• Nenhum resultado encontrado

Contágio da Covid-19 aumenta em Águia Branca e mais 12 municípios do ES Página 04. Noticiár

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Contágio da Covid-19 aumenta em Águia Branca e mais 12 municípios do ES Página 04. Noticiár"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

5 anos de

Página 04

Águia Branca (ES), sábado, 19 de junho de 2021 - Edição 0280 - Valor do exemplar: R$ 1,00 Diretora Responsável: Alzira Maria Gomes Regatieri - (27) 99987-1599 - Esta Edição: 08 páginas

O N O N O N

O N O No o o oticiár o ticiár ticiár ticiário ticiár io io io io

Águia Branca – São Domingos do Norte – Pancas – Alto Rio Novo – Mantenópolis – Barra de São Francisco - Água Doce do Norte - Ecoporanga - Nova Venécia – Vila Pavão - São Gabriel da Palha – Vila Valério e demais municípios do Espírito Santo

Comércio capixaba se une na prevenção à Covid-19

Águia Branca e mais 12 municípios do ES

O objetivo é estimular os lojistas para o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus

Representantes da Fe- deração das Câmaras de Di- rigentes Lojistas do Espíri- to Santo (FCDL-ES) lança- ram, na segunda-feira (14), em conjunto com o Gover- no do Estado, a campanha

“Quando você se cuida aí, nosso comércio abre as portas aqui”. O objetivo é estimular os lojistas para o cumprimento dos proto- colos sanitários de preven- ção ao novo Coronavírus (Covid-19), possibilitando que o setor se mantenha de portas abertas. A campa- nha tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Em- presas (Sebrae), Sistema de Cooperativas de Crédi- to do Brasil (Sicoob) e Uni- med. Página 02.

(2)

VENDE – SE

01 quitinete em Águia Branca com quarto, banheiro, pia e tanque instalados, com espaço de terraço concluído de apro- ximadamente 100m² exclusivos e dispo- nibilidade para ampliação do “quitinete”.

Telefone: (27) 99903-1573

Comércio capixaba se une na prevenção à Covid-19

AÇÃO EM

ÁGUIA BRANCA

Na cidade de Águia Branca a campanha acon- teceu na segunda-feira (14) iniciando na Praça do Imigrante (centro) seguindo até o bairro Nossa Se- nhora Aparecida e contou com a participação de comerciantes associados à CDL (Câmara de Diri- gentes Lojistas) e funcionários da Secretaria Mu- nicipal de Saúde.

Durante a ação foi distribuído máscaras e bo- tons personalizados, material gráfico alusivo ao tema, higienização das mãos da população e, ain- da com o suporte de um carro de som foi feita uma conscientização sobre a necessidade de se prati- car as normas de combate à disseminação da pan- demia do novo coronavírus (Covid-19).

Representantes da Federação das Câma- ras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL-ES) lançaram, na segunda-feira (14), em conjunto com o Governo do Estado, a cam- panha “Quando você se cuida aí, nosso comér- cio abre as portas aqui”. O objetivo é estimu- lar os lojistas para o cumprimento dos proto- colos sanitários de prevenção ao novo Coro- navírus (Covid-19), possibilitando que o setor se mantenha de portas abertas. A campanha tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sis- tema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Si- coob) e Unimed.

A solenidade de lançamento teve a partici- pação do governador do Estado, Renato Casa- grande, que destacou a importância da inicia- tiva que visa o consumo responsável e cons- ciente. “A gestão da pandemia não é exclusiva dos governos Federal, estaduais e municipais, mas de todos. Entendemos que o Espírito San- to tem acertado mais do que errado e ter leito para atender a todos foi uma grande conquis- ta, pois conseguimos salvar muitas vidas. Ter a gestão pública funcionando quando as pes- soas mais precisam é fundamental para uma boa gestão”, disse.

Para estimular a adesão à campanha jun- to aos comerciantes, a Federação e as Câma- ras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de 52 cida- des capixabas vão realizar uma ação de cons- cientização com a distribuição de cartazes, ca- misetas e botons, além da divulgação nos prin- cipais meios de comunicação.

“Para continuar com as atividades econô- micas e sociais, precisamos do comportamen- to semelhante ao dessas entidades que parti- cipam desta campanha. Estão incorporando e aceitando essa responsabilidade em parceria conosco. Esse trabalho vai permitir que o profissional e o cliente do comércio tenham responsabilidade. Não dá para dispensar o uso

de máscara, deixar de higienizar as mãos ou permitir aglomerações. A imunidade coletiva a gente consegue com vacina e desta forma po- deremos ter uma liberdade maior”, pontuou Casagrande.

Para a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, que participa do Centro de Comando e Controle da pandemia no Estado, esta iniciativa é de extrema relevância para o enfrentamento da pandemia. “A conscientiza- ção de todos sobre as normas de segurança é de fundamental importância, principalmente neste período em que, felizmente, o Estado vem alcançando estabilidade nos números relativos à pandemia, o que permite a convivência res- ponsável do setor, tão importante para econo- mia do Estado”, alertou.

“O comércio já foi fechado várias vezes e o impacto para a economia e toda a popula- ção foi muito grande. É hora de deixar as ques- tões políticas de lado e unir toda a sociedade em torno da prevenção do contágio, enquanto a vacina não chega para todos. Essa campa- nha vai mobilizar lojistas, funcionários e toda a sociedade para que o comércio não precise fechar as portas novamente”, disse o presiden- te da FCDL-ES, Celso Costa.

A ideia é fazer um reforço, junto aos lojis- tas e seus funcionários, sobre todos os cuida- dos a serem tomados no ponto de venda, para evitar a transmissão da doença e torná-los mul- tiplicadores desse conhecimento. Todas as in- formações também estão disponíveis no site www.seucomercioseguro.com.br.

Em paralelo, inicia-se também uma

grande campanha em TV aberta, rádios,

outdoor, portais de notícias e redes sociais

para conscientizar a população em geral

sobre a importância de cuidados, como uso

de máscaras, limpeza das mãos, além da

necessidade de evitar aglomerações e man-

ter o distanciamento social.

(3)

GUIA COMERCIAL O NOTICIÁRIO

Vacinação Covid-19: ES tem melhor cobertura no Sudeste para público acima dos 60 anos

O Espírito Santo apresenta a melhor co- bertura vacinal entre os quatro estados da região Sudeste para a primeira dose contra a Covid-19 entre a população de 60 anos ou mais, com 98,01% de cobertura desde o iní- cio da campanha, em janeiro de 2021. Os da- dos são da Rede Nacional de Dados em Saú- de do Ministério da Saúde.

Segundo estimativas do Ministério, o Espíri- to Santo tem 592.792 pessoas acima dos 60 anos e já havia aplicado a primeira dose em 581.038 capixabas até segunda-feira (14). Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro apre- sentaram no mesmo período a cobertura de 90,4%, 87,6% e 86,6%, respectivamente.

A expectativa é que, com os esquemas das segundas doses com a vacina Covishield

(Oxford/Fiocruz) a serem completados em julho e com o retorno da produção da Coro- navac (Sinovac/Butantan), o Estado poderá apresentar o percentual de cobertura acima dos 90% também para as segundas doses em pessoas acima dos 60 anos, que, atualmen- te, está em 58,2% — número superior aos demais estados do Sudeste.

Além disso, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações, tem orientado semanalmente os municípios na realização da busca ativa da população que se encontra com a segunda dose em atraso, visan- do a garantir a complementação do esquema e atingir a excelência na cobertura vacinal.

Vacinação e cuidado com a pessoa idosa O subsecretário de Estado da Saúde, Luiz

Carlos Reblin, atentou a população sobre a res- ponsabilidade aos cuidados das pessoas idosas na vacinação contra a Covid-19. “A vacinação não se encerra na primeira dose, a segunda é tão importante quanto. Precisamos verificar se já é tempo para complementar o esquema va- cinal e procurar pelo serviço de saúde para o agendamento”, enfatizou.

O subsecretário reforçou também sobre a

importância da cobertura vacinal neste público,

uma vez que é o que apresenta maior letalidade

para a doença. “Está demonstrado nos números,

com mais de oito mil mortes de pessoas acima

de 60 anos no Estado pela Covid-19. O acesso à

vacina está disponível nas salas de vacinação,

além de espaços alternativos que muitos muni-

cípios têm feito”, disse o subsecretário.

(4)

Contágio da Covid-19

aumenta em Águia Branca e mais 12 municípios do ES

Em Águia Branca 25 pessoas estão ativas com a doença A queda sustentada de

indicadores da Covid-19 no Espírito Santo, neste mês, se confirma como um dos cenários previstos pela Se- cretaria de Estado da Saúde (Sesa) em abril. Mas, nesse contexto, ainda há 13 mu- nicípios com aumento no número de casos da doença e 10 com média móvel de mortes em crescimento.

A elevação do número de casos é observada em Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Gover- nador Lindenberg, Itaguaçu, Iúna, Muqui, Pancas, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Sooretama e Vila Valério.

Iúna, que viu crescer a quantidade de pessoas infec- tadas no município, também registra crescimento de óbitos, assim como Barra de São Fran- cisco, Ecoporanga, Guaçuí, Ibatiba, Itapemirim, Jaguaré, Marechal Floriano, Pinheiros e São Gabriel da Palha. Os da- dos referem-se à média mó- vel dos últimos 14 dias.

Apesar da situação des- ses 22 municípios, o quadro geral que se desenhou no Es- tado é o da fase de recupera- ção de casos, internações e óbitos, com oscilações assi- métricas, segundo apontou o secretário Nésio Fernandes em coletiva na segunda-fei- ra (14). Para ele, a melhoria dos indicadores do Espírito Santo é resultado de alguns fatores, mas particularmen- te à ampliação da cobertura vacinal contra a Covid-19.

Nésio Fernandes res- saltou que o Espírito Santo

apresenta-se como o tercei- ro Estado com maior percen- tual de vacinação do público- alvo, e alcançou cerca de 40%

dessas pessoas com pelo me- nos a primeira dose.

Mesmo com o atraso da aplicação da segunda dose da Coronovac, que espera cor- rigir com o envio de novas re-

messas pelo Ministério da Saúde ainda neste mês, o se- cretário avaliou que o Espí- rito Santo está bem posicio- nado na campanha de imu- nização. E agora, com o início da aplicação da segunda dose também da Astrazeneca, Né- sio Fernandes afirmou que o avanço da vacinação vai con-

tribuir ainda mais para a re- dução de casos, internações e óbitos.

Entretanto, o secretá- rio ressaltou, mais uma vez, que a imunidade coletiva (ou de rebanho) só será obtida quando de 70% a 80% da população estiver vacinada.

Por essa razão, o uso de más- caras, a não aglomeração e a higienização frequente das mãos continuam sendo me- didas indispensáveis para controlar a disseminação do coronavírus e, assim, impe- dir novas ondas da Covid- 19. (Fonte: agazeta.com.br)

VACINADOS EM ÁGUIA BRANCA

Aproximadamente, cerca de 40% da população de Águia Branca já foi imu- nizada com a 1ª dose da va- cina contra a Covid-19. De acordo com informações da SEMSA (Secretaria Munici- pal de Saúde), 4.057pesso- as foram vacinadas, sendo que 2.378 receberam a 1ª dose e 1.679 a segunda, até a última 4ª feira (16/06).

MORTES Águia Branca registrou mais uma morte por compli- cações da covid-19 na última segunda-feira (14). Trata-se de um homem com 70 anos de idade, residente em Córre- go do Café, interior. Ele foi in- ternado no Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho em Barra de São Francisco no dia 24/05 passado, e posteriormente transferido para o Hospital Medical Center de Linhares.

Com isso o município chegou a 59 mortes pelo novo coronavírus.

Em Águia Branca o equipamento está instalado na localidade de Ebenézer

“Fiscalização eletrônica” em Águia Branca passa

a operar a partir do dia 1º de julho

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) instalou três novos pon- tos de fiscalização eletrônica nos municípios de Ita- pemirim, Águia Branca e Anchieta.

Os equipamentos já estão funcionando em ca- ráter educativo e começarão a operar a partir do próximo dia 1° de julho.

Os novos equipamentos de fiscalização eletrô- nica têm o objetivo de garantir mais segurança aos motoristas e pedestres e garantir ao órgão executi- vo de trânsito ou rodoviário a descrição exata a res- peito do que ocorreu na Rodovia por meio de ima- gens e geração de dados que contribuem para o con- trole e planejamento viário.

Mais informações estão disponíveis ao públi- co no site www.der.es.gov.br.

(5)

REDAÇÃO ON

Emenda Parlamentar de Ted Conti irá beneficiar Associação

Pestalozzi de Águia Branca

O recurso foi solicitado pelo vereador Niquim Bruni (PSD) Assinatura do documento aconteceu na sede da entidade na manhã de sexta-feira (11/06) Uma Emenda Parla-

mentar (EP) do deputa- do federal Ted Conti (PSB) no valor de R$

200.000,00 irá benefici- ar a Associação Pestalo- zzi de Águia Branca.

O recurso solicitado pelo vereador Amarildo Franskoviask, o Niquim Bruni (PSD) no fim do ano passado será utiliza-

do para a compra de um veículo adaptado com elevador para cadeiras de

rodas para facilitar a lo- comoção de pessoas com deficiência.

A assinatura do do- cumento de liberação da verba que chegará à

instituição através da Prefeitura de Águia Branca aconteceu na

manhã de sexta-feira (11/06) na sede da en- tidade.

PC prende suspeito que tentou dar golpe de R$ 400 mil em Colatina

Um homem de 33 anos foi detido em flagran- te por associação crimi- nosa, na última sexta-fei- ra (11), por policiais ci- vis da Delegacia Especi- alizada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), no bairro Santo Antônio, em Colatina. O detido é investigado por criar contas falsas em um banco digital para sacar e transferir o valor do cré- dito ofertado pelas contas abertas. Um prejuízo avaliado em R$ 400 mil.

Na residência do suspeito, foram apreen- didos cartões de créditos, máquinas de cartão e mercadorias sem nota fiscal. O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa realizada, na manhã des- ta terça-feira (15), no auditório da Chefatura

de Polícia Civil, em Vitória.

De acordo com o titu- lar da DRCC, delegado Brenno Andrade, a denún- cia foi realizada por um banco digital no mês de abril. “O banco tomou co- nhecimento de que esse suspeito realizou a aber- tura dessas contas. No en- tanto, antes dele conseguir real izar as transações bancárias, com os crédi- tos bancários que o ban- co iria ofertar, de valores relacionados a possíveis empréstimos a cartões de crédito, o banco procurou nossa delegacia, informou os dados relativos ao cor- rentista. A delegacia ini- ciou a investigação e, na última sexta-feira, tive- mos sucesso ao cumprir um mandado de busca e apreensão e prendê-lo na sua residência”, informou o delegado.

Na residência, fo- ram apreendidos diver- sos cartões de créditos em nome do suspeito e de terceiros, além de máqui- nas de cartão e dinheiro em espécie. Durante o cumprimento do manda- do, observou-se no apa- relho celular do investi- gado que ele participava de diversos grupos de mensagem, com fins de troca e venda de informa- ções bancárias e também de cartões de crédito.

“No local, encontra- mos diversos cartões de créditos, fotos no celular deste indivíduo de docu- mentos de identidade e CNH’s falsos, e, ainda, a participação dele em gru- pos de troca, venda e co- mercialização de dados bancários de terceiros no Brasil todo. Em função disso, foi dada voz de pri-

são a ele por associação criminosa, pois se asso- ciou a outras pessoas para crimes de esteliona- to. Ele acabou detido, em flagrante, e conduzido à delegacia”, contou o dele- gado Brenno Andrade.

Ainda segundo o ti- tular da DRCC, na delega- cia, o suspeito permane- ceu calado. “Mas as pro- vas colhidas contra ele são contundentes. As in- vestigações continuarão para a identificação de outras pessoas por parti- cipação no crime”, disse.

O suspeito foi con- duzido à sede da Delega- cia Especial izada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), em V itória, e liberado para responder em li- berdade, após o reco- lhimento da fiança ar- bitrada pelo delegado.

Brasil receberá 7 milhões de doses da vacina da Pfizer

antecipadamente

O Brasil receberá 15 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a co- vid-19 em julho. Segundo o Ministério da Saúde, esse número representa um acrés- cimo de sete milhões de doses em relação à previsão inicial, de oito milhões de doses.

De acordo com informe divulgado pela pasta, a mudança se deveu à interlocução do órgão com a farmacêutica para adian- tar o envio de remessas previstas no cro- nograma de entregas ao país.

Na terça-feira (15), o MS anunciou a che-

gada de 2,4 milhões de doses da Pfizer/BioN-

Tech nesta semana. As entregas começaram

na quarta-feira (16). Com essa remessa, o to-

tal de doses do consórcio enviadas ao Brasil

chegará a 10,6 milhões. (Agência Brasil)

(6)

Copa Espírito Santo prevista para começar em setembro

O Real Noroeste é maior vencedor da competição com quatro títulos, seguido por Estrela do Norte e Vitória-ES com três títulos cada A Federação de Futebol

do Estado do Espírito Santo (FES) realizou de modo remo- to, a primeira reunião do Conselho Arbitral, da Copa Espírito Santo 2021.

A competição está prevista para começar no dia 11 de setembro, um fim de semana após o tér- mino do Campeonato Esta- dual Série B e também da primeira fase do Brasilei- ro Série D. Desta forma, os times da Série B e também os dois Rio Branco que re- presentam o Estado na competição nacional, te- rão mais tranquilidade para participarem.

Ficou definido que os jogos serão realizados sempre aos finais de sema-

na e que a final será em jogo único, no estádio Kle- ber Andrade, em Cariaci- ca. Por se tratar de uma Copa, não há rebaixamen- to e nem obrigatoriedade de repetir o regulamento do ano anterior.

A forma de disputa será definida no dia 24 de junho, quando ocorrerá a última reunião com os clu- bes participantes. A pu- blicação da tabela e do re- gulamento ocorrerá no dia 9 de julho.

Durante a reunião conduzida pelo presidente da FES, Gustavo Vieira, foi informado aos participan- tes que a entidade arcará as despesas referentes às taxas de arbitragem, qua-

dro móvel e com os testes Covid-19 da competição, assim como ocorreu nas Séries A e B.

Estiveram presentes os representantes do Vila- velhense, Aster, Porto Vi- tória, Nova Venécia, Rio Branco AC, Rio Branco FC, Estrela do Norte, Pinhei- ros, Itapemirim, Serra, SER Castelense (Forte) e SC Brasil Capixaba.

Vagas em competições nacionais

O campeão da Copa ES tem vaga garantida em três competições nacio- nais, em 2022: na fase de grupos da Série D do Cam- peonato Brasileiro, Copa Verde e Copa do Brasil.

Nesta competição, tam-

bém não há impedimento de um clube da Série B se

classificar para competi- ções nacionais. O que vale

é a competição classifica- tória e a validação da CBF.

Cooabriel investe na evolução tecnológica dos

setores da cooperativa

Setores internos administrativos, lojas, armazéns e novos negócios da Cooabriel também serão envolvidos nessa mudança

A pandemia trouxe di- versas mudanças e uma de- las está relacionada ao uso da tecnologia nas empre- sas. As adaptações para proporcionar uma meto- dologia diferente e eficien- te de trabalho fizeram com que fosse necessário criar novas formas de conectivi- dade e produção à distân- cia das suas unidades lo- cais. Essa mudança, além de trazer a solução de não pa- rar a produtividade, gerou também riscos, como a se- gurança de dados.

Diante da expansão de mercado que a Cooabri- el vivencia, e também na necessidade de adequação tecnológica para autono- mia e segurança da sua rede de dados, sistema e in- fraestrutura digital, a coo- perativa iniciou uma reno- vação tecnológica, utilizan- do toda tecnologia Cloud da Microsoft.

“Toda a rede de dados e sistema terá um novo ca- minho. Ao invés de guardar e gerenciar nossos dados em servidores físicos, nós iremos migrar toda nossa linha de dados para a nu- vem da Microsoft, que é um serviço de armazenagem de dados altamente seguro que pode ser acessado atra- vés da internet de qualquer lugar”, explicou o Gerente Corporativo de Tecnologia

e Inovação, Bruno Luis Sil- va Miranda.

A implantação come- çou há dois meses. Setores internos administrativos, lojas, armazéns e novos ne- gócios da Cooabriel tam- bém serão envolvidos nes- sa mudança. Ela será gra- dativa e com muita caute- la, para que as operações do dia a dia sejam impac- tadas o mínimo possível dentro de uma janela de manutenção.

O processo de migra- ção dos departamentos na Sede da Cooabriel já foi ini- ciado. Em paralelo também é realizada a preparação de algumas lojas que já se en- contram com a mudança fí- sica pronta. “Após a im- plantação da nossa sede, vamos usar uma loja como piloto, aplicando a transfor- mação com todas as pre- missas de disponibilidade,

segurança e gerenciamen- to centralizado. Finalizan- do essa migração piloto a mudança das outras lojas e armazéns ocorrerão grada- tivamente sob um planeja- mento de mínimo impacto e máxima eficácia. Todas estas mudanças são feitas para melhorar e tornar mais eficiente o trabalho dos colaboradores e gerar uma alta satisfação de nos- sos cooperados e clientes”, reforçou o gerente.

Segundo o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, a mudança é significativa. “O novo siste- ma é muito mais atualiza- do e irá tornar ainda me- lhores os controles inter- nos. Isso irá trazer mais tranquilidade, segurança e transparência. Esse novo passo demonstra que a co- operativa tem evoluído”, fi- nalizou.

Projeto “Inoovar” estimula redução de custos e

tecnologia na Cooabriel

As propostas serão analisadas por um comitê formado para gerir o projeto (comitê de inovação) Implementado há me-

nos de uma semana, o Proje- to “Inoovar” chega com o objetivo de estimular a par- ticipação dos colaboradores da Cooabriel na redução de custos e no aumento das re- ceitas com o uso de ideias ino- vadoras e da tecnologia.

A iniciativa é prevista como meta do planejamento estratégico da Cooabriel. O objetivo é incentivar os co- laboradores a participarem da criação de ideias inovado- ras envolvendo, principal- mente, processos e ações de impacto na redução de cus- tos para a Cooperativa.

Na prática, se o cola- borador tiver uma ideia que contribua para reduzir custos ou despesas ou me- lhorias em qualquer área da cooperativa, ele poderá re- gistrá-la em uma platafor- ma digital criada para este fim, preenchendo a propos- ta detalhada da ideia no for- mulário do cadastro de idei- as do Projeto “Inoovar”.

As propostas serão analisadas por um comitê formado para gerir o pro- jeto (comitê de inovação).

Uma vez aprovadas e ali- nhadas às estratégias da cooperativa, as ideias se- rão implementadas. O co- laborador que tiver sua proposta escolhida será premiado e poderá rece- ber o valor em dinheiro de até 15% do valor economi-

zado, sendo o teto máximo de R$ 20 mil reais.

“Além dos resultados já mencionados esperados com o projeto, um grande objetivo é a integração da equipe no sen- tido de buscar inovação e fazer parte da mudança da Coope- rativa, que vem acontecendo a passos largos, mas em mui- to com direcionamento admi- nistrativo ou iniciativas de ges- tão. A pegada do Projeto Inoo- var é abrir o funil para que as ideias sejam lançadas, analisa- das, levadas a sério. O dono da ideia receberá retorno, mes- mo que seu projeto não seja premiado, ele perceberá que sua contribuição passou por uma análise crítica e que sua iniciativa foi importante. En- fim, estamos buscando abrir a empresa para receber inova- ção de quem mais entende da empresa, ou seja, seus própri- os colaboradores”, afirmou o superintendente da Cooabri- el, Carlos Augusto Pandolfi.

Segundo o coordenador do Comitê de Inovação e tam-

bém coordenador de co- mercialização da Cooabri- el, Kairo Henrique Rellis do Nascimento, cerca de 30 projetos já foram apresen- tados desde a implementa- ção, no dia 10 de junho.

“O Comitê foi criado em fevereiro por iniciati- va da diretoria. O projeto é importante porque irá criar uma cultura de enga- jamento entre as equipes.

É um estímulo porque vá- rios setores podem ser en- volvidos em um objetivo fi- nal”, explicou.

A assistente executi- va da Cooabriel, Saionara Buss Wendler, integra a equipe formada por 11 co- laboradores na Comissão.

“Além de fazer parte da co- missão também pretendo apresentar ideias, pois en- tendo que cada setor tem suas características im- portantes e pode contri- buir para o sucesso do pro- jeto. Todos têm muito a so- mar”, finalizou.

(7)

Dani Ferrari Brand em todo o Estado

A nova marca de calçados, Dani Ferrari Brand, já é sucesso de vendas

A nova marca de calçados, Dani Ferrari Brand, já pode ser encontra-

da em todas as regiões do Espírito Santo.

Em agosto, a marca estará em vitrines de Guarapari, Marataízes, Afon- so Cláudio, São Mateus, Jardim Camburi, Nova Venécia, Praia do Canto, Cariacica e Vila Valério, com a coleção Frescor, assinada pela empresária Daniele Ferrari Santana.

Nos últimos 30 dias, a nova marca de calçados parece ter caído nas graças do público feminino, tendo diversas digitais influencers, de todo o estado, como Amanda Caldas, Giuliana Ferrari, Bianca Lopes, Italla Monti e até a bem sucedida no ramo da moda, Marci Vago, feito postagens em suas redes sociais relacionadas ao novo produto.

A Dani Ferrari Brand, está sendo representada pelo showroom, Estú- dio Pinheiro, que está há vários anos no mercado e conta com grande cartela de clientes por todo o Espírito Santo, além de já representar gran- des marcas a nível nacional, como Shoulder, Richards e Mercatto.

Os calçados Dani Ferrari Brand são fabricados em processo handma- de e reúne todos os requisitos para conquistar as mulheres de bom gosto.

Mapa de Risco: Águia Branca continua no "Moderado"

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-fei- ra (18), o 60º Mapa de Ris- co Covid-19, que terá vi- gência desta segunda-feira (21) até o próximo domin- go (27). Dos 78 municípi- os capixabas, 15 estão classificados em Risco Baixo, 58 em Risco Mode- rado e cinco em Risco Alto.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coefici- ente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por gru- po de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade conside- ra a taxa de ocupação de lei- tos potenciais de UTI ex- clusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a dis- ponibilidade máxima de lei- tos para tratamento da do- ença. A estratégia de mape- amento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco se- gue as orientações dos bo- letins epidemiológicos do Ministério da Saúde e re- comendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC)

Covid-19 no Espírito San- to, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Mili- tar, Defesa Civil, Secreta- ria da Saúde (Sesa), Insti- tuto Jones dos Santos Ne- ves (IJSN) e da Universi- dade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâme- tros técnicos.

Confira a classifica- ção de todos os municípi- os capixabas:

RISCO BAIXO: Baixo Guandu, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Ico- nha, Itaguaçu, Jerônimo Monteiro, Mucurici, Mu- qui, Piúma, Ponto Belo,

Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Pa- vão.

RISCO MODERA- DO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Espe- rança, Bom Jesus do Nor- te, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Divi- no de São Lourenço, Do- mingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lin- denberg, Guaçuí, Guarapa-

ri, Ibitirama, Irupi, Itape- mirim, Itarana, Iúna, Ja- guaré, João Neiva, Laran- ja da Terra, Linhares, Ma- rechal Floriano, Marilân- dia, Mimoso do Sul, Mon- tanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Presidente Ken- nedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopol- dina, Santa Teresa, São Ga- briel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Ser- ra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imi- grante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Ibati- ba, Ibiraçu, Mantenópolis, Marataízes e Pinheiros.

Estado recebe doação de cilindros de oxigênio para enfrentamento à Covid-19

O Governo do Espírito Santo recebeu cerca de 100 cilin- dros de oxigênio, que auxiliarão as unidades hospitalares estadu- ais no enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). A doa- ção foi realizada pela empresa Pe- trobras. A entrega dos insumos teve a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, da vice-governadora Jacqueline Moraes e do representante da empresa. Os cilindros serão desti- nados a sete unidades referênci- as no tratamento aos casos mo- derados e graves da Covid-19.

Serão contempladas uni- dades de norte a sul do Estado, como os hospitais Estaduais Jones dos Santos Neves (HJSN) e Ma- ternidade Silvio Avidos (HMSA), na região Central; Doutor Alceu Melgaço Filho (HDAMF) e Rober- to Arnizaut Silvares (HRAS), na região Norte; no Hospital São José do Calçado (HSJC), na região Sul;

e no Dório Silva (HDS) e Hospital Estadual Vila Velha (HESVV), na região Metropolitana de Saúde. A doação também contemplará o Hospital Estadual de Atenção Clí- nica (HEAC), em Cariacica, que recebe pacientes clínicos de lon- ga permanência.

A doação é capaz de suprir o consumo de oxigênio de 35 a 70 pacientes internados para tra- tamento da Covid-19, por 24 ho- ras, e os cilindros, que são rea- bastecidos regularmente têm ca- pacidade de suprir o oxigênio en- tre 208 a 416 pacientes, ao mês.

“Durante toda a pandemia, não faltou oxigênio e estamos nos programando para que não falte.

Por isso, estamos recebendo estes cilindros, bem como outras ajudas da Petrobras no enfrentamento à Covid. Ainda não superamos a pandemia, que só deve chegar ao fim quando boa parte da popula-

ção estiver vacinada. Esse traba- lho de gestão da pandemia preci- sa ser feito pelos governos, em- presas e por toda a sociedade”, afir- mou o governador Casagrande.

O subsecretário de Estado da Saúde, Érico Sangiorgio, desta- cou a importância das ações en- tre o Governo e a iniciativa priva- da. “Neste momento de pande- mia, precisamos estar bem arti- culados com a iniciativa privada e a sociedade civil. São ações impor- tantes como a de hoje que nos ajudam no fortalecimento da saú- de no combate à Covid-19”, disse o subsecretário, que também ci- tou as ações realizadas pelo ES Solidário e a parceria da Univer- sidade Federal do Espírito Santo (Ufes) junto à Vale, na recupera- ção de respiradores.

Além disso, a Petrobrás anunciou também a doação de uma miniusina de oxigênio para unidade hospitalar. O equipamen- to será destinado ao HESVV, que já iniciou as adequações para a instalação. A parceria irá viabili- zar a implantação de uma usina concentradora de oxigênio, tendo como benefício técnico e econô- mico a autonomia da unidade em capacidade de abastecimento e de produção de oxigênio, a fim de as- segurar o acesso ao tratamento da Covid-19 à população.

“Essa é mais uma ação da Petrobras. Já doamos combustíveis para apoiar as ações do Estado, tes- tes de Covid-19, além de materiais de higiene. Pretendemos doar uma mini usina de oxigênio que deve ser instalada no antigo Hos- pital dos Ferroviários, em Vila Ve- lha. Hoje estamos doando esses ci- lindros de oxigênio para ajudar os hospitais de referência no enfren- tamento ao Coronavírus”, reforçou o gerente geral da empresa no Estado, César Cunha.

(8)

Com Alzira Regatieri

O QUE VIMOS E CURTIMOS NAS

REDES SOCIAIS NESTA SEMANA!!!

Referências

Documentos relacionados

Caso os frameworks e os groupkits disponíveis não dêem suporte à implementação do ambiente CSCL, o projetista deve analisar os ambientes de programação e verificar qual deles a

Resistance of wheat cultivars and breeding lines to septoria tritici blotch caused by isolates of Mycosphaerella graminicola in field trials.. Basic plant

Prontuário nº 24/2014 - Parecer Favorável em caráter excepcional Interes: Regina Ehlers Bathelt (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - Área

Para digitalizar a partir do vidro da mesa do scanner usando o botão Simplex ou os botões de digitalização no utilitário One Touch, primeiro é preciso remover todas as páginas

Uma das primeiras aplicações militares da ótica ocorreu no século III a.C. quando Siracusa estava sitiada pelas forças navais romanas. Na véspera da batalha, Arquimedes ordenou que

3.4 Para efetivar a inscrição, a candidata/o candidato deverá realizar o carregamento (upload), dos documentos descritos no Item 4 deste edital, na área específica do sistema

É possível ver através do estudo da evolução das forças armadas romanas que estas não atingiram o status de força lendária em um curto período de tempo na verdade

Preferência alimentar – Teste branco - Porcentagem de fêmeas de Tetranychus bastosi criadas em Carica papaya e liberadas em arenas com dois discos de folhas de