• Nenhum resultado encontrado

Xilitol Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Xilitol Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Xilitol

Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana

O Xilitol é um edulcorante que se destaca dos demais substâncias do gênero, por possuir importantes propriedades físico-químicas e fisiológicas. Graças a essas propriedades, o Xilitol tem um grande potencial de aplicação na área farmacêutica, alimentícia, médica e odontológica, tendo-se mostrado eficaz no combate à cárie dentária e no tratamento de outros males, como diabetes, desordens metabólicas de lipídios, lesões renais e parenterais. Além disso, o Xilitol previne infecções pulmonares, otite e osteoporose.

Xilitol é um poliol, ou seja, um álcool que se apresenta ligado em átomos de carbono. Sua fórmula química é C5H1205

(1,2,3,4,5-pentaidroxipentano); apresenta-se como um pó branco, cristalino, inodoro e de sabor docê. Pode ser encontrado em líquens, fungos, algas e vegetais, sendo também um intermédio do metabolismo de carboidratos no homem.

O Xilitol é um adoçante perfeitamente capaz de substituir a sacarose, é tolerado por diabéticos e tem várias aplicações clínicas.

É uma substância atóxica, classificada pela Food and Drug Administration (FDA) como um aditivo do tipo GRAS (Generally Recognized as Safe) e sua incorporação em formulações de grau alimentício e farmacêutico é legalmente permitida e o seu uso em produtos industrializados já foi aprovado em mais de quarente países. As indústrias que mais o utilizam são, pela ordem, a de alimentos, fármacos e cosméticos. Na Escandinávia e na em outras partes da Europa, o Xilitol vem sendo amplamente utilizado nesses setores industriais há mais de 20 anos. No Brasil, as indústrias incluem o Xilitol em formulações de produtos pelo seu efeito refrescante e, sobretudo, pela sua ação anticariogênica.

Propriedades

- Edulcorante com efeitos benéficos para saúde humana; - Dulçor semelhante à sacarose;

- Atóxico e seguro para diabéticos;

- Produz agradável sabor refrescante em fórmulas orais; - Prolonga a vida de prateleira das fórmulas farmacêuticas orais; - Não teratogênico.

Características físico-químicas do Xilitol (HYVONEN et al, 1982; BAR, 1991):

- Solubilidade em água à 20°C: 63g/100g solução; - Valor calórico: 2,4 Kcal/g

- Poder adoçante: similar ao da sacarose, superior ao Sorbitol e manitol. - Estabilidade: estável à 120°C (não carameliza)

Metabolismo

Metabolicamente os polióis comportam-se como carboidratos, mas não são absorvidos por absorção passiva (10g/h a 20g/h) e sem elevação da taxa de glicose sanguínea, podendo ser consumidos por diabéticos.

A absorção do Xilitol no organismo humano é lenta (5 a 15g/dia), sendo realizada por difusão passiva e influenciando pouco os níveis de glicemia, não sendo degradado pelas enzimas salivares, permanecendo inalterado no estômago. Quando atinge o intestino delgado é absorvido por transporte passivo, promovendo uma melhora no funcionamento do intestino grosso. O local onde o ocorre a principal metabolização do Xilitol é no fígado, independente de insulina, o que faz dele muito seguro para diabéticos.

Xilitol versus sacarose

Uma das vantagens do Xilitol sobre a sacarose é que, em virtude de sua elevada estabilidade química e microbiológica, ele atua, mesmo em baixas concentrações, como conservante de produtos alimentícios e fórmulas farmacêuticas orais, oferecendo resistência ao crescimento de microrganismos e prolongando a validade destes produtos (BAR, 1991).

(2)

A percepção da do Xilitol é considerada semelhante à da sacarose e o poder adoçante equivalente ao da sacarose 10%. É o único edulcorante disponível que permite substituição da sacarose 1:1 em formulações orais.

Outra vantagem é que, devido à ausência de grupos aldeídos ou cetônicos em sua molécula, o Xilitol não participa de reações com aminoácidos, conhecidas como reações de “Maillard”. Isso significa que ele não sofre rações de escurecimento não enzimático (caramelização), que provocam a diminuição do valor nutricional das proteínas (MUSSATTO, 2002).

Em razão do seu elevado calor de solução endotérmico (34,8 cal/g), o Xilitol produz um agradável efeito refrescante na boca, quando entra em contato a saliva. Devido a esta propriedade organolépticas, o Xilitol realça o efeito refrescante dos produtos com sabor de menta (PEPPER et al., 1988).

Comprovação de eficácia

Recentes pesquisas com animais e humanos demonstram que Xilitol, além de poder ser utilizado como ingrediente alimentar, possui várias aplicações clínicas, sendo indicado para tratar diabetes, desordens metabólicas de lipídeos, lesões renais e parenterais, bem como para prevenir otite, infecções pulmonares e osteoporose.

Anticariogenicidade

A saúde do organismo está diretamente ligada à saúde bucal, mantida principalmente pela boa higiene, pela redução da ingestão de açucares ou ainda pelo uso de adoçantes não-cariogênicos.

A cárie é o resultado de um processo infeccioso desencadeado pelas bactérias do gênero Streptococcus, encontradas na flora bucal.

A anticariogenicidade, uma das propriedades mais relevantes do Xilitol, é determinada principalmente pela sua não-fermentabilidade por bactérias do gênero Streptococcus, cuja proliferação na flora bucal torna-se então limitada. Com a redução da concentração de bactérias, diminui a quantidade de polissacarídeos insolúveis e aumenta a de polissacarídeos solúveis, o que resulta em uma placa menos aderente e de fácil remoção pela escovação habitual dos dentes (KONIG, 2000; GALES, 2000).

Estudos recentes em indivíduos que substituíram o açúcar comum por xilitol mostram que a salivação é estimulada pelo agradável sabor do adoçante e que, uma vez aumentada a quantidade de saliva, aumenta também a quantidade dos minerais nela presente. Alguns desses minerais (em particular cálcio e fosfato) promovem remineralização dos dentes e, consequentemente, a reversão das cáries em estágio inicial. Segundo Kandelman (1997) bochechos Xilitol evitam a queda do pH da superfície dos dentes (uma das causas do aparecimento de cáries), uma vez, com o aumento do fluxo salivar, eleva-se o pH da placa, o qual neutraliza os ácidos produzidos por outros carboidratos que sofrem fermentação que tenham sido ingeridos. Com isso, elevam-se também os níveis de algumas enzimas, aumentando a capacidade tamponante e a atividade bacteriostática da saliva. Dessa forma, o ambiente bucal torna-se pouco favorável ao desenvolvimento das bactérias (MUSSATTO, 2002).

Em comparação com outros edulcorantes, o Xilitol acarreta maiores benefícios para saúde bucal, prevenindo a incidência de cáries ou reduzindo a sua formação.

Diabetes

Em indivíduos com diabetes, é de suma importância o controle da taxa de glicose no sangue, para evitar problemas como hiperglicemia, distúrbios no metabolismo de lipídeos e ainda sintomas como sede e fome exageradas. Ao contrário dos açucares convencionais, o Xilitol independe da insulina para ser metabolizado pelo organismo, sendo, por isso, bem tolerado pelas pessoas portadoras de Diabetes mellitus Tipo I ou II (MANZ et al., 1973; PEPPER, 1988; BAR, 1991). Nenhuma das duas principais vias de absorção do Xilitol (fígado e flora intestinal) é mediada pela insulina. Embora o Xilitol possa penetrar em quase todas as células do organismo, as do fígado são especialmente permeáveis e contém uma enorme quantidade de enzimas capazes de rapidamente metaboliza-lo e transformá-lo em energia. A absorção pelo intestino é, ao contrário, consideravelmente lenta. Toda a D-glicose proveniente do metabolismo do Xilitol é primeiro estocada como glicogênio no fígado e depois liberada gradualmente. Desse modo, sua concentração no sangue não sofra mudanças bruscas causadas pela sacarose e pela glicose, o que faz do Xilitol um adoçante apropriado para diabéticos (YLIKAHRI, 1979).

(3)

Osteoporose

A osteoporose é causada pela diminuição da deposição de cálcio nos ossos, que sofrem a perda de volume e de propriedades biomecânicas.

A eficiência do Xilitol no tratamento ou na prevenção da osteoporose foi comprovada por Mattila et al. (1998 a,b,c), onde estudos em animais mostraram que Xilitol promove o aumento da massa óssea, preserva os minerais neles existentes e evita o enfraquecimento de suas propriedades biomecânicas. Para essas pesquisas, a dieta dos animais foi suplementada com uma quantidade de Xilitol que variou de 10 a 20% na formulação da ração, tendo ficado evidente que, no combate à osteoporose, quanto maior é a dose de Xilitol na alimentação, melhores são os resultados alcançados.

Apesar das pesquisas terem sido conduzidas somente animais, Mattila et al. (1998b) sugerem que a dose diária de aproximadamente 40g de Xilitol na alimentação de pessoas de meia-idade, pode promover efeito de prevenção à osteoporose, além de ser bem tolerada pelo organismo.

Processos inflamatórios

O uso de Xilitol como suplemento alimentar (6 a 15% da alimentação) tem demonstrado bons resultados em relação a processos inflamatórios agudos induzidos.

Takahashi e colaboradores (1999) realizaram pesquisas com aves de até 12 dias de idade, alimentando-as por 10 dias com uma dieta que continha 15% de Xilitol. Após este período, injetaram antígenos nas aves para induzir processos inflamatórios e observaram que o tratamento com Xilitol, além de aliviar o retardamento do crescimento e a anorexia provocada pela infecção, ainda preveniu a perda de peso dessas aves, sem afetar ou alterar qualquer outra parte do seu sistema. Em estudos posteriores, esses autores reduziram para 6% a porcentagem do Xilitol na dieta das aves e para apenas 1 dia o período de alimentação antecedente à indução do processo inflamatório. O resultado foi que os mesmos efeitos benéficos foram observados em menos tempo e com um custo menor de tratamento (MUSSATTO, 2002).

Podemos concluir que desde a sua aprovação, em 1963, o uso de Xilitol em dietas alimentares vem sendo adotado por muitas nações. Também a partir dai, tiveram início muitas pesquisas buscando encontrar explicações clínica sobre o ingrediente. Atualmente, com um grande número de trabalhos já concluídos, sabe-se que o Xilitol traz benefícios à saúde humana e pode ser utilizado na área médica e farmacêutica com total segurança.

Informações de qualidade e segurança

Xilitol pode ser utilizado para edulcorar formulações farmacêuticas extemporâneas, soluções, xaropes, suplementos, formulações gourmet, entre outras, destinadas às pessoas de todas as idades, incluindo gestantes, lactantes, crianças, idosos e pessoas submetidas a dietas de emagrecimento.

Xilitol é comprovadamente seguro para Diabéticos.

Indicações

Além de edulcorante, Xilitol é indicado no combate às cáries dentárias e no tratamento de outros males como diabetes, desordens no metabolismo de lipídeos e lesões renais e parenterais (MUSSATTO et al., 2002). Também é indicado para formulações cosméticas, oral care (enxaguatórios, cremes e fios dentais), como agente de corpo ou excipiente na elaboração de xaropes, tônicos e vitaminas.

Sugestão de dosagem

A Anvisa classifica o Xilitol como um aditivo alimentar do tipo umectante, usado na quantidade necessária para se obter o efeito desejado (“quantum satis”).

Como agente terapêutico, algumas literaturas sugerem doses espaçadas de no máximo 20g cada uma, não ultrapassando 60g diários, já que nesta dose o Xilitol produz efeito laxativo.

Informações de armazenamento

(4)

Informações farmacotécnicas

Características organolépticas: Pó de coloração amarelo claro, com odor característico. Solubilidade: hidrossolúvel

pH: 4,0 – 4,8 (Diluição 18%)

Sugestões de formulações

Goma base

Etapa 1: Farmacotécnica de Preparo da Goma Base (100g)

FASE A

Componentes Concentração Água destilada 14,0g Colágeno Hidrolisado 6,0g Gelatina 10,0g Glicerina 5,0g Xilitol 10,0g Solução de maltitol 55,0g Flavorizante 0,2g Solução aquosa de ácido tartárico 50% 0,5g Solução aquosa de ácido cítrico 55% 1,0g Corante líquido (opcional) 0,2g

Modo de preparo

1. Em um bécker, pesar os ingredientes e colocar para aquecer até 50°C e adicionar sob agitação, o colágeno hidrolisado, a gelatina e a glicerina;

2. Misturar até dissolver completamente e colocar em banho-maria a 50°C;

3. Em outro bécker colocar o xilitol e a solução de maltitol e aquecer até total solubilização (a temperatura poderá atingir 100°C);

4. Deixe a mistura esfriar (xilitol+solução de maltitol) até 50°C e verta o conteúdo no bécker contendo (gelatina+colágeno hidrolisado+glicerina+água), misturar bem lentamente para evitar a formação de bolhas e manter no banho-maria a 50°C, deixe por aproximadamente 3 horas.

5. Com o auxílio de uma espátula, fure a espuma que está na parte superior e transfira a solução límpida para outro bécker, despreze a espuma;

6. Neste momento a “Goma Base” está pronta para ser utilizada, necessitando apenas acrescentar o ativo, corante, flavorizante e as soluções para acidificar as gomas.

(5)

Etapa 2: Incorporação do ativo na goma base

INGREDIENTE ATIVO (quantidade para 1 goma)

X

1.

Fase A

Em um bécker, pesar a quantidade de Goma Base necessária e colocar em banho-maria com temperatura entre 40°C e 50°C, até ocorrear o “amolecimento” base.

2.

Fase B

Em um recipiente adequado pesar a quantidade de ativo necessária para a quantidade de gomas solicitadas e solubilizar o ingrediente em água ou glicerina, de modo que cada goma contenha a quantidade equivalente a uma dose do ativo. Acrescentar as duas soluções ácidas, o aroma e o corante (se necessário) e misturar bem.

3.

Fase C

Adicionar a Fase B na Fase A, ainda com temperatura entre 40°C e 50°C, homogeneizar muito bem, sob agitação lenta, para evitar a formação de bolhas; prove para avaliar se é necessário mais aroma e mais ácido cítrico.

4. Fase D

Coloque a formulação nas formas e aguarde 12 horas para desinformar e embalar.

Observações:

É indicado que se tenha uma geladeira específica para manipulação das gomas, não misturando com outros alimentos;

Como não é indicado adição de conservante, indica-se guardar por até no máximo 45 dias a base pronta, sob refrigeração;

Não é indicada a incorporação de tintura mãe na base.

Xarope com Xilitol 40%

Xilitol 2g Sorbato de sódio 6mg Aroma qs Ingrediente(s) ativos x Água destilada qsp 7mL Acondicionar em frasco.

(6)

Referências bibliográficas

Material do Fabricante

Bar A., O´Brein Nabors L, Gelardi RC, eds. Alternative sweeteners. 2 ed., New York: Marcel Dekkor Inc., 1991, p. 349-379.

Gales MA, Nguyent T. Sorbitol compared with Xylitol in prevention of dental caries. Ann. Pharmacother, 2000; v.34, p.98-100.

Hyvonen L., Koivistoinen P, Voirol F. Food techonological evaluation of xylitol. Adv. Food Res, 1982, v. 28, p.373-403. Kandelman D. Sugar, alternative sweeteners and meal frequency in relation to caries prevention: new perspectives. Brit J Nutr, 1997, v.77, p.S121-S128.

Konig KG. Diet and oral health. Int. Dent. J., 2000; v.50, p.162-174.

Manz U, Vanninen E, Voirol F. Xylitol – it´s properties and use as a sugar substitute in foods. In: F.R. A. Symposium on sugar and sugar replacements, 10., London, 1973.

Mattila PT, Knuuttila MLE, Svanberg M. J. Dietary Xylitol supplementation prevents osteoporotic changes in streptozotocin – diabetic rats. Metabolism, 1998a, v.47, p.578-583.

Mattila PT, Svanberg MJ, Knuuttila MLE. Dietary Xylitol protects against osseal changes in experimental osteoporosis. In: BURCKHARDT, P., ed. Nutritional aspects of osteoporosis. Norwell: A Serono Symposia S.A.Publication, 1998b, cap.16, p. 157-162.

Mattila PT, Svanberg MJ, Pokka P, Knuuttila MLE. Dietary Xylitol protects against weakening of bone biomechanical properties in ovariectomized rats. J Nutr., 1998c, v.128, p. 1811-1814.

Mussatto SI, Roberto IC. Xilitol: Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana, Rev Bras Ciencias Farmac., 2002; vol. 38, n. 4.

Mussatto SI, Roberto IC. Xilitol: Edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana, 2002, Rev Bras Cien Farmac., vol. 38, n.4, out/dez.

Pepper T, Olinger PM. Xylitol in sugar-free confections. Food technol., 1988; v. 42, n.10.

Takahashi k, Onodera K, Akiba Y. Effect of dietary xylitol on growth and inflammatory responses in immune stimulated chickens. Brit Poult Sci., v.40

Ylikahri R. Metabolic and nutritional aspects of xylitol. Adv Food Res, 1979, v.25, p. 159-180.

Referências

Documentos relacionados

Como resultado, todas as amostras de Pintado da Amazônia processadas neste estudo foram negativas para a presença de parasitas, podendo indicar qualidade na produção, mas também

A metodologia e os mecanismos de acompanhamento, controle, fiscalização e avaliação dos resultados obtidos com a execução dos serviços de ATER contratados devem

 Local da prova objetiva seletiva para o mestrado e prova subjetiva seletiva para o doutorado em Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Departamento de

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Em síntese, algumas reflexões podem ser apontadas sobre a pesquisa realizada. Não podemos dizer que sejam considerações finais, pois esta é uma discussão que está apenas

Representação dos valores de índice de temperatura de globo negro e umidade (ITGU), em função dos horários, correspondente a cada tipo de cobertura, ao nível das aves,