• Nenhum resultado encontrado

Fórum Latino-Americano de Direito Constitucional Aplicado Dias 19, 20 e 21 de Novembro. Presidente do Evento: Paulo Bonavides

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fórum Latino-Americano de Direito Constitucional Aplicado Dias 19, 20 e 21 de Novembro. Presidente do Evento: Paulo Bonavides"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Fórum Latino-Americano de Direito Constitucional Aplicado

Dias 19, 20 e 21 de Novembro

Presidente do Evento: Paulo Bonavides

Professor Homenageado: Raúl Gustavo Ferreyra

Coordenadores Científicos: Carolina Machado Cyrillo da Silva

João Eduardo Lopes Queiroz Marco Aurélio Florêncio Filho

Local: São Gotardo/MG

(2)

Início – 19 de Novembro (Quarta-Feira)

1º Painel

Tema Central: Multiculturalismo Latino-Americano e Direitos Humanos

Bioética e Biodireito: Proposições para a América Latina – 18:30 às 19:10

Pablo Jiménez Serrano (Cuba)

Doutor em Direito pela Universidade do Oriente/Cuba. Mestre em Epistemologia da Política e do Direito pela Universidade São Judas Tadeu/SP. Professor e pesquisador do Curso de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo/Unisal. Professor do Centro Universitário de Volta Redonda/ UniFOA e do Centro Universitário de Barra Mansa. Coordenador do Projeto de Pesquisa "Consciência Jurídica: para um modelo jurídico - educacional", incluído no Programa de Pesquisa da Cátedra UNESCO. Autor de diversos Livros, entre os quais se destacam: Filosofia do Direito (Ed. Alínea), Fundamentos da Bioética e do Biodireito (Ed. Alínea), Ética e Administração Pública (Ed. Alínea), Ética Aplicada: Moralidade nas Relações Empresariais e de Consumo (Ed. Alínea), Epistemologia do Direito (Ed. Alínea), Como Estudar Direito (Ed. Alínea), Enigmas da Revolução Cubana (Ed. Catálise), Compêndio de Metodologia da Ciência do Direito (Ed. Catálise), Como Utilizar o Direito Comparado para a Elaboração de Teses Científicas (Ed. Forense), Introdução ao Direito do Consumidor (Ed. Manole) e Metodologia do Ensino e da Pesquisa Jurídica (Ed. Manole).

(3)

Participação Histórica e Contemporânea da Costa Rica na Evolução dos Direitos Humanos na América Latina – 19:10 às 19:50

Carlos Alberto Vargas Solís (Costa Rica)

Bacharel em Direito pela Universidad Autónoma de Centro América/ Costa Rica. Mestre em Relaciones Internacionales - FacultadLatinoamericana de CienciasSociales/Costa Rica. Mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (MRE). Ex-Diplomata. Atualmente é professor no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA).

Estado Plurinacional e o Novo Constitucionalismo Latino-Americano – 19:50 às 20:30

José Luiz Quadros de Magalhães (Minas Gerais)

Ex-Procurador Geral da UFMG. Bacharel em Direito e em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Nancy II. Mestre em Direito pela UFMG. Doutor em Direito pela UFMG. Professor da PUC e da UFMG. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG; Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Minas Gerais; Diretor do Centro de Estudos Estratégicos em Direito do Estado. Autor de diversos Livros, entre os quais se destacam: Direito Constitucional - Curso de Direitos Fundamentais (Ed. Método); O município e a construção da democracia participativa (Ed. Mandamentos); Direito Constitucional – Tomo I, II e III (Ed. Mandamentos); Caderno de Formação Política (Ed. Fundação João Mangabeira); Democracia Participativa no Brasil Política (Ed. Fundação João Mangabeira); Direitos Humanos: Sua história, sua garantia e a questão da indivisibilidade (Ed. Juarez de Oliveira); Teoria do Estado, Democracia e Poder Local (Ed. Lumen Júris); Poder Municipal: Paradigmas para o Estado Constitucional

(4)

Brasileiro (Ed. Del Rey); Debates de Direito Eleitoral (Ed. UFMG); Debates de Direito Constitucional (Ed. UFMG); Debates de Teoria do Estado (Ed. UFMG); O Estado Plurinacional (Ed. Juruá).)

2º Painel

Tema Central: Direitos Humanos e Tutela da Criança e do Adolescente

Os direitos da criança no sistema interamericano de direitos humanos- 20:40 às 21:10

Tatiana Ribeiro de Souza (Minas Gerais)

Doutora em Direito Internacional pela PUCMinas. Mestre em Ciências Sociais pela PUCMinas. Ex-Professora Titular do Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM e do Centro Universitário Newton, aonde coordenou o Grupo de Estudos em Direito Internacional da Newton Paiva - GEDINP, como ChapterAcademicAdvisor, da International Law StudentsAssociation - ILSA. Atuou em 2013 como professora convidada da Universidad Libre de Colômbia, no curso de MaestríaenFilosofíadelDerecho y Teoría Jurídica. Foi pesquisadora do Proyecto PAPIIT IN3088093 "Haciaun estado de Derecho Internacional" da Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, em dedicação exclusiva, e apresentadora do programa Contraponto da TV Comunitária de Belo Horizonte.

A Violência nas Escolas e adoção de métodos pedagógicos-humanistas como Solução – 21:10 às 22:00

(5)

Mestre em Turismo e Meio Ambiente pela UNA. Especialização em Gestão de Pessoas e Gerenciamento Empresarial e em Gestão Educacional: Coordenação, Supervisão e Direção pelo Centro de Ensino Superior de São Gotardo. Especialização em Teoria e Método em História Moderna e do Brasil pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Licenciatura em História pelo Centro Universitário Newton Paiva e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Professor Substituto da Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba. Professor Universitário do Centro de Ensino Superior de São Gotardo.

20 de Novembro (Quinta-Feira)

3º Painel

Tema Central: Direito Constitucional e Tecnologias

Questões Constitucionais em Direito Eletrônico – 18:30 às 19:10

Marco Aurélio Florêncio Filho (Pernambuco)

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenador do Mestrado em Direito da Escola Paulista de Direito. Autor dos Livros: Leis Penais Comentadas (Ed. QuartierLatin) e Marco Civil da Internet - Lei 12.965/2014 (Ed. RT).

A Importância do Marco Civil da Internet – Lei 12.965/2014 – 19:10 às 19:50

(6)

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sócia do escritório OpiceBlum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados. Mestre em Sistema Jurídico Romanístico, Unificação do Direito e Direito da Integração pela UniversitàdegliStudi di Roma TorVergata, com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo. Membro da American Bar Association International Section Law, Intellectual Property Law.Membro da ABPI. Membro efetivo do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. Autora dos livros: Marco Civil da Internet - Lei 12.965/2014 (Ed. RT). Manual de Direito Eletrônico e Internet. (Lex Editora).

Tecnologias, Direitos Humanos e Direitos Individuais – 19:50 às 20:30

Alina Celi (Uruguai)

Doutora em Direito pela Universidad de Alicante. Mestre em Direito Administrativo Econômico pela Universidad de Montevideo. Especialista em Direito Ambiental pela Universidad Austral. Professora da Universidad de Montevideo. Autora de Diversas obras e artigos jurídicos no Brasil, Uruguai e Europa. Por último escreveu o livro: Derecho Global y Tecnologías.

4º Painel

Tema Central: Direitos Fundamentais Aplicados e Segurança Pública

Pós-Positivismo, Princípios e Aplicações aos Direitos Fundamentais – 20:40 às 21:20

(7)

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade de Brasília/UNB. Autor e Co-autor dos Livros: Os Direitos Fundamentais e a (In)Certeza do Direito A Produtividade das Tensões Principiológicas e a Superação do Sistema de Regras (Ed. Fórum); Direito, Democracia e Risco (Sergio Antonio Fabris Editor); A Sanção No Procedimento Legislativo (Ed. Del Rey).

Segurança Pública e Direitos Humanos: Caminhos Possíveis – 21:20 às 22:00

Virgílio de Mattos (Minas Gerais)

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Evolução dos Direitos e Novos Direitos - Universitàdegli Studi di Lecce - IT. Professor e Coordenador do Curso de Direito do Centro de Ensino Superior de São Gotardo. Membro da Comissão Nacional de Fomento à Participação Social na Execução Penal do Ministério da Justiça. Autor dos Livros: Memória, Justiça e Verdade: a parte visível; Desconstruindo Práticas Punitivas; Una via d uscita: Per una critica

dellapericolositàsociale e dellamisuradisicurezza. L

esperienzadellOspedalePsichiatricoGiudiziariodi Belo Horizonte; Sem Rumo e Sem Razão: Mapeamento dos cidadãos submetidos à medida de segurança em Minas Gerais; De uniforme diferente: O livro das agentes; Desconstrução das Práticas Punitivas; Estudos de Execução Criminal: Direito e Psicologia; Crime e Psiquiatria - Uma Saída: Preliminares para a desconstrução das medidas de segurança.

21 de Novembro (Quinta-Feira)

Sessão Solene de Entrega do Título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Dr. Raúl Gustavo Ferreyra Início: 17:30

5º Painel

(8)

Constituição e Direitos Fundamentais: Enfoque sobre o mundo do Direito – 18:20 às 19:00

Raúl Gustavo Ferreyra (Argentina)

Raúl Gustavo Ferreyra é advogado. Doutor pela Universidade de Buenos Aires. Catedrático de Direito Constitucional na Faculade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA). Professor da Pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA). Conjuiz da Suprema Corte Argentina. Autor de diversas obras jurídicas, entre as quais se destacam: Constituição e Direitos Fundamentais: Um enfoque sobre o mundo do Direito (Linus Editores); Reforma Constitucional y Control de Constitucionalidad (Ed. Ediar); Notas sobre Derecho Constitucional y Garantias (Ed. Ediar) e La Constitución Vulnerable (JoseLuizDepalma Editor).

O Supremo Tribunal Federal e a hierarquia entre Direitos Humanos e Direitos Fundamentais na Constituição Brasileira de 1988 – 19:00 às 19:40

Carolina Machado Cyrillo da Silva (Rio Grande do Sul)

Professora da Faculdade Nacional de Direito - FND da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutoranda em Direito Constitucional pela Universidad de Buenos Aires - UBA. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Processo Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente de Direito Constitucional na Universidade de Buenos Aires - UBA. Professora visitante da especialização em Processo Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Visitante de Direito Regulatório na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Autora dos Livros: Constituição & Direitos Humanos (Linus Editores) e ChaïmPerelman - Da argumentação a justiça: um retorno a Aristóteles (Linus Editores).

6º Painel

(9)

Modelos Latino-Americanos de Códigos de Processo Constitucional – 19:50 às 20:30

João Eduardo Lopes Queiroz (Minas Gerais)

É Reitor do Centro de Ensino Superior de São Gotardo. Doutorando em Direito pela Universidad de Buenos Aires. Professor de Direito Ambiental e do Agronegócio da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Professor titular do Centro de Ensino Superior de São Gotardo das Disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Administração Pública, Direito Ambiental e do Agronegócio. Vice-Presidente da Comissão de Direito do Agronegócio da OAB/MG. Autor dos livros: Curso de Direito Administrativo Econômico - Volumes I, II e III (Ed. Malheiros); Direito Administrativo Econômico (Ed. Atlas); Direito Administrativo - Tomo I e II (Ed. Elsevier) e Direito do Agronegócio (Ed. Fórum).

A Importância da Codificação do Processo Constitucional brasileiro – 20:30 às 21:10

Paulo Lopo Saraiva (Rio Grande do Norte)

Pós-Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra. Doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Lisboa. Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (aposentado). Ex-Conselheiro Federal da OAB. Ex-Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB (1991-2004). Membro da Comissão Permanente de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB. Relator da Comissão Instituída pelo Conselho Federal da OAB para elaborar um Projeto de Código de Processo Constitucional a ser apresentado ao Congresso Nacional. Autor das Obras: A Tetradimensionalidade do Direito; Guia Constitucional Brasileiro; A

(10)

Constituição da Casa-Grande e da Senzala; Constituição e Mídia, no Brasil; O Júri Popular e o Sol da Liberdade; O Advogado não pede. Advoga; Direito, Política e Justiça na Contemporaneidade; Manual de Direito Constitucional; A Constituição deles não é a Nossa; Antologia Luso-Brasileira de Direito Constitucional; Garantia Constitucional dos Direitos Sociais e Federalismo Regional.

Perspectivas para um Código Brasileiro de Processo Constitucional – 21:10 às 21:50

Paulo Bonavides (Ceará)

Paulo Bonavides é catedrático emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Presidente da Comissão Instituída pelo Conselho Federal da OAB para elaborar um Projeto de Código de Processo Constitucional a ser apresentado ao Congresso Nacional. Medalha Rui Barbosa, a mais alta distinção honorífica que concede a Ordem dos Advogados do Brasil. Fundador e presidente do Conselho Diretivo da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais. Autor de obras Clássicas no Direito Brasileiro, entre elas, as principais são: Ciência Política (Ed. Malheiros); Curso de Direito Constitucional (Ed. Malheiros); Teoria do Estado (Ed. Malheiros); Comentários à Constituição Federal de 1988 (Ed. Forense); História Constitucional do Brasil (Ed. OAB) e Textos Políticos da História do Brasil (Ed. Senado Federal).

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Tendo em conta as respostas aos diferentes questionários, constata-se que a maioria dos alunos considerou que a metodologia adotada usando a pM@ facilita o

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se