• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Faculdade de Ciências Médicas

Mestrado Integrado em Medicina — 6º Ano

Relatório Final de Estágio

Aluno:

João Miguel Ferreira de Barros

Número:

2011136

Turma:

2

(2)

 

ÍNDICE  

1.   Introdução...1  

2.   Objectivos gerais ...1  

3.   Descrição das atividades desenvolvidas...2  

3.1.   Medicina Interna ...2  

3.2.   Cirurgia Geral...3  

3.3.   Medicina Geral e Familiar ...4  

3.4.   Pediatria...5  

3.5.   Ginecologia e Obstetrícia...6  

3.6.   Saúde Mental...6  

3.7.   Otorrinolaringologia (opcional)...7  

(3)

1. INTRODUÇÃO

A estrutura curricular do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL), num total de 360 créditos e 12 semestres, assenta em unidades curriculares de diferentes tipologias: obrigatórias, opcionais e estágio profissionalizante.

Este último é uma unidade curricular de natureza profissional, organizada em estágios parcelares, em sistema de rotação nas várias áreas clínicas e que inclui uma prova pública de discussão de um relatório final de estágio.

Tendo em conta o supra exposto, o presente relatório final pretende sumarizar aquele Estágio nos seguintes termos:

a) Objectivos Gerais;

b) Síntese das actividades desenvolvidas em cada estágio parcelar; c) Reflexão crítica de desempenho pessoal e cumprimento de objectivos; d) Elementos considerados relevantes no contexto da formação

profissionalizante do MIM (em anexo).

2. OBJECTIVOS GERAIS

Os objectivos gerais que defini para este Estágio, em consonância com o actual Plano de Estudos, foram orientados a priori pelos seguintes princípios:

a) Consolidação e aplicação de competências previamente adquiridas, em consonância com as linhas dos principais documentos orientadores; b) Adequação às especificidades do Sistema de Saúde com integração na

rotina diária dos serviços, mediante exposição responsabilizada à prática clínica com desenvolvimento de autonomia na abordagem ao doente; c) Articulação transversal entre áreas de ensino pré-graduado e de acção

(4)

d) Interacção transdisciplinar de complexidade crescente, reconhecendo os vários intervenientes implicados na prestação de cuidados de saúde; e) Conciliação entre o Estágio e preparação para a Prova Nacional de

Seriação (PNS).

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O Estágio Profissionalizante decorreu entre 17 de Setembro de 2014 e 7 de Junho de 2015, compreendendo os seguintes Estágios Parcelares:

ESTÁGIO

PARCELAR PERÍODO LOCAL TUTOR(A)

DIRECTOR(A) DE SERVIÇO

Medicina Interna 15/09/2014 07/11/2014

Hospital Curry Cabral

Dra. Helena Sá Damásio

Dr. José António Malhado Cirurgia Geral 10/11/2015

16/01/2015

Hospital Beatriz Ângelo

Dra. Rita Roque

Prof. Doutor Rui Maio Medicina Geral e

Familiar

26/01/2015 20/02/2015

UCSP Paço de Arcos

Dra. Maria Conceição

Alves

Pediatria 23/02/2015 20/03/2015 Hospital CUF Descobertas Dra. Cláudia Cristóvão Prof. Doutora Ana Serrão Neto Ginecologia e Obstetrícia 23/03/2015 24/04/2015

Hospital de Vila Franca de Xira

Dra. Paula

Ambrósio Dr. Rui Costa

Saúde Mental 28/04/2015 22/05/2015 Hospital Fernando da Fonseca Dra. Raquel Ribeiro Prof. Doutora Teresa Maia Correia Otorrinolaringologia (opcional) 25/05/2015 05/06/2015 Hospital CUF Infante Santo Prof. Doutor João Paço Prof. Doutor João Paço

Foram desenvolvidas actividades em diversos espaços afectos aos respectivos Serviços, salientando-se seguidamente as suas particularidades.

3.1. MEDICINA  INTERNA  

(5)

Acompanhei semanalmente vários membros da equipa em serviço de urgência (SU) no Hospital de São José. Nas manhãs de quinta-feira, acompanhei a Consulta Externa de Hipertensão Arterial.

Quanto a formação teórica, assisti a um total de 6 seminários semanais, na FCM, versando sobre discussão de casos clínicos. Semanalmente, realizaram-se aulas teórico-práticas no Serviço, sintetizando determinadas problemáticas do quotidiano da Medicina Interna, bem como sessões científicas sobre casos clínicos de especial interesse, cumprindo-me destacar a minha participação na apresentação de dois daqueles temas, designadamente “A problemática do alcoolismo” (trabalho de revisão) e “Metacronismo lingual” (caso clínico). Elaborei ainda uma história clínica.

3.2. CIRURGIA  GERAL  

O estágio parcelar de Cirurgia Geral decorreu no Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Beatriz Ângelo (HBA). Na primeira semana de Estágio assisti a um total de 9 aulas teóricas (versando sobre temas afectos à prática clínica e ensino pré-graduado) e 10 aulas teórico-práticas (sintetizando a perspectiva prática dos procedimentos cirúrgicos mais comuns).

Subsequentemente, desenvolvi actividades no internamento Médico-Cirúrgico, onde acompanhei a evolução de 16 doentes. Participei da consulta externa de Cirurgia Geral, com especial rendimento na prática da observação e exame objectivo. No bloco operatório acompanhei 25 cirurgias; procedi à preparação e desinfecção pré-cirúrgica com vista à participação de alguns actos.

(6)

conhecimentos sobre os equipamentos e aparelhos mais comuns neste tipo de unidade, foi de especial aproveitamento pessoal. Na última semana de Estágio desenvolvi actividades no SU do HBA.

Durante o estágio observei e participei de várias técnicas e intervenções, muitas vezes com autonomia, pelo que o distingo quanto à aquisição de competências práticas. Por outro lado, considero ter desenvolvido melhor entendimento sobre situações terminais e decisões de fim de vida. Contactei com doentes terminais, que pela sua vulnerabilidade e exercício limitado da autonomia suscitam o planeamento de cuidados totais e personalizados, bem como tempo e atenção para atender os seus familiares. Trabalhos realizados: “Hiperparatiroidismo primário não localizado … um desafio cirúrgico” — caso clínico-cirúrgico apresentado no Mini-Congresso (avaliado com 18 valores).

3.3. MEDICINA  GERAL  E  FAMILIAR  

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar decorreu na UCSP de Paço de Arcos, onde acompanhei diariamente as consultas da minha Tutora. Tive oportunidade de ganhar autonomia na estruturação de uma consulta mediante o RMOP (Registo Médico Orientado por Problemas) e anotação SOAP (Subjectivo, Objectivo, Avaliação e Plano). Acompanhei o seguimento de 137 doentes, entre consultas de doença aguda, inter-substituição e pré-marcadas; participei em consultas de saúde infantil, saúde do adulto, saúde materna e planeamento familiar, bem como consultas domiciliárias.

(7)

acompanhamento dos utentes, tais como problemáticas do transporte e acessibilidade, das listas de espera e dos prazos administrativos.

Pude igualmente constatar as particularidades da relação utente / médico de família, caracterizada pela confiança estabelecida num contacto prolongado, personalizado, próximo e de acesso facilitado — o que muito contrasta com a realidade hospitalar. Trabalhos realizados: “Diário do Exercício Orientado”

3.4. PEDIATRIA  

O estágio parcelar de Pediatria decorreu no Serviço de Pediatria do Hospital CUF Descobertas (HCD). Desenvolvi actividades no internamento pediátrico do HCD (onde acompanhei 39 doentes), assim como no Atendimento Permanente Pediátrico (APP) do HCD. Acompanhei igualmente as atividades de triagem e avaliação de recém-nascidos na unidade de Neonatalogia, onde pude aprimorar técnicas específicas do exame objectivo do recém nascido.

Presenciei a consulta externa de Pediatria Médica, onde pude acompanhar o seguimento de várias crianças em diferentes estágios etários, assim como a consulta externa de Cirurgia Pediátrica e Ortopedia Pediátrica, onde pude apreciar a abordagem de várias patologias congénitas e lesões traumáticas nas várias fases do desenvolvimento infantil.

Acompanhei as reuniões de Serviço ocorridas ao início da manhã, prestadas à passagem de informação clínica entre profissionais de turnos consecutivos, bem como as sessões clínicas, que versaram sobre temas da Especialidade. Foi leccionada uma aula teórica, “Semiologia Clínica em Cardiologia Pediátrica”, pelo Dr. António Macedo, onde se abordou a principal semiologia de várias patologias e malformações congénitas cardíacas.

(8)

uma melhor compreensão das necessidades particulares daquele período da vida, em que o cuidado médico e técnico deve integrar os pais e cuidadores de maneira pedagógica em virtude do adequado desenvolvimento da criança. Trabalhos realizados: “Desidratação em idade pediátrica”; história clínica.

3.5. GINECOLOGIA  E  OBSTETRÍCIA  

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia decorreu no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX). Desenvolvi actividades no internamento do Serviço, onde acompanhei o seguimento clínico de 18 doentes, bem como no SU da Especialidade.

No bloco operatório acompanhei a execução de várias cirurgias e partos, tendo tido a oportunidade de proceder à preparação e desinfecção cirúrgicas, com vista à participação como 2.º ajudante em alguns procedimentos.

Acompanhei as consultas de Uroginecologia, Oncoginecologia e de Patologia do Colo do Útero, nas quais observei um total de 53 doentes. Saliento a realização com autonomia de exame ginecológico com espéculo e várias colheitas para colpocitologia. Observei ainda várias ecografias pélvicas e endocavitárias, assim como histeroscopias diagnósticas e terapêuticas.

Assisti às sessões clínicas semanais do HVFX, cumprindo-me destacar a apresentação de um trabalho de revisão (“Pólipos Endometriais”).

3.6. SAÚDE  MENTAL  

(9)

observação de mandados de condução e internamentos compulsivos. Semanalmente assisti às sessões clínicas do Serviço.

Destaco a influência que este Estágio teve na minha percepção do estigma social da doença psiquiátrica e da importância do cuidado médico no adequado restabelecimento e inserção comunitária do doente, envidando esforços em paralelo com várias áreas para-médicas. Trabalhos realizados: “Síndrome Confusional Agudo” (trabalho de revisão), História Clínica.

3.7. OTORRINOLARINGOLOGIA  (OPCIONAL)  

No contexto da Unidade Opcional de Estágio Clínico de Especialidade, efectuei um estágio no Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Infante Santo. Acompanhei várias consultas e cirurgias, tanto do espectro da Otorrinoloaringologia como da Cirurgia Maxilo Facial. Escolhi este Estágio considerando que ambas as áreas são hipóteses pessoais como futuro percurso profissional, à luz de uma sensibilização pessoal que advém da minha graduação prévia no Mestrado Integrado de Medicina Dentária. Com efeito, tendo já realizado naquele Serviço um estágio de 2 semanas no 4º ano do MIM, considerei importante reiterar as minhas observações iniciais, assim como expandir a minha conceptualização daquelas Especialidades. Destaco a realização de um trabalho monográfico sobre “Doença de Ménière”.

4. ANÁLISE CRÍTICA DO ESTÁGIO

No final deste Estágio cumpri os Objectivos definidos e adquiri maior confiança e auto-suficiência nas minhas capacidades de actuação clínica, em virtude de:

(10)

• Ter superado o grau de autonomia e responsabilidade das funções desempenhadas em anos anteriores, executando tarefas que considero exigentes e desafiantes;

• Ter contactado de maneira mais responsabilizada com os restantes membros de uma equipa clínica, com maior compromisso nas orientações e decisões por ela tomadas, o que me permitiu melhorar a capacidade de comunicação com colegas e outros profissionais. Sinto maior capacidade de exposição pública de situações clínicas, bem como da justificação de opções terapêuticas. Conheço melhor a organização interna Hospitalar e articulação dos diferentes Serviços existentes;

• Ter aperfeiçoado técnicas de interrogatório e observação de doentes, assim como a proposta de exames complementares e sua interpretação;

• Ter desenvolvido melhor critério na proposta e ajuste da terapêutica médica e medidas de suporte de síndromes clínicos prevalentes.

O que precede não obsta a que durante a minha análise crítica tenha considerado a existência de alguns aspetos que, embora não pondo em causa a qualidade global do Estágio, poderiam ser objeto de otimização. Durante o decorrer do Estágio apercebi-me de lacunas na minha formação e conhecimento científico que até então ignorava, as quais procurarei suprir no futuro, motivo pelo qual considero ter ainda muitos conceitos para assimilar e compreender e técnicas para dominar.

Em suma, considero-me mais próximo da real compreensão da identidade da Profissão Médica e dos valores por ela cultivados.

O aluno,

(11)

ANEXO  1  

(12)

Exame da Especialidade – 2015

Academiforme – Academia de Formação Médica Lda; Nº Contribuinte – 509108628; email: claudia.cavaleiro@examedaespecialidade.com

9  de  Junho  de  2015,  

 

O   projeto   Exame   da   Especialidade   confirma   que   João   Miguel   Ferreira   de   Barros  

participou   nos   Cursos   Presenciais   de   preparação   à   Prova   Nacional   de   Seriação,   que  

decorreram  na  cidade  de  Lisboa.  

Enquanto  nosso  aluno,  participou  nos  seguintes  cursos:  

-­‐ Módulo  de  Nefrologia  (20h):  27  de  Novembro  a  18  de  Dezembro  de  2014;  

-­‐ Módulo  de  Hematologia  (28h):  12  de  Janeiro  a  10  de  Fevereiro  de  2015;  

-­‐ Módulo  de  Cardiologia  (30h):  23  de  Fevereiro  a  26  de  Março  de  2015:    

-­‐ Módulo  de  Pneumologia  (20h):  6  a  27  de  Abril  de  2015;  

-­‐ Módulo  de  Gastroenterologia  (28  h):  5  de  Maio  a  6  de  Junho  de  2015;  

 

Oferecemos  a  nossa  disponibilidade  para  qualquer  informação  adicional.  

 

Atentamente,  

O  responsável  pelo  curso  

[Tiago  Reis  Marques]  

(13)

ANEXO  2  

(14)

Certificado de Frequência de Formação Profissional

Certifica-se que João Miguel Ferreira De Barros , natural de ______________, nascido/a a ___/___/_____, nacionalidade ______________, portador do Nº ______________ válido até ___/___/_____,participou no Curso de Formação Profissional Dia Mundial da Diabetes - A Gestão da Diabetes ao longo da vida que decorreu em 14/11/2014 no/a Hospital Beatriz Ângelo com a duração total de 6 horas.

Lisboa, 14 de Novembro de 2014

O Responsável pela ADVITA - Associação para o Desenvolvimento Novas Iniciativas para a Vida

(Assinatura e selo branco ou carimbo da entidade formadora Certificada)

Certificado n.º 6625/2015

De acordo com o modelo publicado na Portaria n.º 474/2010

(15)

ANEXO  3  

(16)
(17)

ANEXO  4  

(18)

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

João Miguel Ferreira de Barros

Participou nos Encontros Médicos Associados com o tema:

Nódulos da tiroide - Quando e como referenciar

(19)

ANEXO  5  

(20)

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Os atributos de valorização e as estratégias de proteção e reabilitação do patrimônio agroindustrial cafeeiro em Santiago de Cuba estão ligados ao conceito