• Nenhum resultado encontrado

COMO AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO REAGINDO GLOBALMENTE AO COVID-19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO REAGINDO GLOBALMENTE AO COVID-19"

Copied!
72
0
0

Texto

(1)

COMO AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO

REAGINDO GLOBALMENTE AO COVID-19

(2)

Queridos Leitores,

Os impactos do COVID-19 forçaram organizações do mundo todo a buscar respostas para perguntas que talvez nunca tivessem imaginado. Os desafios e oportunidades apresentados pela pandemia exigem que todos os principais parceiros da governança organizacional — o órgão de governança, a gestão e o gerenciamento de riscos, a auditoria interna e os prestadores externos de avaliação — colaborem de forma inteligente, não apenas para manter os processos operacionais de rotina sob circunstâncias radicalmente alteradas, mas para imaginar novas maneiras de ser resiliente e bem-sucedido.

Graças ao apoio dos afiliados do IIA no mundo todo, esta nova pesquisa, com 1.341 auditores internos de 95 países, oferece uma visão global de como as organizações estão se esforçando para navegar na turbulência precipitada pela crise.

A convergência entre várias disciplinas evidentes dentro das organizações está criando hoje oportunidades para a auditoria interna fazer parcerias estratégicas com a gestão e com o órgão de governança, especialmente com os comitês do conselho. A auditoria interna oferece habilidades e perspectivas únicas para analisar ambientes de controle e oferecer soluções sobre questões substanciais, incluindo governança sobre novas tecnologias, planejamento sucessório, continuidade de negócios, reservas de liquidez, divulgações, cadeias de suprimentos, capital humano, testes de estresse e fraude, e outras. A auditoria interna também pode identificar e promover novos protocolos necessários para a força de trabalho virtual e a economia global atual.

O COVID-19 apresenta o teste mais rigoroso de continuidade organizacional e sustentabilidade em nossa memória viva. Ao identificar mudanças no cenário de risco e a necessidade de mudanças correspondentes nas respostas aos riscos, a auditoria interna pode exemplificar a liderança que apoia os esforços da organização para seguir em frente.

Os auditores internos também podem agregar novo valor às suas organizações, avaliando como a pandemia está afetando o modelo operacional da organização, demonstrando como os insights de auditoria podem ajudar e prestando avaliação sobre as estratégias, para que permaneçam relevantes.

Espero que os resultados desta pesquisa global tragam a você conhecimento adicional para ajudá-lo a navegar esta crise com sucesso.

Atenciosamente,

Jenitha

(3)

Índice

Sumário Executivo ... 2

Introdução ... 3

Recursos e Viabilidade ... 5

Ações Financeiras ... 8

Respostas Estratégicas...14

Respostas com Foco nos Funcionários ...19

Respostas com Foco no Cliente ...23

Dados Demográficos ...26

Anexo A: África ...30

Anexo B: Ásia-Pacífico ...37

Anexo C: Europa ...44

Anexo D: América Latina E Caribe ...51

Anexo E: Oriente Médio ...58

Anexo F: América Do Norte ...65

(4)

SUMÁRIO EXECUTIVO

Organizações do mundo todo estão se adaptando aos desafios sem precedentes causados pelo COVID- 19, depois que a Organização Mundial da Saúde declarou uma pandemia global em 11 de março de 2020.

Auditores internos espalhados pelo mundo viram suas organizações reagirem a questões críticas relacionadas à segurança dos funcionários, necessidades dos clientes, recursos de curto prazo e repercussões de longo prazo, enquanto as ajudavam a enfrentar a crise.

Para entender melhor a perspectiva da auditoria interna sobre como as organizações estão respondendo ao COVID-19, o IIA solicitou as opiniões de auditores internos sobre os desafios de recursos de curto e longo prazo, e sobre as ações tomadas para suas organizações.

Por meio de sua ampla presença global e do apoio de 110 afiliados, o IIA entrevistou 1.341 auditores internos em 95 países sobre as preocupações financeiras e respostas estratégicas de suas organizações.

As principais observações incluem:

Mais de um terço dos entrevistados da África não acham que suas organizações têm recursos suficientes para responder ao COVID-19 no curto prazo, enquanto na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico, 14%

ou menos expressaram essa preocupação. Para todas as regiões combinadas, a preocupação foi em média de 20% (Figura 3).

Quando se trata do efeito do COVID-19 sobre a viabilidade financeira de sua organização a longo prazo, os auditores internos ficaram muito preocupados na África (64%), no Oriente Médio (47%) e na Ásia-Pacífico (43%). Em todas as regiões, a preocupação com a viabilidade financeira de longo prazo era maior do que a preocupação com os recursos de curto prazo (Figura 5).

A redução de custos de curto prazo foi a resposta financeira mais comum das organizações ao COVID-19 (55%) e quase metade dos entrevistados disse que seus empregadores atrasaram grandes iniciativas ou investimentos (47%). Menos horas de operação ou capacidade reduzida também foram comuns (41%). Uma porcentagem muito menor reportou reduções nos salários dos executivos (15%) (Figura 6).

Quanto à resposta estratégica, as organizações se concentraram em realizar avaliações detalhadas dos impactos de curto prazo (64%) e em revisar os planos de continuidade de negócios (59%) (Figura 7). Em termos de comunicação com o conselho, apenas 31% dos entrevistados norte-americanos disseram que reuniões especiais do conselho foram convocadas para discutir questões do COVID-19, em comparação com 60% na Europa. No entanto, a América do Norte liderou todas as regiões no fornecimento de atualizações regulares ao conselho (72%) (Anexos 7.1 a 7.8).

O trabalho remoto foi implantado em quase 90% das organizações entrevistadas. Cerca de metade restringiu ou eliminou as viagens. Mais da metade adicionou novas tecnologias para trabalho remoto e

(5)

INTRODUÇÃO

Lidando com o COVID-19

As opiniões dos auditores internos sobre as respostas organizacionais ao COVID-19 nas áreas de finanças, estratégia, funcionários e clientes compartilham muitas semelhanças. No entanto, ao observar de perto por região e setor, surge uma imagem diferenciada dos desafios específicos que as organizações enfrentam em todo o

mundo. O impacto do COVID-19 em diferentes regiões e países cria contextos únicos para os auditores internos. Notavelmente, os impactos financeiros parecem ser mais preocupantes em algumas regiões do que em outras. No entanto, as regiões compartilham muitas conexões em sua resposta à pandemia global.

Para este projeto de pesquisa, o maior número de auditores internos participantes foi da região da Ásia- Pacífico, seguida pela Europa e África. As respostas às perguntas feitas em cinco áreas principais preocupações com recursos, ações financeiras, respostas estratégicas, foco no funcionário e foco no cliente

— são detalhadas em gráficos subsequentes, que refletem a divisão dos resultados por região e indústria. O relatório completo inclui informações detalhadas adicionais para cada região global nos anexos. Este relatório reúne os resultados das seguintes pesquisas:

Uma pesquisa global realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 com 1.171 respostas.

Pesquisas norte-americanas realizadas de 19 a 23 de março de 2020 (170 respostas) e de 9 a 13 de abril de 2020 (401 respostas). A maioria dos dados norte-americanos neste relatório foi retirada de uma pesquisa anterior. Portanto, as referências às taxas gerais de resposta e à demografia da América do Norte são baseadas nos dados da pesquisa anterior.

Figura 1: Índice de Respostas Regionais

Participação Global 95 países

1.341 participantes

(6)

Figura 2: Índice de Resposta por Região e País/Dependência (Total: 1.341)

África (Total: 242)

Gana 89

Zâmbia 28

Nigéria 21

Uganda 18

Zimbábue 17

Malawi 16

Ilhas Maurício 11

Tanzânia 10

Botsuana 7

Etiópia 6

África do Sul 5

Togo 3

Madagascar 2

Senegal 1

Quênia 1

Gâmbia 1

Costa do Marfim 1 Rep. Democrática do

Congo 1

Ruanda 1

Serra Leoa 1

Seychelles 1

Malta 1

Ásia Pacífico (Total: 326)

Indonésia 96

China, Taiwan 59

Filipinas 56

Índia 38

Singapura 21

Malásia 15

Sri Lanka 14

Coreia do Sul 12

Bangladesh 4

China 3

Nova Zelândia 3

Butão 1

Hong Kong 1

Mongólia 1

Paquistão 1

Vietnã 1

Europa (Total: 258)

Itália 63

Rússia 43

Espanha 27

Suíça 27

França 15

Látvia 14

Suécia 11

Cazaquistão 8

Noruega 8

Turquia 7

Bulgária 6

Bélgica 5

Reino Unido 5

Luxemburgo 3

Áustria 2

Finlândia 2

Alemanha 2

Grécia 2

Albânia 1

Croácia 1

Hungria 1

Irlanda 1

Países Baixos 1

Polônia 1

Portugal 1

Sérvia 1

América Latina e Caribe (Total: 218)

Colômbia 86

México 40

Brasil 26

Panamá 14

Nicarágua 13

Guatemala 11

Rep. Dominicana 5

Equador 5

Costa Rica 4

Venezuela 4

Chile 3

El Salvador 3

Bolívia 2

Argentina 1

Trindade e Tobago 1

Oriente Médio (Total: 127) Emirados Árabes

Unidos 57

Líbano 28

Jordânia 13

Marrocos 10

Arábia Saudita 8

Bahrain 2

Kuwait 2

Argélia 1

Djibouti 1

Egito 1

Israel 1

Omã 1

Catar 1

Tunísia 1

América do Norte (Total: 170)

(7)

RECURSOS E VIABILIDADE

Preocupação de curto prazo

Os auditores internos reportaram níveis variados de confiança nos recursos de sua organização e na capacidade de responder ao COVID-19 no curto prazo. O número de participantes que disseram que sua organização não tinha recursos suficientes para responder variou de 36% na África a apenas 11% na Europa e 6% na América do Norte. As regiões com maiores níveis de preocupação também incluem América Latina e Caribe (27%) e Oriente Médio (25%). Em média, 20% dos entrevistados disseram não achar que seu empregador tinha recursos suficientes para responder à crise no curto prazo (Figura 3).

Figura 3: Opinião Sobre a Organização Ter Recursos Suficientes para Responder ao COVID-19 – Todas as Regiões

Obs.: Q11.1: Indique o seu nível de concordância: a organização possui recursos suficientes para responder ao COVID- 19. A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 148). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(8)

Preocupação de longo prazo

Em termos de viabilidade financeira de longo prazo como resultado do COVID-19, as regiões com a maior porcentagem de entrevistados que estavam muito ou extremamente preocupados incluem África (64%), Oriente Médio (47%) e Ásia-Pacífico (43%) (Anexo 4).

Figura 4: Opinião Sobre a Viabilidade Financeira de Longo Prazo da Organização Como Resultado do COVID-19 – Todas as Regiões

Obs.: Q12: Qual é o seu nível de preocupação com a viabilidade financeira de longo prazo de sua organização como resultado do COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 9 a 13 de abril de 2020 (n = 401). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(9)

A viabilidade financeira de longo prazo é mais um problema do que uma resposta de curto prazo

Para todas as regiões, as preocupações com a viabilidade financeira de longo prazo superaram a preocupação com a falta de recursos de curto prazo para a resposta ao COVID-19. As maiores diferenças de pontos percentuais são para Ásia-Pacífico (29), África (27) e Oriente Médio (22) (Figura 5).

Figura 5: Impactos Financeiros de Curto x Longo Prazo do COVID-19 (Preocupação Alta/Muito Alta)

Obs.: Q11.1: Indique o seu nível de concordância: a organização possui recursos suficientes para responder ao COVID- 19. Q12: Qual é o seu nível de preocupação com a viabilidade financeira de longo prazo de sua organização como resultado do COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 9 a 13 de abril de 2020 (n = 148 para Q11.1 e n = 401 para Q12.). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(10)

AÇÕES FINANCEIRAS

Foco na redução de custos

No geral, as respostas financeiras mais comuns têm sido estratégias de redução de custos de curto prazo (55%), atrasos nas iniciativas ou investimentos (47%) e redução das horas de operação ou capacidade (41%) (Figura 6). As respostas são geralmente semelhantes entre as regiões, com algumas exceções para “redução das horas de operação ou capacidade” (África); “escritórios, fábricas ou locais fechados” (América do Norte);

e “redução de horas de trabalho ou salários” (Oriente Médio) (Anexos 6.1 a 6.10).

Figura 6: Resposta Financeira ao COVID-19 – Todas as Regiões

(11)

Figura 6.1: Explorou Estratégias de Redução de Custos de Curto Prazo

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 6.2: Atrasou Principais Iniciativas ou Investimentos de 2020

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(12)

Figura 6.3: Reduziu Horas ou Capacidade Operacional

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 6.4: Fechou Escritórios, Fábricas, Locais, Etc.

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(13)

Figura 6.5: Explorou Estratégias de Redução de Custos de Longo Prazo

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 6.6: Reduziu Horas ou Salário da Equipe*

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(14)

Figura 6.7: Reduziu Salários Executivos*

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020. *Esta pergunta não foi incluída na pesquisa da América do Norte, portanto, a média não inclui a América do Norte.

Figura 6.8: Ajustou Orientação de Ganhos para Investidores

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(15)

Figura 6.9: Implantou Reduções de Pessoal Temporárias

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020. *Na pesquisa da América do Norte, a opção de resposta era “implantou reduções de pessoal” (não

especificando se eram temporárias ou permanentes).

.

Figura 6.10: Implantou Reduções de Pessoal Permanentes*

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020. *Esta pergunta não foi incluída na pesquisa da América do Norte, portanto, a média não inclui a América do Norte.

(16)

RESPOSTAS ESTRATÉGICAS

Diferenças regionais na interação com o conselho

Em todas as regiões, a maioria das organizações revisou os planos de continuidade de negócios (59%) (Figura 7). As diferenças mais notáveis entre as regiões estão relacionadas à comunicação com o conselho. Mais auditores internos na Europa e na América do Norte disseram que atualizações sobre o COVID-19 foram fornecidas ao conselho, enquanto porcentagens mais altas de auditores na Europa e América Latina e Caribe indicaram que uma reunião especial com o conselho foi realizada para discutir as questões. Mais auditores norte-americanos reportaram ter avaliado relacionamentos com terceiros (Anexos 7.1 a 7.8).

Figura 7: Resposta Estratégica ao COVID-19 – Todas as Regiões

(17)

Figura 7.1: Avaliação Detalhada do Impacto de Curto Prazo

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 7.2: Plano de Continuidade Revisado

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(18)

Figura 7.3: Atualizações Sobre o COVID-19 Oferecidas ao Conselho

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 7.4: Plano Estratégico Revisado com a Gestão

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(19)

Figura 7.5: Reunião Especial com o Conselho para Debater Questões

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 7.6: Avaliação Detalhada do Impacto de Longo Prazo

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(20)

Figura 7.7: Cenários Testados Quanto à Capacidade de Resposta

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 7.8: Avaliação dos Relacionamentos com Terceiros

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(21)

RESPOSTAS COM FOCO NOS FUNCIONÁRIOS

Acordos de trabalho remoto são comuns

Quase 90% dizem que suas organizações implantaram o trabalho remoto para os funcionários. Mais da metade restringiu as viagens, enquanto um pouco menos da metade eliminou totalmente as viagens (Figura 8).

Figura 8: Resposta ao COVID-19 com Foco no Funcionário – Todas as Regiões

Obs.: Q3: Quais ações com foco no funcionário sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020. *A opção "nenhum" não foi incluída na pesquisa da América do Norte, então, a média para "nenhum" não inclui a América do Norte.

(22)

Figura 8.1: Acordos de Trabalho Remoto

Obs.: Q3: Quais ações com foco no funcionário sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 8.2: Novas Políticas para Saúde e Segurança dos Funcionários*

Obs.: Q3: Quais ações com foco no funcionário sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(23)

Figura 8.3: Novas Tecnologias para Trabalho Remoto e Segurança Relacionada*

Obs.: Q3: Quais ações com foco no funcionário sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 8.4: Viagens Restritas

Obs.: Q3: Quais ações com foco no funcionário sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(24)

Figura 8.5: Estratégia de Comunicação para Principais Funcionários

Obs.: Q3: Quais ações com foco no funcionário sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 8.6: Viagens Eliminadas

Obs.: Q3: Quais ações com foco no funcionário sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(25)

RESPOSTAS COM FOCO NO CLIENTE

Cerca de metade tem novas políticas de saúde e segurança

A maioria das organizações desenvolveu uma estratégia de comunicação para clientes (68%). Cerca de metade desenvolveu novas políticas para a saúde e segurança do cliente, ou estratégias de comunicação para os principais stakeholders. Cerca de 40% também desenvolveram “novos serviços relacionados ao COVID-19” (Anexo 9). A diferença mais notável entre as regiões é vista nas estratégias de comunicação com o cliente, com as organizações norte-americanas se concentrando nisso (82%) (Anexos 9.1 a 9.4).

Figura 9: Resposta ao COVID-19 com Foco no Cliente – Todas as Regiões

Obs.: Q4: Quais ações com foco no cliente sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020. *Esta pergunta não foi incluída na pesquisa da América do Norte, portanto, a média não inclui a América do

(26)

Figura 9.1: Estratégia de Comunicação para os Clientes

Obs.: Q4: Quais ações com foco no cliente sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020. A redação da pergunta na América do Norte incluía clientes e principais stakeholders, e é reportada nesta figura.

Figura 9.2: Estratégia de Comunicação para os Principais Stakeholders*

Obs.: Q4: Quais ações com foco no cliente sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020. *Os resultados da América do Norte não estão disponíveis para esta pergunta. Consulte a Obs. da Figura 9.1.

(27)

Figura 9.3: Novas Políticas de Saúde e Segurança dos Clientes

Obs.: Q4: Quais ações com foco no cliente sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 9.4: Novos Serviços Relativos ao COVID-19

Obs.: Q4: Quais ações com foco no cliente sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020. *Esta pergunta não foi incluída na pesquisa da América do Norte, portanto, nenhum resultado da América do Norte está disponível.

(28)

DADOS DEMOGRÁFICOS

Informações mais detalhadas sobre a demografia regional são fornecidas nos anexos de cada região.

Figura 10: Cargo de Auditoria Interna – Todas as Regiões

Obs.: Q16: Qual é o seu cargo atual de auditoria interna? CAE = Chefe executivo de auditoria. A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 146). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

*A pesquisa da América do Norte foi distribuída apenas para CAEs e diretores. A pergunta sobre o cargo de auditoria interna não foi incluída.

(29)

Figura 11: Porte da Função de Auditoria Interna

Obs.: Q17: Qual é o porte da sua função de auditoria interna? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 146). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura 12: Porte da Função de Auditoria Interna

Obs.: Q15: Qual das opções descreve melhor a organização para a qual você trabalha atualmente? A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 146). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.131). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(30)

Grupos da indústria

Para fornecer contexto adicional para a compreensão dos resultados da pesquisa, as respostas foram analisadas por grupo da indústria para os anexos regionais (Anexo 13). A pesquisa usou as categorias NAICS de indústria, combinadas em grupos com características semelhantes.

Algumas indústrias foram mantidas como categorias autônomas, por causa de sua taxa de resposta relativamente alta, ou seja, finanças e seguros, manufatura

e administração pública. Além disso, os serviços educacionais e os cuidados de saúde/assistência social foram mantidos separados, devido às suas preocupações exclusivas com o COVID-19 (Anexo 14).

Esses detalhes do setor são fornecidos nos anexos regionais no fim deste relatório.

Figura 13: Grupos de Indústria

Obs.: Q19: Qual é a classificação principal da indústria da organização para a qual você trabalha (ou de seu cliente principal, se você for um prestador de serviços)? As categorias de indústria são baseadas no NAICS (North American Industry Classification System). As indústrias foram combinadas em grupos com características semelhantes relacionadas ao COVID-19. A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 146). A pesquisa em todas as outras regiões globais foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 1.171).

Detalhamento por indústria

Os anexos no fim deste relatório fornecem diferenças nas respostas por grupo da indústria para cada região global.

(31)

Figura 14: Grupos de Indústria

Descrição dos Grupos de Indústria

Voltado para o consumo (ex., varejo, comida, viagens)

Artes, entretenimento e recreação; comércio de varejo; serviços de acomodação e alimentação Serviços educacionais

Finanças e seguros Saúde e assistência social Manufatura

Não voltado para o consumo (ex., serviços de negócios)

Outros serviços (exceto administração pública); serviços profissionais, científicos e técnicos; imóveis, aluguel e leasing; informações; comércio em atacado; gestão de empresas e empreendimentos; serviços administrativos, de suporte, gestão de resíduos e de remediação

Saídas físicas (exceto manufatura)

Serviços essenciais; mineração, pedreiras, extração de petróleo/gás; transporte e armazenamento;

construção; agricultura, silvicultura, pesca e caça Administração pública

Obs.: As categorias de indústria são baseadas no NAICS (North American Industry Classification System) https://www.naics.com/search-naics-codes-by-industry/. Algumas indústrias receberam respostas suficientes para serem analisadas de forma independente, enquanto outras indústrias foram combinadas em grupos com características semelhantes.

(32)

ANEXO A: ÁFRICA

Este anexo fornece informações demográficas e respostas para cada pergunta da pesquisa abordada no relatório do IIA para a região da África.

Figura A.1: Respostas por País – África Total: 242

(33)

Figura A.2: Cargos de Auditoria Interna – África

Obs.: Q16: Qual é o seu cargo atual de auditoria interna? CAE = Chefe executivo de auditoria. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 242). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura A.3: Porte da Auditoria Interna – África

Obs.: Q17: Qual é o porte da sua função de auditoria interna? CAE = chefe executivo de auditoria. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 242). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura A.4: Tipo de Organização – África

(34)

Figura A.5: Porte da Organização – África

Obs.: Q18: Qual é o porte da organização para a qual você trabalha atualmente? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 242). COVID-19 foi declarada uma pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura A.6: Grupo de Indústria – África

Obs.: Q19: Qual é a classificação principal da indústria da organização para a qual você trabalha (ou de seu cliente principal, se você for um prestador de serviços)? As categorias de indústria são baseadas no NAICS (North American

(35)

Figura A.7: Opinião sobre a Organização Ter Recursos Suficientes para Responder ao COVID-19 – África

Obs.: Q11.1: Indique o seu nível de concordância: a organização possui recursos suficientes para responder ao COVID- 19. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 242). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura A.8: Opinião sobre a Viabilidade Financeira de Longo Prazo da Organização Como Resultado do COVID-19 – África

Obs.: Q12: Qual é o seu nível de preocupação com a viabilidade financeira de longo prazo de sua organização como

(36)

Figura A.9: Resposta Financeira ao COVID-19 – África

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 242). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(37)

Figura A.10: Resposta Estratégica ao COVID-19 – África

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 242). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura A.11: Resposta ao COVID-19 Focada no Funcionário – África

(38)

Figura A.12: Resposta ao COVID-19 Focada no Cliente – África

Obs.: Q4: Quais ações com foco no cliente sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 242). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(39)

ANEXO B: ÁSIA-PACÍFICO

Este anexo fornece informações demográficas e respostas para cada pergunta da pesquisa abordada no relatório do IIA para a região da Ásia-Pacífico.

Figura B.1: Respostas por País/Dependência – Ásia-Pacífico Total: 326

Obs.: Q14: Qual é o seu estado independente/país/dependência/área de soberania? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 326). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(40)

Figura B.2: Cargos de Auditoria Interna – Ásia-Pacífico

Obs.: Q16: Qual é o seu cargo atual de auditoria interna? CAE = Chefe executivo de auditoria. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 326). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura B.3: Porte da Auditoria Interna – Ásia-Pacífico

Obs.: Q17: Qual é o porte da sua função de auditoria interna? CAE = chefe executivo de auditoria. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 326). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura B.4: Tipo de Organização – Ásia-Pacífico

(41)

Figura B.5: Porte da Organização – Ásia-Pacífico

Obs.: Q18: Qual é o porte da organização para a qual você trabalha atualmente? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 326). COVID-19 foi declarada uma pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura B.6: Grupo de Indústria – Ásia-Pacífico

Obs.: Q19: Qual é a classificação principal da indústria da organização para a qual você trabalha (ou de seu cliente principal, se você for um prestador de serviços)? As categorias de indústria são baseadas no NAICS (North American Industry Classification System). As indústrias foram combinadas em grupos com características semelhantes relacionadas ao COVID-19. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 326).

(42)

Figura B.7: Opinião sobre a Organização Ter Recursos Suficientes para Responder ao COVID-19 – Ásia-Pacífico

Obs.: Q11: Indique o seu nível de concordância: a organização possui recursos suficientes para responder ao COVID-19.

A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 326). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura B.8: Opinião sobre a Viabilidade Financeira de Longo Prazo da Organização Como Resultado do COVID-19 – Ásia-Pacífico

(43)

Figura B.9: Resposta Financeira ao COVID-19 – Ásia-Pacífico

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 326). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(44)

Figura B.10: Resposta Estratégica ao COVID-19 – Ásia-Pacífico

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 326). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura B.11: Resposta ao COVID-19 Focada no Funcionário – Ásia-Pacífico

(45)

Figura B.12: Resposta ao COVID-19 Focada no Cliente – Ásia-Pacífico

Obs.: Q4: Quais ações com foco no cliente sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 326). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(46)

ANEXO C: EUROPA

Este anexo fornece informações demográficas e respostas para cada pergunta da pesquisa abordada no relatório do IIA para a região da Europa.

Figura C.1: Respostas por País/Dependência – Europa Total: 258

(47)

Figura C.2: Cargos de Auditoria Interna – Europa

Obs.: Q16: Qual é o seu cargo atual de auditoria interna? CAE = Chefe executivo de auditoria. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 258). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura C.3: Porte da Auditoria Interna – Europa

Obs.: Q17: Qual é o porte da sua função de auditoria interna? CAE = chefe executivo de auditoria. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 258). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura C.4: Tipo de Organização – Europa

(48)

Figura C.5: Porte da Organização – Europa

Obs.: Q18: Qual é o porte da organização para a qual você trabalha atualmente? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 258). COVID-19 foi declarada uma pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura C.6: Grupo de Indústria – Europa

Obs.: Q19: Qual é a classificação principal da indústria da organização para a qual você trabalha (ou de seu cliente principal, se você for um prestador de serviços)? As categorias de indústria são baseadas no NAICS (North American Industry Classification System). As indústrias foram combinadas em grupos com características semelhantes relacionadas ao COVID-19. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 258).

(49)

Figura C.7: Opinião sobre a Organização Ter Recursos Suficientes para Responder ao COVID-19 – Europa

Obs.: Q11.1: Indique o seu nível de concordância: a organização possui recursos suficientes para responder ao COVID- 19. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 258). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura C.8: Opinião sobre a Viabilidade Financeira de Longo Prazo da Organização Como Resultado do COVID-19 – Europa

(50)

Figura C.9: Resposta Financeira ao COVID-19 – Europa

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 258). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(51)

Figura C.10: Resposta Estratégica ao COVID-19 – Europa

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 258). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura C.11: Resposta ao COVID-19 Focada no Funcionário – Europa

(52)

Figura C.12: Resposta ao COVID-19 Focada no Cliente – Europa

Obs.: Q4: Quais ações com foco no cliente sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 258). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(53)

ANEXO D: AMÉRICA LATINA E CARIBE

Este anexo fornece informações demográficas e respostas para cada pergunta da pesquisa abordada no relatório do IIA para a região da América Latina e Caribe.

Figura D.1: Respostas por País/Dependência – América Latina e Caribe Total: 218

Obs.: Q14: Qual é o seu estado independente/país/dependência/área de soberania? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 218). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020. Região do IIA América Latina e Caribe apenas.

(54)

Figura D.2: Cargos de Auditoria Interna – América Latina e Caribe

Obs.: Q16: Qual é o seu cargo atual de auditoria interna? CAE = Chefe executivo de auditoria. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 218). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura D.3: Porte da Auditoria Interna – América Latina e Caribe

Obs.: Q17: Qual é o porte da sua função de auditoria interna? CAE = chefe executivo de auditoria. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 218). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura D.4: Tipo de Organização – América Latina e Caribe

(55)

Figura D.5: Porte da Organização – América Latina e Caribe

Obs.: Q18: Qual é o porte da organização para a qual você trabalha atualmente? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 218). COVID-19 foi declarada uma pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura D.6: Grupo de Indústria – América Latina e Caribe

Obs.: Q19: Qual é a classificação principal da indústria da organização para a qual você trabalha (ou de seu cliente principal, se você for um prestador de serviços)? As categorias de indústria são baseadas no NAICS (North American Industry Classification System). As indústrias foram combinadas em grupos com características semelhantes relacionadas ao COVID-19. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 218).

(56)

Figura D.7: Opinião sobre a Organização Ter Recursos Suficientes para Responder ao COVID-19 – América Latina e Caribe

Obs.: Q11.1: Indique o seu nível de concordância: a organização possui recursos suficientes para responder ao COVID- 19. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 218). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura D.8: Opinião sobre a Viabilidade Financeira de Longo Prazo da Organização Como Resultado do COVID-19 – América Latina e Caribe

(57)

Figura D.9: Resposta Financeira ao COVID-19 – América Latina e Caribe

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 218). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(58)

Figura D.10: Resposta Estratégica ao COVID-19 – América Latina e Caribe

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 218). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura D.11: Resposta ao COVID-19 Focada no Funcionário – América Latina e Caribe

Obs.: Q3: Quais ações com foco no funcionário sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi

(59)

Figura D.12: Resposta ao COVID-19 Focada no Cliente – América Latina e Caribe

Obs.: Q4: Quais ações com foco no cliente sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 218). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(60)

ANEXO E: ORIENTE MÉDIO

Este anexo fornece informações demográficas e respostas para cada pergunta da pesquisa abordada no relatório do IIA para a região do Oriente Médio.

Figura E.1: Respostas por País/Dependência – Oriente Médio Total: 127

Obs.: Q14: Qual é o seu estado independente/país/dependência/área de soberania? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 127). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(61)

Figura E.2: Cargos de Auditoria Interna – Oriente Médio

Obs.: Q16: Qual é o seu cargo atual de auditoria interna? CAE = Chefe executivo de auditoria. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 127). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura E.3: Porte da Auditoria Interna – Oriente Médio

Obs.: Q17: Qual é o porte da sua função de auditoria interna? CAE = chefe executivo de auditoria. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 127). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura E.4: Tipo de Organização – Oriente Médio

(62)

Figura E.5: Porte da Organização – Oriente Médio

Obs.: Q18: Qual é o porte da organização para a qual você trabalha atualmente? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 127). COVID-19 foi declarada uma pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura E.6: Grupo de Indústria – Oriente Médio

Obs.: Q19: Qual é a classificação principal da indústria da organização para a qual você trabalha (ou de seu cliente principal, se você for um prestador de serviços)? As categorias de indústria são baseadas no NAICS (North American Industry Classification System). As indústrias foram combinadas em grupos com características semelhantes relacionadas ao COVID-19. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 127).

(63)

Figura E.7: Opinião sobre a Organização Ter Recursos Suficientes para Responder ao COVID-19 – Oriente Médio

Obs.: Q11: Indique o seu nível de concordância: a organização possui recursos suficientes para responder ao COVID-19.

A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 127). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura E.8: Opinião sobre a Viabilidade Financeira de Longo Prazo da Organização Como Resultado do COVID-19 – Oriente Médio

(64)

Figura E.9: Resposta Financeira ao COVID-19 – Oriente Médio

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 127). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(65)

Figura E.10: Resposta Estratégica ao COVID-19 – Oriente Médio

Obs.: Q2: Quais ações estratégicas sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 127). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura E.11: Resposta ao COVID-19 Focada no Funcionário – Oriente Médio

(66)

Figura E.12: Resposta ao COVID-19 Focada no Cliente – Oriente Médio

Obs.: Q4: Quais ações com foco no cliente sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 127). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

(67)

ANEXO F: AMÉRICA DO NORTE

Este anexo fornece informações demográficas e respostas para cada pergunta da pesquisa abordada no relatório do IIA para a região da América do Norte.

Figura F.1: Respostas por País/Dependência – América do Norte Total: 170

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura F.2: Cargos de Auditoria Interna – América do Norte

Obs.: Q16: Qual é o seu cargo atual de auditoria interna? CAE = Chefe executivo de auditoria. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 146). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020. A pesquisa da América do Norte foi distribuída apenas para CAEs e diretores. A pergunta sobre o cargo de auditoria interna não foi incluída.

Figura F.3: Porte da Auditoria Interna – América do Norte

(68)

Figura F.4: Tipo de Organização – América do Norte

Obs.: Q15: Qual das opções descreve melhor a organização para a qual você trabalha atualmente? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 146). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura F.5: Grupo de Indústria – América do Norte

Obs.: Q19: Qual é a classificação principal da indústria da organização para a qual você trabalha (ou de seu cliente principal, se você for um prestador de serviços)? As categorias de indústria são baseadas no NAICS (North American Industry Classification System). As indústrias foram combinadas em grupos com características semelhantes relacionadas ao COVID-19. A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 146).

(69)

Figura F.6: Opinião sobre a Organização Ter Recursos Suficientes para Responder ao COVID-19 – América do Norte

Obs.: Q11: Indique o seu nível de concordância: a organização possui recursos suficientes para responder ao COVID-19.

A pesquisa da América do Norte foi realizada de 19 a 23 de março (n = 146). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura F.7: Opinião sobre a Viabilidade Financeira de Longo Prazo da Organização Como Resultado do COVID-19 – América do Norte

(70)

Figura F.8: Resposta Financeira ao COVID-19 – América do Norte

Obs.: Q1: Quais ações financeiras sua organização como um todo realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 19 a 23 de março de 2020 (n = 170). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura F.9: Resposta Estratégica ao COVID-19 – América do Norte

(71)

Figura F.10: Resposta ao COVID-19 Focada no Funcionário – América do Norte

Obs.: Q3: Quais ações com foco no funcionário sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 170). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Figura F.11: Resposta ao COVID-19 Focada no Cliente – América do Norte

Obs.: Q4: Quais ações com foco no cliente sua organização realizou em resposta ao COVID-19? A pesquisa foi realizada de 28 de abril a 22 de maio de 2020 (n = 170). O COVID-19 foi declarado pandemia global em 11 de março de 2020.

Referências

Documentos relacionados

Enquanto a sessão estiver na fase Abertura (a partir do momento em que foi iniciada até a data e hora marcada para início da análise das propostas), o responsável pela mesma

Desafios para a oferta de atendimento de fisioterapia na atenção primária à saúde e o enfrentamento da pandemia de COVID-19.. A pandemia de COVID-19 e suas sequelas imprimem

• Platina que se qualifica 12 meses com volume Rubi (mínimo de 15.000 pontos de Grupo por mês) no mercado no ano fiscal. • Diamante com 6 linhas qualificadas nos 12 meses ou •

da América Latina e do Caribe Dinâmica do mercado de trabalho e políticas de emprego para uma recuperação sustentável e inclusiva para além da crise da COVID-19...

Em vista do aumento repentino do número de hospitalizações causadas pela pandemia de COVID-19 na América Latina e no Caribe, bem como da escassez de recursos humanos e materiais,

Já em relação à pandemia da Covid-19, destaca-se a pesquisa de título “Desinformação, Covid-19 e a Mídia Social no Brasil” realizada pelo laboratório

Confirmados COVID-19 Suspeitos COVID-19 Não COVID-19 Os dados referentes a ocupação dos leitos de Campo Grande e de Dourados são de responsabilidade das suas respectivas centrais

Sendo o primeiro tema do seminário de Sanitização e Saneamento na Pandemia da Covid-19, a palestra realizada no dia 03/08/2020 intitulada Crise na Pandemia da Covid-19,