• Nenhum resultado encontrado

7- Transtornos Alimentares

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "7- Transtornos Alimentares"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Transtornos do comportamento alimentar em atletas e

praticantes de atividade física

(2)

O corpo e a imagem na cultura atual

A cultura atual ressalta uma grande preocupação com a estética. Por trás da busca incessante pelo belo há um "narcisismo e um individualismo exacerbados que levam as pessoas a acreditar no elixir da vida, em poções mágicas, na juventude eterna".

A busca de um determinado padrão de beleza tem levado à aceitação pública generalizada de diferentes recursos para se chegar a esse tipo de corpo ideal.

A fantasia de construir um corpo perfeito, esteticamente belo é alimentada pelo capitalismo consumístico. Uma indústria e uma idéia alimentada pela fantasia do remodelamento, da transformação e da correção; uma ideologia do melhoramento e da mudança sem limites que representa um desafio à historicidade, à moralidade e à própria materialidade do culto ao corpo.

(3)

Mídia e imagem corporal

A associação entre a produção de imagens corporais pela mídia (com destaque para o cinema e a televisão) e a percepção dos corpos/construção de auto-imagem, por parte dos indivíduos, se faz de maneira imediata, e isso é comprovado pelo fato do aumento da procura de recursos para esculpir ou de se desenhar o próprio corpo de acordo com o padrão global estabelecido pelo mercado ou “indústria do corpo”, não é o prolongamento da vida humana que se busca e sim sua potencialidade.

O corpo passa a ser um simulacro de si mesmo, inventado pela mídia e a tecnologia.

(4)

Transtornos Alimentares

Praticantes de atividade física: um grupo de risco

• Atletas podem ser considerados um grupo de risco para o desenvolvimento de TA, já que geralmente são mais críticos em relação aos seus corpos e peso do que outras pessoas. Em algumas modalidades esportivas o peso corporal pode influenciar diretamente a performance do competidor.

• Quando os atletas não atingem suas expectativas competitivas pode haver um aumento da visão negativa em relação a seus corpos, levando-os a buscar o padrão ideal. A combinação entre performance esportiva, imagem corporal e peso pode levar o esportista a um distúrbio de imagem corporal.

• Treinadores, patrocinadores e familiares podem ter forte influência no desenvolvimento de TA, através de comentários sob a forma física dos atletas. Por esta razão, treinadores devem estar bem informados quanto a distúrbios de auto-imagem.

(5)

Prevalence of eating disorders in elite athletes is higher than in the general population. [original research]

Sundgot-Borgen, Jorunn PhD*†; Torstveit, Monica Klungland MS* Noruega

A prevalência de transtornos alimentares em atletas de

A prevalência de transtornos alimentares em atletas de

elite é maior que na população em geral.

elite é maior que na população em geral.

Amostra n = 1620 (atletas masculinos e femininos)

Amostra n = 1620 (atletas masculinos e femininos)

Controle n = 1696 (não atletas)

Controle n = 1696 (não atletas)

Resultados: 13,5% dos atletas e 4,6% de não atletas apresentaram

Resultados: 13,5% dos atletas e 4,6% de não atletas apresentaram

sinais sub clínicos ou clínicos de transtornos alimentares.

sinais sub clínicos ou clínicos de transtornos alimentares.

Volume 14(1) Volume 14(1) January 2004 January 2004 pp 25-32 pp 25-32

(6)

Anorexia Nervosa

  A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que se

caracteriza:

 pela procura incessante pela magreza

 pela recusa do indivíduo a manter um peso corporal na faixa normal mínima

 pelo medo intenso de engordar

 por uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo

Estes fatores levam a pessoa a adotar uma conduta rigorosa para a perda de peso.

(7)

Bulimia

A Bulimia Nervosa é caracterizada pela ingestão compulsiva e rápida de grandes quantidades de comida, em pequeno espaço de tempo, alternada com comportamentos purgativos (como vomitar ou tomar laxantes). Geralmente, os episódios compulsivos são seguidos por uma sensação muito grande de culpa e vergonha.

Também faz parte do quadro bulímico uma extrema preocupação com o peso e a forma do corpo, sendo o peso, dietas e exercícios a única preocupação. Desta forma, assim como na anorexia, também estão presentes na bulimia o medo mórbido de engordar, e a avaliação de si mesmo

(8)

Riscos para mulheres

Tríade da Mulher Atleta

O termo "Tríade da Mulher Atleta"

foi oficializado em 1992, quando

o Colégio Americano de Medicina

Esportiva

reuniu

diversos

especialistas da área e publicou o

resultado daquela conferência.

Trata-se de um conjunto de sinais

clínicos e sintomas que afeta

tanto atletas de elite quanto

praticantes de atividade física.

(9)

Mulheres atletas: atenção especial

• A Tríade da Mulher Atleta caracteriza-se pela inter-relação entre transtorno de comportamento alimentar, amenorréia e baixa densidade óssea.

• Todos esses componentes, que são inter-relacionados em etiologia, patogênese e deficiências de ferro, irregularidades menstruais, desmineralização óssea e danos músculo esquelético, podem influenciar o desempenho atlético e, inclusive levar a morbidade e mortalidade.

(10)

Mulher fisicamente Ativa Alimentação padrões alterados de alimentação: desde uma simples restrição calórica até formas graves de anorexia e bulimia Amenorréia

Ciclos menstruais ausentes ou com intervalos superiores a 90 dias

Baixa densidade óssea (osteoporose)

A redução na secreção de estrógeno ocasionada pela amenorréia hipotalâmica é responsável pela osteoporose prematura

(11)

Vigorexia

Os sintomas da Vigorexia se evidenciam pela obsessão em tornar-se musculosos.

Essas pessoas olham-se constantemente no espelho e, apesar de musculosas, podem ver-se enfraquecidas ou distantes de seus ideais.

Por sentirem-se "incompletas", faz com que elas invistam todas as horas possíveis em exercícios e ginásticas para aumentar sua musculatura (Overtraining).

É difícil estabelecer limites entre um exercício saudável e um exercício obsessivo, mas é bom lembrar que os vigoréxicos, além da musculação continuada, comem de forma atípica e exagerada. Costumam se pesam várias vezes por dia e fazem continuadas comparações com outros companheiros de academia. Muitos acabam utilizando esteróides para aumentar a massa muscular.

(12)

Riscos associados ao uso de

esteróides anabólicos

Na pele: acne, aumento de pelos corporais e calvície.

No fígado: colestase e tumores

hepáticos.

No sistema nervoso central: convulsões, dor de cabeça e trombose do seio sagital.

No metabolismo: intolerância à glicose, aumento de LDL colesterol e diminuição do HDL colesterol.

No sistema endócrino: atrofia testicular temporária, dificuldade urinária e ginecomastia.

(13)

Dopping no Esporte

A Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina no Esporte (2003), classificou o doping “como qualquer substância ilícita utilizada a fim de aumentar o desempenho atlético, e que cuja utilização, de acordo com Agência Mundial Antidopping (Wada) e o Comitê Olímpico Internacional (COI), caracterizem infração de códigos éticos e disciplinares, podendo ocasionar sanção aos atletas, bem como aos seus técnicos, médicos e dirigentes”. Podem ser divididas em:

1) Efedrina: Estimulante que age no sistema nervoso e cardiovascular. Utilizado para auxiliar na perda de peso e no aumento da energia, reduzindo a fadiga. Efeitos colaterais: hipertensão, taquicardia, insônia, cefaléias, paranóia psicótica, depressão, AVE e morte.

(14)

2) Eritropoietina (EPO): É um hormônio natural secretado pelos rins e que atua na medula óssea para estimular a formação de hemácias (utilizado em casos de patologia). Porém o EPO utilizado por atletas é um hormônio sintético, para aumentar a os glóbulos vermelhos e a oxigenação das células. Efeitos colaterais: aumenta em muito a viscosidade do sangue e possibilidade maiores chances de ataque cardíaco.

3) Testosterona: Hormônio sexual masculino, utilizado para aumento da massa muscular e explosão. Efeitos colaterais: hipertensão, esterilidade e atrofia dos testículos.

4) Stanozolol (Winstrol): Esteróide anabolizante sintético utilizado para “desenvolver musculatura”. Efeitos colaterais: hipertrofia da próstata, arteriosclerose, disfunção hepática, redução, da libido, câncer de fígado e atrofia dos testículos.

(15)

5) Nandrolona: Esteróide anabolizante sintético. Utilizado também para o aumento da massa muscular e força. Efeitos colaterais: crescimento das glândulas mamárias, câncer, problemas, problema no ciclo menstrual.

6) Furosemida (Lasix): Diurético. Usado para perda de peso, desidratando o organismo e para driblar os exames de doping. Efeitos colaterais: desidratação acentuada, cólicas náuseas dor de cabeça, fraqueza e dor muscular.

7) DHEA: Hormônio produzido pelo sistema adrenal do homem e da mulher, tendo como função ser o precursor gonadal e

(16)

ORTOREXIA

orthós = correto e verdadeiro oréxis = apetite

Este transtorno consiste no exagero em adotar dietas naturalistas.

Trata-se de um quadro onde o portador é alguém muito preocupado com os hábitos alimentares e dedica grande parte do tempo a planejar, comprar, preparar e fazer refeições.

A pessoa dispõe de um autocontrole rigoroso para não se render diante das tentações da mesa e sente-se superior a quem se esbalda nos pecados das impurezas de um filé ao ponto ou de uma guloseima em calda de chocolate.

Referências

Documentos relacionados

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

Dica: Use um arquivo de dados exclusivo para seu bloco de controle PID (N9:0, por exemplo). Isso evita reutilização acidental dos endereços do bloco de controle PID por

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem