• Nenhum resultado encontrado

: MIN. CELSO DE MELLO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ": MIN. CELSO DE MELLO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

RELATOR : MIN. CELSO DE MELLO

AUTOR(A/S)(ES) :MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROC.(A/S)(ES) :PROCURADOR-GERALDA REPÚBLICA INVEST.(A/S) :KÁTIA REGINADE ABREU

ADV.(A/S) :SEM REPRESENTAÇÃO NOS AUTOS

DECISÃO: O Ministério Público Federal, em pronunciamento

subscrito pelo eminente Senhor Procurador-Geral da República, Dr. RODRIGO JANOT MONTEIRO DE BARROS, manifestou-se pelo

arquivamento deste procedimento penal instaurado contra a Senadora

Federal Kátia Regina de Abreu, em promoção assim fundamentada (fls. 113/119):

“INQUÉRITO. PENAL. FALSIFICAÇÃO

DE SELO OU SINAL PÚBLICO. ART. 296, § 1º, II E III, DO CÓDIGO PENAL.

MATERIALIDADE CONFIGURADA.

CRIME IMPUTADO, EM TESE, À SENADORA DA REPÚBLICA. NÃO

VERIFICAÇÃO DA AUTORIA.

EXISTÊNCIAS DE OUTROS

INQUÉRITOS TRATANDO DE FATOS SIMILARES. REQUERIMENTO PELO ARQUIVAMENTO DO FEITO EM RELAÇÃO À PARLAMENTAR E PELO DECLÍNIO DA COMPETÊNCIA PARA A JUSTIÇA FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL.

Inquérito policial instaurado pela DPF em Londrina, no qual se aponta para a possível prática do delito previsto pelo art. 296, § 1º, II e III, do CP. Reconhecida, nos autos, a competência da Justiça Federal

(2)

investigada ter sede na Capital Federal. Crime praticado, em tese, com a participação de Senadora da República. Autos remetidos à Suprema Corte, onde foram autuados.

Identificados outros inquéritos tramitando no STF, tratando de fatos similares, sendo adequada a reunião dos feitos.

Configurada a materialidade e não verificados elementos mínimos da autoria da Parlamentar. Necessidade de declínio para o Juízo competente para o aprofundamento nas investigações, a fim de delimitar a autoria do ilícito ora investigado.

Manifestação pelo arquivamento em relação à Senadora, com a ressalva do art. 18 do CPP, e pelo declínio da competência para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Trata-se de inquérito instaurado originariamente junto à Delegacia da Polícia Federal de Londrina/PR no qual se

investiga a suposta prática do crime previsto pelo art. 296, § 1º, II e III, do Código Penal.

No caso, durante o transcurso de reclamação trabalhista

verificou o Magistrado da Justiça do Trabalho a emissão, pela CNA, de demonstrativos de constituição de crédito e de guias de recolhimento de contribuição fiscal nos quais eram utilizados o brasão da República Federativa do Brasil e, ao lado, a inscrição “Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, além do nome e sigla da mencionada confederação.

Na sentença que proferiu no âmbito da Justiça Trabalhista, (cópia a fls. 04-09 dos autos), o magistrado explicitou

(3)

destacando que o uso do brasão poderia funcionar, de forma indevida, como elemento coativo ao particular que recebe a guia de contribuição com o referido símbolo.

Tendo em conta o possível cometimento do ilícito mencionado, a Vara do Trabalho de Apucarana encaminhou,

mediante o Ofício n. 2.695.398/2011, as referidas informações, que resultaram em instauração, no MPF, de Peças de Informação Criminal e, posteriormente, na instauração do Inquérito Policial, que tramitava inicialmente na Vara Federal da Seção de Apucarana, Seção Judiciária do Paraná.

Posteriormente, manifestou-se o Ministério Público Federal

em Apucarana pelo declínio de competência para a Seção Judiciária do Distrito Federal para a apreciação do feito (cópia a fls. 41-42), tendo em vista que a sede da CNA, entidade responsável pela possível prática delituosa, estaria localizada em Brasília. Reconhecida a incompetência do Juízo Federal de Apucarana (cópia da decisão à fl. 43), os autos foram remetidos para o Distrito Federal, passando a tramitar na 12ª Vara Federal do Distrito Federal sob o n. 41391-95.2013.01.3400.

Identificando-se, no transcorrer das investigações, que a

Senadora da República Kátia Regina de Abreu ocupava, à época dos fatos, a Presidência da CNA, foram remetidos os autos a essa Corte Suprema – e autuados –, com fulcro no art. 102, I, ‘b’, da Constituição Federal. Recebidos os autos pela e. Suprema Corte, vieram para essa Procuradoria Geral da República para as providências cabíveis (fl. 111).

Dentre as informações prestadas pela CNA, mediante o Ofício n. 609/2013-CNA, de 30 de outubro de 2013, é sustentado

pelo Chefe da Assessoria Jurídica que a Confederação fez uso, de forma adequada, de um modelo de Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical Rural aprovado pelo MTE por meio da

Portaria MTB/GM n. 3233, de 29 de novembro de 1983.

Argumentou, ainda, que a Contribuição Social Rural (CSR) faz

parte do rol de contribuições sociais previstas pela Carta Magna, pelos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias e por legislação infraconstitucional (CLT e DL n. 1.166/71). Apontou, assim, que

(4)

‘a solidariedade entre credores, preconizada nos artigos 267 a 274 do Código Civil – CC, envolvendo parte de numerário pertencente ao Estado (MTE), gera plena legalidade do ato; via de consequência, acha-se formalmente aprovado o modelo da GRCSR utilizado pela CNA’. Foi anexada à manifestação um suposto modelo de GRCSR (fl. 80) – Guia de Recolhimento de Contribuição Social Rural –, com o intuito de embasar a tese entabulada.

Destaque-se, ainda, que está anexada ao Inquérito n. 3.834-

-MG a Nota Informativa n. 278/CGRT/SRT/MTE/2013 (fls. 26-27), exarada pela Secretaria de Relações de Trabalho da Coordenação-Geral de Relações de Trabalho do MTE, da qual se extrai, por se tratar de situação muito semelhante ao caso em comento e pela relevância ao caso, o seguinte excerto:

[…] 2. no que diz respeito à forma empregada para a

cobrança, tem-se que o MTE aprovou modelo da Guia de

Recolhimento de Contribuição Sindical Urbana (‘sic’) – GRCSU para empregadores, empregados, avulsos, profissionais liberais e agentes ou trabalhadores autônomos, bem como as instruções pertinentes ao preenchimento da referida guia, por intermédio da Portaria

Ministerial nº 488, de 23 de novembro de 2005.

3. O modelo de GRSU aprovado pela referida Portaria não

apresenta qualquer menção quanto à utilização da logomarca do Ministério do Trabalho e Emprego ou Brasão da República, justamente porque as guias são emitidas pelas próprias entidades sindicais, por meio de sistema informatizado disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, sem possibilidade de controle por este Órgão.

4. No caso das contribuições sindicais a própria consolidação das Leis do Trabalho, como evidenciado pela

interpretação sistêmica dos arts. 586, 588, 589, estabelecem a competência da Caixa Econômica Federal como ente responsável pelo recolhimento das referidas contribuições.

5. Nesse diapasão, resta evidente que a emissão da GRCSU

não é atividade administrativa atribuída ao Ministério do Trabalho e Emprego e, por conseguinte, insuscetível da utilização do nome deste Órgão nas referidas guias, bem como a sua logomarca e eventuais

(5)

símbolos da República Federativa do Brasil.

6. Desta feita, opina-se pela irregularidade do emprego do

Brasão da República Federativa do Brasil e do nome do Ministério do Trabalho em Emprego junto às Guias de Recolhimento de Contribuição Social Urbana (‘sic’).

7. No ensejo, sugere-se, seja cientificado o Ministério Público

Federal para que avalie a necessidade de instauração de investigação criminal em face do uso indevido de sinais identificadores da Administração Pública, tendo em vista a possível incursão nas condutas previstas pelo artigo 296, § 1º, III, do Código Penal Brasileiro. […] […]

Tal informação deita por terra a tese trazida pela CNA de que apenas fez uso de um modelo já aprovado pelo MTE,

restando clara, portanto, a materialidade do ilícito perpetrado.

As provas dos autos também não deixam dúvidas de que a

Presidente da CNA à época dos acontecimentos era a atual Senadora Kátia Abreu (termo de posse às fls. 99-100).

No entanto, tal circunstância, por si só, não pode implicar em

indicativo de autoria do suposto ilícito pela senadora. Para eventual responsabilização e até declínio a justificar a competência do Supremo Tribunal Federal, é essencial – na linha de reiterados precedentes – a presença de mínimos elementos objetivos indicando a possível autoria.

Muito embora os elementos sejam suficientes, de início,

para a continuidade das investigações, não há indícios suficientes

da eventual participação da Parlamentar investigada. Isso

porque o simples fato de ele ocupar a Presidência da CNA no período em que ocorreram os fatos não implica na sua participação nos supostos ilícitos perpetrados. E nem mesmo se verificam diligências possíveis, no momento, a identificar a sua atuação na prática narrada. Acaso ulteriormente sobrevenham estes elementos, nenhum empeço para nova remessa ao STF.

Verificou-se, ainda, a existência de, pelo menos, mais três

inquéritos acerca de fatos similares e tramitando nessa e. Corte Suprema tratando da suposta prática do crime em comento pela Senadora investigada: Inquéritos n. 3.834-MG, n. 3.843-DF e n. 3.832-PR. Os três casos tratam de delitos idênticos, possivelmente

(6)

praticado pela CNA, mas, destaca-se, dizem respeito a fatos diversos.

Convém mencionar, ainda, que no presente caso se declinou,

inicialmente, para a Justiça Federal do Distrito Federal, tendo em conta que a sede da CNA é na Capital Federal.

Por esses motivos, entende-se adequado que se proceda à

reunião dos feitos quatro processos (o presente, e os

Inquéritos n. 3.834-MG, n. 3.843-DF e n. 3.832-PR), de modo que

tramitem de forma única e sejam analisados conjuntamente pela Justiça Federal do Distrito Federal, tendo em conta que a sede da CNA está firmada na Capital Federal. Tal medida contribuiria sobremaneira para a celeridade e a efetividade processual.

Ante o exposto, o Procurador-Geral da República manifesta-se pelo arquivamento do feito em relação à Senadora

da República Kátia Regina de Abreu, com a ressalva do art. 18 do CPP, e pelo declínio da competência, remetendo-se os autos à

Justiça Federal do Distrito Federal, tendo em conta que a

instituição ora investigada é sediada naquela Capital.” (grifei)

Sendo esse o contexto, passo a examinar a proposta de arquivamento formulada pelo Ministério Público Federal. E, ao fazê-lo, tenho-a por acolhível, pois o Supremo Tribunal Federal não pode recusar pedido de

arquivamento, sempre que deduzido pelo próprio Procurador-Geral da República (RTJ 57/155 – RTJ 69/6 – RTJ 73/1 – RTJ 116/7, v.g.), que

entendeu inocorrente, na espécie, a presença de elementos essenciais e autorizadores da formação da “opinio delicti”:

“O PEDIDO DE ARQUIVAMENTO DE INQUÉRITO

POLICIAL, MOTIVADO PELA AUSÊNCIA DE ELEMENTOS QUE PERMITAM AO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA FORMAR A ‘OPINIO DELICTI’, NÃO PODE SER RECUSADO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

– Se o Procurador-Geral da República requer o arquivamento de inquérito policial, de peças de informação ou de expediente consubstanciador de ‘notitia criminis’, motivado pela ausência de elementos que lhe permitam formar a ‘opinio delicti’, por não

(7)

caracterizem), essa promoção não pode deixar de ser acolhida pelo

Supremo Tribunal Federal, pois, em tal hipótese, o pedido emanado

do Chefe do Ministério Público da União é de atendimento

irrecusável . Doutrina. Precedentes.”

(RTJ 192/873, Rel. Min. CELSO DE MELLO)

“ARQUIVAMENTO DE INQUÉRITO, A PEDIDO DO

PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, POR AUSÊNCIA DE ‘OPINIO DELICTI’ – IRRECORRIBILIDADE DA DECISÃO QUE O DEFERE – REQUISITOS QUE CONDICIONAM A REABERTURA DAS INVESTIGAÇÕES PENAIS.

– É irrecorrível a decisão que acolhe pedido de arquivamento de inquérito policial ou de peças consubstanciadoras de ‘notitia criminis’ (RT 422/316), quando deduzido pelo Procurador-Geral da República,

motivado pelo fato de não dispor de elementos que lhe possibilitem o reconhecimento da existência de infração penal, pois

essa promoção – precisamente por emanar do próprio Chefe do Ministério Público – traduz providência de atendimento irrecusável pelo Supremo Tribunal Federal (...). Doutrina. Precedentes.”

(RTJ 190/894, Rel. Min. CELSO DE MELLO)

Sendo assim, e tendo presentes as razões expostas, acolho a promoção

subscrita pelo eminente Senhor Procurador-Geral da República,

determinando, em consequência, o arquivamento dos presentes autos, exclusivamente, em relação à Senadora Federal Kátia Regina de Abreu

(Lei nº 8.038/90, art. 3º, I), única detentora de prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal, ressalvando, no entanto, nos termos do art. 18 do CPP, a possibilidade de reabertura das investigações penais,

desde que haja provas substancialmente novas (RTJ 91/831 – RT 540/393 – RT 674/356 – Pet 2.820-AgR/RN, Rel. Min. CELSO DE MELLO – Súmula 524/STF, v.g.).

(8)

De outro lado, e considerando o pleito formulado pelo Ministério

Público Federal a fls. 119, remetam-se os presentes autos, por intermédio do E. Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao Juiz Federal competente da Seção Judiciária do Distrito Federal, a quem o feito couber por distribuição.

Comunique-se a presente decisão ao eminente Chefe do Ministério

Público da União. Publique-se.

Brasília, 03 de setembro de 2014.

Ministro CELSO DE MELLO Relator

Referências

Documentos relacionados

1)Depois de uma forte queda nos primeiros meses do ano, o FPM apresentou uma leve recuperação em maio e junho, acumulando até agora uma perda nominal de R$ 524 milhões em relação

empresa de Pequeno Porte, emitido com a antecedência máxima de 60 (sessenta) dias da data da abertura da licitação. i) Será admitido apenas 01 (um) representante para

Entretanto, como não querem ficar muito tempo esperando um pelo outro, combinam que o primeiro que chegar ao marco inicial esperará pelo outro, no máximo, meio hora; após esse

Por se tratar de um único código que contempla os principais tipos de destinação final de RCC, especialmente classe A, somado aos fatos de que a grande maioria dos

No Brasil esta instituição é fiscalizada pela comissão de valores mobiliários (CVM), onde, significa uma instituição com um ambiente de negociação, na qual investidores podem

FACULDADES BRASIL INTELIGENTE S/S LTDA. PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA ACADÊMICA NOS LABORATÓRIOS. O Diretor Geral da Faculdade Cosmopolita no uso de suas atribuições legais e

mas de soluções completas que fazem parte do dia a dia das pessoas, tornando muito melhores os momentos que elas passam dentro de suas casas, de suas vidas.. A GO TO facilita

aos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos para que em articulação com os órgãos Estaduais de Gestão de Recursos Hídricos, com os Organismos de Bacias Hidrográficas, com