• Nenhum resultado encontrado

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPRETADOS POR CANDIDATOS DO VESTIBULAR 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPRETADOS POR CANDIDATOS DO VESTIBULAR 2012"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPRETADOS POR CANDIDATOS DO VESTIBULAR 2012 1º DIA

Prova de Língua Portuguesa Questão 2

Na questão 2, o enunciado diz claramente que o que se está avaliando é “o significado que as palavras destacadas assumem no texto”, e não o significado dicionarizado de tais palavras, até porque os verbetes dos dicionários costumam ter mais de um significado relacionados a diferentes contextos e contextos de uso.

Desse modo, em relação ao 3º item da questão (“as outras tantas interpretações disponíveis”), é evidente que um dos múltiplos significados dicionarizados da palavra “interpretação” é “explicação”; porém, também é evidente que tal significado não corresponde aos sentidos pretendidos no texto. Em outras palavras, nesse co(n)texto, ao trocarmos “interpretação” por “explicação”, alteramos substancialmente o sentido do texto, o qual, na verdade, aponta para os modos como o poema é representado, não como ele é explicado.

A resposta, portanto, está mantida. Questão 4

Estruturada no formato de resposta múltipla, a questão número 4 apresenta três proposições corretas e duas erradas. As proposições erradas são as identificadas pelo número II e pelo número V. O erro da proposição II consiste em atribuir à repetição da palavra “livro” um efeito de circularidade e de não progressão, quando, ao contrário, como livro é o tema do texto, a sua repetição concorre para a coesão (do tipo lexical) do texto; já a proposição V está errada porque a palavra “promessa”, no fragmento “É essa a promessa”, retoma as “dezenas de compensações” que o livro em formato eletrônico apresenta “para a falta do cheiro do papel”, e não como explicitado nessa proposição, “ler o maior poema do século XX, The Wast Land, de T. S. Eliot”.

A proposição questionada, a de número IV, explora o emprego de recursos léxico-gramaticais na construção de sentidos do texto, ou seja, na sua interpretação. Ela está correta, porque, no contexto em que a palavra “então” aparece, está evidente uma relação semântica com o tempo. Essa relação mostra-se extremamente adequada à linha argumentativa adotada pelo autor, isto é, o livro como objeto histórico. Nesse sentido, observa-se que, na maior parte do primeiro parágrafo, o autor dedica-se a expor a trajetória histórica do livro para, a partir do final desse mesmo parágrafo (“Nunca se publicou tanto como hoje (...)”), apresentá-lo na contemporaneidade, com as atuais inovações tecnológicas. É, pois, no contexto desse tempo contemporâneo, que surge o advérbio “então”, o qual, ao lado de outras escolhas vocabulares e frasais, como, “hoje”, “futuro”, “O tempo continuará linear”, etc., reforça essa ideia de atualidade, de tempo, portanto, um recurso de coesão textual, e um uso, aliás, bastante comum como se pode verificar no verbete abaixo que apresenta a palavra “então” como advérbio e até como substantivo, ambos ligados à ideia de tempo: então

(2)

[Do lat. intunc.] Advérbio.

1. Nesse ou naquele tempo, momento ou ocasião:

“O mundo era então luz — hoje é só trevas!” (Gonçalves Dias, Obras Poéticas, II, p. 101);

Você ontem me quis falar, e não pude atendê-lo então. Que deseja? (...)

Substantivo masculino.

4.Tempo passado; época, antanho: Nesse então viviam como príncipes.

(Novo Dicionário Aurélio – versão 5.0 – eletrônico. Positivo)

Reafirmamos, pois, a correção do item. Questão 9

O item número IV da questão 9 está errado em razão de atribuir a flexão da forma verbal “argumentavam” a um “sujeito que não se conhece ou não se quer declarar” (sujeito indeterminado), quando, na verdade, a flexão plural se justifica por um sujeito de núcleo plural (vários céticos com o eminente crítico americano Harold Bloom à frente argumentavam). A resposta, pois, está mantida.

Questão 10

O item III da questão 10 está errado porque a relação sintático-semântica que se estabelece entre as orações “No mês seguinte, o evento notável de Íris começou” e “vinte adolescentes procuraram uma sombra (...)” não é meramente de ordem semântica, isto é, a construção “No mês seguinte, o evento notável de Íris começou porque vinte adolescentes procuraram uma sombra” (coordenativa explicativa) não corresponde aos sentidos pretendidos no texto. Na verdade, entre as orações está estabelecida uma relação de transposição adverbial temporal (Bechara, 2000), com dependência sintático-semântica, como se pode verificar na construção “No mês seguinte, o evento notável de Íris começou, quando (ocasião em que) vinte adolescentes procuraram uma sombra (...)”, na qual aparece explicitada a relação de sentidos apenas inferida pela pontuação (dois pontos). A resposta, portanto, está mantida.

Referência:

(3)

Questão 11

PROGRAMA DESTINADO À LITERATURA BRASILEIRA

1. Natureza do texto poético e suas funções estéticas. 2. Efeitos de sentido provocados, no texto poético, pelo uso de diferentes recursos (sonoros – número de sílabas, ritmo, rima – ou gráficos – desenhos, imagens, fotos) e pelo emprego das diversas figuras de linguagem. 3. Estrutura do texto narrativo em prosa (narrador, personagens, foco narrativo, tempo, espaço, conflito, clímax, desfecho). 4. Características gerais da dramaturgia. 5. Escolas, autores e obras do patrimônio literário brasileiro do século XVII ao século XX e sua vinculação aos respectivos contextos histórico-sociais e estéticos do período literário em que se inserem.

O ITEM 5 DO PROGRAMA EXIGE QUE O CANDIDATO AO VESTIBULAR DA UPE 2012 TENHA CONHECIMENTO SOBRE O SEGUINTE CONTEÚDO:

5. Escolas, autores e obras do patrimônio literário brasileiro do século XVII ao século XX e sua vinculação aos respectivos contextos histórico-sociais e estéticos do período literário em que se inserem.

Outrossim, na questão 11, o candidato tem acesso a um fragmento do livro O cortiço que o notabiliza a responder o que se pede. Desse ponto de vista, entendemos que o recurso em tela deve ser indeferido, posto não apresentar fundamentação e argumentação consistentes.

PROVA DE ESPANHOL Questão 17

Recurso inaceitável.

A prova é de espanhol, não de português, por isso é que o texto está em espanhol (e não em português como, estranhamente, é citado pelo(s) (a)s recorrente(s)). Basta consultar, por exemplo, o dicionário da Real Academia Española para verificar o significado de “encontrado” como “antitético”, ou, também, como “opuesto”, “contrario”.

Questão 27

Recurso inaceitável.

A questão é referida ao texto e não à data em que a prova foi realizada. O(s) (A)s requerente(s) parece esquecer essa circunstância. Observe-se que a questão 27 evita qualquer ambiguidade ao ser encabeçada por uma referência explícita e clara: “27. De acuerdo con el Texto 2, se puede inferir que la mujer indígena” (que em português pode ser traduzido como “De acordo com o Texto 2”). De resto, a expressão contida na

(4)

questão “va a cumplir 121 años”, em espanhol, tem valor semântico de futuro imediato, valor em sintonia com o que é informado no texto “La anciana brasileña piensa pasar su 121 cumpleaños, el próximo sábado”, que, em português pode ser traduzido como “A anciã brasileira pretende passar seu 121 aniversário, no próximo sábado”.

PROVA DE INGLÊS QUESTÃO 19

A palavra environmental é derivada de environment, que quer dizer ambiente (the environment = meio ambiente) e significa ambiental, sendo, portanto, adjetivo (cf. Dicionário Oxford Escolar para estudantes brasileiros de inglês, OUP, 2010). No texto, a palavra environmental encontra-se na seguinte frase: “Ensure environmental sustainability”, ou seja: environmental qualifica a palavra sustainabiliy (sustentabilidade); a frase pode ser traduzida como “Assegurar a sustentabilidade ambiental”. É, portanto, um adjetivo e não pode ser classificada de forma diferente. Considerando o que foi exposto, está mantido o gabarito da QUESTÃO 19, letra D, sem apelação.

QUESTÃO 26

A Letra "A" seria a resposta correta. Porém, houve um lapso na digitação do verbo. O que seria "LIDERANDO" foi digitado "LIBERANDO", ficando a questão sem resposta.

Questão 30

A partir da análise do cartoon, a médica prescreve algumas pílulas para controlar o estresse da paciente. Só que a "ironia" é que não se trata de pílulas para serem ingeridas (como seria normal). A médica informa que as "pílulas" devem ser colocadas nos "ouvidos" para que a paciente não escute o seu chefe, que é o verdadeiro responsável por todo o seu estresse. Conclusão: O problema da paciente é o seu chefe. Ou seja, se não fosse o chefe que a deixa estressada, seu estresse não existiria. MANTENHA-SE, PORTANTO, O GABARITO OFICIAL DIVULGADO. LETRA "E".

Questão 31

Em nenhum momento foi afirmado que a palavra "DIVERSITY" significa "CONTRARIEDADE" como está no recurso. Parece-nos que faltou um pouco mais de atenção para perceber que os cartoons utilizados na prova sempre trazem um "quê" de ironia, "algo" que está por trás do meramente superficial. No cartoon em questão, está claro que ocorre uma divergência de opinião entre os protagonistas (o que leva o distrator 2 a estar correto, ou seja, "a opinião dos três homens diverge da opinião do outro"). O outro distrator correto é o de número 5 (o homem aceita outras opiniões, desde que não seja contrariado). Para se observar isso, basta atentar para o materialismo linguístico da frase que compõe o cartoon: "I ENCOURAGE DIVERSITY OF OPINION, BUT NOT WITH ME".

(5)

MANTENHA-SE, PORTANTO, O GABARITO OFICIAL, LETRA E.

Referências

Documentos relacionados

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

Consultar a Secção 11 para obter informações pormenorizadas sobre sintomas e efeitos na saúde.. Classificação de acordo com o Regulamento (CE)

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Métodos: Dentre os 328 pacientes acompanhados no Ambulatório de Imunodeficiências do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, foram analisa- dos 30 pacientes com diagnóstico

efeitos definidos Nº de participantes que atingiram pelo menos 3, Mé M étodo de Recolha todo de Recolha. Numa escala de 0 a 4, em cada um dos seguintes

O estudo indicou que a utilização de méto- dos de interpolação para a construção de modelos digitais da batimetria de cursos d’água é uma al- ternativa viável para

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,