• Nenhum resultado encontrado

'Quem é minha família'

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "'Quem é minha família'"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SESSÃO 5

'Quem é

minha família'

Ambiente

Em uma mesa pequena, coloque uma Bíblia, abriu para a passagem do Evangelho leia nesta sessão. Também coloca na mesa uma pequena estátua ou uma imagem de Maria e uma vela acesa. Considere decorar a mesa em azul, uma cor simbólica da Virgem Maria.

Objectivo

O líder convida um membro para ler em voz alta o objetivo da sessão: A considerar as qualidades da vida familiar de Maria, José e Jesus. Para renovar nosso respeito para a importância da família. Para ver como somos chamados para ser parte de uma família extensa com nossos irmãos e irmãs em Cristo.

Convite a rezar

O líder convida o grupo para rezar o "Lembrai-vos o" juntos:

Todos: Lembra-te, Ó virgem Maria mais graciosa,

que nunca foi conhecido que qualquer um que fugiu para a sua proteção, implorou sua ajuda ou procuraram sua intercessão, foi deixado desamparado.

Inspirado por esta confiança, voamos pra você,

Ó virgem das virgens, nossa mãe; para você nós viemos, antes que nos ajoelhamos, pecaminoso e triste!

Ó mãe do verbo encarnado, desprezo não nossas petições; Mas, em sua misericórdia ouvir e respondê-las.

(2)

Canção

Escolha uma música apropriada.

Fé em ação

Demorar alguns minutos para dar a todos uma oportunidade de compartilhar suas experiências com as ações escolhidas na semana passada.

Escrituras

Luke 2:41 - 52, Marco (Mark) 3:31-35

O grupo reflete sobre a leitura por alguns momentos.

Convite para participação

● O que a palavra, frase, ou imagem da leitura desta escritura toca seu coração ou fala de sua vida?

● Coloque-se na passagem das Escrituras, como um espectador ou como uma figura proeminente. Quais são seus sentimentos como você imaginar-se na cena?

● Como você pode se conectar esta passagem da escritura com uma experiência que você teve?

Reflexão 1: James Phalen, CSC

História do Luke da viagem a Jerusalém é fantástica! É tão humano, tão diferente das narrativas da infância, com seus milagres e cânticos. Um jovem começa a seguir seus próprios interesses, a sua chamada. A atenção que ele recebe de fora sua família desenha-lo em. Quando seus pais voltarem para ele, eles chide ele para a preocupação que ele causou, e ele defende sua ação. Então, ele torna-se sujeitos a eles novamente e retorna para casa. Aí siga duas belas linhas: "sua mãe valorizava todas estas coisas em seu coração. E Jesus aumentou em sabedoria e em anos e em favor do divino e humano"(Luke 2:51-52)

(3)

Os pais mantém muitas coisas em seus corações – momentos preciosos, realizações, medos para o futuro. Sua contemplação dessas coisas é a cola da família. É a família que Nutrir ocorre, sabedoria é passada, e auto-estima é estabelecida. A família é onde a Fundação é colocada para o nosso futuro e onde nosso relacionamento com Deus nasce e cresce. Ou pelo menos deveria ser. Na sua seção sobre os deveres dos pais (CCC, 2221-2233), o Catecismo da Igreja Católica fala da importância de moldar a criança em casa (CCC, 2223) e educar a criança na fé (CCC, 2225). Breve história do Luke capta um retrato de menino criado na mais alta expressão do amar, prevê casa cheia de fé, do catecismo. Podemos imaginar Maria e Joseph rezando juntos, falando sobre seus valores e trabalhando juntos em suas responsabilidades de ser pai. Podemos imaginar Jesus, Maria e José, celebrando o sábado e indo ao templo juntos.

Que vivemos – um mundo ocupado, tempo, trabalho, desejos e

necessidades devem alto; Eles tem o seu preço sobre nós e nossas famílias. Famílias cada vez mais dificuldade orar, jogar ou até mesmo comer juntos. Ao invés de famílias "estendidas", estamos mais propensos a ter

"over-extended_ famílias.

Por outro lado, a história do Luke reflete muitas das experiências possíveis da vida familiar: atividades compartilharam juntos, fé, Assunção de riscos,

medos, tensão, correção, defesa, autoridade, obediência e amor. Todas essas experiências de família são o que levam ao crescimento de uma criança "em sabedoria e em anos". A família é importante em todas as idades.

Convite para participação

● Quais elementos de nossa cultura apoiar a vida familiar? Quais elementos tornam difícil?

● Como você gostaria de ser mais forte e mais cheia de fé, sua vida familiar?

● O que mantém a sua família juntos? O que separa a membros da sua família?

(4)

ORAÇÃO DE MARIA E FAMÍLIA

"Famílias de cada tipo podem rezar o Rosário em família: dois católicos se casou com um ao outro e criar seus filhos juntos; cônjuges que nunca

tiveram filhos ou cujos filhos já não vivem em casa; Os católicos casadacom com não-católicos; solteiros ou viúvos e viúvas; pais solteiros; e os avós. Todos podem rezar o Rosário em família, para cada pessoa, não importa quais circunstâncias de vida dele ou dela, podem ser, é parte de uma família e se beneficiaria com o fortalecimento das famílias em santidade ".

Fr. Thomas P. Looney, CSC

Rezar o Rosário em família

Reflection 2: James Phalen, CSC

Embora Jesus cresceu no contexto familiar de uma família – os pais e outros parentes – uma vez que ele começou seu ministério público, ele começou a criar uma nova, família estendida. Na verdade, são Marcos, em seu

Evangelho, escreve que Jesus apontou o seu círculo de discípulos e disse: "aqui estão minha mãe e meus irmãos! [Para] quem faz a vontade de Deus é meu irmão e irmã e mãe"(Marco 3:34-35). Jesus estava dizendo que aqueles que o seguem são sua família em um sentido muito real. Agora, imaginar que se seus parentes naturais, ouvindo isto, alguns deles teriam sido feridos. Alguns dos ouvintes senti que foi simpático da parte dele dizer isto. Outros podem ter pensado que ele estava sendo leviano ou grosseiro. Pergunto-me quantos estavam convencidos que ele estava falando sério.

Jesus certamente era grave; o personagem de relacionamentos é central para o ensino do Evangelho. Na verdade, existe um caráter básico"família" ou "família estendida" entre todos os povos, uma vez que todos são criados "à imagem e semelhança de Deus." Assim, o Jesus chamou todas as pessoas para uma União semelhante a família alargada; Temos a responsabilidade de ser compassivo, Perdoador, inclusiva e generoso, como Jesus foi.

O que Jesus começou quando ele identifica a sua extensa família desafia-nos hoje. Cada vez que dizemos a oração do senhor estão reconhecendo esta verdade – que somos sua família, porque Deus é "nosso" pai, não "meu". Mas o que queremos dizer com isso? Como cristão, eu acredito que a família é mais que as pessoas com quem eu vivo. Minha família inclui as pessoas com quem eu adorar e trabalho, bem como aqueles a quem eu encontro na rua. Eles são a família estendida final. Eles são as pessoas que somos

(5)

chamados a cuidar e servir. É com eles que temos que compartilhar, risco e confiança.

Convite para participação

● O que significa ser uma irmã ou irmão de alguém significa para você? ● Por que pode viver na consciência de todas as pessoas como seus

irmãos e irmãs ser difícil?

● De que forma você poderia tentar praticar este ideal em sua vida?

Convite para ação

Jesus enfatizou a ligação entre fé e ação, entre o que acreditamos e o que fazemos. Nesse espírito, decida sobre uma ação individual ou de grupo que flui do que você tem compartilhado nesta sessão. Se você decide agir por conta própria, compartilhe sua decisão com o grupo. Se você decidir sobre uma ação do grupo, determine entre vós se membros individuais assumirá a responsabilidade por vários aspectos da ação.

É provável que beneficiam mais de tomar uma ação que surge de sua própria resposta à sessão. No entanto, se não sentirmos Deus pedindo algo específico de você, você pode considerar um dos seguintes exemplos ou usar essas idéias para ajudar a desenvolver um dos seus próprios:

Alguns exemplos

● Determinar um passo concreto para passar mais tempo de qualidade junto como uma família, como a partilha de refeições juntos mais vezes, reuniões de família, ou a diversão em família tempo.

● Decidir sobre uma forma concreta de agir mais como um irmão ou irmã para uma pessoa conheça esta semana e fazê-lo.

● Falar com alguém na sua família ou em seus outros relacionamentos com quem você está distante. Reconciliação através de um

(6)

● Como você ouve as notícias na televisão ou lê-lo on-line ou em um jornal, parar e rezar para pessoas, famílias ou situações do mundo. Adquira o hábito de "orando através de manchetes".

● Como um grupo, decidir o que fazer para tornar a sua paróquia se sentir mais como uma família. Fale com seu pastor ou freguesia do Conselho pastoral sobre suas idéias.

● Considerar a rezar o Rosário com sua família ou por conta própria para a sua família.

Convite a rezar

O líder divide o grupo em dois, para rezar o seguinte:

Lado 1: Amar a Deus e pai, em sua sabedoria, que você deu seu filho, Jesus, Maria e José, então eles poderiam cuidar,

amar, proteger e guiá-lo em seus primeiros anos. Lado 2: Guia-nos e fortalecer-nos em nossos

relacionamentos com as nossas famílias. Pai, você nos ensinou, através de Jesus, que somos todos seus filhos e filhas.

Lado 1: Ajude-nos, senhor, para entrar no mundo a cada dia com respeito e compaixão para com as irmãs e irmãos que nos encontraremos.

Todos: Pedimos isto através de Jesus e no poder do Espírito Santo, que viveis e reinais com você, um só Deus,

pelos séculos dos séculos. Amém.

Canção

Escolha uma música apropriada.

Olhando para o future

Prepare-se para sua próxima reunião, em oração, analisando a passagem da escritura e as reflexões.

(7)

ORAÇÃO DE MARIA E FAMÍLIA

Os papas por gerações incentivaram a devoção a Maria – e o Rosário em particular – e nada mais ardentemente do que Saint John Paul II, que consagrou seu Pontificado a Maria com o lema Totus tuus, "Totalmente teu". Em 2002, John Paul escreveu uma palavra 13.000-carta apostólica, Rosarium Virginis Mariae,

declarando um "ano do Rosário" e refletir sobre o lugar da Virgem Maria na igreja e no mundo em geral. Um dos temas do Papa discutido em detalhe na carta era o lugar do Rosário em família e no "crescimento e desenvolvimento das crianças": "Como uma oração pela paz, o Rosário é também e sempre foi, uma oração de e para a família. Ao mesmo tempo, esta oração era particularmente cara para as famílias cristãs e em certos aproximou-os. É importante não perder esta preciosa herança...

A família que reza junto permanece unida. O Santo Rosário, por antiga tradição, mostrou-se particularmente eficaz como uma oração que reúne a família. Membros da família individuais, em transformar seus olhos para Jesus, também recuperam a capacidade de um outro olhar nos olhos, para se comunicar, para mostrar a solidariedade, a perdoar uns aos outros e ver o seu pacto de amor renovado no espírito de Deus.

Muitos dos problemas que enfrentam as famílias contemporâneas, sobretudo nas sociedades economicamente desenvolvidas, resultam de sua dificuldade

crescente em se comunicar. Famílias raramente conseguem se reúnem, e raras ocasiões quando eles fazem são muitas vezes tomadas com assistindo televisão. Para retornar para a recitação da família Rosário significa vida diária de

enchimento com diferentes imagens, imagens do mistério da salvação: a imagem do Redentor, a imagem de sua mãe Santíssima a maioria. A família que recita o Rosário juntos reproduz algo da atmosfera da casa de Nazaré: seus membros Coloque Jesus no centro, eles compartilham suas alegrias e tristezas, colocam suas necessidades e os seus planos em suas mãos, eles desenham da esperança e a força para continuar.

Também é bonito e fecundo de confiar a esta oração o crescimento e

desenvolvimento das crianças... Os pais estão encontrando cada vez mais difícil de seguir a vida de seus filhos como eles crescem até o vencimento. Numa sociedade de tecnologia avançada, de comunicação de massa e globalização, tudo se tornou apressado, e a distância cultural entre as gerações está crescendo cada vez mais. As mais diversas mensagens e as experiências mais imprevisíveis

rapidamente fazem o seu caminho para a vida de crianças e adolescentes, e os pais podem se tornar bastante ansiosos sobre os perigos seus rostos de crianças. Às vezes os pais sofrem agudas decepções com o fracasso de seus filhos para resistir a sedução da cultura da droga, a atração de um hedonismo desenfreado, tentação de violência e as múltiplas expressões de sentido e desespero.

(8)

Para rezar o Rosário para crianças e ainda mais, com crianças, treiná-los desde seus primeiros anos para experimentar este diário "pausa for5 oração" com a família, é certo que não é a solução para cada problema, mas é uma ajuda espiritual que não deve ser subestimada. Isso poderia ser objetou que o Rosário parece mal adaptado ao gosto das crianças e jovens de hoje. Mas talvez a objeção é direcionada para um método empobrecido do rezar. Além disso, sem prejuízo para a estrutura básica do Rosário, não há nada para impedir que crianças e jovens de rezar – tanto no seio da família ou em grupos – com apropriado aids simbólicos e práticos para a compreensão e apreciação. Por que não tentar? Com a ajuda de Deus, uma abordagem pastoral da juventude que é positivo,

apaixonada e criativa – como mostram as Jornadas Mundiais da juventude! -é capaz de atingir resultados bastante notáveis... Se o Rosário for bem apresentado, tenho certeza que jovens surpreenderá mais uma vez adultos a propósito eles fazem esta oração própria e recitá-lo com o entusiasmo típico da sua faixa etária ".

Saint John Paul II

Referências

Documentos relacionados

2º, da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, com o objetivo de instituir nova sistemática para o cálculo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM)

Título Ética da compreensão e relações interculturais: contribuições do pensamento complexo As pessoas em situação de rua em Porto Alegre e seus dramas, tramas e manhas:

Cabe ressaltar que os municípios que exibiram grau de desenvolvimento muito baixo e baixo, se encontram em sua maioria na região centro-sul, que, como ilustração, abriga a capital

Assim, tem-se que o Denunciado restou por avocar para si o risco e a responsabilidade decorrentes da sua conduta, ao se referir pejorativamente à CBA e aos

Ser associado de uma cooperativa a titulo individual ou familiar é certamente o pri- meiro passo no caminho da cooperação. Ser uma compradora fiel, quer dizer re- gular é

Entre os trabalhos mais recentes, destacam-se o de Hartwick (1991b), que estudou aspectos reprodutivos e do ciclo de vida de Carybdeci sivickisi, e o de Hartwick

Dados de captura e esforço de pesca, medidas de comprimento e acompanhamento da evolução dos estágios reprodutivos de curimatá (Prochilodus nigricans), obtidos

 a necessidade de estabelecer as orientações para expedição dos diplomas dos Cursos de Graduação e Técnicos de Nível Médio da UTFPR