• Nenhum resultado encontrado

Projeto de Recuperação Semestral 2ª Série EM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Projeto de Recuperação Semestral 2ª Série EM"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Série/Ano: 2ª série BIOLOGIA

Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados no próximo semestre.

Como estudar (estratégia):

O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir as vídeoaulas dos assuntos indicados.

O conteúdo descrito abaixo será avaliado por meio de:

1ª Avaliação (referente ao 1º bimestre)

 1 prova com questões tipo teste

 1 Lista de exercícios

2ª Avaliação (referente ao 2º bimestre)

 1 prova com questões tipo teste

 1 Lista de exercícios

BIOLOGIA 1 – 1º bimestre 1 1

Matéria a ser estudada (conteúdo):

VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO

1 1

Genética mendeliana

1 2

Mono-hibridismo e heredogramas

1 3

Herança autossômica monogênica

1 4

Codominância, alelos letais e alelos múltiplos

2 5

Genética do sangue e eritroblastose fetal

LISTA DE EXERCÍCIOS – 1º bimestre

1- Certa espécie de planta pode produzir flores vermelhas ou brancas, determinadas por um par de alelos autossômicos.

Após a realização de alguns cruzamentos dessas plantas, obteve-se descendentes conforme a tabela a seguir.

(2)

Cruzamentos

Descendentes (%) Flores

vermelhas

Flores brancas 1 Plantas de flores vermelhas foram autofecundadas 100 0 2 Plantas de flores brancas foram autofecundadas 0 100 3 Plantas de flores vermelhas foram cruzadas com plantas

de flores brancas 100 0

4 Plantas de flores vermelhas foram cruzadas com plantas

de flores brancas 50 50

a) De acordo com os resultados obtidos, qual cor das flores é determinada por um gene dominante? Justifique sua resposta.

b) Suponha que plantas resultantes do cruzamento 3 fossem autofecundadas. Quais seriam as proporções fenotípicas esperadas? Esquematize seu raciocínio.

2- No heredograma abaixo estão representadas pessoas que têm uma doença genética muito rara, cuja herança é

dominante. A doença é causada por mutação em um gene localizado no cromossomo 6. Essa mutação, entretanto, só se manifesta, causando a doença, em 80% das pessoas heterozigóticas.

a) Usando os algarismos romanos e arábicos correspondentes, identifique as pessoas que são certamente heterozigóticas quanto a essa mutação. Justifique sua resposta.

b) Qual é a probabilidade de uma criança, que II-5 venha a ter, apresentar a doença? Justifique sua resposta.

3- O heredograma a seguir representa uma família com pessoas afetadas por uma doença hereditária.

a) A doença tem herança dominante ou recessiva? Qual cruzamento permite essa conclusão?

b) Qual a probabilidade de o indivíduo II-3 ser homozigoto dominante?

4- Gatos Manx são heterozigotos para uma mutação que resulta na ausência de cauda (ou cauda muito curta), presença de pernas traseiras grandes e um andar diferente dos outros. O cruzamento de dois gatos Manx produziu dois gatinhos Manx para cada gatinho normal de cauda longa (2:1), em vez de três para um (3:1), como seria esperado pela genética

mendeliana.

a) Qual a explicação para esse resultado?

b) Dê os genótipos dos parentais e dos descendentes. (Utilize as letras B e b para as suas respostas).

(3)

5- A pseudo-acondroplasia é um tipo de nanismo determinado geneticamente pelo alelo D autossômico dominante que interfere no crescimento dos ossos durante o desenvolvimento. A princípio, pensou-se que o fenótipo anão seria expresso pelo genótipo D/D ou D/d. Entretanto, foi considerado que a severidade do alelo dominante, quando em dose dupla, produz efeito letal durante o desenvolvimento embrionário, provocando aborto precocemente. Considere um casal de anões pseudo-acondroplásicos, para responder às seguintes questões:

a) Quais são os genótipos de cada indivíduo do referido casal?

b) Caso a mulher deste casal venha dar à luz uma criança, qual é a probabilidade dela nascer geneticamente com a pseudo- acondroplasia?

c) Como o casal já tem três crianças com a pseudo-acondroplasia, qual é a probabilidade de, em um eventual quarto nascimento, a criança nascer também afetada?

d) Se o casal tem planos para ter uma menina normal em relação a esta condição genética, qual é a probabilidade que se espera para este evento?

e) Em uma outra família, com 3 meninas e 2 meninos, todos apresentando a pseudo-acondroplasia, quantas destas crianças são homozigotas no loco correspondente a este tipo de nanismo?

6- Analise a genealogia, que apresenta indivíduos afetados por uma doença recessiva e indivíduos normais.

a) Quais os indivíduos representados na genealogia que são obrigatoriamente heterozigotos?

b) Qual a probabilidade de o casal formado pelos indivíduos II2 e II3 ter mais dois filhos, sendo ambos do sexo masculino e afetados?

7- As imagens mostram alguns fenótipos em coelhos. Sabe-se que o alelo C determina a pelagem selvagem, o alelo cch determina pelagem chinchila, o alelo ch determina a pelagem himalaia e o alelo ca determina a pelagem albina. A ordem de dominância entre eles é Ccch cc c .a

a) Quais as proporções fenotípicas e genotípicas esperadas na progênie do cruzamento entre um coelho selvagem (Cca) e um coelho chinchila (cchch)?

b) Como você explicaria o aparecimento de coelhos albinos a partir de um cruzamento entre coelhos himalaios?

8- O casal Fernando e Isabel planeja ter um filho e ambos têm sangue do tipo A. A mãe de Isabel tem sangue do tipo O. O pai e a mãe de Fernando têm sangue do tipo A, mas um outro filho deles tem sangue do tipo O.

(4)

a) Com relação ao tipo sanguíneo, quais são os genótipos do pai e da mãe de Fernando?

b) Qual é a probabilidade de que uma criança gerada por Fernando e Isabel tenha sangue do tipo O?

9- Um casal e sua filha única fizeram o teste para descobrir as tipagens sanguíneas, os resultados foram indicados nas lâminas.

Em relação aos resultados obtidos, responda:

a) Qual deles, pai, mãe ou filha, pode ser considerado doador universal para o sistema ABO? Justifique sua resposta.

b) Sabendo que a mãe nunca recebeu sangue em uma transfusão, explique por que a filha não teria a possibilidade de desenvolver a eritroblastose fetal.

10- No início do século XX, o austríaco Karl Landsteiner, misturando o sangue de indivíduos diferentes, verificou que apenas algumas combinações eram compatíveis.

Descobriu, assim, a existência do chamado sistema ABO em humanos. No quadro abaixo são mostrados os genótipos possíveis e os aglutinogênios correspondentes a cada tipo sanguíneo.

Tipo sanguíneo Genótipo Aglutinogênio

A IAIA ou IAi A

B IBIBou IBi B

AB IAIB A e B

O ii Nenhum

a) Que tipo ou tipos sanguíneos poderiam ser utilizados em transfusão de sangue para indivíduos de sangue tipo A?

Justifique.

b) Uma mulher com tipo sanguíneo A, casada com um homem com tipo sanguíneo B, tem um filho considerado doador de sangue universal. Qual a probabilidade de esse casal ter um(a) filho(a) com tipo sanguíneo AB? Justifique sua resposta.

(5)

BIOLOGIA 2 – 1º bimestre

Matéria a ser estudada (conteúdo):

VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO

1 1 INTRODUÇÃO AO REINO PLANTAE

1 2 BRIÓFITAS

1 3 PTERIDÓFITAS

1 4 GIMNOSPERMAS

LISTA DE EXERCÍCIOS – 1º bimestre

1. As principais etapas do ciclo de vida de um vegetal encontrado nos dias de hoje estão representadas no esquema a seguir. Nele, as letras A, B e C correspondem aos tipos de divisões celulares que ocorrem durante o desenvolvimento desse vegetal. Sabendo que a fase dominante do seu ciclo de vida é o gametófito, identifique o tipo de ambiente em que frequentemente é encontrado esse vegetal.

2. Indique, baseando-se na figura do exercício anterior, a letra correspondente ao tipo de divisão celular desse vegetal na qual ocorre a meiose.

3. Observe a figura a seguir, que representa um musgo, e responda:Qual o nome das estruturas apontadas pelas setas A e B, respectivamente?

(6)

4. Como a estrutura apontada pela seta A é capaz de dar origem a um novo musgo?

Analise o esquema a seguir que representa o ciclo vital de uma samambaia isosporada e responda aos seguintes itens:

5. Quais são os mecanismos de divisão celular envolvidos nas etapas numeradas por I e III, respectivamente?

6. Qual o nome das estruturas celulares indicadas pelas letras c e d, respectivamente?

Um turista chega a Curitiba (PR). Já na estrada, ficou encantado com a imponência dos pinheiros-do-paraná (Araucaria angustifolia). À beira da estrada, inúmeros ambulantes vendiam sacos de pinhões. Um dos vendedores ensinou-lhe como prepará-los:

- Os frutos devem ser comidos cozidos. Cozinhe os frutos em água e sal e retire a casca, que é amarga e mancha a roupa.

O turista percebeu que embora os pinheiros estivessem frutificando (eram muitos os ambulantes vendendo seus frutos), não havia árvores com flores. Perguntou ao vendedor como era a flor do pinheiro, a cor de suas pétalas, etc. Obteve por resposta:

- Não sei, não, senhor!

7. O que o turista comprou são frutos do pinheiro-do-paraná? JUSTIFIQUE.

8. Por que o vendedor disse não saber como são as flores do pinheiro? JUSTIFIQUE.

9. Em seu livro "Biology of Plants" (Nova York, W. H. Freeman and Company, 6a edição, 1999), P. H. Raven, R. F. Evert e S. E. Eichhorn dizem: "As plantas, como todos os organismos, tiveram ancestrais aquáticos. A história evolutiva das plantas está intimamente ligada à progressiva ocupação do ambiente de terra firme e à crescente independência do meio aquático para a reprodução." Compare as samambaias e os pinheiros quanto à dependência do meio aquático para a reprodução.

10. Discorra sucintamente sobre uma aquisição evolutiva, não ligada diretamente ao processo reprodutivo, que permitiu às plantas atingir grande tamanho e contribuiu decisivamente para seu sucesso na ocupação do ambiente de terra firme.

(7)

BIOLOGIA 1 – 2º bimestre Matéria a ser estudada (conteúdo):

VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO

2 6

Herança dos cromossomos sexuais

2 7

Segunda Lei de Mendel e interações gênicas

3 8

Herança Quantitativa

3 9

Linkage – Mapas de ligação gênica

LISTA DE EXERCÍCIOS – 2º bimestre

1- Interações gênicas ocorrem quando dois ou mais pares de genes atuam sobre a mesma característica.

Entre as diversas raças de galinhas, é possível encontrar quatro tipos de cristas:

1. crista noz: é resultado da presença de, no mínimo, dois genes dominantes R e E.

2. crista rosa: é produzida pela interação de, no mínimo, um R dominante com dois genes e recessivos.

3. crista ervilha: ocorre devido à interação de dois genes r recessivos com, no mínimo, um E dominante.

4. crista simples: ocorre quando o genótipo é birrecessivo, rree.

De acordo com essas informações, faça o que se pede.

a) A partir do cruzamento de indivíduos de crista noz, ambos duplos heterozigotos, qual é a probabilidade de originar aves de crista rosa?

b) Determine a proporção genotípica e fenotípica do cruzamento entre as aves com o genótipo RRee x RrEe.

2- Considere duas linhagens homozigotas de plantas, uma com caule longo e frutos ovais e outra com caule curto e frutos redondos. Os genes para comprimento do caule e forma do fruto segregam-se independentemente. O alelo que determina caule longo é dominante, assim como o alelo para fruto redondo.

a) De que forma podem ser obtidas plantas com caule curto e frutos ovais a partir das linhagens originais? Explique indicando o(s) cruzamento(s). Utilize as letras A, a para comprimento do caule e B, b para forma dos frutos.

b) Em que proporção essas plantas de caule curto e frutos ovais serão obtidas?

3- Em cobaias, a cor preta é condicionada pelo alelo dominante D e a cor marrom, pelo alelo recessivo d. Em um outro cromossomo, localiza-se o gene responsável pelo padrão da coloração: o alelo dominante M determina padrão uniforme (uma única cor) e o alelo recessivo m, o padrão malhado (preto / branco ou marrom / branco). O cruzamento de um macho de cor preta uniforme com uma fêmea de cor marrom uniforme produz uma ninhada de oito filhotes: 3 de cor preta uniforme, 3 de cor marrom uniforme, 1 preto e branco e 1 marrom e branco.

a) Quais os genótipos dos pais?

b) Se o filho preto e branco for cruzado com uma fêmea cujo genótipo é igual ao da mãe dele, qual a proporção esperada de descendentes iguais a ele?

(8)

4- A hemofilia é uma anomalia ligada ao sexo, condicionada por um alelo recessivo h localizado no cromossomo X. A figura ilustra um heredograma em que um dos homens é hemofílico.

a) Qual é o genótipo da filha desse homem hemofílico? Qual é a probabilidade de ela gerar um menino hemofílico?

b) Em uma população, a probabilidade de que sejam encontradas mulheres hemofílicas é menor do que a probabilidade de que sejam encontrados homens hemofílicos. Explique essa afirmativa, contemplando os dois sexos.

5- Raquel está gestando um casal de gêmeos. O pai dos bebês é seu primo, filho da irmã da mãe de Raquel. O único irmão de Raquel morreu ainda jovem, portador da Distrofia de Duchenne, uma doença genética recessiva,

degenerativa e incapacitante, ligada ao sexo.

a) Qual a probabilidade de o menino vir a desenvolver a doença? Qual a probabilidade de a menina vir a desenvolver a doença?

b) Se Raquel estivesse grávida de outro rapaz, não aparentado a ela e em cuja família não houvesse histórico da doença, a probabilidade de os gêmeos virem a desenvolver a doença estaria diminuída? Justifique sua resposta.

6- O daltonismo é comumente entendido como a incapacidade de enxergar as cores verde e/ou vermelha. A percepção de cores é devida à presença de diferentes tipos do pigmento retinol nos cones da retina. Nos indivíduos daltônicos, alguns desses pigmentos não estão presentes, alterando a percepção das cores. Os genes que participam da síntese desses pigmentos localizam-se no cromossomo X. O daltonismo é um caráter recessivo.

Um homem daltônico casou-se com uma mulher de visão normal em cuja família não havia relatos de casos de daltonismo. Este casal teve dois filhos: João e Maria.

a) Qual a probabilidade de João ter herdado do pai o gene para daltonismo? Qual a probabilidade de Maria ter herdado do pai o gene para daltonismo?

b) Por que é mais frequente encontrarmos homens daltônicos que mulheres daltônicas?

7- Em cães labradores, a determinação genética para coloração da pelagem é condicionada por dois pares de alelos não ligados. O alelo B condiciona coloração preta e o alelo b condiciona coloração marrom. O alelo E permite a

pigmentação preta ou marrom do pelo e o alelo e não permite, condicionando a coloração dourada. Trata-se de um caso típico de epistasia.

a) Com relação aos dois pares de alelos, quais os genótipos que condicionam a pelagem dourada nos labradores?

b) Considere o cruzamento entre um labrador macho preto e um labrador fêmea marrom. Desse cruzamento nasceram seis filhotes: três pretos, dois marrons e um dourado. Qual a probabilidade do nascimento de um filhote com pelagem dourada em um próximo cruzamento entre esses mesmos parentais? Justifique sua resposta.

(9)

amarelos, mas, na presença do gene A, ele é inibido e produz frutos brancos, como o seu alelo b. O indivíduo duplo recessivo produz frutos verdes. Uma planta homozigota, produtora de frutos amarelos, é cruzada com outra, produtora de frutos verdes. Uma planta, filha desse cruzamento, que será chamada de planta I, foi cruzada com outra planta, II, produtora de frutos brancos. O cruzamento entre a planta I e a planta II produziu 4/8 de plantas com frutos brancos, 3/8 de plantas com frutos amarelos e 1/8 de plantas com frutos verdes. Responda:

a) Que denominação se dá a este tipo de interação entre os genes A e B?

b) Quais os genótipos das plantas I e II?

9- Supondo que na aboboreira existam dois pares de genes que influem no peso do fruto, uma planta aabb origina frutos com aproximadamente 2.000 gramas e uma planta AABB, frutos ao redor de 3.000 gramas.

a) Qual a contribuição de cada alelo dominante para o peso do fruto?

b) Considerando o cruzamento de plantas AABb com plantas aaBb, qual será o peso aproximado dos frutos das plantas de F1 (proporção fenotípica)? Justifique.

10- Do acasalamento entre um indivíduo duplo heterozigoto (AB/ab) com um indivíduo duplo homozigoto recessivo (ab/ab), resultaram 300 descendentes. Sabendo que os loci A e B estão no mesmo cromossomo, a uma distância de 20 UR, responda:

a) Qual será o número esperado de descendentes com o genótipo Aabb? Justifique.

b) Qual será o número esperado de descendentes com o genótipo aabb? Justifique.

(10)

BIOLOGIA 2 – 2º bimestre Matéria a ser estudada (conteúdo):

VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO

2 5 ANGIOSPERMAS

2 6 HISTOLOGIA VEGETAL – TECIDOS MERISTEMÁTICOS E PERMANENTES

LISTA DE EXERCÍCIOS – 2º bimestre

1. CITE o nome do grupo de vegetais que possui as estruturas representadas no quadro seguinte e NOMEIE seus subgrupos.

GRUPO

SUBGRUPO

______________________________

____________________________

SUBGRUPO

______________________________

2. Cite e explique duas novidades evolutivas exclusivas de Angiospermas.

3. As células da raiz de um pé de milho possuem 20 cromossomos. Levando em conta o ciclo reprodutivo desse vegetal, quantos cromossomos você espera encontrar nas células do albume (endosperma) e do embrião de um grão de milho? Justifique sua resposta.

4. Qual e a ploidia das seguintes células de uma Angiosperma:

a) Micrósporo

b) Célula do Tubo polínico c) Megásporo

d) Oosfera e) Célula da folha f) Célula do caule g) Célula da raiz

h) Célula germinativa (núcleo espermático) i) Célula Média

(11)

Em quais dos tecidos indicados espera-se encontrar células em divisão? JUSTIFIQUE.

6. Em qual dos tecidos indicados espera-se encontrar seiva com maior concentração de substâncias orgânicas? JUSTIFIQUE.

7. Muitas fibras do esclerênquima são usadas industrialmente como matéria-prima para a fabricação do cânhamo, da juta e do linho. Cite duas características do esclerênquima.

8. Identifique a principal função desse tecido vegetal.

9. A remoção de um anel completo da casca de uma árvore (anel de Malpighi) pode provocar sua morte.

Qual tecido é removido nesta experiência, cuja a remoção leva à morte do vegetal? Qual a função deste tecido?

10. Além do tecido citado no exercício anterior, que outros tecidos são retirados da planta na confecção de um anel de Malpighi?

Referências

Documentos relacionados

2016: SEMINÁRIO EM ANTA GORDA: INÍCIO DO PLEITO PARA CÂMARA SETORIAL E PROGRAMA Seminário e reuniões na SEAPI para construção.. do

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA Unidade de Citogenética Unidade de Genética Médica Unidade de Genética Molecular Unidade de Rastreio Neonatal Unidade de Investigação e

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Após a implantação consistente da metodologia inicial do TPM que consiste em eliminar a condição básica dos equipamentos, a empresa conseguiu construir de forma

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Incidirei, em particular, sobre a noção de cuidado, estruturando o texto em duas partes: a primeira será uma breve explicitação da noção de cuidado em Martin Heidegger (o cuidado

2 - A deliberação referida no número anterior deve ser comunicada à Autoridade Tributária e Aduaneira, nos termos e prazo previstos no n.º 14 do artigo 112.º do Código do IMI. 3