.wikipedia.org

(5)

dohyo e recebe a água poderosa chikara e o papel poderoso chikara gami. Os lutadores ainda jogam sal no ringue com o intuito de purificar o ambiente.

Na hora da luta, porém, os atletas ficam de cócoras, e virados um de frente para o outro abrem bem os braços em sinal de respeito e fair-play. O ritual mais esperado, no entanto, é aquele realizado pelos yokozuna (mais alto escalão do sumô) no qual os atletas vestem trajes específicos para o cerimonial e abrem e fecham as pernas, subindo cada uma delas para bater em seguida com o pé no chão. Depois os lutadores afastam o máximo que podem suas pernas e lentamente, batendo os pés, vão unindo as mesmas.

E os rituais do sumô não se limitam aos atletas. Os juízes costumam jogar saquê no círculo onde será disputada a luta. Dizem ainda que no Japão as mulheres simplesmente não podem entrar nas quatro maiores arenas do país. No final do dia

ainda é realizada a “dança do arco”. Após o último combate do dia, um sumotori é

escolhido para subir no dohyo carregando um brilhante arco. O atleta realiza então o yumitori-shiki, espécie de espetáculo no qual gira o arco em comemoração às vitórias do dia.

www.papodegordo.com.br

Regras e golpes do sumô

(6)

derrotado. As lutas duram cerca de 15 segundos. Já os rituais que a antecedem chegam à durar cinco minutos ou mais. Ao contrário de outras lutas como o boxe, o judô ou a luta livre, o sumô não separa seus lutadores por peso. Não existem

categorias baseadas no peso, como “peso pena” e “peso pesado”.

http://esporte.hsw.uol.com.br/sumo3.htm

(7)
(8)

http://esporte.hsw.uol.com.br/sumo3.htm

E como não há limite de peso, pode ser que um sumotori enfrente um adversário que tenha o dobro de seu peso. Como vencer eis a questão. Só com o uso de muita técnica. Dessa maneira foram desenvolvidos muitos golpes de sumô. Hoje em dia já são cerca de 300 os golpes, sendo os mais comuns o hatakikomi (sair da frente para deixar o adversário cair), tsuridashi (carregar o oponente pela tanga até atirá-lo fora do círculo) e o uwatenage (jogar o adversário por cima do ombro).

Com a luta sendo decidida com tamanha rapidez, a qualidade e exatidão dos julgamentos também precisou evoluir. Hoje seis juízes assistem as lutas de sumô, sendo o mais importante chamado de Gyoji ( ele veste um quimono estampado da mesma maneira que o usado pelos samurais do Período Kamakura, há aproximadamente 600 anos atrás). É ele quem anuncia o início e o término da luta, enquanto que os outros cinco apenas assistem e só são chamados para discutir algo se ele ficar com dúvida. E quando os seis juízes estão duvidosos sobre determinado golpe apela-se para o gravador de vídeo. O sumô foi a primeira arte marcial a adotar tal recurso.

(9)

categorias inferiores não pagam salários e prêmios aos lutadores - apenas os rikishi das duas categorias superiores recebem salários. A segunda divisão é composta por 26 atletas enquanto que 42 competidores disputam a principal categoria. Estes últimos – e apenas eles – têm fãs clubes e podem ostentar o tradicional penteado o-icho. O Gyoji veste um quimono estampado da mesma maneira que o usado pelos samurais.

Divisão e Ranking

Lutadores de sumô profissional são ranqueados de acordo com sua divisão; então eles são designados como membros do leste ou oeste. Isso determina qual será o seu vestiário, e em qual lado do ringue ele entrará em todas as competições. Nas posições mais elevadas, em ordem decrescente, estão os yokozuna (grande campeão), ozeki (campeão), e sekiwake (campeão júnior).

Yokozuna é a única divisão permanente no sumô. Como esses lutadores não podem ser rebaixados por conta de qualquer apresentação mais fraca, espera-se deles que se aposentem caso não possam manter o mesmo nível. Com um sistema de ranking criado há séculos, apenas cerca de 70 homens conquistaram o título de yokozuna.

(10)

http://esporte.hsw.uol.com.br/sumo3.htm

Torneios Oficiais

O desporto é profissional apenas no Japão e gerido nesse país pela Nihon Sumo Kyokai (Federação Japonesa de Sumo).

 Hatsu Basho (janeiro)  Haru Basho (março)  Natsu Basho (maio)  Nagoya Basho

 Aki Basho (setembro)  Kyūshū Basho (novembro)

(11)

Tornar-se um yokozuna não é para qualquer um e não é mesmo. Nos mais de 2 mil anos de história da luta, apenas 69 atletas são considerados yokozunas, maior título que alguém pode alcançar dentro da hierarquia do sumô. Para chegar lá é preciso passar antes pelas categorias Jonokuchi, Jonidan, Sandan-me, Makushita, Juryo, Maegashira, Komusubi, Sekiwake e Oseki.

São poucos, muito poucos os que conseguem chegar ao grau de Oseki. Para tornar-se então um yokozuna é preciso vencer dois torneios consecutivos (são realizados apenas seis durante o ano) e ainda ser aprovado pelo comitê de julgamento da Associação Japonesa de Sumô (em inglês). Segue abaixo alguns Yokozunas de destaque:

 Taiho koki (Japão)

- Detentor do maior número de títulos da história moderna deste esporte, com o recorde de 32 campeonatos na principal categoria;

- Entre as proezas desta lenda do esporte está o fato de ter conseguido vencer, em duas ocasiões, seis torneios de maneira consecutiva (entre 1962-1963 e 1966-1967), ganhar oito campeonatos de forma invicta e conseguir uma sequência de 45 lutas sem derrota.

(12)

Harumafuji Kōhei ( Mongólia) Kakuryū Rikisaburō ( Mongólia)

en.wikipedia.org en.wikipedia.org

Hakuho Sho ( Mongólia) Asashoryu Akinori ( Mongólia)

(13)

Wakanohana Masaru (Japão) Musashimaru Koyo ( EUA)

http://esporte.hsw.uol.com.br/sumo6.htm http://esporte.hsw.uol.com.br/sumo6.htm

Akebono Tarō

(14)

A dura vida de um Rikishi – lutador de sumô

O dia a dia de um rikishi não é nada fácil. Apesar de muitos deles tornarem-se ídolos, levam uma vida de monge. Os lutadores, previamente escolhidos por algo

como os “olheiros” do futebol”, são obrigados a viver em academias onde seguem uma dura rotina. Aliás, não basta ser “escolhido” – para tornar-se um rikishi é preciso ter entre 12 e 15 anos e ser aprovado em um exame concorridíssimo. Todos dormem, comem e treinam juntos, sendo que os mais novos precisam jurar fidelidade aos mais velhos. São eles também os responsáveis pelas tarefas mais pesadas da casa, como a faxina, por exemplo.

Os lutadores acordam às 6h e já vão direto para a arena onde treinam por quatro horas ininterruptas. Depois disso, pausa para uma refeição. É hora do chankonabe, espécie de ensopado com carne, legumes e tofu – prato que faz parte da dieta dos praticantes do sumô para ganhar peso. O chankonabe é riquíssimo em proteína e os atletas que estão fora do peso (o ideal é algo em torno de 150kg) devem consumi-lo junto com arroz. Nas competições o chankonabe é feito só com frango – afinal, o rikishi deve manter-se equilibrado sobre duas pernas como o frango e não com quatro como a vaca ou ainda sem os pés no chão, como o peixe. Depois dessa farta refeição é hora de um pequeno descanso para depois engatar novamente em mais quatro horas de treinos. Depois do treino, é hora da segunda refeição do dia. Isso mesmo, eles comem apenas duas vezes por dia totalizando algo em torno de 8 mil calorias. Os rikishi costumam consumir muito mais calorias do que gastam - vale tudo para manter o peso.

A noite é livre. Não para os iniciantes que precisam lavar a louça, arrumar as camas, etc. Os mais novos dormem em tatames no chão e só os mais graduados possuem quartos individuais.

Honras e Premiações

(15)

que o lutador aceita o prêmio. Enquanto ele faz uma posição chamada tagatana (segurando a espada), essa atitude demonstra a sua graciosa aceitação.

Um vencedor de torneio recebe dinheiro, troféus e uma variedade de outras premiações, incluindo arroz, saquê, e por aí vai. Lutadores com posições abaixo de ozeki que conseguem um bom número de vitórias nos torneios tornam-se elegíveis para três premiações especiais: Excepcional Performance, Técnica, e premiações pelo Espírito de Luta. Todos esses prêmios são acompanhados com bonificações em dinheiro.

Outro incentivo aos lutadores é o kimboshi (estrela de ouro), dado a um lutador de divisão inferior que consegue derrotar um yokozuna. Cada kimboshi adicional habilita o lutador a um aumento de seu salário para o resto de sua carreira ativa.

Internacionalização

A popularidade do sumô foi realçada pelo antigo imperador Showa, que era um fervoroso fã do esporte. Começando com um torneio em maio de 1955, o imperador se acostumou a ir pelo menos um dia de competição de cada torneio realizado em Tóquio, onde ele assistia a competição de uma área especial VIP. Esse costume foi continuado por outros membros da Casa Imperial. Conhecida por ser uma entusiástica fã de sumô, a princesa Aiko, com quatro anos, foi a um torneio de sumô pela primeira vez em 2006 com seus pais Príncipe Naruhito e Princesa Masako. Diplomatas e autoridades estrangeiras são normalmente convidados para assistirem os torneios.

(16)
(17)

Bibliografia

http://esporte.hsw.uol.com.br/sumo1.htm. Acesso 23 de setembro 2016 às 12:30. http://esporte.hsw.uol.com.br. Acesso 28 de setembro 2016 às 22:12.

http://mundo-nipo.com/esportes/24/01/2016/apos-uma-decada-japao-finalmente-conquista-um-torneio-de-sumo/. Acesso 23 de setembro 2016 às 12:40

http://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/sumo.html. Acesso 26 de setembro 2016 às 20:30.

http://esporte.hsw.uol.com.br/sumo6.htm. Acesso 29 de setembro 2016 às 22:34 en.wikipedia.org. Acesso 29 de setembro 2016 às 22:35

www.pinterest.com. Acesso 29 de setembro 2016 às 22:45

http://esporte.hsw.uol.com.br/sumo3.htm. Acesso 29 de setembro 2016 às 22:47 pt.wikipedia.org. Acesso 29 de setembro 2016 às 22:50

www.bushidobrasil.com.br. Acesso 30 de setembro 2016 às 08:45 golpeperfeito.wordpress.com. Acesso 30 de setembro 2016 às 08:47. http//:esportes.terra.com.br/lutas/. Acesso 29 de setembro 2016 às 13:50.

https://revistadedesporto.wordpress.com/2013/06/11/os-maiores-campeonatos-de-sumo-e-suas-datas/. Acesso 26 de setembro 2016 às 21:30.

https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=3R7oV5rRBK3L8geDm5OgAg#q=imagen s+das+origens+do+sum%C3%B4. Acesso 25 de setembro 2016 às 16:06.

iv&sa=X&ved=0ahUKEwjfj_nbrK7PAhXFfZAKHVYEBvEQsAQIGw#tbm=isch&q=ima gens+DA+ENTRADA+DOS+SUMOTORIS+NA++arena+do+sum%C3%B4&imgrc=Q wxlKjUOxqbUjM%3ª. Acesso 26 de setembro 2016 às 22:24.

(18)

Referências

Documentos relacionados

Isso trouxe muitas pessoas novas à região em busca de trabalho, a precisarem de terra e de água, e que ao mesmo tempo cortaram as nossas florestas.. Miguel: O chefe Eurico teve

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,

que as ajudavam na caça, protegiam as crianças e aumentavam o número de filhos.É possível que essas crenças tenham motivado os seres humanos do Paleolítico a criar as

No final do século XIX, surge a Geografia Econômica a partir de um desmembramento da Geografia Regional (no começo os aspectos.. Revista Tecnologias na Educação – Ano 12

Mais uma vez refiro-me à necessidade de se ter em conta as situações concretas do acontecer humano (BLEGER,1963/1989). Considero, então, a conduta adolescente inserida num

Se levarmos em conta não apenas essa, mas diversas outras manifestações no formato hipermídidático que se utiliza do software Flash, veremos que estamos testemunhando um

Direito de preferência sobre o imóvel sito na Praça Joaquim António de Aguiar, 12 a 19, fração AI, em Évora, propriedade de Dianaplan – Gestão Imobiliária,

Embora – e isso torna-se mais claro com a pesquisa finalizada – nem todos estejam dispostos a darem aulas interativas, ceder espaço ao aluno – que busca incessantemente