• Nenhum resultado encontrado

AZETA DE NUMERO AVULSO 100 RS. i

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AZETA DE NUMERO AVULSO 100 RS. i"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

¦:-. ¦ :.:-f£"iy ¦¦:.

y~*0L^'-i'';:i;:^yi

Ç- ¦¦''¦.¦! ¦ -'.'.-.¦

Anno

Rio de Janeiro — Sexta-feira 4 de Setexotiro de 10O3

N. 3_?

gBMESTBE AW«0..

AlSIGMTUMS PARA A MrTTAL ""

_MÉk

v*.**,,?f uitSii£ÊLP^^_i^iB

•^•MMt) -'8080*30" '.';• ç^Hsv ^^

PAGAMENTO ADUN|%0

_P\

ESCR1PTOR1'

BtA&!01EIBA(lESáBS.70,ASTI6A

AZETA DE

ASSISMTÜBAS PARA 0S ESTADOS

6EMESTHE Amno. ... IfiíOOO 30^/00 PAGAMENTO ADIANTADO TYPOCnAPHIA

70

RUA SETE DE SETEMBRO 70

Os artigos enviados &

NUMERO AVULSO 100 RS. i

restituidos ainda que nfo

redaccão

sejam não publicadosserão

|

Ôtereotypadá e impréfssa nas machinas rotativas de Marinoni, na typograpliia da

", sociedade anonyma «Gazeta de Noticias»

s

NUMERO AVULSO (00 RS.

— «¦•-» —

Às asslgnaturas começam i-m qualquer dia e terminam de junho ou de dezembro

em fim

24 horas

v guição dos moedeiros falsos, é merecedor

de lodo o applauso.

INTERIOR

Decididamente ha algum duende que atrapalha as obras do porto. Em outro jogar damos noticia de quo em conferência do"-; srs. ministros da industria e do inte-rior ücou assentado o regulamento sobre a lei de desapropriações, e por sigual que não soffreu alteração alguma o trabalho ja secretaria do interior.

parecia, pois, que tudo estava resolvido, pois que apenas dependia desse regula-mento a assignatura do contracto, quando surge uni novo boato. E desla vez, se o hoalo è certo, não teremos senão o mais tranco e o mais incondicional applauso^ao

governo. .

\ssegura-se que a empreza contra-ctadora das obras impugna a exigência de uma caução de £ 150.000, estipulada pelo governo para garantia da execução do contracto: assegura-se mais que a empreza contractadora pretende um adiantamento por meio da emissão dos títulos destina-dos ao pagamento das obras.

V esta pretenção nem sequer damos credito, tão disparatada ella é. Quanto â exigência da caução para o desempenho de coutracto que vai custar dezenas de milhares de contos, seria imperdoável quo o governo não a fizesse; isso contrariaria a mais rudimentar prudência administra-tiva, seja qual for a idoneidade do cou-Iractador.

\s.-im. se houver uma demora, motiva-da por íalla de accordo em ponto i" capital

se-como esse. o governo nao merecera

applausos. A faltada concurrencia para muitos, objecto do reparos; a nao

ialta de caução chegaria a ser criminosa. A noticia do reapparccimento da febre amarelia era Cuba andou hontem muito commentada nas folhas diárias, nos cir-cu!os médicos e nos círculos legislativos. Para os círculos médicos, aliás, uão foram os telegrammas recebidos como no-vidade, porque abi já se sabia que, com outras denominações, a febre amarelia voltara a grassar, com mais ou meuos in-lensidade, em diversos pontos da ilha.

E ainda ha pouco o dizia, incidente-mente, da cadeira aos seus discípulos o distineto professor Rocha Faria, na segunda das Ires pivlecções que fez sobre a propliy-mia da lebre amarelia.

:,os círculos legislativos, onde, como se

EXTERIOR

Ha noticias quo não se podem ler sem um oelafrio de horror: as dos erros judi-ciarios estão quasi sempre nessas condi-ções.

O telegrapho nos diz hoje que de dous irmãos presos em Eoma desde 1873, foi agora reconhecida a innocencia.

Um, ao cabo destes longos 20 annos, poudo ser posto em liberdade. O outro foi naquella época condemnado â morte: é agora impossível resuscital-o...

Já aqui, ha bem pouco tempo, demos uma pequena estatística de erros judicia-rios verificados só na França. O que se admira em tudo isso é, por um lado, a iallibilidado da justiça, por outro, a le-viandado dos juizes...

Na China, o caso é mais sério.

Lá, para que o imperador assigne uma sentença de morte, é necessário que lhe seja apresentada três vezes. Da terceira, que ó definitiva, elle só se decide, depois de passar três dias encerrado nos seus aposentos, jejuando, sem receber ninguém e principaLuienle sem ouvir musica nem vêr nenhuma das suas mulheres.

Tudo isto, que & rigorosamente, cum-prido, o impede de ser leviano.

Mas ha mais.

Em qualquer tempo que se reconheça a innocencia de um condemnado, a pena recae sobre o juiz que a decretou. Pouco importa que elle allegue ter sido enganado. A lei foi feita para punir os erros, mesmo involuntários.

De mais, na China, ser testemunha de qualquer processo é cousa muito grave. O menor exaggero, a menor contradição, qualquer cousa de falso é motivo para con-demnação — e concon-demnação muito séria. As sovas a bambu constituem, em geral, castigo mais usado. São terríveis I Um bom carrasco, sabendo vibrar com mães-tria a sua vara, !az, á terceira lambada, espirrar o sangue. E! de preceito que dê bem em cheio, assentando no corpo um terço da vara e fazendo com quo as pan-cadas coincidam bem justamente no mes-mo logar.

Em regra, só se dão 20 varadas de cada vez.

Terminada essa dose, molham-se a água c sal as feridas e recolhe-se o condemnado, por 24 ou 4S horas, para depois se appli-car a outra sova., até ter completado o numero prescripto.

Ha no Celeste Império um livro celebre: O Livro dos SOO grandes supplicios, onde |

cipalrnente, e em regra nas industrias ex-tractivas, ha necessidade de nacionalisar o mais possível a exploração. E a razão é obvia : todo o produeto de taes industrias segue para o exterior, e contra o beneficio mínimo de um valor de acquisição aqui, nós temos o ônus colossal da importação dessas mesmas matérias, então transfor-madas em utilidades manufaeturadas. Nem nos fica, como no caso das estradas de ferro e de outras emprezas congêneres, a vantagem dos benefícios directos e

indire-ctos que taes melhoramentos produzem nas zonas em que ficam installados.

Ora, é realmente incrível que num paiz de espantosa riqueza natural como o nosso, estejamos na triste dependência de uma quasi absoluta importação de todos os ob-jectos de consumo, e com a circumstancia a mais de que não só deixamos inteira-mente inexplorada a maior parte de taes riquezas, como fazemos acquisição de grande copia de manufacturas trabalhadas sobre a nossa rudimentar exportação.

A ambos esses inconvenientes attende o projecto, e pelo processo que não diremos seja o único mas é seguramente o mais racional: o processo dos prêmios. Toda a questão é que o prêmio seja dado «op-portunamente», e a esta circumstancia o projecto attendeu, especificando as devidas condições. Quanto ás subvenções, todos sabem como ellas se podem eternisar, por simples jogo de escripta; e quanto a tarifas, só se comprehende que ellas protejam in-dusírias já existentes. E' um perigo pro-curar no systemá tarifário a creação das industrias.

Fazemos os mais sinceros votos para que o Congresso examine o projecto do Sr. Gastão da Cunha com a attenção que esse projecto merece. Se a nossa «política» voltar-se para este terreno pratico do des-envolvimento econômico do paiz, não será só o paiz quem ganhará, mas o próprio prestigio dos nossos homens públicos.

meado representante do Eslado da Bahia' na liquidação forçada da Empreza Viação do Brasil, em substituição do Dr. Manuel Alberto de Oliveira Guimarães.

420:0008000

800:0008000

sabe, o cullex eleyans deu entrada com

todas as honras, pousando num projecto I eslão peüas horríveis. Muitas já cahiram de lei sua pernlwngá e rajada suíílciencia j em desuso.

Assim, um dos castigos outrora usados contra as adúlteras era o esmagamento, a de veetor único, reconhecido e proclamado

do terrível morbus, a noticia deu togara

espanto, desau'mo,duvida, desapontamento pata de eiCphante. Um elephante adestrado e reítesGes correspondentes a todos esses

eslades if.ilma, como se diz em psycholo-gia bem íallaate.

Dos commentarios da imprensa o que ioi considerado mais suggeslivo é exacta-mente um que nem e combenlario. E' um Ec/to cia Tribuna dizendo, por ouvir dizer, qu- logo que seja approvado o projecto Mello Maltos, tornando independente o la-bocatorio' do Manguiuho, dotado com um patrimônio de 4.000 contos, ira dirigil-o o Dr. Machoux, que aqui esteve estudando a lebre amareliae reconheceu que amoles-tia so era transmittida pelo slegomna fas-data.

Lembrarao-nos que ainda no momento da partida o Sr. Dr. Macnoux maniíes-tou-se. tão convencido de suas aülrmações que assegurou, com os lortes apertos de mão de despedida, que se fosse approvado o projeclo Mello Muitos ficaria exlincta a lebre amarelia uo Rio de Janeiro...

O Sr. presidente da Republica dará re-cepção no palácio do governo no dia 7, em commemoração da data anniversana da independência do Brasil.

S. Ex. receberá á 1 hora do tarde, no salão nobre do palácio, acompanhado dos representantes de sua casa civil e militar e dos Srs. ministros.

«n

Constou hontem na praça a venda, pelo Banco da Republica, de cerca de seis mil acções da Empreza Melhoramentos no Brasil, novaorganisaçãOjdo valor de 1003, cada uma. Dizia-se que o preço fora de 48S, comprador o Dr. Paulo de Frontin, e transacção directa.

FINANÇAS MUNICIPAES

Tivemos hontem oecasião do resumir a situação das finanças municipaes, de accordo com os dados constantes da re-cento mensagem do Sr. Dr. prefeito. E como nos referimos à cilra de 1.443 contos «de lettras e compromissos da adminis-tração immediatamente anterior á do Sr. prefeito», e na mensagem essa cifra Ggura ha rubrica «letras e conlractos vencidos» por 1.420 contos, convém explicar que a diüerença de 23 contos provém de sellos e transferencias.

Esses compromissos a que nos referi-mos são assim discriminados:

Letra a favor do Banco da Republica para 10-2-903.. Contracto de empréstimo com o Banco da Republi-ca, sob caução de 6.400 apólices, para 17-4-903... Contracto de emprestirro

com o London and River Plate Bank, sob caução de 1.6G7 apólices, para f

31-3-903 200ro508000

Total 1.420:0003000

Dessas responsabilidades que passaram para a administração actual, no valor de 1.420:0008, a Prefeitura teve como re-curso 205:6153181, inclusive, segundo diz a mensagem, «200:0003 obtidos nas vespe-ras da nomeação» do prefeito actual.

E ao passo que a prefeitura dispunha desses 205 contos de recursos, tinha do lazer face a uma divida flucluante que importava em 5.893:9678274. E como a divida fluctuanle imporia em 31 de julho do corrente anno em 4.109:2698309, ha uma reducção effecliva, nessa espécie, de 1.7S4:6978965.

Convém ainda notar que o pagamento dos funccíonarios atrasado em 3.250 contos em dezembro, está agora leito em dia, o que nos créditos extraordinários abertos para supplemenlo de verbas orçamen-tarias, só para obras novas flgura o de 2.500 contos.

E' isto o que está claramente exposto nas cifras da mensagem.

e Um de Julho, na cidade do Natal, afim de nelle ser accommodado o respectivo juizo federal.

ti» —

O Sr. ministro da fazenda ^mandou abo-nar aos empregados da Caixa Econômica gratificações extraordinárias para inde-mnisacões das despesas que fizeram com a mudança da Caixa Econômica de Ouro Preto para Bello Horisonte.

Esta resolução do Dr. Leopoldo de Bu-lhões foi tomada em conseqüência do que reclamou o respectivo conselho daquella

caixa.. ____^M___

ItMCINERAÇSO DE PAPEL

Recebemos hontem a seguinte commu-nicação, a que julgamos dever abrir es-paço:

«E' cousa resolvida, uma nova incine-ração de papel-moeda, não em virtude do contracto do funding, que foi cumprido em todas as suas cláusulas, e, com tanto es-crupulo, que ao terminar a sua execução, não só a imprensa nacional, mas a estran-geira, que se oecupa especialmente de. as-sumptos financeiros, louvaram o governo e o povo, pela completa e leal execução desse accordo. Mais: os Srs.Rolbchi!d,que eram os banqueiros e os fiscaes dessa transacção com o nosso governo, e os re-sponsaveis perante os possuidores desses

ter de partir no dia 5, o Sr. capilão de fragata Tinoco Júnior, commandanle do cruzador Trajano.

Mcreiirio, seguros, Hospício 16.

_ ¦»»»¦—

Foram concedidos dous mezes de licença ao Sr. Ignacio Praia Nogueira, guarda da alfândega do Ceará.

THÜOURO

Possuireis um comprando bilhetes dos 200 contos ao Guimarães.

*+•* ¦

O Sr. ministro da fazenda communicou ao juiz federal no Amazonas que o con-selho de fazenda, reunido em sessão, re-soiveu julgar boa a apprehensão por cou-trabando pela alfândega do, Manáos de um canhão automático Maxim c outros obje-ctos e da lancha quo os conduzia, deno-minada Mói d'Água e bem assim ter expe-dido ordem á delegacia fiscal no mesmo Estado para que o respectivo processo administrativo íiscal siga sua marcha re-guiar.

O "Sr. ministro da fazenda ped:u ao mesmo juiz para que sejam cumpridas as decisões da alfândega a respeito.

Em oflieio de hontem. o Dr. Leopoldo de Bulhões deu conhecimento ao procurador geral da Republica de todo o oceorrido.

INDEPENDÊNCIA

Fará sua independência cruem comprar bilhetes dos 200 contos ao Guimarães.

tancias, épocas em que foram concedidas i da a de conferir o grão de doutor— honras} e com a especificação de o lerem sido por

serviços civis ou militares.

200:0008000 amanhã—Camões & C.

cavsa.

Approvada esta proposta, foi adiado para Ulletíor oecasião o debate relativamente à . proposta do Sr. Ennes de >ouza. referente; ao Sr. Alberto dos Santos Dumonl.

Ao Bristish Bank oi South America foi; pago o bilhete inteiro da loteria Esperança ! n. 40370. nremiado com aõ:0008, reind-"; tido pem sua caixa filial da Bahia. und<? p foi vendido pela agencia da loteria Espe-rança, naqaelle Eslado.

—I »

O ministério da fazenda já providenciou para que s<ja efTeduado o pagamento do 1:9748600, proveniente d<- annuidadcs devidas ã Secretaria internacional das Tarifas -Aduaneiras e reclamadas pela legação da

Beliiica. .

200:0005000 amanhã—Camões * C. Impostos interestadoaes.

Agita-se cada vez mais na Câmara < -ta palpitante questão. A redaccão dcfirriüva do projecto Arnolpho Azevedo, "m quo collaborou o illuslrado 5r. Jcsuiuo Car-doso. é a seguinte :

títulos, em extenso telegramma ao mims- • Em s0„reÍQ de jUstiça está correndo um tro da fazenda, de então, e ao presidente I m [Q na g. deIegacia auxiliar, para da Republica testemunharam, em lermos j ar Q fado dc tep um TCflnauo tratanle inequívocos, a sua salisíação, por ler sido

menores detalhes, cumprido, em seus

accordo de 1S97.

Assim, pois, qualquer nova incineração do meio circulante, que as circumslancias aconselhassem a fazer, não podia ser jus-liticada pela deficiência havida, por yen-lura, no cumprimento de cláusulas do funding loan, cuja execução houvesse sido adiada.

A principio, o Dr. Leopoldo dc Bulhões, em cujo espirito se formava a convicção de ser necessário reduzir ainda a massa de

percorrido importantes casas commerciaes 0'

da nossa praça com uma fantástica sub-sciipção em favor da família de conhecido homem político, ha pouco fallecido.

A importância oblida pelo Iratante, com artificio, sobe já a alguns contos de esse

réis.

E?si»i»a* sò nus****» Vcailo. garros e fumos cxcellentes.

Ci-Teve hontem extraordinária concurren-cia a audiênconcurren-cia publica do Dr. Lauro Muller, ministro da industria. S. Ex. attendeu a papel-moeda, para dar mais estabilidade | ^^^SSKS^SS^ t

"' ¦ — "¦>- ..,.-...-...-C., üC |

_

hQras J.J ^.^ pe,0 qUp nao poud(?. COn.

»ia | ferenciar com os commissarios da exposi-ao cambio, procurando informar-se

toda a massa dc papel-moeda que dev

ser incinerada, em virtude do accordo,;| ção de S. Luiz. suppoz restar ainda uma certa quantidade

Constituição Fluminense

A cornmissão de deputados escolhida para formular e ar» asenlar o projeclo da Constituição do E.*"), apôs varias reu-niões, concluiu hoi.tem o seu trabalho.

Embora sobre o assumpto tenha pro-curado guardar todo o sigillo, soubemos que, além dos pontos já noticiados p;:la impiensa, ha dias. foram estabelecidas im-porlanles disposições sobre a promoção nos cargos da magistratura, sobre a tisca-lisacão das rendas municipaes, sobre o prazo da duração do governo do presidente do Estado-, sobre a classificação dos crimes de responsabilidade do presidente e do se-crelario geral e sobre a orgauisação aa cornmissão de inquérito e de aceusaçao dos mesmos.

A aposentadoria dos empregados públicos só será concedida nos casos üo art. 75 da Constituição Federal.

O projecto veda lambem á Assembléa o derogar e dispensar para os casos par-licuíares o processo c as condições de aposentadoria, jubüação c reforma.

Confere só ao executivo a iniciativa do augmento de numero, vencimentos e van-lagens do pessoal dos estabelecimentos

públicos. .

Também impede a accumulaçao das fun-cções de deputado simultaneamente com outras funeções políticas.

290-.0003O00 amanhã—Camões & C.

_—— «-•.-»

A propósito de 7 de setembro.

Segundo noticias que adiantam folhas da tarde do hontem sobre o programma da recepção ofílcia! pela data da índepen-dencia, aguardarão a hora de apresentar seus cumprimentos ao chefe do Estado: no salão azul, o corpo diplomático; no

amarcllo,o exercito; no prussiano.a guarda stituirem objecto de commercio a i nacional, a brkrada policial e o corpo dc Art. ¦',.- o- r-.r.v.y.;--. ]<. i^ua.:i bombeiros, e no mourisco a marinha.

E o Congresso, o Supremo Tribunal, o Conselho Municipal, os magistrados, o alto funccionaiismo, etc? iSão vão á recepção ou esperam no saguão ? no parque ? na rua ?

Desculpem a curiosidade.

Era ?. Paulo prepara-se também festiva recepção ao nosso intrépido compatriota Santos Dumont.

As escolas superiores tomaram a inicia-tiva das ma-ai(estações em sua honra e é quanto basla para assegurar o briínan-tismo dellas.

Em reunião de todos os acadêmicos, na Faculdade de Direito, tratou-se da orga-uisação do progranima e dos meios de reulisal-o.

Sem duvida alguma, como aqui na ca-pitai suecedeu, todas as classes sociaes de S. Paulo concorrerão com a mocidade das escolas para que seja digna do glorioso aeronaula brasileiro a acolhida que lhe vai fazer a terra de Barlholomeu de Gusmão.

Inaugurou-se hontem solemnemente o edifício do Centro do Commercio do Café. So pôde haver elogios para uma iniciativa tão útil. para essa reaüsação que não se comprehende ter demorado tanto. Um edi-llciodi stinado exclusivamente aos negócios do café ra. com elTeito, uma necessidade. Na festa da inauguração, a que assistiu o ir. presidente da Republica, quer o orador olflcbl, quer o illustre cavalheiro qu levantou um brinde a S. Ex. ambos p-(!ira»»o auxilio do governo paradebellar a crise do café.

0 Sr. presidente da Republica agradeceu o brinde, mas não respondeu nem sim nem iwío. S. Ex. parece ser um grande admirador do provérbio árabe: «a pa-lavra ú de prata, mas o silencio é de ouro.» O lado •'• que até hoje não ha quem se ga!)c de conhecer o pensamento do ro-verno a respeito da abandonada. O Sr. Méline, que na sua "erra lem sido um pro-teccionista enrugè, o instituiu os celebres prêmios sobre assucar, esse já deu a sua opinião sobre o que o nosso governo de-veria fazer e que se resume nisto: cruzar os braços...

E' o que o nosso governo estâ lazendo. 0 Conselho Municipal elegeu hontem as mesas do 2* districto eleitoral para as

eleições do dia 20 do corrente.

pisava-lhes as cabeças, esborrachando-as: os ossos estalavam, abriam-se, o miolo ficava reduzido a uma papa...

Em todo o caso, taes castigos só são ap-plicados depois de processos longos e sérios.

Haverá, apezar disso, enganos? E' pro-vavel. Serão, porém, muito mais raros do que enlre nos.

Quando aliás um indivíduo queira obter revisão de qualquer processo, ou seu ou de pessoa da suaJamilia, tem um recurso enérgico para vencer todos os embaraços que a alta posição dos juizes lhe queira crear. O recurso é suicidar-se diante da a portdelle 1

Sempre que uma pessoa se vai matar na porta de outra, esta é considerada re-spousavel e abre-se inquérito sobre toda a sua vida, esludando-se muito especial-mente as causas da morte do suicida.

O suicídio é uma das vinganças mais terríveis que qualquer pessoa pôde tirar de outra.

Ha certos grupos de pessoas cujas penas são sempre abrandadas : os velhos, as crianças, os doentes, as mulheres... e os astrônomos.

Cumpre acerescentar que a justiça na China, em todos os seus grãos o recursos, é inteiramente gratuita: nada de custas e de emolumentos t

Com uma tal organização, vê-se bem que os erros não podem ser muitos.

O Sr. ministro fazenda mandou cobrar o sello e imposto a que eslão sujeitas as gra-tificaçoes do pessoal lechnico do escriptorio central da cornmissão provisória das obras de melhoramento do porto do Rio de

Ja-neiro. ,,, ,_*

O Dr. Leopoldo de Bulhões indeferiu o requerimento em que o 4* escripturano da Recebedoria desta capital João Canil-dio Leite Marques pediu para se consultar ao ministério da justiça sobre se havia incompatibilidade em exercer cumulativa-mente o cargo de juiz de paz do 3' dis-tricto de Nictheroy, sem prejuízo dos ven-cimentos do seu cargo.

Essa incompatibilidade existe e esta ex-pressa em diversas decisões, citadas pela direciona do Contencioso no parecer dado a respeito daquelle requerimento.

Conforme publicámos hontem, realisou-se ao meio-dia, na realisou-secretaria do interior, a conferência entre o illustre Dr. J. J. Seabra e o Dr.-Lauro Muller, ministro da viação, a respeito do regulamento da lei de desapropriações.

Este regulamento, que não soffreu mo-dificação, será na próxima segunda-feira apresentado à assignatura do Sr. Dr. Ro-drigues Alves.

Na terça-feira, provavelmente, será tam-bem assiguado o decreto approvando o plano das obras do porto.

De Bucnos-Airgs annuncla-se que a com-missão scieníifica allemã que alli está de paisagem para a Bolívia, onde vai fazer estudos, pretende também fazer estudos na Republica Argentina e no Brasil, quando regressar da Bolívia.

Nice, onde se declarou hontem uma greve de estivadores, é bem mal conhecida mes-mo dos nossos patrícios que têm visitado a formosa cidade. A geographia dos nossos touristes, em regra, pôde definii-a assim : «Kiçe-cidade onde se compra passagem de ida e volta para o Cassino de Monte-Carlo». Não ignoraremos que Nice está á beira-mar, porque vemol-a banhada pelas águas do Mediterrâneo; mas quantos dos que lá estiveram não se surprehenderão hoje com a noticia de uma greve de centenas de es-tivadores 1 Quantos terão a noção de que Nice é um porto de mar, um importante porto de mar?

O que nós conhecemos do Nice e a Avenue de to Gare, a Place Massena, a Promenade des Anglais, - as casas que vendem flores, o Cassino, o famoso res-taurant da London House... A Nice que trabalha e que produz, essa não a conhe-cemos nós, nem o seu porto onde entram

A bancada bahiana mandara rezar se-gunda-feira próxima, na igreja de Sao Francisco de Paula, uma missa por alma do conselheiro Fernandes da Cunha.

«i»

Partiu hontem para S. Paulo, a conya-lescer de um forte accesso gnppal, S. Ex. oDr. Azevedo Marques, um dos mais illustres deputados lederaes.

«M —

Um grupo de deputados pretende orlo-recer ao leader da maioria, Sr. Cassiano do Nascimento, um almoço intimo que se realisarà no dia seguinte ao da chegada de S. Ex., no Club dos Diários.

O coronel Cunha Mattos communicou por telegramma ao Sr. Dr. Leopoldo de Bulhões haver assumido, no dia 1 do cor-rente, o governo militar e commando em chete das forças do Acre.

ü mesmo telegramma informa que reina a mais completa ordem e tranquiilidade em todo o território, melhorando senst-velmente o estado sanitário.

«-H»

Commuuicamos ao honrado Sr. Prefeito, para conhecimento dos guardas municipaes da Lapa, que foi restaurado, ha três dias, o posto de mendigos junto ao Passeio Pu-blico, na parada dos bonds de Botafogo.

. Antes de hontem era um cego, uma gaita e um menino armado de pires; hontem já havia dous cegos, duas gaitas, dous medinos e dous pires.

Se continua a progressão, teremos breve-mente cegos, meninos, gaitas e pires em tanta quantidade quanta havia antes das terminanles e reiteradas ordens da autori-dade murrjcípal.

¦« I-»

Reunem-se hoje, na Associação Commer-ciai do Rio de Janeiro, á 1 hora da tarde a cornmissão central da larifa aduaneira, presidida pelo Dr. Serzedello Corrêa, e as eommissões parciaes das classes 11 a 14 atim de proceder-se á votação das emendas offerecidas aos diversos artigos dessas classes.

- . múm> ¦

Bebidas falsificadas.

O nosso confrade do Jornal do Commer-cio inseriu hontem uma communicação que está a pedir a attenção do Sr. ministro da fazenda.

Diz o communicante que grande quanti-dade de fabricas estabelecidas para a pro-ducção de vinagres e licores fabricam toda a sorte de bebidas, entre ellas vinhos a que dão nomes francezes e portuguezes. Trata-se de uma falsificação lesiva á saude;publica e aos interesses do Thesouro, e que ao que parece tomou tal incremento, que o consumo é assombroso nas contei-tarias, restaurantes, vendas, botequins dos theatros, parques e prados de corridas.

Como se vê, o fado denunciado pelo communicante do Jornal 6 dos mais gra-ves. Impõe-se uma medida tão

ener-gica quanto rápida.

<i>

Reforma diplomática.

Está definitivamente assuntado quo o "overno mandará ao Congresso uma men-sagem pedindo a reforma dá secretaria das relações exteriores.

O illustre Sr. barão do Rio Branco ya começou a escrever o projecto, que ha muito tempo o preoecupa. .

Sabemos quejo pessoal da secretaria, hoje de todos os ministérios o mais redu-zido, será augmentado e que, alem dos addidos de legação c do acerescimo de onsulados, serão creados os cargos de

Ididos commerciaes. .

Talvez ainda este mez chegue o projecto â Câmara.

que

O ministério da fazenda acceitou a pro-posta de Frederico Corrêa dc Athayde para a compra, pela importância de 4:9003 dos lotes de terrenos ns. 200,. 202, 204 e 0U6, á rua da America, freguezia de Santa Ãnna, nesta capital, e cuja concurrencia Ioi aberta por edital publicado no Diário

Ofüeial de 22 de julho ultimo. ,-nn<sni-iiii« •«•mu %.• Tal ser lavrada a respectiva escriptura conswuo^^.-^ publica.

A crise do café.

Apresentará amanhã um substitutivo ao projecto de auxílios á lavoura o «lustrado Dr. Felisbello Freire, deputado sergipano, que se oecupará hoje do assumpto na hora do expediente da sessão da Câmara.

S. Ex. acha que o projecto não valo-risou o café porque não ha excesso de producção e sim especulação quanto á baixado café. Aquelles que se tomaram senhores do cambio, dominaram os

mer-O serviço telegraphico vai

publicado na 2* pagina.

MasTScías

Em Curityba a policia, que nem sempre tem muitos casos para mostrar a soa ar-íucia, descobria na colônia Angelina um verdadeiro ninho de moedeiros falsos. A quadrilha para IA fora convencida que fal-liOcaria em pai; e montou orna verdadeira pando cfflcina. de notas falsas. Quando o chefe da segurança publica da capital do Estado entrou no templo do trabalho pouco honesto encontrou clncoenta contos em vinte e cinco mil notas de dous mil réis, • provas de outro tanto em cédulas de mil

•dequianentoaréls. y!

bis o telegramma do nosso serviço es-pecial que, -presos algius do» c*í*ntao»*Os, ¦* Ptfa rua m «esosado movíaneoto de »«C«detiolli*ie4oi««ilBsie«r»tos •Ipeaar de ««reto», sempre MBratu.

S. Ea. o Dr.ctete t>polida âeCarflvbâ lé

ãnnuaímenle mais de setecentos navios, cados de café. D'ahi o desapparecimento nem o seu movimento commercial. da lei econômica conhecida e

appareci-mento da especulação.

Mas então o nosso produeto não merece delesa 1 perguntámos nós ao dis-tinclo parlamentar, que ultimava o seu projecto»

O projecto consigna os syhdicatos. S.Ex- considera-os altamente inconsti-cionaeso que prova com o auxilio do Dirdto Subsidiai-lo e com duas sen-tenças da Corto de Appellação dos Estados Unidos, que condemnou vários trust», enu-e elles o de assucar. A ordem constitucional

Hontem, primeira reunião da cornmissão especial que estuda a reforma eleitoral. Foi nomeado secretario o illustre deputado paranaense Carlos Cavalcante. A cóm-missão resolveu tomar por base o seu projecto, votando uma por uma das emen-das apresentaemen-das, de fôrma a poder, nos termos da introducção do Sr. Júlio dos Sanlos.dar parecer sobre todas as emendas. A segunda reunião será terça-feira, fa-zendo a cornmissão um boletim das reso-luçõcs tomadas.

•+»—i

Foram assismados pelo Sr. ministro da fazenda os títulos de meio soldo de D. Mi-lalia Cavalcanti de Albuquerque, viuva.do marechal Frederico Cavalçanü^desAlhjU-ouerque, e da aposentadoria dc Pedro N\-tunrno Lelistre no togar de mestre da oílieiua de machinas do Arsenal dc Guena do Rio Grande do Sul.

Manteiga EsbeuscM é a melhor.

a incinerar. E em seu relatório emiüiu a opinião de que iam ser queimados 23 mil contos, ainda jior conta do funding loan. Esta noticia, como era natural, causou certa impressão, vindo revelar que um accordo dado como lindo c lendo tido ca-bal execução, não exprimia a verdade dos factos. reüectindo-se sobre o governo pas-sado, cuja aííirmação ficava assim contes-tada. O Dr. Joaquim Murlinho, então, fez constar ao Dr. Leopoldo dc Bulhões, quo S. Ex. laborava em equivoco, que a inci-neração a fazer-se, por conla do accordo. linha sido Ioda levada a effeito, sem falta de um real, c que S. Ex. examinasse o assumpto e se convenceria de que o go-verno passado tinha dado cumprimento integral aos compromissos que assumira. ÉITeclivamente, o Dr. Leopoldo de Bu-lhões procedeu a um novo exame do as-suffipto, verificando que as primeiras in-fórfençòes que lhe haviam sido dadas não eram exactas. e isto mesmo rommumcou a um amigo commura, que por sua vez, Iransmilliu essa informação ao Dr. Joaquim Murlinho, que devia trazer o assumpto á tribuna do Senado, para demonstrar o equivoco e afastar as responsabilidades que pudessem provir desse fado.

Do exame, porém, acurado do assumpto, ficou manifesto, que se o funding tinha lido completa execução, leis muilo ante-vieres o que taxativamente mandavam re-tirar da circulação certa massa C: papel moeda, se achavam esquecidas, a sua execução adiada por um período de 20 ou 25 annos. Taes leis não estavam revo-gadas, c como a conveniência da incine-ração era, no entender dos direcloies das finanças nacionaes, muilo conveniente, assentou-se em dar-lhes cumprimento.

Breve, pois, as fornalhas da Alfândega terão de exercer a sua acção climinativa, sobre vinte mil conlos da nossa moeda.

Esta medida, sobre a qual se estabelece uma certa controvérsia, é julgada demuila utilidade e conveniência, não só pelo Sr. ministro da fazenda, cuja opinião, a este respeito já é conhecida, mas pelo Sr. pre-sidente da Republica, e em geral, por mui-tas pessoas ao par destes assumptos, in-clusive o Sr. ex-ministro da fazenda Dr. Joaquim Murtinho, que pensa que a massa do papel moeda em circulação ainda é excessiva, c perturba a fixidez dos valo-res—que 6 o ideal de Ioda a orga uisação econômica e financeira.

Ha, porém, muito quem pense que o meio circulante já é rèstricto, num paiz como o nosso, de grandes distancias e de-moradas commuuicações, o que obriga á immobilidade—grande parte desse ele-mento das permulas, que, sendo assim restringido novamente, poderá dar maior valor ao que fica, mas certamente, ditll-cullarà a marcha dos negócios, numa quadra em que elles já se acham, por mui-tas oulras causas, bastante embaraçados, não se oppondo a que se retire da circulação cerla quantidade de papel inconvertivol, mas quo o substituam por um lypo de moeda de padrão mais fixo, e na mesma proporção,—o niekel, a prata ou o papel j converiivel, dando assim maior elaslcrio á conversão melallica, que é sem duvida o | objeclivo de quantos aspiram a dar a todo o movimento de um paiz a hase estável de uma moeda que, por si mesma, repre-sente um valor e não um convento ou uma simples ficção, extra-muros.

Uma boa moeda, consolidando o credito cria um valor novo, que, resolverá, como por encanto, muitos outros problemas.»

fioje o Dr. Lauro Muller terá larga con-ferencia com os engenheiros nomeados e indicados para as obras de melhoramento do porto, devendo ás 3 horas da tarde re-ceber os' commissarios da exposição de S. Luiz, afim de serem as:

actos que a ella se referem.

-« + »

A sorto quem dá é... e nas loterias Camões & G.

SBvsií?"e «5a boeeaí denles.Vsem a Pasta de lírio florentino, de Granado & C. O Sr. marechal Anrolio recebeu o relato-S<rM'dõsxãÍeuns /rto da cornmissão do inquérito relativo a íignaaob a,cu.h | oxp]o?no navjdaomez passado na linha de

tiro do Realengo

O illustre Dr. Paranhos Montenegro, presidente da cornmissão dc Constituição, apresentará um substitutivo ao projecto determina que. nas causas em quea Fa-uecahir a União Federal ou em que zenda Nacional fôr condemnada, incumbe ao' procurador seccional, seus adjuntos e ajudantes, respectivamente aos leitos em aue funecionarem, e não aos_ juizes de secção e seus substitutos, interpor o recurso de appellação.

O substitutivo regula as execuções contra a fazenda nacional e apresenta uma medida importante—a exigência do In-bunal pleno para as questões do.cons i-lucionalidade levadas ao iaupremo Tribunal Federal.

«Art. 1.* Salvo o disposto no n t eno § :r do art. 9* da Constituição K-' -raf. só é üciio aos Estados estabelecer taxas ou tributos qs;.\ sob qualquer denomina-ção. incidam sobre as mercadorias estran-geiras ou sobre as nadonaes deproilocção tío outro Eslado, quando concorrem as

seguintes condições .

1." Que umas ou outras mercadorias já constiluam objeeiodo commercio ratei no do Eslado e se achem assim incorjwadas ao acervo dc suas próprias riqueza-.

2.' Que as-taxas ou tributos estabelc-c.i.íos incidam lambem com a m: :¦= com-I plela igualdade sobre as mercadorias

si-milares, de producção do Estado.

Ari. 2.° As mercadorias estrangeires oa nacionaes. que não tiverem simiin;-,": na producção do Estado, sõ poderão norosto ser taxadas on tribuladas. quando con-¦!r.'bo.

poderão taxar ou tributar r.s mercadorias estrangeiras ou as nacionaes produzidas por oulros municípios do mesmo ou d* diffcrenlc Eslado si. em relação a elles, se verificarem todas as condições eslabele-lecidas para os Estados nos arts. r « 2 . AH. i.' Rcvogaru-sc as disposiço-s'.-m contrario.»

Este projecto tem lido o applauso dos altos magistrados da Republica c de iüus-Ires políticos.

ü Dr. Serzedello declarou na sua con-| ferencia de 27 de acosto (a que estavam ':

presentes o Dr. Arnolpho, Or. 'esuino | Cardoso e Dr. Passos d-' Miranda, de; u-A cornmissão em suas conclusões de- I la(íos) que as condições estabelecidas no clara ter sido causa da explosão descuido ; projerw Arnolpho definiam cabainvn!- a situação constitucional dos Estado- para tributação dss mercadorias estrangeiras c da« nacionaes de producção de outro- Es-COHCEP.TO MILITAR | tados e que esse deputado havia resolvido Para o grande festival do dia S do cor-! magistralmente o problema dos impostos rente, no jardim da Praça da Republica, niterCstadoaes com a lormula dada a con-continuam adiantados os preparativos. ^ |flMn<ai|in 2-do ari. 1*. O Dr- Serze-dos empregaSerze-dos da fabrica Schneider.

200:0003000 amanhã—Camões & C.

.ncia que fez. con-O illustre Sr. ministro da fazenda'òíTe- |dicão sob n. 2- do art

receú generosamente a luz electrica,forne- dello, antes da confe

cida pela Casa da Moeda, para a noite | versou longamente com o Dr. Arnoipno, daquella festa. . !n3 câmara, e dias depois no rabirvte do

s bilhetes para o festival continuam a ria na Casa Edison, a rua do Ouvidor

Cura a insomnia, dá um somno calmo, cura a prisão de ventre, sem ser laxante

ativo, Palustrina. Ourives to. nem purga

O Sr. ministro do exterior esteve hon- E™^t«c hontem a commis cm em conferência com o Sr. presdente ^""^^p^n judeíer Ja Republica tratando de assumpto «e soes e com.-.

t

da sua i'.a"sta. ¦H D venda na n. 10' ííosiieíilo cotiti-a gacje, de Granado & C.

a

eiial>í*ií»-fs5>-ií55{5t.«. cura-se radicalmente com o Licor Tibaiua, de Gran-tdo & C.

*y O Sr. GasUto da Cunha, um dos Comais activos trabalhadores da Cama-ra, apresentou um projecto de grande im-portancia, e que é naturalmente uma das manifestações de desenvdvimento do pro-gramma.ecoi»raico que o Congresso de Bello Horisonte cm tíío boa hora levantou. O projecto institua prêmios para usmas que se fundarem no pafe, para a »•" bricaeSo de produetos de ferro pela ele-ctriiãdade; para a.raOraaçao dos metei» ««ciosos <-o»tidotM>as *réjas moiia|iticaiB; p«w o üm da.l»áiMflciar * borracha; por» iosteMações ceramisaa *u* produsam üe* mo tijolo árapk*i>l* * touç*o*M»«Jrt-lana; p«** « &od*&» »*« P** *****

O auçtor do pròjeeto *^rôuOprôbl«aa do ponlb de vista de que «38© deve aer

»aa-t*oSttioos.—Cigarros Veado. Ambré. A audiência hontem no palácio do go-verno foi bastante concorrida, attendendo aos presentes o Sr. Dr. Rodrigues Alves Filho, secretario do Sr. presidente da Reiiul.-lica.

b<*o@ari» Wcrncefc—Sorlimento completo de drogas por preços módicos.

Protecção ás industrias.

O importante projecto do illustre Dr. Gastão da Cunha, instituindo prêmios para ! os estabelecimentos induslriaes brasileiros, foi distribuído pela respectiva cornmissão ao Sr. Ribeiro Junqueiro.

Ha na Câmara uma grande sympalhia por esse projecto.j i»

»í'oj-r3-i«i« Werncek-Sorlimento completo de drogas por preços módicos.

a «¦» '

Conforme dissemos ha dias, o Sr. mi-nistro da fazenda auclonsou a Casa aa Moeda a cunhar, livre de despesas, as me-dalhas destinadas aos prêmios dos vence-dores do concurso de campeonato a íeati-<;ar-sc brevemente, por iniciativa da soledade do Tiro Fluminense.

"

O metal preciso, porém, será fornecido pov ãquella sociedade^

Br«ne5íiÉê7s"n«e»»iBa. Cedem com o uso do Anti-Catarrhal (cardus bene-diclus) de Granado & C.

Resolvida a questão entre a França e o Brasil nos limites com a Guyaua Franceza, ficou adiada a demarcação em accordo tácito por algum tempo.

O governo brasileiro vai, porém, pedir um credito especial ao Congresso para que se realise quanto antes a demarcação.«-»->

Foi naturaíisado brasileiro o subdito portuguez Pedro Lopes dos Reis.

11

Só hoje é que o novo sorlimento de roupa feita da Casa Colombo será exposto. e podemos adiantar, dizendo que elle nada deixa a desejar, quer como padrões equer como preço, a começar dc 705000 o terno de palelot.

200:0005000 amanhã—Camões & C.

*+*

Estiveram hontem no palácio do gover-no os Srs. senador Vicente Machado depn-tados Tosta. Felix Gaspar, Eneas Martins e oulras pessoas.

Pensões e comas. . _" ssao de pen_ feridos os re i Cilerimellio-. i::-'- r-i,;-. .»;:uu ROSa da S»va, ! Gabriella de Gouvèa. Fehsberla Maciel, La I roltnade Oliveira s:alhciros,ümbeIlma dos

Santos. . , . . „'

Foi assiguado parecer concedendo a vi.iva do coronel Fontoura Lima a pensão annua! de l:200s000.

»rosssE-£» Wei-ncck-Sorlimento completo de drogas por preços módicos.

ESPECTflCUi.OS

Apou-o.—Beapparição de Paimyra Bastos na opereta, i* da Boneca.

S. Josk. — 3» tepre^enfa.;ão da opereta de Gavaull e Plers: O Cão do Inglês.

Paroce Fluminense. — i* representação da opereta A Fillin do Palhaço, de Varney.

Reciieio.—Comboio n. 6.

Casino.—Festa em hca-;onagera a Lw l.ini.

Lviiico.— Carmen.

Sr. ministro da fazenda, onde lamlvm es-liveram os Drs. Sabino Barroso, To-ia. Je-suíno Cardoso, Henrique Borges c dessas conferências resultaram as conclu^-e- a que chegou o Dr. Serzeddlo no >• u dis-curso da Associação Commercial.

O Dr. Mio Peçanha está lambeaa do accordo com o projeclo. segundo as suas declarações feilr.s na conferência que leve com o Sr. Arnolpho. S. Ex. desejava cr-ar no seu Estado o imposlode importação -G-t.re cereaes estrangeiros, e muito satisfeito flcousahendo que o projeclo não lhe ve-dava esse intuito.

A favor dos impostos ialerestado* -s va-tam com o Sr. Anísio de Abreu 1 deju-tados do Para. 7 do Maranhão. 4 do Pi-auhv, 10 do Ceará, 17 de Pernambuco, 4 do Paraná c 1 intransigentes de Minas, sendo que os oulros da mesma bancada acceitam o projecto Arnolpho com um prazo de 2 annos.

Dando-lhe em Minas 31 votos, terá bu na melhor bypolheseoSr. Anísio de Abreu, abolição dos impostos 132 esta a proporção.

ficando peia deputades. E*

' Foi prorogada por mais seis mezes som de j ,.^'imèntos.' "a* Vicença em cujo çoy sa

O CAfSSIO

Não lieuve alteração no cambio que pernia-neceii á tatiella de 12 d. era todos os bancos. O Republica sacou a 12 l."6V d. e os estransei-ros operaram a S2d., Icado-sc cotado o parti-cularde 19 1/16 a 12 i/38 d.

vencia...-- . - . . . _.. -adia o Dc Carlos César de Ohveir paio, lente

capital

lento da' Èscota Polytcchnlca desla

O' Cl iv.iunre ouvxsa v. «; OZVU.I v svuxai . c: O Cl GJ 9i 22 X2 2Í ~í S S ¦ Ct 3* -ttlTIÇI GJ~< UVOV.I V SVUX3T . ím si»»ea C3 O ci-i ««SSJ5 ecc^ccs«*í rs ¦ti li eio^-ri :-o*3 í?i rri ~l "Ti C» T» S' TI ~* ffl *• r"

3 ¦* si çi et 21w 2? ** ?'¦ V. V. —

55 5 õi « ?= ^ -—' « — **-,rí rt VH0" ^r^ÒOT—^^^^

Reunida hontem a cornmissão de agri-enltura, ouviu o estudo do Sr. Çhristino

... ,níl^m -. Cruz sobre consumo e exportação de

as-condemna os syndlcatos porque tolhem a «*J^ durante ^ últimos três annos nos

íüí rdadeindlvldual o commercial. í faàMm^i^^^^^1^

mas não advindo estudo demos, nós dflalhada noticia. O Dr. Ignacio Tosla refenu7se a solução

*-isa^-eêi* snw-"* **»¦»!** ~í

S. Ex. acha que sim,

aem da talciaUva dos prejudicado» nem pelos meios que o proiocto indica, e con-demoando a emigração estrangelraMiteu-de quo o nacional pelo traMiP qae presta tem direito a uma

do solo cultivado.

O discurso do Dr. Felfebdlq Freire pro-áuijrã, éeco^^iraiBieI «eosáíSo, na sea-sio de hoje da Câmara. ^

O Sr. mtaisteo dá W-^rt1^^ hantem «••> * *;. presidente da

-Renu-¦«*»¦ ______

fcrVü * CrfBitnal,

ÜlMlÉ-ixai twetién

. Eduardo «res Ramos

no-$ óÍ^.ít-6«__!_?

_ycctol eri«aiMiIa'l« de Werneck. Rcune-sc hoje no Club Naval, ás 4 1/2 horas da laru>, a direciona da Associação do 4* Centenário do Descobrimento do Brasil para tratar do assumpto urgente.«»» Moléstias tio» oi lio* e ©_vl-cios—Dr. Neves da Rocha. Rua Direita 15.

MATERNIDADE

A' Maternidade da rua das Laranjeiras, offei'eceu o Sr. visconde do Guahy uma uma linda imagem de Christo, casliçaes, jarras e palmas. O rico presente foi acom-panhado de uma caria genlilissima.

O Sr. commendador Domingos Gomes Brandão offereceu também ã Ma-ternidade todo3 os objectos do escri-ptorio, livros para escripluráção, papo-leias, papel marcado, etc,, etc.

rimento do Sr. Draenen sonoiau.<« t Rc^Mu «toda o thesõureiro, das UH1008 paia a traducção do, um livro sòflfiorltas Queiroz Darros 6 das mteres-laglea sobre forragens e Jiutnçao. santos meninas Helienita e

Sarilajtorhi-" ""

Juiz de Fora o gues.Llma, gfaiíde,quantidade áé ícol*Ocs Dr^l^vSQlLõbõ, depatodo miocíro. nara as çaminhiw tlojcrtanças., r ..V . da crise da canna pela applicação indus

trial do álcool. . . .

Distribuiu-se a representação da Socie-iraim»» w dade de Agricultura de ¦ w-- V Pernambuco, rela-ii va an convênio de Brux**Has,ao Sr. Garis-pequeaa-parte ^ a^le - ao Sr. Rascarenhas o reque. éo Sr. Di-aenert solteilaudo

Chocolate...BbêriW, r- 7 de Setom»»o G3.

To«los devem ler.Ninguem compre moveis sem visitar a marcenaria runes. a rua do Rosário n.l£4,prfcos sem exemplo. A Companbia de Seguros «Mercúrio, communicou á Superintendência- d»? Sega-ros Mnirllimos e Terrestres,, ter adquirido mais 70 apólices da divida publica do valor de 1:0008 cada uma, ejuro de o /..

ia *-»¦—

25:0008, Esperança, em 9 do corrente. —«-a-> ¦ ——

Foi assignado decreto que publica a ad-hesão de Westorn Extencion (Australiae Cbina) Tdegraph Company à ^veiiçao Telegraphica luternacional de S. Petec-burgo.

«i»

200:0008000 amanhã—Camões & C.

«i»

A maior parte dos governos europeus subvenciona um thoatro do opera lyrica. Cm dos mais disttnctos depulados tem em elaboração um projecto abrindo ao go-verno um credito de 100:0008, para sub-vencionar.uma companhia lyrica.

,Peto que podemos saber* esse projecto exige os'coros com cantores nacionaes, metade das lofaçõos em cada réciüv cedi-da» ao Ifavorno è abre concnrrèttcla entre os.emptoaariosrlyricos;,- £...:-\

O CAFÉ

Embora dia dc fe4a no mercado, por isso que soleinuison-se a inauguraíSo do Ceulro, liouve alu'um trabalho. Venderam-se 8.000 saccas. contra 10.000 da véspera, tendo reuu-lado nos commssaorios BSSOO e nos cnsaccado-resõSTOO.

Snutos, 3. — Mercado calmo. Hontem calnio. WOOO 48COO í6.3õi 55.C5S '.'.'.!.... l.lOil.iSO 1.178.040 Good average Entradas Stock ••••

O vapor «Atlien» satiiu paia a Luropa com 4» 631 e o «Teunyson» para os Estados onidos com 10.000 saccas.

XovaVeírfc,*.—Estável, vendas 19.000. Mta parcial do 5 pontos.

Ò disponiveiinatleradoN. 7—518 N. 8—13/4. Hoje Uontem Fecbamento:

Mezes, setembro 3.PO

» dezembro.., *-•>•>

» uiar-;o •--W

» maio. ••80

Xova Yopk, 3. — Café estável, preços S pontos mais baixo.

Havre, 3.—Estável.

200:0005000 amanhã—Camões A C. »•+ *

Foi cxlraordina* iamente concorrida, bon-tem. a audiência publica do Sr. miuiítro dü iuslica. S. Ex.. em companhia do .-ea ofllcial de gabinete, Dr. Mario de Alencar, attendeu ás pessoas q:ic lhe foram fadar.

—-a t »

No edibeio do Conselho Municipal esli-veiam hontem os Srs- Drs. Oscar Godoy, Fonseca Hermes, coronel Folippe Nery, Dr Henrique Lasfden, Lobo Júnior. Cam-pos Sobriuho, deputado Augusto Vaseon-cellos e outros cujos nomes nos escapam. Um dos nossos companheiros de reda-ceão. que assiíiiu á eleição das roe<as eloiloraes, notou que as cédulas tnum-pisantes eram miiformcmente lançadas na respectiva urna em enveloppe azul. o quo lacilmcnle as fazia deslacar das oulras.

E<se mesmo companlieiro, quando so achava nas galerias destinadas ás pessoas gradas, ouviu st-r muito comme: Uda a ausência d«s Srs. Wallrido de Figuüredo e Oliveira Coelho.

200:0003000 amanhã—Camões & C. Fstovc hontem reunida, sob a pre^den-r<s do general Coslallal, a cornmissão de bromoções do exercito, paia tra ar do preenchimento das vagas axislenUs na artilharia e cavallaria.

A rommi<são tenmnou os spu«= iniba-lhos, tendo entregue a lista ao ministro.

* \ —

Saldemos que na conferência da mesa da Câmara com a cenvuisão de orçamento, acerca da vf-rba a volar para a conslrnccão de um palácio legislalivo, não foi su^gc-rida a idea de applicar a essa verba a imposto de 10 '/. sobre o subsidio, como aliás foi geralmente noticiado.

200:0008000 amanhã—Camões & C. 3.85 *.35 4.60 h.-.i Setcua. 31 l/S 31 3'»

Aominfeterio da gflerra communlcov. o da fazenda que providendou para que .a dílettdí «scãl no RtoGi^dodo^orto

TrâlMftllio» lM*clle**in»«» e ex-etssns Wíe qualqHtrr.ftatnrcza exlgeni-0 U*0 do Vinho de Noadc Ko»a, dc Granada *€• • Apresentou-o hontem ao Sr. pwsidcat©

da Itrpublíca, dc q«m » despediu,

acoaa-Hoje Fechamento pr Bixa de ií*. lUMl>ur*;«, S. - Estave». Hoje.... »»'* Fechamento pr > »«;• lnalt«ra*os. -^ Marco sa i/s Sí 3;* 17 27

aoo-.OOOgQOO «anWlrô Xaagaa h C r. *l* '

" " sfeoou'h^nton^i8Í4B5SZi^^

ftTtHM

da hoatesa, o sol não soprou forte ven* A Cwp^àrVoscW* «àtn» ««•»*

ATI

Dia desagradarei - —

aFpareaenTlHíla maijbji sojiroMfnrtejfeatena.

ajm sessão da Congregação da Escola

EXPOSIÇÃO DE S. LUIZ

A exposição de S. Luiz,que vai ter lojrar nos Eslados unidos d» Ainencai do Norte em maio de lt"04. I-mh por Oin pnoripal promover o confronto do trabalho da acu-vidade humana e provocar o desenvolvi-mento do commercio iulernadonal. peja permula dc produdos no estadode mstena prima, ou transformados pela mdnslna em todas as combinações conhecidas e ap-plicações diversas paia o --oasnoio, uso, eoao e coalorto da humanWwle.

O Brasil, portanto, vai pre-jarar-si» par» a Exposiçãode S. tuix:

olcomò paia produetorde w»»^0^: lidades de matérias prnu» ia uUUsadas pela indosfrfa nacional e estranhe-—, e oo ontras ia- possam servrr para¦o^asap-Sicac-õea creadas pila iitdastria dos

"festa-aaerfeiçaanientos e descoOerias ; . h) como :iaiz exiiorlador em fraa«e es-cata d* diver«s e vatíaso* pwdueios dá

industrio cxtradiva. «Hk,as

() <tmu> pa»» mdusirtal — «yrtns ar?yJS Sra • com a i„kr» prttnauNHg*!o seu próprio J*™**^!*'^'"^"*'

d) como pa"2 c*P°,,í,*í*__ -agrícolas do consumo noiversai.

t) como pai* V» poss»

—«

-'<&.

m^m

'.¦'¦.¦¦¦.-¦:-".:¦; '•->¦ -'.:.-..

_M1~^

Referências

Documentos relacionados

Papel de contrapeso do Legislativo acaba reduzido 13 • Medida provisória • Iniciativas legislativas Atribuições legislativas do Executivo • Multipartidarismo Fragmentação

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24