• Nenhum resultado encontrado

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO. Empresa: AMAZON SAND INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AREIA DE FUNDIÇÃO LTDA. Responsável Técnico:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO. Empresa: AMAZON SAND INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AREIA DE FUNDIÇÃO LTDA. Responsável Técnico:"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

LTCAT

LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO

TRABALHO.

VIGÊNCIA: MAIO DE 2015 À MAIO DE 2016.

Empresa:

AMAZON SAND INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AREIA DE FUNDIÇÃO LTDA.

Responsável Técnico:

Reginaldo Beserra Alves

Engº Segurança do Trabalho CREA 5 907 – D / PB

(2)

1

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

1. DADOS DA EMPRESA

RAZÃO SOCIAL AMAZON SAND INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AREIA DE FUNDIÇÃO LTDA

ENDEREÇO CEP: 69.075-793 CIDADE: MANAUS UF: AM

CNPJ 08.541.798/0001-90

CNAE 23.99-1-99

RAMO DA ATIVIDADE Fabricação de outros produtos de minerais não especificados

anteriormente

GRAU DE RISCO 03

TELEFONE 3304 - 1721

HORÁRIO DE TRABALHO

06h00min às 18h00min - Vigias 18h00min às 06h00min - Vigias 06h00min às 14h20min – 1º Turno 13h50min às 22h00min – 2º Turno 22h00min às 06h50min – 3º Turno

(3)

2

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

2. OBJETIVO

O LTCAT tem por finalidade cumprir as exigências da legislação previdenciária - Art. 58 da Lei nº 9528 de 10.12.97, dar sustentabilidade técnica às condições ambientais existentes na empresa e subsidiar o enquadramento de tais atividades no referente ao recolhimento das denominadas Alíquotas Suplementares do Seguro de Acidentes do Trabalho (SAT) criadas pelo texto da Lei nº 9.732 de 11.12.98.

3. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

O LTCAT é um Laudo elaborado com o intuito de documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade, ou direitos à aposentadoria especial para os colaboradores.

O trabalho de levantamento de dados foi realizado em todos os setores da empresa, acompanhado pelo profissional de Segurança do Trabalho.

A avaliação ambiental elaborada consolida a análise das atividades desempenhadas pelos empregados da empresa, quanto ao principal aspecto que é a Aposentadoria Especial.

Aposentadoria Especial é um benefício concedido ao segurado que tenha trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física, ou seja, para ter direito a aposentadoria especial o trabalhador deverá, além do tempo de trabalho, estar efetivamente exposto aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou em associação de agentes prejudiciais pelo período exigido para a concessão do benefício. A comprovação de exposição aos agentes nocivos será feita por formulário denominado Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), preenchido pela empresa ou seu preposto, com base em Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) expedido por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho.

(4)

3

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

4. DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES, RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS E CONCLUSÕES.

Auxiliar de Escritório, Gerente Administrativo.

4.1.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES / CBO

AUXILIAR DE ESCRITÓRIO (4110-05) - Executam serviços de apoio nas áreas de

recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

GERENTE ADMINISTRATIVO (1421-05) - Exercem a gerência dos serviços

administrativos, das operações financeiras e dos riscos em empresas industriais, comerciais, agrícolas, públicas, de educação e de serviços, incluindo-se as do setor bancário. Gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e serviços terceirizados de sua área de competência. Planejam, dirigem e controlam os recursos e as atividades de uma organização, com o objetivo de minimizar o impacto financeiro da materialização dos riscos.

4.1SETOR: ADMINISTRAÇÃO

(5)

4

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

4.1.3 RISCOS

AUXILIAR DE ESCRITÓRIO

RISCO: FÍSICO - CALOR

Tipo de Atividade: Leve - Sentado, movimentos moderados com braços e troncos. Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 28,4ºC. Limite de Tolerância: 30,0º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua

RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 72,2 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora

Equipamento: DEC 460 / Digital

GERENTE ADMINISTRATIVO

RISCO: FÍSICO - CALOR

Tipo de Atividade: Leve - Sentado, movimentos moderados com braços e troncos. Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 29,3ºC. Limite de Tolerância: 30,0 º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua.

RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 73,3 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua. Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

(6)

5

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

4.1.4 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI Auxiliar de Escritório:

 Não Aplicável

Gerente Administrativo:

 Não Aplicável

4.1.5 CONCLUSÃO DOS RISCOS

Conforme inspeção realizada, os colaboradores dos cargos citados estão expostos aos Riscos FÍSICOS – RUÍDO / CALOR, porém o RUÍDO / CALOR estão dentro do limite de tolerância. Quanto ao Risco QUÍMICO e BIOLÓGICO, estes são inexistentes. Portanto, não faz jus a aposentadoria especial.

4.2 SETOR: PRODUÇÃO

4.2.1 FUNCÕES

Auxiliar de Controle de Produção II, Auxiliar de Manutenção Pleno, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Produção I, Auxiliar de Produção II, Copeira, Motorista de Caminhão, Operador de Empilhadeira, Operador de Produção, Porteiro, Supervisor de Operações e Processos, Vigia.

4.2.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES / CBO

AUXILIAR DE CONTROLE DE PRODUÇÃO II (8181-10) - Planejam o trabalho de

apoio do laboratório e preparam vidrarias e materiais similares. Preparam soluções e equipamentos de medição e ensaios e analisam amostras de insumos e matérias-primas. Organizam o trabalho conforme normas de segurança, saúde ocupacional e preservação ambiental.

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PLENO (9113-05) - Realizam manutenção em

(7)

6

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

manutenção; avaliam condições de funcionamento e desempenho de componentes de máquinas e equipamentos; lubrificam máquinas, componentes e ferramentas. Documentam informações técnicas; realizam ações de qualidade e preservação ambiental e trabalham segundo normas de segurança.

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO (9113-05) - Realizam manutenção em componentes,

equipamentos e máquinas industriais; planejam atividades de manutenção; avaliam condições de funcionamento e desempenho de componentes de máquinas e equipamentos; lubrificam máquinas, componentes e ferramentas. Documentam informações técnicas; realizam ações de qualidade e preservação ambiental e trabalham segundo normas de segurança.

AUXILIAR DE PRODUÇÃO I (7842-05) - Preparam materiais para alimentação de

linhas de produção; organizam a área de serviço; abastecem linhas de produção; alimentam máquinas e separam materiais para reaproveitamento.

AUXILIAR DE PRODUÇÃO II (7842-05) - Preparam materiais para alimentação de

linhas de produção; organizam a área de serviço; abastecem linhas de produção; alimentam máquinas e separam materiais para reaproveitamento.

COPEIRA (5134-25) - Atendem os clientes, servem alimentos e bebidas em

restaurantes, bares, cafeterias, hotéis, hospitais, eventos, etc. Manipulam alimentos e preparam sucos, drinks, e cafés. Realizam serviços de vinho e de café.

MOTORISTA DE CAMINHÃO (7825-10) - Transportam, coletam e entregam cargas em

geral; guincham, destombam e removem veículos avariados e prestam socorro mecânico. Movimentam cargas volumosas e pesadas, podem, também, operar equipamentos, realizar inspeções e reparos em veículos, vistoriar cargas, além de verificar documentação de veículos e de cargas. Definem rotas e asseguram a

(8)

7

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

regularidade do transporte. As atividades são desenvolvidas em conformidade com normas e procedimentos técnicos e de segurança.

OPERADOR DE EMPILHADEIRA (7822-20) - Preparam movimentação de carga e a

movimentam. Organizam carga, interpretando simbologia das embalagens, armazenando de acordo com o prazo de validade do produto, identificando características da carga para transporte e armazenamento e separando carga não - conforme. Realizam manutenções previstas em equipamentos para movimentação de cargas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

OPERADOR DE PRODUÇÃO (EMPACOTADORA) (8131-25) - Realizam interfaces de

turnos de trabalho, programam atividades de produção e monitoram funcionamento de equipamentos e sistemas. Controlam parâmetros do processo produtivo, operam suas etapas e movimentam materiais e insumos. Transformam polímeros em produtos intermediários ou finais e realizam manutenção de primeiro nível. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

OPERADOR DE PRODUÇÃO (RECUPERAÇÃO DE AREIA) (8131-25) - Realizam

interfaces de turnos de trabalho, programam atividades de produção e monitoram funcionamento de equipamentos e sistemas. Controlam parâmetros do processo produtivo, operam suas etapas e movimentam materiais e insumos. Transformam polímeros em produtos intermediários ou finais e realizam manutenção de primeiro nível. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

OPERADOR DE PRODUÇÃO (REGENERAÇÃO DE AREIA) (8131-25) - Realizam

(9)

8

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

funcionamento de equipamentos e sistemas. Controlam parâmetros do processo produtivo, operam suas etapas e movimentam materiais e insumos. Transformam polímeros em produtos intermediários ou finais e realizam manutenção de primeiro nível. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

PORTEIRO (5174-10) - Fiscalizam a guarda do patrimônio e exercem a observação de

fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, inclusive comerciais, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, previnir perdas, evitar incêndios e acidentes, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlam fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; recebem hóspedes em hotéis; acompanham pessoas e mercadorias; fazem manutenções simples nos locais de trabalho.

SUPERVISOR DE OPERAÇÕES E PROCESSOS (3912-05) - Inspecionam o

recebimento e organizam o armazenamento e movimentação de insumos; verificam conformidade de processos; liberam produtos e serviços; trabalham de acordo com normas e procedimentos técnicos, de qualidade e de segurança e demonstram domínio de conhecimentos técnicos específicos da área.

VIGIA (5174-20) - Fiscalizam a guarda do patrimônio e exercem a observação de

fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, inclusive comerciais, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, previnir perdas, evitar incêndios e acidentes, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlam fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; recebem hóspedes em hotéis; acompanham pessoas e mercadorias; fazem manutenções simples nos locais de trabalho.

(10)

9

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

4.2.3 RISCOS

AUXILIAR DE CONTROLE DE PRODUÇÃO II

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Leve – De pé, trabalho leve, em máquina ou bancada,

principalmente com os braços.

Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 30,7°C Limite de Tolerância: 30,0º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 76,4 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

Equipamento: DEC 460 / Digital

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PLENO

RISCO: FÍSICO - CALOR

Tipo de Atividade: Leve – De pé, trabalho leve, em máquinas ou bancada,

principalmente com os braços.

Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 31,2°C Limite de Tolerância: 30,0º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 80,4 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora. Equipamento: DEC 460 / Digital

(11)

10

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO

RISCO: FÍSICO - CALOR

Tipo de Atividade: Leve – De pé, trabalho leve, em máquinas ou bancada,

principalmente com os braços.

Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 31,2°C Limite de Tolerância: 30,0º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 80,4 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora. Equipamento: DEC 460 / Digital

AUXILIAR DE PRODUÇÃO I

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Moderado – De pé, trabalho leve em máquina ou bancada, com

alguma movimentação.

Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 31,5°C Limite de Tolerância: 26,7º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 80,4 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

(12)

11

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

AUXILIAR DE PRODUÇÃO II

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Moderado – De pé, trabalho leve em máquina ou bancada, com

alguma movimentação.

Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 31,5°C Limite de Tolerância: 26,7º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 85,2 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

Equipamento: DEC 460 / Digital

COPEIRA

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Leve - De pé, trabalho leve, em máquina ou bancada,

principalmente com os braços.

Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 27,5°C Limite de Tolerância: 30,0º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 66,0 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

(13)

12

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

MOTORISTA DE CAMINHÃO

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Leve – Sentado, movimentos moderados com braços e pernas. Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 31,6°C Limite de Tolerância: 30,0º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 79,3 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

Equipamento: DEC 460 / Digital

OPERADOR DE EMPILHADEIRA

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Leve – Sentado, movimentos moderados com braços e pernas. Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 31,6°C Limite de Tolerância: 30,0º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 82,4 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

(14)

13

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

OPERADOR DE PRODUÇÃO (EMPACOTADORA)

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Moderado – De pé, trabalho leve em máquina ou bancada, com

alguma movimentação.

Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 31,3°C Limite de Tolerância: 26,7º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 78,4 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

Equipamento: DEC 460 / Digital

OPERADOR DE PRODUÇÃO (REGENERAÇÃO DE AREIA)

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Moderado – De pé, trabalho leve em máquina ou bancada, com

alguma movimentação.

Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 31,8°C Limite de Tolerância: 30,0º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 85,3 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

(15)

14

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

OPERADOR DE PRODUÇÃO (RECUPERAÇÃO DE AREIA)

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Moderado – De pé, trabalho leve em máquina ou bancada, com

alguma movimentação.

Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 31,0°C Limite de Tolerância: 30,0º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 80,0 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

Equipamento: DEC 460 / Digital

PORTEIRO

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Leve – Sentado, movimentos moderados, com braços e tronco. Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 25,4°C Limite de Tolerância: 30,0º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 59,1 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

(16)

15

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

SUPERVISOR DE OPERAÇÕES E PROCESSOS

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Moderado – De pé, trabalho moderado em máquina ou bancada,

com alguma movimentação.

Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 27,5°C Limite de Tolerância: 26,7º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 72,2 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

Equipamento: DEC 460 / Digital

VIGIA

RISCO: FÍSICO CALOR

Tipo de Atividade: Leve – Sentado, movimentos moderados, com braços e tronco. Duração do Trabalho: 08h00min

IBUTG: 25,4°C Limite de Tolerância: 30,0º IBUTG Técnica Utilizada: Termômetro de Globo Exposição: Habitual / Contínua RISCO: FÍSICO - RUÍDO

Efeito: Perda auditiva, danos irreversíveis ao aparelho auditivo do colaborador caso

não sejam respeitados os limites de tolerância descritos no anexo I da NR15.

Intensidade: 59,1 dB(A) Limite de Tolerância:85,00 dB(A) Tempo de Exposição: 08h00min Exposição: Habitual / Contínua Técnica Utilizada: Medição de Pressão Sonora.

(17)

16

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

4.2.4 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI

Auxiliar de Controle de Produção II, Auxiliar de Produção I, Auxiliar de Produção II, Supervisor de Operações e Processos, Operador de Produção.

 Bota de segurança CA: 8956

 Óculos de Segurança CA: 15649

 Protetor Auditivo de Inserção CA: 13027

 Respirador PFF-1(S) CA: 18682

 Luvas de Algodão CA: 8293

 Luva de Raspa (eventual) CA: 8840

 Protetor Auricular Concha CA: 14235

 Máscara Semi-Facial Série 6000 (Uso eventual) CA: 4115

Auxiliar de Manutenção Pleno, Auxiliar de Manutenção.

 Bota de segurança CA: 8956

 Óculos de Segurança CA: 15649

 Protetor Auditivo de Inserção CA: 13027

 Respirador PFF-1(S) CA: 18682

 Luvas de Algodão CA: 8293

 Luva de Raspa (eventual) CA: 8840

Copeira

 Bota de Segurança CA: 8956

 Luva de Látex CA: 9634

Motorista de Caminhão, Operador de Empilhadeira.

 Bota de segurança CA: 8956

(18)

17

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

 Máscara PFF-1 (S) CA: 4115

 Luvas de Algodão CA: 8293

Porteiro, Vigia

 Bota de Segurança CA: 8956

5. CONCLUSÃO FINAL

Conforme inspeção realizada in loco nas instalações da empresa AMAZON

SAND INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AREIA DE FUNDIÇÃO LTDA, baseado nos

requísitos legais e na quantificação dos riscos citados no PPRA, conclui - se que os colaboradores das funções citados abaixo estão expostos aos Riscos físicos: RUÍDO (abaixo do limite de tolerância), o CALOR (está acima do limite de tolerância), porém, segundo a instrução normativa INSS/84 de 17/12/2002, para fins de aposentadoria especial, considerar apenas o calor de fontes artificiais. Risco QUÍMICO encontra-se dentro do limite de tolerância conforme o Relatório Técnico N° 20.143, elaborado pela empresa ECOSEGME em fevereiro de 2014. O risco BIOLÓGICO é inexistente. Portanto, não faz jus a aposentadoria especial.

 Auxiliar de Controle de Produção I  Auxiliar de manutenção Pleno  Auxiliar de Produção I

 Auxiliar de Produção II  Operador de Empilhadeira  Operador de Produção

(19)

18

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

MAIO/2015

RESPONSABILIDADE

TÉCNICA

____________________________________ Engº Segurança do Trabalho

Reginaldo Beserra Alves CREA 5907 – D / PB

Referências

Documentos relacionados

4 apresenta o resultado de Difração de Raios – X da formulação F3 depois de efetuados os parâmetros de troca iônica.. Liberação

A autora, em tal publicação, inventariou a expressão popular por diferentes estados do Nordeste – Pernambuco, Alagoas, Bahia e Paraíba – além de contribuir teoricamente de

Esta lâmpada pode ser adquirida através da Rede de Antes da troca, assegurar-se que o produto está Postos Autorizados Fischer.. desconectado da

b) avaliação para determinar quais documentos são de guarda permanente; c) eliminação periódica dos documentos que não possuem valor permanente; d) recolhimento dos

Quando o botão de resistência é rodado o mais possível no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o calço de travão quase não deve tocar no volante do motor.. Aplique

sas por parênquima alveolar de aparência normal. B – Cavidade quística central com epitélio mucinoso e carcinoma bronquíolo-al- veolar mucinoso na parede.. são pré-maligna

Implementos Rodoviários em sua filial de Criciúma, realizando uma análise do ruído ocupacional através de análise do LTCAT – Laudo Técnico das Condições de Trabalho

Registrar-se para uma conta do UpToDate e criar um nome de usuário e senha exclusivos permitem que você ganhe e resgate créditos de EMC/EC/DPC, acesse o Aplicativo Móvel UpToDate