• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO ALUNO DIGITAL ENTORNO REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO ALUNO DIGITAL ENTORNO REGULAMENTO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CONCURSO ALUNO DIGITAL ENTORNO

REGULAMENTO

TEMA:SEJADIGITAL,ENÃODEIXENINGUÉMFICARPARATRÁS!

(2)

1

INTRODUÇÃO SOBRE A MUDANÇA PARA O SINAL DE TV DIGITAL 1. Quem somos e o que vai acontecer

No dia 26 de outubro de 2016, o sinal de TV analógico será desligado nas cidades de Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Cristalina, Formosa, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental e Luziânia.

Isso significa que todos os aparelhos de televisão dessa região devem estar preparados para receber o sinal digital dos canais de TV aberta para que não fiquem sem televisão.

A Seja Digital é a entidade administradora do processo de migração do sinal analógico e digital da televisão no Brasil e tem a missão de informar e orientar as famílias do DF e região sobre como se preparar até a data do desligamento para não ficar sem ver TV.

2. Como se preparar 1º passo

Identificar quais aparelhos de TV da sua casa serão impactados pela mudança de sinal.

 TV por assinatura

Se você é cliente de TV por assinatura, não precisa se preparar. A não ser que tenha em casa outros aparelhos de televisão onde assista os canais de TV aberta.

 TV com antena parabólica

Não precisa se preparar. A antena parabólica consegue captar o sinal para a televisão sem necessidade do conversor.

 TV aberta

São os canais que todo mundo pode assistir em qualquer aparelho de televisão. Será preciso checar sua antena e o tipo de televisão que tem em casa.

(3)

2

2º passo

Qual é o tipo de TV que você tem em casa?

 TV de tubo

Será preciso instalar uma antena UHF para captar o sinal digital e um

conversor, que vai traduzir o sinal para que sua TV fique com imagem e áudio de cinema.

 TV de tela fina fabricada até 2010

Será preciso instalar um conversor e antena UHF.

 TV de tela fina fabricada depois de 2010

Provavelmente já possui um conversor interno e precisará apenas da antena.

Em caso de dúvida, consulte o manual do televisor. 3º passo

De olho na letra “A”

Ainda não sabe se sua TV está recebendo o sinal analógico, que será desligado, ou o sinal digital? Então, ligue a TV e veja se em algum canto da tela aparece a letra “A”.

Se você encontrou a letra “A”, sua TV ainda é analógica e precisa ser preparada para o sinal digital.

4º passo

Como se preparar

Você precisa instalar uma antena UHF no alto de sua casa e um kit conversor ao lado da TV. E pronto!

Sua TV vai ficar com imagem e som de cinema, e ainda vai poder aproveitar vários outros benefícios, como ver a programação na tela e a interatividade que alguns canais oferecem. Em alguns canais você poderá ver o resumo do filme, da novela e a até assistir mais de um programa ao mesmo tempo. É o que chamam de multiprogramação. Tudo pelo controle remoto.

(4)

3

Como ficarão as famílias que não têm condições de migrar para o digital

Para contribuir com essa migração, há um grupo de pessoas definido pelo Governo Federal que será beneficiário de um kit gratuito, com antena e conversor. Esse kit vai permitir que as TVs antigas ou analógicas continuem a funcionar com muito mais qualidade, sem que as pessoas precisem comprar uma nova TV para assistir à sua programação preferida.

Beneficiários do kit gratuito da Seja Digital

Famílias inscritas no Cadastro Único e Bolsa Família, com cadastro atualizado até o dia 7 de fevereiro de 2016, irão receber da Seja Digital um kit que contém uma antena digital, um conversor externo (que deve ser conectado ao aparelho de televisão), um controle remoto e um manual de instalação.

Para agendar a retirada do kit, com o número do CPF ou NIS do responsável familiar em mãos, o inscrito tem algumas opções:

 Ligar gratuitamente na central telefônica para o 147 (disponível 24 horas por dia. A ligação é gratuita também se feita a partir do celular);

 Acessar o portal Seja Digital (www.sejadigital.com.br);

 Procurar um posto de aconselhamento comunitário nos bairros;  Ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município;  Ir até o Posto do Bolsa Família.

(5)

4

REGULAMENTO

1. TEMA DO CONCURSO

Todos os trabalhos devem explorar o tema do concurso: “SEJA DIGITAL, E NÃO DEIXE NINGUÉM FICAR PARA TRÁS! A TV BRASILEIRA VAI SER PLENAMENTE DIGITAL”, podendo ser mencionado o desligamento da TV analógica no DF e entorno, que ocorrerá em 26 de outubro de 2016, e as vantagens da TV digital para a população.

2. OBJETIVO DO CONCURSO

O concurso Aluno Digital é uma estratégia lúdica e educativa para motivar a participação e valorizar a cooperação de crianças e jovens da rede pública de ensino em torno do tema TV digital. O objetivo do concurso é preparar crianças e adolescentes para que prestem apoio às pessoas de suas comunidades informando e orientando sobre a mudança de cenário da tecnologia de TV, de forma didática e clara.

3. PARTICIPANTES E CATEGORIAS

Participarão do Concurso Aluno Digital Entorno todas as escolas da rede pública das 9 cidades do entorno do Distrito Federal: Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Cristalina, Formosa, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental e Luziânia, divididas em categorias assim distribuídas:

 Categoria 1: alunos de 1° ao 3º ano (desenho)  Categoria 2: alunos de 4º e 5° ano (redação)

 Categoria 3: alunos de 6º, 7º, 8º e 9º ano (vídeo propaganda ou vinheta com duração máxima 30 segundos). Os vídeos serão entregues em um pen drive identificado à direção da escola.

 Categoria 4: alunos de Ensino Médio e EJA (jingle em áudio MP3 – duração máxima de 30 segundos)

 Categoria extra: As escolas que tiverem trabalhos inscritos em todas as categorias, conforme as regras deste concurso, poderão participar com a inscrição de um trabalho

(6)

5

extra, elaborado pelo grupo de professores e funcionários para concorrer a uma TV para a escola. Neste caso, o trabalho a ser elaborado é uma música de qualquer gênero sobre a TV Digital. A música deve ter composição feita pelos funcionários e deve ser gravado um vídeo com a equipe cantando, podendo ter alunos presentes, além dos funcionários. As equipes podem ser formadas a partir de 2 funcionários sem limite máximo de pessoas envolvidas. Neste caso o prêmio irá para a escola e não para a pessoa. Os prêmios para a categoria extra serão uma (01) TV digital para uma (01) escola da rede municipal e uma (01) TV digital para uma (01) escola da rede estadual do entorno.

4. TERRITÓRIOS DE ABRANGÊNCIA CONCURSO ALUNO DIGITAL ENTORNO

Podem participar do concurso alunos de escolas públicas das seguintes cidades do entorno do Distrito Federal: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

5. FORMATOS DOS TRABALHOS

5.1 Categoria 1: Desenho (1º ao 3º ano)

O desenho deverá ser apresentado sem rasuras, sem interferência do professor ou de familiares, em folha de papel tamanho A4;

5.2 Categoria 2: Redação (4º e 5º ano)

O texto dissertativo deverá ser apresentado em uma lauda de vinte (20) a trinta (30) linhas. Textos fora dessa especificação serão desclassificados;

5.3 Categoria 3 e 4: Vídeo e Jingle (6º, 7º, 8º, 9º ano, Ensino Médio e EJA).

(7)

6

Os vídeos poderão ser realizados em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmera de vídeo, câmera de foto digital, câmera de celular, animação feita no computador, etc. Os formatos de arquivos aceitos para o envio dos vídeos são: .wmv, .flv, .mov, .mpg, .mpeg, .mp4 e .avi.

5.4 Categoria Extra - Para a categoria extra valem os mesmos formatos acima. Obrigatoriedade de créditos nos vídeos

- Os nomes das pessoas que realizaram o vídeo (créditos do vídeo) deverão estar dentro do limite máximo de 40 segundos do tempo total do filme.

- Os vídeos deverão ter créditos dos responsáveis por sua realização, incluindo créditos de trilha sonora (independentemente de ela ser de domínio público ou não), de imagens e outros materiais de terceiros.

Observação: O prêmio será individual, o que não impede de os alunos fazerem o

trabalho em equipe, no caso do jingle. O premiado será o aluno inscrito na premiação extra é a escola que será premiada e não o adulto.

6. DIVULGAÇÃO

A divulgação do concurso será feita por meio do envio de kits com cartazes, carta ao diretor e regulamento do concurso para as Secretarias de Educação ou diretamente para as escolas, conforme orientação das Secretarias, a ser acordada em reuniões específicas. Todos os trabalhos deverão ser acompanhados de autorização dos pais ou responsáveis, e o modelo de autorização estará disponível no site da Seja Digital (www.sejadigital.com.br).

(8)

7

7. CRONOGRAMA

1º/8/2016 a 14/09/2016 - Divulgação do concurso nas escolas.

14/9/2016 - Data limite para a entrega dos trabalhos pelas escolas para as

Secretarias de Educação.

20/9/2016 - Data limite de envio dos trabalhos pelas Secretarias para a Seja Digital. 27/9/2016 - Divulgação dos 5 finalistas no site da Seja Digital, para votação pública. 7/10/2016 – Anúncio dos Vencedores e entrega das premiações em evento. Local a

definir.

8. PREMIAÇÃO

Será premiado o aluno que obtiver a maior pontuação, considerando os critérios indicados neste Regulamento, e respectiva análise da comissão julgadora, não cabendo recurso. Os alunos que ficarem classificados em segundo e terceiro lugares poderão receber brindes e um certificado de participação no concurso.

Tabela de premiação:

Vencedor Escolas do Entorno

1. Aluno com melhor trabalho da categoria 1 uma (01) TV digital de 32 polegadas

2. Aluno com o melhor trabalho da categoria 2 uma (01) TV digital de 32 polegadas 3. Aluno com o melhor trabalho da categoria 3 uma (01) TV digital de 32 polegadas

4. A aluno com melhor trabalho da categoria 4 uma (01) TV digital de 32 polegadas 5. Categoria extra para as escolas uma (01) TV digital de 40 polegadas

para a escola da rede Municipal e uma (01) TV digital de 40 polegadas para a escola da rede Estadual

(9)

8

As premiações serão de responsabilidade da Seja Digital (Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV).

Cada escola enviará para a secretaria de educação no máximo 1 (um) trabalho de cada categoria, juntamente com o termo de autorização assinado pelo responsável.

9. COMISSÃO JULGADORA

A Seja Digital recolherá os trabalhos nas secretarias e fará a seleção dos finalistas por meio de uma comissão julgadora, e disponibilizará os 5 (cinco) trabalhos finalistas para votação através da internet. A comissão responsável pela avaliação e seleção dos alunos vencedores será composta da seguinte forma:

7 integrantes: 5 representantes da Seja Digital, 1 representante da Abert e 1 representante do Gired.

10. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1. Os trabalhos apresentados nas diferentes categorias deverão ser pertinentes ao tema: “Seja digital, e não deixe ninguém ficar para trás!A TV brasileira vai ser plenamente digital”.

2. É obrigatório apresentar um título para cada trabalho, que precisa estar devidamente identificado com: nome da escola; nome do professor; nome do aluno; série/ano, turma e turno.

3. Nas categorias 1, 2, 3, 4 e extra serão critérios de avaliação: originalidade, criatividade e criticidade; coerência (lógica) e coesão; além dos critérios acima citados, serão observados os aspectos gramaticais (salvo se identificado o uso de alguma expressão popular, considerando a licença poética do vídeo. O que será julgado pela comissão julgadora).

(10)

9

Critérios de avaliação Pontuação

Coerência com o tema Caráter classificatório (Sim ou Não)

Originalidade / Criatividade (todas as categorias) / Criticidade

0-5 pontos

Clareza e coesão no desenvolvimento das ideias (todas as categorias)

0-5 pontos

Ortografia, pontuação e gramática do texto (no caso de Redação)

0-5 pontos

Propriedade e variedade de vocabulário (salvo desenho) 0-5 pontos

Higiene e organização do trabalho (no caso de redação e desenho)

0-5 pontos

Respeito ao tempo limite do vídeo e do jingle Caráter classificatório (Sim – Não)

Votação online dos trabalhos finalistas: critério único – vote no trabalho mais original e criativo.

Trabalho mais votado até horário do evento de anúncio dos vencedores

11. SELEÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS

Cada escola fará uma pré-seleção do melhor trabalho de cada categoria, que serão encaminhados para a Secretaria de Educação até o dia 14/09/2016. As Secretarias de Educação, por sua vez, entregarão os trabalhos para a Seja Digital, que fará a seleção final, considerando a data de envio de todos os trabalhos pelas secretarias para a Seja Digital dia 20/9/2016.

(11)

10

Os trabalhos recebidos pelas secretarias de Educação deverão ser entregues à SEJA DIGITAL, para o e-mail: concurso@sejadigital.com.br até o dia 20/09/2016. Outras formas de entrega poderão ser definidas entre as secretarias e a SEJA DIGITAL, valendo a data final de recebimento pela SEJA DIGITAL dia 20/9/2016. Em caso de dúvida e/ou esclarecimentos adicionais, entrar em contato com concurso@sejadigital.com.br

12. AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

É pré-requisito para a inscrição de trabalho neste concurso a apresentação de um documento de autorização de uso de som e/ou imagem do aluno, devidamente assinado pelos pais ou responsáveis legais, e enviado pela escola à Secretaria de Educação, juntamente com os trabalhos selecionados. Os trabalhos, incluindo vídeos e jingles inscritos neste concurso poderão ser utilizados pela Seja Digital, na mídia ou nos perfis oficiais das redes sociais. No site da Seja Digital há um modelo disponível para download.

13. DISPOSIÇÕES FINAIS

A participação no concurso implica no conhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as disposições deste regulamento, sendo desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras nele contidas.

Referências

Documentos relacionados

Esses homens, em seguida, tornaram-se o primeiro organismo oficial da igreja primitiva depois dos apóstolos, que foram nomeados por Jesus Cristo.. E

Ao longo desse período, o aumento no preço das tarifas foi absorvido com diferentes intensidades pela demanda de passageiros pagantes, podendo-se destacar dois períodos: o

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

Capacidade da organização de catadores de materiais recicláveis desenvolver suas atividades, com a garantia de: regularidade institucional, autogestão

Descrição Exemplo Tarefa do Marketing 1. Latente Produtos existentes incapazes da satisfazer necessidades Cigarros “saudáveis” - Quantificar mercado potencial

Durante o uso do Moto Esmeril, o protetor ocular contra faíscas deve ficar posicionado de uma forma que o operador enxergue o rebolo através do protetor7. Sendo assim, as

Através deste concurso, o CLCSVF pretende chamar a atenção para a importância da fotografia como instrumento de reflexão em torno dos valores fundamentais da

Os candidatos devem enviar o portefólio em formato digital, até ao momento exato de fecho do horário da aplicação para o concurso, para o seguinte email: