• Nenhum resultado encontrado

UMA BREVÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE VALORES NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UMA BREVÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE VALORES NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UMA BREVÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE VALORES NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Mirella Paiva e Flora Tucci

“O conhecimento dos valores de uma pessoa nos deveria permitir predizer como ela se comportará em situações experimentais e em situações da vida real”

(Rokeach, 1973, p. 122).

As discussões acerca dos valores pessoais e organizacionais são muito frequentes nos dias atuais, mas suas raízes podem ser encontradas na Grécia Antiga, por meio dos debates sobre as virtudes. A Ética das Virtudes é a corrente filosófica que trata das virtudes ou valores do homem e tem como seu primeiro expoente e maior referência Aristóteles. Evidentemente, não se pretende, aqui, realizar um aprofundamento sobre a Ética das Virtudes, mas sim mostrar como algumas questões atuais na área organizacional são pensadas, de alguma forma, desde a antiguidade.

Virtude, segundo Aristóteles, é uma disposição de fazer o bem. A virtude não é algo puramente inato e somente pode ser adquirida por meio dos processos de socialização e aprendizagem, pela experiência e pela prática. Embora o ser humano seja dotado de um potencial para o desenvolvimento das virtudes, elas não estão prontas desde o seu nascimento e, como todo potencial, é preciso que o indivíduo esteja inserido em um ambiente que permita que esse potencial possa vir a ser real. Nesse sentido, o ambiente social e as relações interpessoais desempenham um papel crucial, sobretudo aquelas nas quais o indivíduo interage com a figura de um bom mestre, um professor, que possa lhe ensinar e despertar as virtudes.

Atualmente, o caráter interacionista encontrada em Aristóteles é também identificado nas pesquisas teóricas e empíricas sobre os valores humanos. As concepções mais recentes sobre o tema compreendem que os valores constituem representações cognitivas das necessidades humanas, sendo que a diferença entre eles está na motivação que eles expressam. Nessa perspectiva, uma das abordagens psicossociológicas mais amplamente reconhecida é a Teoria de Valores Humanos Básicos de Shalom Schwartz (2006).

(2)

Para Schwartz (2001, p. 55) os valores são “critérios ou metas que transcendem situações específicas, que são ordenados por sua importância e que servem como princípios que guiam a vida do indivíduo”. Eles representam as exigências universais do ser humano, constituídas por: “1) necessidades biológicas do organismo, 2) necessidades sociais relativas à regulação das interações interpessoais, e 3) necessidades sócio-institucionais referentes à sobrevivência e bem-estar dos grupos” (SCHWARTZ, 2001, p. 55).

Para que essas necessidades sejam satisfeitas e para que o indivíduo possa lidar adequadamente com a realidade e suas demandas, ele deve aprender a reconhecê-las, como também aprender comportamentos apropriados para a sua satisfação. Esse processo se dá mediante a socialização do indivíduo e, portanto, é definido culturalmente. Ao longo do seu desenvolvimento, o indivíduo aprende a traduzir suas necessidades em valores específicos, sob a forma de metas conscientes, atendendo às demandas universais do organismo, das interações e do grupo.

De acordo com o modelo teórico de Schwartz, dessas necessidades universais básicas do ser humano, derivam dez tipos motivacionais, expressos por valores diferentes, que influenciam a conduta do indivíduo, e geram consequências psicológicas, práticas e sociais específicas, conforme descrito na Tabela 11. Alguns desses valores, que representam motivações específicas, enfatizam os interesses individuais (poder, realização, hedonismo, estimulação e autodeterminação), outros os interesses coletivos (tradição, conformidade e benevolência) e também mistos (segurança e universalismo).

1As pesquisas de Schwartz foram conduzidas em cerca de 70 países e até 2002 já havia incluído 210 amostras em países de todos os continentes, totalizando 64.271 participantes

(SCHWARTZ, 2005).

(3)

Fonte: Schwartz (1996)

A importância e a prioridade dada a cada um desses valores com suas motivações subjacentes é o que diferencia indivíduos ou grupos, bem como o que dá origem à compatibilidade ou ao conflito intra e/ou interpessoal. Por um lado, Universalismo e Benevolência prezam pela Autotranscendência, isto é, valores que se sobrepõe ao próprio indivíduo e estão em oposição aos valores de Autopromoção (Poder, Realização e Hedonismo). Por outro lado, o Hedonismo, a Estimulação e a Autodeterminação seriam valores que promovem a Abertura à Mudança, enquanto Tradição, Conformidade e Segurança, conduzem à conservação.

Uma aproximação à compreensão dos valores em contexto organizacional

Toda organização ou empresa possui um conjunto de crenças, tradições, rotinas, valores, tabus que definem a sua própria identidade e servem como um guia para as ações de seus integrantes. Em outras palavras, as organizações têm a sua própria cultura, e esta constitui um fator determinante do desempenho dos seus colaboradores, do clima organizacional e da produtividade da empresa.

Esses valores expressam os interesses e necessidades individuais e de grupo, funcionam como um filtro pelo qual as pessoas conhecem e interpretam a realidade organizacional, julgam e justificam o seu próprio comportamento e o de outros, além de

(4)

contribuírem para a manutenção e integridade do sistema organizacional. Nesse sentido, os valores orientam a existência da organização e guiam o comportamento dos seus membros, definindo formas de agir, pensar e julgar.

A seleção de estratégias para solução de problemas, a comunicação, o estabelecimento das metas entre outros fenômenos organizacionais são exemplos de aspectos fortemente influenciados pelos valores de uma organização. Esses valores são, portanto, comunicados e transmitidos entre seus membros e para a sociedade constantemente, seja verbalmente ou por meio de suas ações. No Brasil, o professor e pesquisador Álvaro Tamayo tem enfatizado o estudo dos valores, tanto pessoais como organizacionais, com base na Teoria dos Valores de Schwartz.

Para esse autor, idealmente, os valores organizacionais devem estar coerentemente articulados aos valores da sociedade e aos valores de seus membros, de modo a garantir a realização da metas pessoais e organizacionais.Além disso, Tamayo argumenta que os valores organizacionais possuem certa correspondência aos valores pessoais. Gestores, colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores levam consigo suas motivações e valores específicos para as organizações e estabelecem nelas e com elas relações mediadas por eles.

Nesse sentido, o autor compreende que é possível se pensar uma transposição das necessidades humanas para as organizações. Para Tamayo, os valores organizacionais têm como objetivo atender às três necessidades organizacionais: (a) a conciliação de interesses individuais e do grupo; (b) a necessidade de uma estrutura com a definição adequada de papéis, normas e regras para relações e organização do trabalho; e (c) o acordo entre interesses da organização e do ambiente social e natural.

Com base na realização de inúmeras pesquisas de cunho teórico e empírico, Tamayo defende que para atender aos problemas e demandas que lhes são peculiares, as organizações apresentam valores que se estabelecem em três dimensões bipolares:

Autonomia e Conservadorismo, Hierarquia e Igualitarismo e, ainda, Harmonia e Domínio. A compreensão de como esses valores são enfatizados e priorizados permite um maior entendimento da cultura organizacional. Cabe ressaltar que existe uma relação dinâmica entre essas dimensões, podendo haver compatibilidade e conflitos entre elas.

A primeira necessidade organizacional é o estabelecimento da natureza da relação entre indivíduo e grupo, o que dá origem à dimensão dos valores Conservadorismo e Autonomia. Quando a ênfase está no Conservadorismo, os

(5)

interesses do indivíduo não são vistos como diferentes dos do grupo e os valores primam pela manutenção do statu quo. Por outro lado, quando o foco está na Autonomia, os valores expressam aspectos de inovação e criatividade, o colaborador é visto como uma entidade autônoma e capaz de buscar seus próprios interesses. O autor define, ainda, que a Autonomia se subdivide em: (a) afetiva, quando expressa valores de estimulação e hedonismo e (b) Intelectual, quando traduz valores de autodeterminação como criatividade e curiosidade.

As formas de organização social das empresas, por sua vez, dão origem às dimensões Hierarquia e Igualitarismo. Organizações que valorizam a Hierarquia defendem a necessidade de alocações claras de papéis e recursos e valorizam a autoridade e o poder, enquanto que o Igualitarismo nas organizações leva à valorização dos interesses individuais em favor do bem-estar organizacional, à equidade e à responsabilidade.

No que se refere à relação entre as empresas e o ambiente social e natural, as organizações podem se caracterizar por valores das dimensões Domínio ou Harmonia.

Quando a ênfase está no Domínio, as organizações fomentam valores que geram controle e uma relação de exploração do meio ambiente físico e social, por meio do domínio da tecnologia e do conhecimento. Em contrapartida, no pólo Harmonia, os valores adotados pela organização privilegiam uma relação harmoniosa e equilibrada com o ambiente e outras organizações, a tolerância, a sustentabilidade e a proteção à natureza.

Em síntese, conhecer os valores de um indivíduo, grupo ou organização pode representar uma maior possibilidade de compreensão do seu comportamento, uma vez que os valores possuem uma motivação subjacente a cada um deles. Em um contexto organizacional, os valores manifestos ou latentes são elementos-chave para a assimilação do que se entende como sendo importante e desejado para a organização.

Aqui, a liderança ocupa um lugar essencial, uma vez que o líder forma e informa os seus colaboradores sobre os valores organizacionais, de forma consciente ou não, e exerce forte impacto sobre o desempenho do seu colaborador, sobretudo por exercer um papel de modelo. A relação entre o líder e o liderado é crucial para a transmissão apropriada dos valores organizacionais.

Outra questão relevante diz respeito ao papel do treinamento e das experiências de aprendizagem no desenvolvimento dos valores. Na compreensão de Aristóteles, o desenvolvimento da virtude vem da prática, da repetição e parece coerente que assim

(6)

também ocorra com os valores humanos e organizacionais. O espaço organizacional é também um espaço de formação, no qual não somente o conhecimento técnico é construído, mas também o comportamental, o que inclui a aprendizagem e internalização dos valores, crenças, emoções e das formas de relação priorizadas pelo contexto organizacional.

Para finalizar, ecoamos Peter Drucker que afirma: “O cenário social que temos mais destacado é a organização; (...) caberá a administração fazer com que os valores e aspirações dos indivíduos contribuam para o potencial e bom desempenho organizacional.”

BIBLIOGRAFIA

Campos, C. B. & Porto, J. B. (2010). Escala de Valores Pessoais: validação da versão reduzida em amostra de trabalhadores brasileiros. Psico, 41(2), 208-213.

Fernandes, H. & Ferreira, M. C. (2009). O impacto dos valores pessoais e organizacionais no comprometimento com a organização. Psico-Usf, 14(3), 341-354.

Miguel, L. & Teixeira, M. (2009). Valores Organizacionais e Criação do Conhecimento Organizacional Inovador. RAC, Curitiba, 13(1), 36-56.

Porto, J. B., & Tamayo, A. (2005). Valores Organizacionais e Civismo nas Organizações. RAC, 9(1), 35-52.

Schwartz, S. (2005). Validade e aplicabilidade da teoria de valores. In Á. Tamayo & J.

B. Porto (Eds.), Valores e comportamento nas organizações (Vol. 1, pp. 56-95).

Petrópolis: Vozes.

Schwartz, S. (2005). Valores humanos básicos: seu contexto e estrutura intercultural. In Á. Tamayo & J. B. Porto (Eds.), Valores e comportamento nas organizações (Vol. 1, pp.

21-55). Petrópolis: Vozes.

Schwartz, S. H. (1996). Value priorities and behavior: Applying a theory of integrated value systems. In C. Seligman, J. M. Olson & M. P. Zanna (Eds.), Psychology of Values: The Ontario Symposium (Vol. 8, pp. 1-26). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associate.

Tamayo, A. (2007). Contribuições ao Estudo dos Valores Pessoais, Laborais e Organizacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23, n. especial, 017-024.

Tamayo, A., Mendes, A. M., & Paz, M. G. T. (2000). Inventário de valores organizacionais. Estudos de Psicologia (Natal), 5(2), 289-315.

Referências

Documentos relacionados

Este é o grande desafio de comunicação interna: fazer com que as pessoas a enxerguem como parte de sua responsabilidade.” A disputa que historicamente se estabeleceu entre

a) Comida, energia elétrica, TV por assinatura e pacotes de telefonia não utilizáveis. b) Supermercado, TV por assinatura, energia elétrica e pacotes de telefonia

Neste sentido consideramos importante refletir, no INCTE 2018, sobre o desenvolvimento da lite- racia emocional dos professores e no modo como as emoções interferem na ação educativa

42, IX, do Estatuto da USP, e considerando o quanto deliberado em sessão do Conselho Universitário, realizada em 1º de outubro de 2013, baixa a seguinte Resolução: Artigo 1º -

O livro de Normey-Rico e Camacho (2007) traz um estudo especificamente direcionado para sistemas com atraso, além de também apresentar modificações no preditor de Smith inclusive

A maior suscetibilidade à infecção no sexo feminino além das condições anatômicas é devido a outros fatores cistite, ato sexual, uso de certas geléias

De acordo com relatos da paciente, o trismo teve início após aproximadamente um mês do fim do tratamento radiote- rápico, entretanto, ao longo do tratamento radioterápico não foram

Com relação às amostras de macerados e de saliva inoculadas, não foram observadas alterações na morfologia celular e a presença de Rickettsia, com exceção das células