• Nenhum resultado encontrado

GUIA PARA EDUCADORES. Jogo Cidade do Amanhã na prática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA PARA EDUCADORES. Jogo Cidade do Amanhã na prática"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Jogo Cidade do Amanhã

na prática

(2)

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD Brasil

Representante Residente Katyna Argueta Representante Adjunto

Carlos Arboleda

Representante Assistente Residente para Programa Maristela Baioni

Coordenadora da Unidade de Governança e Justiça para o Desenvolvimento Moema Freire Gerente de Projeto Raissa Teixeira Assistente de Projeto Júlia Matravolgyi Auxiliar de Programa Michelle Santos

Guia para Educadores: jogo Cidade do Amanhã na prática

Concepção e textos

Moema Freire, Raíssa Teixeira, Júlia Matravolgyi e Michelle Santos Diagramação e Projeto gráfico

Ana Pontes Ilustração Camila Schmitz Mapa da Cidade Igor de Oliveira Lima

Colaboradores

Delta Arcade Game Studio, Paulo Eduardo Aragon, Luiz Victor Aragon, Caio Portugal, João Vitor Vidal Bitencourt, Daniel Martins e Bettina Calmon.

(3)
(4)
(5)

5

5

Esse é um guia para ajudar professores, educadores e outros

interessados a utilizarem o jogo Cidade do Amanhã em salas de aula (físicas ou virtuais). Cidade do Amanhã é um jogo virtual, acessível pelo celular e pelo computador, que aborda de forma lúdica conceitos relacionados a temas como cidadania, transparência, segurança, acesso à justiça e construção de instituições eficazes.

Ojogo foi o vencedor do 1° Concurso de Jogos Digitais, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e o programa Nordic Dialogues1.

Ele foi criado e desenvolvido por cinco jovens cariocas que decidiram formar um grupo para o desenvolvimento de jogos virtuais com propósito social e educacional. O grupo criado por eles, “Delta Arcade” foi o vencedor do concurso. Cidade do Amanhã é voltado para

crianças e adolescentes e simula o processo de administração de uma cidade, levando o jogador a realizar escolhas sobre investimentos e políticas públicas que reforçam a importância da

transparência e da participação social para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No jogo, os participantes assumem 1 A iniciativa é integrada pelas Embaixadas Nórdicas em Brasília, Instituto Cultural

Dinamarquês, Escola Nacional de Administração Pública, Inovação na Noruega, ONU Mulheres, consulados nórdicos em São Paulo e no Rio de Janeiro, e câmaras nórdicas de comércio.

(6)

o papel de um personagem (que pode ser a prefeita, o vereador, o empresário, o juíz ou o cidadão) e podem tomar decisões que levam a cidade rumo ao desenvolvimento sustentável.

O game é inspirado na Agenda 2030, composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os 17 objetivos compõem um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

A juventude tem um papel primordial para a concretização desta Agenda. Por isso, o concurso promovido pelo PNUD para o desenvolvimento de um game na área da integridade e transparência buscou promover o protagonismo juvenil, por meio do empoderamento de jovens para a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento.

O PNUD

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) contribui, há mais de 50 anos, para o crescimento inclusivo e

sustentável, de forma contínua e em bases democráticas, sempre em parceria com o Estado, a sociedade civil organizada e o setor privado. O PNUD, atualmente em 170 países e territórios, tem a constante missão de alinhar seu trabalho às necessidades locais, colaborando para o desenvolvimento de políticas, habilidades de liderança, capacidades institucionais, resiliência e, especialmente, erradicação da pobreza e redução de desigualdades e exclusão social (PNUD, 2020).

A pauta da governança democrática e inclusiva é um dos pilares do trabalho do PNUD no Brasil. O tema está especialmente relacionado ao ODS 16, que também é o objetivo da Agenda 2030 que os personagens da Cidade do Amanhã estão

(7)

7

7

BOA GOVERNANÇA, O QUE ISSO SIGNIFICA?

tentando alcançar durante o jogo. Como o público alvo é de crianças e adolescentes, a ferramenta pretende também ser parte de uma estratégia de advocacy e de engajamento cívico.

Neste guia, você encontra conceitos fundamentais abordados no jogo, além de indicações de materiais que tratam dos assuntos com maior profundidade. A proposta é que o game seja utilizado como ferramenta para introduzir tais conceitos aos alunos, estimulando o debate e a reflexão crítica. Além da apresentação dos conceitos, este guia também traz sugestões para o uso pedagógico do Cidade do Amanhã.

Para alcançar uma governança efetiva, é importante que as instituições de um país sejam fortes, transparentes e responsivas às demandas da sociedade. Devem ainda existir mecanismos que assegurem a participação social nos processos de tomada de decisão que dizem respeito à vida de todos. As instituições são órgãos como ministérios, prefeituras, Poder Judiciário e casas legislativas. Os processos realizados por elas incluem eleições e procedimentos legais, que devem estar livres de corrupção,além de serem acessíveis e de prestarem contas à população. O sucesso de um país em alcançar esse padrão tornou-se uma condição para o avanço a patamares cada vez mais elevados de desenvolvimento.

A boa governança promove igualdade, participação, pluralismo, transparência, responsabilidade e Estado de Direito de forma efetiva,

eficiente e duradoura. Ao pôr em prática esses princípios, temos a realização de eleições livres, justas e frequentes; legislaturas representativas que fazem e supervisionam as leis; e um judiciário para aplicá-las.

As ameaças à boa governança vêm, por exemplo, da corrupção, da violência e da pobreza, que prejudicam a transparência, a segurança,

(8)

a participação da população e suas liberdades fundamentais. A governança democrática traz avanços ao desenvolvimento, ao juntar esforços para lidar com tarefas como erradicação da

pobreza, proteção ao meio ambiente, garantia da igualdade de gênero, proporcionando meios sustentáveis para que todas as pessoas possam desenvolver plenamente suas capacidades. Ela assegura que a sociedade civil desempenhe um papel ativo no estabelecimento das prioridades e torne conhecidas as necessidades das pessoas mais vulneráveis.

O PNUD trabalha em estreita colaboração com as instituições de cada país para garantir esses fins. Ele também atua em

colaboração com a sociedade civil (termo que abrange uma ampla gama de organizações, com diversos interesses e objetivos, incluindo órgãos profissionais, acadêmicose recreativos); assim como com o setor privado.

A proposta do jogo Cidade do Amanhã é contribuir para a formação de cidadãos que trabalharão pela boa governança, promovendo igualdade, participação, pluralismo, transparência, responsabilidade e Estado de Direito. Esperamos que esse guia seja útil para professores refletirem com seus alunos sobre o que é boa governança..

(9)
(10)

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

ABORDADOS NO JOGO

É parte fundamental da Segurança Humana, pois se refere a uma ordem cidadã democrática, que busca eliminar as ameaças de violência na população para promover a convivência segura e pacífica (SERRATO, 2007). A Segurança Cidadã possui duas dimensões: a ameaça à vida (violência e criminalidade entre e com os cidadãos) e a proteção às vulnerabilidades das possíveis vítimas e dos autores. Está essencialmente relacionada com os Direitos Humanos, no sentido mais amplo de seu conceito, como o direito à vida, integridade pessoal, inviolabilidade do domicílio, direito humano à comunicação, liberdade de ir e vir, enfim, todos aqueles elencados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1948.

SEGURANÇA CIDADÃ

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO

SUSTENTÁVEL

Em setembro de 2015, chefes de Estado, de Governo e altos

representantes da Organização das Nações Unidas reuniram-se em Nova York e adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nova Agenda de desenvolvimento propõe uma ação mundial coordenada entre os governos, as empresas, a academia e a sociedade civil para alcançar os 17 ODS e suas 169 metas, de forma a erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O PNUD Brasil

(11)

11

11

reforça que o desenvolvimento sustentável só será alcançado mediante o envolvimento, compromisso e ação de todos.2

É entendida como “o processo mediante o qual as diversas camadas sociais têm parte na produção, na gestão e no usufruto dos bens de uma sociedade historicamente determinada” (BORDENAVE, 1983). Participar significa ter e tomar parte nas diferentes etapas do processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural de um território.

O conceito de Desenvolvimento Humano foi introduzido globalmente pelo PNUD em 1990 e parte do pressuposto de que, para se aferir o avanço na qualidade de vida de uma população, é preciso ir além do viés puramente econômico e considerar três dimensões básicas: renda, saúde (expectativa de vida) e educação. Essa é base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH)3, publicado anualmente pelo PNUD. O Desenvolvimento Humano pode ser definido como o processo de ampliação das escolhas das pessoas e o fortalecimento de suas capacidades, com o intuito de potencializar o que cada um pode ser e realizar com essas capacidades. 2 Para saber mais sobre os ODS, acesse a cartilha de pergunta e respostas sobre

os ODS em http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/ods/cartilha-de-perguntas-e-respostas-dos-ods.html

3 Para saber mais sobre o RDH, acesse https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/ home/idh0/conceitos/o-que-e-o-rdh.html

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

(12)

Refere-se ao controle exercido por setores organizados da sociedade na formulação, planejamento e execução de políticas públicas, a partir do processo de participação social..

CONTROLE SOCIAL

GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA

É também um dos elementos do Desenvolvimento Humano, pois, por meio da participação política, é possível gerar condições mais igualitárias e fortalecer a capacidade de escolha dos cidadãos. A Governança Democrática pressupõe a interação dialogada entre Estado, sociedade civil e setor privado, com o intuito de planejar, implementar e acompanhar, coletivamente serviços e políticas públicas (BALLESTEROS, 2012; AZEVEDO et al, 2004). Caracteriza-se pelo envolvimento da sociedade civil na solução dos desafios sociais, a

(13)

13

13

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 garante ao cidadão o acesso aos dados públicos gerados e mantidos pelo governo. É direito de todo o cidadão ter acesso a, por exemplo, de onde vêm as receitas do Estado, como são gastos os impostos, quem são os servidores públicos, quanto ganham entre outros dados. Isso também vale para o Poder Legislativo. O dever de publicidade e transparência exige que as informações administrativas e legislativas estejam à disposição do cidadão de forma rápida e simples (SENADO, 2020a). O desenvolvimento de instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis é uma das metas do ODS 16.

TRANSPARÊNCIA

ORÇAMENTO PÚBLICO

Define as prioridades na aplicação dos recursos que o governo arrecada para garantir o bem-estar da sociedade. O país é como uma grande família. Tem de ter orçamento para bancar as despesas com saúde, educação, segurança, lazer e por aí vai (SENADO, 2020b). partir do fortalecimento dos valores cívicos e públicos, da valorização da democracia e do governo, da transparência no processo decisório, na participação em todas as etapas de planejamento e implementação das políticas públicas e no controle social (ESTEVE, 2009).

(14)

PERSONAGENS DO JOGO

PREFEITA

Laura Batista 49 anos Poder Executivo

JUIZ

Maurício Gomes 41 anos Poder Judiciário

A prefeita ou o prefeito é o chefe do Poder Executivo em âmbito municipal. No Brasil, os prefeitos são eleitos a cada quatro anos por eleições democráticas, em que cada cidadão vota no candidato que melhor representa seus interesses. Junto com a Câmara de Vereadores de cada cidade, o prefeito é

responsável por administrar os interesses daquele território.

É um funcionário público responsável por resolver conflitos e julgar

casos que ocorrem na sociedade, impactando pessoas, empresas ou a própria administração pública.. Para tanto, o juiz ouve as partes, avalia as provas apresentadas e age de acordo com a legislação, de forma imparcial.

(15)

15

15

Assim como a prefeita ou prefeito, o vereador é eleito por voto popular, mas pelo sistema proporcional, para um mandato de quatro anos por eleições democráticas.4

O vereador tem como funções principais: legislar e fiscalizar. Desse modo, o vereador produz leis cuja abrangência é municipal, e fiscaliza as ações do prefeito e de toda a administração pública municipal, visando a execução de políticas públicas capazes de garantir o atendimento dos direitos do cidadão e de outras demandas sociais.

4 Para saber mais sobre como funciona o sistema proporcional e o majoritário, acesse

https://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/ artigos/revista-eletronica-eje-n.-5-ano-3/como-funciona-o-sistema-proporcional.

CIDADÃO OU CIDADÃ

EMPRESÁRIO

VEREADOR

Armando de Souza 32 anos Poder Legislativo Júlia Maria 25 anos Sociedade Civil Julio César 45 anos Sociedade Civil É o membro de um Estado, e possui direitos políticos, econômicos, sociais.

É o dono ou responsável por uma empresa para produção, circulação ou administração de bens ou serviços.

(16)

DISCUSSÕES PROPOSTAS NO JOGO

Na nossa cidade, o jogador precisará tomar decisões relacionadas a temas como: participação política, direito a livre manifestação, direitos do consumidor, acesso à justiça, sustentabilidade, corrupção, nepotismo, xenofobia, preconceito, investimento público, orçamento público, segurança pública, engajamento político juvenil, transparência pública, inclusão social e trabalho decente. Abaixo você encontra sugestões para trazer reflexões sobre esses temas para a sala de aula.

IDEIAS PARA USAR O JOGO COMO

FERRAMENTA PEDAGÓGICA

(17)

17

17

Depois de jogar o Cidade do Amanhã, convide os estudantes a

elaborarem respostas para as seguintes perguntas em suas próprias palavras:

CONSTRUINDO DEFINIÇÕES E REFLEXÕES

Quais aspectos a prefeita deve levar em consideração para tomar boas

decisões?

Por que é importante que as pessoas escolham bem seus candidatos nas

eleições municipais?

Os cidadãos podem fazer tudo o que desejarem, pensando apenas em

suas liberdades individuais?

O que é mais importante para construir uma “Cidade do Amanhã”?

Por que melhorar a iluminação pública de uma via pode ser um bom

investimento?

Quais características da Cidade do Amanhã vejo na cidade onde moro?

O que precisa melhorar na minha cidade para que ela seja uma Cidade do

Amanhã?

Quais conceitos apresentados durante o jogo eu considero mais

importantes? O que eles significam?

(18)

Depois de jogar o Cidade do Amanhã convide os alunos para debaterem os conceitos abordados no jogo. O debate pode ser feito de diferentes formas, considerando a idade dos estudantes e as características da turma. Algumas sugestões são:

DEBATE

CONVITE À INTERPRETAÇÃO:

Um aluno assume o papel do juíz, outra estudante representa a prefeita e assim por diante. O professor ou um aluno podem atuar como mediadores do debate e trazer perguntas para discussão – as questões podem ser as mesmas trazidas pelo jogo ou outras, relacionadas à cidade onde residem os estudantes.

EXERCÍCIO DE ARGUMENTAÇÃO:

Divida a turma em duas partes e escolha um dos temas do jogo para discussão. Metade da turma deve defender uma resposta favorável, enquanto outra metade da turma deve argumentar de forma contrária. Um aluno ou professor atua como mediador do debate e divide o tempo de modo que os dois grupos tenham tempos parecidos para falar.

CONVIDADO DE FORA

Caso conheça um juíz, empresário, vereador ou mesmo o prefeito de sua cidade, convide um desses personagens do jogo para participar do debate em sala de aula. Atenção: deixe claro para os alunos que devem refletir e formar suas próprias opiniões a partir dos argumentos apresentados pelo convidado.

(19)

19

19

Depois de jogar o Cidade do Amanhã, convide os alunos a pesquisarem os temas abordados no jogo:

PESQUISAS

Como é definido o número de vereadores de cada Câmara Municipal?

Quantas mulheres são prefeitas no Brasil?

Qual é a cidade brasileira com o maior número de vereadoras mulheres?

Qual a cidade brasileira que recebeu o maior número de migrantes nos

últimos dez anos? Quais os desafios enfrentados?

Qual foi o vereador mais votado de sua cidade nas últimas eleições?

Qual a iniciativa mais interessante desse vereador?

Quando serão as próximas eleições municipais?

Quais são as responsabilidades de um juíz?

Quais são as responsabilidades de um prefeito?

(20)

Convide seus alunos a acessarem o portal https://www12.senado. leg.br/ecidadania/sobre, se cadastrarem e escolherem alguma das modalidades de acesso. Eles poderão, por meio da modalidade Ideia Legislativa, enviar e apoiar ideias legislativas, que são sugestões de alteração na legislação vigente ou de criação de novas leis. Pela modalidade Evento Interativo, poderão participar de audiências

públicas, sabatinas e outros eventos abertos. Por meio da modalidade Consulta Pública, eles poderão opinar sobre projetos de lei, propostas de emenda à Constituição, medidas provisórias e outras proposições em tramitação no Senado Federal.

A Câmara dos Deputados possui um portal educativo que disponibiliza conteúdos com ênfase na educação para democracia. Você pode acessar o conteúdo através do link https://escolavirtualdecidadania. camara.leg.br/site/. A Câmara dos Deputados também possui um programa chamado “Plenarinho”, acessível pelo portal https://plenarinho. leg.br/. Por meio de uma linguagem acessível e lúdica, o Portal

Plenarinho informa sobre o Poder Legislativo – elaboração de leis e atuação parlamentar, política, democracia e organização do Estado. Outros temas sociais e educativos relacionados ao cotidiano infantil também são abordados, como saúde, meio ambiente, educação e lazer.5

5 Informações disponíveis no portal Plenarinho, acessíveis por meio do link https:// plenarinho.leg.br/index.php/nos/

(21)

21

21

AZEVEDO, S.; RIBEIRO, L. C. Q.; SANTOS JR., O. A. Democracia e gestão

local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. In: SANTOS JR., O. A.; QUEIROZ, L. C.; AZEVEDO, S. (Org.). Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2004

BALLESTEROS, P. R. Governança democrática: por uma nova perspectiva de análise e construção das políticas de segurança pública no Brasil. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2012.

BORDENAVE, J. D. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1983. ESTEVE, J. M. P. Governança democrática: construção coletiva do

desenvolvimento das cidades. Tradução por João Carlos Vitor Garcia. Belo Horizonte: Fundação Astrojildo Pereira; Editora UFJF, 2009.

Guia do marco conceitual da convivência e segurança cidadã. -- 2.ed. – Brasília : PNUD, Conviva, 2016.36 p. – (Coletânea convivência e segurança cidadã : guias de gestão territorial participativa).

PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2020. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/about-us. html

SERRATO, H. R. Rumo a uma política integral de convivência e segurança cidadã na América Latina: marco conceitual de interpretação-ação, PNUD. Projeto Regional de Governabilidade Local para a América Latina, 2007. Senado Federal, 2020a. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ transparencia/sobre-1

Senado Federal, 2020b. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ orcamentofacil

(22)

Referências

Documentos relacionados

3.6 Capital Segurado por Morte Acidental em Dobro Consiste no pagamento de um capital adicional relativo a morte acidental, limitado 100% (cem por cento) do valor estipulado para

A dívida oficial dos PALOP a Portugal – que engloba não só a dívida directa ao Estado português como a por este garantida – totalizava 1 776 milhões de USD a 31 de Dezembro

[r]

Além na análise experimental do equilíbrio e não equilíbrio da ponte, analisou-se também o brilho das lâmpadas incandescentes a partir do que foi exposto na teoria

Para fins deste Padrão de Desempenho, usa-se o termo “poluição” com referência a poluentes químicos perigosos e não perigosos nos estados sólido, líquido e gasoso

A incapacidade específica foi avaliada através da Escala Funcional Específica do Paciente 9 , que avalia três atividades em que o paciente sente mais dificuldade de

Tal apresentação está estruturada através de eixos temáticos definidos a partir de sua importância para a formação, consolidação e atuação da sociedade civil e por serem

10.7.1 O candidato que adentrar ao prédio de realização das provas, conforme o item anterior, deverá, impreterivelmente, estar na sala/recinto de aplicação até o