• Nenhum resultado encontrado

Relatório Anual (14/10/2018 a 13/10/2019)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Anual (14/10/2018 a 13/10/2019)"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

1 Universidade do Porto

Provedor do Estudante

Relatório Anual (14/10/2018 a 13/10/2019)

Carlos A.V. Costa

Fevereiro de 2020

(2)

2

(3)

3 Agradecimentos

Aos estudantes que me procuraram, pelo reconhecimento demonstrado nos sucessos e, em especial, pela paciência e compreensão quando não foi possível obter os resultados que pretendiam.

Agradeço o convite que me foi feito pelo Prof. Luis Antunes, membro do Conselho Geral, para mais um mandato a desempenhar as funções de provedor do estudante.

Um agradecimento à equipa reitoral pela cooperação prestada, bem como ao Sr Administrador e ao Sr Director do Serviço de Acção Social.

Também aos Srs Directores das Unidades Orgânicas e respectivas equipas pela disponibilidade quase sempre demonstrada para revisitarem casos que já tinham analisado.

E à D. Lina, pelo apoio de secretariado que sempre me proporcionou com elevada dedicação.

Agradeço ainda a disponibilidade e o apoio às pessoas dos vários serviços da universidade, particularmente daqueles a que mais recorri, nas pessoas dos seus dirigentes: Formação e Organização Académica, Relações Internacionais e Apoio Jurídico bem como à UPDigital.

(4)

4

(5)

5 Índice

Sumário 7

Introdução 9

Caracterização da procura 11

Recomendações 17

Anexo 19

(6)

6

(7)

7 Sumário

O presente relatório refere-se ao período que medeia entre 14/10/2018 e 13/10/2019 e, tal como os anteriores, está organisado essencialmente em dois capítulos: um dedicado à apresentação e análise de dados que procuram caracterisar a procura e a comparar com os períodos homólogos e, outro, com um conjunto de recomendações que resultam da experiência vivida pelo provedor.

A evolução do número casos ao longo do período mostra várias oscilações, com máximos em Outubro, Dezembro e Julho, com uma duração média para resolução de 13 dias.

Durante o período em apreço recorreram aos serviços do provedor 204 estudantes, que representam apenas 0,67% da população, 27,0% dos quais compareceram a pelo menos uma entrevista pessoal.

Em termos relativos, aqueles 0,67%, distribuem-se do seguinte modo:

a) de acordo com o ciclo de estudos que frequentam:

outros (essencialmente formações não conferentes de grau) – 6,99%

2º ciclo – 1,09%

3º ciclo – 1,00%

1º ciclo – 0,81%

Mestrado integrado – 0,22%

b) de acordo com o género masculino - 0,69%

feminino – 0,66%

c) de acordo com a origem Internacional – 1,34%

UE – 1,30%

Portugal – 0,60%

PALOP – 0,54%

Numa perspectiva da tipologia dos processos 50,0% são do foro Académico-Administrativo, 15,7% são do foro Pedagógico, 12,7% são Informações, 10,8% são do foro Acção Social e os restantes classificados como Outros.

Este relatório revisita um conjunto de recomendações que já tinham sido objecto de relato nos anos transactos, mas cuja implementação se julga pertinente.

Contempla também a descrição das recomendações que durante este ano foram sendo enviadas aos orgãos competentes.

(8)

8

(9)

9 Introdução

Este relatório refere-se ao 3º ano do 1º mandato do actual provedor do estudante, cobrindo o período de 14/10/2018 a 13/10/2019, praticamente coincidente com o ano lectivo 2018/19.

O IX ENPE (Encontro Nacional dos Provedores do Estudante) terá lugar na Universidade de Évora em 25 de Outubro de 2019 dedicado à temática da Mediação e Resolução de Conflitos. Também está agendada uma Assembleia Geral Constituinte de uma Associação “Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior”, que pretende vir a formalizar a estrutura ad-hoc existente.

O próximo congresso da RIdDU terá lugar no Rio de Janeiro nos dias 28 a 30 de Setembro de 2020. Nesta altura ainda se desconhece o tema da reunião. Aqui terá lugar uma Assembleia Eleitoral que elegerá os corpos sociais desta associação para o biénio 2020/2022.

Os provedores das Universidades do Minho, do Porto e de Trás os Montes e Alto Douro e do Politécnico do Porto do lado da Região Norte e os Valedores das Universidades da Corunha, Santiago e Vigo do lado da Galiza, realizaram um primeiro encontro organizado pela UM na casa- museu de Monção no dia 23 de Janeiro de 2019. Neste encontro trocaram-se informações sobre o âmbito de atuação, regulamentação e prática nas duas regiões.

No dia 24 de Maio de 2019 teve lugar na Universidade de Vigo um segundo encontro, o primeiro formal, com o tema geral “Inclusão”. Nesta reunião o provedor do estudante da UPorto apresentou a comunicação: “O papel do provedor na resolução de conflitos entre estudantes nacionais e universidades estrangeiras durante estadias de mobilidade”.

O próximo vai ser organizado pela UTAD, no dia 27 de Novembro de 2019, sendo o tema central a

“Qualidade” e o seguinte em 12 de Junho de 2020 pela Universidade da Corunha.

Nos dias 26 a 28 de Junho de 2019 teve lugar en León (Espanha) a 15ª conferência da European Network of Ombuds in Higher Education (ENOHE). O tema geral desta conferência foi

“Defending and protecting rights within Higher Education: Stocktaking, looking ahead”, a que o provedor assistiu e que permitiu tomar contacto com as práticas europeias na área da provedoria nas IES.

A próxima conferência terá lugar de 27 a 29 de Maio de 2020 em Atenas e será organizada conjuntamente com a ACCUO (associação de provedores do Canadá).

Com o objectivo de disponibilizar um conjunto de informação que permita algumas comparações internas e externas e inter-anos, apresenta-se um relato e uma análise das ocorrências no período, objecto deste relatório, e no do mandato.

Por outro lado, o provedor tem ocasião para detectar possíveis oportunidades para melhoria da UPorto incluindo do seu próprio trabalho, para o que elaborou uma lista das recomendações que considera mais pertinentes.

Tal como no ano transacto, o relatório está essencialmente organisado em dois capítulos: um dedicado à apresentação e análise de dados que procuram caracterisar a procura e a sua

(10)

10 evolução e, outro, com um conjunto de recomendações que resultam da experiência vivida pelo provedor durante o mandato.

(11)

11 Caracterização da procura

Tal como nos relatórios anteriores, a caracterização aqui apresentada pretende cobrir várias áreas que se consideram relevantes: evolução do nº de processos ao longo do período, tempo médio de resposta, atendimento presencial e electrónico, caracterização por ciclo de estudos, género, nacionalidade e por tipo de problema até ao nível unidade orgânica.

Quando necessário os dados foram normalizados através do nº de estudantes que relevam para cada caso (dados enviados ao RAIDES 2018/19, portanto não consolidados, e fornecidos pela FOA) o que torna as eventuais comparações entre unidades orgânicas de leitura mais fácil.

A Tabela 1 mostra uma comparação entre os anos de 2016/17, 2017/18 e 2018/19 relativamente ao número de casos, ao tempo médio em dias para a sua resolução e à % média de atendimentos presenciais.

Tabela 1 - Número de casos, tempo médio (em dias) para a sua resolução,

e % média de atendimentos presenciais.

Comparação entre 2016/17, 2017/18 e 2018/19

2016/17 2017/18 2018/19

Número de casos 179 187 204

Tempo médio (dias) para a sua resolução 16 10 13

% média de atendimentos presenciais 49,0 27,4 27,0

No último ano e relativamente ao anterior o número de casos cresceu ligeiramente (cerca de 9%) e o tempo médio para a respectiva resolução aumentou (cerca de 30%), mas manteve-se dentro de um limite que se julga razoável, graças à rapidez com que também outras entidades dentro da UPorto respondem. Continua a tendência para uma cada vez mais frequente utilização pelos estudantes dos meios de comunicação electrónicos para se dirigirem ao provedor.

No Anexo, a Tabela A1 mostra a evolução do número de casos e do tempo médio para a sua resolução ao logo do período. São visiveis oscilações com máximos em Outubro, Dezembro e Julho para o número de casos.

Ainda no Anexo, a Tabela A2 mostra a evolução mensal do número de casos em que ocorreu ou não, pelo menos uma vez, atendimento presencial.

A Tabela 2 mostra a evolução temporal para a UPorto, do número de estudantes que recorreram aos serviços do provedor por ciclo de estudos, género e nacionalidade.

Os 204 estudantes que recorreram aos serviços do provedor representam apenas 0,67% da população.

(12)

12 Quando se observa como os casos se distibuem pelos vários ciclos de estudo sobressai, em termos relativos a classe outros que, na maioria dos casos, está relacionada com a formação não conferente de grau e em termos absolutos os casos do 1º ciclo.

O número de estudantes que procuraram ajuda junto do provedor é, em termos relativos, maior para o género masculino. Em termos absolutos observa-se a situação inversa.

Quando o observador se coloca do ângulo da nacionalidade, em termos relativos há mais procura por parte dos estudantes estrangeiros (PALOP, UE e Internacional), mas em termos absolutos predominam os nacionais.

As Tabelas A3 no Anexo mostram esta informação ao nível das Unidades Orgânicas incluindo também os SASUP, o CDUP e a Reitoria. Os valores relativos apresentados permitem alguma comparação, embora os contextos não sejam iguais.

A Tabela 3 mostra uma comparação entre estas estatísticas para os anos de 2016/17, 2017/18 e 2018/19. Como o número total de estudantes da UPorto variou, tendo variado de ano para ano, a comparação será realizada em termos relativos.

No que diz respeito aos ciclos de estudo e comparando com o ano anterior, há uma diminuição relativa do número de casos nos 1º ciclos e nos mestrados integrados e um aumento relativo nos 2º ciclos e nos outros.

Quando se observa a evolução em termos de género, também comparando com o ano anterior e em termos relativos, o masculino mostra um aumento e o feminino uma diminuição.

Do ponto de vista da origem observa-se em termos relativos um aumento dos casos provenientes dos estudantes nacionais e da UE e uma diminuição dos provenientes dos PALOP e internacionais.

Com a finalidade de classificar as várias tipologias associadas aos casos com que os provedores são confrontados, a REDEPES, criou uma classificação que mereceu a concordância da maioria dos provedores presentes, com o objectivo de ser usada pelo Observatório que entretanto também foi criado.

Na Tabela A4 (ver Anexo) usa-se a referida classificação que considera cinco grandes classes/foros: Académico-Administrativo, Pedagógico, Acção Social, Outros e Informações, segregada ao nível de unidade orgânica.

O foro Académico-Administrativo reune a maioria dos casos (50,0%), seguindo-se os foros Pedagógico e o das Informações com 15,7% e 12,7% dos casos, respectivamente. Os foros Acção Social e Outros (10,8%) têm menor expressão.

Considerando agora o foro académico-administrativo e suas divisões, relevam pela sua importância relativa as subclasses 1.5 (Mobilidade), 1.7 (Propinas), , 1,9 (Falhas dos Serviços), 1.10 (Normas Académicas) e 1.3 (Concursos) que representam respectivamente 20,6%, 18,6%, 13,7%, 11,8% e 8,8% do total deste foro.

No foro pedagógico a subclasse 2.4 (Queixas Contra Docentes) representa 37,5% dos casos seguindo-se a 2.2 (Normas Pedagógicas) e 2.5 (Diversos e Outras Reclamações) com 25,0% e 21,9%, respectivamente.

A subclasse 3.1 (Acção Social Escolar) do foro acção social representa 95,5% dos casos.

(13)

13 Tabela 2 - Evolução temporal para a UPorto por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

UP

Ciclo

4 6 2 6 5 2 4 2 15 3 15 3 2 69 8553 0,81

MI 5 1 5 1 2 0 1 0 3 3 2 3 1 27 12311 0,22

3 4 3 4 3 4 4 3 4 6 1 5 19 63 5771 1,09

2 3 12 4 2 0 3 1 1 3 1 1 2 35 3505 1,00

Outros 1 0 0 2 2 1 1 0 1 0 0 2 0 10 143 6,99

Total 15 14 22 17 14 7 13 6 24 15 19 14 24 204 30283 0,67

Género

F 6 8 8 13 9 3 8 1 12 10 11 7 13 109 16599 0,66

M 9 6 14 4 4 4 5 5 12 5 8 7 12 95 13684 0,69

Total 15 14 22 17 13 7 13 6 24 15 19 14 25 204 30283 0,67

Nacionalidade

Portuguesa 11 9 12 12 10 5 10 5 21 10 16 14 25 160 26775 0,60

PALOP 0 1 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 2 372 0,54

UE 1 0 0 0 1 0 0 0 1 0 1 0 0 4 308 1,30

Internacional 4 4 9 5 2 2 3 1 1 5 1 1 0 38 2828 1,34

Total 16 14 21 17 13 7 13 6 24 15 18 15 25 204 30283 0,67

(14)

14 Tabela 3 - Número de casos e % relativa ao nº de inscritos, por ciclo de estudos, género e nacionalidade.

Comparação entre os anos de 2016/17, 2017/18 e 2018/19

2016/17 2017/18 2018/19

Nº casos Inscritos % Nº casos Inscritos % Nº casos Inscritos % Ciclo

1º 62 8434 0,74 82 8604 0,95 69 8553 0,81

MI 63 12450 0,51 32 12266 0,26 27 12311 0,22

2º 32 5495 0,58 35 5449 0,64 63 5771 1,09

3º 15 3482 0,43 33 3305 1,00 35 3505 1,00

Outros 16 151 10,60 5 123 4,07 10 143 6,99

Total 188 30012 0,63 187 29747 0,63 204 30283 0,67

Género

F 95 16232 0,59 87 16239 0,54 109 16599 0,66

M 93 13780 0,67 100 13508 0,74 95 13684 0,69

Total 188 30012 0,63 187 29747 0,63 204 30283 0,67

Nacionalidade

Portuguesa 169 28086 0,60 140 27218 0,51 160 26775 0,60

PALOP 2 276 0,72 3 312 0,96 2 372 0,54

UE 2 222 0,90 2 267 0,75 4 308 1,30

Internacional 15 1704 0,88 42 2262 1,86 38 2828 1,34

Total 188 30012 0,63 187 29747 0,63 204 30283 0,67

(15)

15 A Tabela 4 mostra a evolução dos casos classificados de acordo com as tipologias, para os anos de 2016/17, 2017/18 e 2018/2019.

Dentro da variabilidade inter-anos que sempre ocorrerá, mas ainda sem dados suficientes para detectar eventuais tendências, observou-se uma diminuição dos casos dos foros Académico- Administrativo e Pedagógico e um aumento dos casos nos outros foros.

Uma análise mais fina das subclasses do foro Académico-Administrativo permite constatar um crescimento dos casos classificados como Calendário Escolar/Inscrições, Concursos, Mobilidade e Diversos e Outras Reclamações e uma diminuição nos casos classificados como Estatutos e Propinas mantendo-se os restantes praticamente constantes.

Uma análise semelhante aos casos do foro Pedagógico mostra um crescimento nos casos classificados como Normas Pedagógicas e Queixas Contra Docentes e uma diminuição dos casos classificados como Creditação e Provas de Avaliação.

(16)

16 Tabela 4 - Tipologia* dos Casos (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos Código UP 16/17 UP 17/18 UP 18/19

Casos Código UP 16/17 UP 17/18 UP 18/19

Foro Académico-Administrativo 1 85 104 102 Foro Acção Social 3 16 13 22

Calendário

Escolar/Inscrições 1.1 8 3

6

Acção Social Escolar 3.1 11 11 21

Certidões/Diplomas 1,2 4 2 3 Saúde e Desporto 3.2 3 1 1

Concursos 1.3 13 7 9 Falhas dos Serviços 3.3 2 1 0

Estatutos 1.4 16 10 6 Diversos e Outras Reclam. 3.4 0 0 0

Mobilidade 1.5 5 16 21

Prescrição 1.6 6 3 3

Foro Outros 4 7 7 22

Propinas 1.7 16 31 19 Pessoal 4.1 3 1 2

Taxas/Emolumentos 1.8 3 4 5 Associativo e Cívico 4.2 3 1 0

Falhas de Serviços 1.9 3 13 14 Segurança e Equipamento 4.3 0 5 20

Normas Académicas 1.10 6 13 12 Diversos e Outras Reclam. 4.4 1 0 0

Diversos e Outras

Reclam. 1.11 5 2

4

Informações 5 30 22 26

Foro Pedagógico 2 58 41 32

Creditação 2.1 8 15 3 Total 196 187 204

Normas Pedagógicas 2.2 30 4 8

Provas de Avaliação 2.3 2 6 2 Nº de Estudantes 30012 29747 30283

Queixas Contra

Docentes 2.4 16 8 12

Diversos e Outras

Reclam. 2.5 2 8 7 % do Total 0,65 0,63 0,67

*Classificação adaptada da usada pelo Observatório da REDEPES

(17)

17 Recomendações

Começaria por revisitar recomendações de caracter geral e particular que constam dos relatórios referentes aos períodos anteriores que julgo continuarem actuais e merecedoras de reflexão e eventualmente solução:

a) existem vários estatutos especiais, uns adaptados da legislação e, outros, criados pela UPorto; no que diz respeito às descriminações positivas que estes estatutos concedem, julgo que valeria a pena efectuar um estudo comparado, no sentido de aferir da sua proporcionalidade e, se fôr o caso, os tornar mais justos;

b) os problemas que se colocam quando os estudantes estão doentes, nomeadamente a justificação de faltas e a possibilidade ou não de aceder a avaliações, são objecto de decisões que se mostram heterogéneas inter- UOs, na minha opinião porque este assunto é omisso nos regulamentos gerais;

c) as transferências internacionais merecem uma revisão da regulamentação interna (p.ex.

demora na creditação e incumprimentos na classificação);

d) a regulamentação da mobilidade out necessita de uma revisão (p. Ex. UCs atrasadas no mesmo semestre da mobilidade, classificação das UCs creditadas quando é feita em Portugal, direito a melhoria de classificação);

e) a UPorto deve relembrar a toda a comunidade a necessidade de que: a publicitação das classificações de exames e a revisão de provas cumpram os prazos estabelecidos; o cálculo da classificação final seja efectuado de acordo com o que consta da ficha da UC;

também é preciso ter em consideração o encurtamento do período dedicado a exames finais, adaptando os métodos de ensino e avaliação a esta recente realidade;

f) só a formação já acreditada deve poder ser oferecida ao mercado;

g) a necessidade de uma reflexão sobre a incompatibilidade entre a limitação a dois exames finais e o sistema de avaliação distribuida quando a UC não prevê um regime especial para TE;

h) um estudo de alternativas para estudantes internacionais que por vezes têm dificuldade em transferir via bancária o valor do emolumento de candidatura;

i) a necessidade de uma reflexão sobre o regime de prescrições e os ENEE;

j) a informação a todas as UOs sobre o prazo para dar resposta (de acordo com o CPA), findo o qual há deferimento tácito;

k) uma reflexão sobre a possibilidade das propinas de 2º e 3ºciclo serem fixadas por edição.

No ano lectivo a que se refere o presente relatório foram sugeridos os seguintes assuntos para reflexão e eventual solução:

a) produzir uma informação sobre aspectos considerados mais importantes no que concerne a contratos de arrendamento;

b) encontrar uma solução de compromisso para melhorar a desejável concatenação entre matrículas e concursos de bolsas da FCT;

c) incluir nas fichas das UC as condições para dispensa de frequência no ano lectivo seguinte se tiver sido obtida no ano corrente;

d) eventual alargamento do estatuto de TE para o caso da frequência de UC singulares;

e) aplicação do RPUP a reingressos em programas doutorais com conclusão nos 90 dias subsequentes;

(18)

18 f) possibilidade de liquidação electrónica de taxas e emolumentos aos fins de semana e

feriados;

g) reflecção sobre a criação da possibilidade de mudança de regime (integral ou parcial) entre semestres.

Finalmente gostaria de acrescentar algumas considerações sobre eventuais melhorias a introduzir no quadro de actuação do provedor do estudante:

a) dispor de retro-informação sobre decisões de que sejam objecto casos por ele remetidos às UOs e outras entidades da UPorto;

b) ser informado de qualquer novo normativo, interno ou externo, que tenha implicações nos estudantes;

c) ser informado das delegações de competências que possam ter implicações no seu trabalho;

d) não está previsto que qualquer um dos provedores da UPorto seja substituido nas suas faltas ou impedimentos; esta falta de redundância poderia ser colmatada se cada um dos provedores tivesse como vice-provedores os outros dois, desde que sejam prevenidos eventuais conflitos de interesses;

(19)

19 ANEXO

Tabela A1

Tempo médio (em dias) para resolução de casos e evolução do seu número (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

Ano 2018 2019

Mês Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Média (dias) 22 11 10 21 20 24 13 6 5 10 19 9 9 Nº de casos 15 14 23 18 13 7 12 6 25 15 18 14 24

Tabela A2

Evolução do número de casos iniciados no mês referido: com (P) e sem (NP) atendimento presencial (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

Ano 2018 2019

Mês Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out

P

N

P T P N P T P

N P T P

N P T P

N

P T P N P T P

N P T P

N P T P

N

P T P N P T P

N

P T P N P T P

N P T Número 4 11

1

5 3 11 1

4 0 23 2

3 4 14

1

8 4 9

1

3 1 6 7 6 6

1

2 0 6 6 4 21 2

5 3 12 1

5 1 17 1

8 6 8

1

4 2 22 2 4

% P 26,

7 21,

4 0, 0

22, 2

30, 8

14, 3

50, 0

0, 0

16, 0

20, 0

5, 6

42, 9

8, 3

%

média 27,0

(20)

20 Tabela A3.1 - Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Total Inscritos %

FAUP

Ciclo

0 0,00

MI 1 1 2 1057 0,19

0 0,00

0 77 0,00

Outros 0 0,00

Total 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 2 1134 0,18

Género

F 1 1 2 667 0,30

M 0 467 0,00

Total 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 2 1134 0,18

Nacionalidade

Portuguesa 1 1 2 1002 0,20

PALOP 0 25 0,00

UE 0 37 0,00

Internacional 0 70 0,00

Total 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 2 1134 0,18

(21)

21 Tabela A3.2 - Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Total Inscritos %

FBAUP

Ciclo

1º 1 1 1 3 609 0,49

MI 0 0,00

2º 1 17 18 351 5,13

3º 2 1 3 116 2,59

Outros 0 0,00

Total 3 0 1 1 0 0 0 0 2 0 0 0 17 24 1076 2,23

Género

F 1 9 10 742 1,35

M 3 1 1 1 8 14 334 4,19

Total 3 0 1 1 0 0 0 0 2 0 0 0 17 24 1076 2,23

Nacionalidade

Portuguesa 2 1 2 17 22 880 2,50

PALOP 0 1 0,00

UE 0 30 0,00

Internacional 1 1 2 165 1,21

Total 3 0 1 1 0 0 0 0 2 0 0 0 17 24 1076 2,23

(22)

22 Tabela A3.3 - Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Total Inscritos %

FCUP

Ciclo

1º 1 3 2 2 8 1991 0,40

MI 0 540 0,00

2º 1 1 1 2 5 828 0,60

3º 1 1 1 3 395 0,76

Outros 1 1 33 0,00

Total 1 1 1 5 2 0 4 0 0 1 0 2 0 17 3787 0,45

Género

F 5 1 1 1 1 9 1738 0,52

M 1 1 1 1 3 1 8 2049 0,39

Total 1 1 1 5 2 0 4 0 0 1 0 2 0 17 3787 0,45

Nacionalidade

Portuguesa 1 1 1 4 1 4 2 14 3390 0,41

PALOP 0 43 0,00

UE 1 1 52 1,92

Internacional 1 1 2 302 0,66

Total 1 1 1 5 2 0 4 0 0 1 0 2 0 17 3787 0,45

(23)

23 Tabela A3.4 - Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

FCN AUP

Ciclo

1º 1 1 337 0,30

MI 0 0,00

0 39 0,00

3º 1 1 34 2,94

Outros 0 0,00

Total 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 2 410 0,49

Género

F 1 1 2 371 0,54

M 0 39 0,00

Total 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 2 410 0,49

Nacionalidade

Portuguesa 1 1 2 376 0,53

PALOP 0 3 0,00

UE 0 0,00

Internacional 0 31 0,00

Total 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 2 410 0,49

(24)

24 Tabela A3.5 - Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

FADEUP

Ciclo

1º 1 1 2 612 0,33

MI 0 0,00

2º 1 1 1 3 581 0,52

0 146 0,00

Outros 0 0,00

Total 1 0 1 0 0 0 1 0 1 1 0 0 0 5 1339 0,37

Género

F 1 1 406 0,25

M 1 1 1 1 4 933 0,43

Total 1 0 1 0 0 0 1 0 1 1 0 0 0 5 1339 0,37

Nacionalidade

Portuguesa 1 1 1 3 1107 0,27

PALOP 0 4 0,00

UE 1 1 10 10,00

Internacional 1 1 218 0,46

Total 1 0 1 0 0 0 1 0 1 1 0 0 0 5 1339 0,37

(25)

25 Tabela A3.6 - Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

FDUP

Ciclo

1º 1 13 11 3 28 954 2,94

MI 0 0,00

2º 2 2 274 0,73

0 51 0,00

Outros 1 1 0,00

Total 0 0 0 0 0 1 0 0 13 2 11 4 0 31 1279 2,42

Género

F 8 1 6 2 17 914 1,86

M 1 5 1 5 2 14 365 3,84

Total 0 0 0 0 0 1 0 0 13 2 11 4 0 31 1279 2,42

Nacionalidade

Portuguesa 1 13 11 4 29 1090 2,66

PALOP 0 43 0,00

UE 0 6 0,00

Internacional 2 2 140 1,43

Total 0 0 0 0 0 1 0 0 13 2 11 4 0 31 1279 2,42

(26)

26 Tabela A3.7 - Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

F EP

Ciclo

1º 1 2 1 1 1 2 1 9 1519 0,59

MI 0 0,00

2º 1 2 2 1 1 1 1 1 10 1265 0,79

0 115 0,00

Outros 0 0,00

Total 0 1 1 2 4 1 1 2 1 3 0 1 2 19 2899 0,66

Género

F 1 2 2 1 1 3 1 11 1564 0,70

M 1 2 2 1 1 1 8 1335 0,60

Total 0 1 1 2 4 1 1 2 1 3 0 1 2 19 2899 0,66

Nacionalidade

Portuguesa 1 1 1 4 1 2 1 3 1 2 17 2597 0,65

PALOP 0 30 0,00

UE 0 23 0,00

Internacional 1 1 2 249 0,80

Total 0 1 1 2 4 1 1 2 1 3 0 1 2 19 2899 0,66

(27)

27 Tabela A3.8 - Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

FEUP

Ciclo

0 52 0,00

MI 1 1 2 1 1 6 5465 0,11

2º 1 1 1 1 4 537 0,74

3º 1 11 1 1 1 1 16 876 1,83

Outros 1 1 2 16 12,50

Total 0 3 12 1 0 2 1 1 3 1 2 1 1 28 6946 0,40

Género

F 2 5 1 1 1 1 11 2219 0,50

M 1 7 1 2 1 1 2 1 1 17 4727 0,36

Total 0 3 12 1 0 2 1 1 3 1 2 1 1 28 6946 0,40

Nacionalidade

Portuguesa 3 6 2 1 1 1 1 15 6130 0,24

PALOP 0 62 0,00

UE 0 48 0,00

Internacional 6 1 2 1 1 1 1 13 706 1,84

Total 0 3 12 1 0 2 1 1 3 1 1 2 1 28 6946 0,40

(28)

28 Tabela A3.9 - Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

FFUP

Ciclo

0 0,00

MI 0 949 0,00

0 115 0,00

0 73 0,00

Outros 0 0,00

Total 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1137 0,00

Género

F 0 892 0,00

M 0 245 0,00

Total 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1137 0,00

Nacionalidade

Portuguesa 0 1082 0,65

PALOP 0 10 0,00

UE 0 7 0,00

Internacional 0 38 0,00

Total 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1137 0,00

(29)

29 Tabela A3.10- Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UOUOP Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

FLUP

Ciclo

1º 2 1 2 1 1 1 8 2224 0,00

MI 0 0,00

2º 2 1 1 1 1 1 1 1 9 1055 0,85

3º 1 1 1 3 307 0,98

Outros 1 2 2 1 6 0,00

Total 3 3 1 5 3 2 1 1 1 2 2 2 0 26 3586 0,73

Género

F 1 2 4 2 1 1 1 1 1 14 2294 0,61

M 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 12 1292 0,93

Total 3 3 1 5 3 2 1 1 1 2 2 2 0 26 3586 0,73

Nacionalidade

Portuguesa 2 2 5 2 2 1 1 1 2 1 2 21 2971 0,71

PALOP 0 41 0,00

UE 1 1 63 1,59

Internacional 1 1 1 1 4 511 0,78

Total 3 3 1 5 3 2 1 1 1 2 2 2 0 26 3586 0,73

(30)

30 Tabela A3.11 -Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

FMUP

Ciclo

0 0,00

MI 1 1 2 1 1 6 1669 0,36

2º 1 1 309 0,32

3º 1 1 1 3 496 0,60

Outros 0 69 0,00

Total 1 0 0 0 1 0 0 1 2 2 1 1 1 10 2543 0,39

Género

F 1 1 1 1 1 1 6 1670 0,36

M 1 1 1 1 4 873 0,46

Total 1 0 0 0 1 0 0 1 2 2 1 1 1 10 2543 0,39

Nacionalidade

Portuguesa 1 1 1 1 2 1 1 1 9 2287 0,39

PALOP 1 1 80 1,25

UE 0 12 0,00

Internacional 0 164 0,00

Total 1 0 0 0 1 0 0 1 2 2 1 1 1 10 2543 0,39

(31)

31 Tabela A3.12 -Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

FMD UP

Ciclo

0 0,00

MI 1 1 2 396 0,51

0 16 0,00

0 40 0,00

Outros 0 17 0,00

Total 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 2 469 0,43

Género

F 1 1 2 334 0,60

M 0 135 0,00

Total 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 2 469 0,43

Nacionalidade

Portuguesa 1 1 2 452 0,44

PALOP 0 5 0,00

UE 0 2 0,00

Internacional 0 10 0,00

Total 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 2 469 0,43

(32)

32 Tabela A.3.13 -Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

FPCEUP

Ciclo

1º 1 1 2 152 1,32

MI 1 1 862 0,12

2º 1 1 230 0,43

3º 2 1 3 212 1,42

Outros 0 0,00

Total 0 2 1 0 1 1 0 1 0 0 1 0 0 7 1456 0,48

Género

F 2 1 1 1 1 1 7 1204 0,58

M 0 252 0,00

Total 0 2 1 0 1 1 0 1 0 0 1 0 0 7 1456 0,48

Nacionalidade

Portuguesa 1 1 1 1 1 5 1244 0,40

PALOP 0 13 0,00

UE 0 9 0,00

Internacional 1 1 2 190 1,05

Total 1 2 0 0 1 1 0 1 0 0 1 0 0 7 1456 0,48

(33)

33 Tabela A.3.14 -Evolução temporal para cada UO por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2018)

Casos entrados em

2018 2019

UO Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

ICB AS

Ciclo

0 103 0,00

MI 2 2 1373 0,15

0 171 0,00

3º 1 1 2 567 0,35

Outros 0 8 0,00

Total 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 2 0 4 2222 0,18

Género

F 1 1 1 1 4 1584 0,25

M 1 1 638 0,16

Total 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 2 1 5 2222 0,23

Nacionalidade

Portuguesa 1 1 2 1 5 2167 0,23

PALOP 0 12 0,00

UE 0 9 0,00

Internacional 0 34 0,00

Total 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 2 1 5 2222 0,23

(34)

34 Tabela A.3.15 -Evolução temporal para o CDUP por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

CDUP

Ciclo

1º 0 8553 0,95

MI 0 12311 0,26

2º 0 5771 0,64

3º 0 3505 1,00

Outros 0 143 4,07

Total 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 30283 0,63

Género

F 0 16599 0,00

MI 0 13684 0,00

Total 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 30283 0,00

Nacionalidade

Portuguesa 0 26775 0,00

PALOP 0 372 0,00

UE 0 308 0,00

Internacional 0 2828 0,00

Total 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 30283 0,00

(35)

35 Tabela A3.16 -Evolução temporal para a Reitoria por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

Reitoria

Ciclo

1º 3 1 4 8553 0,95

MI 4 2 1 7 12311 0,26

2º 2 1 2 1 6 5771 0,64

3º 1 1 3505 1,00

Outros 0 143 4,07

Total 6 4 2 1 0 0 1 0 0 2 1 1 0 18 30283 0,63

Género

F 4 1 1 1 1 1 1 10 16599 0,06

MI 2 3 1 1 1 8 13684 0,06

Total 6 4 2 1 0 0 1 0 0 2 1 1 0 18 30283 0,06

Nacionalidade

Portuguesa 3 1 1 1 6 26775 0,02

PALOP 1 1 372 0,27

UE 1 1 308 0,32

Internacional 2 2 2 1 1 1 1 10 2828 0,35

Total 6 4 2 1 0 0 1 0 0 2 1 1 0 18 30283 0,06

(36)

36 Tabela A3.17 -Evolução temporal para os SASUP por ciclo de estudos, género e nacionalidade (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos entrados em

2018 2019

Out Nov Dez Jan Fev Marc Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Global Estudantes Global%

SASUP

Ciclo

1º 1 1 1 3 8553 0,95

MI 1 1 2 12311 0,26

2º 2 1 3 5771 0,64

0 3505 1,00

Outros 0 143 4,07

Total 0 0 1 2 0 0 2 0 0 0 1 0 2 8 30283 0,63

Género

F 1 1 1 3 16599 0,02

M 1 1 1 1 1 5 13684 0,04

Total 0 0 1 2 0 0 2 0 0 0 1 0 2 8 30283 0,03

Nacionalidade

Portuguesa 1 2 2 1 2 8 26775 0,03

PALOP 0 372 0,00

UE 0 308 0,00

Internacional 0 2828 0,00

Total 0 0 1 2 0 0 2 0 0 0 1 0 2 8 30283 0,03

(37)

37 Tabela A4 - Tipologia dos Casos (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos/Processos Código FAUP FBAUP FCUP FCNAUP FADEUP FDUP FEP FEUP FFUP FLUP FMUP FMDUP FPCEUP ICBAS CDUP Reitoria SASUP UP

Foro Acamico-Administrativo

0 2 4 7 2 2 28 14 5 0 15 8 0 4 3 0 8 0 102

Calendário Escolar/Inscrições 1.1 1 2 1 1 1 6

(Matrículas, inscrições, anulação de inscrição, inscrições em exames, entrega dissertação/tese)

Certidões/Diplomas 1.2 1 1 1 3

(Certidões, diplomas e documentos)

Concursos 1.3 2 1 2 3 1 9

(Acesso, ingresso, reingresso, transferência, mudanças de curso)

Estatutos 1.4 1 2 1 2 6

(Estatutos estudantis, regimes especiais)

Mobilidade 1.5 1 1 1 11 3 1 3 21

(Contratos de mobilidade, integração dos estudantes)

Prescrição 1.6 1 1 1 3

(Aviso sobre potencial prescrição, reingresso após prescrição)

Propinas 1.7 1 1 2 1 4 7 1 2 19

(Dívida de propinas e consequências, pagamento faseado de propinas)

Taxas/Emolumentos 1.8 3 2 5

(Excluindo propinas)

Falhas dos Serviços 1.9 10 2 1 1 14

(Falhas dos serviços, morosidade de procedimentos, qualidade do atendimento, falta de informação sobre o estado dos processos)

Normas Académicas 1.10 1 2 1 2 1 2 1 2 12

(Regulamentos e despachos)

Diversos e outras Reclamações 1.11 1 1 2 4

(38)

38 Tabela A4 (cont.) - Tipologia dos Casos (14/10/2018 a 13/10/2019)

Casos/Processos Código FAUP FBAUP FCUP FCNAUP FADEUP FDUP FEP FEUP FFUP FLUP FMUP FMDUP FPCEUP ICBAS CDUP Reitoria SASUP UP

Foro Pedagógico 2 0 0 4 0 1 0 4 9 0 8 0 2 3 1 0 0 0 32

Creditação 2.1 1 1 1 3

(Equivalências e creditações, precedências)

Normas Pedagógicas 2.2 3 1 1 1 1 1 8

(Organização pedagógica de Ucs e de cursos, uso de material escolar, incumprimento e/ou omissões regulamentares, assiduidade e justificação de faltas, escolha de turmas, horários escolares, ensino à distância, estágios)

Provas de Avaliação 2.3 1 1 2

(Avaliação, plágio e fraude, horário de provas) Queixas Contra

Docentes

2.4 6 4 2 12

(Problemática na relação entre docentes e estudantes, tutoria e orientação, atraso no lançamento de classificações, horários de atendimento dos docentes, assiduidade e pontualidade dos docentes)

Diversos e outras Reclamações

2.5 2 1 2 1 1 7

(Ambiente em bibliotecas e salas de aula, morosidade de procedimentos, outras reclamações)

Foro Aão Social

3 0 0 1 0 0 0 0 11 0 0 0 0 0 0 0 2 8 22

Acção Social Escolar 3.1 11 2 8 21

(Bolsas de estudo, dificuldades económicas e sociais, alimentação, alojamento)

Saúde e Desporto 3.2 1 1

(Apoio clínico, questões de saúde pessoal e comunitária, desporto e equipamentos desportivos)

Falhas dos Serviços 3.3 0

(Falhas dos serviços, morosidade de procedimentos) Diversos e outras

Reclamações

3.4 0

(Outras reclamações)

Referências

Documentos relacionados

Muito embora, Shahravan et al., (2007) revisaram de maneira sistemática artigos publicados de 1975 a 2005 e puderam observar que a remoção da smear layer melhora

Concluiu-se que as restaurações temporárias coronárias previnem a microinfiltração quando realizadas corretamente; que as restaurações definitivas devem ser

 Interno: As paredes serão de alvenaria chapiscada, em seguida aplicando o reboco composto de argamassa mista, traço 1:0,5;4*. Após o reboco, será aplicado um fundo

O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da adição de triiodotironina (T3) na ração para pós-larvas de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, por meio

Entre os fatores climáticos está a radiação solar, responsável pelo fornecimento de energia para que o processo ocorra, a temperatura e umidade relativa do ar que juntas determinam

Neste trabalho apresentam-se ensaios experimentais em ligas com memória de forma com o objetivo de caracterizar o material e verificar a influência de parâmetros de testes, como taxa

Resultados: Considerando esses estudos, em apenas 2 (20%) foram realizados a quantificação dos níveis de pressão sonora e exames audiológicos, com o intuito de relacionar os

O presente instrumento tem por objetivo regulamentar o estabelecimento, pelo BANCO, dos critérios para abertura de Depósito em Garantia - bloqueado para movimentação, destinado