• Nenhum resultado encontrado

O QUE É GERENCIAMENTO DE RISCOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O QUE É GERENCIAMENTO DE RISCOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 6 TEMA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM SEGURANÇA

MÓDULO: NR 03

ASSUNTO: GERENCIAMENTO DE CRISE

O QUE É GERENCIAMENTO DE RISCOS

Gerenciamento de Riscos é o processo de identificar, avaliar, tratar e monitorar os riscos existentes em uma organização, departamento, operação, evento ou atividade especifica.

Tem como objetivo minimizar ou mesmo eliminar a possibilidade de impactos negativos sobre objetivos/resultados pretendidos, caso alguns dos riscos avaliados venham a se concretizar.

Visa reduzir o número de incertezas que possam se materializar em problemas e minimizar o efeito daquelas que venham a ocorrer.

Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciamento de Riscos de um projeto envolve os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos.

Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos.

O Gerenciamento de Riscos deve ser uma medida estratégica em todas as organizações. Ela deverá estar presente em todas as tomadas de decisões.

(2)

Página 2 de 6

O QUE É RISCO

Riscos são acontecimentos, condições ou circunstâncias futuras que podem provocar impacto, normalmente negativo, em uma organização, projeto, empreendimento ou atividade especifica, como prejuízos ou danos.

O conceito de risco leva em consideração tanto a probabilidade e a frequência com a qual ele poderá ocorrer como a gravidade de suas consequências.

NATUREZA DOS RISCOS

Os riscos podem ser de diversas naturezas, dentre elas podemos citar:

 Econômico;

 Ambiental;

 Social;

 Operacional;

 Legal/Regulamentar;

 Imagem/Reputação; e

 Financeiro/Orçamentário.

(3)

Página 3 de 6 EXEMPLOS DE RISCOS

Os tipos de riscos, aos quais uma organização pode estar exposta, dependem de suas atividades:

 Perdas de receitas;

 Perda de funcionários chaves;

 Fraudes de colaboradores ou terceiros;

 Multas e processos na Justiça;

 Perda de reputação da marca;

 Acidentes de trabalho;

 Acidentes ambientais;

 Incêndio;

 Sabotagem; e

 Furto, roubo e assaltos.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO GERENCIAMENTO DE RISCOS

 Assegurar aos tomadores de decisão o acesso às informações pertinentes aos riscos aos quais a organização está exposta;

 Ampliar o nível de alcance dos objetivos da organização, reduzindo os riscos e controlando as situações adversas;

 Agregar valor à organização na melhoria dos processos organizacionais e no tratamento adequado dos riscos e dos impactos negativos decorrentes de sua materialização.

 Melhorar a performace e efetividade; e

 Melhorar os relacionamentos com as partes interessadas.

(4)

Página 4 de 6 QUAIS SÃO OS NÍVEIS DO RISCO

Os riscos em uma organização podem estar presentes como um todo ou em sua estrutura ou atividades.

Níveis dos riscos:

 Organização;

 Departamento;

 Projetos;

 Atividades; e

 Situações Específicas.

QUAIS AS MOTIVAÇÕES PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS

 Necessidade de redução de incertezas;

 Adoção de práticas de gestão da qualidade;

 Crises de governança;

 Necessidade de aumento da eficácia, eficiência;

 Economicidade e efetividade;

 Busca da melhoria contínua;

 Visão estratégica; e

 Sobrevivência das organizações.

COMO É FEITO O GERENCIAMENTO DE RISCO

Na atualidade existem várias Metodologias para Gerenciamento de Riscos, é possível, entretanto, identificar alguns pontos em comum entre elas.

Dentre esses pontos, podemos citar as diretrizes estabelecidas pela ISO 31.000.

(5)

Página 5 de 6 ISO 31.000 é uma norma da família de Gestão de Risco criada pela International Organization for Standardization.

O objetivo da ISO 31.000 é estabelecer princípios e orientações genéricas sobre gestão de riscos, que permitam gerenciar os processos de diversos tipos de riscos de qualquer organização de qualquer segmento independente do tamanho.

Para tanto ele segue a seguinte sequência de ações (Processos Gerenciamento de Riscos de acordo com a ISO 31.000):

1. Comunicação e Consulta

 A organização deverá desenvolver uma comunicação eficiente e que possibilite consulta sempre que necessário.

2. Estabelecimento do Contexto

 O contexto deve ser dividido em contexto interno e externo, define os critérios e o escopo da gestão, as áreas e setores envolvidos..

 No contexto interno a organização deve analisar sua estrutura organizacional, responsabilidades, processos, os sistemas de informação internos e o diálogo e relações com as partes interessadas internas.

 No contexto externo questões como o ambiente legal, social, cultural, político, financeiro, tecnológico, econômico, dentre outros devem ser avaliados, assim como a relação com partes interessadas externas, a sua percepção e seus valores.

3. Identificação de Riscos

 Nesta fase gera-se uma lista constando os possíveis riscos que possam de alguma forma prejudicar a realização dos objetivos.

4. Análise de Riscos

 Baseada na lista feita na etapa anterior a organização deve buscar identificar as possíveis causas e fontes de risco, suas conseqüências positivas e negativas, e também a probabilidade de que essas conseqüências possam ocorrer.

5. Avaliação de Riscos

 Nesta etapa são definidos quais riscos precisam de tratamento e a prioridade

(6)

Página 6 de 6 de tomadas de providências.

6. Tratamento de Riscos

 O tratamento de riscos envolve a seleção de uma ou mais opções para modificar os riscos e a implementação dessas opções.

 Uma vez implementado, o tratamento fornece novos controles ou modifica os existentes.

7. Monitoramento e Análise Crítica

 A melhoria contínua deverá acontecer ao longo do processo de gestão de riscos.

 Ao utilizar a metodologia os critérios de riscos poderão ser alterados, novas ocorrências poderão incrementar as listas de riscos e oportunidades poderão ser consideradas.

8. Registros do processo de gestão de risco

 Os registros fornecem os fundamentos para a melhoria dos métodos e ferramentas.

 As atividades de gestão de riscos devem ser rastreáveis. Ou seja, deve haver registros, pois esses fornecem os fundamentos para a melhoria dos métodos e ferramentas, bem como de todo o processo.

Referências

Documentos relacionados

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Não podem ser deduzidas dos nossos dados quaisquer informações sobre uma dada característica específica, nem sobre a aptidão para um determinado fim. Os dados fornecidos não eximem

Focando nas cinco principais regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Central), foi possível determinar a elasticidade do emprego em relação à produção industrial para

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

Um líder arrojado de pulso firme(infundir respeito e temor aos insubmissos) (infundir respeito e temor aos insubmissos) e. Aos liderados vai a dica de estarem sempre ligados

In the present study, IPost protected the heart against IR injury in the C-IPost group through the recovery of LVEDP, LVDP and ± dp/dt, whereas no significant effects on the hearts

Gráfico 1 Porcentagem de enraizamento e de brotação A, número médio de raízes e brotos B de estacas caulinares e radiculares de amoreira vermelha Rubusrosifolius tratadas com