• Nenhum resultado encontrado

TJ/RJ Prof. Igor Cintra. Prova de Contabilidade Geral Comentada. 1 de 28 Prof. Igor Cintra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TJ/RJ Prof. Igor Cintra. Prova de Contabilidade Geral Comentada. 1 de 28 Prof. Igor Cintra"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

@profigorcintra

TJ/RJ 2021

Prova de Contabilidade Geral Comentada

Prof. Igor Cintra

(2)

TJ/RJ 2021

E aí pessoal, tudo bem?

Seguem os comentários das questões de Contabilidade Geral da prova de Analista Judiciário do Tribunal de Justiça Estado do Rio de Janeiro/RJ.

Esta prova foi elaborada pela banca CESPE contou com 8 questões de Contabilidade Geral. Algumas cobraram conhecimentos literais de Pronunciamentos Técnicos diversos e outras conceitos mais práticos.

Não concordei com três gabaritos preliminares propostos.

Grande abraço

(3)

QUESTÕES COMENTADAS

21.

(CESPE – Analista – TJ/RJ – 2021)

Empresas que contratam serviços de pessoal-chave da administração de outra entidade (entidade administradora), no que se refere aos critérios para a divulgação da remuneração obrigatória, devem contemplar

I os benefícios pós-emprego para seus empregados.

II os benefícios de rescisão de contrato de trabalho de seus empregados.

III a remuneração baseada em ações de seus empregados.

IV a remuneração paga, ou a pagar, pela entidade administradora aos empregados ou diretores da entidade administradora.

V os benefícios de curto prazo pagos a empregados e administradores.

Estão certos apenas os itens A) I e II.

B) III e IV.

C) I, IV e V.

D) I, II, III e V.

E) II, III, IV e V.

RESOLUÇÃO:

Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 05 pessoal chave da administração são as pessoas que têm autoridade e responsabilidade pelo planejamento, direção e controle das atividades da entidade, direta ou indiretamente, incluindo qualquer administrador (executivo ou outro) dessa entidade.

Segundo o item 17 do Pronunciamento Técnico CPC 05:

17. A entidade deve divulgar a remuneração do pessoal chave da administração no total e para cada uma das seguintes categorias:

(a) benefícios de curto prazo a empregados e administradores;

(b) benefícios pós-emprego;

(c) outros benefícios de longo prazo;

(d) benefícios de rescisão de contrato de trabalho; e (e) remuneração baseada em ações.

Conclui-se, portanto, pela correção das assertivas I, II, III e V.

Com isso, correta a alternativa D GABARITO: D

(4)

22.

(CESPE – Analista – TJ/RJ – 2021)

Na conta de ajustes de avaliação patrimonial, estes ajustes

A) deverão ser apresentados com os valores brutos em relação aos efeitos tributários.

B) poderão ser originados pela variação cambial de investimentos societários no exterior.

C) deverão ser classificados no patrimônio líquido, podendo ser agrupados na conta reserva de lucros.

D) poderão ser dispensados em casos de reestruturações societária.

E) deverão ser apresentados no patrimônio líquido com saldos exclusivamente credores.

RESOLUÇÃO:

A conta Ajustes de Avaliação Patrimonial recebe ajustes provenientes da avaliação a valor justo1 de alguns itens do Ativo e Passivo, enquanto não computadas no resultado do exercício, em obediência ao regime de competência.

Art. 182. (...)

§ 3° Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3o do art. 177 desta Lei.

Por sua vez, são contabilizados na conta Ajustes Acumulados de Conversão a diferença cambial resultante da aplicação do percentual da participação do Patrimônio Líquido final da investida, convertido pela taxa de fechamento, e o Patrimônio Líquido inicial da investida, convertido pela taxa histórica, somado com o resultado do exercício da investida, convertido pela taxa média, será reconhecida diretamente no Patrimônio Líquido da investidora, na conta Ajustes Acumulados de Conversão (AAC).

A partir disso vamos analisar as alternativas apresentadas.

a) Incorreta. Os valores evidenciados na conta Ajustes de Avaliação Patrimonial são apresentados com os valores líquidos dos seus respectivos efeitos tributários.

b) Correta. A variação cambial de investimentos societários no exterior gera lançamentos na conta Ajustes Acumulados de Conversão, considerada pela banca como uma espécie de Ajuste de Avaliação Patrimonial.

c) Incorreta. A conta Ajustes de Avaliação Patrimonial é classificada no patrimônio líquido. No entanto, não tem relação com reservas de lucros.

1 Valor Justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

(5)

d) Incorreta. Assertiva sem qualquer sentido.

e) Incorreta. A conta Ajustes de Avaliação Patrimonial pode apresentar saldo devedor ou credor, a depender do ajuste que originou seu lançamento.

GABARITO: B

23.

(CESPE – Analista – TJ/RJ – 2021)

Considerando que a consolidação das demonstrações contábeis proporciona ao usuário informação sobre todas as empresas de um grupo econômico de maneira integrada, assinale a opção correta.

A) O investidor com a capacidade de dirigir as atividades relevantes tem poder apenas quando seus direitos de direção são exercidos.

B) O investidor que detém apenas direitos de proteção também terá poder de controle sobre a investida.

C) A consolidação da investida inicia-se 30 dias antes da data do controle da investida pelo investidor e cessa no exercício seguinte quando o investidor perde o controle da investida.

D) Uma investida somente poderá ser controlada por uma empresa investidora se for para evitar que a influência de duas controladoras distintas afete a estrutura contábil da empresa investida.

E) O investidor controla a investida quando tem direitos sobre retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento e é capaz de afetar esses retornos por meio de seu poder sobre a investida.

RESOLUÇÃO:

Vamos analisar as alternativas apresentadas.

a) Incorreta. Segundo o item 10 do Pronunciamento Técnico CPC 36 o investidor tem poder sobre a investida quando tem direitos existentes que lhe dão a capacidade atual de dirigir as atividades relevantes, ou seja, as atividades que afetam significativamente os retornos da investida.

O item 12, por sua vez, diz que o investidor com a capacidade atual de dirigir as atividades relevantes tem poder mesmo que seus direitos de direção ainda estejam por ser exercidos. Evidências de que o investidor tem dirigido atividades relevantes podem ajudar a determinar se o investidor tem poder, mas essas evidências, por si só, não são conclusivas no sentido de determinar se o investidor tem poder sobre a investida.

b) Incorreta. Direitos de proteção são direitos destinados a proteger o interesse da parte que os detém, sem dar a essa parte poder sobre a entidade à qual esses direitos se referem. Como os direitos de proteção destinam-se a proteger os interesses de seu titular sem dar a essa parte poder sobre a investida à qual se referem esses direitos, o investidor que detém apenas direitos de proteção não pode ter poder ou impedir outra parte de ter poder sobre a investida.

c) Incorreta. Segundo o item 20 do Pronunciamento Técnico CPC 36 a consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida.

(6)

d) Incorreta. Segundo o item 7 do Pronunciamento Técnico CPC 36 o investidor controla a investida se, e somente se, o investidor possuir todos os atributos seguintes: (a) poder sobre a investida ; (b) exposição a, ou direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida; e (c) a capacidade de utilizar seu poder sobre a investida para afetar o valor de seus retornos.

e) Correta. Segundo o item 6 do Pronunciamento Técnico CPC 36 o investidor controla a investida quando está exposto a, ou tem direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida e tem a capacidade de afetar esses retornos por meio de seu poder sobre a investida.

GABARITO: E

24.

(CESPE – Analista – TJ/RJ – 2021)

As provisões são classificadas no passivo e têm regras específicas para a sua mensuração, o seu registro e a sua evidenciação. Acerca das provisões e das suas peculiaridades, assinale a opção correta.

A) O reconhecimento de desembolso advindo de provisão passiva, que foi originalmente reconhecida para outra finalidade, é permitido, caso o evento seja do mesmo grupo do passivo.

B) O reconhecimento da provisão se dá quando uma empresa apresenta uma obrigação presente de um evento futuro em seu balanço patrimonial.

C) O valor compreendido como provisão deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigação presente na data do balanço patrimonial.

D) A reavaliação das provisões não poderá ocorrer mesmo que exista uma estimativa corrente superior àquela já registrada, pois, nesse caso, a provisão será lançada ao resultado do exercício.

E) A provisão para créditos de liquidação duvidosa será reclassificada no passivo circulante caso a obrigação tenha sua exigibilidade até o final do exercício seguinte.

RESOLUÇÃO:

Vamos analisar as alternativas apresentadas.

a) Incorreta. Segundo o item 61 do Pronunciamento Técnico CPC 25 uma provisão deve ser usada somente para os desembolsos para os quais a provisão foi originalmente reconhecida.

b) Incorreta. Segundo o item 14 do Pronunciamento Técnico CPC 25 uma provisão deve ser reconhecida quando:

(a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado; (b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e (c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

c) Correta. . Segundo o item 36 do Pronunciamento Técnico CPC 25 o valor reconhecido como provisão deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigação presente na data do balanço.

Consolidação

Início data da obtenção do controle

Fim data do fim do controle

(7)

d) Incorreta. Segundo o item 59 do Pronunciamento Técnico CPC 25 as provisões devem ser reavaliadas em cada data de balanço e ajustadas para refletir a melhor estimativa corrente. Se já não for mais provável que seja necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos futuros para liquidar a obrigação, a provisão deve ser revertida.

e) Incorreta. A conta Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa é retificadora do Ativo. Portanto, não representam obrigações.

GABARITO: C

Texto 5A1-I

Determinada empresa apresentou um conjunto de informações para a elaboração de sua demonstração dos fluxos de caixa, conforme consta da tabela a seguir.

saldo da conta (valores em reais) 1.º/1/2019 31/12/2019

aplicações financeiras 1.800

banco 2.500

caixa 3.200

despesa com combustíveis 650

despesa com energia elétrica 600

despesa com juros 400

despesa com manutenção e conservação 200

despesa com salários 800

despesa com seguros 300

empréstimos a pagar 2.500 2.000

energia a pagar 250 100

energia antecipada 400 500

juros a pagar 1.200 900

receita antecipada 1.100 1.600

receita de juros 800

receita de vendas 20.500

salários a pagar 1.000 100

salários antecipados 1.000 300

seguros a pagar 600 100

seguros antecipados 300 200

valores a receber 3.200 5.100

25.

(CESPE – Analista – TJ/RJ – 2021)

A partir das informações do texto 5A1-I, é correto afirmar que o fluxo das operações da empresa apurado em 31/12/2019 foi igual a

(8)

A) R$ 15.000.

B) R$ 14.500.

C) R$ 15.700.

D) R$ 15.800.

E) R$ 15.900.

RESOLUÇÃO:

Inicialmente vamos apurar o resultado do exercício, utilizando os saldos das contas de resultado.

A.R.E.

Despesas Receitas

despesa com combustíveis R$ 650,00 R$ 800,00 receita de juros despesa com energia elétrica R$ 600,00 R$ 20.500,00 receita de vendas

despesa com juros R$ 400,00

despesa com manutenção e conservação R$ 200,00

despesa com salários R$ 800,00

despesa com seguros R$ 300,00

R$ 2.950,00 R$ 21.300,00 R$ 18.350,00

Através do resultado apurado podemos, enfim, calcular o fluxo de caixa das Atividades Operacionais pelo método indireto, ou seja, realizando a análise das variações das contas operacionais do Ativo e Passivo Exigível.

Lucro Líquido 18.350

( – ) Variação Negativa em energia a pagar (150) ( – ) Variação Positiva em energia antecipada (100) ( – ) Variação Negativa em juros a pagar (300) ( + ) Variação Positiva em receita antecipada 500 ( – ) Variação Negativa em salários a pagar (900) ( + ) Variação Negativa em salários antecipados 700 ( – ) Variação Negativa em seguros a pagar (500) ( + ) Variação Negativa em seguros antecipados 100 ( – ) Variação Positiva em valores a receber (1.900) ( = ) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais 15.800 Com isso, correta a alternativa D.

A banca CESPE, no entanto, considerou correta preliminarmente a alternativa C como gabarito da questão, fato com o qual não concordo.

Se quiser realizar a questão pelo método direto, que é muito mais trabalhoso, chegaremos à mesma conclusão, veja:

( – ) Combustíveis pagos (650)

( – ) Energia Elétrica paga (850)

( – ) Serviços de Manutenção e Conservação pagos (200)

( – ) Salários Pagos (1.000)

(9)

( – ) Seguros Pagos (700)

( – ) Juros Pagos (700)

( + ) Juros Recebidos 800

( + ) Recebimento de Clientes 19.100

( = ) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais R$ 15.800 Perceba, portanto, que por um ou por outro método o valor é o mesmo.

A análise dos valores recebidos e pagos, pelo método direto, estão a seguir:

Análise da Energia Elétrica Paga

Energia a Pagar

Pagamentos R$ 250,00 Saldo Inicial

R$ 600,00 Despesa com Energia Elétrica

R$ 100,00

𝑅$ 250 + 𝑅$ 600 − 𝑃𝑎𝑔𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝐸𝑛𝑒𝑟𝑔𝑖𝑎 = 𝑅$ 100 𝑷𝒂𝒈𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝑬𝒏𝒆𝒓𝒈𝒊𝒂 = 𝑹$ 𝟕𝟓𝟎

Temos, ainda, que analisar a conta Energia Antecipada.

Energia Antecipada

Saldo Inicial R$ 400,00

Pagamentos

Saldo Final R$ 500,00

𝑅$ 400 + 𝑃𝑎𝑔𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝐸𝑛𝑒𝑟𝑔𝑖𝑎 = 𝑅$ 500 𝑷𝒂𝒈𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝑬𝒏𝒆𝒓𝒈𝒊𝒂 = 𝑹$ 𝟏𝟎𝟎

Análise dos Seguros Pagos

Inicialmente vamos analisar o comportamento da conta Seguros Antecipados.

Seguros Antecipados

Saldo Inicial R$ 300,00 R$ 300,00 Despesa de Seguros

Seguros Contratados

Saldo Final R$ 200,00

𝑅$ 300 + 𝑆𝑒𝑔𝑢𝑟𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 − 𝑅$ 300 = 𝑅$ 200 𝑺𝒆𝒈𝒖𝒓𝒐𝒔 𝑪𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂𝒕𝒂𝒅𝒐𝒔 = 𝑹$ 𝟐𝟎𝟎

Por fim, vamos analisar o comportamento da conta Seguros a Pagar.

Seguros a Pagar

Pagamentos R$ 600,00 Saldo Inicial

R$ 200,00 Seguros Contratados

R$ 100,00 Saldo Final

𝑅$ 600 + 𝑅$ 200 − 𝑃𝑎𝑔𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑆𝑒𝑔𝑢𝑟𝑜𝑠 = 𝑅$ 100 𝑷𝒂𝒈𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝑺𝒆𝒈𝒖𝒓𝒐𝒔 = 𝑹$ 𝟕𝟎𝟎

(10)

Análise dos Salários Pagos

Inicialmente vamos analisar o comportamento da conta Salários Antecipados.

Salários Antecipados

Saldo Inicial R$ 1.000,00 R$ 800,00 Despesa com Salários

Pagamentos

Saldo Final R$ 300,00

𝑅$ 1.000 + 𝑃𝑎𝑔𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑆𝑎𝑙á𝑟𝑖𝑜𝑠 𝐴𝑛𝑡𝑒𝑐𝑖𝑝𝑎𝑑𝑜𝑠 − 𝑅$ 800 = 𝑅$ 300 𝑷𝒂𝒈𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝑺𝒂𝒍á𝒓𝒊𝒐𝒔 𝑨𝒏𝒕𝒆𝒄𝒊𝒑𝒂𝒅𝒐𝒔 = 𝑹$ 𝟏𝟎𝟎

Por fim, vamos analisar o comportamento da conta Salários a Pagar.

Salários a Pagar

Pagamentos R$ 1.000,00 Saldo Inicial

R$ 100,00 Saldo Final

𝑅$ 1.000 − 𝑃𝑎𝑔𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑆𝑎𝑙á𝑟𝑖𝑜𝑠 = 𝑅$ 100 𝑷𝒂𝒈𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝑺𝒂𝒍á𝒓𝒊𝒐𝒔 = 𝑹$ 𝟗𝟎𝟎

Portanto, o pagamento total de salários do período foi de R$ 1.000.

Análise dos Juros Pagos

Juros a Pagar

Pagamentos R$ 1.200,00 Saldo Inicial

R$ 400,00 Despesa com Juros

R$ 900,00 Saldo Final

𝑅$ 1.200 + 𝑅$ 400 − 𝑃𝑎𝑔𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝐽𝑢𝑟𝑜𝑠 = 𝑅$ 900 𝑃𝑎𝑔𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝐽𝑢𝑟𝑜𝑠 = 𝑅$ 700

Análise dos Recebimentos de Clientes

Receita Antecipada

R$ 1.100,00 Saldo Inicial

Recebimentos

R$ 1.600,00 Saldo Final

𝑅$ 1.100 + 𝑅𝑒𝑐𝑒𝑏𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝐴𝑛𝑡𝑒𝑐𝑖𝑝𝑎𝑑𝑜𝑠 = 𝑅$ 1.600 𝑹𝒆𝒄𝒆𝒃𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝑨𝒏𝒕𝒆𝒄𝒊𝒑𝒂𝒅𝒐𝒔 = 𝑹$ 𝟓𝟎𝟎 Vamos, ainda, analisar a conta “valores a receber”.

Valores a Receber

Saldo Inicial R$ 3.200,00 Recebimentos

Receita de Vendas R$ 20.500,00

Saldo Final R$ 5.100,00

𝑅$ 3.200 + 𝑅$ 20.500 − 𝑅𝑒𝑐𝑒𝑏𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑉𝑒𝑛𝑑𝑎𝑠 = 𝑅$ 5.100 𝑹𝒆𝒄𝒆𝒃𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝑽𝒆𝒏𝒅𝒂𝒔 = 𝑹$ 𝟏𝟖. 𝟔𝟎𝟎

(11)

Portanto, o valor total recebido de clientes é de R$ 19.100.

Enfim, vamos verificar se a banca CESPE altera o gabarito proposto.

GABARITO: C

26.

(CESPE – Analista – TJ/RJ – 2021)

Ainda com relação às informações do texto 5A1-I, é correto afirmar que o saldo do fluxo de financiamentos da empresa em 31/12/2019 foi de

A) (R$ 400).

B) R$ 100.

C) R$ 18.700.

D) (R$ 1.200).

E) R$ 300.

RESOLUÇÃO:

Vamos analisar o comportamento da conta Empréstimos a Pagar, que tem relação com as atividades de financiamento.

Empréstimos a Pagar

Pagamentos R$ 2.500,00 Saldo Inicial

R$ 2.000,00 Saldo Final

Sendo assim:

𝑅$ 2.500 − 𝑃𝑎𝑔𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝐸𝑚𝑝𝑟é𝑠𝑡𝑖𝑚𝑜𝑠 = 𝑅$ 2.000 𝑷𝒂𝒈𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝑬𝒎𝒑𝒓é𝒔𝒕𝒊𝒎𝒐𝒔 = 𝑹$ 𝟓𝟎𝟎

Houve, portanto, um consumo de caixa no valor de R$ 500. Como não há esta alternativa temos que buscar uma solução rs!

O Pronunciamento Técnico CPC 03 encoraja a classificação dos juros pagos como fluxo de caixa das Atividades Operacionais. No entanto, admite sua classificação, de forma alternativa, como fluxo de caixa das Atividades de Financiamento. Sendo assim, vamos analisar o razonete da conta Juros a Pagar e descobrir qual foi o valor pago no período.

Juros a Pagar

Pagamentos R$ 1.200,00 Saldo Inicial

R$ 400,00 Despesa com Juros

R$ 900,00 Saldo Final

Sendo assim:

𝑅$ 1.200 + 𝑅$ 400 − 𝑃𝑎𝑔𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝐽𝑢𝑟𝑜𝑠 = 𝑅$ 900 𝑷𝒂𝒈𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝑱𝒖𝒓𝒐𝒔 = 𝑹$ 𝟕𝟎𝟎

(12)

Neste sentido, considerando que o pagamento de juros foi classificado como fluxo de caixa das Atividades de Financiamento, concluiríamos pela correção da alternativa D, veja:

Pagamento de Empréstimos (R$ 500)

Pagamento de Juros (R$ 700)

Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento (R$ 1.200) A banca CESPE, no entanto, admitiu correta a alternativa A.

GABARITO: A

Texto 5A1-II

Determinada empresa comercial, que adota o método primeiro que entra, primeiro que sai (PEPS) como critério de avaliação de seus estoques, apresentou as movimentações do mês de março de 2020, conforme os eventos descritos a seguir.

10/3/2020 estoque inicial de 8 unidades adquiridas à vista, no mês anterior, a R$ 30 cada 12/3/2020 compra à vista de 4 unidades por R$ 27 cada

13/3/2020 compra a prazo de 5 unidades a R$ 29

14/3/2020 devolução de 2 unidades da compra do dia 12/3/2020

16/3/2020 venda de 11 unidades por R$ 50 cada, com recebimento de 50% no ato e o restante para o dia 10/4/2020

17/3/2020 compra de 3 unidades a prazo por R$ 32 cada 18/3/2020 devolução de 1 unidade adquirida no dia 13/3/2020 20/3/2020 pagamento da compra do dia 13/3/2020

22/3/2020 venda de 4 unidades a prazo por R$ 53 cada

27.

(CESPE – Analista – TJ/RJ – 2021)

Além do PEPS, é possível apurar o estoque pela média ponderada móvel (MPM) e pelo método último que entra, primeiro que sai (UEPS). Em relação ao texto 5A1-II, caso a empresa optasse por alterar o seu sistema de controle de estoques,

A) o estoque final da empresa teria saldo maior caso ela adotasse o UEPS em vez do PEPS.

B) o custo da mercadoria vendida pela empresa teria saldo maior no PEPS em comparação à MPM.

C) o estoque final da empresa teria saldo menor caso ela adotasse a MPM em vez do PEPS.

D) o estoque final da empresa seria menor no sistema MPM em comparação ao UEPS.

E) o custo da mercadoria vendida pela empresa teria saldo menor no sistema UEPS em comparação à MPM.

Assunto: Sistemas de Inventários RESOLUÇÃO:

(13)

Inicialmente vamos realizar a análise de controle do estoque pelo método PEPS.

Método PEPS

ENTRADAS SAÍDAS SALDO

Data Qtd. $/un Total Qtd. $/un. Total Qtd. $/un Total

10 - - - 8 30 240

12 4 27 108 - - - 8

4

30 27

240 108

13 5 29 145 - - -

8 4 5

30 27 29

240 108 145

14 (2) (27) (54) - - -

8 2 5

30 27 29

240 54 145

16 - -

8 2 1

30 27 29

240 54 29

4 29 116

17 3 32 96 - - - 4

3

29 32

116 96

18 (1) (29) (29) - - - 3

3

29 32

87 96

22 - - - 3

1

29 32

87

32 2 32 64

CMV = R$ 442 Estoque Final = R$ 64

Perceba que a devolução das compras é contabilizada na ficha controle de estoques na coluna “ENTRADAS”, de forma a retificar as compras realizadas anteriormente.

A partir de agora vamos analisar a ficha controle de estoques pelo método UEPS.

Método UEPS

ENTRADAS SAÍDAS SALDO

Data Qtd. $/un Total Qtd. $/un. Total Qtd. $/un Total

10 - - - 8 30 240

12 4 27 108 - - - 8

4

30 27

240 108

13 5 29 145 - - -

8 4 5

30 27 29

240 108 145

14 (2) (27) (54) - - -

8 2 5

30 27 29

240 54 145

16 - - -

5 2 4

29 27 30

145 54 120

4 30 120

17 3 32 96 - - - 4

3

30 32

120 96

(14)

3 32 96

22 - - - 3

1

32 30

96

30 2 30 60

CMV = R$ 446 Estoque Final = R$ 60

Por fim, vamos analisar como seria a análise pelo custo médio ponderado.

Método do Custo Médio Ponderado

ENTRADAS SAÍDAS SALDO

Data Qtd. $/un Total Qtd. $/un. Total Qtd. $/un Total

10 - - - 8 30 240

12 4 27 108 - - - 12 29 348

13 5 29 145 - - - 17 29 493

14 (2) (27) (54) - - - 15 29,27 439

16 - - 11 29,27 321,93 4 29,27 117,07

17 3 32 96 - - - 7 26,15 213,07

18 (1) (29) (29) - - - 6 30,68 184,07

22 - - - 4 30,68 122,71 2 26,68 61,36

CMV = R$ 444,64 Estoque Final = R$ 61,36

A partir disso vamos analisar as alternativas.

a) Incorreta. O estoque final da empresa teria saldo menor caso ela adotasse o UEPS (R$ 60) em vez do PEPS (R$

64).

b) Incorreta. O custo da mercadoria vendida pela empresa teria saldo menor no PEPS (R$ 442) em comparação à MPM (R$ 444,64).

c) Correta. O estoque final da empresa teria saldo menor caso ela adotasse a MPM (R$ 61,36) em vez do PEPS (R$

64).

d) Incorreta. O estoque final da empresa seria menor no sistema MPM (R$ 61,36) em comparação ao UEPS (R$

60).

e) Incorreta. O custo da mercadoria vendida pela empresa teria saldo maior no sistema UEPS (R$ 446) em comparação à MPM (R$ 444,64).

GABARITO: C

28.

(CESPE – Analista – TJ/RJ – 2021)

Ainda com relação às informações do texto 5A01-II e desconsiderando-se quaisquer reflexos tributários, é correto afirmar que, para a empresa em questão, a variação no fluxo de caixa, o reflexo no resultado do exercício e o saldo de estoque, todos até o final do dia 22/3/2020, foram iguais, respectivamente, a

A) R$ 33, R$ 320 e R$ 64.

B) (R$ 63), R$ 298 e R$ 64.

C) R$ 87, R$ 298 e R$ 96.

(15)

D) (R$ 63), R$ 320 e R$ 96.

E) R$ 87, R$ 320 e R$ 64.

Assunto: Sistemas de Inventários RESOLUÇÃO:

Considerando que a empresa adota método PEPS como critério de avaliação de seus estoques conclui-se que o estoque final é de R$ 64. Com isso descartamos as alternativas C e D.

O reflexo no resultado do exercício foi de R$ 320, conforme evidenciado abaixo.

Vendas R$ 762 (11 unid x R$ 50/unid) + (4 unid x R$ 53/unid)

( – ) CMV (R$ 442)

( = ) Lucro Bruto 320

Por fim, a variação no fluxo de caixa das operações é a seguinte:

( – ) Compra à vista de mercadorias (12/03/2020) (R$ 108) ( + ) Devolução da compra de mercadorias (12/03/2020) R$ 54 ( + ) Recebimento de Vendas (16/03/2020) R$ 275 ( – ) Pagamento da compra do dia 13/03/2020 (20/03/2020) (R$ 116)

( = ) Variação do Caixa R$ 105

Com isso, não há alternativa válida.

A banca CESPE, no entanto, considerou correta a alternativa A.

GABARITO: A

Pessoal, com isso finalizamos a análise das questões de Contabilidade Geral da prova de Analista Judiciário do Tribunal de Justiça Estado do Rio de Janeiro/RJ.

Abraço e bons estudos!

(16)

16 de 28 |

www.direcaoconcursos.com.br

Referências

Documentos relacionados

Para se chegar ao valor total apresentado no Balanço Patrimonial, em 31/01/2021, apenas temos que atualizar o valor dos instrumentos financeiros mensurados ao custo amortizado,

Considerando que as contas de resultado impactam, consequentemente, a situação patrimonial líquida da empresa, julgo que a banca CESPE vai interpretar a assertiva

Quando analisamos o Balanço Patrimonial temos que as contas de Passivo Exigível e Patrimônio Líquido representam as origens dos recursos. As contas do Ativo, por sua

consumidos, devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), recuperáveis ou não. Esse procedimento é diferente das

No exercício em que o montante do dividendo obrigatório ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembleia-geral poderá, por proposta dos órgãos de

A entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de

Ocorreram, durante o período, mudanças significativas com efeito adverso sobre a entidade ou ocorrerão em futuro próximo, no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal,

(CESPE – Contador – UNIPAMPA – 2013) São classificadas como ativos não circulantes as seguintes classes de contas: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado