• Nenhum resultado encontrado

Formação de uma proteína a partir da ligação peptídica formada entre os aminoácidos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formação de uma proteína a partir da ligação peptídica formada entre os aminoácidos."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Proteínas Resumo

Proteínas são moléculas orgânicas, formadas por uma sequência de aminoácidos ligados em sequência.

Esses aminoácidos são unidos a partir de ligações peptídicas, através de uma síntese por desidratação (ou seja, a água é um produto desta reação). A síntese de proteínas ocorre durante o processo de tradução, que possui a participação de diferentes tipos de RNA (ácido ribonucleico) e ribossomos.

Formação de uma proteína a partir da ligação peptídica formada entre os aminoácidos.

As proteínas podem ser classificadas quanto a sua estrutura em:

Primária: Formada por uma sequência linear de aminoácidos.

Secundária: Formada por uma sequência de aminoácidos que pode estar pregueada (ex. proteínas beta- pregueadas) ou helicoidal (ex. proteína alfa-hélice). Essas dobras nas proteínas acontecem por conta de ligações do hidrogênio presente no grupo -NH com o oxigênio do grupo C=O. São exemplos a queratina e o colágeno.

Terciária: Formada por uma estrutura tridimensional, onde as proteínas dobram sobre si mesmas.

Normalmente ocorrem ligações de pontes dissulfetos entre as moléculas, com interações entre os grupos radicais dos aminoácidos, mas também podem acontecer pontes salinas e ligações de hidrogênio para gerar essa estrutura. Um exemplo é a proteína mioglobina.

Quaternária: Formada pela união de duas ou mais estruturas terciárias. Um exemplo é a proteína

(2)

Quando a proteína perde a sua própria forma, com rompimento das ligações que dão o aspecto tridimensional ou de forma secundária, dizemos que ela sofreu desnaturação. Importante lembrar que proteínas primárias não sofrem desnaturação, visto que não apresentam formas tridimencionais. A maioria das desnaturações são irreversíveis, porém algumas proteínas podem recuperar sua forma caso a estrutura primária esteja intacta. A temperatura alta ou um pH ácido pode desnaturar uma proteína. Quando uma proteína perde a sua estrutura, ela também perde a sua função.

Esquema de uma proteína normal e sua forma após o processo de desnaturação

A função das proteínas, que são polímeros de aminoácidos, é:

• Estrutural: firmeza aos tecidos – colágeno

• Imunológica: defesa – anticorpos

• Hormonal: regula o índice glicêmico – insulina e glucagon

• Catalizadores de reações químicas: aceleram as reações – enzimas

• Contração muscular: actina e miosina

• Transporte: hemoglobina

(3)

Exercícios

1.

Além de serem as macromoléculas mais abundantes nas células vivas, as proteínas desempenham diversas funções estruturais e fisiológicas no metabolismo celular. Com relação a essas substâncias, é correto afirmar que:

a) são todas constituídas por sequências monoméricas de aminoácidos e monossacarídeos.

b) além de função estrutural, são também as mais importantes moléculas de reserva energética e de defesa.

c) são formadas pela união de nucleotídeos por meio dos grupamentos amina e hidroxila.

d) cada indivíduo produz as suas proteínas, que são codificadas de acordo com o material genético.

e) a sua estrutura é determinada pela forma, mas não interfere na função ou especificidade.

2.

Analise a figura a seguir que mostra a mudança da estrutura terciária de uma proteína enzimática, pela modificação das condições às quais ela está exposta.

Disponível em: https://www.puc-rio.br/vestibular/repositorio/provas/2011/download/provas/VEST2011PUCRio_GRUPOS Como é chamada essa mudança ?

3.

Proteínas são moléculas essenciais à vida, atuando como enzimas, hormônios, anticorpos, antibióticos e agentes antitumorais, além de estarem presentes nos cabelos, na lã, na seda, em unhas, carapaças, chifres e penas dos seres vivos. Em relação às proteínas é correto afirmar que:

a) São biopolímeros constituídos de aminoácidos, que são unidos entre si por meio de ligações peptídicas.

b) A produção dessas moléculas se dá sem “gasto” de energia pelos organismos, já que os aminoácidos provêm da alimentação.

c) Todas as proteínas possuem peso molecular idêntico, característica especial dessas moléculas.

d) Apesar da diversidade na constituição e estruturação de seus aminoácidos, essas moléculas apresentam, no seu conjunto, a mesma velocidade de degradação no meio ambiente.

e) A grande variabilidade biológica dessas moléculas permite sua utilização para fins de

(4)

4.

As proteínas, formadas pela união de aminoácidos, são componentes químicos fundamentais na fisiologia e na estrutura celular dos organismos. Em relação às proteínas, assinale a proposição correta.

a) O colágeno é a proteína menos abundante no corpo humano apresentando forma globular como a maioria das proteínas.

b) A ligação peptídica entre dois aminoácidos acontece pela reação dos grupos carboxila dos dois aminoácidos.

c) A ptialina, enzima produzida pelas glândulas salivares, atua na digestão de proteínas.

d) A anemia falciforme, causada por fatores nutricionais, é atribuída ao rompimento das hemácias em função da desnaturação da molécula protéica de hemoglobina em decorrência do aumento da temperatura corporal.

e) A insulina, envolvida no metabolismo da glicose, é um exemplo de hormônio proteico.

5.

As questões abaixo se referem a alguns dos componentes químicos dos seres vivos.

a) Mantendo-se constante a concentração de uma enzima, o efeito da temperatura sobre a velocidade de reação pode ser representado pelo gráfico abaixo:

A partir de uma determinada temperatura ocorre o fenômeno conhecido como “desnaturação”.

Explique esse fato com base na estrutura das enzimas.

b) Considere a frase: “A clara de ovo é rica em proteínas, portanto, tendo em vista seu valor nutricional, seria melhor ingeri-la crua”. Indique se ela é verdadeira ou falsa e justifique sua escolha.

(5)

Gabarito

1. D

Todas as proteínas são formadas a partir do processo de tradução, que tem a participação do material genético

2. Ocorre desnaturação,pois podemos ver que há uma perda da forma terciária da proteína e pode ser causada pela alteração de temperatura do meio.

3. A

As proteínas são moléculas orgânicas formadas pelo sequenciamento de aminoácidos, onde a ligação peptídica ocorre entre a carboxila de uma molécula e o grupo amina de outra.

4. E

A insulina, assim como o glucagon, é um tipo de hormônio proteico, cuja função está relacionada à absorção de glicose pelos tecidos (como o fígado e músculos).

5. a) A desnaturação corresponde a alterações na estrutura terciária de uma enzima, levando à perda de sua função biológica.

b) A afirmativa é falsa. Mesmo que as proteínas presentes na clara do ovo sejam desnaturadas devido ao seu cozimento, os aminoácidos continuam presentes, sem sofrer nenhuma alteração, e serão depois absorvidos pelo organismo.

Referências

Documentos relacionados

Considerando as frequentes enchentes na bacia do rio São Mateus, este estudo tem por objetivo ajustar o Modelo Hidrológico de Grandes Bacias desenvolvido no

realização das provas nas datas previstas ou diminuam a capacidade física dos candidatos não serão levados em consideração, não sendo concedido qualquer tratamento privilegiado. d)

Facilita a construção de serviços a partir de aplicações existentes, pois abstraem a complexidade do protocolo e interface de programação (FUGITA, 2012), ou seja, quem consome

Este trabalho tem por objetivo passar o conceito de marketing de relacionamento, explicando o que é, para que serve e como funciona. Mostra como o cliente gosta de

A identificação de cepas clonais permite estabelecer o elo epidemiológico existente entre isolados de Salmonella, determinando assim a etapa da cadeia de produção

Em relação às proteínas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas. a) Uma proteína formada por 20 ligações peptídicas apresenta 21 aminoácidos. c) Na

Os aminoácidos que formam proteínas são alfa aminoácidos (aminoácidos primários), ou seja, possuem ligados ao carbono alfa um grupo amino, um grupo carboxila e 2 cadeias laterais R

12 (Unicamp-SP) Os  -aminoácidos são moléculas que têm um grupo amino e um grupo carboxila ligados a um mesmo átomo de carbono. Esta molécula produz também um átomo