• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE GESTÃO 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE GESTÃO 2019"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE GESTÃO

2019

(2)

A SALTOS BRASIL

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SALTOS ORNAMENTAIS – SALTOS BRASIL – É UMA INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS, INTEGRANTE DO SISTEMA NACIONAL DO DESPORTO COMO ENTIDADE NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DOS SALTOS ORNAMENTAIS E SALTOS DE ALTURA (HIGH DIVING).

FOI CRIADA NO DIA 18 DE MAIO DE 2017 POR REPRESENTANTES DA TOTALIDADE DOS CLUBES BRASILEIROS, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO A TÉCNICOS, ÁRBITROS E OS PRINCIPAIS ATLETAS DO PAÍS. É A ÚNICA ENTIDADE NACIONAL DEDICADA EXCLUSIVAMENTE AO DESENVOLVIMENTO DOS SALTOS ORNAMENTAIS E TEM COMO PRINCIPAIS METAS SE TORNAR UMA REFERÊNCIA NA GESTÃO ESPORTIVA DO PAÍS E COLOCAR O ESPORTE BRASILEIRO ENTRE AS PRINCIPAIS POTÊNCIAS MUNDIAIS DA MODALIDADE.

(3)

A SALTOS BRASIL

MISSÃO

QUALIFICAR E PROMOVER OS SALTOS ORNAMENTAIS NO BRASIL VISÃO

COM PLANEJAMENTO, GESTÃO E QUALIFICAÇÃO, COLOCAR OS SALTOS ORNAMENTAIS BRASILEIROS ENTRE OS MELHORES DO MUNDO, PROMOVENDO O ESPORTE E INCENTIVANDO SONHOS

VALORES

EXCELÊNCIA, TRANSPARÊNCIA, ÉTICA, COMPROMETIMENTO, RESPEITO, CONFIANÇA, CORAGEM, DESENVOLVIMENTO HUMANO, DISCIPLINA, UNIÃO, SOLIDARIEDADE, GENEROSIDADE

(4)

CLUBES FILIADOS

- ESPORTE CLUBE PINHEIROS/SP

- INSTITUTO PRO BRASIL – UNB/DF - INSTITUTO PRO BRASIL – GAMA/DF

- INSTITUTO PRO BRASIL – RJ - TUNA/PA

- ASSOCIAÇÃO BRASILIENSE DE

SALTOS ORNAMENTAIS – ABRASSO/DF

- SEMANAL DE CULTURA ARTÍSTICA/SP - COLÉGIO MACKENZIE/DF

- SESI/GO - FLUMINENSE FOOTBALL CLUB/RJ

- ANADO/SC

- GRÊMIO VILA OLÍMPICA PARAHIBA/PB

A SALTOS BRASIL POSSUI ENTRE SEUS FILIADOS 12 CLUBES DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS. TODOS OS CLUBES FILIADOS PARTICIPARAM DE COMPETIÇÕES NACIONAIS OFICIAIS NO ANO DE 2019.

(5)

ATLETAS FEDERADOS

194

112

82

194 ATLETAS ESTÃO ATUALMENTE FEDERADOS NA SALTOS BRASIL, SENDO 112 MULHERES E 82 HOMENS. É UMA MODALIDADE DEMOCRÁTICA, QUE OFERECE AS MESMAS OPORTUNIDADES PARA HOMENS E MULHERES. A SELEÇÃO BRASILEIRA CLASSIFICADA PARA O PRÉ OLÍMPICO DE SALTOS ORNAMENTAIS EM 2021 TEM 4 MULHERES E 3 HOMENS COMO INTEGRANTES, MOSTRANDO O POTENCIAL DAS MULHERES BRASILEIRAS NA MODALIDADE.

(6)

COMPETIÇÕES RELIZADAS

- TAÇA BRASIL

- SELETIVA PARA O CAMPEONATO SULAMERICANO

- TROFÉU BRASIL

- SELETIVA PARA O CAMPEONATO PANAMERICANO JÚNIOR

- COPINHA BRASIL

- CAMPEONATO BRASILEIRO JÚNIOR

EM 2019 FORAM REALIZADAS SEIS COMPETIÇÕES NACIONAIS DE SALTOS ORNAMENTAIS, SENDO DUAS PARA A CATEGORIA PRINCIPAL, TAÇA BRASIL E TROFÉU BRASIL, E QUATRO PARA AS CATEGORIAS DE BASE. ALÉM DA REALIZAÇÃO DAS COMPETIÇÕES, A SALTOS BRASIL APOIOU A PARTICIPAÇÃO DE ALGUNS ATLETAS E TÉCNICOS CUSTEANDO A PASSAGEM AÉREA E A HOSPEDAGEM. ALGUNS CLUBES TAMBÉM TIVERAM APOIO COM PASSAGENS E HOSPEDAGENS ATRAVÉS DA PARCERIA DA SALTOS BRASIL COM O COMITÊ BRASILEIRO DE CLUBES.

(7)

COMPETIÇÕES RELIZADAS EM 2019

AS COMPETIÇÕES DAS CATEGORIAS DE BASE FORAM REALIZADAS EM DIFERENTES REGIÕES DO PAÍS, VISANDO A DIFUSÃO DA MODALIDADE. A COMPETIÇÃO COM MAIOR NÚMERO DE PARTICIPANTES FOI A COPINHA BRASIL, REALIZADA NO MÊS DE JUNHO EM BRASÍLIA, A QUAL REUNIU 132 ATLETAS ATÉ 13 ANOS DE IDADE. ESSA É A MAIOR COMPETIÇÃO NACIONAL DAS CATEGORIAS DE BASE DA MODALIDADE.

(8)

COMPETIÇÕES RELIZADAS EM 2019

NA CATEGORIA PRINCIPAL, O TROFÉU BRASIL É A COMPETIÇÃO NACIONAL MAIS IMPORTANTE E EM 2019 FOI REALIZADA NO CENTRO DE EXCELÊNCIA EM SALTOS ORNAMENTAIS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, UM DOS LEGADOS OLÍMPICOS DOS JOGOS RIO 2016 PARA A MODALIDADE. OS MELHORES ATLETAS DO PAÍS PARTICIPARAM DA COMPETIÇÃO, A QUAL SERVIU COMO SELETIVA PARA O CAMPEONATO MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS DE GWANGJU, NA CORÉIA DO SUL, E PARA OS JOGOS PAN AMERICANOS DE LIMA, NO PERU.

(9)

PARTICIPANTES POR COMPETIÇÃO E POR SEXO

SELETIVA PARA O CAMPEONATO SULAMERICANO TROFÉU BRASIL BRASILEIRO JÚNIOR TAÇA BRASIL

14

15

COPINHA BRASIL

75

57

SELETIVA PARA O PANAMERICANO JÚNIOR

13

10

13

10

13

14

35

31

É IMPORTANTE OBSERVAR QUE O NÚMERO DE PARTICIPANTES NAS COMPETIÇÕES DAS CATEGORIAS DE BASE EM 2019 É BEM MAIOR DO QUE NAS COMPETIÇÕES DA CATEGORIA PRINCIPAL, O QUE MOSTRA O DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE. É UMA MELHORA QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO ESPORTE.

(10)

PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO CAMPEONATO SUL AMERICANO JÚNIOR DE SALTOS ORNAMENTAIS 2019 SERVIU PARA CONFIRMAR A EVOLUÇÃO DO PAÍS NO ESPORTE. DEPOIS DE MAIS DE 15 ANOS SEM CONQUISTAR O TÍTULO, O BRASIL BATEU O RECORDE DE MEDALHAS NA COMPETIÇÃO E SE CONSAGROU COMO O PAÍS CAMPEÃO DA AMÉRICA DO SUL.

CAMPEONATO SULAMERICANO JÚNIOR PRATA BRONZE OURO

10 4

7

6

5

(11)

SELEÇÃO BRASILEIRA

MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS GWANGJU – CORÉIA DO SUL

PRATA BRONZE

OURO

6

3

O MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS DE GWANGJU REUNIU OS MELHORES ATLETAS DO MUNDO. O BRASIL PARTICIPOU DA COMPETIÇÃO COM NOVE ATLETAS, SEIS MULHERES E TRÊS HOMENS. O DESTAQUE FICOU COM A DUPLA DE PLATAFORMA SINCRONIZADA MASCULINA, KAWAN E ISAAC, QUE COLOCARAM O BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ PARA NA FASE FINAL DA COMPETIÇÃO.

(12)

SELEÇÃO BRASILEIRA

JOGOS PANAMERICANOS DE LIMA PERU

PRATA BRONZE

OURO

1

4

4

BRASIL PARTICIPOU DOS JOGOS PAN AMERICANOS DE LIMA COM 8 ATLETAS, 4 HOMENS E 4 MULHERES, E MAIS UMA VEZ CONQUISTOU UMA MEDALHA NA COMPETIÇÃO. ISAAC SOUZA (21 ANOS) E KAWAN PEREIRA (17 ANOS) CONQUISTARAM A INÉDITA MEDALHA DE BRONZE NA PROVA DE PLATAFORMA DE 10 METROS SINCRONIZADA MASCULINA.

(13)

PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

PANAMERICANO JÚNIOR

2

PRATA BRONZE OURO

1

9 ATLETAS BRASILEIROS OBTIVERAM ÍNDICE PARA PARTICIPAR DA COMPETIÇÃO, A QUAL O BRASIL ALCANÇOU O MELHOR RESULTADO DE SUA HISTÓRIA. FORAM 3 MEDALHAS CONQUISTADAS: RAFAEL FOGAÇA NO TRAMPOLIM DE 1M DA CATEGORIA B (14 E 15 ANOS), KAWAN PEREIRA NO TRAMPOLIM DE 3 METROS DA CATEGORIA A (16 A 18 ANOS) E KAWAN E LUIS FELIPE MOURA NO TRAMPOLIM E 3 METROS SINCRONIZADOS.

(14)

SELEÇÃO BRASILEIRA

CAMO INTERNATIONAL INVITATION MONTREAL - CANADÁ

PRATA BRONZE

OURO

2

4

1

O CAMO INTERNATIONAL INVITATION É UMA COMPETIÇÃO TRADICIONAL REALIZADA ANUALMENTE NO CANADÁ, OND PARTICIPAM ATLETAS DE DIVERSOS PAÍSES EM TODAS AS CATEGORIAS. O BRASIL PARTICIPOU EM 2019 COM 4 ATLETAS DA CATEGORIA C (12 E 13 ANOS DE IDADE) E CONQUISTOU 2 MEDALHAS DE PRATA.

(15)

SELEÇÃO BRASILEIRA

JOGOS MUNDIAIS MILITARES WUHAN - CHINA

4

2

PRATA BRONZE

OURO

1

2

OS JOGOS MUNDIAIS MILITARES FORAM REALIZADOS EM WUHAN, NA CHINA, E PELAPRIMEIRA VEZ TEVE A MODALIDADE SALTOS ORNAMENTAIS. O BRASIL PARTICIPOU DA COMPETIÇÃO COM CINCO ATLETAS, TODOS 3OSSARGENTOS DA MARINHA DO BRASIL, QUE

(16)

FOTOS DE COMPETIÇÕES

ISAAC SOUZA (21 ANOS) E KAWAN PEREIRA (17 ANOS) FORAM OS GRANDES DESTAQUES BRASILEIROS NOS SALTOS ORNAMENTAIS EM 2019, ALCANÇANDO UMA FINAL INÉDITA NO CAMPEONATO MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS REALIZADO NA CORÉIA DO SUL E A INÉDITA MEDALHA DE BRONZE NA PROVA DE PLATAFORMA DE 10 METROS SINCRONIZADA NOS JOGOS PAN AMERICANOS DE LIMA, NO PERU.

(17)

PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO

ISAAC SOUZA (21 ANOS) E KAWAN PEREIRA (17 ANOS) FORAM OS GRANDES DESTAQUES BRASILEIROS NOS SALTOS ORNAMENTAIS EM 2019, ALCANÇANDO UMA FINAL INÉDITA NO CAMPEONATO MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS, REALIZADO NA CORÉIA DO SUL, E A INÉDITA MEDALHA DE BRONZE NA PROVA DE PLATAFORMA DE 10 METROS SINCRONIZADA NOS JOGOS PAN AMERICANOS DE LIMA, NO PERU.

AS CONQUISTAS DE ISAAC E KAWAN RENDERAM À DUPLA O PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO DE MELHORES ATLETAS DO ANO NOS SALTOS ORNAMENTAIS. O PRÊMIO É OFERECIDO ANUALMENTE PELO COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL AOS MELHORES ATLETAS DO PAÍS DE CADA MODALIDADE OLÍMPICA.

(18)

REUNIÕES

VÁRIAS REUNIÕES FORAM REALIZADAS AO LONGO DO ANO VISANDO O DESENVOLVIMENTO DOS SALTOS ORNAMENTAIS NO BRASIL. DESTACAM-SE REUNIÕES COM A SECRETARIA ESPECIAL DO ESPORTE, COM A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS, COM PARLAMENTARES E COM TODA A COMUNIDADE DOS SALTOS ORNAMENTAIS, INCLUÍNDO ATLETAS, TÉCNICOS, ÁRBITROS E DIRIGENTES.

(19)

CONCLUSÃO

O ANO DE 2019 FOI O ANO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SALTOS ORNAMENTAIS SE ESTABELECER COMO A ENTIDADE NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DA MODALIDADE. A ENTIDADE ASSINOU ACORDO COM A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS EM JUNHO E, DESDE ENTÃO, TEM SIDO A RESPONSÁVEL POR TODAS AS AÇÕES DOS SALTOS ORNAMENTAIS NO PAÍS. TAMBÉM EM 2019 FOI ASSINADO UM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO COM O COMITÊ BRASILEIRO DE CLUBES, ONDE A SALTOS BRASIL PASSOU A SER A ENTIDADE RESPONSÁVEL PELA ORGNIZAÇÃO DE TODOS OS CAMPEONATOS BRASILEIROS INTERCLUBES DA MODALIDADE. NO FINAL DO ANO, A SALTOS BRASIL ASSINOU UM TERMO DE FOMENTO COM A SECRETARIA ESPECIAL DO ESPORTE PARA DESENVOLVER A MODALIDADE NOS LEGADOS DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016.

FOI UM ANO DE MUITAS CONQUISTAS TAMBÉM NA ÁREA TÉCNICA, COM RESULTADOS INÉDITOS NO CAMPEONATO MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS E NOS JOGOS PAN AMERICANOS DE LIMA, ONDE A DUPLA BRASILEIRA DE PLATAFORMA MASCULINA CONQUISTOU A PRIMEIRA MEDALHA DE BRONZE PARA O BRASIL NESTA PROVA.

NAS CATEGORIAS DE BASE, O BRASIL VOLTOU A CONQUISTAR O TÍTULO DE CAMPEÃO SUL AMERICANO POR EQUIPES, O QUAL NÃO CONQUISTAVA HÁ MAIS DE 15 ANOS, VOLTANDO A SOBERANIA NO CONTINENTE. O PAÍS TAMBÉM CONQUISTOU 3 MEDALHAS NO PAN AMERICANO JÚNIOR, RECORDE DE MEDALHAS NA COMPETIÇÃO, MOSTRANDO UMA GRANDE EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS ATLETAS BRASILEIROS JUVENIS E UMA EXPECTATIVA DE MELHORES RESULTADOS NAS FUTURAS COMPETIÇÕES NA CATEGORIA PRINCIPAL.

Referências

Documentos relacionados

§ 1º A vantagem pessoal nominalmente identificada de que trata caput será calculada sobre o vencimento básico da classe e padrão em que o servidor esteja posicionado, nos

O objetivo deste trabalho foi estudar a estabilidade de biscoito recheado com ingredientes de maior saudabilidade no recheio com substituição parcial de gordura por

Resumo - Durante o estudo taxonômico dos fungos filamentosos isolados do solo no Parque Nacional Serra das Confusões, município de Caracol, Piauí, Brasil, foi

Compreendemos que o conceito winnicottiano do brincar criativo, concebido numa zona de experiência chamada transicional, que não correspondente inteiramente nem ao

Rua Visconde de Ouro Preto, 77 - Bairro Custódio Pereira - Uberlândia – MG - CEP 38405-202 Sequência para testes do relé SEL 411L no software Sincronismo 1.. Conexão do relé

Contas credor Banco c/Movimento Capital integralizado Imóveis Estoques de Materias Receita de Serviços Despesas Diversas Fornecedores Despesas Salários Custos de Materiais Títulos

Visita da delegação da Comissão LIBE do PE ao Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (GEAA) em La Valeta, Malta, de 29 a 30 de outubro de 2013 A visita da delegação da