• Nenhum resultado encontrado

1º bimestre Sequência didática 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1º bimestre Sequência didática 2"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Título: Mitos gregos

Duração: 4 aulas

Introdução

Toda a cultura ocidental é fortemente influenciada pela cultura grega. Assim, o conhecimen-to dos miconhecimen-tos gregos se faz importante para entender diversos aspecconhecimen-tos de nossa própria cultura. Além disso, habilidades como planejamento de exposições orais e preparação de material de apoio a essas exposições são fundamentais não só em ambientes acadêmico e profissional, como também para o exercício da cidadania.

Objetivos de aprendizagem

Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade –

Participar das interações orais em sala de aula, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores, para resolver conflitos e criar soluções.

Exposição oral – Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com

apoio em recursos multimodais (imagens, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

Regras de convivência em sala de aula – Escutar com atenção apresentações de

trabalhos por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sobre dados apresentados em imagens, tabelas, textos.

Recursos e materiais necessários

Lápis preto e coloridos; canetinhas coloridas; cartolina; textos ou livros sobre mitos gregos diversos. Algumas sugestões de livros são:

DUARTE, Adriane da Silva. O nascimento de Zeus e outros mitos gregos. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

HEATHER, Alexander. Mitologia grega: uma introdução para crianças. São Paulo: Panda Books, 2013.

ABREU, Ana Rosa et al. Alfabetização: livro do aluno. Brasília: Fundescola/SEFMEC, 2000. p. 125-127. Disponível em:

(2)

Desenvolvimento/etapas

Aula 1 – Apresentação do tema

Duração: uma aula de 40 minutos Referência do livro do aluno: Unidade 2 Organização dos alunos: em duplas ou trios

1ª Atividade: Apresentação da proposta e escolha do mito grego a ser trabalhado

Explicar aos alunos que eles farão apresentações orais sobre um mito grego que irão escolher. Esclarecer que, para essa apresentação, precisarão preparar um cartaz de apoio. Esse cartaz deverá conter as seguintes partes: título com letra em destaque (maior e com cor diferente), ilustração que represente o mito pesquisado, frases curtas e diretas que resumam os principais elementos do mito.

Dividir a turma em duplas ou trios. Deixar disponíveis, em uma mesa, textos ou livros sobre mitos gregos, permitindo aos grupos de trabalho que manipulem o material livremente e escolham um mito para ler.

2ª Atividade: Planejamento do cartaz

Orientar os alunos a fazer, em seus cadernos, um planejamento do cartaz. Para isso, eles de-verão identificar as partes do mito lido – introdução, conflito, clímax e conclusão – e resumir cada uma dessas partes em uma ou duas frases.

Aula 2 – Elaboração do cartaz, planejamento e ensaio da apresentação

Duração: uma aula de 40 minutos Referência do livro do aluno: Unidade 2 Organização dos alunos: em duplas ou trios

Dedicar a aula à confecção do cartaz e ao planejamento e ensaio da apresentação oral. Após o planejamento da fala, com a escolha do mito que será recontado, lembrar aos alunos as orienta-ções da aula anterior sobre que o cartaz deverá conter.

(3)

momen-tos distinmomen-tos da narrativa. Explicar que gesmomen-tos e expressões faciais transmitem sentimenmomen-tos e emo-ções e ajudam a atrair a atenção do público.

Recomendar aos alunos que, durante a apresentação, devem procurar olhar para os ouvintes e, ao final, devem perguntar se todos compreenderam a história e se têm alguma dúvida. Explicar-lhes também que, depois do reconto, deverão fazer perguntas a outros grupos sobre o mito que foi apresentado. Para isso, poderão tomar notas durante a apresentação dos colegas para, depois, formular questões pertinentes à discussão. Após as explicações, os grupos podem ensaiar suas apresentações.

Aula 3 – Apresentações

Duração: uma aula de 40 minutos Referência do livro do aluno: Unidade 2

Organização dos alunos: em duplas ou trios; os alunos ouvintes podem ser organizados em roda

Relembrar os grupos de que deverão se apresentar em, no máximo, cinco minutos. Em se-guida, abrir espaço para perguntas da plateia. Terminada a apresentação, convidar a próxima dupla ou o trio.

Um pouco antes de terminar a aula, orientar os alunos a fazer uma avaliação do próprio re-conto. Pedir-lhes que troquem impressões, buscando perceber se conseguiram transmitir o conteúdo com clareza e expressar a emoção das personagens.

Aula 4 – Apresentações

Duração: uma aula de 40 minutos Referência do livro do aluno: Unidade 2

Organização dos alunos: em duplas ou trios; os alunos ouvintes podem ser organizados em roda

(4)

Aferição de aprendizagem

Ao final das apresentações orais, podem ser objetos de avaliação os cartazes produzidos, a expressão oral de cada aluno e as perguntas elaboradas pelos ouvintes. Para isso, sugerem-se os seguintes critérios:

• Cartazes:

- Estrutura – título, ilustração e texto.

- Resumo do conto de acordo com a estrutura narrativa. - Ortografia e correção gramatical.

• Reconto:

- Clareza na narração da história.

- Uso de diferentes entonações para valorizar momentos diversos da narrativa. - Grau de formalidade da fala.

• Intervenções:

- Pertinência das perguntas elaboradas.

Sugestão de questões para auxiliar na aferição

1. Em uma apresentação oral escolar, o uso de roteiro escrito é importante para:

a) avaliar a apresentação dos demais colegas.

b) planejar o que será apresentado, respeitando o tempo de fala e adequando a linguagem ao con-texto.

c) fazer apenas um resumo escrito do texto que será apresentado.

2. Como ouvinte de uma apresentação oral, deve-se:

a) fazer intervenções desnecessárias.

b) ouvir a apresentação desatento.

(5)

Gabarito das questões

1. b.

Referências

Documentos relacionados

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Em outro aspecto, a intoxicação exógena por psicofármacos foi abordada como o método mais utilizado nas tentativas de suicídio, sendo responsável por 33,3% do total de

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

O desenvolvimento experimental consistiu na determinação dos hormônios naturais estrona (E1), 17β-estradiol (E2), estriol (E3), do hormônio sintético 17α-etinilestradiol