• Nenhum resultado encontrado

DOSSIÊ SOBRE ABORTO INSEGURO PARA ADVOCACY: O IMPACTO DA ILEGALIDADE DO ABORTAMENTO NA SAÚDE DAS MULHERES E NA QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOSSIÊ SOBRE ABORTO INSEGURO PARA ADVOCACY: O IMPACTO DA ILEGALIDADE DO ABORTAMENTO NA SAÚDE DAS MULHERES E NA QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

DOSSIÊ SOBRE ABORTO INSEGURO PARA ADVOCACY:

O IMPACTO DA ILEGALIDADE DO ABORTAMENTO NA SAÚDE DAS

MULHERES E NA QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE REPRODUTIVA

(2)

ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO

Beatriz Galli – IPAS (Coordenação Nacional)

Paula Viana – Grupo Curumim (Coordenação Nacional)

Alexandra Lopes da Costa – Articulação de Mulheres Brasileiras (Coordenação Local) Nathália Eberhardt Ziolkowski – Articulação de Mulheres Brasileiras (Coordenação Local) Mario Monteiro (Instituto de Medicina Social/UERJ): Consultoria de pesquisa

Evanize Sydow: Revisão

Ivanise Andrade (Assessoria de Comunicação)

Agradecimentos: Leila Adesse e Valéria Mont´Serrat Parcerias:

Articulação de Mulheres Brasileiras - MS

Jornadas pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro

Autoras do dossiê: Alexandra Lopes da Costa, Nathalia Eberhardt Ziolkowski, Beatriz Galli e Paula Viana

Ficha Catalográfi ca na Fonte

C837d

Costa, Alexandra Lopes da; Ziolkowski, Nathalia Eberhardt.

Dossiê sobre aborto inseguro para advocacy: o impacto da ilegalidade do abortamento na saúde das mulheres e na qualidade da atenção à saúde reprodutiva em Campo Grande e Corumbá, Mata Grosso do Sul. / [elaboração e execução do projeto Beatriz Galli...[et. al.]. Recife: Grupo Curumim, 2010.

36 p.: il.

Inclui Bibliografi a 978-85-63468-02-4

1. Aborto – Aspectos sociais – Mato Grosso do Sul. 2. Mulheres – Saúde e higiene – Mato Grosso do Sul. 3. Saúde reprodutiva – Mato Grosso do Sul. 4. Direito das mulheres – Mato Grosso do Sul. I. Galli, Beatriz.

CDD: 363.46080898171 CDU: 173.4(817.1)

(3)

Nota das autoras

O trabalho contido neste dossiê pretende contribuir para discussões sobre a implantação, de maneira mais efi caz e abrangente, de projetos e programas que ofereçam maior cobertura aos direitos sexuais, reprodutivos e atenção às mulheres em situação de abortamento, violência e seus agravos no estado de Mato Grosso do Sul. O trabalho de coleta de dados foi extremamente difícil devido à falta de dados e perfi s atualizados sobre a morbi-mortalidade materna e a magnitude do abortamento inseguro no estado de Mato Grosso do Sul. Essa difi culdade de ter informações produzidas pelo estado e municípios envolvidos pode revelar–se como barreira para o desenho de políticas publicas e práticas de saúde mais adequadas às necessidades das mulheres ao acesso a informações e métodos ao planejamento reprodutivo, à contracepção de emergência, ao abortamento seguro nos casos permitidos legal e juridicamente e ao direito ao atendimento de qualidade e humanizado.

Além dos índices de morbi-mortalidade por aborto inseguro, o trabalho apresenta dados sobre a qualidade do atendimento às mulheres em situação de abortamento, atendidas no Sistema Público de Saúde (SUS) local, considerando como categorias de análise as assimetrias de gênero, de condição sócio-econômica como parte da realidade em um contexto de ilegalidade e criminalização do aborto.

A construção de políticas de saúde de qualidade deve atender às, pelo menos, duas Normas Técnicas do Ministério da Saúde, publicadas em 2005. Essas normas se baseiam nos documento internacionais de direitos humanos relacionados à saúde sexual e reprodutiva e nos tratados internacionais de direitos humanos dos quais o governo brasileiro é signatário.

O diálogo entre os gestores, parlamentares e movimentos sociais ligados aos direitos das mulheres constituem uma alternativa viável para mudanças culturais necessárias para o estabelecimento de políticas públicas e construção de ações efi cazes que visem à redução dos índices de morbidade e mortalidade por aborto inseguro.

Apresentação

A elaboração do “Dossiê sobre aborto inseguro para advocacy: O impacto da ilegalidade do abortamento na saúde das mulheres e na qualidade da atenção à saúde reprodutiva em Campo Grande e Corumbá, Mato Grosso do Sul”, insere-se no trabalho que vem sendo coordenado pelo Ipas Brasil, em parceria com o Grupo Curumim, em vários estados bra sileiros, com o objetivo de gerar debates sobre a realidade do abortamento inseguro e o impacto da ilegalidade na saúde e vida das mulheres e nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta ação faz parte de um conjunto de estratégias, articuladas nacionalmente através da coalizão Jornadas pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro, e vem sendo desenvolvido a partir de ações locais em outros estados como Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraíba.

O objetivo deste documento é contribuir, de um lado, para dar visibilidade aos problemas relacionados ao aborto inseguro como uma questão de violação de direitos humanos das mulheres. Por outro lado, visa a fortalecer a articulação e mobilização dos diversos segmentos sociais, incluindo os parlamentares, para subsidiar debates e fomentar a mudança da legislação restritiva atual no Brasil.

(4)

Neste projeto delineamos a magnitude do abortamento no Estado do Mato Grosso do Sul, produzindo fundamentação teórica e empírica a fi m de contribuir para o desenho e implementação de políticas públicas efi cazes.

O contexto de criminalidade e a conseqüente clandestinidade escamoteiam a realidade das condições nas quais acontecem os abortamentos inseguros no Brasil e escondem a real situação das mulheres. O abortamento inseguro, realizado na clandestinidade, tem conseqüências desiguais para a saúde das mulheres, dependendo diretamente das condições sociais em que vivem. E são as mulheres pobres, com baixa escolaridade e pouco acesso a serviços de saúde de qualidade que mais sofrem com o impacto dessa desigualdade, tal como se verifi cou em especial nas unidades de saúde visitadas localizadas nos municípios de Campo Grande e Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul.

Esperamos que este dossiê possa contribuir para aprofundar o conhecimento sobre o impacto da ilegalidade do aborto na vida das mulheres e no Sistema Único de Saúde (SUS); sensibilizar os poderes legislativo e executivo, gestores, profi ssionais de saúde e a sociedade para as questões que envolvem o abortamento inseguro e promover debates e refl exões em torno dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos, na perspectiva da garantia dos direitos humanos das mulheres.

Metodologia

Esta pesquisa teve como método para sua construção o levantamento de dados nacionais e internacionais, bibliografi as referentes ao tema, entrevistas e visitas direcionadas a hospitais públicos, com o objetivo de fomentar a elaboração de um documento com informações sobre mortalidade materna e abortamento que apresente a realidade local do estado de Mato Grosso do Sul (MS) e suas peculiaridades devido à localização fronteiriça com Bolívia e Paraguai.

O levantamento bibliográfi co feito pela equipe de elaboração do dossiê foi pautado pelos estudos realizados por entidades não-governamentais e governamentais, pesquisas realizadas em outros estados brasileiros, assim como em produções teóricas de nível local, abordando especifi cidades da questão em MS.

A coleta e análise interpretativa das informações foram possíveis com a consulta ao site de domínio público do Departamento de Informática do SUS do Ministério da Saúde, DATASUS, além de informações coletadas junto à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) no município de Campo Grande e junto ao Núcleo de Prevenção a Violência e Promoção de Saúde no município de Corumbá. Dados também foram solicitados às Secretarias Municipais de Saúde dos dois municípios e à Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul. No entanto, os pedidos não foram admitidos em sua maioria. A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande permitiu o acesso, mas por vezes a equipe de pesquisadoras tentou obtê-los sem conseguir; os demais órgãos vetaram o acesso sob alegação de que os dados solicitados estavam disponíveis em bancos públicos e acessíveis pela internet (DATASUS), ou afi rmando que o sistema burocrático de acesso impossibilitava a sua obtenção. Dados elaborados a partir de estudos realizados pelo pesquisador Mario Monteiro (Instituto de Medicina Social

(5)

da UERJ) sobre o abortamento em Mato Grosso do Sul em 2009 também auxiliaram na construção desta análise. As informações coletadas no site DATASUS nos permitiram chegar ao índice de abortamentos por cidade do estado, calculado em uma proporção de números de abortamentos e número de habitantes femininas, e esta equivalência apresentou os municípios de Campo Grande e Corumbá entre os de maiores índices.

Com o panorama local constituído, a equipe de pesquisadoras, através de pré-agendamentos, visitou e entrevistou profi ssionais de saúde, mulheres que passaram por abortamentos espontâneos e/ou provocados, gestores de saúde pública, pesquisadores (as) e especialistas do município de Campo Grande e Corumbá. Essas entrevistas foram feitas com instrumental pré-formulado, mas não se limitaram a este.

As entrevistas orais foram gravadas mediante autorização dos entrevistados (as), digitalizadas e editadas. Por questões logísticas ou pessoais das pesquisadoras ou de algum entrevistado (a), algumas entrevistas não foram realizadas pessoalmente, utilizando-se assim o recurso digital para sua realização (e-mail).

Os entrevistados foram selecionados de maneira a contemplar todos os sujeitos sociais envolvidos com questões levantadas neste dossiê. Gestores públicos que puderam fornecer informações sobre os serviços, profi ssionais de saúde, médicos (as) e enfermeiros (as) que atuam nos serviços e se relacionam diretamente com as mulheres que procuram e precisam dos serviços, pesquisadores e especialistas nas diferentes áreas, como na área da saúde, da mulher e de questões indígenas. Consideramos as questões indígenas por ser o estado de MS povoado por muitos grupos e etnias, elencado como segundo com maior população indígena do país, e mulheres usuárias destes serviços públicos.

Em fase de execução destas etapas, a equipe de coordenação nacional do dossiê esteve no estado para o cumprimento de algumas agendas locais de visitas a hospitais públicos e articulação com parlamentares para o lançamento deste documento em âmbito local.

Os hospitais visitados foram a Maternidade Cândido Mariano, no setor de atendimento conveniado ao SUS, onde foi possível conversar com a enfermeira chefe e com representante do diretor do hospital. Além da coleta de informações durante conversa e visita, também se solicitou acesso ao banco de dados do hospital, mas, embora não tenha sido negado, não foi enviado à equipe, como acordado durante a visita. O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian também foi visitado e neste realizou-se uma reunião com parte da equipe de profi ssionais da ginecologia e obstetrícia, dos recursos humanos e direção do hospital. Neste evento foi possível coletar informações e dados dos serviços e atendimentos. A visita às instalações também foram possíveis nos dois serviços citados, escolhidos com base na informação de serem estes de elevado número de internações por abortamento. A articulação e incidência política entre os parlamentares ocorreram na própria Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde a equipe foi recebida pelo Deputado Estadual Paulo Duarte (PT) e, na ausência do Deputado Estadual Marcos Trad (PMDB), a equipe foi recebida por sua assessora.

Objetivos da pesquisa

1. Produzir um dossiê com abordagem nos Direitos Humanos, contendo informações e análises sobre o impacto das leis restritivas ao abortamento, na saúde da população feminina e no Sistema Único de Saúde nos municípios de Campo Grande e Corumbá, subsidiando ações de âmbito federal e estadual que contribuam

(6)

para a descriminalização e legalização do aborto no Brasil.

2. Divulgar os dados do dossiê junto aos parlamentares na Câmara de Deputados no Congresso Nacional e Assembléia Legislativa do Estado.

3. Sensibilizar profi ssionais de saúde para implementação e cumprimento das Normas Técnicas do Ministério da Saúde, 2005 (Atenção ao Abortamento Humanizado e Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual contra Mulheres e Adolescentes), como instrumentos de efetivação dos direitos das mulheres a uma assistência humanizada.

Aborto Inseguro, morbidade e mortalidade materna

1

Neste projeto, com foco no Estado do Mato Grosso do Sul, procuramos produzir evidências que o abortamento representa um grave problema de saúde pública e de justiça social, de grande amplitude e com complexa cadeia de aspectos envolvendo questões políticas, legais, econômicas, sociais e psicológicas. Um refl exo disso é que, enquanto o número de abortos inseguros na Europa Ocidental é próximo a zero, na América do Sul esta estimativa chega a três milhões (Cook, Dickens & Fathalla, 2004).

Em 1994, o Alan Guttmacher Institute publicou os resultados de uma investigação sobre aborto inseguro na América Latina, incluindo o Brasil, estimando para 1991 um total de 1.443.350 abortamentos inseguros no Brasil, e uma taxa anual de 3,65 abortamentos por 100 mulheres de 15 a 49 anos. A repercussão nacional e internacional da investigação sobre aborto inseguro na América Latina foi tão grande que recolocou esta discussão em pauta e hoje é difícil um estudo sobre aborto inseguro que não o referencie.

A condição de clandestinidade do aborto no Brasil difi culta a defi nição de sua real dimensão e da complexidade de aspectos que envolvem questões legais, econômicas, sociais e psicológicas, impactando diretamente na vida e na autonomia das mulheres. No entanto, a partir de estimativas, é possível projetar sua magnitude frente aos serviços públicos de saúde. Estima-se que ocorram anualmente no Brasil entre 729 mil e 1,25 milhão de abortamentos inseguros, de acordo com os resultados da pesquisa Abortamento, um grave problema de saúde

pública e de justiça social (MONTEIRO, 2008), baseada nos dados de internação do Sistema Único de Saúde (SUS)

no ano de 2005.

A criminalização é uma importante questão a ser considerada, pois na legislação do país o aborto induzido é considerado crime quando não se tratar de risco de morte para a mulher ou de gravidez resultante de estupro. Além de ser a causa provável de muitos óbitos, a clandestinidade difi culta desde o diagnóstico médico até o registro adequado do aborto induzido nos prontuários (RFS, 2005).

No Brasil, o aborto é uma questão de saúde pública, penalizando mais severamente as mulheres negras, pobres e jovens que acessam os serviços públicos de saúde para fi nalizar um aborto iniciado em condições inseguras. Os abortamentos acontecem, na maioria das vezes, através de procedimentos realizados sem assistência adequada, sem nenhuma segurança e em ambientes sem os mínimos padrões sanitários, com possibilidades de complicações 1 A organização Mundial de Saúde (OMS) defi ne abortamento inseguro como o procedimento para interromper a gestação não desejada realizado por pessoas sem as habilidades necessárias ou em um ambiente que não cumpra com os mínimos requisitos médicos, ou ambas as condições.

(7)

pós-aborto, como hemorragia, infecção, infertilidade e/ou morte. Parte destes casos chega às maternidades públicas como abortamento incompleto.

É sabido que a criminalização e as leis restritivas não levam à eliminação ou redução de abortos provocados, além de aumentarem consideravelmente os riscos de morbidade feminina, da esterilidade e de mortalidade materna. O abortamento inseguro representa uma das principais causas de mortalidade materna no Brasil. Pesquisa realizada por Laurenti et al (2003), em todas as capitais e no Distrito Federal, permitiu a identifi cação de fator de correção de 1,4 a ser aplicado à razão de mortes maternas, evidenciando valor corrigido de 74 óbitos/100.000 nascidos vivos no país, diferentemente do que ocorre em alguns países onde o aborto está previsto na lei e a Razão de Mortalidade Materna (RMM) por esta causa é reduzida ou inexistente. Entre 1995 e 2000, estatísticas de vários países europeus mostram RMM inferiores a 10 óbitos maternos/100.000 nascidos vivos, com o abortamento sendo realizado em condições seguras, não se constituindo como importante causa de óbito (ALEXANDER et al., 2003).

Não tem havido avanços nos últimos anos em relação ao declínio da mortalidade materna. Segundo Tânia Lago, “em média não há declínio nas taxas, o que de certa forma contribui para a melhoria; se não há aumento, elas também não diminuem. Nem mesmo onde existem os melhores Comitês de Mortalidade Materna, como no Paraná e em São Paulo, não se verifi ca diminuição.”2 Se comparados por região, de 1996 a 2006, Lago aponta

para duas regiões em que a mortalidade materna aumenta: Nordeste e Centro-Oeste (só em Pernambuco e Ceará não ocorre elevação no NE).3

Dados do DATASUS demonstram que a curetagem pós-abortamento (CPA) é o segundo procedimento obstétrico mais realizado nos serviços públicos de saúde do país, ocorrendo cerca de 250 mil internações por ano para tratamento das complicações de aborto (COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO SOBRE MORTALIDADE MATERNA, 2001). A Aspiração Manual Intrauterina (AMIU)4 é um procedimento recomendado pela Federação

Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituído pelo Ministério da Saúde do Brasil como o mais efi caz e humanizado para tratamento do abortamento incompleto, A portaria nº 569/200 institui a AMIU como o procedimento mais humanizado e efi caz para tratamento do abortamento incompleto e a portaria nº 48/2001 defi ne como o procedimento de menor tempo de internação e com menores riscos para as mulheres, a um custo médio de R$ 129,57 por internação. Comparativamente, a CPA tem um custo médio de R$ 189,95, obrigando a mulher a permanecer por mais tempo no serviço, longe da família, o que onera o SUS com a ocupação desnecessária do leito.

Apesar das considerações de médicos, especialistas e da própria Organização Mundial de Saúde (OMS), que reconhece o aborto inseguro como um grave problema de saúde pública, na maioria dos países latino-americanos a interrupção voluntária da gravidez ainda não é permitida por lei.

O tema dos direitos sexuais e reprodutivos tornou-se central para os movimentos feministas da região, a partir 2 Taxa média qüinqüenal de mortalidade materna, Brasil 1996-2000 e 2000-2006. Fonte: Ministério da Saúde. DATASUS. SIM, Tabnet (acesso em 25/05/2009). Fonte: Relatório do Seminário Mortalidade Materna e Direitos Humanos no Brasil, Comissão Cidadania e Reprodução, maio de 2009.

3 Ibidem.

4 Procedimento que utiliza cânulas de Karman, com diâmetros variáveis, de 4 a 12mm, acopladas à seringa com vácuo, promovendo a retirada dos restos ovulares por meio da raspagem da cavidade uterina e por aspiração.

(8)

da década de 80. A Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher (CEDAW), no ano de 1984, foi um marco para a defesa dos direitos humanos das mulheres. impulsionando os movimentos locais numa época em que muitos países latinos conquistavam o regime democrático após o período de ditaduras militares nos países da região.

Durante os anos 90, destaque-se a Conferência Internacional de Direitos Humanos, que ocorreu em Viena no ano de 1993; a Conferência Internacional de População e Desenvolvimento, realizada no Cairo em 1994; e a IV Conferência Mundial sobre a Mulher, em Beijing, na China, em 1995.

Os documentos internacionais originados nestas conferências, o Programa de Ação do Cairo e a Plataforma de Ação de Beijing, são diretrizes para ações governamentais na área da saúde sexual e reprodutiva. O governo brasileiro, quando assinou tais documentos, passou a assumir um compromisso político de alcançar as metas ali previstas. O parágrafo 106 K da Plataforma de Ação de Beijing, de 1995, dispõe que “os governos devem

considerar revisarem as leis que contêm medidas punitivas contra mulheres que realizaram abortos ilegais”.

Apesar da existência de inúmeros avanços, como a recente descriminalização do aborto no Distrito Federal mexicano, a maioria dos países latinos adota uma posição intermediária entre a completa proibição e a permissão, geralmente admitindo o aborto quando a gravidez representa risco de morte para a gestante ou em casos de estupro.

O resultado da proibição legal ao aborto é desastroso, pois condena contingentes de mulheres a optar por métodos inseguros para a realização do aborto em condições adversas, de insalubridade, que representam riscos para a saúde e podem levar a seqüelas físicas e psicológicas para as mulheres que recorrem à interrupção da gravidez5.

Conforme dados da Federação Internacional de Planejamento Familiar, divulgado em maio de 2007, por meio do relatório Morte e Negação: Abortamento Inseguro e Pobreza, o índice de mortalidade materna em decorrência de abortos inseguros é maior nos países em desenvolvimento.

Muitas adolescentes e jovens não conseguem gozar de seus direitos sexuais e reprodutivos em decorrência de crenças morais e religiosas, sobretudo de familiares, tabus e mitos que rodeiam a sexualidade, gerando vergonha e difi cultando a procura por serviços de planejamento familiar. Além disso, costumam carecer de menor poder nas relações com os homens, principalmente quando estes são mais velhos, tendendo a sofrer abandono e exclusão social frente à morte ou infecções decorrentes do aborto inseguro. 6

O relatório aponta que há aproximadamente 211 milhões de mulheres que engravidam anualmente em todo o planeta. Desse total 87 milhões de gravidezes são não intencionais gerando em torno de 31 milhões de abortamentos espontâneos ou natimortos e 46 milhões de abortamentos induzidos, sendo 19 milhões realizados de forma insegura. Estes dados indicam que a incidência da mortalidade materna mundial é gritante: 70 mil mulheres morrem anualmente no mundo.

5

6 Sobre esse aspecto, ver o relatório da International Planned Parenthood Federation (IPPF). Muerte y Negación: Aborto Inseguro y Pobreza, em 2007.

(9)

Segundo o documento, as mulheres mais prejudicadas pela realização do aborto clandestino residem nos países mais pobres do globo. Na América Latina o índice gira em torno de 17 milhões de abortos inseguros, enquanto o Brasil é responsável por 9,5% das mortes maternas, a maior estimativa de ocorrência entre os países em desenvolvimento.

As experiências registradas nos países onde o aborto foi legalizado revelam, na maioria das vezes, que a existência de políticas públicas de planejamento familiar irrestrito e de serviços de abortamento legal, juntamente com o direito de acesso aos métodos contraceptivos, à educação sexual e à informação, promovem uma signifi cativa redução das taxas de abortamento.

2.2 A magnitude do abortamento no Brasil

A realidade do aborto inseguro no Brasil não é diferente do resto da America Latina. As desigualdades de gênero, as normas culturais, religiosas, as difi culdades de acesso à saúde, as limitações e descontinuidade das políticas de planejamento familiar, de atenção primária à saúde e a pobreza constituem-se em fatores que irão interferir no pleno exercício dos direitos sexuais e reprodutivos pelas mulheres.

O Código Penal datado de 1940 estabelece que o aborto não é punível em dois casos específi cos: risco de morte para a mulher e em caso de estupro, conforme dispõe o artigo 128, incisos I e II. Mesmo nesses casos, as mulheres ainda encontram difi culdades de acesso ao aborto previsto em lei. O resultado fi nal é um índice alarmante de gravidezes não desejadas e abortos realizados de maneira insegura que causam sofrimento, deixam lesões e levam à morte inúmeras mulheres anualmente.

De acordo com o Dossiê Aborto Inseguro, produzido pela Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos (Rede Saúde ,1991), somente no ano de 1991 o índice de abortos voluntários realizados no país pode ter variado entre 700 mil a 1,4 milhão. A estimativa para o ano 2000 permaneceu inalterada. Para encontrar essas informações a Rede Saúde utilizou a metodologia do Instituto Alan Guttmacher, considerando as estimativas do Ministério da Saúde e a vivência de profi ssionais que atuam em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses profi ssionais afi rmaram que a grande maioria das internações por aborto são frutos de abortos provocados e que isso representa apenas a fatia de um terço a um quarto das mulheres que procuram os hospitais.

Dados recentes da Pesquisa Nacional de Aborto (PNA), da Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto de Bioética e fi nanciada pelo Fundo Nacional de Saúde, apontam um levantamento por amostragem aleatória de domicílios, realizado em 2010, cuja cobertura abrangeu as mulheres com idades entre 18 e 39 anos em todo o Brasil urbano. A pesquisa combinou duas técnicas de sondagem - técnica de urna e questionários preenchidos por entrevistadoras - para levantar dados sobre aborto no Brasil urbano em uma amostra estratifi cada de 2.002 mulheres alfabetizadas com idades entre 18 e 39 anos em 2010. A PNA indica que o aborto é tão comum no Brasil que, ao completar 40 anos, mais de uma em cada cinco mulheres já fez aborto. Tipicamente o aborto é feito nas idades que compõem o centro do período reprodutivo feminino, isto é, entre 18 e 29 anos, e é mais comum entre mulheres de menor escolaridade, fato que pode estar relacionado a outras características sociais das mulheres de baixo nível educacional. A religião não é um fator importante para a diferenciação das mulheres no que diz respeito à realização do aborto. Refl etindo a composição religiosa do país, a maioria dos abortos foi

(10)

feita por católicas, seguidas de protestantes e evangélicas e, fi nalmente, por mulheres de outras religiões ou sem religião. O uso de medicamentos para a indução do último aborto ocorreu em metade dos casos. Considerando que a maior parte das mulheres é de baixa escolaridade, é provável que para a outra metade das mulheres, que não fez uso de medicamentos, o aborto seja realizado em condições precárias de saúde. Não surpreende que os níveis de internação pós-aborto contabilizados pela PNA sejam elevados, ocorrendo em quase a metade dos casos. Um fenômeno tão comum e com conseqüências de saúde tão importantes coloca o aborto em posição de prioridade na agenda de saúde pública nacional.

Segundo pesquisa do Instituto de Medicina Social da UERJ e IPAS-Brasil (2007), a distribuição dos riscos de abortamento induzido por Unidades da Federação mostra uma desigualdade marcante. Nos estados das Regiões Sudeste (menos Rio de Janeiro), Sul e Centro-Oeste (menos o Distrito Federal) apresenta taxas inferiores 20,4 abortamentos para cada grupo de 1000 mulheres de 10 a 49 anos. Nos Estados do Norte (menos Rondônia) e Nordeste (menos Rio Grande do Norte e Paraíba) estas taxas são maiores que 21,1/1000 (Estado do Rio de Janeiro) e chegam a mais de 40 abortamentos por 1000 mulheres de 10 a 49 anos nos Estados do Acre e Amapá.

Fonte: Ministério da Saúde – Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS)

(11)

3 . Contexto dos direitos sexuais e reprodutivos em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul possui 2.264.468 habitantes, conforme censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE, 2007), espalhados em área territorial de 357.124,962 Km². Localizado no Centro Oeste brasileiro, área de abrangência geográfi ca considerada estratégica para integração sul-americana, o Estado é marcado por desigualdades econômicas, sociais e ambientais.

As diferenças de gênero seguem a mesma distorção. Características relacionadas à orientação sexual, geração e raça/etnicidade são aspectos que veladamente facilitam ou difi cultam a inserção no mercado de trabalho e, conseqüentemente, a obtenção de renda. Mudanças recentes, como a instalação de usinas de açúcar e álcool em diversas regiões do Mato Grosso do Sul, transformaram o campo, que durante décadas serviu como o ponto de sustentação do setor econômico baseadas no fenômeno boi-soja, como é conhecida na região a produção em larga escala de grãos e bovinos. Campo Grande, capital do estado, mantém como características principais o processo de urbanização crescente, circulação de capital e uma população de aproximadamente 725 mil habitantes, com parcela signifi cativa provinda do êxodo rural e de outros estados da federação (IBGE, 2007). É nesse cenário fortemente marcado por características agrárias e de latifúndio, que privilegiam o masculino, que inúmeras mulheres têm seus direitos humanos violados. Em 2005, o estado ocupou a segunda posição no ranking do número de mortes violentas de mulheres, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE)7.

A situação se agrava nas áreas rurais, onde a escassez de informações sobre os direitos e a distância dos órgãos de defesa dos direitos das mulheres indicam uma ausência do Poder Público, contribuindo para aumentar a incidência de casos de violência doméstica e familiar. Em relação à saúde reprodutiva, as taxas de mortalidade materna por aborto inseguro na zona rural são ainda um fenômeno subnotifi cado e pouco conhecido em sua magnitude. Outro ponto crítico para a cidadania das mulheres rurais é o exercício dos seus direitos humanos e o pouco reconhecimento de sua condição de trabalhadoras no meio em que vivem, o que as torna um grupo mais vulnerável em matéria de acesso às políticas sociais. Em alguns casos, a previdência social tende a classifi cá-las como domésticas não remuneradas8. A pesquisadora sul-mato-grossense Marlene Ricardi de Souza expõe a

situação que muitas mulheres vivenciam nas zonas rurais9:

Essa estrutura privilegia o masculino, seja qual for a realidade em que elas se inserem, assentamentos, agricultura familiar tradicional, trabalhadora rural, cortadora de cana, indígena ou quilombola. São sempre relegadas ao segundo, terceiro, último plano na hierarquia de poder, do comando e, mesmo na tomada de decisão relacionada às atividades agrícolas (SOUZA, 2009).

Estas características também podem ser encontradas nas áreas urbanas do Mato Grosso do Sul. A mentalidade 7 Ver IBGE. As Estatísticas do Registro Civil, 2007.

8 Ver BANDEIRA, L. Avançar na transversalidade da perspectiva de gênero nas Políticas Públicas. Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Brasília, 2005.

9 SOUZA, M. R. Violência contra as mulheres rurais no Mato Grosso do Sul: desvendando uma realidade oculta e fragmentada por utopias e ilusões. Artigo disponível nos anais (CD ROOM), do III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Anpuh, Brasil, 2009.

(12)

patriarcal é contrária ao pleno exercício dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e se refl ete nas iniciativas legislativas. Por exemplo, no projeto de Lei apresentado em 2005, que visava proibir no estado comércio e distribuição de medicamento para contracepção de emergência contando com o apoio de parlamentares e cidadãos católicos e evangélicos, contrariando as premissas do Estado laico. Ou quando em 2007, a Lei Maria da Penha (n° 11340/06) foi considerada inconstitucional por decisão da 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Em 2008, a partir de uma denúncia que originou uma matéria na rede de televisão local, houve a invasão pela polícia de uma clínica de Planejamento Familiar na cidade de Campo Grande, onde foram confi scados os prontuários médicos de quase 10.000 mulheres suspeitas de terem realizado aborto na clínica. 10

3.1 Panorama da Saúde Reprodutiva no Estado

O panorama da região indica uma série de situações adversas aos direitos humanos que obstaculizam o acesso à saúde e à atenção de qualidade em matéria de saúde reprodutiva para as mulheres de Mato Grosso do Sul. Tese realizada, em 2007, pela médica Ana Lúcia Gastaud, “A mortalidade materna e a mortalidade infantil em Mato Grosso do Sul, Brasil, de 2000 a 2002”, apontou que a eclampsia foi a principal causa de mortes maternas no estado no período estudado, seguidas por óbitos decorrentes de questões pouco defi nidas, aborto e problemas durante o trabalho de parto.

Gastaud também confi rmou um dado já observado por outros pesquisadores: a insufi ciência de registros nos sistemas de vigilância epidemiológica na maioria dos municípios do Mato Grosso do Sul, muitas vezes, inexistindo dados ou contendo informações contraditórias. A pesquisadora salienta que para acontecer a reversão dos índices de mortalidade materna evitáveis são necessárias ações tanto de caráter político-institucional quanto do arquivamento de dados, tão necessários para subsidiar as políticas públicas de saúde.

Um outro estudo, sobre o tema, é a tese de mestrado “Estudo do sistema de mortalidade de Campo Grande, MS, em 1991, considerando óbitos de mulheres em idade fértil”, de Eugenio Oliveira Martins de Barros. Nesse trabalho o pesquisador aponta a necessidade de melhorar o sistema local de informações de mortalidade, como também de investir na formação dos profi ssionais envolvidos nesse processo.

Em 2004, o estado ocupou a primeira posição na lista de mortalidade materna do país, conforme tabela a seguir:

Fonte: Ministério da Saúde/SVS – Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 10 Ver Relatório Processos Judiciais envolvendo abortamento: Negação dos Direitos Reprodutivos das mulheres em Mato Grosso do Sul,

Ipas Brasil, 2008 (www.ipas.org.br)

Razão de Mortalidade Materna (por 100 mil) em Unidades da Federação selecionadas Brasil, 1997, 2000 e 2004 Estados 1997 2000 2004 Brasil (*) 61,2 52,4 76,1 Espírito Santo 29,9 44,5 65,7 Rio de Janeiro 66,6 76,0 69,6 São Paulo 55,4 40,1 34,8 Paraná 79,4 68,5 69,5 Santa Catarina 48,1 36,9 43,3

Rio Grande do Sul 75,8 47,0 56,8

Mato Grosso do Sul 55,3 37,1 84,2

(13)

No ano de 2005, Mato Grosso do Sul apresentava uma razão de mortalidade materna de 70 óbitos por 100 mil nascidos vivos, muito acima da razão para a Região Centro Oeste e perto da Razão de Mortalidade Materna para o Brasil.

Número de óbitos maternos por 100.000 nascidos vivos segundo Região e UF, Brasil, 1997-2005

Fontes: MS/SVS - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos - SINASC/MS/SVS - Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM.

Em termos gerais, segundo Adesse e Monteiro, no estudo “Magnitude do Aborto no Brasil: uma análise dos

resultados de pesquisa”, as mulheres negras e pardas, se comparadas com as mulheres brancas, estão expostas

à maior proporção de óbitos em todas as causas de mortalidade materna. Esta situação é semelhante quando o assunto remete a interrupção voluntária da gravidez, já que a realidade do aborto inseguro no país retrata que as diferenças econômicas, sociais, culturais e étnico-raciais afetam drasticamente o acesso aos métodos e serviços de abortamento mais seguros e com melhores condições de higiene.

Baseado no número de internações por abortamento, Monteiro e Adesse calculam a estimativa de abortamentos induzidos em Mato Grosso do Sul e concluem que, entre 1998 e 2007, houve uma redução de 18% no número de abortamentos induzidos no estado, provavelmente associada com um aumento de escolaridade da população feminina e um aumento de utilização de medidas anticoncepcionais que levou a uma redução da fecundidade. Em relação a serviço de atendimento ao abortamento previsto em lei, em todo o estado apenas um serviço, que estava em fase de implantação durante a realização desse dossiê, em 2009, está sendo oferecido para a sua população.

Internações por abortamento em Mato Grosso do Sul de 1998 a 2007

Lista Morb. CID-10: Aborto Espontâneo, Aborto por razões médicas, outras gravidezes que terminaram em aborto

Fonte: Monteiro e Adesse (2009)

Região e UF 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005

Brasil 51,61 61,16 64,77 57,33 52,36 70,91 75,87 72,99 76,09 74,68 Centro-Oeste 39,89 49,85 55,35 47,14 36,17 54,05 59,49 48,04 63,10 54,96

Mato Grosso

(14)

Do total de internações em conseqüência de abortamento, conforme número de 2008 é importante verifi car a faixa etária das mulheres. A maior concentração está no grupo etário de 20 a 29 anos (grupo de maior fecundidade), mas 20% do total de internações por aborto ocorrem em menores de 20 anos (sendo 2,3% em menores de 15 anos), maior que a taxa observada para o Brasil (MONTEIRO e ADESSE, 2009)

Em 2008, não há grandes mudanças tanto no número de internações por abortamento quanto na estimativa de abortamentos induzidos. Foram realizadas 2.480 internações em conseqüência de abortamentos no estado, gerando uma estimativa de 10.450 abortamentos induzidos. Os cálculos são de Monteiro e Adesse, com base no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS), do Ministério da Saúde.

É possível também verifi car quais as microrregiões do Estado que apresentam maiores índices de abortamento induzido.

Estimativa do número de abortamentos induzidos nas Microrregiões de Saúde de 1998 a 2007

Fonte: Monteiro e Adesse, 2009

Nove municípios de Mato Grosso do Sul apresentaram taxas estimadas maiores que 20 abortamentos anuais induzidos por mil mulheres de 15 a 49 anos: Sonora, Ponta Porã, Caarapó, Corumbá, Aquidauana, São Gabriel do Oeste, Anastácio, Ladário e Naviraí. A taxa do Estado é de 13,8 abortamentos induzidos para cada grupo de mil mulheres com idades entre 15 e 49 anos. Em Campo Grande, a taxa é de 15,9.

Fonte: Monteiro e Adesse, 2009

Nove municípios de Mato Grosso do Sul apresentaram taxas estimadas maiores que 20 abortamentos anuais induzidos por mil mulheres de 15 a 49 anos: Sonora, Ponta Porã, Caarapó, Corumbá, Aquidauana, São Gabriel do Oeste, Anastácio, Ladário e Naviraí. A taxa do Estado é de 13,8 abortamentos induzidos para cada grupo de mil mulheres com idades entre 15 e 49 anos. Em Campo Grande, a taxa é de 15,9.

Número de Internações por aborto - 2008

Unid.Federação 10 a 14 anos 15 a 19 anos 20 a 29 anos 30 a 39 anos 40 a 49 anos Total

Mato Grosso do Sul 57 442 1232 658 88 2480

Percentagem das Internações por aborto em cada grupo etário - 2008

Unid.Federação 10 a 14 anos 15 a 19 anos 20 a 29 anos 30 a 39 anos 40 a 49 anos

Mato Grosso do Sul 2,3% 17,8% 49,7% 26,5% 3,5%

(15)

3.2 Panorama da Saúde Reprodutiva em Campo Grande

Campo Grande, um município com 747.189 habitantes, possui 27 hospitais, entre públicos e privados, sendo 1.474 leitos do SUS. O índice de mortalidade materna, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), não está entre as principais causas de óbito de mulheres. Do ano de 1996 ao ano de 2006, segundo a SES foram registradas 24 mortes relacionadas à gravidez, parto e aborto. Este número diz respeito a mortes ocorridas na capital, mas é preciso considerar que pacientes de outros municípios do estado também buscam atendimentos variados em hospitais locais. Assim como a média de mortes maternas no estado, em Campo Grande o número de óbitos também foi maior a partir do ano de 2001.

De acordo com profi ssionais da saúde e gestores locais, o serviço de planejamento familiar pelo SUS não consegue cobrir toda a demanda de pacientes, embora existam serviços implantados em postos e hospitais com atendimento completo (incluindo acompanhamento psicológico e assistencial) mas que nem sempre são acessados pela população. Nos foi relatado durante a visita que essa baixa demanda por parte das mulheres aos serviços é devido à “falta de interesse” das mulheres. Nenhum dos hospitais visitados possui um serviço específi co de atendimento a adolescentes, embora um dos profi ssionais tenha mencionado que o maior número de casos de mulheres grávidas atendidas naquela instituição seja adolescente, principalmente quando se trata de casos de violência sexual.

Em Campo Grande está o único hospital que oferece o programa de planejamento familiar com serviço de ligadura tubária do estado, assim como o único serviço de atendimento ao abortamento legal, como foi mencionado acima.

Abortamentos Induzidos por Município de Mato Grosso do Sul em 2008

População de Mulheres de 15 a 49 anos

Abortamentos Induzidos

Taxas por mil mulheres

Mato Grosso do Sul 755.323 10.450 13,8

Sonora 4.363 118 27,1

Ponta Porã 24.400 641 26,3

Caarapó 7.383 186 25,1

Corumbá 31.067 759 24,4

Aquidauana 14.053 338 24,0

São Gabriel do Oeste 7.101 156 22,0

Anastácio 6.940 148 21,3 Ladário 5.757 118 20,5 Naviraí 14.912 304 20,4 Corguinho 1.301 25 19,5 Coxim 10.564 203 19,2 Bonito 5.611 105 18,8 Maracaju 10.154 190 18,7 Ivinhema 6.712 110 16,3 Campo Grande 252.283 4.020 15,9

(16)

Segundo os profi ssionais entrevistados, os hospitais de Campo Grande também atendem a demanda do interior do estado, onde é realizada a maioria dos partos, sendo alto o índice de cesáreas. Em todo o estado, de acordo com SINASC/DATASUS/MS, de 2001 a 2006, a cesárea chegou a quase 50% dos partos efetivados, um número muito além do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que fi ca entre 10 e 15%, considerando fatores que impossibilitem o parto normal.

Dados do DATASUS mostram o alto índice de procedimentos obstétricos para abortamentos com causa não especifi cada. Pelo banco de dados, entre os anos de 2005 e 2007, foram registrados 3.059 atendimentos. É o maior índice do estado, quantifi cando quase 37% de todos os atendimentos de pacientes em situação de abortamento do estado neste período. Essas mulheres chegam ao serviço, normalmente, encaminhadas por unidades básicas de saúde, promotorias da criança e adolescente, delegacia da mulher ou por conta própria, de acordo com médicos e enfermeiras de hospitais locais.

O procedimento mais utilizado nestes casos é a curetagem pós aborto (CPA), embora os dois hospitais visitados tenham relatado o uso do procedimento de aspiração manual intra-uterina (AMIU). Do período de junho de 2007 a junho de 2009, somente um desses hospitais visitados realizou 416 curetagens uterinas decorrentes de abortamentos, sendo 257 por aborto incompleto, 75 por aborto retido e 84 decorrentes de aborto espontâneo, inevitável, embrionário ou outras causas do gênero.

Apesar de ser relatado pelos profi ssionais de saúde entrevistados o uso do Misoprostol, conforme normas técnicas do Ministério da Saúde, em partos ou abortamento, integrantes da equipe de enfermagem em uma destas unidades relataram que há grande difi culdade na aquisição do Misoprostol, sendo necessário solicitar de algum outro hospital de Campo Grande.

3.3 Panorama da saúde reprodutiva em Corumbá

Corumbá, também conhecida como a capital do Pantanal por abrigar 50% do território pantaneiro, possui 99.19611 habitantes e 386 km de fronteira com dois países: Bolívia e Paraguai, o que a caracteriza como um

município de tríplice fronteira. A fronteira com a Bolívia é seca, pouco extensa e de fácil trânsito entre os dois países, enquanto que com o Paraguai a fronteira é em curso d’água e o contato se faz pelo rio Paraguai, onde não há núcleos populacionais, apenas propriedades privadas rurais que confrontam com as do Brasil. É a terceira cidade mais importante do estado em termos econômicos, populacionais e culturais.

De acordo com Paes (2002), a população feminina de Corumbá corresponde a 49,83%12 do total de habitantes

da cidade que dispõe de um serviço de saúde que também atende as cidades de Ladário e a República da Bolívia, pois os serviços públicos de saúde são precários e quase inexistentes.

“A concepção e o atendimento das políticas públicas no Brasil são radicalmente diferentes na Bolívia. Não existe uma instituição pública com especialidades de atendimento gratuito de saúde, como no lado brasileiro.”

11 Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE) Disponível em: http:// www.ibge.gov.br/home/

(17)

Corumbá possui 66 unidades de saúde, e destas são três hospitais e um pronto-socorro, porém apenas um hospital atende seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde, sendo 145 leitos hospitalares pelo SUS.13

De acordo com profi ssionais da área da saúde do município que foram entrevistados pela equipe de pesquisa deste dossiê, a política de planejamento familiar da cidade é descentralizada e suas pacientes podem acessar alguns dos métodos contraceptivos nas unidades de saúde da família, porém também afi rmam que a falta de um atendimento mais humanizado é visível, o que pode ser um fator que difi culta o acesso à informação para mulheres que utilizam este serviço.

Conforme gráfi co abaixo, o índice de partos por cesariana neste município também é bastante alto, acompanhando a média do estado.

Fonte: arquivo de dados de gestores de Corumbá, 2009

No ano de 2007, por três meses ,o número de partos por cesariana foi igual ou acima de 50% em relação aos partos normais feitos. Os dados apresentam o mês de outubro de 2007 como o que teve o maior índice: dos 209 partos, 136 foram cesarianas, o que totaliza 65% dos partos realizados neste período.14

De acordo com a pesquisa realizada por Monteiro e Adesse, no ano de 2008, estima-se que Corumbá teve um saldo de 759 abortamentos induzidos, garantindo ao município o terceiro índice mais alto das 78 cidades de Mato Grosso do Sul. Porém, poderá subir de colocação se considerarmos a proporção do número de mulheres de 15 a 49 anos que vivem no município e a estimativa do número de abortos lá realizados.

O Misoprostol nessa região é facilmente acessado, de acordo com informações relatadas por especialistas e 13 Informações disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Corumb%C3%A

14 Dados disponibilizados do arquivo da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá.

(18)

gestores de política do município. Todos têm conhecimento sobre a venda do medicamento na cidade boliviana que faz fronteira com o Brasil e também relatam que boa parte dos comprimidos acessados no Brasil podem ter como fonte a entrada por esta fronteira. Para os profi ssionais da área da saúde que atuam em Campo Grande, a facilidade em adquirir este medicamento pode ser um dos fatores que ocasionou a diminuição da mortalidade entre mulheres que abortam, pois é um medicamento que não oferece tantos riscos como outros métodos utilizados para provocar o abortamento, entretanto, eles afi rmam que o grande problema desta questão é quando as mulheres não sabem fazer o uso correto.15

Estas informações não puderam ser comprovadas pela falta de dados e levantamentos, considerando que se trata de uma atividade ilegal no Brasil desde 1991, quando o Ministério da Saúde proibiu a venda sem apresentação e retenção da prescrição médica e, mais tarde, com vistas à proibição do acesso ao medicamento, o mesmo órgão publicou uma Portaria, de número 344, em vigor desde 1998, que só permite a venda e uso do Misoprostol aos hospitais que são cadastrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).16

4. Mortalidade Materna na População Indígena

Apesar de Mato Grosso do Sul possuir a segunda maior população indígena do Brasil, são escassos os dados sobre a mortalidade materna, especialmente por aborto nas diversas etnias indígenas da região, segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena (MS) pertencente à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA),17

Ao contrário do grave problema da desnutrição infantil que incide em diversas aldeias do Mato Grosso do Sul, fenômeno que vem sendo amplamente discutido publicamente em pesquisas e discussões sobre o panorama que envolve a garantia dos direitos humanos das crianças dos povos indígenas, o impacto da desnutrição na maternidade, abortamento e óbitos de mulheres permanece ocultado. Dados do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-MS / FUNASA), órgão responsável por oferecer atendimento público de saúde à população indígena no estado, apontaram três óbitos maternos de mulheres indígenas no ano de 2008.

Ainda que haja esforços dos defensores dos Direitos Humanos, integrantes do Centro Indigenista Missionário (CIMI), pesquisadores e acadêmicos das universidades federais de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Grande Dourados (UFGD), além do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a População Indígena da Universidade Católica Dom Bosco (NEPPI/UCDB), que ao longo dos anos vem pesquisando e discutindo sobre políticas públicas para garantir os Direitos Humanos dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul, parcos são os estudos que tratam da mortalidade materna e o abortamento nas diversas etnias indígenas do estado.

A falta de dados aprofundados sobre o assunto é um indicativo da fragilidade das políticas públicas direcionadas às populações indígenas da região, principalmente no que tange a implementação de ações e qualifi cação de profi ssionais para atuarem em conformidade com a organização social destes povos, com imensa diversidade cultural. Segundo gestores e profi ssionais da FUNASA que foram entrevistados é sabido que no passado as populações indígenas possuíam métodos para interromper ou prevenir a gestação, através do uso de plantas e conhecimentos tradicionais. Na ausência deste conhecimento ou das ervas, juntamente com as inadaptações das 15 Turismo Abortivo fronteira Brasil Paraguai: http://www.portalms.com.br/noticias/detalhe.asp?cod=24120 e http://www.crfpa.org.br/

Noticias/Novembro%202008/2111not1451.htm

16 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032008000600001 17 Disponível em http://www.ensp.fi ocruz.br/portal-ensp/ceensp/detalhes-noticias.php?matid=13495

(19)

políticas públicas hoje, pouco ou quase nada se sabe a respeito das difi culdades que essas mulheres vivenciam nessa esfera da vida.

Ainda conforme foi relatado por gestores e profi ssionais da FUNASA, somam-se ao pouco conhecimento sobre a saúde reprodutiva das populações indígenas as defi ciências de infra-estrutura em torno das aldeias da região: poucas estradas, meios de transportes limitados, desgaste da terra, índices crescentes de violência interna, alcoolismo, alimentação precária, suicídio (em algumas aldeias), segurança pública e assistência à saúde restritos. A escassez de ações do Estado e a falta de informações em linguagem acessível para a população indígena sobre questões relacionadas à gestação, contracepção, mortalidade materna e abortamento possivelmente coloca as mulheres indígenas no grupo de maior vulnerabilidade em matéria de acesso a políticas de saúde reprodutiva.

5. Entrevistando mulheres e construindo histórias

Os depoimentos das mulheres entrevistadas evidenciam os sentimentos no processo de tomada de decisão pelo abortamento, as condições e o contexto em que a interrupção voluntária da gravidez ocorreu como também a qualidade da assistência à saúde reprodutiva e o atendimento médico a elas dispensado nos serviços de saúde. Além disso, as falas das mulheres entrevistadas dimensionam o grande sofrimento emocional vivenciado diretamente relacionado às desigualdades de gênero na assistência à saúde, falta de apoio ou abandono dos parceiros e outras adversidades passadas num momento em que, sozinhas, arriscaram a sua saúde e a sua vida ao optarem pela interrupção da gravidez de forma clandestina e insegura.

As entrevistas a seguir foram transcritas preservando os depoimentos originais, tendo como alteração, apenas, pequenos traços de oralidade que pudessem gerar ambigüidades de entendimento.

Rosália, 28 anos, auxiliar de enfermagem, classe média baixa: “Não tive acompanhante. Tive acusante. Só isso.”

“Tinha 21 anos quando fi z. Constatei a gravidez por um exame de farmácia. Na época fazia faculdade e morava com meus avós. Atualmente trabalho como auxiliar de enfermagem. Engravidei do meu namorado, mas não queria.

Sabia que minha mãe já tinha feito, mas não sabia muita coisa a respeito. Nunca havia pensado profundamente sobre o aborto, mas em geral era contrária e, no entanto, acabei fazendo.

Me abri com uma amiga que já tinha feito e ela conseguiu pra mim o Cytotec.

Decidi abortar porque minha família é muito conservadora, iam querer que eu casasse. Eu queria ainda estudar, fazer uma faculdade e não queria mesmo ser mãe. Ainda era muito nova pra isso.

É difícil. Você sente medo de descobrirem, sente medo de alguma coisa acontecer e você morrer, sente medo de ser castigada por Deus. Sente medo, muito medo.

(20)

Só fui procurar serviço de saúde quando tive uma baita hemorragia e aí todo mundo descobriu.

Procurei o serviço de saúde porque eu estava com hemorragia. Nossa, eu estava sangrando muito, não parava e eu cheguei a desmaiar de tão fraca que fi quei.

Já faz 7 anos. Fiz em casa mesmo, com ajuda dessa amiga que me arrumou o Cytotec. Era minha amiga, de confi ança. Morava perto de casa. Ela que fez tudo pra mim, colocou no lugar certo. Ter feito em casa é que foi a grande besteira e aí descobriram, porque eu não imaginava que a hemorragia seria tão grande.

Minha tia foi chamada para me socorrer, ela era a pessoa mais próxima da família que tinha carro. Cheguei muito mal e pra piorar foi todo mundo pra maternidade. Quando vi estavam todos os tios, avós, primas, meu namorado. Todo mundo foi pra lá, acho que teve gente que chegou antes de mim. Era o maior tumulto, todo mundo me acusando, falando um monte de merda pra mim e eu deitada na maca esperando pra me levarem pra dentro. Foi horrível aquela cena, nunca vou esquecer.

Demoraram muito pra me atender, ou pelo menos é essa a sensação que fi cou, porque a espera ainda do lado de fora parecia uma eternidade, com todo mundo falando no meu ouvido e ninguém queria saber o quanto eu estava mal.

Não tive acompanhante. Tive acusante. Só isso.

A relação com os profi ssionais foi muito fria. Não acompanhei o procedimento médico. Quando fi nalmente me levaram acho que desmaiei, de tão cansada e fraca que estava. Não sei se fui anestesiada, acho que sim. Também não tive aconselhamento nenhum. Nem sobre métodos de contracepção na saída.

Eu chorava muito. Fiquei lá quase três dias, ninguém conversava comigo, a não ser para dizer que era hora de tomar uns comprimidos. Quando era horário de visita, entravam minha mãe e minha tia e me deixavam ainda pior do que eu já estava, porque me falaram que assim que eu saísse iam fazer o enterro da menina que eu matei. E realmente foi o que aconteceu.

Fui para a casa de um dos meus tios, mas queria mesmo era morrer. Esse era o principal sentimento que tinha na época. Meu namorado não queria mais olhar na minha cara, mandava um monte de recados absurdos, todas as acusações de assassina que me fi zeram... [nesse momento a entrevistada começa a chorar]

As pessoas são muito cruéis quando querem ser. Poxa vida: eu apenas não queria ser mãe naquela época. Não estava preparada. Aconteceu, como acontece com milhares de mulheres por aí.

Eu amo muito minha família, mas todos eles foram muito cruéis comigo. Hoje ninguém fala mais no assunto, fi cou uma coisa meio que proibida na família, mas acho também que fi cou meio que de exemplo para as outras. Vejo isso pela situação da minha irmã, que é casada com um homem viciado em drogas, sofre violência e está grávida pela terceira vez. Agüenta tudo isso e não se separa e continua tendo fi lhos com ele. Teve minha tia também, que foi traída, ia se separar e não recebeu apoio nenhum. Acabou retomando um casamento que não queria mais. No fundo acho que minha família é muito hipócrita, porque obriga a todos a viverem situações

(21)

infelizes e não se apóiam. É cada um por si com seus problemas e ainda se reúnem para dizer que é uma família unida.

Fiquei muito mal. Até hoje acho que ainda sofro um pouco as conseqüências disso, apesar de ninguém mais tocar no assunto. Hoje tomo anticoncepcional.

Às vezes penso se não seria melhor ter tido aquela criança para não passar todo o trauma que passei. Mas não foi o aborto em si que me traumatizou e sim todas as acusações, tudo que minha família fez, que foi muito cruel”.

Jaqueline, vendedora, 2° grau: “Somente à noite fui enfi m atendida, após quase 24 horas de hemorragia”.

“A menstruação atrasou e fui ao ginecologista para ver se havia algum problema. Nem desconfi ava de que estava grávida. Tinha 22 anos. Trabalhava vendendo livros jurídicos e morava com minha mãe.

Estávamos iniciando um relacionamento, mas não era ainda tão sério. Fiquei desesperada ao saber da gravidez. Minha mãe havia recém saído do hospital, vítima de um derrame e eu havia tido um fi lho não fazia nem um ano, era de outro homem e nem era casada. Mas o que mais me preocupou foi a saúde da minha mãe.

Eu era contra o aborto. Meu primeiro fi lho mesmo, eu tive porque tinha medo de fazer um aborto e de repente ter algum tipo de problema, seqüela, e nunca mais poder engravidar. Minha mãe queria que eu tirasse, mas eu bati o pé e tive.

Viajei para São Paulo, acreditando que minha irmã que morava lá fosse me ajudar a arrumar algum jeito. Mas ela embora não tenha condenado, não ajudou em nada. A sogra dela que me falou sobre chá de canela com outras ervas que nem lembro mais.

Eu tentei conseguir algum remédio, mas tinha vergonha de sair perguntando e não sabia o que fazer. Tomei o chá que a sogra da minha irmã indicou, um dia antes de voltar para Campo Grande. Na hora não deu nada, mas uns dois dias depois tive uma tremenda hemorragia e pensava que ia morrer.

Não levei a gravidez adiante pelas condições que já falei: a saúde da minha mãe, que não podia passar qualquer tipo de nervoso e uma notícia dessa certamente a afetaria. Além do mais, estava com um fi lho de 1 ano apenas. E o relacionamento com o cara não tinha mais nada a ver, até porque ele se isentou totalmente quanto à minha decisão e situação. Fiquei sozinha para tomar a decisão.

Tive medo. Tinha muito medo de que algo ruim acontecesse. Só fui parar no hospital por conta da hemorragia. Sangrei a noite toda, estava muito fraca e a hemorragia parecia que só aumentava.

Busquei o serviço de saúde porque a hemorragia não parava. Primeiro fui para o Posto de Saúde do Guanandi. Lá me deixaram desde umas 08:00 até umas 05:00 horas da tarde só tomando soro.

(22)

Levantava super tonta para ir ao banheiro e eles não faziam nada além de trocar o soro. Até que tive que fazer um escândalo, gritando que não queria morrer e então resolveram me levar para o Hospital Militar, que eu sou fi lha de militar e tenho direito.

Lá no HG se recusaram a me atender, dizendo que não havia obstetra. Então me levaram para a maternidade Cândido Mariano. Somente à noite fui enfi m atendida, após quase 24 horas de hemorragia.

Quem me levou foi o pessoal do posto. Não tinha nenhum parente me acompanhando, porque não pude dividir isso com ninguém. Quem me levou ao posto foi o irmão do cara de quem engravidei, mas eles só me deixaram lá e nem retornaram para ver como eu estava.

Estava muito fraca. Quando vi que fi nalmente alguma coisa seria feita, fi quei aliviada e acho que apaguei. Só me lembro depois que tinha sido atendida, a sensação de solidão e desprezo por parte das enfermeiras, auxiliares, médicos.

Você fi ca jogada num canto e eles mal te olham. Para não dizer que não prestaram atenção em mim, isso aconteceu quando no dia seguinte ou um dia depois, um grupo de acadêmicos foi “convidado” por uma médica a ver a minha situação. Eram uns seis e todos fi zeram “toque” em mim para sentir alguma coisa que a médica estava ensinando para eles. Hoje acho incrível como pude deixar que fi zessem isso comigo! Eles simplesmente chegavam, “enfi avam” a mão e nem uma palavra dirigiram a mim. Era como se eu fosse uma coisa, um objeto. Não houve nenhuma aproximação com os profi ssionais e nem sei o que eles fi zeram. Lembro que eu não sentia dor, só a hemorragia. Mas em algum momento que tocaram no útero, aí sim senti que estava dolorido. Mas depois apaguei. Acredito que devam ter me sedado, não?

Na saída também não me orientaram em nada, nenhum aconselhamento sobre prevenção. Só me disseram que eu tinha tido alta .Senti muita e solidão e desprezo enquanto permaneci lá.

Depois fui para casa. Minha mãe estava viajando por uma semana e graças a Deus não presenciou nada disso e nem fi cou sabendo.

Senti um alívio por ter conseguido. Um grande alívio depois que tudo deu certo. Foi a melhor coisa que aconteceu. É lógico que passar pelo sofrimento, pelo medo, angústia, não é bom. Mas não tenho nenhum arrependimento; penso que foi a melhor solução na situação que eu estava, e se fosse necessário faria novamente. Foi uma gravidez não planejada, que não cabia naquele momento da minha vida.

Olha, hoje eu tenho um fi lho que não foi planejado e no entanto eu tomava pílula. Então, por mais que falem que as pílulas são seguras, comigo falhou e por isso não confi o. Já tenho o número de fi lhos que desejava ter e só tenho relação sexual com meu marido com camisinha”.

(23)

Paula, 28 anos, acadêmica, classe média: “... se eu quisesse ter, seria problema meu, eu que tivesse sozinha, porque ele não ia assumir nenhuma responsabilidade.”

“A gente transava sem camisinha e eu não tomava pílula, então quando não desceu, eu logo desconfi ei. Aí

comprei aquele teste na farmácia e deu positivo. Nossa! Fiquei muito feliz primeiro, mas depois é que complicou a situação, porque meu namorado não queria e conseguiu me convencer de que era melhor mesmo tirar. Quando fi z tinha 17 anos. Hoje tô com 28, fazendo faculdade de História. Na época trabalhava como atendente e morava com minha avó.

Engravidei do meu namorado. Fiquei feliz, mas ele não aceitou de jeito nenhum. Dizia que não era hora da gente ter fi lho, que a gente nem podia casar, que tinha muito para curtir e que se eu quisesse ter, seria problema meu, eu que tivesse sozinha, porque ele não ia assumir nenhuma responsabilidade.

Ele arrumou um médico amigo dele, nem sei se pagou pro cara. Fez tudo sozinho e eu só fui lá mesmo pra fazer. Foi até surpresa, já que ele tinha falado que se eu tivesse não ia assumir nada.

Ah, normal. Tinha umas amigas que já tinham feito, eu não condenava, mas na verdade não queria fazer. Acho que tinha um pouco de medo, sei lá. Era legal pensar em ter um bebê pra cuidar, mas só que sozinha ia ser barra, apesar de saber que minha vó ajudaria, só que primeiro ela ia me fazer escutar até...

Pra não assumir tudo sozinha. Ele já tinha falado que não tava nem aí e também fi car contando com minha avó não era justo, né? Minha mãe já tinha largado eu e minha irmã pra minha avó cuidar e agora eu também fazer isso. Então fui e hoje vejo que foi o melhor mesmo.

Fiquei um pouco na dúvida, tinha aquela visão meio romântica de ter um fi lho, mas não foi tão complicado assim, apesar de em alguns momentos dar um friozinho na barriga. Sei lá, se algo não desse certo, mas conhecia uma pá de gente que já tinha feito e não aconteceu nada. E ia fazer com médico, quer dizer, na maior segurança, né? Você diz serviço de saúde pública? [indagou ela em reposta a pergunta sobre qual serviço recorreu] Não foi. Fui num médico particular para ser bem atendida.

Foi no consultório do médico, não preciso falar quem, né, senão complico ele. Ele tinha uma sala apropriada pra esse atendimento, mas hoje sei que ele não fi ca fazendo assim pra qualquer um. Então foi muita sorte ele ter feito pra mim.

Cheguei normal, fui com meu namorado, esperamos quase duas horas até o médico terminar o horário de expediente da clínica. Foi tranqüilo.

O acolhimento foi muito bom. Meu namorado me acompanhou. E a relação com o médico foi boa.

Isso eu não sei.[relatou referindo-se aos procedimentos adotados] O médico explicou que iria me anestesiar e que eu não ia sentir nada e quando acordasse já estaria tudo pronto. Ele até explicou algumas outras coisas, sobre remédios que iria aplicar, mas eu não lembro.

(24)

Ah, sobre isso ele falou bastante. [disse referindo-se ao aconselhamento sobre contracepção] Foi um puxão de orelha merecido e que levei a sério.

Depois de tudo tava tranqüila. E fui pra casa do meu namorado. Uma mistura de paz e um pouquinho de frustração, porque lá no fundo acho que queria mesmo ter o fi lho. Mas ao mesmo tempo, a gente tem que pensar na vida real, né?

Não tenho grandes arrependimentos, não. Já faz tanto tempo, nem durou mais tanto tempo o namoro e se eu tivesse tido um fi lho minha vida hoje era muito diferente. Não sei nem se estaria estudando. Vejo tantas amigas daquela época que já estão aí com dois, três, quatro fi lhos. Algumas sozinhas, algumas casadas, mas que na verdade não estão realizadas, que acabaram com os sonhos todos que tinham.

Não é que dizer que os fi lhos acabem com os sonhos, mas sei lá. Hoje acho que as mulheres devem primeiro se realizar, estudar, ter uma profi ssão, aproveitar bastante a vida e só depois pensar nisso de ter fi lho.

Aliás, acho que devia ser proibido as mulheres terem fi lhos antes dos 30-35 anos, porque pros homens é bem mais fácil, eles continuam a vida deles, mas a mulher passa a fi car presa, com um monte de obrigações e nem sempre tem um cara que divida isso com elas. Fica sempre nas costas da mulher a obrigação com os fi lhos e isso limita muito a nossa existência, a gente deixa de viver um monte de coisas por causa disso”.

Eu passei a tomar pílula e só vou parar quando realmente achar que é a hora de ter um fi lho, que eu tiver condições de criar, independente de ter ou não um marido, um homem para ajudar.

6. Entrevistas com profi ssionais

Pesquisadores, especialistas, médicos, obstetras, ginecologistas, gestores de políticas públicas e de serviços de saúde opinam sobre a realidade da assistência à saúde reprodutiva no Mato Grosso do Sul, enfatizando aspectos legais, sociais, culturais, morais, éticos, de saúde e jurídico envolvidos.

• Sobre a infl uência dos indicadores de classe social, raça-etnia e territorialidade na mortalidade materna e abortamento

“No Brasil todo, a maioria é paciente de baixo nível sócio-econômico e cultural, idade variando entre 14-35 anos, pardas e negras. Dizemos que isto ocorre também com as brancas e bem-nascidas; mas em menor número. Este

público é ”invisível” porque pode pagar por serviços para assistência diferenciada” (ginecologista).

“As mulheres dos setores rurais vivem uma catástrofe absoluta, pois nem mesmo temos dados se morrem. É claro que há aborto, porque é sabido que em várias cidadelas e vilarejos tem uma parteira ou um médico que fazem procedimentos de interrupção de gravidez. Como elas estão longe de recursos, de qualquer tipo de atendimento, de hospitais, imagina-se que morrem muito mais. Ou que fi cam com muito mais seqüelas vivenciando uma situação extremamente difícil. Seja em decorrência de abortos mal feitos ou outras questões, como a violência doméstica. Pois como uma mulher na zona rural vai se defender, em uma emergência, de um marido violento? Deveria haver por parte do Estado uma preocupação especial para com essas mulheres” (pesquisadora).

(25)

“Em relação às mulheres indígenas, eu acho que recaem com mais força as conseqüências da perda da terra, do confi namento, de uma situação de violência interna, que hoje os povos indígenas vivem aqui no Mato Grosso do Sul. Especialmente porque a mulher é que sempre está em casa” (pesquisador).

“As mulheres indígenas mais velhas falam que os povos indígenas tinham conhecimentos que podiam controlar ou prevenir a gestação. Então as mulheres indígenas tinham conhecimento e práticas que permitiam controlar a reprodução quando quisessem. Agora isso não traz em nenhum momento a dúvida sobre o valor da criança”

(pesquisador).

“Hoje as mulheres indígenas não têm mais o conhecimento das formas de controle. E se tem, não tem mais as plantas. Outra coisa, hoje está muito mais bagunçada essa relação homem e mulher. Então ao que se sabe, eles tem fi lhos muito mais cedo. Meninas que geram fi lhos muito mais cedo. Ao passo que antes talvez isso fosse muito mais controlado internamente. Atualmente em grande parte das aldeias há um contexto de desestruturação familiar. Então hoje você tem esse problema e uma situação de muita violência. De certo ponto, muitas vezes as relações sexuais acontecem com homens bêbados e daí você tem uma relação de força que acaba gerando que a mulher não possa tomar os cuidados que ela queira. (...) Isso facilita que tenha hoje muitos problemas de relações não desejadas pela mulher e de fi lhos que venham aí atrapalhados, enfi m”. (pesquisador).

“Quanto ao aborto na população indígena se tem pouca informação. (...) Eu acho que hoje nós temos a obrigação de oferecer a essa população todas as informações que possam contribuir para o bem estar delas. Oferecer a informação, não impor uma política, mas oferecer é fundamental. Porque se fi zer um levantamento em muitos casos observaremos que as mulheres acabam tomando pílulas sem saber como funciona. Tomam corrido, enfi m, com vários prejuízos. Eu acho hoje que um trabalho com as mulheres de esclarecimento, de orientação, de oferecimento de informações é fundamental. Eu acho que precisa ocorrer um diálogo com a mulher”. (pesquisador).

“Uma vez que não se faz o reconhecimento, acabamos não tendo esses dados concretos, ofi ciais, mas na questão da interrupção da gravidez temos cenários completamente diferentes em função das principalmente da condição sócio-economica. Tem-se desde o segmento da classe A que faz uma interupção de gravidez com toda técnica e custo bancado por si própria, mas que eventualmente pode complicar também e ela pode estar também concorrendo a um leito de CTI em um setor público, mas essa situação é rara. Aí se tem uma classe média, por assim dizer, que recorre, principalmente, dos métodos abortivos medicamentosos, é onde entra o Cytotec informalmente, trabalhado nas condições mais absurdas, comprados em camelódromos, comprados de fornecedores clandestinos, pela internet, etc. Essas mulheres estão chegando aos hospitais públicos com sangramentos, com hemorragia e com restos placentários ou amnióticos para a curetagem pós-aborto, esse número é absurdamente elevado e são nessas circunstância em que acontece hoje o abortamento. E ainda há o segmento D e E, onde as mulheres costumam fazer uso dos métodos locais, culturais. Aqui em nosso estado existem fi toterápicos que historicamente são utilizados, a buchinha é a mais conhecida de todas, que aumenta a contratividade uterina, provoca sangramento, e mais os métodos mecânicos de introdução de objetos e esses são os casos que tem situações mais críticas, pois além de se ter uma interrupção muito grosseira da gestação, algumas vezes o método não interrompe e causa más formações muito extensas na criança, então ter-se-ia também que investigar a questão das má formações por traumas mecânicos e traumas químicos no primeiro

Referências

Documentos relacionados

140 SOARES, G. & VIANA, A.P.A.L., Advocacy para o acesso ao aborto legal e seguro: semelhanças no impacto da ilegalidade na saúde das mulheres e nos serviços de saúde

Com propagação radial a intensidade dessas ondas mecânicas diminui no meio, não focando a possível energia de refração num único ponto do espeleotema..

I - limite de crédito: até o valor suficiente para liquidação do saldo devedor das operações de que trata este artigo, apurado na forma dos incisos I, II e III do caput deste

Para tanto, o número de linhas de recalque foi combinado com outros fatores considerados relevantes (comprimento, diâmetro, quota, rugosidade, potência de

AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL. TRÂNSITO EM JULGADO PENDENTE DO JULGAMENTO DE RECURSO INTERPOSTO EXCLUSIVAMENTE PELO EXEQUENTE. INOVAÇÃO

O aumento para 800 mil hectares na área de fl orestas plantadas em Mato Grosso até 2030 é outra das diversas metas apresentadas pelo governo estadual..

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock