• Nenhum resultado encontrado

EDITAL GR N 1065/ ARTIGO 171/FUMDES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL GR N 1065/ ARTIGO 171/FUMDES"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

EDITAL GR N° 1065/2019 - ARTIGO 171/FUMDES

Estabelece critérios para inscrição e seleção de estudantes de graduação da modalidade presencial candidatos à Bolsa de Estudo instituída pela Lei Complementar n° 407, de 25 de janeiro de 2008, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina.

O Reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, com base no que dispõe a Lei Complementar n° 407, de 25 de janeiro de 2008 e o Decreto n° 2.672, de 5 de outubro de 2009, bem como o Edital nº 1212/SED/2019, resolve tornar públicos os critérios de inscrição e seleção para obtenção de Bolsas de Estudo para estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação mantidos pela Unisul.

1. DO PROGRAMA

Art. 1º O Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - FUMDES é um Programa fomentado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - SED, com recursos provenientes do Artigo 171 da Constituição Estadual e regulamentado pela Lei Complementar n° 407, de 25 de janeiro de 2008 e pelo Decreto n° 2.672, de 5 de outubro de 2009. O referido Programa destina-se aos estudantes de graduação economicamente carentes que cursaram todo o ensino médio em unidade escolar da rede pública ou em instituição privada com bolsa integral, residentes há no mínimo dois anos no Estado de Santa Catarina.

(2)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

2. DOS OBJETIVOS

Art. 2° Os recursos do Fumdes destinam-se à concessão de Bolsas de Estudo a estudantes economicamente carentes, matriculados em cursos presenciais de graduação, visando garantir condições efetivas para o fomento do desenvolvimento e das potencialidades regionais pela inserção de jovens na educação superior.

Parágrafo único. Para a concessão da Bolsa de Estudo é requisito imprescindível que o candidato efetive, anteriormente, o seu cadastro no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, pelo endereço eletrônico www.uniedu.sed.sc.gov.br conforme dispõe o Edital nº 1212/SED/2019.

3. DA QUANTIDADE, DO VALOR E DA VIGÊNCIA DAS BOLSAS

Art. 3° A quantidade de bolsas de estudo será definida pela Secretaria de Estado da Educação - SED, com base nas informações relativas às matrículas do segundo semestre letivo do ano anterior (2018-2) em cursos presenciais das IES cadastradas na SED, atendendo ao disposto no art. 12 da Lei Complementar nº 407, de 25 de janeiro de 2008.

Art. 4° O valor de cada Bolsa de Estudo destinada aos estudantes economicamente carentes corresponderá a 100% da mensalidade do curso do candidato contemplado, desde que não ultrapasse o valor de dois salários mínimos conforme salário mínimo vigente no mês de dezembro do ano anterior.

Art. 5º Os pagamentos das bolsas de Estudo estão condicionados ao repasse efetivo dos recursos realizado pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - SED, por meio de convênio firmado com a Unisul.

Art. 6° As Bolsas de Estudo serão concedida aos estudantes selecionados pelo prazo de duração do curso de nível superior em que está matriculado.

(3)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

4. DOS REQUISITOS PARA A CONCESSÃO DAS BOLSAS

Art. 7° Para concorrer às Bolsas de Estudo, o candidato deverá atender às seguintes exigências:

I - ter cursado todo o Ensino Médio em unidade escolar da rede pública ou em instituição privada com bolsa integral;

II - residir, no mínimo, há dois anos no Estado de Santa Catarina;

III - ter carência econômica de até 3 (três) salários mínimos per capita;

IV - estar matriculado em curso presencial de nível superior em Instituição de Ensino Superior - IES cadastrada na Secretaria de Estado da Educação - SED, credenciada no Ministério da Educação - MEC ou no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina- CEE/SC e com sede no Estado de Santa Catarina.

Art. 8º Para a inscrição no Programa de Bolsas de Estudo a estudantes economicamente carentes, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente no ato da entrevista, os documentos a seguir descritos.

I - Histórico Escolar do Ensino Médio.

II - Declaração de recebimento de bolsa integral, expedida pela instituição em que cursou o Ensino Médio, quando se tratar de candidato que frequentou o Ensino Médio em instituição privada de ensino.

III - Comprovante de residência dos últimos dois anos em Santa Catarina no nome do candidato ou declaração.

IV – Formulário de inscrição do Art. 171/Fumdes e Uniedu.

V – Uma foto 3X4 recente.

VI – Documentos pessoais de todo o grupo familiar (fotocópia), conforme descritos a seguir.

• CPF (de todos os maiores de 18 anos) e RG ou Certidão de Nascimento de todos os integrantes do grupo familiar.

• Certidão de Casamento dos pais ou do candidato (se for o caso).

• Em caso de separação ou divórcio, comprovante de separação ou divórcio dos pais ou candidato (declaração de casamento com averbação ou Termo Judicial).

• No caso de união estável de fato, anexar declaração assinada pelo casal e por duas testemunhas ou declaração de que não possui união estável.

 No caso de separação de fato ou divórcio, apresentar declaração informando se possui ou não relacionamento estável ou de fato com alguém.

(4)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

• Carteira de Trabalho atualizada, original e cópia (foto, qualificação civil, último contrato de trabalho e próxima página em branco).

• Certidão de Óbito, no caso de ser o candidato órfão ou viúvo.

• Comprovante de residência atualizado, última fatura de energia elétrica e telefone fixo ou móvel do estudante ou responsável.

• No caso de ser candidato com filhos dependentes, apresentar fotocópia da Certidão de Nascimento ou Termo Judicial de dependência.

• Caso o estudante ou qualquer integrante do grupo familiar não possua Carteira de Trabalho, apresentar Declaração de que não possui Carteira de Trabalho (Anexo I).

VII – Comprovante de rendimento do estudante e dos integrantes do seu grupo familiar.

1 - Se assalariado (fotocópia)

• Folha de pagamento (recibo de salário) dos três últimos meses com identificação da empresa ou instituição ou dos seis últimos meses, quando houver pagamento de comissão ou hora extra, com identificação da empresa ou instituição.

• Declaração da empresa, se esta concede ou não vale alimentação ou hora extra que não conste na folha e, em caso positivo, citar o valor mensal.

2 - Se trabalhador autônomo ou trabalhador informal

• Se autônomo e proprietário de empresa apresentar Decore – Declaração Comprobatória e de Percepção de Rendimentos – em conformidade com a Resolução CFC nº1.403/2012 do Conselho Federal de Contabilidade. Não será aceito pró-labore.

• Contrato Social com todas as alterações (cópia). Em caso de empresa sem atividade ou inativa, apresentar protocolo de baixa em uma das esferas:

municipal, estadual ou federal.

• Para Microempreendedor Individual – MEI, apresentar declaração anual do Simples Nacional ou declaração de renda (autenticada em cartório) com o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual.

• Se trabalhador informal, apresentar declaração constando remuneração e identificação (RG e CPF), assinada por duas testemunhas, com firmas

(5)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

reconhecidas em cartório. No caso de atividade informal prestada diretamente para empresa ou instituição, a declaração de renda deverá ser emitida pelo contratante, impressa em papel timbrado ou contendo carimbo de identificação (Anexo II).

3 - Se Aposentado ou pensionista

• Comprovante de recebimento de aposentadoria ou pensão do último mês, retirado do site da previdência Social

http://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pags/hiscre/hiscreInicio.xhtml

ou comprovante de rendimento que contenha o número e valor do benefício recebido.

4 - Se agricultor, pescador ou entes afins

• Apresentar declaração do valor em moeda corrente, lavrada por sindicato de trabalhadores rurais, colônia de pescadores da média de produção de agricultor ou pescador.

• No caso de produtor de leite, anexar as seis últimas notas de venda do produto e a subsequente em branco.

5 - Se beneficiário de ajuda financeira

• Apresentar declaração assinada pelo doador, com identificação (RG e CPF), com discriminação dos valores doados, assinada por duas testemunhas, com firmas reconhecidas em cartório (Anexo III).

6 - Se estagiário

• Cópia do Termo de Compromisso de Estágio, em que conste o valor recebido pelo candidato.

7 - Se recebe pensão alimentícia

• Apresentar documento assinado pelo responsável pelo pagamento ou documento judicial. Até 18 anos apresentar declaração referente à pensão (se recebe ou não com autenticação em cartório) e extrato bancário com o valor recebido ou folha de pagamento que descrimine o valor (Anexo IV).

(6)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

8 - Se profissional ACT

• Fotocópia das últimas três folhas de pagamento ou declaração emitida pela Prefeitura informando o valor do salário recebido (se for contratação no mês vigente).

• Declaração do contratante se concede ou não vale alimentação e, em caso positivo, citar o valor.

9 - Se recebe aluguel

• Caso possua imóvel alugado, apresentar declaração de recebimento de aluguel ou contrato de locação (Anexo V).

10 - Se estiver recebendo seguro desemprego

• Comprovante de recebimento fornecida pela Caixa Econômica Federal.

• Rescisão Contratual.

11 - No caso de desemprego ou sem remuneração (candidato ou integrante do grupo familiar) com mais de 18 anos e menos de 70 anos

• Se estiver há mais de um ano sem emprego, apresentar declaração assinada informando que não possui nenhum tipo de rendimento (Anexo VI).

VIII – Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física - DIRPF

• Fotocópia da declaração completa de imposto de renda e do recibo de entrega do exercício 2019, ano-calendário 2018, constando todas as folhas, de pessoa física ou jurídica dos pais, cônjuges, candidato e de outros membros da família que compõem a renda familiar (caso este seja emancipado ou maior de idade).

Não serão aceitas declarações de situações especiais para essas comprovações.

IX - Comprovantes de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pertencente ao grupo familiar.

X – Se a moradia for alugada, financiada ou cedida, apresentar o que segue.

• Fotocópia do último comprovante de aluguel (cópia do contrato de locação e recibo) ou declaração.

• No caso de o candidato dividir o pagamento de aluguel, apresentar comprovante de divisão de aluguel, com nome, RG, CPF e assinatura dos demais moradores.

(7)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

• Se financiada, apresentar cópia do último recibo da parcela ou contrato de financiamento.

• Se a moradia for cedida, apresentar declaração assinada por quem cede o imóvel (Anexo VII - cópia simples).

XI – Se houver gastos mensais com doenças.

• Cópia do laudo ou atestado médico com situação atual e comprovante de gastos com medicamentos (cópia dos recibos, nota fiscal).

XII – Se houver deficiência Física ou invalidez permanente.

• Apresentar laudo médico atualizado, contendo o diagnóstico clínico descrevendo o quadro clínico da deficiência.

XIII – Se houver gastos com transporte coletivo ou fretado.

• Comprovante (recibo ou nota fiscal) mensal de pagamento do transporte coletivo ou fretado da moradia do estudante até a Universidade.

• Comprovante de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, pertencente do grupo familiar.

XIV – No caso de guarda de fato.

• Termo Judicial.

• Ou anexar declaração assinada por duas testemunhas, com firma reconhecida em cartório.

XV - Caso o grupo familiar informado se restrinja ao próprio estudante, este deverá comprovar percepção de renda própria que suporte seus gastos, condizente com seu padrão de vida e de consumo, sob pena de exclusão do processo seletivo.

XVI – Se houver, além do candidato, outro integrante do grupo familiar cursando graduação ou escola particular.

• Comprovante de matrícula de integrantes do grupo familiar que estudam em instituições particulares.

XVII – Justificativa esclarecendo a maneira pela qual efetua o pagamento dos gastos, se estes forem superiores à renda declarada.

XVIII – Declaração do candidato requerente da Bolsa afirmando não ter nenhum curso de graduação.

XIX - O candidato que tiver até 24 anos deverá apresentar toda a documentação do grupo familiar, ainda que se declare independente, bem como aquele que tiver idade maior de 24 anos e não comprovar independência familiar.

XX - Além da documentação obrigatória solicitada neste Edital, o candidato deverá apresentar quaisquer outros documentos que o profissional do Serviço Social ou Comissão de Seleção e Acompanhamento julgar necessários.

(8)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

XXI - A ausência de qualquer documento solicitado no ato da entrevista implicará a imediata exclusão do candidato no processo seletivo de Bolsa de Estudo.

Art. 9° A concessão de Bolsas de Estudo aos estudantes economicamente carentes se efetivará mediante seleção e classificação do candidato pela equipe técnica constituída no âmbito da IES na qual o estudante está matriculado, de acordo com o art. 3° da lei Complementar n° 281/2005, considerando as exigências do art. 8° da Lei Complementar n° 407/2008.

5. DO BENEFÍCIO

Art. 10. O processo seletivo previsto neste Edital contemplará os selecionados a partir de julho de 2019, sendo praticadas seis parcelas no segundo período letivo de 2019.

6. DA MANUTENÇÃO

Art 11. A efetivação do benefício para o estudante contemplado fica condicionada à regularização de sua matrícula no primeiro período em todos os semestres letivos, até a conclusão de seu curso.

Parágrafo único. Os valores são praticados semestralmente de acordo com o número de créditos contratados pelo estudante beneficiado conforme informado no início de cada ano à Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - SED. Havendo alteração no número de créditos contratados no semestre subsequente, o estudante ficará responsável pelo pagamento da diferença.

7. DAS RESPONSABILIDADES A SEREM ASSUMIDAS PELOS BOLSISTAS Art. 12. Os bolsistas do Programa de Bolsas de Estudo do Fumdes deverão assumir os compromissos a seguir expostos.

I - Não receber, durante a vigência da bolsa do presente programa, outra modalidade de bolsa oriunda de recursos públicos e institucionais.

(9)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

II- Cumprir o regulamento da instituição na qual está matriculado.

III - Restituir à IES, nas mesmas condições em que foi beneficiado, acrescidos de juros e atualização monetária, os valores correspondentes a todos os benefícios recebidos relativos à bolsa, nos seguintes casos:

a) não cumprimento do compromisso firmado com o Programa de Bolsas de Estudo do Fumdes;

b) por desistência, trancamento, abandono ou transferência do curso sem justificativa aceita pelos órgãos competentes da IES na qual está matriculado;

c) reprovação.

§ 1º O não cumprimento das responsabilidades previstas neste artigo implicará o automático cancelamento da bolsa.

§ 2º O estudante selecionado por meio deste Edital que, até a conclusão de seu curso, reprovar em qualquer uma das disciplinas curriculares, perderá o benefício, conforme previsto no Decreto n° 2.672, de 5 de outubro de 2009.

8. CRONOGRAMA

Art. 13. O processo de inscrição e seleção de candidatos será realizado de acordo com o cronograma abaixo.

a) A inscrição será realizada no período de 22 de julho a 9 de agosto de 2019, via MinhaUnisul, condicionada ao prévio cadastro no sistema Uniedu até 9 de agosto de 2019.

b) A divulgação das entrevistas com os respectivos agendamentos ocorrerá em 14 de agosto de 2019.

c) As entrevistas serão realizadas no período de 16 a 28 de agosto de 2019, conforme cronograma a ser divulgado.

d) A relação oficial dos candidatos classificados será divulgada em 16 de setembro de 2019, a partir das 20 horas, via Internet e em murais afixados nos campi da Unisul.

(10)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 14. Ao preencher o formulário de solicitação de benefício via internet, o candidato se declara ciente e de acordo com todas as normas do processo seletivo, bem como aceita as decisões que possam ser tomadas pela Comissão Fiscalizadora de Bolsas em casos omissos e situações não previstas neste Edital.

Art. 15. Ao formar seu juízo acerca da pertinência e da veracidade das informações prestadas pelos candidatos pré-selecionados, a Equipe Técnica do Artigo 171/Fumdes deverá considerar, além da documentação apresentada, quaisquer outros elementos que demonstrem patrimônio, percepção de renda ou padrão de vida e de consumo incompatíveis com as normas do Programa ou com a renda declarada na ficha de inscrição.

Art. 16. É motivo de exclusão do processo de seleção o que está descrito a seguir.

a) Apresentação de documentação incompleta, ou não entrega da documentação.

b) Não ter cursado todo o Ensino Médio em unidade escolar da rede pública ou em instituição privada com bolsa integral.

c) Não residir há, no mínimo, dois anos no Estado de Santa Catarina.

d) Renda per capita superior a 3 (três) salários mínimos.

e) Possuir curso superior.

f) Apresentar falta de veracidade quanto às informações.

g) Incoerência entre dados informados e documentos apresentados.

h) Preenchimento falso ou incompleto do formulário de inscrição no MinhaUnisul e no Uniedu.

i) Ser estudante matriculado apenas em disciplinas isoladas.

j) Ausência do pagamento da matrícula.

k) Ser estudante do Campus Universitário UnisulVirtual.

Art. 17. O estudante que se cadastrar no sistema Uniedu após a data de 9 de agosto de 2019 não poderá participar do processo seletivo deste Edital.

§ 1º Todos os estudantes cadastrados no Uniedu nos semestres anteriores, contemplados ou não com bolsas, também deverão cadastrar-se novamente no Uniedu, para candidatarem-se às Bolsas de Estudo do Artigo 171/Fumdes em 2019/2.

(11)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

§ 2º O preenchimento dos cadastros no Uniedu e no MinhaUnisul são requisitos obrigatórios para participar do processo seletivo para obtenção da Bolsa de Estudo do Artigo 171/Fumdes.

Art. 18. O processo seletivo de Bolsa do Artigo 171/Fumdes acontecerá simultaneamente com o processo seletivo do Cebas (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social). Para tanto, o candidato deverá se inscrever no cadastro Uniedu e MinhaUnisul.

Parágrafo único. A classificação dos candidatos observará os pareceres da Comissão de Avaliação e Acompanhamento, qualificando em primeira análise os contemplados do Cebas, posteriormente com os recursos do Artigo 171/Fumdes e por último com os recursos do Artigo170.

Art. 19. Para base de cálculo do benefício do Artigo 171/Fumdes será considerado o valor da mensalidade constante no Sistema Acadêmico até 13 de setembro de 2019.

Art. 20. O estudante contemplado com bolsa de estudo que venha a trancar, abandonar ou desistir do curso, após a divulgação dos contemplados, terá os valores de bolsa estornados, sendo repassados para outro estudante devidamente qualificado para o benefício.

Art. 21. Em virtude da natureza do processo seletivo, em nenhum caso caberá recurso das decisões tomadas pela Comissão Fiscalizadora de Bolsas.

Art. 22. O repasse das parcelas do Artigo 171/Fumdes aos estudantes está condicionado ao repasse efetivo do recurso feito pelo Governo Estadual.

Art. 23. Para que o processo tenha eficácia, conta-se com a colaboração dos estudantes, no sentido de identificar situações que não sejam merecedoras do benefício, por meio de denúncia, que poderá ser formalizada no link disponível no MinhaUnisul, garantindo com sigilo e ética a total integridade e legitimidade do processo de Seleção de Bolsas.

Art. 24. A falta de assinatura nos recibos coletivos, de acordo com o cronograma estipulado pela Universidade, divulgado nos murais e via internet, implicará a perda do benefício em ambas as modalidades de Bolsa.

Art. 25. O estudante beneficiado com Bolsa de Estudo que falsificar documentos ou falsear informações, além de perder o benefício que lhe foi deferido, ressarcirá

(12)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

os valores indevidamente recebidos e ficará automaticamente impedido de candidatar-se a futuras inscrições, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis e para as quais poderá ser representado perante os órgãos legalmente responsáveis, em conformidade à Lei Complementar Nº 546, de 27 de setembro de 2011.

Art. 26. Nenhum documento será devolvido após o processo seletivo, independentemente de ter sido o candidato contemplado ou não.

Art. 27. Somente o candidato poderá realizar a entrevista. Se o candidato for menor de idade, deverá comparecer à entrevista acompanhado dos pais ou responsável legal. O estudante do ensino a distância, menor de idade, deverá encaminhar documentos de identificação do responsável.

Art. 28. A contemplação da Bolsa do Artigo 171/Fumdes para estudantes já beneficiários de Bolsas de Estudo ou Pesquisa, oriundos de outros Programas, ficará condicionada à análise e parecer da Comissão Fiscalizadora de Bolsas.

Art. 29. Os estudantes que possuem benefícios que não permitem cumulatividade deverão optar por esse benefício ou pela bolsa do Artigo 171/Fumdes.

Art. 30. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Fiscalizadora de Bolsas do Artigo 171/ Fumdes.

Art. 31. O presente Processo Seletivo é válido para o segundo período letivo de 2019 da Unisul, não tendo validade para outros semestres.

Art. 32. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Fiscalizadora de Bolsas do Artigo 171/ Fumdes.

Art. 33. Fica eleito o foro da Comarca de Tubarão, Santa Catarina, para dirimir toda e qualquer questão administrativa ou judicial inerente a este Processo Seletivo.

Tubarão (SC), 18 de julho de 2019.

Mauri Luiz Heerdt Reitor

(13)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

ANEXO I

DECLARAÇÃO DE QUE NÃO POSSUI CARTEIRA DE TRABALHO

Eu, ______________________________________________________________________, estado civil _________________________, portador(a) do RG nº____________________ e do CPF nº __________________________, residente e domiciliado(a) na Rua ___________ _________________________________________, declaro para os devidos fins, que não possuo Carteira de Trabalho.

Declaro ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta Declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) _________________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: __________________, ______ de ___________________ de 2019.

______________________________________________

Assinatura do Declarante

(14)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE RENDA DE TRABALHADOR INFORMAL

Eu, _____________________________________________________________________, portador(a) do RG nº_____________________ e do CPF nº__________________________, declaro sob as penas da lei, para fins de apresentação à Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, para comprovação da Situação Socioeconômica do(a) acadêmico(a) _______________________________________________________________, que a renda média dos últimos seis meses, no valor de R$ ________________ mensais, declarada no formulário de inscrição, refere-se aos ganhos obtidos com meu trabalho em atividades de ________________________________________.

Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta Declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) ___________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: _________________________, ______ de ________________ de 2019.

______________________________________________

Assinatura do Declarante

______________________________________________

Assinatura do candidato à bolsa

(Reconhecer firma em cartório do declarante)

(15)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

ANEXO III

DECLARAÇÃO DE AUXÍLIO DE TERCEIROS

Eu, _____________________________________________________________________, portador(a) do RG nº _____________________ e do CPF nº ______________________, declaro sob as penas da lei, para fins de apresentação à Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que pago R$_______________ mensais referentes ao auxílio prestado a ___________________________________________________________, portador(a) do RG nº ___________________ e do CPF nº ________________________.

Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta Declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) ___________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: ______________________, ______ de ___________________ de 2019.

_______________________________________________________

Assinatura

(Reconhecer firma em cartório do declarante)

(16)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA

Eu, _____________________________________________________________________, portador(a) do RG nº _____________________ e do CPF nº ______________________, declaro sob as penas da lei, para fins de apresentação à Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que pago R$_______________ mensais para ____________________________________________________, portador(a) da Certidão de Nascimento nº ______________________________, referentes à pensão alimentícia.

Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta Declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) ___________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: ______________________, ______ de ___________________ de 2019.

_______________________________________________________

Assinatura

(Reconhecer firma em cartório do declarante)

(17)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

ANEXO V

DECLARAÇÃO DE ALUGUEL

Eu, _____________________________________________________________________, portador(a) do RG nº ____________________ e do CPF nº _______________________, declaro sob as penas da lei, para fins de apresentação à Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que recebo aluguel de R$ _______________ mensais de __________________________________________________________, portador(a) do RG nº ___________________ e do CPF nº ____________________________, referente ao aluguel do imóvel localizado na Rua __________________________________________

____________________, nº ________, bairro ___________________________, na cidade de _________________________________________________.

Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta Declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) _________________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: ______________________, ______ de ___________________ de 2019.

_______________________________________________________

Assinatura

(18)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

ANEXO VI

DECLARAÇÃO DE QUE NÃO POSSUI ATIVIDADE REMUNERADA

Eu, _____________________________________________________________________, estado civil _______________________, portador(a) do RG nº _____________________

e do CPF nº ____________________________, residente e domiciliado(a) na Rua ___________________________________________________________, declaro, para os devidos fins, que não exerço atividade remunerada.

Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta Declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) _________________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: ______________________, ______ de ___________________ de 2019.

______________________________________________

Assinatura do Declarante

Assinatura Testemunhas

_______________________________________________

Nome:

CPF:

_______________________________________________

Nome:

CPF:

(19)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

ANEXO VII

DECLARAÇÃO DE IMÓVEL CEDIDO

Eu, _____________________________________________________________________, portador(a) do RG nº _____________________ e do CPF nº __________________________, declaro sob as penas da lei, para fins de apresentação à Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que cedo o imóvel localizado na Rua _________________________________________________

_____________________, nº __________, bairro ______________________________, na cidade de ________________________________, para _______________________

________________________________________, portador(a) do RG nº _______________

e do CPF nº _______________________.

Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta Declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) ___________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: ______________________, ______ de ___________________ de 2019.

_______________________________________________________

Assinatura

(20)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

ANEXO VIII

TERMO DE DECLARAÇÃO E RESPONSABILIDADE

(Nome do acadêmico) ______________________________________________, (nacionalidade) _________________________ (estado civil) ____________________, portador(a) do RG n.

___________________, inscrito no CPF n. __________________, residente e domiciliado(a) na cidade de ________________________________________________________________, à Rua/Av.

_____________________________________________________, DECLARO total ciência ao Artigo 11 do Anexo III do Decreto n° 2.672, de 5 de outubro de 2009, publicado no Diário Oficial do Estado nº 18.704, que regulamenta a concessão de bolsas de estudo a alunos economicamente carentes, instituído pela Lei Complementar nº 407/2008, habilitando- me à sua concessão mediante as regras e condições abaixo descritas.

Deverei assumir os seguintes compromissos:

I – não receber, durante a vigência da bolsa do presente programa, outra modalidade de bolsas oriundas de recursos públicos.

II – cumprir o regulamento da instituição na qual estou matriculado.

III – durante a realização do curso e vigência da bolsa, apresentar à IES na qual estou matriculado, semestralmente, documento comprobatório de aprovação nas disciplinas curriculares e de satisfatório desempenho acadêmico.

IV - restituir à IES, nas mesmas condições em que fui beneficiado, acrescidos de juros e atualização monetária, os valores correspondentes a todos os benefícios recebidos relativos à bolsa nos seguintes casos:

a) não cumprimento do compromisso firmado com o programa de Bolsas de Estudo do Fumdes;

b) por desistência, trancamento, abandono ou transferência do curso sem justificativa aceita pelos órgãos competentes da IES na qual estou matriculado.

O não cumprimento das responsabilidades previstas no Art. 11 do Anexo III do Decreto nº 2.672 implicará o automático cancelamento da bolsa.

Declaro ciência e conformidade, firmando o presente.

______________, ____ de ______________ de 2019.

____________________________________________

Assinatura do Acadêmico

(21)

Este documento é cópia do original e tem como única finalidade facilitar a leitura pelo software de voz. Para fins legais, deve ser utilizado o

documento digitalizado, constando assinatura do Reitor.

Referências

Documentos relacionados

4.1 A inscrição do candidato implicará na completa ciência e aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital e na legislação pertinente, acerca das quais

O potencial mobilizador e reflexivo da arte realizada nas periferias é um dos pontos que aproxima os dois contextos etnográficos abordados nesta comunicação: a experiência

Declaro ainda, que a informação acima apresentada é verdadeira e estou ciente de que a omissão de informações ou a apresentação de dados ou documentos falsos e/ou

Declaro ainda, que a informação acima apresentada é verdadeira e estou ciente de que a omissão de informações ou a apresentação de dados ou documentos falsos e/ou

Declaro ainda que as informações por mim prestadas representam a verdade e estou ciente de que a omissão de informações ou a apresentação de dados e documentos

Se nenhum restabelecimento é feito, o valor contábil dos ativos em questão, no balanço patrimonial de abertura em IFRSs, deve ser igual aos respectivos

Em seu balanço patrimonial de abertura em IFRSs, a entidade aplica o critério da IAS 32 (Pronunciamento Técnico CPC 39) para classificar os instrumentos financeiros (ou os

Editora Administrativa: Herminia Prado Godoy - Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade- GEPI e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre