• Nenhum resultado encontrado

Escola Bíblica Dominical 30 de maio de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Escola Bíblica Dominical 30 de maio de 2021"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Escola Bíblica Dominical

30 de maio de 2021

Mai. 2021 | Volume 2 | nº 22

As parábolas do Senhor Jesus

Parte II - As dez virgens (Continuação)

Participações

Alemanha ...2

Angola ...2

Bielorrússia ...2

Canadá ...3

Chile...4

Coréia do Sul ...4

Dinamarca ...5

Espanha ...5

Estados Unidos ...6

Gana ...6

Itália ...7

Moçambique ...8

Nicarágua ...8

Nova Zelândia ...8

Panamá ...9

Rep. Dem. do Congo ...9

Uruguai ...10

Amazonas ...11

Ceará ...11

Goiás ... 12

Mato Grosso ... 13

Minas Gerais ...14

Paraíba ... 15

Paraná ...16

Rio Grande do Sul ...16

Roraima ... 17

São Paulo ... 17

Igrejas Participantes Acre ... 18

Alagoas ... 18

Amapá ... 18

Amazonas ... 18

Bahia ... 18

Ceará ... 18

Distrito Federal ... 18

Espírito Santo ... 18

Goiás ... 20

Maranhão ... 20

Mato Grosso ... 20

Mato Grosso do Sul ... 20

Minas Gerais ... 20

Pará ... 20

Paraíba ...21

Paraná ...21

Pernambuco ...21

Piauí ...21

Rio de Janeiro ...21

Rio Grande do Norte...21

Rio Grande do Sul ...21

Rondônia ...22

Roraima ...22

Santa Catarina ...22

São Paulo ...22

Sergipe ...22

Tocantins ...22

(2)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de maio de 2021.

Alemanha

Participação da irmã Cris- tiane Reis de Paula Konrad, Igreja de Munique, Pr Ricardo Bravin:

Pergunta 1: Sentido profético:

As vestes oferecidas são bran- cas, não contaminadas, vestes que foram lavadas no sangue do cordeiro. Apocalipse 22:14 7:9 e 3:4

Pergunta 2: a) Eram virgens porque o sangue de Jesus as purificou de todo o pecado - l Joao 1:7.

b) Porque a igreja é a noiva do Senhor Jesus, preparando-se as núpcias (arrebatamento) o noivo sabe que é por sua noiva mui amado e por ela esperado - Cantares 4:10.

Pergunta 3: a) As dez virgens, todas saíram ao encontro do noivo.

b) As dez virgens ouviram o gri- to, porém as cinco néscias esta- vam despreparadas; até possu- íam lâmpadas; porém lâmpada sem óleo, sem luz não cumpre sua funçao.

c) Faltou o azeite, a Luz, faltou a revelação, o Espírito Santo, as- sim não puderam ser reconhe- cidas pelo noivo, finado de fora.

Pergunta 4: a) Loucas.

b) 50%.

Pergunta 5: A palavra se referia à igreja.

Pergunta 6: Aqui está uma li- ção para o crente; todas possu- íam lâmpadas (ou seja, o evan- gelho é por muitos conhecido) porém, somente as prudentes possuíam, constantemente, o óleo, que é a luz (revelação) po- dendo assim serem reconheci- das, a qualquer momento, pelo

noivo.

Pergunta 7: a) Revelação.

b) Luz acesa é a palavra que vai além da letra, é a revelação, faz o homem caminhar na se- gurança e direção do Espírito Santo de Deus.

Angola

Participação dos Obreiros do Grupo 3, Igreja de Luanda Ma- culusso Pr. José Eduardo:

Pergunta 1: Sentido histórico:

as vestes era para identificar os convidados e os que são. Senti- do Profético: representa as ves- tes de Salvação o preparo para o encontro com o noivo.

Pergunta 2: a) Porque viveram/

separaram-se em santificação para serem dignas do casa- mento com um único Deus.

b) Todos estão sendo chama- dos para um grande casa- mento cujo maior objetivo é conferir-nos o valor eterno. O número10 aponta para o valor que o Senhor vai conferindo ao homem: 1 (omnisciência e om- nipresença de Deus) e 0 (o ho- mem sem Deus).

Pergunta 3: a) As 10 virgens, Mateus 25:7.

b) Todos tem ouvido os sinais que apontam a vinda do noivo, há necessidade do preparo das nossas vidas para esse encon- tro.

c) O azeite, Mateus 25:8.

Pergunta 4: a) Loucas Mateus 25:3.

b) 50% das dez virgens.

Pergunta 5: A igreja.

Pergunta 6: Para o crente.

Pergunta 7: a) Revelação.

b) Porque é o momento de

densas trevas e há a necessi- dade de nós distinguirmos do mundo.

Bielorrússia

Participação do irmão Pável Antónov, da Igreja de Minsk - Pr. Vasily Moskalenko:

Pergunta 1: Histórico: o pai do noivo deu roupas aos convida- dos para que fossem diferentes das outras pessoas e pudes- sem passar a noite em casa e comer antes do início da festa.

Profético: Estas são as vestes de salvação que são dadas por Deus Pai por meio da morte e ressurreição de Jesus. A origem das roupas é a eternidade. Não existem materiais na terra para fazê-los.

Pergunta 2: A igreja que inclui homens e mulheres é a Noiva de Jesus. “Virgens” significa que elas têm apenas um amor - Jesus, elas estão esperando, se preparando para se encontrar com Ele. “Dez” significa que todos foram convidados, mas nem todos entraram no feria- do. Muitos são chamados, pou- cos escolhidos. Mateus 20:16 Pergunta 3: Todas as 10 virgens ouviram o grito e todas prepara- ram suas lâmpadas. E no início, as lâmpadas de todos estavam acesas. Mas então as lâmpadas de 5 virgens começaram a se apagar. Eles não tinham azeite suficiente. Você tem que pagar pelo azeite. Você não pode dar seu azeite a outra pessoa, in- cluindo seus filhos. Todos de- vem pessoalmente entrar na presença de Deus e ser cheios do Espírito Santo. Ao longo do dia, tomamos muitas decisões que determinam o nível do nosso azeite.

Pergunta 4: Loucas. A propor- ção do prudentes e de loucas é

(3)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de maio de 2021.

metade desses e metade dos outros. Ou seja, a probabilida- de de estar entre o primeiro e o segundo é a mesma. Portanto, no final da parábola, o Senhor disse - Vigiai.

Pergunta 5: À igreja, aos con- vidados para a festa de casa- mento.

Pergunta 6: Lição para o cren- te. “Que cuida estar em pé, olhe não caia”. 1 Coríntios 10:12.

Enquanto estivermos na ter- ra, não podemos ter descanso espiritual. Podemos descansar apenas na eternidade.

Pergunta 7: Luz é revelação.

Ela ilumina a escuridão, que se adensa mais e mais a cada ano.

A revelação é o único recurso que o ajuda a navegar na es- curidão e caminhar na direção que o Senhor aponta da eterni- dade.

Canadá

Participação das Senhoras, da Igreja de Vancouver, Pr. Ado- nias Guilherme:

Pergunta 1: Historicamente as vestes eram dadas pelo Pai do noivo para identificar os con- vidados do casamento. Pro- feticamente representam as vestes de salvação dadas a nós pelo nosso Deus Pai, que repre- sentam a santificação (cobrem o pecado). Da mesma manei- ra que as vestes identificavam os convidados do casamento, hoje nosso testemunho (em santificação) nos identificam como servos do Senhor.

Pergunta 2: a) Porque repre- sentam àqueles que são fi- éis ao esposo. Apontam para aqueles que pertencem so- mente à Deus. Servem apenas a um Deus (nosso Deus).

b) O nº 10 simboliza os dez

mandamentos. A primeira par- te dos mandamentos refere-se ao amor a Deus sobre todas as coisas. Aqui representa a igreja fiel (as prudentes) que coloca o Senhor em primeiro lugar e as demais coisas são acrescenta- das. A segunda parte dos man- damentos refere-se a relação do homem para com seus se- melhantes. Aqui representa a igreja infiel (as loucas), que não coloca como prioridade as coi- sas espirituais, buscando ape- nas ter uma boa relação com seu semelhante, que é impor- tante, mas que não é suficiente para a salvação. 10 = 5 represen- tando a igreja fiel e 5 represen- tando a igreja infiel.

Pergunta 3: a) Todas ouviram o grito e todas se levantaram.

b) Todos tem ouvido sobre a volta de Jesus, mas o detalhe é estar preparado para o encon- tro. O preparo é o Espírito Santo em nossas vidas.

c) Faltou óleo de reserva na bo- tija. A botija fala de nosso cora- ção. Ter óleo de reserva, signi- fica deixarmos o Espírito Santo transbordar na nossa vida. Não podemos dar limite ao Espírito Santo. Temos que deixar o Espí- rito Santo agir em nossa vida a todo momento.

Pergunta 4: a) Virgens Loucas.

b) Meio a meio (5 loucas e 5 prudentes).

Pergunta 5: À igreja.

Pergunta 6: Para o crente.

Participação do irmão Rafael Siqueira Lopes, da igreja de Toronto - Pr. Cesário Sousa:

Pergunta 1: Histórico: Está rela- cionado ao casamento nos cos- tumes judaicos onde o pai do noivo era quem cuidava e tinha todo o recurso e responsabili-

dade de preparar a festa para os convidados e para a noiva.

Em outras palavras, o pai dis- ponibilizava o lugar para que a festa acontecesse, enviava os convites e as vestes nupciais.

Profético: O Pai (Deus pai) do filho (Jesus) está preparando uma igreja onde o convite está sendo feito a cada dia, a igreja fiel já está preparada com sua veste nupcial para o grande dia do arrebatamento.

Pergunta 2: a) Porque necessi- tavam ser separada para o ca- samento, a igreja fiel ela está separada para o encontro nup- cial, para um único amor, o noi- vo Jesus Cristo.

b) As 5 prudentes são os mi- nistérios direcionados pelo Se- nhor através do Espírito Santo.

As outras 5 loucas são as guia- das pela sua própria razão, não seguindo a voz do Espírito San- to.

Pergunta 3: a) Todas as 10 ou- viram.

b) Quando se ouviu o grito todas escutaram, porém só quem entrou foi as prudentes pois tinham azeite consigo.

c) Faltou o azeite para as im- prudentes, pois não estavam preparadas em santificação.

Pergunta 4: a) Imprudente.

b) Havia 5 imprudentes e 5 pru- dentes.

Pergunta 5: Para a Igreja.

Pergunta 6: Para o crente, pois e necessário saber que precisa- mos vives pela graça e manter nossas vestes sempre limpas.

Pergunta 7: a) Direcionar a vida do homem, precisamos ter nossas vidas identificadas através da revelação do Senhor Jesus. Cristo em nós, esperança da glória.

(4)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de maio de 2021.

b) Vivemos um período de tre- vas onde só quem tem a luz, a identificação do Espírito Santo e quem consegue andar, an- dar na revelação pois o Espírito Santo quem nos guia.

Chile

Participação do irmão Mauri- cio Hernandez, Igreja Quinta Normal, Pr. Carlos Rene:

Pergunta 1: Histórico: era cos- tume da época, quando um filho ficava noivo, o pai manda- va roupas para todos os convi- dados, de acordo com a festa de casamento. Profético: As roupas representam uma con- dição espiritual, roupas sujas falam de pecado, roupas lim- pas ou brilhantes falam de san- tificação. O homem por causa de sua tendência ao pecado é portador de roupas sujas, mas Deus enviou seu filho Jesus para morrer pelos nossos pe- cados, se aceitarmos e crermos neste sacrifício, Jesus nos san- tificará por meio de sua morte.

Isso significa aceitar as roupas novas e limpas do pai. 1 Corín- tios 1: 2 - à igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 1 Corín- tios 6:11 - E este foi algum de vo- cês; mas vocês foram lavados, mas vocês foram santificados, mas vocês foram justificados em nome do Senhor Jesus Cris- to e no Espírito do nosso Deus.

Pergunta 2: Virgens: Tem refe- rência à Santidade, a igreja que terá o encontro com o noivo (Jesus) é santificada por ele. As virgens não conheceram um homem até o encontro, fala da fidelidade e do amor único da igreja com um Deus.

10 é o número total de pesso- as que poderiam ter entrado na festa de casamento, todas as virgens ouviram o chamado, mas elas só estavam prontas e puderam entrar. A palavra mostra a igreja fiel (aquelas vir- gens preparadas) e a igreja in- fiel (aquelas que não são).

Pergunta 3: a) Todas as virgens ouviram o chamado e todas fo- ram ao encontro do noivo b) Está relacionado ao chama- do de Jesus, O Senhor quer que todos sejam salvos, mas nem todos aceitarão a salvação.

c) A falta de azeite, que repre- senta o Espírito Santo, repre- senta a comunhão, Aqueles onde habita o Espírito Santo, sabem que a vinda de Jesus está próxima, portanto, estão atentos para se prepararem para o seu retorno e não se sur- preenderem.

Pergunta 4: a) O nome era Vir- gens Loucas ou Tolas. Por não serem prudentes, não mostra- ram bom senso, nem maturi- dade em suas ações e decisões, sabiam de uma salvação, sa- biam do noivo, mas não assis- tiam.

b) A proporção era de 50 e 50, metade era sábia e a outra me- tade tola

Pergunta 5: Para a igreja.

Pergunta 6: Para o crente.

Pergunta 7: a) Luz ou revela- ção.

b) A palavra é aquela que nos orienta e nos ensina sobre o projeto de Salvação, nela se descreve a história, mas tam- bém na palavra que Jesus nos é revelado com nosso Salva- dor, Para entender além da história e da letra, a revelação é importante, que luz para ver

além. Nos dias atuais em que vivemos, profeticamente meia- -noite, é um tempo de trevas e trevas, a palavra de Deus é pre- gada sem revelação, por isso muitas vezes é ineficaz, por isso a revelação é importante, para se chegar ao entendimento que o Senhor quer para nossas vidas

Participação da irmã Ana Mo- lina, Igreja Quinta Normal, Pr.

Carlos Rene:

Pergunta 1: O significado his- tórico é que o pai da noiva deu as roupas para o casamento, era um costume, uma tradi- ção. O sentido profético fala das vestes da Salvação que de- vemos estar em comunhão de santidade para quando nosso Senhor vier.

Pergunta 3: As 10 virgens ouvi- ram o clamor, mas apenas 5 es- tavam prontas, ou seja, tinham o azeite em suas lâmpadas, isso nos fala do Espírito Santo em suas vidas.

Pergunta 4: a) Ele os chamou de tolas.

b) 50% 50

Pergunta 5: Nesta parábola, Jesus se refere à Igreja

Pergunta 6: Esta é uma lição para o crente e quando o Se- nhor vier devemos estar vigi- lantes e atentos cheios do Espí- rito Santo em nossas vidas.

Coréia do Sul

Participação do Pr. Hyungkun Lee, Maranatha Christian Church:

Pergunta 7: Essa parábola nos ensina o quanto é importante para a igreja estar cheia do Es- pírito Santo no final do tempo.

A igreja que não tem o Espírito Santo não pode reconhecer Je-

(5)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de maio de 2021.

sus ou mostrar-se a Jesus que virá em breve, o que resulta em não conhecê-Lo. Este encon- tro será feito em um momento inesperado em um piscar de olhos. Isso significa que temos que estar cheios do Espírito Santo a qualquer momento. É tarde demais para a igreja que não tem o Espírito Santo se pre- parar para o encontro com o Senhor Jesus em um momen- to em que se aproxima. Além disso, a troca do Espírito Santo não é possível entre os homens porque o homem não pode dar o Espírito Santo. Só o Senhor pode dar ao homem que busca sinceramente o Espírito Santo diretamente (Lucas 11:13 - “Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”).

Dinamarca

Participação da irmã Caroline Amiel, Igreja de Copenhagen, Pr Atle Hadland:

Pergunta 1: A veste oferecida pelo pai do noivo represen- tava uma grande honra para quem recebia. Custava caro e não poderia ser comprada.

Era peça única, personalizada para aquele casamento. A pes- soa cuidava com zelo, pois sem ela, não poderia ir à festa. Não poderia perder aquela veste.

Aquela veste também se desta- cava no meio da multidão. Que orgulho sentiam aquelas 10 moças ao passarem pela cida- de usando aquelas roupas. De longe se via “ali vai um convida- do da bodas”. Nossa salvação é uma honra sem precedentes.

Sermos convidados para essa festa não tem preço. Ninguém pode tratar a salvação como uma outra roupa qualquer. É

tratada de forma especial, hon- rosa e com desvelo. Ninguém tem condição de comprar essa benção “Respondeu João: O homem não pode receber coi- sa alguma, se do céu não lhe for dada.” Joao 3:27. Nossa veste de salvação nos destaca neste mundo e nos enche de orgu- lho sermos aqueles dos quais se diz “ali vai um convidado das bodas”.

Espanha

Participação da irmã Eva Pou Miguel, Igreja de Granollers - Pr. Eduardo Campos:

Pergunta 1: Historicamente, o pai do noivo era o responsável pela festa de casamento e deu a todos os convidados os mes- mos vestidos para o casamen- to, isso diferenciava os convida- dos, do resto das pessoas não convidadas. Profeticamente as roupas falam da santifica- ção pelo Espírito Santo, falam de salvação. A salvação será a mesma para todos, sem distin- ção de raça, nem linguagem. A quem aceita Jesus em sua vida, recebe um novo vestido (salva- ção) e um novo nascimento em Jesus. Santificado, separado da carne.

Pergunta 2: a) Porque eles es- tavam prometidas para um só noivo. Ademais, a Igreja Fiel deve ser imaculada sem qual- quer mancha da carne.

b) O número 10 é a divisão pro- fética das virgens sábias e to- las. A igreja como um todo é a noiva, composta por homens e mulheres como um corpo re- presentando a noiva. Jesus é o noivo e é por isso que a igreja é a noiva ou virgem, como um todo.

Pergunta 3: a) Todas as dez vir- gens ouviram o grito de aviso e

todos se levantaram e prepara- ram suas lâmpadas. Todas as Igrejas foram convidadas para o casamento, ou seja, todos co- nhecem o projeto da salvação.

b) No dia das bodas Cordeiro, as Igrejas Fiéis e Infiéis ouvirão a trombeta tocando anuncian- do a vinda do noivo (Sr. Jesus) e todos se levantarão e prepa- rarão suas lâmpadas, mas ape- nas a Igrejas Fiel estará com as lâmpadas acesas porque tem óleo de reserva e entrará na Festa do Casamento. Enquanto a igrejas infiel não terá a luz em suas lâmpadas, porque ficou sem óleo e não será reconheci- da pelo Pai, não refletindo a luz de Jesus.

c) O óleo da reserva estava fal- tando às 5 virgens loucas. Elas pensaram que estavam pron- tas, e tinham, segunda uma previsão carnal, óleo suficien- te para todo aquele projeto. O erro foi pensar. Raciocinaram, estavam desatentas, desaper- cebidas ao Projeto de Salvação, cujo tempo de duração é admi- nistrado por Deus somente.

Pergunta 4: a) Insensatas.

b) Cinco são virgens sábias e cinco são virgens insensatas.

c) A Igreja Infiel está associada às virgens tolas, que pensam que o que têm é suficiente para serem levadas, mas logo no momento do arrebatamen- to perceberão que não têm óleo suficiente para manter suas lâmpadas acesas. A Igreja Fiel se relaciona com as virgens sábias, que estão preparadas, observando ter o coração pre- enchido com o Espírito Santo (óleo de reserva) e a lâmpada acesa, para ser facilmente iden- tificada em meio à escuridão espiritual, no momento do ar- rebatamento.

(6)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de maio de 2021.

Pergunta 5: Para a igreja - de- vemos estar atentos para nun- ca perder a dependência os Se- nhor.

Pergunta 6: É uma lição para o crente.

Pergunta 7: a) Revelação da luz de Jesus

b) Porque o mundo está na es- curidão (trevas, perto da meia noite) e precisamos, mais do que nunca, da lâmpada acesa.

A lâmpada acesa representa a vigilância do servo em relação a sua salvação, todos os dias ele precisa reabastecer o óleo atra- vés da comunhão no corpo de Cristo. Ter a luz acesa é fazer o trabalho completo, sob a gra- ça do Senhor = vigiar, exercer a fé, obedecer, assistir aos cultos, madrugadas, jejum, ler a pala- vra, louvor.

Estados Unidos

Participação do irmão Jeffer- son de Azevedo, da Igreja de Medford, Pr. Abimael Pizoni:

Pergunta 7: a) Revelação. A luz da candeia trazendo a re- velação ao homem o conheci- mento que Deus deseja. Daniel respondeu: “Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mis- tério sobre o qual ele pergun- tou, mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios.

Ele mostrou ao rei Nabucodo- nosor o que acontecerá nos úl- timos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes - Daniel 2:27-28.

b) Por causa das trevas e do momento profético que esta- mos vivendo. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derro- taram. João 1:5

Participação do irmão Walla-

ce Bertholdi de Laia, Igreja Chino Hills - California - Pr.

Daniel de Carvalho:

Pergunta 1: As vestes servem para identificar os convidados para as bodas, profeticamen- te elas mostram aqueles que foram eleitos segundo a pres- ciência de Deus e podem, se estiverem em santificação e comunhão com o Senhor, her- dar a salvação.

Pergunta 2: a) Eram virgens pois nos fala sobre estarmos limpos do pecado, imaculados e lavados no sangue de Jesus.

b) Jesus faz uso da figura de uma “virgem” para mostrar profeticamente como é o pro- cesso de salvação na vida do homem. Onde um povo é se- parado e se mantem puro, li- vre do pecado (igreja), o Pai dá as vestes da salvação, o noivo paga um preço pela noiva (sa- crifício de Jesus na cruz). O noi- vo vem buscar a noiva para as bodas (volta do Senhor Jesus para buscar a sua igreja).

Pergunta 3: a) As 10 virgens ouviram, todas se levantaram, mas apenas 5 estavam prepa- radas para as bodas.

b) Número 10 é para mostrar que as dez foram chamadas, porém só as fiéis foram esco- lhidas.

c) Faltou o azeite de reserva, 5 das virgens, chamadas de lou- cas pelo Senhor Jesus, não ti- nham azeite suficiente para esperar o noivo. Profeticamen- te nos fala daqueles que todos os elementos para alcançarem a salvação, mas por estarem descuidados não tem estado preparado para este momento, não estão dando valor ao Es- pirito Santo e tem vivido uma vida despreocupados sem bus-

car o Senhor Jesus, desprezan- do tudo o que lhes foi dados para estarem nas bodas, sendo amantes de si mesmo e das coisas desta vida.

Pergunta 4: a) Jesus as cha- mou de loucas.

b) A proporção era de 50%.

Pergunta 5: A parábola se refe- re à igreja.

Pergunta 6: Para o crente, a fim de que ele não perca a benção da salvação.

Pergunta 7: a) A luz nos fala da Palavra Revelada em nossas vidas, que é alimentada pelo óleo que é o Espírito Santo.

b) Porque somente à luz da Pa- lavra Revelada podemos estar nos preparando para o Grande Dia do Senhor, nos mantendo seguros, purificados no San- gue de Jesus e tendo nossa fé renovada a cada instante.

Gana

Participação do Pr. Stephen Sawiri, Maranatha Bible Insti- tute em Techiman:

Pergunta 7: A falta de óleo nas lâmpadas das virgens loucas.

Havia falta de óleo nas lâmpa- das das virgens tolas porque viviam em carne e não permi- tiam que o Espírito Santo vives- se em seus corações. Porque o óleo representa o Espírito San- to. Essas são as pessoas que vêm à Igreja por conveniência.

Eles seguem seus desejos da carne em vez de procurar as di- reções do Espírito Santo. As vir- gens prudentes usavam a luz, mas as loucas usavam o som (de sua voz) como argumento.

A luz representa Jesus porque em João 8:12 Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo. A candeia representa o homem. Então,

(7)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de maio de 2021.

se houver óleo (Espírito Santo) na candeia, certamente haverá luz (Jesus). A única maneira de ver na escuridão é ter sua luz brilhando. Assim, as virgens sá- bias usaram a luz porque Jesus é o único que pode direcionar seus caminhos para a festa. As virgens tolas usavam o som de sua voz como seus argumen- tos porque viviam na carne.

Elas usaram seus próprios in- telectos, conhecimento e ex- periência em vez de procurar a direção de Deus. Não há como os atos da carne agradarem a Deus. A Bíblia diz em Zacarias 4:6 Não por força nem por vio- lência, mas pelo Meu Espíri- to, diz o Senhor dos exércitos”.

Sem o Espírito Santo não pode- mos fazê-lo no momento em que o Senhor Jesus voltar. A oportunidade de entrar na fes- ta acabou. A oportunidade de entrar na festa acabou porque as portas estavam fechadas. A oportunidade para as 5 virgens loucas tinha acabado porque eles não tinham óleo em suas lâmpadas. Só através do Espíri- to Santo podemos entrar pela porta. Agora todos nós temos a oportunidade de entrar na festa porque o Espírito Santo ainda está trabalhando entre nós. Precisamos abrir nossos corações para Que Ele habite conosco para que nossas luzes brilhem como Jesus disse jus- tamente em Mateus 5:16: “As- sim resplandeçam as vossas luzes diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus”.

Itália

Participação da irmã Isabel Ferreira Cattani, Igreja de To- rino - Ung. Fernando - Pr. Cre- nilson:

Pergunta 1: O sentido histórico das vestes é que, naquela épo- ca, na festa de casamento era costume que o pai do noivo, o anfitrião, dava vestes aos seus convidados para identificá-los.

No sentido profético aponta para as vestes de salvação que recebemos ao aceitarmos o Se- nhor Jesus como Nosso Salva- dor. Isaias 61:3 e 10 “vestido de louvor por espírito angustiado...

regozijar-me-ei muito no Se- nhor, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me ves- tiu de vestidos de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios, e como noiva que se enfeita com suas joias”. As vestes nos falam de uma nova vida, Santificação. Conferimos, também em Apocalipse 3:18, o conselho do Senhor para este momento profético” aconse- lho-te que de mim compres...

vestidos brancos para que te vistas, e não apareça a vergo- nha da tua nudez”.

Pergunta 2: a) Eram virgens porque queriam estar ao lado do noivo, seu único amor. Con- forme lemos em Cantares 1:3”

como unguento derramado é o Teu nome; por isto as virgens te amam”.

b) As dez foram chamadas, po- rém, somente cinco foram es- colhidas. Dez significa 5+5. Dois tipos de Igreja a Fiel e a Infiel, dois tipos de Igrejas que falam de Jesus, dizem amá-lo. Dois grupos de 5, pois apresentam dois tipos de Ministérios distin- tos. Um tipo de Ministério, que, neste momento profético, está atento, se preocupa e valoriza a porção continua porção do azeite, que aceita o governo e a direção do Espírito Santo. O outro, porém totalmente dis- plicente, quanto a seriedade do

momento, a vigilância e a devi- da valorização do azeite.

Pergunta 3: a) Todas as virgens ouviram o grito, o Evangelho está sendo pregado e mui- tos estão falando da Volta do Senhor. Todas estavam cons- cientes do momento profético.

Todas se levantaram e prepara- ram suas lâmpadas, versículo 7.

b) Todas aceitaram o convite, tinham o desejo de ver o noi- vo, esperavam por ele, e assim, prepararam as suas lâmpadas.

c) Faltou vigilância quanto ao óleo, não discerniram a impor- tância do óleo, não levaram óleo de reserva consigo, ou seja, faltou a dependência do Espírito Santo. Não tinham óleo consigo = experiência individu- al de obediência e governo do Espírito Santo. Versículo 3. Fo- ram eleitas, foram chamadas, mas não entraram no processo.

Pergunta 4: a) O nome que o Senhor Jesus deu aquelas que não tinham óleo: loucas ou néscias.

b) A proporção entre loucas e prudentes é cinquenta por cento, ou seja, a metade.

Pergunta 5: Nesta Parábola, o Senhor Jesus está se referindo a Igreja.

Pergunta 6: Trata-se de uma lição para os crentes. I João 1:7 Pergunta 7: a) O nome profé- tico da luz da candeia é Reve- lação.

b) Temos que ter a Luz acesa continuamente, pois estamos vivendo o momento da noite, momento das trevas. Êxodo 10:23

Participação do irmão Fabri- cio Wallace Souza, Igreja de Torino - Ung. Fernando - Pr.

Crenilson:

(8)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de maio de 2021.

Pergunta 3: a) as dez ouviram o grito. As dez se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.

b) Só a Igreja Fiel obedece ao Espírito Santo e depende Dele para perseverar no Caminho até à Eternidade. Esta é a sua forma de Vida.

c) Faltou à igreja infiel dar ou- vidos ao que O Espírito Santo está dizendo à Igreja e obede- cê-Lo.

Pergunta 4: a) virgens loucas b) 50 %

Pergunta 5: À Igreja

Pergunta 6: Um alerta para a Igreja, para o crente

Pergunta 7: a) Revelação b) Porque o Momento do Breve é o momento das mais densas trevas.

Moçambique

Participação da irmã Isabel da Silva Freitas, Igreja de Nam- pula, Pr. Pirajara Freitas:

Pergunta 1: O sentido histórico é que na época as vestimentas para a festa eram oferecidas pelo pai do noivo, para reco- nhecer os convidados. O aspec- to profético se refere às vestes de salvação que o pai nos dá através do sacrifício do Filho amado.

Pergunta 2: a) Eram virgens porque só tinha um noivo e um único amor.

b) Número 10 é simplesmente para mostrar que as dez foram chamadas, porém só as fiéis fo- ram escolhidas.

Nicarágua

Participação da irmão Fer- nando Neri da Costa, Igreja Manágua, Pr. Arelis Urbina:

Pergunta 1: Sentido histórico se referia ao costume da época, os convidados deveriam ter vestes diferenciadas dos não convida- dos, para serem identificados como participantes da boda. Já o aspecto Profético, se referia às vestes de salvação para es- conder a carne (o pecado) Pergunta 2: a) Virgens, eram puras e um único amor.

b) Para mostrar que as dez fo- ram chamadas, mas só as fieis foram escolhidas.

Pergunta 3: a) Todas saíram ao encontro do noivo (verso 7).

b) Aceitaram o convite e foram preparar as suas lâmpadas.

c) As virgens loucas não tinham o óleo, não estavam preparadas para a boda, pois não levaram consigo o óleo (verso 3).

Pergunta 4: a) Virgens Loucas.

b) Cinquenta por cento.

Pergunta 5: O Senhor Jesus se referia à Igreja. Pois a Igreja fiel deve de estar pronta para o grande dia.

Pergunta 6: Para o crente, pois como servos do Senhor deve- mos estar pronto para o nosso chamado.

Pergunta 7: a) Revelação, pelo momento atual e pelos sinais proféticos, na qual estamos passando.

b) Momento de trevas, os sinais estão claro cada dia presen- ciamos sinais de que a volta do Senhor Jesus está próximo.

Maranata, Maranata, oram vem Senhor Jesus.

Nova Zelândia

Participação do irmão Josi- mar H De Freitas, Igreja de Auckland, Pr. Douglas Span- ghero:

Pergunta 1: Sentido histórico:

as vestes oferecidas pelo anfi- trião era a maneira usada por ele para controlar quem pode- ria entrar na festa, no caso, en- traria somente quem estivesse vestido as vestes ofertada pelo Pai do noivo. Sentido Proféti- co: fala das vestes de salvação a qual foi ofertada a todos pelo Pai celestial com o derramar do sangue de Jesus na cruz e Aqueles que estão cobertos por esta veste (sangue de Je- sus) entrarão na festa.

Pergunta 2: a) Eram virgens porque, o amor que ele mos- trou por Elas as conquistou, e agora no coração delas não há outro Amor

b) O número 10 representa (todos que foram chamados, o compromisso assumido por Ele, o Pai, está mantido, mas daquelas10 que foram chama- das só entraram 5, mostrando que existe um processo e uma necessidade a qual deviam estar preparadas para aquela momento.

Pergunta 3: a) Todas as 10 vir- gens ouviram o grito e saíram ao encontro.

b) Faltou o óleo elas não tinham o Suficiente achavam que O pouco que tinha era Suficiente.

Pergunta 4: a) Virgens loucas.

b) 50%, a metade.

Pergunta 5: À Igreja.

Pergunta 6: Para o crente Pergunta 7: a) Revelação.

b) O momento é de escuridão e a luz (revelação) se faz necessá- ria para guiar os nossos passos e para sermos reconhecidos em meio as trevas.

(9)

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de maio de 2021.

Panamá

Participação da irmã Gladys Ortega, Igreja Aguadulce, Pr.

Vicente Castillo:

Pergunta 1: As vestes ofereci- das pelo Pai do noivo no sen- tido histórico e profético, são vestes novas no sentido de deixar para trás o pecado e ter uma nova e verdadeira comu- nhão com o Pai.

Pergunta 2: a) Eles eram vir- gens, porque a igreja é fiel. Eles foram preparados com óleo em suas lâmpadas para o encontro com Jesus.

b) O número 10 significa “Igre- ja”, na parábola se refere à Igre- ja como uma virgem (5 sábios e 5 imprudentes).

Pergunta 3: a) São 10 virgens e todas se levantaram.

b) Havia 5 sábios e 5 tolos. As prudentes tinham azeite em suas lâmpadas e as outras não.

Eles adormeceram esperando o noivo. Quando Ele chegou, os 5 sábios ainda tinham azeite na jarra e puderam ficar com as lâmpadas acesas.

c) Faltava óleo na garrafa das tolas. Eles não tinham reserva de óleo – Espirito Santo.

Pergunta 4: a) Virgens tolas.

b) Partes iguais, 5 tolas e 5 sá- bias.

Pergunta 5: Ele estava se refe- rindo à Igreja.

Pergunta 6: É uma lição para o crente, que aguarda a chegada do noivo.

Pergunta 7: a) O Salmo 119: 10 mostra-nos que Jesus é a ver- dadeira luz do mundo. Cami- nhamos na luz e não nas trevas.

b) A luz acesa, pois é necessária a identificação com a chama

do ES.

Participação da irmã Mireya Guevara, Igreja Aguadulce, Pr. Vicente Castillo:

Pergunta 1: No sentido histó- rico, o costume do Pai do Noi- vo de dar aos seus convidados vestidos brancos para pode- rem entrar para celebrar o ca- samento. No profético, o ves- tido branco significa pureza, santidade. Apocalipse 3:4.

Pergunta 2: a) Eles eram vir- gens, porque a igreja é fiel. A Igreja Fiel só tem um amor.

b) O número 10 significa Igreja.

As dez virgens que foram cha- madas, profeticamente a pará- bola se refere à igreja formada por homens e mulheres.

Pergunta 3: a) As dez virgens ouviram o clamor e saíram ao seu encontro.

b) Cinco não tinham suas lâm- padas com óleo suficiente para mantê-los acesos até a chega- da de Jesus.

c) Faltava óleo de reserva im- prudente.

Pergunta 4: a) O nome dado foi ‘Loucas’.

b) Cinco deles estavam em co- munhão esperando a chegada de Jesus e cinco deles estavam nas coisas do mundo.

Pergunta 5: A parábola se refe- re à Igreja.

Pergunta 6: É uma lição para o crente.

Pergunta 7: a) Palavra revela- da!

b) Neste momento estamos vi- vendo a última hora da noite, esperando a chegada do Se- nhor Jesus.

Rep. Dem. do Congo

Participação do Pr. Phil Kim, Mission Evangelique du Con- go:

Pergunta 7: As virgens loucas começaram a pedir óleo em- prestado às prudentes. E hoje, assim como muitas igrejas es- tão procurando revelações em outros lugares, participando de diferentes conferências, ouvin- do pregações em todo o mun- do, procurando respostas para suas perguntas. Mas o óleo é para se obter de outra forma.

Deve ser obtido sob certas con- dições. As virgens prudentes recusaram dar o óleo às virgens loucas. Isso parece que não está de acordo com a ética cris- tã. Mas às vezes não faz sentido compartilhar o óleo. Segredos internos e coisas preciosas não devem ser facilmente compar- tilhados. Eles devem ser com- prados. E aqui está o paradoxo do “falso amor”: quando coisas preciosas e interiores de Deus são compartilhadas ambos os lados têm falta: O Noivo che- gou. Haverá tempo em que será tarde para comprar. Qual é a hora agora de comprar?

A figura é exatamente assim:

as virgens loucas estavam no mercado comprando óleo quando o Noivo veio de repen- te. As prudentes eram distin- tas das loucas porque estavam prontas e foram para a festa de casamento imediatamente. E as loucas foram comprar um pouco de óleo, em outras pa- lavras, foram em direção opos- ta ao caminho da salvação, do Noivo. Aqueles que estavam prontos foram para o banque- te de casamento e a porta foi fechada. Onde é que elas es- tavam? No mercado, com os vendedores de óleo. Elas es-

(10)

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de maio de 2021.

tavam focadas nas pessoas, onde o óleo é obtido, e perde- ram a intimidade e a visão de Deus. Aqui foi a catástrofe de se atrasar. “Depois” “as outras vir- gens” também vieram. Outras virgens – isso soa mal. E eles perguntam: “Abra para nós!”

Se lermos atentamente o livro de Apocalipse podemos des- cobrir que esta foto já aconte- ceu uma vez lá. Em Apocalipse 3:20, o Noivo estava do lado de fora da porta e estava batendo da mesma maneira que eles estão batendo agora para Ele.

Eles eram autocomplacentes e autoconfiantes na igreja Laodi- ceia e não abriram a porta para Ele. Apocalipse 3:20 diz: “Eis que estou à porta e bato. Se al- guém ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo”.

Mas como vemos, ninguém abriu a porta para Ele, e agora eles estão no lugar de rejeita- dos. A resposta do Senhor foi curta e clara: “Eu não vos co- nheço!” Hoje ele não nos co- nhece por trás de portas fecha- das. Ninguém conhece alguém por trás das portas. Mas deve ser hoje, quando a porta ainda está aberta, quando ainda há tempo. E como entendemos a partir desta parábola - o tempo é curto. A ordem final do Se- nhor é clara. Louvamos ao Se- nhor que Ele sempre fala curto e claro. Ele disse: “Sede vigilan- tes” Isso significa “não durma”, quando você não tem que dor- mir. Isso significa que você “ob- tenha o óleo” quando ainda é possível obter.

Uruguai

Participação da irmã Fabiana Valevici, Igreja Capra, Pr. Ri- chard Rodriguez:

Pergunta 4: a) Virgens tolas. O

tolo não tem bom senso, pru- dência ou sabedoria. O tolo age sem maturidade. Você realiza ações irracionais ou ilógicas e até mesmo coloca sua vida em risco. Como as virgens ca- reciam de óleo de reserva, elas não valorizavam a reserva. Eles acreditavam que sua vela não se apagaria até que o noivo chegasse e eles não olharam.

A reserva no sentido material seria um peso extra que aque- las virgens teriam que carregar.

Muitos nesta hora final não querem aquele peso extra que é a reserva do Espírito Santo. É um compromisso maior com a Obra, é um tempo de dedi- cação, de busca, de intimida- de com o Espírito Santo. Jesus anunciando sua morte disse aos seus discípulos: “... Se al- guém quiser vir após mim, ne- gue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Mateus 16:24.

A cruz é pesada no sentido material, mas comparada ao preço da Salvação, ela não tem comparação! Torna-se leve. O trabalho é assim para nós, para nós que carregamos o óleo de reserva, muitas vezes somos feridos cada vez mais persegui- dos, mas tudo isso vale a pena alcançar a Meta, nossa salvação eterna. Vemos que neste estu- do Deus está interessado no fim, a meta. Paulo travou essa batalha e nos deixa uma men- sagem: “Combati o bom com- bate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4: 7

b) Havia 2 grupos diferentes de virgens (50%) e duas termina- ções diferentes. Não sabemos quando será o nosso fim. Por isso devemos ser prudentes, vi- gilantes, constantes, cheios do Espírito Santo, esse é o misté- rio. O Espírito Santo, a Luz, é o que testifica que somos filhos de Deus.

Participação da irmã Ana Ka- ren Rodriguez, Igreja Capra, Pr. Richard Rodriguez:

Pergunta 1: Histórico: costume da época, identificavam quem era convidado, essas roupas eram cedidas por o pai do noi- vo, dono da festa. Profético: eles representam as vestes da sal- vação (Apocalipse 16:15 e 3: 4) (Eclesiastes 9: 8) (Colossenses 3: 9-10).

Pergunta 2: a) Porque eram puros e não tinham compro- misso com outro senhor, não amavam outro namorado (Apocalipse 19: 7-8) (Cantares 1:2-4 e 6: 8-9)

b) Significa a igreja como um todo, até o momento do arre- batamento o marido chegar lá será o momento de separar os tolos dos prudentes, enquanto o n ° 10 fala da igreja fiel e infiel.

Pergunta 3: a) Todas.

b) Todas tinham lâmpadas e todos ouviram o grito de que o noivo estava chegando.

c) Faltava de óleo em suas em- barcações, na reserva

Pergunta 4: a) Tolas, impru- dente.

b) 50%. Metade - 5 sábias e 5 In- sensatas.

Pergunta 5: A Igreja Pergunta 6: Para o crente Pergunta 7: a) Revelação (Sal- mos 36: 9 e 119: 105)

b) Porque precisamos andar luz - Êxodo 10: 22-23 e Provér- bios 4:18-19.

**************

(11)

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de maio de 2021.

Amazonas

Participação da irmã Rebeca de Lima Nogueira, Igreja Ca- choeirinha, Pr. Wilson Vieira Nogueira:

Pergunta 1: O sentido históri- co é que as vestes identifica- vam os convidados da festa.

Por onde eles passavam, sa- bia-se que estavam indo para um casamento. Profeticamen- te, essas vestes são as vestes de salvação que identificam a Igreja diante do mundo, indi- cam que a Igreja está pronta para um casamento (as Bodas do Cordeiro). Apocalipse 19:8,9

“E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplande- cente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse- -me: Escreve: Bem-aventura- dos aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verda- deiras palavras de Deus.”

Pergunta 2: a) Porque as vir- gens só têm um noivo, um grande amor e eram fiéis a ele até o fim. E hoje, a Igreja tam- bém tem um único grande amor e se santifica para o en- contro com o noivo (Jesus).

b) O número 10 significa uma separação entre a Igreja Fiel e entre a igreja infiel. Todas as 10 virgens foram convidadas para festa, mas só 5 estavam pron- tas. Mateus 22:14 “Porque mui- tos são chamados, mas poucos escolhidos.”

Pergunta 3: a) Todas as virgens.

Mateus 25:6-7.

b) Todas aceitaram o convite, todas estavam na festa, todas tinham suas lâmpadas e todas tinham as vestes.

c) Faltou o óleo (o azeite em re- serva). Mateus 25:8 “E as loucas

disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nos- sas lâmpadas se apagam.”

Pergunta 4: a) Elas foram cha- madas de “loucas”.

b) A proporção foi de 50%.

Pergunta 5: Estava se referindo à Igreja. Pois é a Igreja que tem o azeite, é ela que está aguar- dando o encontro com o Se- nhor, ela que tem as vestes de salvação.

Pergunta 6: É uma lição para o crente, pois o mundo não tem compromisso com a palavra de salvação.

Participação da irmão Jose Ribamar Carvalho de Jesus, Igreja Armando Mendes, Pr.

Milton Massao Kakuno:

Pergunta 1: o sentido histórico se refere ao costume da época, o pai do noivo colocava à dispo- sição dos convidados as vestes.

O aspecto profético se refere às vestes de salvação para escon- der a nudez

Pergunta 2: a) virgens, porque só tem um noivo.

b) para mostrar que as dez fo- ram chamadas e só as fiéis fo- ram escolhidas.

Pergunta 3: a) Resposta: todas saíram ao encontro do noivo (verso 7).

b) Resposta: aceitaram o convi- te e prepararam as suas lâmpa- das.

c) Resposta: as virgens loucas não tinham óleo – não levaram óleo consigo (verso 3)

Pergunta 4: a) virgens loucas.

b) cinquenta por cento, a me- tade.

c) por causa das trevas – do mo- mento profético que estamos presenciando

Pergunta 5: à Igreja.

Pergunta 6: à Igreja.

Pergunta 7: a) luz ou revelação.

b) por causa das trevas – do momento profético que esta- mos vivendo.

Ceará

Participação do irmã Juliana Maria de Oliveira Lobo, Igreja Jurema, Pr. Expedito José de Oliveira Gomes Filho:

Pergunta 1: Histórico: vestes dadas pelo pai do noivo par a festa. Profético: vestes de sal- vação, testemunho e de santi- ficação.

Pergunta 2: a) Separadas para o Senhor, um único noivo, úni- co amor. “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; por- que vos tenho preparado para vos apresentar como uma vir- gem pura a um marido, a sa- ber, a Cristo.” 2 Coríntios 11:2 b) O número 10 quer dizer um todo, todas foram convidadas, receberam vestes, tinham can- deias. O Senhor veio para que todos tenham vida e vida com abundância, mas, muitos fo- ram chamados e poucos esco- lhidos.

Pergunta 3: a) Todas– “Então todas aquelas virgens se levan- taram, e prepararam as suas lâmpadas.” Mateus 25:7

b) Todas saíram e prepararam suas candeias. No momento da saída da igreja fiel é que haverá diferença, porque na parábo- la fala que algumas tinham o óleo na candeia, ou seja, tinha óleo de reserva para acender sua candeia. Assim será quan- do Jesus vier buscar sua igreja fiel, alguns terão o óleo reserva para fazer iluminar sua candeia e ser visto pelo Senhor e outros

Referências

Documentos relacionados

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Por ter passado por tudo isso e por lidar todo o santo dia com pessoas que estão querendo emagrecer, posso dizer com convicção que você deve fazer o mesmo, ou seja, sentar, fazer

quando crescer, vou ser cientista para inventar combustíveis e depois já não precisas de vender carvão.

Na relação entre a “tradição” lingüística brasileira e a lingüística geral, minha prática nessa história aponta para o deslocamento e a

Pela abordagem da Análise Crítica do Discurso (ACD), em especial os postulados de Fairclough (2001; 2003) o discurso é considerado como forma de prática social, modo de ação sobre

Que o sofrimento de Jesus, doação total de amor por todos nós, para nos permitir a salvação, não tenha sido em vão, sejamos verdadeiros cristãos amando o

O membro da Diretoria Colegiada, do Conselho Fiscal ou o Delegado Sindical que perder o cargo, na hipótese do artigo 60, inciso I, por decisão da Assembleia Geral, não poderá

Também foram utilizados dados secundários de revista do setor de papéis, como a revista O Papel; dados da associação responsáveis por fazer a coleta e análise