• Nenhum resultado encontrado

AMIB - Curso de Pós-Graduação LATO SENSU Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AMIB - Curso de Pós-Graduação LATO SENSU Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AMIB - Curso de Pós-Graduação LATO SENSU

Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal

1-) Dinâmica da Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal (10h)

Ementa: Objetivos do Curso. Histórico, epidemiologia e Objetivos da Terapia Intensiva

Pediátrica e Neonatal (TIPNN) na Assistência Intensiva às crianças e aos Recém Nascidos (RN). As Normas legais da Terapia Intensiva e regulamentação para o funcionamento. Critérios de internação e alta na UTI Pediátrica e neonatal. Escores Prognósticos em UTI Pediátrica e em UTI Neonatal. Indicadores de qualidade, segurança do paciente e monitoração de Eventos Adversos. Discussão de caso de criança grave. Admissão, Evolução e Prescrições Seguras. Equipamentos e Monitoração de pacientes críticos. Rotinas e Protocolos em Medicina Intensiva.

2-) Bioética e Ética Profissional em Medicina Intensiva (10h)

Ementa: Bioética aplicada na MIPNN. Aspectos Éticos Profissionais e Legais no

atendimento em UTI. Como se deve dar Más Notícias. Gerenciamento de conflitos em UTI. A criança com dependência tecnológica. Cuidados Paliativos (CP) na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico e Neonatal (UTIPNN). A criança em fase terminal de doença irreversível. Morte encefálica e Doação de Órgãos. Declaração de Óbito. Discussão de casos clínicos. Ética em Pesquisas na Medicina Intensiva e como montar e programar um Trabalho de Conclusão de Curso

3-) Procedimentos e Habilidades em Emergências Médicas PHEM

Curso da AMIB (20h)

Ementa (Curso Teórico e Prático): Identificação de Emergências Médicas Pediátricas e

Neonatais (Sinais e Sintomas de Alertas). Avaliação Primária e Secundária. Estabilização da Permeabilidade das Vias Aéreas e Administração de Oxigênio. Abordagem em criança Com Politraumatismo Reanimação Cárdio-Respiratória e Cerebral (RCR-C) Monitorações Básicas e Interpretação de Exames Laboratoriais Emergenciais. Estabilização Hemodinâmica (Cárdio-Circulatória) Acesso venoso e Drogas vasoativas. Arritmias e Terapias elétricas. Práticas de Acesso Venoso Central; Técnica de Seldinger; Intubações Orotraqueias em RN, Lactentes e Jovens; Desfibrilação e Cardioversão; Toracocentese e Punção de Marfan; Vias Aéreas Difíceis. Transferência de Crianças Graves. Discussão de Casos Clínicos

4-) Acidentes Pediátricos (10h)

Ementa: Abordagem Inicial do Paciente Politraumatizado. Avaliação primária e secundária

(2)

Principais Síndromes toxicológicas. Principais antídotos. Drogas de abuso. Acidentes por Animais Peçonhentos. Discussão de Casos Clínicos.

5-) Distúrbios Hidroeletrolíticos e Ácido Básico & Distúrbios

Metabólicos. (10h)

Ementa: Análise de todo o metabolismo da água, sua distribuição no organismo desde sua

absorção e excreção, assim como suas alterações. Manejo nos Distúrbios do Metabolismo ácido básico. Assuntos selecionados: a) Metabolismo da água e desidratação; b) Distúrbios Eletrolíticos (do sódio, do potássio, do cálcio, do magnésio, do fósforo,); c) Distúrbios ácido básicos; d) Cetoacidose diabética; e) Erros inatos do metabolismo; f) Acidose; g) Alcalose.

Discussão de Casos Clínicos.

6-) Respiratório I (20 h)

Ementa: Anatomia das Vias aéreas e Fisiologia Respiratória. Troca gasosa. Fisiopatologia

respiratória. Mecânica e músculos respiratórios. Circulação pulmonar. Monitoração Respiratória. Troca gasosa e interpretação gasométrica. Insuficiência Respiratória (Epidemiologia e Fisiopatologia). Vias aéreas difíceis. Diagnóstico por Imagens nas patologias pulmonares. Ventilação Pulmonar Mecânica (VPM) e a Interação Cardio-Pulmonar. Sistemas e técnicas de fornecimento de oxigênio. Introdução à VPM (manejo, cuidados e complicações). Discussão de Casos Clínicos.

7-) Respiratório II (20h)

Ementa: Doenças Respiratórias obstrutivas altas. Asma Aguda Grave. Bronquiolite e

bronquiolite obliterante. VPM não invasiva. Pneumonia associada à VPM. Insuficiência Respiratória Crônica. Síndrome da Angústia Respiratória Aguda: a) Fisiopatologia e Biologia molecular da lesão pulmonar aguda; b) Suporte Ventilatório com Pressão de suporte e cateter de alto fluxo; c) Manejo farmacológico. Hipertensão Pulmonar. Suporte ventilatório na Doença Neuromuscular. Métodos de Resgate – Óxido Nítrico e Ventilação de alta frequência. Desmame de Ventilação Mecânica e Extubação. Complicações da Ventilação Mecânica e traqueostomia. Cuidados com o paciente em VPM. Discussão de Casos Clínicos.

8-) VENTIPED, CURSO AMIB (20h/a)

Ementa (Curso Teórico e Prático): Curso de Ventilação Mecânica Pediátrico e Neonatal

VENTIPED objetiva fornecer conhecimentos sobre fisiologia e mecânica respiratória aplicadas às patologias mais prevalentes na faixa etária pediátrica e neonatal que levem à necessidade de assistência ventilatória, capacitando o profissional que atua na área de saúde a iniciar a ventilação mecânica em crianças e recém-nascidos, conhecer modos ventilatórios básicos e avançados, bem como fazer os ajustes necessários no ventilador mecânico de acordo com a patologia do paciente.

(3)

Ementa: As principais alterações hematológicas e oncológicas que cursam com

risco para as crianças e que necessitam de tratamento intensivo. Temas a serem analisados: a) Emergências oncológicas; b) Emergências hematológicas; c) Distúrbios plaquetários; d) Transfusão racional de hemoderivados; e) Coagulação intravascular disseminada (CIVD); f) Hemostasia e distúrbios da coagulação; g) Trombose venosa e anticoagulação. . Discussão de Casos Clínicos.

10-) Sedação, Analgesia e Bloqueio Neuromuscular (10h)

Ementa: Anatomia e fisiopatologia da dor. Manifestações Clínicas da Dor e repercussões

fisiopatológicas. Drogas sedativas. Drogas analgésicas. Drogas bloqueadoras da junção neuromuscular. Indicações e manejo das drogas sedativas, analgésicas e neurobloqueadoras. Novas drogas. Métodos para avaliação da dor, sedação e bloqueio neuromuscular. Tolerância, Abstinência e Dependência. Definição e manejo no Dellirium. Desmame da Sedoanalgesia e Uso de Drogas Substitutivas. Discussão de Casos Clínicos .

11-) ECOTIP, CURSO da AMIB (20h)

Ementa (Curso Teórico e Prático): Estudo dos princípios básicos de ultrassonografia em

crianças; demonstração da aplicação da ultrassonografia do coração em seus aspectos funcionais; explicitação da aplicação da ultrassonografia pulmonar, apresentação e prática da ultrassonografia no trauma (princípios FAST), descrição da ultrassonografia transfontanelar; estudo da aplicação da ultrassonografia para realização de procedimentos e para a avaliação do estado volêmico e de hipertensão pulmonar.

12-) Cardiointensivismo e Choque (20 h)

Ementa: Anatomia e fisiologia cardiovascular e interação cardiopulmonar. Avaliação da

Função cardiovascular e métodos diagnósticos em Arritmias cardíacas, Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Cardiomiopatia. Crise hipertensiva. Conceitos básicos: Transporte, consumo e extração de oxigênio. Conceito e classificação de Choque. Perfusão tecidual. Microcirculação no choque séptico. Efeitos sistêmicos do choque. Síndrome da resposta inflamatória e sepse. Disfunção de múltiplos órgãos e sistemas. Reanimação fluídica, Drogas inotrópicas e vasoativas. Monitoração hemodinâmica. Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca. Avaliação da volemia, função cardíaca, derrame pericárdico e tamponamento cardíaco pelo Ecocardiograma. ECMO. Discussão de Casos Clínicos.

13-) Endócrino-Intensivismo (10h)

Ementa: Controle glicêmico no paciente crítico. Cetoacidose diabética e coma

(4)

metabolismo. Resposta Metabólica ao trauma. Distúrbios da tireoide na UTI. Rabdomiólise e mioglobinúria. Discussão de Casos Clínicos.

14-) Nefrointensivismo (10h)

Ementa: Avaliação da Função Renal no Paciente Crítico. Lesão Renal Aguda – Conduta

Conservadora. Lesão Renal Aguda Métodos Dialíticos I. Lesão Renal Aguda Métodos Dialíticos II. Complicações em Síndrome Nefrótica. Glomerulonefrites Agudas. Emergências Hipertensivas. Síndrome Hemolítico-Urêmico. Oncológicas. Discussão de Casos Clínicos.

15-) Infecções Graves (20h)

Ementa: Imunidades inata e adquirida, infecção e resposta do hospedeiro. Avaliação

laboratorial do paciente com suspeita de infecção. Controle de infecção na UTIPe NN/Precauções universais e tipos de isolamento. Uso racional de Antibioticoterapia em Medicina Intensiva e resistência de microrganismos Pneumonia associada à ventilação mecânica. Infecção relacionada ao cateter. Infecção de Trato Urinários (ITU).Infecções bacterianas. Infecções fúngicas. Principais Doenças causadas por vírus. Malária e outras doenças tropicais. Tuberculose. Colite pseudomembranosa. Endocardite infecciosa. Infecção em pacientes imunodeprimidos.. Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS), Sepse. Infecções no SNC. Discussão de Casos Clínicos.

16-) CITIN Pediátrico –Neurointensivismo, Curso AMIB (20h)

Ementa: Avaliação da criança em coma. Estabilização inicial do paciente com insulto

cerebral agudo. Hipertensão Intracraniana – etiopatogenia e fisiopatologia. Fisiopatologia da Lesão cerebral primária e secundária. Monitoração neurológica. Tratamento da hipertensão intracraniana – diretrizes. Traumatismo crânio-encefálico. Traumatismo raquimedular. Convulsão e “status epilepticus”. Meningites e meningoencefalites. Acidente vascular encefálico. Imagem em neurologia intensiva. Encefalopatia hipóxico-isquêmica. Encefalopatias Metabólicas. Pós-operatório de lesões infratentoriais e supratentoriais, hidrocefalia e patologias da calota craniana. Doenças neuromusculares e polineuromiopatia do paciente crítico. Discussão de Casos Clínicos.

17-) Gastrintensivismo (10h)

Ementa: Anatomia e Fisiologia do Trato Digestivo e os órgãos relacionados. Abdome

Agudo. Abdome Agudo Não Traumático. Hemorragia Digestiva. Hipertensão Intraabdominal. Diagnóstico e manejo na Síndrome Compartimental Abdominal. Insuficiência Intestinal. Insuficiência Hepática Aguda. Pancreatite Aguda. Profilaxia da hemorragia digestiva: Indicações e Interpretação de Exames Complementares por Imagens. Discussão de Casos Clínicos

(5)

Ementa: Avaliação nutricional e gasto energético no paciente criticamente doente.

Desnutrição, jejum e suas complicações. Princípios da nutrição enteral e vias de acesso. Tipos de dietas e suas indicações. Prescrição da nutrição enteral e progressão da dieta. Contra-indicações, complicações e dificuldades na progressão da nutrição enteral. Princípios e indicações para nutrição parenteral. Macronutrientes e micronutrientes. Prescrição da nutrição parenteral e progressão da nutrição parenteral. Complicações da nutrição parenteral. Casos clínicos - nutrição enteral. Casos clínicos - nutrição parenteral. Discussão de Casos Clínicos

19-) PFCCS, CURSO – AMIB (20h)

Descrição (Curso Teórico e Prático): O PFCCS, assim como o FCCS, é um curso de

imersão da Sociedade Norte-Americana de Medicina Intensiva franqueada à AMIB no Brasil e voltada aos princípios fundamentais do tratamento intensivo pediátrico nas primeiras 24 horas. Tem por objetivos treinar intensivistas pediátricos e pediatras na reanimação dos pacientes pediátricos gravemente enfermos, além de prepará-los para reconhecer e tratar a deterioração aguda de pacientes previamente estáveis. O curso, composto de módulos teóricos e práticos, ensina a priorizar as necessidades de avaliação dos pacientes pediátricos graves, a selecionar os testes diagnósticos mais apropriados, a identificar e tratar mudanças significativas nos pacientes pediátricos instáveis, a reconhecer e tratar as condições ameaçadoras à vida, e, a saber, referenciar os pacientes para centros de atendimento de maior complexidade. Discussão de Casos Clínicos

20-) Terapia Intensiva Neonatal I (20h)

Ementa: Fisiologia cardiovascular do feto e do neonato. Cardiopatias congênitas -

diagnóstico. Cardiopatias congênitas - terapêutica. Choque cardiogênico no período neonatal. Abordagem do canal arterial no neonato. Icterícia neonatal. Distúrbios hematológicos no feto e no neonato. Terapia intensiva neonatal. Uso de hemocomponentes no período neonatal. Patologias cirúrgicas do trato gastrointestinal. Enterocolite necrosante. Doenças hepáticas no período neonatal. Distúrbio do metabolismo dos carboidratos. Distúrbio do metabolismo do cálcio, fósforo e magnésio. Distúrbio do metabolismo do sódio. Distúrbio do metabolismo do potássio. Necessidades hídricas no período neonatal. Distúrbios da tireoide. Casos clínicos

21-) Terapia Intensiva Neonatal II (20h)

Ementa: Reanimação neonatal. Particularidades da reanimação do neonato prematuro.

(6)

22-) Terapia Intensiva Neonatal III (20h)

Ementa: Doenças na gravidez e o seu impacto para o feto. Encefalopatia

hipóxico-isquêmica. Hemorragia intracraniana. Lesão de substância branca. Convulsão no período neonatal. Ultrassonografia Transfontanela doppler trancraniano. Hipotonia e doença neuromuscular. Terapia intensiva neonatal. Infecções bacterianas. Infecções por fungos e protozoários. Infecções virais. Sepse neonatal precoce. Sepse neonatal tardia. Choque séptico no período neonatal. Nutrição enteral. Nutrição parenteral. Controle térmico do neonato. Retinopatia da prematuridade. Casos Clínicos.

.

23-) Prática Racional e Segura em Medicina Intensiva, CURSO

– AMIB

(20h)

Ementa (Curso Teórico e Prático): É um curso de imersão da AMIB.

Referências

Documentos relacionados

Essas duas últimas famílias de plantas foram coletadas na região do Ouro Branco, MT onde está sendo realizado um trabalho semelhante para identificação das possíveis

A utilização da internet e mídias digitais torna comum o que não é comum para todas as pessoas, exercitando assim não somente a comunicação textual, mas também melhorando cada

Pautando-nos na organização dos saberes docentes nos conglomerados, delineados por Tardif (2012): Saberes da formação profissional; Saberes disciplinares;

Para validar os resultados obtidos com os modelos exato e heurístico e de- terminar o sequenciamento dos caminhões, desenvolveu-se um modelo de simulação computacional. Esse

A dose recomendada está de acordo com sua aplica- ção usual em homeopatia como terapêutica de regu- lação e estimulação, assim como com a dose padrão recomendada pela

35. Se por um lado todos os seres humanos são iguais perante a Lei, eles têm diferenças específicas, seja a raça, seja a língua que falam, a roupa que vestem, a música que

Ao tratar em sua obra sobre o direito e seu fenômeno (seus discursos, suas instituições, seus procedimentos), Lima Barreto evidencia que a literatura não está alheia às normas e às

O foco desta pesquisa inseriu-se na linha Ensino e Aprendizagem e teve como objetivo analisar a inovação pedagógica dos professores e a aprendizagem significativa