• Nenhum resultado encontrado

(73) Requerente(s): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: MÉTODO DE SEMENTEIRA DE ÁRVORES COM RECURSO A ARMAS DE FOGO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(73) Requerente(s): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: MÉTODO DE SEMENTEIRA DE ÁRVORES COM RECURSO A ARMAS DE FOGO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

(11) Número de Publicação:

PT 110197 A

(51) Classificação Internacional:

A01C 7/20 (2006) (12) PEDIDO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(22) Data de pedido: 2017.07.10

(30) Prioridade(s):

(43) Data de publicação do pedido: 2017.11.13

(73) Requerente(s):

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

GABINETE DE APOIO A PROJETOSP2,QUINTA DE PRADOS

5001-801 VILA REAL

(72) Inventor(es):

JOÃO PAULO FIDALGO CARVALHO FÁBIO MARQUES

(74) Mandatário:

(54) Epígrafe: MÉTODO DE SEMENTEIRA DE ÁRVORES COM RECURSO A ARMAS DE FOGO

(57) Resumo: A PRESENTE INVENÇÃO DIZ RESPEITO A UM NOVO MÉTODO DE SEMENTEIRA DE ÁRVORES CONJUGADA COM O DISPARO DE UM CARTUCHO DE TIRO DE CAÇA. O CARTUCHO É CONSTITUÍDO POR PÓLVORA (1), COPO (2), ESFERAS METÁLICAS (CHUMBO) (3), DISCO DE SEPARAÇÃO (5) E SEMENTES E ACONDICIONAMENTO (5). A PRESENTE INVENÇÃO FACILITA E INOVA O PROCESSO DE SEMENTEIRA. ATRAVÉS DESTE MÉTODO CONTRIBUI-SE PARA A ARBORIZAÇÃO DE ÁREAS DO TERRITÓRIO QUE SE ENCONTRAM DESPROVIDAS DE ÁRVORES. ESTE MÉTODO PODE SER CONJUGADO COM A ATIVIDADE DA CAÇA, UMA VEZ QUE A SUA UTILIZAÇÃO NÃO AFETA A EFICIÊNCIA/EFICÁCIA DO DISPARO EFETUADO.

(2)

1 RESUMO

Método de Sementeira de Árvores com Recurso a Armas de Fogo

A presente invenção diz respeito a um novo método de sementeira de árvores conjugada com o disparo de um cartucho de tiro de caça. O cartucho é constituído por pólvora (1), copo (2), esferas metálicas (chumbo) (3), disco de separação (5) e sementes e acondicionamento (5). A presente invenção facilita e inova o processo de sementeira. Através deste método contribui-se para a arborização de áreas do território que se encontram desprovidas de árvores. Este método pode ser conjugado com a atividade da caça, uma vez que a sua utilização não afeta a eficiência/eficácia do disparo efetuado.

(3)

2 DESCRIÇÃO

Método de Sementeira de Árvores com Recurso a Armas de Fogo

Antecedentes da invenção

Os métodos que existem de sementeira de espécies são manuais ou mecânicos.

O método manual envolve duas possibilidades, um, o lançamento manual das sementes, e outro, a colocação manual das sementes numa cova previamente aberta com uma ferramenta.

Dentro dos métodos mecânicos existem cinco. O primeiro consiste na utilização de uma alfaia acoplada a um trator, a qual deposita as sementes no solo à medida que se desloca sobre o terreno. O segundo consiste numa bomba mecânica que lança as sementes através de um fluido. O terceiro consiste no lançamento de sementes a partir de uma aeronave. O quarto consiste na utilização de um dispositivo ou pistola de disparo, em que as sementes são colocadas num depósito e lançadas por ação pneumática ou de uma mola. O quinto, e último, consiste na utilização de um projétil ou míssil que contém sementes, o qual é lançado e as sementes caem a partir de orifícios existentes no projétil.

A presente invenção difere dos métodos de sementes existentes uma vez que utiliza uma técnica diferente. A

presente invenção distingue-se pelas seguintes

características: - utilizar um cartucho de caça; - as sementes estarem inseridas num cartucho que pode também conter esferas ou chumbo de caça; - as sementes estarem acondicionadas de modo a ficarem preservadas; - as sementes são lançadas a partir do disparo de uma arma de caça.

(4)

3

Apresentam-se as invenções mais relacionadas e as diferenças com relação à presente invenção.

. CN204259385 (U) – ‘Pneumatic type seed sowing gun’.

Distinção da invenção: Trata-se de um dispositivo pneumático de lançamento de sementes. Difere na presente invenção dado que esta utiliza um cartucho e uma espingarda de cartuchos.

. CN202663773 (U) – ‘Spray gun for virescence spaying and sowing’.

Distinção da invenção: Trata-se de uma bomba mecânica que lança as sementes a partir de um spray. Difere na presente invenção dado que esta utiliza um cartucho de caça e uma arma de caça.

. CN202153839 (U) – ‘Portable sowing and fertilizing gun’. Distinção da invenção: Trata-se de uma pistola mecânica que lança as sementes contidas numa câmara ou depósito. Difere na presente invenção dado que esta utiliza um cartucho de caça e uma arma de caça.

. CN201107883 (Y) – ‘Gun type sowing implement’.

Distinção da invenção: Trata-se de uma pistola mecânica que lança as sementes contidas numa câmara ou depósito. Difere na presente invenção dado que esta utiliza um cartucho de caça e uma arma de caça.

. CN200953742 (Y) – ‘Duckbill-type multifunction sowing top-application gun’.

Distinção da invenção: Trata-se de uma pistola mecânica que lança as sementes a partir de um alimentador de sementes

(5)

4

(depósito). Difere na presente invenção dado que esta utiliza um cartucho de caça e uma arma de caça.

. CN2322363 (Y) – ‘Portable fertilizer applying and sowing gun’.

Distinção da invenção: Trata-se de uma pistola mecânica que lança as sementes contidas numa câmara ou depósito. Difere na presente invenção dado que esta utiliza um cartucho de caça e uma arma de caça.

. RS20060693 (A) – ‘Generator with cassette sow-out’.

Distinção da invenção: Trata-se de projétil ou míssil que é lançado. O míssil contém orifícios laterais por onde saem as sementes. O lançamento ou saída das sementes é feita a partir da explosão de 3 cargas colocadas numa metade interior da câmara.

A presente invenção é difere na presente invenção dado que esta utiliza um cartucho de caça e uma arma de caça, a disposição das sementes é diferente dado que ficam num invólucro próprio e acondicionadas, a saída das sementes é diferente dado que saem disparadas juntamente com as esferas metálicas ou chumbo pela frente do cartucho.

Sumário da invenção e vantagens:

A invenção permite uma forma de efetuar a sementeira de árvores conjugada com o disparo de um cartucho de tiro de caça, mantendo este simultaneamente, a sua eficiência quando comparado com um cartucho normal.

As sementes são inseridas no cartucho juntamente, ou não, com as esferas metálicas (habitualmente de chumbo).

(6)

5

Este método permite conjugar a atividade de caça com recurso ao disparo de cartucho com a sementeira simultânea de sementes de espécies arbóreas.

O método prevê também uma forma de acondicionamento das sementes para permitir a sua germinação.

Muitas áreas do território encontram-se desprovidas de árvores e sem uma ação de arborização por longos períodos. A plantação ou sementeira manual são duas técnicas que poderiam ser utilizada, no entanto, envolvem custos relacionados com a aquisição de sementes, a produção das plantas, o transporte e o ato da plantação ou sementeira. A invenção conjuga a atividade da caça com a sementeira de árvores pela mesma via dos disparos, contribuindo-se para a dispersão e arborização, potenciando a regeneração, com efeitos positivos para o ambiente e para a indústria, reduzindo-se simultaneamente os custos da reflorestação.

Breve descrição dos desenhos

Figura 1 – Dispositivo do método de sementeira com sementes. Cartucho com sementes na parte posterior, com acondicionamento e disco separador. Legenda: 1 – Pólvora, 2 – Copo, 3 – Esferas metálicas (chumbo), 4 – Disco de separação, 5 – Sementes e acondicionamento.

Descrição detalhada da invenção

As sementes são previamente envolvidas com um substrato, o qual consiste num material inerte (ex. argila ou outro) para proteção da semente. Posteriormente, as sementes são colocadas dentro de um invólucro, o qual é constituído por uma tela, feita de material celulósico desenvolvido para o

(7)

6

efeito ou outro material. Este procedimento é designado por acondicionamento (Figura 1-5).

Antes da inserção das sementes acondicionadas no cartucho, pode colocar-se, ou não, na parte posterior do cartucho, um disco de separação das sementes (Figura 1-4), que separa as esferas metálicas (habitualmente chumbo) (Figura 1-2) das sementes.

O disco separador pode ser constituído por cortiça, papel ou outro material. Na parte posterior do cartucho poderá existir um segundo disco, semelhante ao primeiro.

As sementes são inseridas dentro do cartucho, na parte posterior da câmara (Figura 1-5). Podem ser inseridas com ou sem as esferas metálicas (Figura 1-3).

Na sua aplicação industrial, as sementes são previamente preparadas e inseridas no cartucho conforme descrito e indicado na Figura 1.

(8)

1 de 1 REIVINDICAÇÕES

1. Método de sementeira de árvores com recurso a armas de fogo caraterizado por conter os seguintes passos:

a) envolvem-se as sementes num substrato inerte;

b) acondicionam-se as sementes num invólucro constituído por material celulósico;

c) as sementes são colocadas no cartucho separadas das esferas metálicas por um disco.

2. Método de sementeira de árvores com recurso a armas de fogo, de acordo com a reivindicação anterior, caraterizado por as sementes serem inseridas dentro do cartucho, na sua parte posterior.

3. Método de sementeira de árvores com recurso a armas de fogo, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizado poder ser colocado um disco na parte posterior do cartucho.

4. Método de sementeira de árvores com recurso a armas de fogo, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizado por as sementes poderem ser inseridas isoladamente com as esferas metálicas.

5. Método de sementeira de árvores com recurso a armas de fogo, de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizado por as sementes poderem ser inseridas isoladamente sem as esferas metálicas.

(9)

1 de 1 FIGURA PARA PUBLICAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

investimento público. • Realizar tudo isso com menor investimento público e maior valor agregado para o munícipe e, se possível para o município. • Possibilitar uma

Em 2004, o governo federal lançou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB); e, em 2010, o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma (PSOP), ambos atraindo

7) Dê a função sintática dos pronomes oblíquos em destaque nas frases abaixo: A) Entregaram-me o recibo. d) Deixaram-nos apenas este bilhete. e) Procuraram-nos há muito tempo. f)

a) A avaliação do grau de risco do espectáculo desportivo, sem prejuízo do disposto no artigo 12.º do Regulamento da Prevenção da Violência no Voleibol. b)

resultados de um projeto de P&D será rateada entre os participantes que aportarem recursos na proporção de seus investimentos. Todo e qualquer direito

9.3 – Serão aceitos somente os projetos contendo apenas uma proponente nacional cujos membros da equipe possuam vínculo empregatício ou societário comprovado, ou bolsistas,

Este índice baseia-se nas características dinâmicas da máquina- ferramenta, do CNC e da estratégia de usinagem representada por Interpolação Linear, características

A Figura 4 mostra o comportamento da resistência de polarização em função da temperatura para a amostra polida (Figura 4a) e tratada (Figura 4b) da liga de Al-1,5%Fe.. Com