• Nenhum resultado encontrado

Série desvendando os mistérios da Auditoria Digital. Parte 1: Como se tornar um profissional de Auditoria Digital

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Série desvendando os mistérios da Auditoria Digital. Parte 1: Como se tornar um profissional de Auditoria Digital"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Parte 1: Como se tornar um profissional

de auditoria digital

(2)

Não é novidade que o mercado contábil vem, a cada ano, se tornando cada vez mais difícil e competitivo. A partir deste fato, os clientes acabam escolhendo o profissional a partir de critérios simples, como o preço ou a proximidade física. Afinal, são muitos profissionais fazendo a mesma coisa e sem diferenciação.

Diante tantas dificuldades, o que fazer então? Neste e-book iremos mostrar, através de quatro passos, como conquistar clientes e bons honorários se tornando um profissional de Auditoria Digital.

1º pAsso – Não sejA mAis um NA multiDão

se a maior parte dos profissionais se concentra basicamente na elaboração de demonstrativos contábeis (execução de rotinas), e não na contabilidade consultiva, por que ser mais um e ficar disputando espaço em um terreno extremamente concorrido se você pode atuar em um campo pouquíssimo explorado, com clientes necessitando a todo momento de sua assessoria?

(3)

É preciso se posicionar nas áreas menos exploradas e mais valorizadas, que são auditoria interna, auditoria externa e análise/consultoria tributária. isso fará de você um profissional de análise e auditoria.

Nesta área, você terá a chance de construir uma parceria sólida e promissora com seus clientes, assumindo um papel de destaque em decisões estratégicas, já que a maioria das empresas gasta muito dinheiro com o retrabalho e com o pagamento desnecessário de tributos.

o profissional de auditoria e análise tributária tem o papel de:

Reduzir o retrabalho (o ideal é que a equipe fiscal e contábil faça certo da primeira vez);

Evitar que tributos sejam pagos a maior (seja pela escolha de um regime de tributação mais oneroso, pela falta de aproveitamento de créditos ou por erros de cálculo);

Evitar que tributos sejam pagos a menor (o que gera passivos tributários e pode comprometer todo o empreendimento).

(4)

Concluindo, posicione-se no mercado de maneira inteligente: ao invés de ficar disputando clientes com uma infinidade de concorrentes, inverta esta situação. use a lei da oferta e da demanda a seu favor e faça com que vários clientes disputem seus serviços!

2º Passo – VEnda ValoR

Após definir o nicho de mercado de atuação, o segundo passo é agregar valor aos seus serviços e fazer com que os clientes percebam nitidamente este valor. A guerra de preços é altamente prejudicial aos negócios, mas muitas empresas entram nessa porque não têm diferenciais que agreguem valor aos seus serviços.

ou seja, a única arma que têm para conquistar clientes é o preço.

mas como vender serviços baseados em valor? Vamos aos conceitos:

Preço é o que se pretende cobrar.

Valor é o quanto o consumidor acredita que vale a pena pagar, considerando os benefícios recebidos em comparação com o custo de contratação.

(5)

Clientes contratam com base no valor, que nada mais é do que a diferença entre os benefícios e os custos percebidos em uma troca. Quanto mais se percebe valor agregado nos serviços, maior é o preço que se dispõe a pagar.

mas atenção: os consumidores não pagam por um valor que não percebem,

mesmo que esse seja real.

portanto, criar diferenciais é essencial para fugir da guerra de preços. Afinal, se todos os prestadores de serviços fazem a mesma coisa, resta ao cliente definir por aquele que cobra menos. por outro lado, se você inova e se diferencia dos concorrentes, consegue oferecer valores adicionais para os clientes e pode ter certeza de que eles pagam mais por isso.

(6)

3º Passo – PREPaRE-sE PaRa sER um PRofissional dE auditoRia digital

a auditoria digital é um conceito novo, até mesmo para o fisco. não faz muito tempo, os auditores fiscais das Receitas federal e Estaduais trabalhavam de forma manual, solicitando documentos físicos como livros, blo-cos de notas, extratos bancários, contratos comerciais, etc.

Atualmente, a tecnologia utilizada pela fiscalização permite que as análises sejam feitas de forma eletrônica, em 100% dos dados e de forma extremamente rápida e eficaz.

entretanto, a maioria dos profissionais contábeis não acompanhoua evolução da auditoria e continua

insistindo em realizar suas conferências de forma arcaica, manuseando documentos e deixando de conferir inúmeras regras por absoluta falta de tempo e de recursos. Com isso, temos três efeitos bastante prejudiciais: • empresas gastam tempo e dinheiro em função do retrabalho, uma vez que, ao enviar informações erradas, contadores e seus auxiliares têm que promover retificações e, não raro, interromper seu trabalho para prestar esclarecimentos à fiscalização;

(7)

É comum que empresas paguem tributos a maior em virtude de não aproveitar todos os créditos pos-síveis ou devido à falta de tempo do contador para realizar um estudo profundo sobre o regime de tributação menos oneroso;

empresas acabam ficando expostas à fiscalização, já que acabam transmitindo dados inconsistentes e deixando de recolher a totalidade dos tributos devidos.

Como atuam os profissionais de auditoria digital e qual a sua importância para a

classe empresarial?

profissionais de auditoria digital são aqueles que utilizam sistemas avançados para verificar, em 100% das in-formações tributárias, milhares de regras legais em poucos segundos.

o tempo destes profissionais é canalizado para a REsoluÇÃo dos problemas identificados pelo sistema de auditoria. ou seja, eles não desperdiçam seu tempo na procura manual de erros. uma vez que o sistema reali-za um diagnóstico rápido e preciso, sobra tempo para resolver os problemas e para melhorar os processos. mas fique atento: entregar relatório de erros não gera valor para seus serviços!

(8)

A auditoria digital aponta os erros (faz o diagnóstico) e os profissionais de auditoria digital

apontam os caminhos para solucionar os problemas e reduzir os riscos (plano de tratamento).

o relatório é apenas o diagnóstico inicial, que vai orientar suas ações. o profissional de auditoria digital deve apontar quais caminhos seguir, quais tipos de correções priorizar e o que melhorar nos processos de geração das informações contábeis e fiscais.

4º Passo – aPliquE a mEtodologia dE mElhoRia contínua

para trabalhar com auditoria digital, é preciso adotar uma boa estratégia, baseada na análise permanente do diagnóstico eletrônico e na adoção de medidas para reduzir ou até mesmo eliminar a incidência de erros e in-consistências.

(9)

uma boa dica é seguir este checklist, composto de seis etapas:

1. utilize a auditoria digital para localizar os problemas (diagnóstico); 2. selecione os problemas mais graves para iniciar seu trabalho (interpretação do diagnóstico); 3. determine o que está causando os problemas selecionados (erro de sistema; erro humano; erro na cadeia produtiva) 4. Planeje como irá corrigir o problema (o que, quem, quando, por que, onde, como); 5. Execute o planejamento (corrija erros e/ou processos de geração das informações); 6. meça os resultados (veja se os erros diminuíram ou foram eliminados).

Repita estes procedimentos quantas vezes for necessário. faça e refaça até que você atinja um

nível satisfatório de coerência nas informações. isso é o que chamamos de

melhoria contínua.

(10)

1 diagnostique 2 Classifique os problemas 3 determine as Causas 4 faça o plano de ação 5 Corriga os problemas 6 verifique se houve melhoria

(11)

A partir desta metodologia, é possível estabelecer valor para qualquer organização, uma vez que minimizar chances de erros na esfera tributária é uma necessidade e uma decisão estratégica.

lembre-se:

identificar inconsistências nas declarações acessórias antes do envio dos ar-quivos ao fisco é essencial para evitar o pagamento desnecessário de tributos e reduzir os riscos de autuações fiscais. toda empresa precisa deste serviço para planejar um crescimento sólido e seguro.

Aplicar a metodologia de Auditoria Digital agrega valor à sua atuação profis-sional e possibilita que você fuja da guerra de preços, proporcionando um gan-ho maior de gan-honorários.

(12)

Deixe o robô trabalhar para você!!!

Com o conjunto de soluções da e-Auditoria, 3ª geração de auditoria digital, você pode fazer tudo isso e muito mais, de maneira simples e rápida. são oito ferramentas integradas, onde o robô realiza o serviço que consome mais tempo do profissional tributário e o libera para a atividade intelectual de valor reconhecido. Não perca mais tempo procurando erros. Deixe o robô trabalhar para você e tenha mais tempo

para se concentrar na correção dos problemas. Conte com ferramentas que façam a verificação dos arquivos digitais e o cruzamento eletrônico dos dados da mesma forma com que o fisco busca irregularidades. Com isso, é possível minimizar os riscos fiscais de forma significativa.

(13)

enquanto o robô trabalha para você, mantenha seu foco na estratégia!

mais de

210 mil empresas auditam mensalmente

seus arquivos fiscais, contábeis

e trabalhistas

com a solução da e-auditoria.

visite www.e-auditoria.com.br

Referências

Documentos relacionados

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10

Dada a plausibilidade prima facie da Prioridade do Conhecimento Definicional, parece que não se poderia reconhecer instâncias de F- dade ou fatos essenciais acerca

XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem

Resultados obtidos nos levantamentos efetuados apontam para a possibilidade de se complementar a metodologia para avaliação de pavimentos atualmente disponível no Brasil através do

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

6.54- Valor médio de cobre e seu desvio padrão, em µg.cm-2, e coeficiente de variação, em %, para as faces, considerando o factor sectores da rampa e sua interacção com as versões

Divulgar o mandato de auditoria interna na página de intranet Reunião com os stakeholders externos para discutir mandato da AI Inquérito regular aos stakeholders sobre o desempenho

Embora a maioria dos adolescentes te- nha relatado conhecimentos satisfatórios em relação à prevenção e/ou transmissão do HIV/ AIDS, percebe-se pelos dados obtidos, que ain- da