• Nenhum resultado encontrado

JUSPratico.pt Manual de Ajuda

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JUSPratico.pt Manual de Ajuda"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

JUS

Pratico.pt

Manual de Ajuda

Versão 1 Maio de 2011

(2)

ÍNDICE

I. CONCEITO DE JUSPRATICO 2

1. MANUAL DE AJUDA 2

2. APOIO AO CLIENTE 2

II. ACESSO À BASE DE DADOS 3

III. AUTORES 3

IV. PÁGINA DE ENTRADA 4

V. CONTEÚDOS 4 A) DOUTRINA 4 B) LEGISLAÇÃO 5 C) JURISPRUDÊNCIA 5 D) CÓDIGOS JUSPRÁTICO.PT 5 E) FORMULÁRIOS JUSPRÁTICO.PT 5 I) ÁREA PESSOAL 6

IV. CARACTERÍSTICAS DA BASE DE DADOS 6

V. PÁGINA DE ENTRADA 6

1. PESQUISA UNIVERSAL 7

1.1. Pesquisa com sinónimos 7

1.2. Pesquisa avançada 9 1.2.1. Doutrina 10 1.2.2. Legislação 11 1.2.1. Jurisprudência 15 1.2.4. Formulários 23 Lista de resultados 25

2. PESQUISA POR ÍNDICE SISTEMÁTICO 30

2.1. Doutrina 30

2.2. Legislação 32

2.3. Formulários 33

VI. iReport 34

VII. VISUALIZAR UM DOCUMENTO DE DOUTRINA 35

VIII. VISUALIZAR UM DOCUMENTO DE LEGISLAÇÃO 36

IX. VISUALIZAR UM DOCUMENTO DE JURISPRUDÊNCIA 39

X. VISUALIZAR UM DOCUMENTO DE FORMULÁRIOS 41

XI. ÁREA PESSOAL 41

XII. FUNCIONALIDADES DA BASE DE DADOS 46

1. Enviar um documento 46

2. Imprimir 47

2.1. Impressão de documento 47

2.2. Impressão de lista de resultados: 48

3. Guardar 50

3.1. Guardar um documento 50

3.2. Guardar a lista de resultados 51

4. Navegação na lista de resultados 53

5. Tamanho de letra 53

(3)

J

J

U

U

S

S

P

P

r

r

á

á

t

t

i

i

c

c

o

o

.

.

p

p

t

t

BASES DE DADOS DE DIREITO LABORAL E SEGURANÇA SOCIAL

I. CONCEITO DE JUSPRATICO

JUSPrático.pt é uma base de dados com conteúdos de Direito Laboral e de Segurança Social, do sistema jurídico português, destinado aos profissionais jurídicos, baseado na tecnologia WK.Explorer. Todos os documentos são tratados por juristas portugueses com formação em ciência legística e ciências documentais.

JUSPrático.pt combina um vasto conteúdo documental de legislação, jurisprudência, doutrina e outros documentos de autor, actualizados diariamente e analisados criteriosamente, com tecnologia avançada, bastante intuitiva e que permite a interligação entre os textos, desenvolvida para obter os resultados máximos na pesquisa de documentos que deseja encontrar.

O motor de pesquisa WK.Explorer incorporado na base de dados jurídicos JUSPrático.pt é o único no mundo que inclui um sistema de pesquisa inteligente baseado na semântica.

1. MANUAL DE AJUDA

A apresentação do presente manual destina-se a optimizar o rendimento da base de dados através de orientações em ambiente Internet. Tendo em conta a natureza, o constante e rápido desenvolvimento da tecnologia, podem ser alteradas algumas funcionalidades não previstas neste manual.

2. APOIO AO CLIENTE

Em caso de dúvida sobre a utilização da base de dados existe um departamento especializado no apoio ao cliente para auxiliar os profissionais a optimizar a utilização da aplicação, ou pode visitar o site www.wolterskluwer.pt www.juspratico.pt ou contactar através do e-mail

clientesjuspratico@wkp.pt.

Formação online é completamente gratuita. A partir do local onde se encontra e em pouco tempo pode conhecer todas as funcionalidades de JUSPrático.pt e assim obter o máximo rendimento na pesquisa. Pode solicitar uma chave de demonstração gratuita para conhecer a base de dados, durante 3 dias. Basta, para isso, preencher o formulário disponível e receberá por correio electrónico a sua chave de aceso e login.

(4)

II. ACESSO À BASE DE DADOS

JUSPrático.pt é um sistema de informação jurídica de pesquisa acessível através da Internet. O acesso é restringido aos subscritores. As instituições podem obter acesso através de Internet

Protocol (IP), dado que JUSPrático.pt reconhece o pedido do computador de origem como se se

tratasse de um subscritor. O acesso através de IP permite a entrada em simultâneo de vários utilizadores previamente definidos. O acesso personalizado através de senha e palavra-chave,

permite a utilização da área pessoal.

JUSPrático.pt pode ser personalizada.

III. AUTORES

António Gameiro, deputado, docente universitário e advogado Licenciatura em Direito pela Universidade Internacional.

Curso de Pós-Graduação em Ciências Político-Administrativas pela Faculdade de Direito de Lisboa. Curso de Pós-Graduação em Contabilidade, Gestão Orçamental e Finanças Públicas pelo Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG).

Pós-Graduado em Administração e Políticas Públicas, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Mestre em Estudos Europeus pela Universidade Pontifícia de Salamanca.

Mestre em Administração e Políticas Públicas no ISCTE, tendo defendido o tema “O Controlo Parlamentar das Finanças Públicas”.

Doutorando em Direito Constitucional na Universidade Complutense de Madrid.

Professor Coordenador no Curso de Solicitadoria do Instituto Superior de Ciências da Administração (ISCAD) da Universidade Lusófona.

Eleito Deputado à Assembleia da República, mandato de 2005-2009 e 2009-2011.

Luís Pereira, docente universitário, formador e advogado.

Licenciatura em Direito (Ciências Jurídico Civilísticas), Universidade Autónoma de Lisboa, Pós-Graduado em Direito da União Europeia, Universidade Autónoma de Lisboa.

Pós-Graduado em Direito, Universidade Autónoma de Lisboa.

Doutorando em Ciência Politica, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Docente no Instituto Superior de Ciências da Administração – ISCAD – Grupo Lusófona, nos 1.º Ciclos (Licenciaturas) em Solicitadoria e em Contabilidade e Administração.

Docente na Escola Superior de Educação Almeida Garrett – ESEAG – Grupo Lusófona, no 1.º Ciclo (Licenciatura) em Educação Social.

Secretário Pedagógico do 1.º Ciclo (Licenciatura) em Solicitadoria, no Instituto Superior de Ciências da Administração – ISCAD – Grupo Lusófona.

(5)

IV. PÁGINA DE ENTRADA

Através da página principal de JUSPrático.pt é possível aceder aos conteúdos da base de dados: pesquisa universal, índice sistemático, códigos, formulários, novidades e à área pessoal. Na página de entrada, o utilizador pode entrar em contacto com o departamento de apoio ao cliente por e-mail ou telefone, para além de estar ao seu dispor a inscrição para acções de formação e períodos de demonstração gratuita.

Para consultar a base de dados é necessário aceder à Internet através da página,

http://www.juspratico.pt, e para visualizar os seus conteúdos é necessário introduzir o nome de utilizador e password indicados por JUSPrático.pt, bastando clicar para entrar.

V. CONTEÚDOS

JUSPrático.pt é uma base de dados de doutrina, jurisprudência, legislação e formulários, totalmente inter-relacionada entre si, cujos conteúdos se descrevem de seguida.

A) DOUTRINA

JUSPrático.pt inclui comentários de natureza doutrinária de autores especializados das matérias tratadas, com o objectivo de auxiliar na interpretação e resolução de todos os temas relacionados com qualquer dúvida que possa surgir ao profissional no desenvolvimento da sua actividade.

(6)

Os comentários são uma análise prática de forma sistematizada e de grande qualidade com ligações à legislação, jurisprudência e formulários relacionados, dando assim uma visão global sobre o tema consultado.

B) LEGISLAÇÃO

A base de dados inclui toda a legislação relevante de âmbito nacional, comunitário e internacional que afectam directamente ou indirectamente a interpretação e aplicação das normas a aplicar. A análise dos diplomas legais é feita diariamente para introduzir as alterações que venham a sofrer de forma que estejam disponíveis na versão vigente e consolidada em qualquer momento. A base de dados disponibiliza ainda as versões históricas da norma. As normas que estão revogadas estão devidamente assinaladas tanto na lista de resultados como no corpo do texto do diploma

.

C) JURISPRUDÊNCIA

JUSPrático.pt inclui um leque de decisões de todos os tribunais superiores que tratem de matérias de direito do trabalho e segurança social (Supremo Tribunal Administrativo, Supremo Tribunal de Justiça, Tribunais Centrais Administrativos, Tribunais da Relação, Tribunal Constitucional, tribunais de trabalho de primeira instância), pareceres da Procuradoria-geral da República, de Justiça de Proximidade – Julgados de Paz, e decisões de tribunais da União Europeia (Tribunal de Justiça da Comunidade Europeia e Tribunal de Primeira Instância da Comunidade Europeia).

As decisões estão analisadas e tratadas para facilitar a consulta do seu conteúdo: sumário, destaque de disposições aplicadas, jurisprudência relacionada no mesmo sentido e em sentido contrário, trechos de texto ressaltados por meio de cor de forma a distinguir, as partes mais importantes dos fundamentos de direito. Todos os documentos têm uma ficha agregada que resume todos os dados do documento.

D) CÓDIGOS JUSPRÁTICO.PT

Para maior facilidade de consulta, organizaram-se inúmeros diplomas, nomeadamente, códigos e outros diplomas fundamentais, por ramos de direito, Direito Laboral e Direito da Segurança Social com legislação complementar e avulsa relacionada, com versões de vigência a partir de 1 de Janeiro de 2005, com os textos sucessivos consolidados, sendo o último texto o consolidado e vigente.

E) FORMULÁRIOS JUSPRÁTICO.PT

(7)

I) ÁREA PESSOAL

É um espaço reservado aos utilizadores no qual podem arquivar as suas pesquisas, documentos mais relevantes ou extractos de documentos. Os utilizadores podem pedir um serviço de alertas por e-mail, diária ou semanalmente para receber informação sobre a incorporação de novos documentos na base de dados associados aos critérios de pesquisa indicados. Os alertas, também, podem ser recebidos via RSS.

IV. CARACTERÍSTICAS DA BASE DE DADOS

São características principais da base de dados:

Acompanhamento diário dos conteúdos e actualizações pertinentes com possibilidade de alertas para o e-mail do utilizador.

Produto online baseado na tecnologia WK Explorer e utilização bastante fácil e intuitiva. Informação inter-relacionada.

Resultados ordenados por relevância ou ordem cronológica ascendente ou decrescente. Análise rigorosa de todos os documentos.

Ficha com todos os dados disponíveis do documento. Sistema de consulta mais rápido e eficaz.

Pesquisa semântica. iReport.

V. PÁGINA DE ENTRADA

Na barra do menu principal estão identificadas as diversas formas para encontrar informação em JUSPrático.pt:Pesquisa universal, Índice sistemático, Códigos e Formulários.

(8)

1. PESQUISA UNIVERSAL

Na maioria das situações é necessário obter informação sobre qualquer tipo de documentos em simultâneo (doutrina, legislação, jurisprudência e formulários) sobre um assunto determinado. Assim e a partir de um único pedido de pesquisa - pesquisa universal – é possível obter toda a informação.

1.1. Pesquisa com sinónimos

Para realizar a pesquisa, deve escrever no campo de texto livre a palavra, palavras, frase ou expressão que se pretende encontrar, em maiúsculas ou minúsculas, com ou sem acentuação, no singular ou plural. É necessário activar pesquisa com sinónimos.

Caso haja um lapso de escrita, JUSPrático.pt pergunta se está correcto o termo da pesquisa.

Após o preenchimento do campo, clica-se no botão . JUSPrático.pt recomenda que se verifique se está activa a pesquisa . Este tipo de pesquisa amplia e incorpora a consulta de sinónimos dos termos escritos, expressões compostas, conceitos jurídicos, palavras estrangeiras ou acrónimos. Esta funcionalidade permite que numa única pesquisa encontre toda a informação que precisa ainda que os documentos incluam expressões distintas. Se não activar a funcionalidade , JUSPrático.pt apenas devolve resultados de acordo com a expressão

(9)

JUSPrático.pt permite recorrer à pesquisa avançada para localizar um documento com todas as palavras, com a frase exacta, com alguma das palavras ou sem as palavras, com a activação do campo

Com todas as palavras permite encontrar todos os documentos que tenham as palavras que tenha escrito no campo.

Com a frase exacta permite encontrar todos os documentos que tenham as palavras exactas ou literais que tenha escrito no campo.

(10)

Com alguma das palavras, permite encontrar todos os documentos que tenham pelo menos uma das palavras escritas no campo.

Sem as palavras, permite encontrar todos os documentos que não tenham qualquer uma das palavras escritas no campo.

JUSPrático.pt incorpora um sistema único de pesquisa e ordenação de documentos por relevância, e apresenta a lista de resultados ordenados pela importância do documento independentemente da data.

Exemplo de pesquisa sobre salário mínimo, com sinónimos.

1.2. Pesquisa avançada

A pesquisa com sinónimos para cada tipo de documento, apresenta campos que podem variar em conformidade com o tipo de documento. A pesquisa avançada activa-se clicando no botão:

(11)

E aparecerá o seguinte quadro para pesquisar por tipo de documento, existente na base de dados:

1.2.1. Doutrina

(12)

Matéria:

Mediante o botão abre-se o assistente com o índice da obra completa. Este assistente localiza os

comentários de autor após a selecção através do seu índice sistemático. A pesquisa pode ser combinada com a pesquisa livre. A lista inclui pastas com cor azul que indica a existência de

subpastas com mais desenvolvimento de conceitos. O símbolo do documento, significa que é um

conceito sem mais desenvolvimento.

Também pode pesquisar por texto livre no campo de pesquisa, que se encontra imediatamente acima do índice sistemático.

Através da referência JUSPrático.pt pode ser encontrado um comentário dos autores. O formato

único desta referência é composto de número e ano do documento. Exemplo: 853/2011:

1.2.2. Legislação

JUSPrático.pt permite afinar a pesquisa por consulta de diplomas legais recorrendo à pesquisa por texto livre, tipo de diploma, âmbito territorial, data do diploma, número do diploma, data da publicação oficial e referência JUSPrático.pt.

(13)

Tipos de diploma

Este campo de pesquisa localiza os tipos de diplomas. A pesquisa pode ser combinada com a

pesquisa livre. Mediante o botão abre-se o assistente com o índice completo dos diplomas.

Na parte superior do assistente pode encontrar os diplomas, ordenados alfabeticamente, bastando clicar em cima da letra pretendida ou, pode efectuar uma pesquisa por palavra preenchendo o

(14)

respectivo campo. Após accionar o botão pesquisa, a palavra é visualizada em cor azul para melhor identificar a palavra pesquisada. Se clicar em nova pesquisa, é necessário preencher de novo o campo.

Seleccionados os tipos de diplomas clica-se em e estes aparecerão no campo de

(15)

Pesquisa por âmbito territorial

Este campo de pesquisa localiza os diplomas por âmbito territorial. A pesquisa pode ser combinada

com a pesquisa livre. Mediante o botão , abre-se o assistente com o índice do território

abrangente.

Na parte superior do assistente pode encontrar as publicações por índice alfabético bastando clicar em cima da letra pretendida ou, pode efectuar uma pesquisa por palavra preenchendo o respectivo campo que após accionar o botão pesquisa, a palavra é visualizada em cor azul para melhor visualização. Se clicar em nova pesquisa, é necessário preencher de novo o campo. Seleccionada a

publicação oficial clica-se em e aparecerão no campo de pesquisa:

Número de diploma

Este campo permite pesquisar diploma pelo número, encontrando-se dividido em duas partes: o número e o ano.

Excepcionalmente, para pesquisar normas comunitárias (cuja identificação se compõe de forma alfanumérica como por exemplo FOM/634/2002, de 14 de Março, pelo que na primeira casa incluí-se a parte alfanumérica: FOM/634.

Pesquisa por data da publicação oficial

Este campo de pesquisa permite localizar os documentos por data. A pesquisa por data admite vários formatos de escrita que se enumeram em seguida:

(16)

Datas concretas (é conhecida a data exacta, o dia o mês e o ano): X 1998 3-10-1998 3 Out 98 3-10-98 03-10-1998 3 Out 1998 03-10-98 3/10/1998 3 Outubro 98 3/10/98 03/10/1998 3 Outubro 1998 03/10/98

Conhece-se apenas o mês e ano, Maio de 1999:

5-99 5/99 Mai 99

05-99 05/99 Maio 99

5-1999 5/1999 Mai 1999

05-1999 05/1999 Maio 1999

Sabe-se unicamente o ano, (Exemplo, 2001): 2001 ou 01

Também é possível fazer pesquisas com intervalo temporal. Por exemplo, um acórdão e um diploma dos anos 1997 a 1998: De 1997 a 1998 De 97 a 98 De 1-1-1997 a 31-12-1998 De 1-1-97 a 31-12-98 De 01-01-1997 a 31-12-1998 De 01-01-97 a 31-12-98 De 1/1/1997 a 31/12/1998 De 1/1/97 a 31/12/98 De 01/01/1997 a 31/12/1998 De 01/01/97 a 31/12/98

Finalmente, podem localizar-se documentos até determinada data ou desde determinada data: Até 1997 ou Desde 1997

Pesquisa por referência

Através da referência JUSPrático.pt pode ser encontrado um diploma. O formato único desta

referência é composto de número e ano do documento. Exemplo: 853/2011:

1.2.1. Jurisprudência

JUSPrático.pt permite afinar a pesquisa por consulta de jurisprudência, por tipo de documento, tribunal, relator, data, disposições aplicadas e referência JUSPrático.pt.

(17)

Pesquisa por tipo de documento

Este campo de pesquisa localiza por tipo de documento. A pesquisa pode ser combinada com a

pesquisa livre. Mediante o botão abre-se o assistente com o índice dos documentos.

(18)

Este campo de pesquisa localiza as decisões após a selecção do tribunal. A pesquisa pode ser

combinada com a pesquisa livre. Mediante o botão abre-se o assistente com o índice dos

tribunais. A lista inclui pastas com cor azul que indica a existência de subpastas com mais

desenvolvimento, por exemplo com secções. O símbolo do documento significa que não existem

mais divisões.

Na parte superior do assistente pode encontrar os tribunais por índice alfabético, bastando clicar em cima da letra pretendida ou, pode efectuar uma pesquisa por palavra preenchendo o respectivo campo que após accionar o botão pesquisa, a palavra é visualizada em cor azul para melhor visualização. Se clicar em nova pesquisa, é necessário preencher de novo o campo.

(19)

Seleccionado o tribunal clica-se em e aparecerão no campo de pesquisa:

Pesquisa por relator

Este campo de pesquisa localiza as decisões após a selecção dos relatores que proferiram a decisão.

A pesquisa por relator pode ser combinada com a pesquisa livre. Mediante o botão abre-se o

(20)

Na parte superior do assistente pode encontrar os diplomas por índice alfabético bastando clicar em cima da letra pretendida ou, pode efectuar uma pesquisa por palavra preenchendo o respectivo campo que após accionar o botão pesquisa, a palavra é visualizada em cor azul para melhor visualização. Se clicar em nova pesquisa, é necessário preencher de novo o campo.

(21)

Pesquisa por data do acórdão

Este campo de pesquisa permite localizar os documentos por data. A pesquisa por data admite vários formatos de escrita que se enumeram em seguida:

Datas concretas (é conhecida a data exacta, o dia o mês e o ano):

X 1998

3-10-1998 3 Out 98 3-10-98

03-10-1998 3 Out 1998 03-10-98

3/10/1998 3 Outubro 98 3/10/98 03/10/1998 3 Outubro 1998 03/10/98

Conhece-se apenas o mês e ano, Maio de 1999:

5-99 5/99 Mai 99

05-99 05/99 Maio 99

5-1999 5/1999 Mai 1999

05-1999 05/1999 Maio 1999

Sabe-se unicamente o ano, (Exemplo, 2001): 2001 ou 01

Também é possível fazer pesquisas com intervalo temporal. Por exemplo, um acórdão e um diploma dos anos 1997 a 1998: De 1997 a 1998 De 97 a 98 De 1-1-1997 a 31-12-1998 De 1-1-97 a 31-12-98 De 01-01-1997 a 31-12-1998 De 01-01-97 a 31-12-98 De 1/1/1997 a 31/12/1998 De 1/1/97 a 31/12/98 De 01/01/1997 a 31/12/1998 De 01/01/97 a 31/12/98

(22)

Até 1997 ou Desde 1997

Disposições aplicadas

Este campo de pesquisa localiza as decisões após a selecção das disposições aplicadas que os relatores utilizaram para a decisão. A pesquisa pode ser combinada com a pesquisa livre. Mediante

o botão abre-se o assistente com o índice dos diplomas completo. A lista inclui pastas com cor

azul que indica a existência de subpastas com mais desenvolvimento de conceitos. O símbolo

do documento significa que é um conceito sem mais desenvolvimento.

Na parte superior do assistente pode encontrar os diplomas por índice alfabético bastando clicar em cima da letra pretendida ou, pode efectuar uma pesquisa por palavra preenchendo o respectivo campo que após accionar o botão pesquisa, a palavra é visualizada em cor azul para melhor visualização. Se clicar em nova pesquisa, é necessário preencher de novo o campo.

(23)

Seleccionadas as disposições clica-se em e estas aparecerão no campo de pesquisa:

Pesquisa por referência

Através da referência JUSPrático.pt pode ser encontrado um diploma. O formato único desta

(24)

1.2.4. Formulários

JUSPrático.pt permite afinar a pesquisa por consulta de formulários, combinando mais dados: por matéria e referência JUSPrático.pt.

Matéria:

Mediante o botão abre-se o assistente com o índice da obra completa. Este assistente localiza os

comentários de autor após a selecção através do seu índice sistemático. A pesquisa pode ser combinada com a pesquisa livre. A lista inclui pastas com cor azul que indica a existência de

subpastas com mais desenvolvimento de conceitos. O símbolo do documento significa que é um

conceito sem mais desenvolvimento. Também pode pesquisar por texto livre no campo de pesquisa, que se encontra imediatamente acima do índice sistemático.

(25)

Na parte superior do assistente pode encontrar os diplomas por índice alfabético bastando clicar em cima da letra pretendida. Pode ainda efectuar uma pesquisa por palavra preenchendo o respectivo campo onde, após accionar o botão pesquisa, a palavra é visualizada em cor azul para melhor identificação. Se clicar em nova pesquisa, é necessário preencher de novo o campo.

Através da referência JUSPrático.pt pode ser encontrado um diploma. O formato único desta

(26)

Lista de resultados

Se for feita uma consulta sobre nota de culpa, iniciamos a pesquisa na página de entrada.

Com a realização da pesquisa a base de dados apresenta a lista de resultados.

As palavras utilizadas na pesquisa aparecem destacadas, tanto na lista de resultados como no texto do documento. Os resultados aparecem classificados por pastas, uma para cada tipo de documento. Ao clicar sobre cada pasta, pode aceder-se aos resultados de cada uma.

(27)

Cada pasta indica o número de documento que contém.

A lista de resultados dá uma visão global de todos os documentos relacionados com a pesquisa, dando os seguintes benefícios:

Com uma única pesquisa a base de dados devolve na lista de resultados, documentos de todos os tipos: doutrina, legislação, jurisprudência e formulários, separados em pastas.

Os resultados estão classificados de forma que o utilizador possa consultar vários tipos de documentos sem necessidade de lançar nova consulta.

Quando não existam documentos de um determinado tipo, a pasta correspondente não se visualiza.

Os documentos na lista de resultados aparecem por ordem de relevância. O sistema de ordenação

por relevância que incorpora JUSPrático.pt converte a pesquisa livre, de forma que a localização

da informação mais importantes dentro da pesquisa efectuada apareçam primeiro na lista de resultados.

O sistema de relevância tem as seguintes vantagens:

Poupança de tempo: localiza a informação de forma mais imediata. Não é necessário que se leiam todos os documentos da lista de resultados, já que na primeira página estão os documentos mais ajustados à consulta.

Segurança: chega-se ao mais importante em primeiro lugar, constantemente actualizados. Facilidade: os resultados são ajustados às expectativas. Não é necessário introduzir operadores booleanos nem eliminar proposições nem advérbios. O utilizador Napo precisa de recorrer as estratégicas de pesquisa complexa. O utilizador apenas necessita de escrever o que deseja consultar em “linguagem natural”.

A classificação de resultados permite, que dentro de todos os documentos da lista de resultados, visualizar apenas os que forem associados a uma determinada categoria, por exemplo, agrupamento por ano, matéria, tipo de diploma, etc.

(28)

Documentos de Legislação: permite visualizar a lista de resultados agrupados por tipo de diplomas, por ano, por âmbito e por matéria, bastando clicar sob o botão para expandir ou fechar a informação. Documentos de Jurisprudência: permite visualizar a lista de resultados agrupados por tipo de tribunal, por ano e por matéria, bastando clicar sob o botão para expandir ou

fechar a informação.

Filtrar resultados:

Filtrar resultados permite reduzir e precisar a consulta de formas distintas:

1. Pesquisa na lista de resultados: permite incluir uma palavra ou palavras no campo de pesquisa dentro da lista de resultados, para reduzir o número de documentos encontrados

2. Sugestões de JUSPrático.pt: afinação da pesquisa de acordo com os termos ou conceitos mais comuns.

Pesquisa na lista de resultados:

A lista de resultados pode ser afinada, se o utilizador efectuar uma nova pesquisa combinada com outros temas, bastando preencher o campo adequado:

(29)

Sugestões de JUSPrático.pt:

Clicando sobre , é sugerida uma afinação da pesquisa de acordo com os termos ou conceitos mais comuns ou tratados nos documentos localizados pela pesquisa inicial. O utilizador pode marcar os conceitos que melhor se adequam à pesquisa pretendida.

(30)
(31)

O resumo adianta o objecto da lide e em que sentido o Tribunal decidiu. O utilizador pode, sem abrir o documento, consultar partes dos textos objecto do termo ou expressões previamente definidas na pesquisa. Basta clicar em . Esta funcionalidade permite obter uma visão rápida da informação, ler os parágrafos mais interessantes e valorar os documentos sem aceder um por um, podendo passar para os documentos anteriores ou seguintes

através do navegador disponível.

2. PESQUISA POR ÍNDICE SISTEMÁTICO

2.1. Doutrina

A doutrina pode ser localizada através do índice sistemático. O índice organiza as matérias com uma

estrutura lógica que determina a sua ordem e hierarquização e está dividido em capítulos que

(32)

JUSPrático.pt prevê três níveis de informação:

1. Parte

2. Capítulo 2.1. Secção

2.1.1. Epígrafe

O índice desglosa-se à medida que se clica sobre os elementos da sua estrutura.

(33)

2.2. Legislação

Códigos JUSPrático.pt permite o acesso directo aos diplomas fundamentais e mais consultados

pelos utilizadores, organizados por ramo de direito e um pequeno índice, sem que se tenha de introduzir critérios de pesquisa (embora na pesquisa universal possam ser devolvidos mais resultados de legislação dado que nesta pasta apenas estão as normas mais importantes para facilidade de uso). O índice organiza as matérias por pastas. O índice desglosa-se à medida que se clica sobre os elementos da sua estrutura.

Existe igualmente um campo de pesquisa para encontrar informação no índice sistemático. Basta escrever a palavra ou palavras que se desejam pesquisar em título do diploma e clicar no botão

(34)

2.3. Formulários

JUSPrático.pt disponibiliza uma selecção de formulários para uso do profissional, preparados para editar ou adaptar a cada caso concreto organizados em pastas de acordo com os temas tratados. O índice organiza as matérias por pastas. O índice desglosa-se à medida que se clica sobre os elementos da sua estrutura.

(35)

VI. iReport

iReport lê os resultados, selecciona e elaborada um resumo sobre o essencial da matéria

pesquisada.

iReport oferece-lhe tempo e benefícios:

1. Apresenta um resumo dos documentos que podem responder melhor à consulta lançada na base de dados.

2. Poupança de tempo na pesquisa dos documentos mais adequados à consulta perante listas grandes de documentos

3. Disponibiliza uma visão completa de todo o tipo de documentos na base de dados segundo a relevância de cada um.

(36)

VII. VISUALIZAR UM DOCUMENTO DE DOUTRINA

Na pasta DOUTRINA encontra o conteúdo diferenciador de JUSPrático.pt. abrindo o texto que se deseja consultar na parte central do ecrã do computador o texto. Dentro do texto podemos encontrar esquemas exemplos práticos e citações de doutrina. Dentro do texto, podem aparecer links para outros documentos. En la parte izquierda encontrará un acceso al análisis y al índice sistemático de la resolución que le va ha permitir navegar por el documento.

(37)

VIII. VISUALIZAR UM DOCUMENTO DE LEGISLAÇÃO

Situados na pasta de legislação, para visualizar um diploma clica-se no título e aparece o seguinte ecrã que se demonstra em seguida.

Cada diploma inclui uma estrutura. Tendo em conta o exemplo, a estrutura será a seguinte??? e conforme visualizada no lado esquerdo do ecrã. Basta clicar para ir directamente à parte que se pretende no documento.

O ecrã apresenta o diploma em versão vigente e consolidada, e ainda as diversas versões anteriores. Por defeito o diploma é sempre apresentado em versão vigente e consolidada. A consulta de versões de vigência anteriores, pode efectuar-se a partir da lista de períodos de tempo que acompanha o documento no lado esquerdo do ecrã.

A cor que se encontra ressaltada da lista indica que versão do documento está aberta. A partir do preenchimento do campo do artigo pode-se ir directamente para o artigo que se pretende visualizar, bastando para tanto clicar em OK.

Pode ainda existir uma versão que à data da pesquisa se encontre durante o período de vacacio legis.

Os diplomas legais têm notas importantes da redacção JUSPrático.pt de remissão para outros diplomas ou de notas de vigência.

(38)

JUSPrático têm na sua base de dados de legislação diplomas revogados que estão disponíveis pelo seu interesse e aplicação prática identificado de diversas formas:

(39)

Para ver cada conteúdo da estrutura da ficha basta clicar sobre o enunciado do mesmo e para voltar, clica-se em qualquer uma das versões de vigência .

Conteúdo da ficha

A ficha resume a mais valia de JUSPrático.pt na análise da informação. A ficha apresenta a relação de conteúdos do lado esquerdo do ecrã conforme a seguinte imagem:

Dados identificativos – origem do documento.

Descritores – faculta um índice analítico do texto legal facilitando o acesso aos descritores, bastando clicar sobre o artigo indicado.

Rectificado por – indicação da norma rectificadora.

Norma afectada por – abrindo-se o comentário pode consultar-se as normas que afectam o diploma em consulta e clicando pode ver-se o texto completo das mesmas.

Declaração de inconstitucionalidade – quando exista. Fixação de jurisprudência – quando exista.

Revoga – enumera os diplomas revogados pelo Código que se consulta e podem ser consultados mediante o link disponível.

Norma que afecta – enumera os diplomas e clicando no link indicado visualiza-se o texto completo dos mesmos.

Norma regulamentada por – enumera os diplomas reguladores e clicando no link indicado visualiza-se o texto completo dos mesmos.

(40)

Legislação relacionada – enumera os diplomas relacionados com a norma que se consulta e clicando visualiza-se o texto completo dos mesmos.

Bibliografia / Doutrina relacionada – enumera a bibliografia relacionada com o diploma e clicando visualiza-se o documento completo dos mesmos.

Formulários relacionados – enumera os formulários relacionados com o diploma e clicando visualiza-se o documento completo dos mesmos.

IX. VISUALIZAR UM DOCUMENTO DE JURISPRUDÊNCIA

Situados na pasta de jurisprudência, para visualizar um documento de jurisprudência basta clicar no título da decisão e aparece o seguinte ecrã. Aparece sempre o texto completo.

Cada documento de jurisprudência ou parecer inclui uma estrutura. Tendo em conta o exemplo, a estrutura será a seguinte e conforme visualizada no lado esquerdo do ecrã. Basta clicar para ir directamente à parte que se pretende no documento.

(41)

Para ver cada conteúdo da estrutura da ficha basta clicar sobre o enunciado do mesmo. e para voltar ao texto clica-se em .

Conteúdo da ficha

A ficha resume o valor acrescentado pela redacção de JUSPrático.pt na análise da informação. Concretamente, e de acordo com o exemplo, a informação contida na ficha:

Dados identificativos – origem do documento.

Resumo – elaborado pela redacção Wolters Kluwer dando conta de qual é o caso sub judice e qual o sentido da decisão proferida. Permite uma leitura rápida sobre o conteúdo do documento e decisão sobre a sua leitura integral ou não.

Descritores - proporciona informação sobre que outros descritores indexam o documento.

Disposições aplicadas – se clicamos sobre DISPOSIÇÕES APLICADAS, aparece, conforme imagem seguinte, uma relação de artigos aplicados pelo relator na decisão consultada. Pode a partir desta secção consultar directamente os artigos bastando clicar sobre eles.

Síntese – quando exista.

Jurisprudência relacionada - em sentido equivalente ou em sentido contrário de acordo com a informação da decisão, quando exista.

(42)

X. VISUALIZAR UM DOCUMENTO DE FORMULÁRIOS

Situados na pasta de Formulários, para visualizar um documento clica-se no título e aparece o seguinte ecrã que se demonstra em seguida.

O ecrã divide-se em duas partes: do lado esquerdo mostra o índice da estrutura do documentos e ao centro visualiza-se o texto pronto a preencher, e de forma a poder ser guardado ou impresso.

XI. ÁREA PESSOAL

É um serviço de personalização que se disponibiliza ao utilizador para guardar tanto os critérios de pesquisa, que foram aplicados na realização de consultas e cujos resultados parecem interessantes para próximas consultas, como os documentos independentes, acedendo-se através do botão para o efeito, do lado esquerdo do ecrã:

(43)
(44)

Meus Documentos

Permite arquivar os documentos guardados, activando o botão , podendo-se aceder mais tarde e modificar os títulos ou eliminá-los. Esta opção permite guardar os seus documentos de utilização habitual para um acesso mais rápido.

(45)

Minhas Pesquisas

Os critérios de pesquisa guardados são arquivados, activando o botão . Podem ser efectuadas pesquisas, modificá-las ou eliminá-las. Pode activar-se um alerta por e-mail. Os alertas são enviados para o endereço de e-mail associado às pesquisas sobre novos documentos incorporados em JUSPrático.pt. Podem ser recebidos alertas via RSS.

(46)

Minhas Notas

Esta área está pensada para o utilizar guardar notas aos documentos seleccionados para mais tarde recuperar, imprimir ou alterar, activando o botão .

(47)

Meus Dados

Consulta de dados pessoais relativos à subscrição.

XII. FUNCIONALIDADES DA BASE DE DADOS

JUSPrático.pt permite enviar um documento directamente da base de dados, imprimir, guardar e copiar.

1. Enviar um documento

Um documento pode ser enviado directamente da base de dados a um ou vários destinatários, através do endereço de correio electrónico, clicando no botão: e preencher os dados solicitados pelo formulário:

(48)

As opções de formato de envio são em Word e PDF.

2. Imprimir

Todos os documentos da base de dados podem ser impressos no todo ou em parte.

2.1. Impressão de documento

Se deseja imprimir um documento pode optar pela impressão na sua totalidade, ou por parte do documento encontrado. Clicamos no botão imprimir, e escolhe-se a impressão total do documento, o texto com os comentários da redacção JUSPrático.pt ou apenas o texto previamente seleccionado pelo utilizador, conforme o seguinte ecrã:

O botão dá-lhe informação sobre a identificação do texto e quantas páginas tem o documento para efeitos de impressão. O utilizador pode recorrer à barra do explorador para imprimir:

(49)

2.2. Impressão de lista de resultados:

Após a realização de uma pesquisa é possível imprimir a lista de resultados, ou os documentos na sua totalidade ou parcialmente, bastando clicar no botão e aparece o seguinte ecrã:

A selecção da informação para impressão é efectuada pela escolha de uma das opções:

Lista de resultados completa: imprime a lista de resultados completa.

(50)

Referências

Documentos relacionados

Para além da vigilância nos setores em Arganil efetua ainda vigilância em perímetros florestais nos Concelhos envolventes, pelo que a sua permanência não é exclusiva do Concelho

«representantes» do vetor e utilizar corretamente os termos «direção», «sentido» e «comprimento» de um vetor. Representar o vetor determinado pelo segmento orientado ሾܣǡ

Sistemas nanoestruturados, tais como lipossomas, nanoemulsões, nanopartículas lipídicas (sólidas e carreadores lipídicos) e nanopartículas poliméricas (nanocápsulas e

O espólio conhecido é rico e variado e dele constam, além dos habituais fragmentos de ce- râmica comum da época romana, castreja e me- dieval, muitos outros elementos dos

1º Fica estabelecido o prazo de 60 (sessenta) dias para envio de comentários e sugestões ao texto da proposta de Resolução de Diretoria Colegiada - RDC para revisão dos requisitos

O potencial de uso de pós magnéticos, está ligado a revelação de impressões digitais latentes frágeis, onde estes pós são aplicados com o uso de um pincel magnético..

Tal achado encontrado corrobora precisamente o argumento de Porter (1993, p. 90), quando este afirma que a habilidade e níveis salariais dos recursos humanos fornecem

O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da prevalência das alterações de normalidade e lesões (ANLs) da mucosa bucal em pacientes atendidos nas Clínicas Integradas