• Nenhum resultado encontrado

Instituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto. Relatório II: Expressão Cartográfica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto. Relatório II: Expressão Cartográfica"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Instituto Politécnico da Guarda

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

(2)

Ficha técnica Curso:

Comunicação e Relações Públicas

Docente:

Emanuel Castro

Discente:

(3)

Índice

1. Expressão Cartográfica ... 5

2. Finalidades de Cartografia. ... 5

2.1. Vantagens e Desvantagens ... 6

2.2. Utilização de Cartogramas. ... 7

2.3. Características dos Mapas ... 7

2.4. Tipos de Mapas ... 8

3. Parte Prática: Lagos ... 8

3.1. Freguesia ... 8

4. Cartograma ... 15

4.1. Localização do concelho de lagos ... 15

4.2. Variáveis... 16

(4)

Índice de tabelas

Tabela 1: Freguesia da Luz ... 16

Tabela 2 Freguesia de Odiáxere ... 16

Tabela 3 Lagos (Santa Maria) ... 16

Tabela 4: São Sebastião e Santa Maria ... 17

Tabela 5: Bensafrim... 17

Índice de figuras

Figura 1: Brasão de Lagos ... 8

Figura 2: Brasão de Luz-Lagos ... 9

Figura 3: Brasão de Odiáxere ... 11

Figura 4:Brasão de S.Maria ... 13

Figura 5: Brasão de S. Sebastião ... 13

Figura 6: Brasão de Bensafrim ... 14

Figura 7: Brasão de S. João ... 15

Figura 8: Localização do concelho de lagos ... 15

Figura 9: População Residente Total ... 18

Figura 10: População Residente Homens ... 19

Figura 11: População Residente Mulher ... 20

Figura 12: População Presente Total ... 21

Figura 13: População Presente Homens ... 22

Figura 14: População Presente Mulheres ... 23

Figura 15: Família ... 24

(5)

1. Expressão Cartográfica

Cartografia é a atividade que se apresenta como o conjunto de estudos e

operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, voltam-se para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como a sua utilização.

A cartografia consiste num grupo de técnicas que se preocupam fundamentalmente com a redução das características espaciais de uma área, colocando-as num mapa de modo a torná-las observáveis.

A Expressão Cartográfica tem como particularidade a sua objetividade e consequente precisão nas suas representações. Estas representações cartográficas implicam a utilização de dados geográficos cuja sua localização espacial deve ser objetiva e reconhecida. A questão a que nos propomos responder com estas formas gráficas é “onde?”. Esta questão remete-nos para a natureza intrínseca destes elementos gráficos que têm no espeço o sue ponto de partida.

Todavia, devemos assumir uma dupla dimensão em qualquer cartograma uma vez que, não só representa espacialmente qualquer fenómeno como também o faz temporalmente, respondendo deste modo à questão “quando?”. A resposta simultânea a estas duas questões são condição essencial para a objetividade cartográfica, uma vez que a informação geográfica é mutável no tempo e no espaço.

2. Finalidades de Cartografia

. A Expressão Cartográfica tem como objetivos:  Localizar;

 Comparar;

 Descrever (padrão espacial e temporal de representação);  Analisar

(6)

O objetivo inerente de qualquer representação cartográfica é localizar, isto é, representar espacialmente os fenómenos que apresentam essa capacidade. Contudo não poderíamos reduzir a aplicabilidade de um cartograma à mera localização, uma vez que um cartograma está permanentemente a comprar os fenómenos, pelo menos quanto à sua representatividade espacial. Tal facto permite-nos descrever os padrões espaciais de representação, assim como a sua temporalidade, traduzindo deste modo sucessivas análises espácio-temporais.

2.1. Vantagens e Desvantagens

Vantagens Desvantagens

Objetividade Complexo (leitura) Espacialização

Utilização limitada à informação geográfica

Múltiplas escalas (valores e espacial) Maior cuidado com a utilização de meta informação

Aumenta a capacidade de análise Maior dificuldade na sua construção Maior capacidade de utilização de

variáveis visuais

Existem pelo menos duas características óbvias na construção cartográfica que residem precisamente na sua maior objetividade e na capacidade de espacialização que estes instrumentos apresentam.

Porém, as características agora identificadas são em determinados públicos e contextos um constrangimento, uma vez que a utilização da informação geográfica em simultâneo com outro tipo de dados alfanuméricos tornam estas representações mais complexas, não só porque implicam uma maior familiaridade com o espaço como também os tipos de representações produzidas são em si mesmas menos simples.

Para além destas evidências podemos identificar outras desvantagens que passam na generalidade pela utilização da informação geográfica e pelos cuidados que devemos ter na sua construção que são, em muitos casos negligenciados. Em contrapartida, a utilização de múltiplas escalas confere à expressão cartográfica uma

(7)

maior riqueza comunicacional, facto que contribui para uma maior capacidade de análise, quer descritiva quer comparativa destes documentos.

Por último, não podemos deixar de referir a maior e mais fácil utilização de todas as variáveis retinianas (visuais) existentes.

2.2. Utilização de Cartogramas.

Um mapa é um importante instrumento de análise visual. É uma representação simplificada da superfície da Terra, ou de parte dela, para muitos e variados fins. Por definição, não são reproduções fiéis da realidade porque estão sujeitos a simplificações, generalizações, omissões e projeções que distorcem inevitavelmente a informação neles contidos. Deste modo, cabe ao cartógrafo decidir qual a informação que vai representar e qual a que vai omitir, (quer ao nível dos objetos representados, quer ao nível da generalização e simplificação que terá de fazer). Cabe-lhe ainda a decisão de como representar a informação. Estas decisões determinarão o modo como o leitor ou o utilizador do mapa interpretarão a informação nela contida.

2.3. Características dos Mapas

Todos os mapas têm algumas características básicas comuns. A maioria dos mapas são reduções da realidade a duas dimensões. Nesse sentido, há sempre uma relação dimensional entre a representação cartográfica e a realidade

Por outro lado, um mapa corresponde a uma transformação geométrica que consiste em representar num plano o que na realidade é essencialmente esférico. Essa transformação corresponde à projeção e pode ser feita de várias maneiras. A escolha da projeção é crucial pois afeta a maneira como o mapa deve ser usado. Os mapas também têm uma simbologia para representar os vários elementos reais. O significado de todos os símbolos deve aparecer na legenda do mapa.

É também importante que os mapas indiquem a sua orientação. Nos mapas topográficos existe, geralmente, a indicação do Norte geográfico e do Norte magnético. Nos mapas temáticos, só deverá aparecer uma rosa-dos-ventos quando o mapa não estiver com o Norte coincidente com o topo da página. Sempre que isso acontece, a indicação de Norte é desnecessária e redundante.

(8)

2.4. Tipos de Mapas

Os mapas podem classificar-se de acordo com a sua escala ou com a sua função. Assim, temos mapas de grande escala (geralmente escalas maiores do que 1/10.000), que representam plantas (por exemplo de cidades), e mapas de pequena escala (menores do que 1/10.000) que representam áreas maiores, podendo mesmo chegar a planisférios, ou seja, à representação da totalidade do nosso planeta.

3. Parte Prática: Lagos

Lagos é uma cidade portuguesa do Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de 18 500 habitantes. Localiza-se no Barlavento Algarvio (a zona ocidental do Algarve).

É sede de um município com 212,99 km² de área e 31 049 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Monchique, a leste por Portimão, a oeste por Vila do Bispo, a noroeste por Aljezur e a sul tem litoral no oceano Atlântico. Ao concelho de lagos pertence quatros freguesias, que são: Luz, Odiáxere,

São Gonçalo de Lagos e União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São João

3.1. Freguesia

 Luz

Sobre a fundação da povoação existem documentos que indicam o ano de 1673. No entanto, as suas origens remontam a épocas muito antigas, como o comprova a construção da fortaleza. A sua origem está relacionada com a forte presença de pescadores no litoral barlaventino, nomeadamente quando o surto piscatório se fez sentir após a montagem de arrais de armações de pesca nos séculos XV e XVI. Na época existiam três armações para a pesca da sardinha, nas quais trabalhavam cerca de 90 homens.

(9)

Na Idade Média a freguesia da Luz era designada por Nossa Senhora da Luz. Recentemente, o nome Praia da Luz tornou-se comum. Esta última denominação está associada à grande afluência de banhistas, iniciada em 1928, durante a segunda metade do século XX, com o consequente desabrochar do turismo. Por via da tradição oral institucionalizou-se o topónimo.

Quanto à denominação “Nossa Senhora da Luz”, esta está relacionada com o espaço medieval e, como o próprio nome indica, com um Santo, o qual na sua hagiografia medieval possuía uma caracterização histórica associada à vivência quotidiana dos habitantes da Luz, aldeia de pescadores. Assim, Nossa Senhora da Luz torna-se o Santo Padroeiro da freguesia e os pescadores atuam em função das diretrizes emanadas pelo personagem do baixo clero, designado pelo Bispado do Reino do Algarve.

Ao longo dos séculos, a freguesia da Luz foi caracterizada como uma povoação de índole piscatória/ eclesiástica, com uma vertente defensiva, simbolizada pelas suas fortalezas. Será com a interligação campo-cidade, ou seja, ruralidade e urbanismo, que a freguesia da Luz deve perspetivar o seu futuro. Atualmente abrange uma área de 2205 hectares e constitui um dos pólos mais importantes no desenvolvimento socio-económico de toda a circunscrição geo-económica da sociedade Lacobrigens

(10)

 Odiáxere

Odiáxere possui uma área de 31,25 Km2. No que toca ao seu topónimo, são várias as hipóteses interpretativas entre os teóricos, uma vez que ao longo da História, o topónimo foi sofrendo algumas modificações. A designação mais remota parece ser Odiáxere, que coexiste umas vezes com a designação de Diáxere e já no século XVII-XVIII com a designação de Nossa Senhora da Conceição de Odiáxere. Segundo alguns linguistas, a forma correta deve ser Odiáxere, designação que mantém atualmente. A origem do topónimo revela a presença árabe na Península Ibérica e uma referência à água, pois “odi” significa rio.

Na opinião de Estácio Veiga (Séc. XIX), Odiáxere possui elementos arqueológicos datados de vários milénios, como o confirmam alguns achados. Com base no estudo monográfico da localidade, José António de Jesus Martins afirma, “ temos conhecimento de muitos vestígios de várias antiguidades de Odiáxere, situadas na proximidade das margens da sua ribeira. Ali apareceram muitos instrumentos lícitos e diversas sepulturas. (...).

Após a reconquista cristã o templo árabe é reconvertido ao domínio cristão, à dimensão político-social da ordem do catolicismo imperante no Portugal de Trezentos. Será este templo cristão que possuirá, no século XVI, um dos mais belos Arcos jamais existentes no Algarve e em todo o país.”

Odiáxere tem como Padroeira Nossa Senhora da Conceição. O dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a bula Ineffabilis. Em Portugal, o culto foi oficializado por Dom João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança, que fora aclamado a 1 de dezembro de 1640, aquando do início da festa da Imaculada Conceição. Seis anos depois, com a aprovação das Cortes de Lisboa, o rei dedicou à Virgem Imaculada o reino português.

(11)

 São Gonçalo de lagos- S. Sebastião e Santa Maria.

Foi edificada na segunda metade do século XV, quando do surto de Peste verificado em Lagos, passando o padroeiro (Nossa Senhora da Conceição) da igreja existente nos arrabaldes da então Vila a ser S. Sebastião, considerado o Santo advogado contra a Peste. O aglomerado que não podia habitar dentro da Vila-a-Dentro localizava-se fora das muralhas Quatrocentistas, sendo esta área de Lagos constituída por povo, nas categorias de pescadores e trabalhadores da terra, que diariamente iam vender os seus produtos dentro da cintura de muralhas existente. O culto, então alterado, seria no século XVI retomado em outro edifício religioso, consagrado a Nossa Senhora da Conceição, conhecido, também, por igreja das Freiras.

Atualmente São Sebastião tem uma área de 19,84 km² e é a freguesia mais populosa da cidade. Compreende não só parte da cidade de Lagos como também alguns arredores. Na cidade em si, compreende a zona norte da cidade velha e as zonas mais a nordeste. Fora da cidade, compreende as localidades de Portelas, Chinicato, Sargaçal, entre outras mais pequenas.

(12)

No que diz respeito ao património mais significativo há a apontar a Igreja de S. Sebastião, a antiga Estação dos Caminhos de Ferro (construído em 1924 este imóvel constituí um belo exemplar da arquitetura pública dos anos 20), ou as Ermidas de S. João Batista e de Nossa Senhora dos Aflitos.

Também no centro Histórico da Cidade pode ser visitado o edifício onde já funcionou a Câmara Municipal de Lagos e que atualmente é um local de exposições. Refira-se que o edifício dos Antigos Paços do Concelho foi edificado em 1798, tendo sofrido obras de beneficiação em 1805 e em 1884, altura em ardeu o seu Arquivo Municipal. Em 1987 teve obras de conservação e remodelação. A área do comércio tem um peso significativo na economia em S. Sebastião.

 Santa Maria

Santa Maria abrange uma área de 9.32 km 2 e possui a maior parte do território denominado de Centro Histórico (núcleo primitivo) da Cidade de Lagos. Santa Maria, foi no passado, como afirma José António de Jesus Martins em "Estudo Histórico – Monográfico – A Freguesia de Santa Maria", uma freguesia que, a nível económico, vivia do setor primário, com primordial importância para a indústria do pescado.

A Freguesia de Lagos Santa Maria tem as suas fundações quando da reconquista da antiga Lagos (Al – Zauaija do período Árabe), pelos cristãos de 1249-50. Reinando D. Afonso III, a Lagos cristã vai crescendo em poderio económico e político e a partir do século XIV é fundada a Igreja de Santa Maria da Graça, aquela que deu origem à titularidade da Freguesia, embora a sua Matriz tivesse como primitiva invocação, Nossa Senhora da Encarnação.

Isto é, a atual Igreja de Santa Maria era da Misericórdia e devido à destruição da Igreja de Santa Maria da Graça, pelo Terramoto de 1755, o culto ministrado nessa igreja passou para a igreja da Misericórdia com a invocação de Santa Maria.

Sendo a mais antiga freguesia urbana de Lagos, na mesma podemos salientar que intramuros se desenvolveram os mecanismos do seu desenvolvimento e foi palco de entrada de Reis e Rainhas que passavam para o Algarve e para a Conquista de Ceuta,

(13)

Local de nascimento de ilustres figuras do Algarve e de Portugal (ex. São Gonçalo de Lagos (padroeiro da cidade), Gil Eanes (navegador); Júlio Dantas (diplomata), etc.), ainda encontramos no tempo atual muitos vestígios dos séculos XVI a XVIII e todos constituem locais de visita obrigatórios para quem pretende conhecer o seu Passado associado aos Descobrimentos Portugueses.

 Bensafrim

Bensafrim é a maior povoação do concelho de Lagos (78,117 km2 de área), localizada no extremo nordeste e irrigada pela ribeira de Bensafrim. O povoamento do território que compreende a esta localidade, deu-se em tempos remotos, um facto comprovado pelos vestígios arqueológicos aí encontrados, como é o caso de menires, bem desenvolvidos e de fácil reconhecimento e de uma necrópole da Idade do Ferro.

Aqui foi confirmada a presença romana, pois nesta necrópole foram encontradas incineração pertencentes a este povo, de onde se retiraram fragmentos de cerâmica, pregos, armas e algumas peças de bronze do século I d. C.. Da presença muçulmana, também ela aqui identificada, destaca-se os poços e noras e, de maior importância, os silos escavados na rocha.

Por volta do século XVI, a economia de Bensafrim assentava nas produções típicas da região, como é o caso do figo, da amêndoa, do mel, da cera, do gado e do carvão. Há também registo da existência de fábricas de cerâmica na região. Este tipo de economia

(14)

elevada ruralidade.

O seu curioso topónimo tem sido objeto de várias análises levadas a cabo por diferentes autores. Américo Costa, entre outros, tem salientado a presença de reminiscências místicas de origem árabe e de elementos da liturgia do evangelho, não sendo, no entanto,

possível ter esta afirmação como certa.

O orago da freguesia de Bensafrim é São Bartolomeu.

 Barão de S. João

Barão de São João é uma das mais típicas povoações rurais do concelho de Lagos e tem uma área de 51,75 Km2. Resulta na expressão mais eloquente de uma Medievalidade que perdurou até à implantação da restauração da Freguesia em 1933. A povoação de São João Batista enriqueceu o seu património imobiliário com vastos domínios económicos que se estendiam até Budens, Barão de São Miguel, Almádena, etc.

Estas áreas sócio-económicas englobavam a então freguesia de Barão de São João que numa titularidade nobiliárquica fundamentavam a povoação de São João Batista. É no século XV, em pleno reinado de D. Afonso V, que surge em Portugal o título nobiliárquico, assim o Algarve iria conhecer este título numa data posterior a 1475.

(15)

Porém, é apenas no século XVII que a povoação de São João Batista recebe o título nobiliárquico. Nessa época, Barão de São João detinha já de várias Confrarias e Mordomias.

Barão de São João evoluiu regressivamente e chega aos inícios do século XX com uma situação deficitária relativamente aos habitantes e aos meios económicos.

Integrado numa sociedade contemporânea através de uma ruralidade, Barão de São João inclui uma Mata Nacional e uma Igreja tipicamente enquadrada no século XVII onde são notáveis elementos religiosos dedicados a São João Batista, ao Sagrado Coração de Jesus, entre outros.

4. Cartograma

4.1. Localização do concelho de lagos

(16)

4.2. Variáveis

 Freguesia de Luz Fregue sia Popula ção Reside nte Total Popula ção Reside nte Homen s Popula ção Reside nte Mulher es Popula ção Present e Total Popu Pre Home ns Popula ção Present e Mulher es Famíl ias Alojame ntos Edifíc ios Luz 3545 1731 1814 3809 1860 1949 1490 5327 3604

Tabela 1: Freguesia da Luz

 Odiáxere

 Lagos (Santa Maria)

Tabela 3 Lagos (Santa Maria)

Freguesia Pop Res Total Pop Res Ho Pop Res Mulh Pop Pres Total Pop Pre H Pop Pre

Mu Famílias Alojamentos Edifícios

Lagos (Santa Maria) 8046 3817 4229 8024 3801 4223 3229 6932 2662 Freguesia População Residente Total População Residente Homens População Residente Mulheres População Presente Total População Presente Homens População Presente

Mulheres Famílias Alojamentos Edifícios

Odiáxere 2984 1462 1522 2908 1428 1480 1156 1784 1396

(17)

 São Sebastião e Santa Maria Fregue sia Popula ção Reside nte Total Popula ção Reside nte Homen s Popula ção Reside ntes Mulher es Popula ção Presen te Total Popula ção Presen tes Homen s Popula ção Presen tes Mulher es Famílias Alojame ntos Edifíc ios Lagos (São Sebasti ão) 14049 6864 7185 13791 6708 7083 5661 11395 3951 Lagos (Santa Maria) 8046 3817 4229 8024 3801 4223 3229 6932 2662 total 22095 10681 11414 21815 10509 11306 8890 18327 6613

Tabela 4: São Sebastião e Santa Maria

 Bensafrim Fregue sia Populaç ão Reside nte Total Populaç ão Resdie nte Homen s Populaç ão Reside nte Mulhere s Populaç ão Present e Total Populaç ão Present e Homen s Populaç ão Present e Mulhere s Famíli as Alojamen tos Edifíci os Bensafri m 1530 768 762 1493 743 750 623 1003 926 Tabela 5: Bensafrim

(18)

População Residente Total

De acordo com os dados obtidos através do Instituto Nacional de Estatística, neste infograma podemos observar que o número de população residente nas frguesias de lagos não é igual nos mesmos sitios.

Podemos observar que na União das feguesias de bensafrim e barão de São João (Representado a cor preta) o número de população é menor que na União das freguesias de São Sebastião e Santa Maria, Odiáxere e Luz (todos representados a preto).

(19)

População Residente Homens

Figura 10: População Residente Homens

Neste infograma é visivel que o número de residentes homens na união de freguesias de São Sebastião e Santa Maria é mais elevado do que nas outras freguesias chegando aos valores de 8698 à 10681.

(20)

População Residente Mulher

Figura 11: População Residente Mulher

Podemos constatar que há poucas mulheres residentes na união de freguesias de Bensafrim e barão de São João chegando aos valores de 762 à 2892 em relação aos outras freguesias nomeadamente a de união de São Sebastião e Santa Maria.

(21)

População Presente Total

Figura 12: População Presente Total

A união da freguesia de São Sebastião e Santa Maria em todas as categorias possui um número mais elevado em todas as variáveis em relação a outras variáveis. Nesta categoria também não foi diferente. O número de população presente total é maior do que nas outras freguesias.

(22)

População Presente Homens

Figura 13: População Presente Homens

Nesta variável podemos analisar e observar que existe a mesma freguesia (São sebastião e Santa Maria) existe maior número de homens presente do que nas outras freguesias pertencentes a município de lagos.

(23)

População Presente Mulheres

Figura 14: População Presente Mulheres

Há menor número de mulheres presentes na união de freguesia de Bensafrim, Odiáxere, Luz do que na freguesia de São sebastião e Santa Maria.

(24)

Família

Figura 15: Família

Analisando este infograma, podemos observar que existe maior número de famílias na freguesia com variável retiniana de cor amarela do que nas outras freguesias.

(25)

Alojamento

Figura 16: Alojamento

Como a freguesia de São sebastião e Santa Maria possui o maior número de alojamento em relação há outras freguesias, decidi pô-lo com a variável retiniana desta cor para dar mais enfase e destaca-lo mais do que as outras freguesias.

(26)

5. Conclusão.

De acordo com o trabalho realizado, posso afirmar que através de um trabalho cartográfico bem elaborado as pessoas podem entender um conjunto de informação sem precisarem fazer grandes esforços mental ou ter um grande conhecimento na área da cartografia.

Mas porem, também ficou evidente que um trabalho cartográfico sem uma boa representação de certos atributos ou variáveis retinianas, pode causar uma grande dificuldade de interpretação por parte dos leitores.

Este trabalho foi dividido em duas partes, a primeira é a parte teórica que é uma abordagem sobre a cartografia, mais concretamente, objetivos, vantagens, desvantagens e outros itens.

E a segunda parte é a prática, onde representei o município de lagos e as suas freguesias em detrimento das suas variáveis.

Referências

Documentos relacionados

Os efeitos da foto-oxidacao em diferentes periodos de envelhecimento natural e acelerado, foram analisados em relacao as propriedades mecanicas (resistencia a tracao no escoamento,

Por reconhecer a importância dessa temática para a saúde do idoso, o presente estudo objetiva caracterizar idosos participantes de um grupo de atividades físicas no que se refere

Além disso, a partir da composição bromatológica e dos resultados in vivo obtidos nos 18 alimentos completos extrusados para cães foram estabelecidos agrupamentos específicos para

No caso de queda no fornecimento de energia pela rede, a energia para alimentar as cargas é retirada do banco de baterias e essas são carregadas pelo arranjo

A matéria-prima utilizada no bioprocesso, casca de arroz, não tem valor comercial, representando fonte de carbono de custo zero, que se revelou adequada à produção de ácido

Uma espe ranca que nunca desvanece.. Nao importa que haja quedas.. Certos de contarmos com a compreensao de todos, apresen- tamos nosso proteatoe de estima e consideracao.. Seu

dessorção dos íons, diferentemente da adsorção, não parece ser afetada pela presença de outros íons em solução, apresentando resultados ainda melhores do que

Vesentini (2004) atribui o comodismo de parte do corpo docente das escolas brasileiras como resposta a uma insatisfação com relação ao pouco reconhecimento que o profissional de