• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL PROCESSO SELETIVO 2021 INGRESSO 2021 Edital 03/2021-DTA-FCL/CAr Turma VII

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL PROCESSO SELETIVO 2021 INGRESSO 2021 Edital 03/2021-DTA-FCL/CAr Turma VII"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL PROCESSO SELETIVO 2021 – INGRESSO 2021

Edital 03/2021-DTA-FCL/CAr – Turma VII

Estarão abertas, no período de 07 a 11/06/2021, as inscrições on-line para o processo seletivo 2021, ingresso em 2021, do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual, curso de Mestrado Profissional, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, conforme estabelecido neste edital.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Campus de Araraquara, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento de vagas dos cursos de Mestrado Profissional do referido Programa, a ser realizado de modo remoto em caráter excepcional.

1.2 O edital foi aprovado pelo Conselho do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual, da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Campus de Araraquara.

1.3 Informações sobre o Programa podem ser obtidas na página eletrônica

http://www.fclar.unesp.br/#!/pos-educacaosexual ou na Seção Técnica de Pós-Graduação pelo e-mail pgeds.fclar@unesp.br.

1.4 Todas as informações referentes ao processo seletivo serão divulgadas na página eletrônica

http://www.fclar.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto-sensu/educacaosexual/processo-seletivo/ 1.5 O Programa está estruturado nas seguintes linhas de pesquisa:

Linha 1: Sexualidade e educação sexual: interfaces com a história, a cultura e a sociedade Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar questões históricas e socioantropológicas da sexualidade e da educação sexual. Aglutina projetos que contribuam para: a) a compreensão da relação cultura – sexualidade; b) o desenvolvimento de uma historiografia da educação sexual no Brasil; c) a institucionalização dos saberes sexuais; d) a produção de conhecimento sobre a interdisciplinaridade existente nas ações e estudos no campo da sexualidade e da educação sexual; e) sistematização de estudos e propostas para ações contra a violência sexual e a homofobia.

Linha 2: Desenvolvimento, sexualidade e diversidade na formação de professores

Esta linha de pesquisa reúne estudos e projetos de pesquisa voltados à formação de professores e outros profissionais de Educação e Saúde que necessitam de conhecimento

(2)

teórico e prático para lidar com a especificidade das questões e situações envolvendo sexo e sexualidade. É esperado que o resultado das pesquisas contribua para a compreensão sobre a importância da formação especializada em educação sexual como coadjutora do trabalho de profissionais que lidam com crianças, adolescentes e até mesmo adultos em variadas situações e instituições. Inclui o estudo das práticas pedagógicas, da metodologia de ensino e da criação de técnicas e material didático-pedagógico para o campo da sexualidade e da educação sexual. Esta linha de pesquisa aglutina estudos e projetos que produzam conhecimento sobre o desenvolvimento sexual em suas diversas vertentes, passando pela infância, adolescência e vida adulta. Pretende-se que as pesquisas desenvolvidas contribuam para: a) a consolidação das pesquisas fundamentadas na psicanálise enquanto coadjutoras da compreensão do processo de desenvolvimento psicossexual normal e patológico; b) a realização de estudos aprofundados sobre sexualidade e deficiências, com ênfase na inclusão educacional, de gênero e afetivo-sexual; c) a investigação acerca da função sexual e sua relação com o desenvolvimento psicológico normal e patológico do ser humano.

1.6 Os candidatos podem acessar, na página http://lattes.cnpq.br/, os currículos Lattes dos docentes para ter acesso aos projetos de pesquisa, linhas de pesquisa, áreas de atuação e outras informações relevantes.

2. DAS VAGAS

2.1 Serão oferecidas 31 vagas para o mestrado profissional.

2.2 As vagas estão distribuídas conforme o Quadro de Vagas – Anexo I deste Edital.

2.3 Não há nenhum compromisso, por parte do Programa, com o preenchimento total das vagas.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições serão realizadas somente on-line, por meio de um sistema de inscrições:

https://sistemas.unesp.br/posgraduacao/publico/inscricao.principal.action?unidade=12&tipo= REGULAR.

3.2 O sistema estará aberto para o recebimento das inscrições durante o período de 07 a 11/06/2021 (Horário 23h59 GMT Brasília).

(3)

3.4 Para efetivar a inscrição, a candidata/o candidato deverá realizar o carregamento (upload), dos documentos descritos no Item 4 deste edital, na área específica do sistema de inscrições, no período estipulado pelo Calendário do Processo Seletivo – Anexo II.

3.5 Não serão considerados, no deferimento das inscrições, documento com imagem ilegível e/ou com rasuras e/ou documentos enviados por e-mail ou por quaisquer outras formas não especificadas neste Edital.

3.6 Para a efetivação da inscrição, a candidata/o candidato deverá adotar todos os procedimentos OBRIGATÓRIOS arrolados neste item 3 do Edital.

3.7 Para o Mestrado Profissional serão aceitas:

a) inscrições de portadores de diplomas e de certificados de conclusão da Graduação, reconhecidos pelos órgãos governamentais competentes, na categoria bacharel, licenciado ou equivalente;

b) inscrições de graduandas/graduandos, que deverão entregar os certificados de conclusão de curso de graduação até o agendamento da defesa da dissertação.

3.8 Para os documentos emitidos em língua estrangeira, será exigida tradução juramentada para o português, com exceção de documentos emitidos por instituição de países de língua espanhola, francesa e inglesa.

3.9 Os históricos e diplomas emitidos por instituições estrangeiras deverão ter a competente autenticação consular.

3.10 No formulário de inscrição on-line, a candidata/o candidato indicará o nome do Projeto de Pesquisa e dois (2) possíveis orientadores. Também informará o idioma para a prova de proficiência em línguas (Espanhol, Francês, Inglês e Português, este último idioma compreendido como língua estrangeira e aplicável especificamente no caso de candidatos estrangeiros não lusófonos e de surdos que tenham LIBRAS como língua materna). O candidato aprovado deverá demonstrar Proficiência em Língua Estrangeira por meio de Exame a ser realizado em até 12 meses após a matrícula.

3.11 A indicação de docente que não ofereça vaga no Processo Seletivo acarretará o indeferimento da inscrição;

3.12 A indicação de orientador não implica, em caso de aprovação do candidato no Processo Seletivo, a atribuição da orientação para o docente indicado.

3.13. A Prova de Proficiência em Língua Estrangeira não será aplicada junto das demais etapas. Ela será aplicada posteriormente, em data a ser definida, em até 12 meses após o ingresso. As

(4)

candidatas/os candidatos aprovadas(os) no Processo Seletivo deverão prestar a Prova de Proficiência em Língua Estrangeira e ser aprovadas(os) nessa prova, tendo obtido a nota mínima (5,0) para continuarem matriculados no Programa.

3.14 Candidata/candidato transexual ou transgênero ou a candidata travesti que desejar atendimento pelo NOME SOCIAL poderá solicitá-lo fazendo o carregamento no sistema, junto com os documentos exigidos para inscrição, do Requerimento de Nome Social – Anexo III deste Edital, devidamente preenchido e assinado.

3.14.1 Na inscrição on-line, a candidata/o candidato deverá utilizar somente o nome civil. 3.14.2 A candidata/o candidato que enviar o Requerimento de Nome Social fica ciente de que tal nome será o único divulgado em toda e qualquer publicação relativa ao Processo Seletivo.

4. DOCUMENTOS E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Os inscritos deverão fazer o carregamento (upload), no sistema de inscrições, dos documentos abaixo, todos em formato PDF, com exceção da fotografia 3x4):

4.1 INSCRIÇÃO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL:

a) Requerimento de Nome Social, quando couber – Anexo III deste Edital;

b) Requerimento de Atendimento Especial, quando couber – Anexo IV deste Edital; c) Projeto de Pesquisa – conforme item 4.2 deste Edital;

d) Currículo Lattes (disponível para preenchimento no endereço http://lattes.cnpq.br). O CV

Lattes não precisa ser documentado.

e) Uma (01) cópia simples de cada um dos documentos abaixo: • Fotografia 3x4;

• Cédula de identidade ou Passaporte (no caso de candidatos estrangeiros); • Título de eleitor (não obrigatório no caso de candidatos estrangeiros); • Documento militar, quando couber;

• CPF – Cadastro Pessoa Física; (não obrigatório no caso de candidatos estrangeiros); • Certidão de Nascimento ou Casamento;

(5)

f) Comprovante bancário de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 76,00 (setenta e seis reais), pago por meio de depósito bancário ou transferência em nome da UNESP-FCLAR, CNPJ 48.031.918/0026-82, no Banco do Brasil – 001 – Agência 6933-7, Conta corrente 130.351-1.

4.2 O Projeto de Pesquisa deverá conter os seguintes itens: resumo (máximo de 15 linhas); introdução e justificativa, contendo a fundamentação teórica; objetivos, métodos e técnicas; cronograma de execução (observado o prazo máximo para conclusão de 30 meses) e referências. O projeto deve ter entre doze (12) e quinze (15) páginas digitadas em espaço 1,5, formato A4 e fonte Times New Roman 12. Observar que capa, referências e apêndices e/ou anexos não contam como páginas.

4.3 O candidato deverá indicar, na inscrição on-line, o título do projeto de pesquisa exatamente como consta no Projeto enviado com os documentos da inscrição.

4.4. O deferimento das inscrições fica condicionado à análise técnica da documentação encaminhada. Serão indeferidas as inscrições com a documentação incompleta, ilegível e/ou com indicação de orientação para docente que não ofereça vagas.

4.5 Inscrição condicional para o Mestrado: O candidato que estiver em fase de conclusão do curso da Graduação poderá inscrever-se condicionalmente, desde que o curso de origem seja reconhecido pelo MEC, na categoria bacharel, licenciado ou equivalente. Será necessário apresentar documento da Instituição de Ensino atestando que poderá concluir seu curso de Graduação antes da data inicial fixada para a matrícula. O comprovante de conclusão da Graduação (histórico escolar, certificado de conclusão ou diploma) deverá ser apresentado até o agendamento da defesa da dissertação ou trabalho equivalente. O descumprimento desse procedimento no prazo implicará na perda da vaga para o curso de Mestrado, sem direito à devolução da taxa de inscrição.

5. DA SELEÇÃO

5.1 DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo para o Curso de Mestrado será realizado em DUAS etapas: PRIMEIRA ETAPA – ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES E PROJETO DE PESQUISA

(6)

A primeira etapa é de caráter eliminatório e será composta pela análise objetiva do Currículo Lattes e do projeto de pesquisa do candidato, encaminhados por meio digital.

O currículo do candidato será pontuado de 0 (zero) a 10 (dez). Os critérios de atribuição estão no Anexo V deste Edital. O projeto de pesquisa do candidato será pontuado de 0 (zero) a 10 (dez). Os critérios de atribuição estão no Anexo V deste Edital.

A nota final desta etapa será calculada com a seguinte fórmula: NOTA DO CURRÍCULO MULTIPLICADA POR 4 (QUATRO) SOMADA À NOTA DO PROJETO MULTIPLICADA POR 6 (SEIS), SENDO O TOTAL DIVIDIDO POR 10 (DEZ), com uma casa decimal, sem arredondamento.

SEGUNDA ETAPA – ARGUIÇÃO SOBRE O PROJETO E A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E ACADÊMICA

A segunda etapa, de caráter eliminatório, será composta pela arguição do candidato sobre a sua trajetória acadêmica e o projeto de pesquisa proposto.

Essa arguição será realizada por 2 (dois) docentes indicados pela Comissão de Seleção responsável pelo Processo, preferencialmente entre os orientadores indicados pelo candidato no momento da inscrição, e se dará por meio digital com conexão remota e com agendamento prévio. A nota final dessa etapa será atribuída a partir da soma das notas dadas pelos dois avaliadores e dividida por dois.

Serão aprovados os candidatos que obtiverem uma pontuação total maior ou igual a 7,0 (sete pontos), a partir da soma das duas notas finais e divisão por dois.

Os critérios de atribuição estão no Anexo V deste Edital.

5.2 DO RESULTADO DA SELEÇÃO

Serão considerados aprovados os candidatos que forem aprovados em todas as etapas.

5.3 As datas de realização de cada etapa estão definidas no Calendário do Processo Seletivo, Anexo II deste Edital.

6. DOS RECURSOS

6.1 Serão aceitos recursos quanto: a) Ao indeferimento das inscrições; b) Ao resultado das etapas;

(7)

6.2 O prazo para interposição de recursos está estipulado no Calendário do Processo Seletivo – Anexo II deste Edital.

6.3 Não serão aceitos recursos interpostos fora do prazo estipulado.

6.4 Os recursos deverão ser apresentados por meio do Formulário para Interposição de Recursos – Anexo VI deste Edital. Não serão aceitos recursos encaminhados em outro formato. 6.5 A candidata/o candidato deve expor as razões do recurso de forma objetiva e fundamentada, indicando de forma explícita o(s) aspecto(s) da(s) etapa(s) que é(são) objeto do recurso.

6.6 No campo reservado à exposição das razões do recurso, fica vedada qualquer tipo de identificação da candidata/do candidato, sob pena do recurso ser indeferido.

6.7 Os recursos deverão ser enviados para o e-mail pgeds.fclar@unesp.br, tendo como assunto “RECURSO PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO SEXUAL – NOME-SOBRENOME”, em que nome e sobrenome correspondam à identificação da candidata/do candidato.

6.8 Somente serão aceitos os recursos até a data final definida no Calendário do Processo Seletivo – Anexo II deste Edital.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 Não serão encaminhadas mensagens eletrônicas confirmando recebimento de inscrições ou de documentos, tampouco serão informados os resultados das provas por telefone ou mensagem eletrônica.

7.2 Não serão aceitas documentações complementares fora do prazo.

7.3 Quaisquer contatos com as candidatas/os candidatos que se fizerem necessários serão feitos por meio do endereço eletrônico informado na inscrição.

7.4 Serão divulgados nomes e notas das candidatas/dos candidatos aprovadas(os) e reprovadas(os) no processo seletivo.

7.5 Todos os requerimentos devem ser apresentados devidamente preenchidos, e com assinatura digital da candidata/do candidato; não serão aceitos sem assinatura digital.

(8)

7.6 Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo a candidata/o candidato que prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção;

7.7 Em hipótese alguma haverá devolução da taxa de inscrição.

7.8 Ao inscrever-se no processo seletivo, a candidata/o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual desta Faculdade, sobre as quais não poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento.

7.9 A Bibliografia constante do Anexo VII deste Edital é indicada para fornecer, a título de sugestão, embasamento teórico aos candidatos.

7.10 Todos os horários referentes ao Processo Seletivo estão de acordo com o horário oficial de Brasília/DF.

8. MATRÍCULA

Terá direito à matrícula a candidata/o candidato aprovada(o) no processo seletivo. As candidatas/os candidatos aprovadas(os) deverão matricular-se no período estipulado no Calendário Escolar dos Programas de Pós-Graduação desta Faculdade para o ano letivo de 2021. Informações complementares serão fornecidas oportunamente via e-mail.

(9)

ANEXO I – QUADRO DE VAGAS

DOCENTE VAGAS

Ana Paula Leivar Brancaleoni 2

Andre Luiz Gellis 1

Andreza Marques de Castro Leão 1

Célia Regina Rossi 1

Cláudia Dias Prioste 1

Débora Raquel da Costa Milani 2

Denise Maria Margonai Favaro 1

Fátima Elisabeth Denari 0

Florêncio Mariano da Costa Junior 1

Josiane Cristina Bocchi 3

Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa 1

Luci Regina Muzzeti 1

Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória 1

Márcia Cristina Argenti Perez 2

Maria Alves de Toledo Bruns 2

Maria Regina Momesso 0

Patrícia Porchat Pereira da Silva Knudsen 0

Paulo Rennes Marçal Ribeiro 4

Raquel Baptista Spaziani 3

Ricardo Desidério da Silva 1

Rinaldo Correr 1

Vagner Sérgio Custódio 2

(10)

ANEXO II – CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

ETAPAS DATA/PERÍODO/HORÁRIO

Inscrições on-line e período para protocolo/envio da documentação

07/06/2021 a 11/06/2021 Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas 23/06/2021, a partir das 16h Prazo para recurso contra o indeferimento das inscrições 24/06/2021

Divulgação do resultado dos recursos e convocação para as etapas do Processo Seletivo

25/06/2021 a partir das 16h Primeira Etapa – Análise do currículo e projetos 28 a 30/06/2021. Divulgação do resultado da primeira etapa 02/07/2021 Prazo para recurso ao resultado da primeira etapa 05/07/2021 Divulgação do resultado dos recursos e convocação para a

Segunda Etapa do Processo Seletivo

08/07/2021, a partir das 16h Segunda Etapa – Arguição sobre o Projeto e a Trajetória

Profissional e Acadêmica

12 e 13/07/2021, em horário a ser divulgado na

convocação

Divulgação do resultado 15/07/2021

Prazo para recurso contra o resultado 16 e 19/07/2021 Divulgação do resultado dos recursos e do RESULTADO FINAL

DO PROCESSO SELETIVO

21/07/2021

* O sistema de inscrições on-line fica aberto das 0h00 do primeiro dia até às 17h00 do último dia

(Horário de Brasília).

(11)

ANEXO III – REQUERIMENTO DE NOME SOCIAL

Araraquara, ___ de ___________________________ de 2021.

À Seção Técnica de Pós-Graduação

Eu, _________________________________________________________ (nome civil), CPF _____________________, requeiro, nas formas da lei, o tratamento pelo nome social ____________________________________________________________________ durante o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual 2021.

Estou ciente que o nome social será o único nome divulgado em toda e qualquer publicação relativa ao Processo Seletivo.

________________________________ Assinatura do candidato

(12)

ANEXO IV – REQUERIMENTO PARA ATENDIMENTO ESPECIAL

Araraquara, ____ de __________ de 2021.

À Seção Técnica de Pós-Graduação

Eu, ___________________________________________, CPF ____________________, requeiro atendimento especial para realização do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual 2021, conforme abaixo:

☐ Candidato deficiente auditivo: ☐ Intérprete de LIBRAS

________________________________ Assinatura do candidato

(13)

ANEXO V – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO LATTES MESTRADO – ATÉ 10 PONTOS

ITEM PONTUAÇÃO

POR ITEM Artigo em periódico científico (autoria e/ou co-autoria) (por publicação) e/ou capítulo

de livro (autoria e/ou co-autoria) (por publicação)

0,5

Trabalho completo em anais de eventos nacionais e/ou internacionais (por publicação) 0,25

Resumo (por publicação) 0,25

Comunicação oral (por evento) e/ou poster (por evento) 0,5

Evento local, regional, nacional e/ou internacional (por evento) 0,5

Material didático ou instrucional, consultoria, assessoria, palestra, conferência, etc (por produção)

0,5 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL- até 4,0

Profissional da Educação (professor, agente educacional, coordenador pedagógico, supervisor, gestor, etc), profissional da Assistência Social, profissional da Saúde (enfermeiro, médico, fisioterapeuta, etc), profissional da Psicologia, profissional do Direito, etc.

3,0

Experiência durante o curso de graduação (estágios, bolsas, monitorias, etc)

1,0 TITULAÇÃO- até 2,0

Especialização 1,0

Aperfeiçoamento 0,5

Extensão universitária 0,5

ARGUIÇÃO SOBRE O PROJETO E A TRAJETÓRIA ACADÊMICA – ATÉ 10 PONTOS

ITENS DE ANÁLISES E CRITÉRIOS PONTUAÇÃO

Arguição sobre o Projeto (até 5,0 pontos) 1- Argumentação sobre relevância do tema para o campo da Educação e para a linha de pesquisa

Até 1,0 ponto

2- Argumentação sobre a delimitação do problema de pesquisa Até 1,0 ponto

3- Argumentação sobre exequibilidade do objetivo geral e objetivos específicos Até 1,0 ponto 4- Argumentação sobre os conceitos e a bibliografia pertinentes ao objeto de

pesquisa

Até 1,0 ponto 5- Argumentação sobre os métodos e técnicas previstos no projeto de pesquisa Até 1,0

Arguição sobre a Trajetória Acadêmica (até 5,0 pontos)

1- Sobre o currículo Até 1,0 ponto

2- Sobre a opção/interesse pela área Até 2,0 pontos

3- Sobre a atividade atual e perspectivas acadêmicas Até 2,0 pontos

(14)

ANEXO VI – FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

Ao Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Faculdade de Ciências e Letras

Araraquara, ___ de _______ de 2021.

Eu, _________________________________________________, CPF _____________________, candidato inscrito no Processo Seletivo do PPG em Educação Sexual, solicito, nos termos do Edital, recurso contra o:

☐ Indeferimento das inscrições ☐ Resultado do processo seletivo

Apresento abaixo as razões para o recurso (neste espaço é vedada qualquer tipo de identificação do candidato)

________________________________ Assinatura do candidato

(15)

ANEXO VII – BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA OS CANDIDATOS APRIMORAREM SEUS CONHECIMENTOS PARA A ARGUIÇÃO

ARIÉS, P.; BÉJIN, A. (orgs.) Sexualidades ocidentais: contribuições para a história e para a

sociologia da sexualidade. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Vol 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BEDIN, R. C. A história do Núcleo de Estudos da Sexualidade e sua participação na trajetória do

conhecimento sexual na UNESP. Araraquara, 2016. Tese (Doutorado em Educação Escolar) –

Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista. BONFIM, C. Desnudando a educação sexual. Campinas: Papirus, 2012.

BRUNS, M. A. T.; MELO, S. M. M. (Orgs.) Desafios da educação sexual: interfaces pertinentes

com comunicação e tecnologia. Curitiba: CRV, 2016.

CHAGAS, I. Educação sexual em contexto escolar: possíveis papéis das tecnologias de informação e comunicação. In: Doxa: Revista Paulista de Psicologia e Educação. Araraquara: Departamento de Psicologia da Educação da FCL/UNESP. V. 11, n. 1 e 2, 207, p. 93-100.

DABHOIWALA, F. As origens do sexo: uma história da primeira revolução sexual. São Paulo: Editora Globo, 2013.

DESIDÉRIO, R. (Orgs.) Sexualidade, educação e mídias: novos olhares, novas práticas. Londrina: EDUEL, 2016.

FIGUEIRÓ, M. N. D. Formação de educadores sexuais: adiar não é mais possível. Campinas: Mercado de Letras; Londrina: EDUEL, 2006.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 2002. KAPLAN, H. S. A nova terapia do sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

LEÃO, A. M. C.; MUZZETI, L. R. (Orgs.) Abordagem panorâmica educacional: da educação infantil

ao ensino superior. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, p. 261-353.

LEÃO, A. M. C.; MUZZETI, L. R. (Orgs.) Perspectivas, práticas e reflexões educacionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, p. 241-317.

(16)

LOURO, G. L. (org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1999.

LOYOLA, M. A. (Org.) A sexualidade nas ciências humanas. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.

MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Educação sexual: Princípios para ação. In: Doxa: Revista

Brasileira de Psicologia e Educação. Araraquara: Departamento de Psicologia da Educação da

FCL/UNESP, v. 15, n. 1, p.75-84, 2011.

MAIA, A. C. B. Sexualidade e deficiências. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

MOMESSO, M. R. et alii. Sexualidade, psicanálise e discurso na literatura. Porto Alegre: CirKula, 2016.

PARKER, R. Corpos, prazeres e paixões: a cultura sexual no Brasil contemporâneo. São Paulo: Best Seller, 1992.

REVISTA ELO, v. 19, 2012. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/282851974_A_EDUCACAO_EM_SEXUALIDADE_E_O S_MEDIA_-_Revista_Elo_n_19_2012

REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO. v. 10, n. esp n. 2, 2015. 15 Anos do Núcleo de Estudos da Sexualidade: de grupo de pesquisa a programa de pós-graduação. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/543

RIBEIRO, A. I. M.; PRADO, V. M. (Orgs.) Falando sobre gênero e sexualidades na educação:

vamos nos permitir? Curitiba: Editora CRV, 2013.

RIBEIRO, P. R. C.; SILVA, E.P. Q.; TEIXEIRA, F. (Orgs.) Atravessamentos de gênero, corpos e

sexualidades: linguagens, apelos, desejos, possibilidades e desafios... Rio Grande: Editora da

FURG, 2016.

RIBEIRO, P. R. M.; HEREDERO, E. S. Educação sexual: um campo em construção. In: Jornal Unesp. Caderno Fórum, novembro de 2015, p. 3.

RIBEIRO, P. R. M. A educação sexual na formação de professores: sexualidade, gênero e

diversidade enquanto elementos de uma cidadania ativa. In: Rabelo, A. O.; Pereira, G. P; Reis, A.

M. de S. (Org.). Formação docente em gênero e sexualidade: entrelaçando teorias, políticas e práticas. Petrópolis: De Petrus et Alii, 2013, p. 7-17.

(17)

RIBEIRO, P. R. M. Sexualidade e educação: aproximações necessárias. São Paulo: Arte & Ciência, 2004.

RUSSO, J.; ROHDEN, F. (Coord.) Sexualidade, ciência e profissão no Brasil. Rio de Janeiro: CEPESC/CLAM/IMS/UERJ, 2011.

SALIH, S. Judith Butler e a teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. STEARNS, P. História das relações de gênero. São Paulo: Editora Contexto, 2013. USSEL, J. van. Repressão sexual. Rio de Janeiro: Campus, 1980.

VILELA, G. J. D. ; RIBEIRO, P. R. M. Discursos, sujeitos e educação sexual na escola. In: Maria Regina Momesso; Filomena Elaine Paiva Assolini; Luzmara Curcino; Fabiane Verardi Burlamaque; Glória Maria Palma. (Org.). Das práticas do ler e escrever ao universo das linguagens, códigos, e tecnologias. Porto Alegre: CirKula, 2014, v. 1, p. 251-267.

Referências

Documentos relacionados

Outros 2 estudos (Harvey- Berino et al., 2005; Thompson et al., 2005) avaliaram os efeitos da suplementação de cálcio proveniente de laticínios em indivíduos com sobrepeso

forma Ruiz (2010), orienta que o processo de correção pode começar com uma correção coletiva para que os estudantes entendam o processo e assim sucessivamente

Este Manual objetiva estabelecer critérios e procedimentos para as inspeções relativas à fiscalização do transporte ferroviário de cargas realizado sob a

Diagrama causal em cadeia mostrando, o inter- relacionamento dos efeitos diretos e indiretos das variáveis secundárias rendimento de raízes não-comerciais (RRNC), peso da

Ao longo da história o homem foi tentado a supor que a ação incorreta está totalmente fora do campo de controle racional, que não tem um princípio na razão prática. O

Na tabela 7, é apresentada a análise de variância do rendimento em madeira serrada para a espécie itaúba, na qual se pode observar que, assim como ocorreu nas outras duas

Objetiva-se com essa revisão uma abordagem sobre a influência de coberturas com diferentes tipos de materiais em sua composição no desempenho térmico de

Não manuseie o produto antes de ter lido e compreendido todas as precauções de EM CASO DE INGESTÃO: Contate imediatamente um CENTRO DE INFORMAÇÃO EM CASO DE CONTATO COM A PELE: