• Nenhum resultado encontrado

A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS USADAS NO ABASTECMENTO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE/CE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS USADAS NO ABASTECMENTO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE/CE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

_________________________________________

1Departamento de Física da UFC, Caixa Postal 6030, Cep. 60455-760, Tel.: (0xx) 85 3366.9913, Fax: (0xx) 85 3366.9450; e-mail:

(a) carla@fisica.ufc.br; (b) marlucia@fisica.ufc.br; (c) josué@fisica.ufc.br 2COGERH, (0xx)85 3218 7020,e-mail: zulene@cogerh.com.br

A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS USADAS NO

ABASTECMENTO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE/CE

Carla Maria Salgado Vidal Silva1a, Maria Marlúcia Freitas Santiago1b, Josué Mendes Filho1c,

Zulene Almada Teixeira2, Horst Frischkorn3 & Lucilene Pereira4

Resumo – Águas subterrâneas da Bacia Sedimentar do Cariri foram coletadas em 30 poços no

município de Juazeiro do Norte para análise físico-química e bacteriológica para determinação de sua qualidade. As águas amostradas têm baixa salinidade, com a condutividade variando entre 110 µS/cm e 900 µS/cm e baixas concentrações de cloreto com valor máximo de 181 mg/L, com exceção de um poço da Prefeitura que apresentou condutividade elétrica de 2930 µS/cm e 418 mg/L de cloretos. Em relação aos parâmetros nitrogenados, amônia, nitrito e nitrato, apenas 8 dos 30 poços apresentam águas potáveis e considerando os coliformes totais e fecais 13 poços apresentam água potável. Foi observada boa correlação linear entra cloretos e nitrato, indicando mesma origem para esses parâmetros, esse fato se deve aos poços se encontrarem em zona urbana.

Abstract – Groundwaters from Sedimentary Basin of Cariri were sampled in the township of

Juazeiro do Norte. Chemical and physical-chemical and bacteriological analyses were made for water quality evaluation. The waters have sampled low salinity, with electrical conductivity ranging from 110 µS/cm and 900 µS/cm and low concentration of chloride with a maximum value of 181 mg/L, exception a well which had electrical conductivity of 2930 µS/cm and 418 mg/L of chlorine. Considering the nitrogen parameters, ammonia, nitrite and nitrate, only 8 of the 30 wells have drinking water and considering the total coliforms and fecal coliforms 13 wells have drinking water. It was observed good linear correlation between chloride and nitrate, indicating same origin for these parameters, this fact is due to the wells are in urban areas.

(2)

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 2

INTRODUÇÃO

O abastecimento de água do município de Juazeiro do Norte é feito através de recursos hídricos subterrâneos da Bacia Sedimentar do Cariri, através dos aqüíferos Rio da Batateira (livre) e Missão Velha.

Este município está localizado na região do Cariri, no sul do Ceará, tem uma alta densidade populacional, com taxa de urbanização de 95,3% (IPECE, 2006). Como um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina atrai muitas pessoas todos os anos para atividades religiosas em homenagem ao Padre Cícero.

Com uma população de cerca de 200 mil habitantes recebe anualmente em romarias um quase esta quantidade de pessoas em cada uma das datas comemorativas: 2 de fevereiro: festa de Nossa Senhora das Candeias, 24 de março: aniversário de Padre Cícero, 15 de setembro: festa da padroeira Nossa Senhora das Dores, 1 de novembro: dia do romeiro e 2 de novembro: romaria do Padre Cícero.

Juazeiro do Norte é um dos municípios mais importantes em termos econômicos, sendo o comércio o setor responsável por 69% do PIB municipal (IPECE, 2006) e a indústria de produção de jóias e de folheados, indústria têxtil, artesanato, etc. responsável por 28,94% do PIB local. Estas atividades requerem suprimento de água elevado.

O município de Juazeiro do Norte precisa ter água potável para sua população e para seus visitantes, de água para suas atividades industriais. Este trabalho teve como objetivo identificar a qualidade das águas de abastecimento e indícios de contaminação pelas atividades desenvolvidas em área de recarga do aqüífero livre.

ÁREA DE TRABALHO

A área de trabalho está localizada no município de Juazeiro do Norte que é parte da área estudada no projeto COGERH/FCPC (2008) do qual fazem parte também os municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha.

Os 30 poços amostrados no município de Juazeiro do Norte, em dezembro de 2007, estão apresentados no mapa geológico da Figura 1. Estes poços captam água das Formações Rio da Batateira e Missão Velha. A geologia da área está descrita em Mont´Alverne et al. (1995).

(3)

Figura 1 – Mapa geológico com a localização dos poços amostrados.

METODOLOGIA

Amostras de um conjunto de 30 poços foram coletas no município, mas principalmente na sede. O fornecimento de água para a população é feito principalmente através da CAGECE (Companhia de Águas e Esgotos do Ceará), mas poços particulares abastecem grandes consumidores como fábricas, condomínios, etc. por isso, foram coletadas também amostras que não são do sistema de abastecimento público.

A CAGECE utiliza para o abastecimento público duas baterias de poços, uma no Riacho dos Macacos, na Timbaúba, e uma na Lagoa Seca. Por isso, foram coletadas cinco amostras da primeira bateria e cinco da segunda.

Em todas as amostras foram determinados os parâmetros físico-químicos Ca2+,Mg2+, Na+,

K+, Cl-, SO42-, HCO3-, CO22-, NH+, NO2-, NO3-, Fe3+, dureza, condutividade elétrica e pH e foi feita

análise bacteriológica para determinação coliformes totais e coliformes fecais. A metodologia de análise adotada está de acordo com o Standard Methods (APHA, 1992) e está descrita em Santiago e Silva (2007).

(4)

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 4

RESULTADOS

Os poços amostrados estão indicados na Tabela 1; 14 são da CAGECE, 5 da prefeitura e 11 são poços particulares. Os resultados das análises fisico-químicas e bacteriológicas estão tabelados em COGERH/FCPC (2008).

Tabela 1.Localização dos poços no município de Juazeiro do Norte amostrados para análise dos

íons maiores e análise bacteriológica.

No Endereço Proprietário

1 ASFACOM Prefeitura

2 Betolândia – PT 26 CAGECE

3 CAIC – Mutirão – PT19 CAGECE

4 CEFET CEFET

5 Cemitério Parque das Flores Cemitério

6 Colégio Salesiano Colégio

7 Curtume Santo Agostinho Avelino B. Monteiro

8 Horto CAGECE

9 Lagoa Seca 9 CAGECE

10 Lagoa Seca 12 CAGECE

11 Lagoa Seca13 CAGECE

12 Lagoa Seca14 CAGECE

13 Lagoa Seca15 CAGECE

14 Mercado Central Prefeitura

15 Novo Juazeiro Prefeitura

16 Palmeirinha CAGECE

17 Pedrinhas José Gondim

18 Pirajá Prefeitura

19 São José Prefeitura

20 SENAI SENAI 21 SESI SESI 22 SEBRAE Matriz 23 Tiradentes Prefeitura 24 Timbaúba 2A CAGECE 25 Timbaúba 3 CAGECE 26 Timbaúba 4 CAGECE 27 Timbaúba 5 CAGECE 28 Timbaúba 6 CAGECE

29 Vila Santo Antônio SISAR

30 Vila Santo Antônio Prefeitura

As águas amostradas têm baixa salinidade, com exceção do poço na Vila Santo Antônio de propriedade da prefeitura, como mostra o histograma de Sólidos Totais Dissolvidos da Figura 2. Os gráficos apresentados nas Figuras 3, 4 e 5 mostram os elementos nitrogenados, amônia, nitrito e nitrato em cada um dos poços amostrados menos o poço de alta salinidade.

(5)

0 500 1000 1500 2000 0 2 4 6 8 10 12 14 16 STD (mg/L) N o d e a m o s tr a s

Figura 2 – Sólidos Totais Dissolvidos em 30 amostras de água subterrânea no município de

Juazeiro do Norte. A sf a c o m S a o J o se C o lé g io S a le si a n o S E S I M e rc a d o C e n tr a l T ir a d e n te s L a g o a S e ca 1 4 L a g o a S e ca 1 3 V ila S to A n to n io S IS A R L a g o a S e ca 1 5 T im b a u b a 2 A T im b a u b a 3 T im b a u b a 4 T im b a u b a 5 T im b a u b a 6 S E N A I L a g o a S e c a 9 N o v o J u a ze ir o C e m it e ri o C A IC M u ti ra o L a g o a S e ca 1 2 B e to la n d ia C E F E T P e d ri n h a s P a lm e ir in h a P ir a ja S E B R A E H o rt o C u rt u m e 0 1 2 3 4 5 N N H4 + ( m g /L ) Limite de potabilidade

Figura 3 - Concentração de nitrogênio-amônia em amostras do município de

(6)

X V C O N G R E S S O B R A S IL E IR O D E Á G U A S S U B T E R R Â N E A S 6 Asfacom Sao Jose Colégio Salesiano SESI Mercado Central Tiradentes Lagoa Seca 14 Lagoa Seca 13 Vila Sto Antonio SISAR Lagoa Seca 15 Timbauba 2A Timbauba 3 Timbauba 4 Timbauba 5 Timbauba 6 SENAI Lagoa Seca 9 Novo Juazeiro Cemiterio CAIC Mutirao Lagoa Seca 12 Betolandia CEFET Pedrinhas Palmeirinha Piraja SEBRAE Horto Curtume 0 1 N - NO2 2 3 4 5 (mg/L) L im ite d e p o ta b ilid a d e F ig ur a 4 - C on ce ntr aç ão d e n itr og ên io -n itr ito e m a m os tra s d o m un ic íp io d e J ua ze iro d o N or te . Asfacom Sao Jose Colégio Salesiano SESI Mercado Central Tiradentes Lagoa Seca 14 Lagoa Seca 13 Vila Sto Antonio SISAR Lagoa Seca 15 Timbauba 2A Timbauba 3 Timbauba 4 Timbauba 5 Timbauba 6 SENAI Lagoa Seca 9 Novo Juazeiro Cemiterio CAIC Mutirao Lagoa Seca 12 Betolandia CEFET Pedrinhas Palmeirinha Piraja SEBRAE Horto Curtume 0 20 40 60 80 1 0 0 1 2 0 1 4 0 1 6 0 N - NO3- (mg/L) L im ite d e p o ta b ilid a d e F ig ur a 5 – C on ce ntr aç ão d e n itr og ên io -n itr ato e m a m os tra s d o m un ic íp io d e J ua ze iro d o N or te .

(7)

A amônia (Figura 3) é o início da cadeia de elementos nitrogenados; ela aparece em

concentração acima do limite potável (N-NH4-: 1,5 mg/L) em amostras de 11 poços. Em 6 destes

não aparecem nitrito e nitrato, o que representa contaminação recente, e nos demais 5 aparece juntamente com elevada concentração de nitrato. O nitrito (Figura 4) aparece acima do limite

recomendado (N-NO2-: 1,0 mg/L) para as águas potáveis somente em 4 amostras das quais em 3 a

concentração de nitrato também é elevada.

O nitrato (Figura 5) aparece em concentração acima do limite aceitável (N-NO3-: 10,0 mg/L)

para as águas potáveis em 13 amostras de acordo com o Ministério da Saúde (MS, 2004). Como estes poços estão em área urbana o nitrato é proveniente de contaminação orgânica por fossas cépticas e não através de produtos agrícolas.

A Figura 6 permite comparar as concentrações de amônia, nitrito e nitrato em todas as águas amostradas. Dos 30 poços, 8 apresentam valores aceitáveis para águas potáveis considerando os limites para estes parâmetros.

P5 P10 P15 P20 P25 0 10 20 30 40 N o d e a m o s tr a s Poço Amônia Nitrito Nitrato

Figura 6 – Concentração de amônia, nitrito e nitrato em amostras do município de

Juazeiro do Norte.

O cloreto (Figura 7) aparece em concentração acima do limite aceitável (Cl-: 250 mg/L)

somente na amostra de um poço, o da prefeitura na Vila Santo Antônio. Em geral, as águas amostradas têm salinidade baixa como mostra o histograma de condutividade elétrica na Figura 2.

(8)

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 8 A sf a co m S a o J o s e C o lé g io S a le s ia n o S E S I M e rc a d o C e n tr a l T ir a d e n te s L a g o a S e c a 1 4 L a g o a S e c a 1 3 V ila S to A n to n io S IS A R L a g o a S e c a 1 5 T im b a u b a 2 A T im b a u b a 3 T im b a u b a 4 T im b a u b a 5 T im b a u b a 6 S E N A I L a g o a S e ca 9 N o vo J u a ze ir o C e m it e ri o C A IC M u ti ra o L a g o a S e c a 1 2 B e to la n d ia C E F E T P e d ri n h a s P a lm e ir in h a P ir a ja S E B R A E H o rt o C u rt u m e 0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 C l - ( m g /L ) Limite de potabilidade

Figura 7 – Concentração de cloretos em amostras em amostras do município de

Juazeiro do Norte. .

Os coliformes totais e os coliformes fecais não devem estar presentes em águas para consumo humano. Os gráficos da Figura 8 mostram que 15 amostras apresentaram coliformes totais e 7 apresentaram coliformes fecais.

A Figura 9 mostra que concentração de cloretos e a condutividade elétrica são bem correlacionadas apresentando a relação linear dada por:

Cl- = 0,15 CE - 0,82

Com fator de correlação R2 = 0,82. Este comportamento se deve ao caráter conservativo do íon

cloreto.

A correlação entre a concentração de cloretos e a concentração de nitratos apresentada na Figura 10 mostra que estes parâmetros estão bem correlacionados apresentando a relação linear dada por:

(9)

X V C O N G R E S S O B R A S IL E IR O D E Á G U A S S U B T E R R Â N E A S 9 (a ) Asfacom Sao Jose Colégio Salesiano SESI Mercado Central Tiradentes Lagoa Seca 14 Lagoa Seca 13 Vila Sto Antonio SISAR Lagoa Seca 15 Timbauba 2A Timbauba 3 Timbauba 4 Timbauba 5 Timbauba 6 SENAI Lagoa Seca 9 Novo Juazeiro Cemiterio CAIC Mutirao Lagoa Seca 12 Betolandia CEFET Vila Sto Antonio Prefeitura Pedrinhas Palmeirinha Piraja SEBRAE Horto Curtume 0 2 0 0 4 0 0 6 0 0 8 0 0 1 0 0 0 1 2 0 0 1 4 0 0 1 6 0 0 1 8 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 2 4 0 0 2 6 0 0 Coliformes Totais (NMP) P o ç o s (b ) Asfacom Sao Jose Colégio Salesiano SESI Mercado Central Tiradentes Lagoa Seca 14 Lagoa Seca 13 Vila Sto Antonio SISAR Lagoa Seca 15 Timbauba 2A Timbauba 3 Timbauba 4 Timbauba 5 Timbauba 6 SENAI Lagoa Seca 9 Novo Juazeiro Cemiterio CAIC Mutirao Lagoa Seca 12 Betolandia CEFET Vila Sto Antonio Prefeitura Pedrinhas Palmeirinha Piraja SEBRAE Horto Curtume 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Coliformes Fecais (NMP) P o ç o s F igu ra 8 – C oli for m es to ta is (a ) e c oli for m es fe ca is (b) e m a m os tra s do m uni cípi o d e Jua ze iro do N or te .

(10)

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 10 0 40 80 120 160 200 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 CE (µS/cm) C l - ( m g /L ) Cl = 0,15 CE - 0,82 R2 = 0,82

Figura 9 – Concentração de cloreto versus condutividade elétrica.

Cl = 0,73 NO3 + 12,69 R2 = 0,83 0 40 80 120 160 200 0 40 80 120 160 200 NO3 (mg/L) C l - ( m g /L )

(11)

Com fator de correlação R2 = 0,83. Esta boa correção indica a mesma origem para cloretos e nitratos que devem ser provenientes de resíduos domésticos, uma vez que os poços amostrados estão localizados na zona urbana.

CONCLUSÕES

As análises fisico-químicas e bacteriológicas de 30 amostras de água subterrânea do município de Juazeiro coletadas no final do período seco de 2007 permitiram identificar os seguintes aspectos relacionados com a sua qualidade para consumo humano.

- Sob o aspecto de salinidade elas são potáveis, com exceção do poço na Vila Santo

Antônio de propriedade da prefeitura.

- Quanto aos elementos nitrogenados 8 amostras são de águas potáveis e as 22 restantes

apresentam amônia, nitrito e/ou nitrato acima do limite recomendado.

- Sob o aspecto bacteriológico somente 13 amostras são consideradas potáveis, pois as

outras contêm coliformes totais e parte destas também coliformes fecais.

- O aspecto conservador do íon cloreto foi observado nestas águas.

- A origem dos elementos nitrogenados é a presença de resíduos domésticos nas águas

cujos poços estão localizados em zona urbana.

Agradecimentos

Os autores agradecem à COGERH e a UFC pelo apoio logístico.

REFERÊNCIAS BBLOGRÁFICAS

APHA. Standard Methods for the examination of water and wastewater. 18. ed. AWWA -WPCP. 1992.

COGERH/FCPC (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos/Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura). Serviços técnicos referentes a análises hidroquímicas e bacteriológicas dos planos de monitoramentos dos aqüíferos da Bacia Potiguar e da Bacia do Araripe, Estado do Ceará.

(12)

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 12 IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará). Índice de Desenvolvimento

Municipal (IDM) Ceará. 2006.

MS (Ministério da Saúde). 2004. Portaria No 518, de março de 2004. 15 p.

MONT´ALVERNE , A.A.F., COSTA, W.D., PONTE, F.C., DANTAS, J.R.A, MELO JÚNIOR, A.H., PONTE, J.S.A. & SILVA, C.F. 1995 Avaliação das disponibilidades hídricas subterrâneas da Bacia Sedimentar do Araripe Ceará – Pernambuco – Piauí. Revista da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, ABAS, dezembro/1995, p.37-56.

SANTIGO, M.M.F. & SILVA. Manual de Análise Hidroquímica e Bacteriológica do Departamento de Física da UFC. 2007

Referências

Documentos relacionados

A Tabela (6) mostra, para cada circuito e fase analisada no terminal do Receptor, o valor nominal de tensão da fonte, o valor máximo de sobretensão encontrado após as

E quando tudo está bem, você pode dizer: Tudo bem нормально!.

Todas as espécies à exceção de amêijoa -boa e ostra -japonesa/gigante B* Ria Formosa, Olhão.. OLH3 Todas

O mês de fevereiro teve um volume de chuva acima da média na metade sul do RS e em alguns pontos da Serra (Figura 2), alcançando 210 mm na estação do Campus Capão do

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ALGARVE COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO CENTRO COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO

Boas práticas organizativas de inclusão social em escolas com Ensino Secundário  Boas práticas organizativas de inclusão social de jovens em abandono escolar 

1º desta Lei, nos limites das obrigações contratuais, das despesas efetuadas pelo beneficiário com assistência à saúde, em casos de urgência ou emergência,

Para a simulação que assegura 25% do consumo médio anual, a Tabela 47 apresenta a energia consumida e injetada na rede durante um ano, a energia consumida e injetada na rede no mês