• Nenhum resultado encontrado

AS AÇÕES AFIRMATIVAS DO ESTADO BRASILEIRO NO SISTEMA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS AÇÕES AFIRMATIVAS DO ESTADO BRASILEIRO NO SISTEMA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AS AÇÕES AFIRMATIVAS DO ESTADO BRASILEIRO NO SISTEMA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR – INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DE

DIREITOS HUMANOS

Elenita Moura Meireles Abe1 Otoniel Araújo2

RESUMO:O presente trabalho tem por objeto analisar e discutir a finalidade das ações afirmativas nas universidades públicas. Visa examinar os fundamentos constitucionais do sistema de cotas para o ingresso do ensino superior por critérios étnico-raciais e verificar se as ações afirmativas têm sido instrumento hábil para garantir a efetivação de Direitos Humanos e Fundamentais, tais como dignidade da pessoa humana, igualdade e acesso à educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental e histórica da discriminação de raças nos setores de ensino superior no Brasil, além da evolução das ações afirmativas criadas pelo Estado que objetivam a afirmação do princípio da igualdade e o reforço na aplicabilidade dos Direitos Humanos preceituados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. As políticas públicas diferenciam a igualdade formal da material, esta última aparece como principal anseio dos Estados democráticos, sobretudo do brasileiro, que dá o devido enfoque a esse tema na Constituição Federal. O método utilizado foi o dedutivo, aplicando a pesquisa bibliográfico-documental-qualitativa.

Palavras-chave: Ações afirmativas. Ensino Superior. Direitos Humanos.

Eixo 4. Educação em Direitos Humanos e Inclusão, na modalidade Banner/Pôster

INTRODUÇÃO

As ações afirmativas para a população negra surgem na tentativa de obediência à Constituição Federal de 1988, que traz uma ampla noção de cidadania. Os diversos danos causados à população negra na história do Direito no Brasil justificam a existência das ações afirmativas e tentam promover alguma igualdade, no tocante ao direito à educação como um direito social, previsto no artigo 6º da Constituição.

1 Especialista em fisioterapia aplicada a ortopedia UNIDERP/UEL, graduanda em Direito pela UFMS/CPTL

2 Graduando em Direito pela UFMS/CPTL

Anais do XIV Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(2)

Esta pesquisa vislumbrando esta realidade, busca analisar, pelo viés dos direitos humanos e da Constituição Federal, a necessidade das ações afirmativas para o ingresso de negros nas universidades brasileiras. Vale-se, por isso, do método dedutivo, aplicando a pesquisa bibliográfico-documental-qualitativa.

1 CONSTITUIÇÃO FEDERAL, CIDADANIA E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Silva (2012) e Dallari (2010) compreendem que a constitucionalização de normas faz surgir na sociedade uma garantia de que existem direitos e deveres que formam determinado ente estatal. Limitar o poder do Estado, com um conteúdo decidido pelas pessoas que compõem aquela sociedade, é uma característica do constitucionalismo, de acordo com esses dois doutrinadores.

Manoel Gonçalves Ferreira Filho (2012, p. 21) ressalta que a garantia de um Estado Democrático de Direito é a Constituição. Ela tem o objetivo de conter as arbitrariedades do governo e de preservar os direitos humanos. Por isso, ele diz que “o Estado de Direito é um Estado constitucional”.

Todas essas observações aplicam-se ao caso do Brasil, onde os direitos fundamentais trazidos pela Constituição de 1988 são preservados, como forma de limitar o poder do Estado. Como afirma Ferreira Filho (2012, p. 24), “definem esses direitos a fronteira entre o que é lícito e o que não o é para o Estado. E, limitando o poder, deixam fora de seu alcance um núcleo irredutível de liberdade”.

Para que chegasse a isso, o país passou por fases constitucionais ao longo da história. A primeira Constituição brasileira, a imperial, de 1824, foi a primeira a tentar implementar a ideia de constitucionalismo no país. Vinculada à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, ela teve que lidar com o paradoxo de estabelecer um poder unitário, monárquico, sem ser absolutista (SILVA, 2012, p. 76).

Em seu artigo 1º, a Constituição Federal de 1988 traz como fundamentos, dentre outros: o da cidadania (II) e o da dignidade da pessoa humana (III); esses fundamentos merecem destaque quanto às bases de construção da justiça social proposta pela Constituição de 1988.

2 OS PASSOS DA INCLUSÃO RACIAL NO BRASIL

Anais do XIV Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(3)

Atualmente, a luta contra o racismo continua forte na sociedade brasileira. No ano de 2010, foi sancionado o Estatuto da Igualdade Racial. O instrumento legal escancara a realidade de que, em pleno século XXI, as pessoas se mostram totalmente intolerantes em relação à cor ou à origem do outro.

Em meio às discussões para a votação do Estatuto, era falado por alguns que não havia necessidade, que o instrumento só ia salientar os valores tidos como fundamentais pela Magna Carta; outros mencionavam que seria uma forma de vitimização; alguns acharam desnecessário, por hoje lidarmos com uma população mais evoluída, supostamente mais flexível, a qual trata os desiguais na medida de suas desigualdades.

Depois da aprovação por unanimidade pelo Senado Federal, o Estatuto transformou-se em Lei (nº 12.288), no dia 20 de julho de 2010, com o único objetivo – como prescreve o art. 1º: “Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica”.

O argumento de que as cotas são uma discriminação contra o branco ou contra o próprio negro (ou que o negro se sente inferiorizado por entrar na universidade ou no serviço público mediante cota) é apenas uma forma de desviar a atenção para o problema histórico da discriminação e pressionar a sociedade – inclusive a população negra – a uma postura contra as cotas.

3 AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR

As ações afirmativas em universidades têm o único e exclusivo objetivo de querer corrigir ou amenizar a desigualdade e o preconceito que determinado grupo sofreu e vem sofrendo, ou seja, tentam proporcionar uma equalização social.

A falta de conhecimento e de compreensão que conduz a uma interpretação errônea dessas ações acaba por polemizar a política pública, levando pessoas a fazer afirmações totalmente inadequadas sobre a efetivação e a aplicação das ações afirmativas.

Os negros são maioria na sociedade – 53% da população brasileira (SANTOS, 2014, p. 18), mas continuam sendo a minoria em termos de inserção em espaços que, historicamente, são ocupados por brancos.

Anais do XIV Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(4)

Diante disso, as cotas não têm um objetivo de serem eternas, mas sim de serem temporárias, até diminuir o preconceito. Aqueles que são contra cotas para negros, em geral, são racistas ou estão reproduzindo, sem o saber, uma visão de mundo racista, que pretende manter o curso da história nos mesmos trilhos de antes, tentando privar o negro de ter o direito de buscar condições melhores.

CONCLUSÃO

Depois de muita luta e muita resiliência, o negro vem lutando para ter o seu espaço. Ou seja, os direitos sociais, entre outras bases da Constituição vigente, não foram conquistados gratuitamente: pelo contrário, foram fruto de muita luta; por conta disso, são protegidos pela Constituição Federal e considerados fundamentais.

Diante do exposto, é visível que o sistema de cotas traz vários tipos de grupos de discussão, aqueles que são contra e que se utilizam de um argumento frágil, no qual tentam mostrar que as cotas demonstrariam que o negro não tem a capacidade intelectual; e os que são a favor e conseguem perceber que o real objetivo é buscar a inclusão de certos grupos considerados desprivilegiados e marginalizados. Restando claro que a responsabilidade do Estado é a de promover a igualdade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, Douglas. Resposta a uma identitária: os limites da democracia representativa. 2016. Disponível em: <http://passapalavra.info/2016/10/109689>. Acesso em: 08 jul. 2017.

BITENCOURT NETO, Eurico. O direito ao mínimo para uma existência digna. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Juízes negros debatem cotas e barreiras raciais na carreira jurídica. 2017. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/84754-juizes-negros-debatem-cotas-e-barreiras-raciais-na-carreira-juridica>. Acesso em: 08 jul. 2017.

______. Supremo Tribunal Federal. STF inicia julgamento sobre Lei de Cotas no serviço

público. Disponível em:

Anais do XIV Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(5)

<http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=343121>. Acesso em: 08 jul. 2017.

______. Constituição Federal de 1988. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 24 mai. 2017.

______. Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L12990.htm>. Acesso em: 05 jul. 2017.

______. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm>. Acesso em: 03 jun. 2017.

CARVALHO, Lílian Amorim. Estatuto da Igualdade Racial: um longo processo para uma sociedade mais justa. Revisa Espaço Acadêmico, n. 66, março de 2015.

DAFLON, Verônica Toste; JUNIOR, João Feres; CAMPOS, Luiz Augusto. Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico. Cadernos de pesquisa, v. 43, n. 148, p. 302-327, 2013.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 29. ed. São Paulo: Saraiva,2010.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2012. Anais do XIV Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

Referências

Documentos relacionados

São estas manifestações que compõe o cotidiano de crenças dos fiéis do Monge do Contestado na região de Xanxerê – SC, demonstrando que religião e cultura

A sugestão é a de que o ponto de vista leib- niziano acerca dessa questão guarda semelhanças mutatis mutandi com a distinção feita por Leibniz entre fenômenos reais e ilusórios

0001543-34.2012.5.04.0017 7ª e 8ª HORA EXTRA - GERENTE DE EXPEDIENTE OU GERENTE DE SERVIÇOS Recursal Decisão de primeiro grau que julgou os Embargos à Execução apresentados pelo

Um arquivo SPEC de exemplo para um programa escrito em Python Esta seção mostra um arquivo SPEC de exemplo para o programa pello escrito na linguagem de programação Python..

A Diretoria-Executiva avalia o desempenho dos segmentos operacionais com base na mensuração do resultado operacional (Resultado antes das despesas financeiras líquidas e nos

Os veículos as serem construídos através de cálculos e vários testes, recebem posições bem definidas para a montagem de suas rodas, afim de proporcionarem a máxima

À medida que os problemas socioambientais se agravam, aumenta a preocupação da sociedade com os aspectos associados à degradação do meio ambiente, poluição,

The study visits themes of legal hermeneutics with emphasis on constitutional Law, a reding of doctrinal teaching and relevant normative texts (Federal