• Nenhum resultado encontrado

Eficácia da Acupuntura no tratamento das Lombalgias: uma revisão da literatura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eficácia da Acupuntura no tratamento das Lombalgias: uma revisão da literatura"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Eficácia da Acupuntura no tratamento das Lombalgias: uma revisão

da literatura

Greicy Maria Cavalcante de Oliveira Pais1 greicypais@yahoo.com.br

Flaviano Gonçalves Lopes de Souza²

Pós-graduação em Acupuntura – Faculdade Faserra

Resumo

A Coluna Vestebral é uma estrutura complexa e de grande importância por sustentar todo o corpo. Por diversos fatores, dor na coluna lombar constitui uma causa frequente de morbidade e incapacidade nos indivíduos. Nos últimos anos a utilização da Acupuntura tem se tornado mais frequente para tratamentos de doenças agudas e crônicas, gerando a necessidade de conhecimento dos mecanismos envolvidos na melhora adequada por esse tipo de tratamento. A partir do estímulo de pontos específicos, baseado na teoria da Medicina Tradicional Chinesa, o presente estudo pretende avaliar a Eficácia da Acupuntura no tratamento das Lombalgias. O objetivo geral deste é Elencar evidëncias bibliográficas sobre a eficácia da acupuntura como terapia complementar no tratamento de dores lombares. A pesquisa foi realizada no período de agosto a outubro de 2017. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva, onde Tratou-se utilizou documentos que passaram pelo processo de editoração. Neste estudo observou-se a eficiência da Acupuntura ao tratamento na redução da dor lombar crônica. Porém, necessita-se de pesquisas mais aprofundadas, para uma melhor caracterização da efetividade da Acupuntura no tratamento da Lombalgia, pois os artigos analisados referem-se a diferentes populações.

Palavras-chave: Coluna Vertebral; Dor lombar; Acupuntura

1

Pós-graduando em Acupuntura

(2)

1. Introdução

Dor lombar pode ser causada por várias entidades nosológicas e modificada por transtornos psicossociais. Estudos epidemiológicos demonstram que a

incidência é igual nos homens e nas mulheres, sendo que as mulheres queixam mais de dor lombar após 60 anos de idade, talvez em decorrência das consequências da osteoporose, e ambos apresentam lombalgias ao se encontrarem em rotinas de alto estresse 1.

A lombalgia constitui a principal causa de absenteísmo ao trabalho, adquirida como causa de incapacidade nos indivíduos na faixa etária produtiva. É uma das causas mais onerosas de afecções do aparelho locomotor, e é a segunda causa mais comum de procura por assistência médica em decorrência de doenças crônicas, o que leva a altos custos sociais decorrentes de assistência médica, absenteísmo no trabalho, redução da produtividade e de habilidade para realização de tarefas usuais, reposição das atividades por outros funcionários e afastamento temporário ou definitivo do trabalho, constituindo-se, portanto, um problema médico econômico e social 1.

A dor lombar constitui uma causa frequente de morbidade e incapacidade, sendo sobrepujada apenas pela cefaleia na escala dos distúrbios dolorosos que afetam o homem . Do ponto de vista evolutivo, as lombalgias, lombociatalgias e ciáticas podem ser caracterizadas como agudas, subagudas e crônicas. A lombalgia mecânica comum, ou lombalgia inespecífica, é a forma anatomoclínica inicial de apresentação e a mais prevalente das causas de natureza mecânico degenerativa 2.

(3)

assim, afirmamos que esses conjuntos de pontos de acupuntura, por nós propostos, não substitui a avaliação e métodos de diagnóstico, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, realizadas pelo Acupunturista 3.

A presente pesquisa bibliográfica tem como objetivo elencar evidëncias sobre a eficácia da acupuntura como terapia complementar no tratamento de dores lombares, através de um estudo bibliográfico. A escolha de tal problema, deu-se pela observação de muitos pacientes apresentando dores lombares crônica, entre nossos atendimentos no estágio curricular do curso de Pós-graduação em Acupuntura. A partir daí, viu-se a necessidade de estudar algumas publicações e reunir informações suficientes para identificar quais os principais pontos de acupuntura, usuais e eficazes, podermos utilizar no tratamento específico da dor lombar.

2. Acupuntura

A Acupuntura é uma prática milenar exercida há mais de 5.000 anos na China, idealizada dentro do contexto global da filosofia chinesa embasada no Taoísmo (tradição espiritual que propõe o retorno do homem a um estado de consciência e vida plena, Tao) e das concepções filosóficas e fisiológicas que norteiam a Medicina Tradicional Chinesa. Tanto a Acupuntura quanto as técnicas complementares a ela, como moxabustão, ventosaterapia, sangria, auriculoterapia, massoterapia e muitas outras, fazem parte da antiga Medicina Tradicional Chinesa. Nela, a concepção dos Canais de Energia (Meridianos) e dos Pontos de Acupuntura, o diagnóstico energético e o tratamento baseiam-se nos conceitos do Yin e do Yang; dos Cinco Elementos; do Qi (Energia); do Xue (Sangue) e da Teoria dos Zang Fu (Órgãos/Vísceras) 15.

As teorias do Yin –Yang e cinco elementos representam um salto histórico na medicina, que deixou de ver a doença como sendo causada por espíritos perversos e passou a ter uma visão naturalista da doença como sendo causada por um estilo de vida 8.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o tratamento através da acupuntura tem como objetivo a normatização dos órgãos doentes por meio de um suporte funcional que exerce efeito terapeutico 8.

(4)

compenetrar-se de sua importância, estudar profundamente seus ensinamentos e diretrizes e somente assimilando-o, poderão contribuir para a evolução dessa antiga arte de curar 8.

2.1 Coluna Vertebral

A coluna vertebral é formada vértebras, que funcionam em conjunto como uma haste firme e se movimentam pelos seus encaixes (as articulações) estabilizada por vários ligamentos e músculos ligados a essas elas. Sua sua estrutura é bastante complexa preparada para permitir a sustentação e a movimentação do corpo sem comprometer a função de proteção da medula espinhal. Assim é comum nos referirmos à coluna ou a problemas que a acometem pensando nesse conjunto de estruturas além da parte óssea. A coluna divide-se em quatro segmentos com 7 vértebras na região cervical, 12 na torácica, 5 na lombar e 5 vértebras que são fundidas formando o osso sacro, que se i i i i 4

.

Ela constitui um importante eixo de comunicação entre o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico, por meio da medula espinhal, contida no canal medular da coluna vertebral. A mesma sustenta nossa posição bípede, e por isso é a mais sacrificada na escalada do desenvolvimento humano. As patologias associadas à coluna são freqüentes, mais comuns e mais precoces, ocorre em função da longevidade, sedentarismo, desrespeito as questões ergonômicas nos locais de trabalho e isso ocasiona um maior desgaste e estresse dessas estruturas 4. Existem várias estruturas que podem causar dor (ossos, articulações, ligamentos, músculos, medula espinhal, nervos) e mais de 70 doenças que podem se manifestar com dor na coluna, como infecções, tumores, traumas súbitos ou de repetição, contusões, luxações e fraturas, erros posturais e sobrecargas, inflamações no local ou sistêmicas 4.

2.2 Lombalgia

(5)

incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor do que a cefaléia entre os distúrbios dolorosos que mais acometem os indivíduos. Ocorre na região inferior do dorso, em uma área situada entre o último arco costal e a prega glútea. Ela pode ser acompanhada de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas no trajeto do nervo ciático 5.

Os sintomas da lombalgia incluem: dor lombar, geralmente de início discreto, tendo aumento progressivo da intensidade que piora com a mobilidade da região, comumente acompanhada de algum grau de encurtamento da musculatura lombar. Permanecer por tempo prolongado em uma determinada posição (sentado ou em pé) pode provocar o aparecimento da dor. A persistência dos sintomas é um fator extremamente limitante sob o ponto de vista social, afetivo ou profissional, podendo ocasionar também distúrbios emocionais 5.

As causas da lombalgia podem ser: fatores congênitos, obesidade, atividades profissionais que exijam esforço excessivo ou postura inadequada, sedentarismo, síndromes depressivas, trauma, alterações degenerativas da coluna vertebral, gravidez, trabalho repetitivo, tumores, atividade física excessiva ou inadequada, patologias renais, desvios posturais, dentre outras. Mecanismo anatomo-funcional das lombalgias 6.

(6)

3. Metodologia:

A pesquisa foi realizada no período de agosto a outubro de 2017. Quanto aos objetivos, foi do tipo descritiva. Com relação aos procedimentos, constitui-se em um estudo bibliográfico, onde se utilizou documentos que passaram pelo processo de editoração. Considerando a forma interpretativa com que o objeto deste estudo foi tratado e a preocupação de investigar as práticas presentes no processo investigativo a que nos referimos, podemos classificá-la como uma investigação qualitativa, sendo esta composta por um conjunto próprio de termos, conceitos e pressupostos.

As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a elaboração de resumos, leitura analítica das publicações disponíveis nas bases de dados de meio eletrônico; Scientific Eletronic Library Online (SciELO), bem como Literaturas que passaram pelo processo de editoração.

(7)

4.2 Discussão

A lombalgia, para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é atribuída ao clima frio e úmido. O inicio dos sintomas pode ser insidioso que o frio e dentro. Na lombalgia, sendo de caráter paciente não apresente sede, nem vontade de ingeri o líquidos, palidez facial, camada superficial da língua lisa e esbranquiçada e pulso mais lento. Em relação ao diagnostico para detectar o excesso ou deficiência dos elementos são encontradas as características de deficiência que indica fraqueza do organismo e de seu sistema de defesa ou desgaste, decorrente de algumas doenças prolongadas, e o excesso por sua vez, indica que a reação vigorosa do organismo no decorre da doença. As síndromes de deficiência e excesso também indicam o tempo da doença, longa e curta, respectivamente 7.

A Acupuntura no tratamento da lombalgia visa tratar o indivíduo como um todo, relacionando as algias referidas com os órgãos do corpo que apresentam alguma desarmonia. Os meridianos da bexiga, rins, vesícula biliar e vaso governador são os mais comumente acometidos. O tratamento baseia-se na distinção entre os casos agudos e crônicos e a escolha dos pontos é orientada pela localização e natureza da dor. A inserção da agulha nos pontos da região lombar estimula uma fibra nervosa aferente que envia uma informação ao corno posterior da medula espinhal, liberando substâncias opiáceas como a endorfina, por exemplo, que promove analgesia. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o esforço excessivo provoca tensão da musculatura lombar, gerando estagnação de energia e de sangue na região, o que ocasiona a sintomatologia dolorosa. Neste caso, o objetivo da acupuntura é fazer circular essa energia e sangue estagnados através da inserção de pontos específicos, que conseqüentemente irão aliviar a dor 8.

(8)

Exterior/Superficial e nos casos crônicos é Interior/Profundo. Tendo em vista que patologias Superficiais, ou seja, agudas apresentam melhores prognósticos, considera-se o tempo de evolução e instalação da doença 8.

A relação entre o Rim e a Bexiga é de extrema importância, pois com a retenção permanente de Umidade-Frio, enfraquece os Rins e interfere na transformação da Água gerando Deficiência do órgão que contribui para a obstrução da circulação de Qi e Xue na região, causando Estagnação dos mesmos e conseqüentemente gerando sintomas como a dor. Os resultados com a eletroacupuntura se mostraram benéficos nas lombalgias e ciatalgias crônicas em comparação aos resultados de outros tratamentos, valendo ressaltar sua importante associação com a Acupuntura sistêmica 9. Em contra partida, buscou-se identificar as características energéticas das lombalgias crônicas com irradiação para os membros inferioriores, onde constatou-se que por se tratar de uma doença profunda, lombalgias com características Yin e Yin/Yang da doença são as mais freqüentes 10.

Realizou um estudo piloto prospectivo, não controlado, onde ,examinou os benefícios potenciais da Acupuntura em 60 pacientes com dor lombar e sintomas radiculares, onde concluiu que a Acupuntura como método não invasivo de tratamento, com poucas complicações, seria uma opção terapêutica promissora para dor lombar, principalmente quando associada com sintomas radiculares. Um grupo recebeu Acupuntura sistêmica, outro, eletroacupuntura, e o terceiro placebo (falsa estimulação nervosa elétrica transcutânea). Os sintomas foram examinados e monitorados por um examinador que desconhecia qual era o tipo de tratamento aplicado. Conclui-se que há um efeito de alívio de dor a longo prazo por meio da Acupuntura, quando comparado com o uso de placebo em pacientes com dor lombar crônica 11.

(9)

intensidade em cada caso foi determinada em função da tolerância do paciente. Os melhores resultados foram obtidos nas lombalgias mecânicas e para avaliar os resultados, utilizou-se critérios clínicos objetivos e a escala visual analógica (EVA) 9.

Com o objetivo de verificar os efeitos benéficos da Acupuntura em pacientes portadores de dor lombar crônica, observou-se uma melhora no quadro de dor da região lombar, bem como na qualidade de vida segundo relato dos próprios pacientes. Foi solicitado aos pacientes, que respondessem a escala visual analógica (EVA), que consiste em uma escala que vai de 0 a 10, onde 0 é a completa ausência de dor e 10 a dor máxima suportada. Foram selecionadas 3 pacientes, entre 3 e 45 anos, com diagnóstico de dor lombar crônica, tendo sido feito fisioterapia com resultados ditos insatisfatórios pelos mesmos. Cinco sessões de Acupuntura foram realizadas, utilizando-se os pontos, ID3, BP3, B23, B54, ID6, VB30, F5 e B62. Como método terapêutico, as agulhas de 0,25 x 30 mm, eram aprofundadas até que as i nt t n çã “T h Chi” in çã g h estimuladas a cada 10 minutos e todos os pontos foram punturados de maneira bilateral 12.

Um estudo comparativo da aplicação da Eletroacupuntura e Tens, realizado em 12 pacientes do sexo feminino com idade entre 30 a 60 anos, que apresentavam dor lombar de origem postural, subdivido-os em dois grupos, o primeiro, tratado com TENS, modalidade Acupuntura, por meio da aplicação de eletrodos nos acupontos localizados na região da coluna lombar (B23, B24 e B25), por 30 minutos, e o segundo, foi submetido à aplicação de Eletroacupuntura nos mesmos pontos da região lombar, também por 30 minutos. Ambos os grupos foram tratados duas vezes por semana, durante cinco semanas. Os voluntários passaram pela avaliação da dor de acordo com a Escala Visual Analógica (EVA), antes e após cada sessão. Após dez sessões de aplicação, observaram que os dois grupos tiveram um declínio da curva ilustrativa dos valores de dor apresentados pela Escala Visual Analógica (EVA), comprovando que as duas terapêuticas são eficientes no combate e no alivio da dor lombar. Os resultados de comparação das terapêuticas aplicadas nesta pesquisa não foram estatisticamente significantes, possivelmente em razão da pequena amostra e do conseqüente numero reduzido de sessões 13.

(10)

ou igual a 12 semanas e idade maior ou igual a 60 anos; os critérios de exclusão foram: tumor espinal, infecção ou fratura e associação de sintomas neurológicos. Os pacientes foram divididos em 2 grupos. O grupo controle continuou com seus cuidados usuais, de acordo com orientação médica, incluindo antiinflamatórios não hormonais, relaxantes musculares, uso de paracetamol e exercícios. O grupo de estudo, em acréscimo, recebeu Acupuntura 2 vezes por semana, juntamente com estimulação elétrica por 5 semanas. Os resultados foram mensurados, chegando à conclusão que a Acupuntura é um tratamento complementar seguro e efetivo para lombalgia crônica em pacientes idosos 11.

Outro estudo realizado com 148 pacientes com dor lombar, em um tratamento individualizado de Acupuntura por 10 sessões. A síndrome mais comumente diagnosticada associada com dor lombar foi a de Estagnação de Qi e Sangue (88% dos pacientes), seguida de Deficiência do Rim (53%) e da Síndrome Bi (28%), e com mais de uma síndrome 65% dos pacientes. A partir dos dados registrados e das entrevistas, descobriram que a maioria dos canais utilizados para o tratamento foram Bexiga e Vesícula Biliar, 38,4 e 14,9%, respectivamente, bem como os pontos Huatuojiaji 22,9%. Os pontos selecionados foram muitas vezes uma combinação de pontos locais (tais como B23, B26, B53, B54 e VB30 bem como os pontos Huatuojiaji na região lombar) e pontos distais (como o B40, B60, VB34 e VB40). Os tratamentos auxiliares foram utilizados por todos os profissionais em diferentes graus. Todos os pacientes relatam melhora no quadro de dor após as 10 sessões 14.

5. Considerações Finais

Através de tais estudos bibliográficos, encontramos evidências de que, não importando a técnica utilizada, tampouco o grupo de pessoas, a Acupuntura é eficaz ao tratamento na redução da intensidade da dor lombar crônica. Estudos apontam que a Acupuntura é uma alternativa terapêutica promissora e efetiva com poucos efeitos adversos e contraindicações.

(11)

resultados satisfatórios ou no benefício gerado ao bem-estar físico-psíquico-social do ser humano.

Novas pesquisas são necessárias para elucidar os mecanismos dos efeitos associados ao tratamento com Acupuntura, a relação custo-benefício, as técnicas que apresentam melhor eficácia e a melhor coerência na seleção de pontos específicos para dor lombar. Por isso, novas propostas de tratamento da Lombalgia crônica pela Acupuntura devem ser apresentadas pela sociedade científica, objetivando uma abordagem plenamente satisfatória em sua aplicação.

6. Referências

1-YAMAMURA, Y. Acupuntura Tradicional – A arte de inserir. 2ª ed. São Paulo: Roca, 2004.

2-FURLAN, A.D. et al. Acupuncture and dry-needling for low back pain. The

Cochrane Database of Systematic Reviews. (Esse trabalho consiste na tradução,

atualização e adaptação de Revisão Sistemática publicada na Cochrane Library, por solicitação do Ministério da Saúde). Acupuntura para Lombalgia. Centro Cochrane

do Brasil 2005;

3-LIMA, Maria João de Albuquerque Robero Pires de. A influência da Acupuntura

na dor lombar. Universidade de Porto, 2010.

4-MARIANO, Rian Narcizo. Coluna, Cartilha para pacientes . Comissão de Coluna Vertebral. Sociedade Brasileira de Reumatologia, 2011.

5-GOULD, James, A. Fisioterapia na Ortopedia e na Medicina do Esporte. 2ª ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1993;

6-MCKENZIE, Robin. Trate você mesmo sua coluna. 1ª ed.. São Paulo: Editora Roca Ltda, 1997.

7-SILVA, A. G; BANDEIRA, F. L; ROSSAFA, P; BERALDO, C. Tratamento

fisioterapêutico por meio da Acupuntura nas lombalgias. Curitiba, v.1, n.2,

p.1-50, abril/jun. 2005.

(12)

9-TEGGIACHI, Y. Lumbalgias y lumbuciatalgias tratadas mediante electroacupuntura. Rev. Int. acupuntura. v.2, p. 195-198, Jul-Sept; 2008.

10-YAMAMURA, Y. et al. Aspectos energéticos das lombalgias com irradiação

para os membros inferiores. F méd (BR), v.110, n.1, p.107-113, 1995.

11-LORENZETTI, B.T.A. et al. Eficácia da Acupuntura no Tratamento da

Lombalgia. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v.10, n.3, p. 191-196, set./dez.

2006.

12-CRUZ, G.A; SILVA, J.R.T; SILVA, M.L. Efeito da Acupuntura no Tratamento da Lombalgia. Soc. Bras. Fis. Acup. v.5, p. 3-5, Maio; 2004.

13-SANTOS,I., RODRIGUES, A. A., MARTINS, A. B. , FARIA, W. C. Avaliação da

efetividade do TENS e da Eletroacupuntura na lombalgia. Conscientiae Saúde,

v.7, n.4, p.519-524, 2008.

14-MACPHERSON, H.; THORPE, L.; THOMAS, K.; CAMPBELL, M. Acupuncture

for low back pain: traditional diagnosis and treatment of 148 patients in a clinical trial. Complement Ther Med. v.12, n.1, p.38-44, Marc, 2003.

Referências

Documentos relacionados

g) Para Derrame (Acidente Vascular Cerebral): ataques isquêmicos transitórios; alteração neurológica não resultante de acidente vascular cerebral isquêmico e/ou hemorrágico

Vista frontal (A) e lateral (B) do gerador de ozônio que foi utilizado para produção do gás ozônio que foi conduzido para dentro do motor de combustão

Nº 006/2011 Aprovação da Proposta de Aquisição de Alimentos – PAA da Associação unidos para Todos. Nº 007/2011 Aprovação da Proposta de Aquisição de Alimentos – PAA

➢ Anexe a documentação comprobatória de renda familiar bruta mensal (ver lista de possíveis comprovantes no Anexo 3 do edital).. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

1 — Compete ao INAC fiscalizar o cumprimento do disposto no presente diploma. 2 — A pedido do INAC, ou por sua delegação, a entidade gestora deve verificar o

O Presente Plano de Trabalho Individual é parte integrante do contrato de formação celebrado entre o aluno e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte

Fase Menstrual: Para a Medicina Chinesa (MC), a fisiologia feminina é dominada pelo Sangue e durante o ciclo menstrual, o Xue apresenta-se em constante

Pode-se concluir a partir das análises feitas que a informação contida na luminância é muito mais relevante para a imagem que informação contida nas várias