• Nenhum resultado encontrado

Mercados. informação regulamentar. Índia Condições Legais de Acesso ao Mercado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mercados. informação regulamentar. Índia Condições Legais de Acesso ao Mercado"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Mercados

Índia

Condições Legais de Acesso ao Mercado

Junho 2009

(2)

Índice

1. Regime Geral de Importação 3

2. Regime de Investimento Estrangeiro 4

(3)

1. Regime Geral de Importação

Nos últimos anos, a regulamentação que incide sobre as exportações e importações tem sido liberalizada, com grande parte das restrições quantitativas, licenças e controlos discricionários sobre as trocas comerciais a serem substituídos por processos de desregulamentação e simplificação de procedimentos.

Não obstante, o impacto destas medidas foi compensado através de ajustamentos envolvendo direitos aduaneiros mais elevados, mantendo ainda o país um complexo esquema documental e de procedimentos, que obriga à apresentação de certificados e preenchimento de formulários, conforme o produto transaccionado.

Em Setembro de 2004 entrou em vigor a nova Política de Comércio Externo 2004/2009 www.portugalglobal.pt/PT/Biblioteca/Paginas/Detalhe.aspx?documentId=00e251f5-9a52-47b1-9069-7469569d3979 com a qual o Governo indiano se propõe estabelecer estratégias que permitam maior abertura, simplificar procedimentos e reduzir a burocracia, os custos das transacções e das tarifas, entre outras medidas. Embora a ênfase destas medidas seja o aumento das exportações (pretende-se duplicar a percentagem do comércio externo indiano no comércio global até 2009), é igualmente fundamental facilitar as importações dos bens necessários ao estímulo da actividade económica.

Apesar das reformas adoptadas, e de hoje em dia grande parte dos produtos ser de importação livre, para alguns continua a ser necessário obter licenças de importação, podendo-se assistir a três tipos de situação: a) bens cuja importação é proibida; b) bens de importação restrita ou condicionada; c) bens de importação “canalizada” ou orientada.

No primeiro caso, importação proibida (por razões de segurança e saúde públicas e salvaguarda do meio ambiente), encontram-se, por exemplo, certos produtos transformados de origem animal, animais selvagens e marfim.

Os bens de importação restrita são normalmente aqueles cuja procura pode ser adequadamente satisfeita pela produção local. Há, ainda, alguns bens inseridos nesta categoria que podem ser importados mediante a obtenção de uma licença especial. Entre estes encontram-se certos bens de consumo, pedras preciosas, sementes, animais, insecticidas, alguns aparelhos electrónicos, drogas e químicos, armas e munições.

Quanto à importação “canalizada”, a operação deve ser efectuada através de empresas públicas. Nesta categoria integram-se bens como o petróleo e derivados, produtos agrícolas básicos, entre outros. As licenças são emitidas pelo “Directorate General of Foreign Trade” – http://dgft.delhi.nic.in/ – e as

(4)

No que respeita à regulamentação técnica de produtos o “Bureau of Indian Standards” – http://www.bis.org.in/ – é o organismo oficial de normalização, cabendo-lhe a elaboração de normas em vários sectores (ex.: químicos; equipamento electrónico; produtos alimentares; e têxteis).

Existe, também, regulamentação de etiquetagem e embalagem, nomeadamente para os produtos alimentares, que estabelece que nos respectivos rótulos deverão constar os seguintes elementos informativos: nome; marca ou descrição do produto; ingredientes em ordem decrescente de acordo com a sua composição por peso e volume; nome e direcção do fabricante ou importador; peso líquido ou volume; mês e ano de fabrico; data de validade.

A pauta aduaneira indiana é relativamente complexa, devido principalmente à aplicação de tarifas gerais e específicas. Salvo algumas excepções, as tarifas aduaneiras são aplicadas numa base “ad valorem”, sendo que a Índia adopta uma estrutura tarifária baseada no Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (SH).

Apesar dos compromissos assumidos com a Organização Mundial do Comércio, na sequência dos quais a importação tem vindo a ser substancialmente liberalizada e desregulamentada, o imposto aduaneiro base apresenta tarifas que variam entre os 5% e os 30%, com alguns produtos sujeitos a taxas agravadas (ex.: vinho - 150%; café e chá - 100%; arroz - 80%; leite e açúcar - 60%).

Para além dos direitos aduaneiros acrescem, ainda, as seguintes incidências para algumas mercadorias: “Aditional Duty” (4%); “Special Countervailing Duty” (taxas variáveis); e “Educational Cess” (2%).

Os direitos aduaneiros e outras taxas incidentes na importação das mercadorias na Índia podem ser consultados, por produto e de forma actualizada, quanto ao momento da exportação, na página web da responsabilidade da União Europeia “Market Access Database / Applied Tariffs Database” – http://mkaccdb.eu.int.

2. Regime de Investimento Estrangeiro

A maioria dos projectos de investimento estrangeiro na Índia é efectuada ao abrigo do sistema de aprovação automática (automatic route – www.rbi.org.in/SCRIPTs/FAQView.aspx?Id=32). Sob este tipo de procedimento, o investidor tem apenas de notificar o “Reserve Bank of Índia” – http://www.rbi.org.in/home.aspx – no prazo de 30 dias após a transferência do capital.

(5)

Para investimentos que necessitem de aprovação governamental, o serviço responsável é o “Foreign

Investment Promotion Board” (FIPB), do Departamento dos Assuntos Económicos – www.dipp.nic.in/. O

FIPB foi constituído principalmente para promover e captar o investimento estrangeiro, bem como para facilitar os procedimentos institucionais, garantir a transparência do processo, aconselhar e aprovar/recomendar propostas de investimento.

Por sua vez, o “Secretariat for Industrial Assistance” (SIA) – http://www.dipp.nic.in/, criado na dependência do Departamento de Política e Promoção Industrial, do Ministro do Comércio e Indústria, é o principal serviço de assistência empresarial. Recebe e processa todos os pedidos que necessitem de aprovação governamental, além de acompanhar e verificar os projectos em curso.

Finalmente, o “Foreign Investment Implementation Authority” – http://siadipp.nic.in/sia/fiia.htm – actua como entidade intermediária entre o investidor estrangeiro e as diversas agências governamentais com o objectivo de facilitar a implementação dos processos aprovados e os procedimentos burocráticos envolvidos.

De entre os investimentos que necessitam de licença prévia encontram-se os realizados nos sectores da aviação civil, serviço de correios, indústrias estratégicas e da defesa e em empresas públicas do sector do petróleo e combustíveis.

A participação estrangeira é permitida a 100%, na maior parte dos sectores económicos. O mesmo se verifica quando o investimento se situa em “Export-Processing Zones” (EPZ), “Special Economic Zones” (SEZ), “Electronic Hardware Technology Park” (EHTP), “Software Technology Park” (STP), “Bio-Technology Parks” (BTP), ou desde que a produção seja totalmente destinada para a exportação – “Export Oriented Units” (EOU).

Noutros sectores, tais como em plantações de chá, o investimento pode ser realizado inicialmente a 100% com capital estrangeiro, desde que posteriormente seja aberto em 26% a parceiros indianos ou ao sector público. Nos sectores das telecomunicações, seguros, bancos, aviação e imprensa escrita, entre outros, a participação é limitada, variando a percentagem de caso para caso.

Os investimentos na agricultura (excepto floricultura, horticultura e plantações de chá), lotaria e jogo, entre outros, estão vedados ao investimento estrangeiro, e projectos a desenvolver nas áreas da energia atómica e transportes ferroviários são exclusivo de empresas públicas.

Outros aspectos inerentes à política de investimento estrangeiro são: a) o investimento original, bem como os lucros, podem ser repatriados livremente, desde que cumpridas as obrigações fiscais; b) é permitido o pagamento de direitos ao fornecedor de tecnologia estrangeira, bem como pela utilização de

(6)

Em termos de incentivos, o Governo financia parte dos custos fixos dos projectos, sendo que os Estados definem várias áreas para fins de atribuição de incentivo, de acordo com o respectivo nível de desenvolvimento. O incentivo concedido é normalmente superior para grandes investimentos em áreas pouco desenvolvidas e os termos e limites são igualmente diferentes de Estado para Estado, dependendo da natureza da indústria que se está a promover.

Ainda estão disponíveis outro tipo de incentivos, como sejam apoios ao nível do fornecimento de energia eléctrica, empréstimos, benefícios fiscais, incentivos regionais e preços preferenciais nas compras efectuadas pelo Governo e suas organizações.

A Índia dispõe também de “Free Trade Zones” (Falta, Madras Export Processing Zone, Noida Export Processing Zone, Santa Cruz Electronics Export Processing Zone, Visakhapatnam Export Processing Zone, Cochin Export Processing Zone – www.welcome-nri.com/info/project/freetradefr.htm), as quais permitem às empresas aí instaladas usufruir de diversos benefícios, entre os quais a isenção de impostos aduaneiros e outras taxas, mediante determinadas condições.

De destacar, igualmente, os incentivos à exportação através das “Special Economic Zones” (AP, Gujrat, Haryana, Navi Mumbai, Jaharkhand, Maharastra, MP, Surat e WB – http://www.sezindia.nic.in/), que facultam às empresas bens e serviços isentos de impostos, infra-estruturas adequadas para facilitar a exportação e incentivos fiscais, e das “Export Oriented Units” – http://www.cbec.gov.in/customs/cs-manual/manual_22(b).htm - que disponibilizam às empresas industriais que se registem como EOU um conjunto de apoios/vantagens fiscais e administrativas.

À semelhança do que acontece com as trocas comerciais, também ao nível do investimento estrangeiro se verifica uma diversidade de situações, decorrente da própria estrutura política do país. Assim, aconselha-se um estudo aprofundado sobre o funcionamento do mercado indiano e da sua economia em geral antes de se proceder a uma operação de investimento directo.

Para obtenção de informação mais completa sugerimos a consulta do manual sobre a referida matéria, disponível no Site www.indiainbusiness.nic.in.

Finalmente, por forma a promover e a reforçar o desenvolvimento das relações de investimento, foram celebrados entre Portugal e a Índia o Acordo sobre a Promoção e Protecção Recíprocas de Investimentos (em vigor desde Julho de 2002) e a Convenção para Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em Matéria de Impostos sobre o Rendimento (em vigor desde Abril de 2000).

(7)

3. Quadro Legal

Regime de Importação

Foreign Trade Policy (FTP) 2004-2009 (com alterações posteriores) – Estabelece o novo quadro da

Política de Comércio Externo Indiana.

Foreign Exchange Management Act, 1999 – Consolida a regulamentação relativa às transacções de

capitais para a Índia, com vista a facilitar o comércio externo e o pagamento das respectivas operações.

Customs Tariffs Act, 1975 (com alterações posteriores) – Aprova a Pauta Aduaneira dos Direitos de

Importação.

Customs Act, 1962 (com alterações posteriores) – Aprova o Código Aduaneiro.

Regime de Investimento Estrangeiro

“Income-tax Act”, 1961 (com alterações posteriores) – Regula a tributação sobre o rendimento das

pessoas singulares e colectivas.

“Companies Act”, 1956 (com alterações posteriores) – Dispõe relativamente às formas de

constituição de sociedades na Índia.

“Industries (Development and Regulation) Act”, 1951 (com alterações posteriores) – Define os

sectores de actividade que necessitam de licença de investimento.

O quadro legal indiano reparte-se pela legislação do Governo Central e dos Governos Estaduais. Dada a sua diversidade, sugerimos consulta a algumas páginas da Internet, nomeadamente: www.laws4india.com.

Acordos Relevantes

Resolução da Assembleia da República n.º 20/2002 e Decreto do Presidente da República n.º

18/2002, de 21 de Março – Aprova, para ratificação, e ratifica, respectivamente, o Acordo sobre a Promoção e Protecção Recíprocas de Investimentos entre Portugal e a Índia.

(8)

8

Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. – Av. 5 de Outubro, 101, 1050-051 LISBOA

Resolução da Assembleia da República n.º 20/2000 e Decreto do Presidente da República n.º

8/2000, de 6 de Março – Aprova, para ratificação, e ratifica, respectivamente, a Convenção para Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em Matéria de Impostos sobre o Rendimento entre Portugal e a Índia.

Para mais informação legislativa sobre mercados externos, consulte o Site da aicep Portugal Global em: www.portugalglobal.pt/PT/Internacionalizar/SobreMercadosExternos/Paginas/SobreMercadosExternos.aspx

Referências

Documentos relacionados

32 - Para integralizar o Curso de Mestrado, o aluno do PPGG deverá completar, pelo menos, 60 (sessenta) unidades de crédito, sendo 24 (vinte e quatro) em disciplinas, 02

Dependendo da necessidade do aluno, os cursos oferecidos poderão ser REGULARES (duas vezes por semana de 90 minutos), SEMI-INTENSIVOS (duas vezes por semana de 150

Sendo a microrregião de Jaboticabal, SP, produtora de alface envolvendo, inclusive, o forte mercado de Ribeirão Preto, e existindo poucas informações científicas sobre o seu cultivo

Filho de José de Almeida Vieira e Maria Rodrigues Vieira, tem 04 irmãos: Benedita de Almeida Vieira (in memorian), Dimas Rodrigues Vieira (in memorian), Anna Rodrigues

• Para uma experiência de determinação da aceleração da gravidade usando equipamento científico mais «tradicional», ver por

Os efeitos do impedimento previsto no § 1º ocorrerão no ano-calendário subsequente se o excesso verificado não for superior a 20% (vinte por cento) dos limites referidos.

A Parceria dos Clubes da Zona Sul de Niterói, formada pelo Jurujuba Iate Clube, Clube Naval Charitas, Praia Clube São Francisco, Iate Clube Brasileiro, Clube Central, Clube de

Francisco Pereira Carcerres, concorrente classificado em 29º lugar no respectivo concurso interno nomeado para a categoria de Assistente de Guarda Operasional Nacional, Grau F de