• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA

1. DO OBJETO: Contratação emergencial de empresa especializada no fornecimento de materiais médico hospitalares de urgência e emergência, como pulseira de identificação, kit máscara de Hudson e outros, para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do município de Palmeira dos Índios-AL, visando o abastecimento desta unidade para o enfrentamento da pandemia que vivemos, COVID-19, conforme especificações e condições constantes neste Termo de Referência.

2. DAS ESPECIFICAÇÕES:

ITEM DESCRIÇÃO/ESPECIFICAÇÃO UNID.

MED. QTD 01 PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO AZUL CONFECCIONADAS EM TYVEK, PVC E PVC

HOLOGRÁFICO UND 100

02 PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO VERDE CONFECCIONADAS EM TYVEK, PVC E PVC HOLOGRÁFICO

UND 30.000

03 PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO AMARELA CONFECCIONADAS EM TYVEK, PVC E PVC HOLOGRÁFICO

UND 20.000

04 PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO VERMELHA CONFECCIONADAS EM TYVEK, PVC E PVC HOLOGRÁFICO

UND 1.000

05 PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO CINZA CONFECCIONADAS EM TYVEK, PVC E PVC HOLOGRÁFICO

UND 55.000

06 LACRE PLÁSTICO DE SEGURANÇA PARA CONTENÇÃO VOLUMES UND 1.000 07 KIT MÁSCARA DE HUDSON COM RESERVATORIO PARA OXIGÊNIO ADULTO UND 100 08 KIT MÁSCARA DE HUDSON COM RESERVATORIO PARA OXIGÊNIO INFANTIL UND 30

09 TERMÔMETRO CLÍNICO DIGITAL UND 20

10 OTOSCÓPIO UND 02

11 BOLSA VÁLVULA MÁSCARA INFANTIL UND 10

12 BOLSA VÁLVULA MÁSCARA ADULTO UND 15

13 CUBA RIM INOX UND 15

14 BACIA PARA BANHO DE LEITO INOX 28X8CM UND 10

15 COMADRE INOX UND 12

(2)

16 PAPAGAIO INOX UND 12

17 KIT DE LARINGOSCÓPIO INFANTIL UND 04

18 KIT DE LARINGOSCÓPIO ADULTO UND 06

19 FIO GUIA INFANTIL UND 08

20 FIO GUIA ADULTO UND 10

21 GLICOSÍMETRO ON CALL PLUS II UND 10

22 EQUIPO PARA BOMBA DE INFUSÃO VOLUMAT AGILA LINE UND 3.000

3. DO DESTINO/FINALIDADE:

3.1. Unidade de Pronto Atendimento – UPA do município de Palmeira dos Índios-AL

4. DA JUSTIFICATIVA:

4.1. Justifica-se a presente solicitação de Materiais de urgência e emergência para a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas - UPA de Palmeira dos Índios/AL, para abastecimento e manutenção de suas atividades, bem como pela necessidade urgente, tendo em vista a pandemia reconhecida pela OMS e órgãos sanitários pelo contágio do COVID 19, e o possível colapso da rede de Saúde. Ainda, os materiais solicitados pretendem minimizar os impactos causados pelo vírus e consequentemente salvar vidas. A compra será para o abastecimento por um período máximo de 180 (cento e oitenta) dias.

A Unidade de Pronto Atendimento, UPA, se encontra, no momento, necessitando da compra desse produto com urgência, é importante ressaltar que a Unidade de Pronto Atendimento é aberta 24 horas por dia recebendo muitas pessoas. Os profissionais na maioria das vezes encontram-se com necessidade dos materiais. Pulseiras de Identificação que são confeccionadas em Tyvek, PVC e PVC Holográfico, também são invioláveis e personalizáveis é um item obrigatório, que é utilizado para identificar, sinalizar e facilitar o tratamento de pacientes e visitantes nesta Unidade de Saúde, Lacres Plásticos de Segurança onde seu principal objetivo é ser utilizado em função de preservar a segurança em locais nos quais detém de volumes contidos, Máscaras de Traqueostomia Hudson que serve para ajudar pacientes com insuficiência respiratória crítica, o equipamento é um sistema de liberação de oxigênio, ou seja, serve para liberar o oxigênio em alto fluxo e controla estritamente o que o paciente inspira de O2, Equipo de Bomba de Infusão Volumat Agile Line pois na Unidade já existem Bombas

(3)

necessitando apenas dos Equipos para o funcionamento, Otoscópio equipamento que é formado de um cabo, onde coloca-se a bateria, e uma cabeça que possui uma lente de aumento, uma pequena lâmpada e uma ponta afunilada para conectar o espéculo que é descartável, e deve ser utilizado um por paciente, otoscópio é um equipamento simples, porém muito poderoso, pois pode ajudar o médico a encontrar infecções internas e externas na orelha do paciente. Deve-se examinar a região antes de utilizar este instrumento, para ver qual o tamanho adequado do espéculo a ser utilizado, Bolsa Válvula Máscara Infantil e Adulto, o termo “Ambu Bag” já é frase comum em ventilação manual, refere-se ao sistema bolsa - válvula - máscara utilizados para ventilar aos pacientes com ausência de respiração ou respiração restringida, Cuba Rim Inox é utilizada para assepsia e acondicionamento de medicações, resíduos, soro, álcool iodado, e o que mais for necessário durante o atendimento hospitalar, promove maior higiêne nos procedimentos, Bacia para Banho de Leito Inox 28x8cm serve para higienização para banho de leito, Comadre Inox utilizado para colher urina de pacientes do sexo feminino acamados e com dificuldades de se locomover, Papagaio Inox serve para coletar urina de pacientes do sexo masculino, utilizado por pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção, Kit de Laringoscópio Infantil e Adulto serve para realizar exames de laringe (laringoscopia) e para auxiliar na intubação endotraqueal (pela traqueia) do paciente, onde um tubo é introduzido pela traqueia para que o paciente receba a ventilação pulmonar, Fio Guia Infantil e Adulto serve para auxiliar na introdução da sonda em procedimentos de entubação para pacientes que necessitem com urgência de “ventilação pulmonar”, pois sendo maleável é adequado ao formato e resistência necessários que venham a facilitar a passagem através do tubo endotraqueal, Glicosímetro ON CALL PLUS II aparelho de monitorização da glicose, são capazes de determinar a concentração da glicose em sangue total, a amostra de sangue é obtida através da punção dos dedos das mãos e é denominada de sangue capilar, visando atender as necessidades da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA, de Palmeira dos Índios.

O direito à saúde, como direito social, previsto no art. 6° da Constituição Federal de 1988, erigido como direito fundamental, requer a intervenção direta e positiva do Estado, mediante políticas públicas que assegurem o acesso da população aos serviços de saúde, como forma de promoção, proteção, recuperação e dignidade da pessoa humana.

Conforme os termos transcritos do Art. 196º da Constituição Federal, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do

(4)

risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

A assistência à saúde da população é garantia do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como toda linha de cuidado, desde a atenção primária até os atendimentos mais complexos, de forma organizada e hierarquizada.

A atenção à saúde deve centrar as diretrizes na qualidade dos serviços prestados a população, com atenção acolhedora, resolutiva e humanizada, com seus recursos humanos e técnicos oferecendo, segundo o grau de complexidade de assistência requerida e sua capacidade operacional, os serviços de saúde adequados.

Considerando a atual Pandemia de Covid-19, doença causada pelo Coronavírus, situação decretada oficialmente pela OMS – Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, que o mundo e o Brasil vem enfrentando nos últimos meses e de modo mais intenso nas últimas semanas, levando em conta o crescente número de casos confirmados do novo coronavírus (Sars–Cov–2).

Diante do atual cenário, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas - UPA de Palmeira dos Índios/AL, foi preparado para funcionar voltada para o atendimento de casos suspeitos de infecção por coronavírus, e assim verificou-se a necessidade de aquisição desses itens, que serão destinados ao abastecimento da Unidade, a fim de defender e proteger a saúde individual e coletiva – tanto dos profissionais que estão atuando na linha de frente no enfrentamento à doença como dos pacientes, a higiene pessoal e de ambientes e realização de coleta de materiais para diagnóstico e análise, visando a redução de riscos de transmissão da doença entre os trabalhadores da saúde e a população.

A já conhecida Lei de Licitações, Lei nº 8.666/93, prevê em seu Art. 24, inciso IV, a hipótese de dispensa de licitação nas situações de emergência ou calamidade pública, onde é caracterizada a urgência do atendimento da situação, em que a demora pode ocasionar prejuízos e comprometer, nesse caso específico, a saúde da população. É o que se observa a seguir:

Art. 24. É dispensável a licitação:

IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas

(5)

de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;

Assim sendo, a aquisição emergencial de materiais médico hospitalares de urgência e emergência que serão destinados ao abastecimento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA do município de Palmeira dos Índios-AL, é de extrema importância no atual momento, pois esses são materiais básicos no desenvolvimento das ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.

Desta forma, a aquisição em questão enquadra-se no Art. 24, IV, da Lei 8.666/93, sendo o meio adequado para eliminar e combater o risco iminente à saúde da população palmeirense devido a contaminação por coronavírus.

5. DO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS:

O julgamento das propostas levará em consideração o critério de menor preço por item, desde que atendidas todas as exigências deste Termo de Referência.

6. DO CONTROLE DA QUALIDADE:

6.1 Os materiais, para os fins de que trata este TR, deverão estar segundo as especificações, quantitativos e condições estabelecidas neste instrumento, sendo assegurado pela participante em sua proposta de preços, padrão de qualidade e bom estado de armazenamento e conservação, cujo acompanhamento e controle será processado pelo gestor de aquisição resultante do mesmo;

6.2 Caso haja recusa pelo não enquadramento nas especificações exigidas, apresentar defeitos de fabricação ou dano gerais identificadas no ato de sua verificação, caberá a empresa contratada efetuar reposição, no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas;

6.3 A validade deverá obedecer ao prazo mínimo de 12 (doze) meses, contado a partir da data de entrega dos mesmos.

7. DO PRAZO DE ENTREGA E RECEBIMENTO:

(6)

7.1 A entrega, do objeto deste Termo de Referência, será de acordo com a solicitação indicada na Ordem de Fornecimento, emitida pelo Fiscal do Contrato;

7.2 A empresa deverá entregar o objeto deste TR em até 5 (cinco) dias úteis, acompanhado da Nota Fiscal, contados a partir da data de recebimento da Ordem de Fornecimento;

7.3 A entrega deverá ser acompanhada pelo Fiscal do Contrato, o qual terá a incumbência de, entre outras atribuições: verificar as especificações aferindo quantidade e qualidade em até 5 (cinco) dias úteis após a entrega dos mesmos;

7.4 Na ocorrência de rejeição da Nota Fiscal, motivada por erro ou incorreções, o prazo estipulado no item anterior, passará a ser contado a partir da data de sua reapresentação;

7.5 Os materiais deverão ser entregues embaladas, conservando a embalagem original inviolada;

7.6 O prazo de entrega poderá ser prorrogado por mútuo acordo entre as partes, para cumprimento do objeto deste TR;

7.7 Caso haja recusa pela inexecução total ou parcial, não enquadramento nas especificações exigidas, apresentar defeitos de fabricação ou dano gerais identificados no ato de sua verificação, caberá a empresa efetuar reposição, no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas contadas a partir da notificação.

8. DO LOCAL DE ENTREGA:

Os materiais deverão ser entregues no ALMOXARIFADO CENTRAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS - Av.

Governador Muniz Falcão, n° 1276, São Francisco, na cidade de Palmeira dos Índios, Estado de Alagoas, antiga Dipal.

9. DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

9.1 Quando da entrega do objeto, a CONTRATADA emitirá Nota Fiscal Eletrônica correspondente a quantidade solicitada na Ordem de Fornecimento;

9.2 O pagamento ocorrerá, no prazo de até 30 (trinta) dias, após a entrega do objeto, mediante a Nota Fiscal devidamente atestada pelo Gestor do Contrato;

9.3 Para se habilitar ao pagamento, a CONTRATADA deverá apresentar à CONTRATANTE Nota Fiscal Eletrônica, emitida nominalmente em nome do Fundo Municipal de Saúde, CNPJ Nº

(7)

07.135.719/0001-89, sediada à Av. Conselheiro Sebastião Lima, S/N, Paraíso, Palmeira dos Índios-AL, CEP 57.602-080, telefone nº 82 3421-3166;

9.4 Caso quaisquer dos documentos citados nos itens acima apresente incorreção, serão devolvidos à CONTRATADA para regularização, reiniciando novos prazos para pagamento, a contar da representação devidamente corrigida.

10. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS PROGRAMA DE TRABALHO

10.122.0010.2211 – ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA COVID-19 ELEMENTO DE DESPESA

3.3.3.9.0.30 – MATERIAL DE CONSUMO

11. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA:

Constituem obrigações da CONTRATADA, além de outras previstas neste TR e na legislação pertinente:

11.1 Proceder a entrega dos produtos objeto deste TR, obedecendo rigorosamente as especificações de sua Proposta de Preços, devidamente embalados e lacrados com objetivo de não serem danificados durante a operação de transporte e de carga e descarga, acompanhando às embalagens a Nota Fiscal contendo especificações detalhadas, marca, valor unitário e total a fim de facilitar sua conferência;

11.2 Manter, durante a execução do contrato, todas as condições de habilitação e de qualificação exigidas;

11.3 Substituir às suas expensas no total ou em partes, os produtos fornecidos ao CONTRATANTE, em caso de defeitos, incorreções decorrentes de fabricação, transporte indevido e/ou inobservância às especificações;

11.4 Responder por todos os ônus referentes a entrega dos produtos, ora contratados, desde os salários dos seus empregados, como também os encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, que venham a incidir sobre os materiais objeto deste TR;

11.5 Responder pelos danos, de qualquer natureza, que venham a sofrer seus empregados, terceiros ou a CONTRATANTE, em razão de acidentes ou de ação ou de omissão, dolosa ou culposa, de prepostos da CONTRATADA ou de quem em seu nome agir;

(8)

11.6 Responsabilizar-se pelo pagamento de seguros, impostos, taxas e serviços e quaisquer despesas referentes aos produtos contratados, inclusive licença em repartições públicas, registros, publicações e autenticações do Contrato e dos documentos a ele relativos, se necessário;

11.7 Assinar o contrato resultante deste TR, no prazo máximo de 03 dias úteis, contados a partir da data da notificação por parte da administração, sob pena de decair do direito a contratação e submeter-se as cominações da Lei;

12. OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE:

Para garantir o cumprimento da execução do objeto resultante deste Termo de Referência, a CONTRATANTE se obriga a:

12.1 Emitir empenho;

12.2 Realizar rigorosa conferência das características dos produtos recebidos, através do Fiscal do Contrato decorrente deste TR, que terá a incumbência de, dentre outras atribuições, verificar as especificações e aferir a quantidade e qualidade dos produtos efetivamente entregues, em até 5 dias úteis após o recebimento dos mesmos;

12.3 Fiscalizar o correto e integral cumprimento deste contrato através do fiscal desta avença;

12.4 Efetuar o pagamento no valor, forma e prazos ajustados.

13. SANÇÕES:

13.1. A Contratada que, por qualquer forma, não cumprirem as normas estabelecidas no contrato celebrado estará sujeita, assegurados o contraditório e ampla defesa, as seguintes sanções nos termos da Lei 8666/93:

“Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

I – advertência;

II – multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

III – suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

IV – declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação

(9)

perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.”

13.2. A multa prevista no inciso II do art. Citado acima será de, no máximo, 10% do valor do contrato.

14. VIGÊNCIA:

14.1. A vigência do Contrato iniciará na data de sua assinatura e vigorará por 06 (seis) meses.

14.2. A vigência do Contrato decorrente deste TR poderá ser cancelada a qualquer tempo mediante a conclusão de procedimento licitatório regular que tenha por objeto o mesmo tratado neste TR.

15. FISCAL:

O Fiscal do Contrato resultante deste TR será a servidora Maria Amélia da Silva, CPF Nº 071.505.344-22, a qual terá, entre outras, as seguintes atribuições:

15.1. Emitir Ordem de fornecimento;

15.2. Acompanhar e fiscalizar a entrega do produto quanto a qualidade e quantidade desejada;

15.3. Comunicar ao FORNECEDOR sobre descumprimento da execução do serviço, indicando os procedimentos necessários ao seu correto cumprimento;

15.4. Solicitar à Administração a aplicação de penalidade por descumprimento da execução do serviço;

15.5. Fornecer atestados de capacidade técnica em conjunto com o titular da pasta, quando solicitado, desde que atendida as obrigações da execução do objeto.

15.6. Atestar nas notas fiscais o recebimento definitivo do material.

Palmeira dos Índios/AL, 10 de março de 2021.

Maria Amélia da Silva

Responsável pela Elaboração do Termo de Referência

Referências

Documentos relacionados

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,