• Nenhum resultado encontrado

DECRETO Nº _071 /2012 de 15 de maio de Diminuir a incidência de veículos estacionados de forma irregular; DECRETA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DECRETO Nº _071 /2012 de 15 de maio de Diminuir a incidência de veículos estacionados de forma irregular; DECRETA:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DECRETO Nº _071__/2012 de 15 de maio de 2012

Regulamenta a Lei Municipal nº 1.249/2012 de 19 de abril de 2012, que dispõe sobre a criação de áreas de estacionamento rotativo regulamentado para veículos automotores e caçambas estacionárias, denominado Sistema de Estacionamento Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, em vias e logradouros públicos do Município de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, e dá outras providencias.

O Prefeito Município de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, com suporte na Constituição Federal em seu art. 23, inciso 11, na Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1977, art. 24, inciso X, na Lei Municipal nº 874, de 03 de julho de 2002, artigos 6º, 7º, 8º e 14 e Lei Municipal nº 1.249/2012, de 19 de abril de 2012, que autoriza o Município de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, a instituir, nas vias e logradouros públicos, áreas de estacionamento rotativo regulamentado para veículos automotores e caçambas estacionárias, considerando ainda a necessidade de:

Diminuir a incidência de veículos estacionados de forma irregular;

Melhorar as condições de mobilidade urbana por meio do disciplinamento do estacionamento regulamentado, contribuindo, ainda, para a redução dos índices de poluição ambiental e acidentes de trânsito;

Estimular a rotatividade das vagas existentes, democratizar e racionalizar o uso do solo destinado ao estacionamento de veículos em áreas adensadas, organizar o trânsito, promover a supremacia do interesse público sobre o interesse individual e propiciar condições mais confortáveis de acesso aos serviços e comércios na região central, aquecendo a economia local.

DECRETA:

Art. 1º - O estacionamento por veículos automotores e caçambas estacionárias, em vias e

logradouros públicos do Município de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, em áreas públicas municipais denominadas Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, criado pela Lei Municipal nº 1.249/2012, de 19 de abril de 2012, somente será permitido na forma prevista por este regulamento.

(2)

Art. 2º - Compete a DMtrans – Diretoria Municipal de Trânsito, da Secretaria de

Administração e Planejamento da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, a Gestão do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo.

Art.3º - A exploração e execução dos serviços técnico-operacionais, incluindo implantação,

manutenção, coleta de dados, tratamento de dados, emissão de relatórios, comercialização de cartões e carnês e estudos técnicos do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo serão realizadas por pessoa jurídica de direito privado, vencedora de processo licitatório, mediante concessão.

Art.4º - A concessionária do serviço público, vencedora de processo licitatório, mediante

concessão, obrigar-se-á ao cumprimento do estabelecido no art. 93 da Lei Federal 8.213/91, de 24 de julho de 1991, onde empresas com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:

I- até 200 empregados 2%;

II - de 201 a 500 empregados 3%;

III - de 501 a 1.000 empregados 4%;

IV - de 1.001 empregados em diante 5%.

Art.5º - As áreas do estacionamento público municipal do Sistema de Estacionamento

Bonfim Rotativo serão demarcadas por meio de sinalização estratigráfica vertical e horizontal.

Art.6º - As Placas de Regulamentação do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo

indicarão os dias e os horários de operação, além dos tempos máximos de permanência nas vagas.

§ 1º - O Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, será operacionalizado de segunda a

sexta-feira, das 08h00min às 18h00min, e aos sábados, das 08h00min às 13h00min.

§ 2º - O Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo é livre aos sábados, após as 13h00min,

aos domingos e feriados e de segunda a sexta-feira, das 18h01min às 07h59min do dia seguinte.

§ 3º - Os tempos máximos de permanência do veículo no Sistema de Estacionamento

Bonfim Rotativo, numa mesma vaga serão de 02 e 04 horas, e definido em função de estudos técnicos de demanda, taxa de ocupação e rotatividade de cada área.

Art.7º - O estacionamento do veículo em desacordo com a regulamentação específica do

Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, conforme Art. 181, inciso XVII da Lei Federal 9.503/97 (Código de Transito Brasileiro), consistirá em infração leve, e sujeitará o usuário à multa, pontuação na carteira de habilitação e remoção do veículo ao pátio da DMtrans – Diretoria Municipal de Trânsito, da Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, destinado a essa finalidade.

(3)

Art.8º - Consiste em infração no Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo:

I. Estacionar o veículo sem o uso ou a colocação do cartão de estacionamento;

II. Não colocar o cartão de estacionamento de forma visível no painel do veículo ou em outro local que possibilite a fiscalização;

III. Colocar o cartão de estacionamento no painel do veículo ou em outro local visível sem o devido preenchimento;

IV. Estacionar fora do espaço delimitado para a vaga;

V. Colocar o cartão de estacionamento em local que não permita a visibilidade para a fiscalização;

VI. Preencher o cartão de estacionamento de forma incorreta ou incompleta;

VII. Utilizar o cartão de estacionamento com cortes, emendas, rasuras, perfurações ou quaisquer alterações em suas características originais ou que possa resultar em fraude;

VIII. Ultrapassar o tempo máximo permitido de estacionamento estabelecido nas placas de regulamentação;

IX. Estacionar o veículo em vagas destinadas a portadores de necessidades especiais e/ou em vagas destinadas a idosos sem o devido cartão identificador, emitido pela DMtrans – Diretoria Municipal de Trânsito, da Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, ou não deixá-lo de forma visível a permitir a identificação pela fiscalização.

Parágrafo Único – A DMtrans – Diretoria Municipal de Trânsito, da Secretaria de

Administração e Planejamento da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, por meio de fiscalização própria e/ou fiscalização conveniada com órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, caberá fornecer os elementos necessários ao fiel cumprimento do disposto neste artigo, aplicando aos infratores as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Art.9º - O Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, poderá ser utilizado por veículos de

passeio, caminhonetes, camionetas, carro-forte, veículos de carga e descarga até 4 (quatro) toneladas, caçambas estacionarias, motocicletas e motonetas, estacionados nas vagas devidamente sinalizadas para cada tipo de veículos ora relacionados.

§ 1º - Fica vedado o estacionamento de motocicletas e motonetas, nas áreas do Sistema de

Estacionamento Bonfim Rotativo, destinadas ao estacionamento de veículos de passeio, caminhonetes, camionetas, carro-forte, veículos de carga e descarga até 4 (quatro) toneladas e caçambas estacionarias, o descumprimento caracteriza infração prevista no Art. 181, inciso XVII do CTB, que prevê: infração leve, aplicação de multa e possibilidade da adoção da medida administrativa de remoção do veículo.

§ 2º - Fica vedado o estacionamento de veículos de passeio, caminhonetes, camionetas,

carro-forte, veículos de carga e descarga até 4 (quatro) toneladas e caçambas estacionarias, nas áreas destinadas ao estacionamento de motocicletas e motonetas, nas áreas do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, o descumprimento caracteriza infração prevista no Art. 181, inciso XVII do CTB, que prevê: infração leve, aplicação de multa e possibilidade da adoção da medida administrativa de remoção do veículo.

(4)

§ 3º - Não será permitido o estacionamento de veículos de carga e descarga acima de 4

(quatro) toneladas, caminhões, ônibus e similares nas áreas do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo.

Art. 10º - A operação por veículos de carga e descarga de mercadorias e valores será

realizada em locais e horários identificados por sinalização vertical e horizontal específica.

Art. 11 – As áreas do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, destinadas ao

estacionamento de veículos de passeio, caminhonetes, camionetas, carro-forte, veículos de carga e descarga até 4 (quatro) toneladas serão operadas através de Cartão de Estacionamento tipo “Raspadinha”, que deverá ser preenchido pelo usuário e afixado em lugar visível dentro do veiculo.

Art. 12 - As áreas do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo destinadas ao

estacionamento de motocicletas e motonetas, serão consideradas áreas especiais, sendo implantadas e operadas mediante estudo específico.

Art.13 - O Cartão do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, será comercializado

isoladamente ou em Carnês, composto de (10) dez unidades de Cartões, sua aquisição pelos usuários far-se-á em Postos de Venda Credenciados, que serão distribuídos nas áreas do Sistema.

Art.14 – Fica estabelecida a tarifa única de R$1,50 (um real e cinquenta centavos) a ser

paga pelos usuários, na compra de Cartões e Carnês do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, junto aos Postos de Venda Credenciados. Essa tarifa se aplica ao estacionamento de veículos de passeio, caminhonetes, camionetas, carro-forte, veículos de carga e descarga até 4 (quatro) toneladas e caçambas estacionarias. A presente tarifa gozará de abatimento de 50% (cinquenta por cento) e corresponderá ao valor cobrado para o estacionamento de motocicletas e motonetas.

Art.15 – O Poder Executivo Municipal, com o conhecimento do Poder Legislativo

Municipal, reajustará a tarifa única sempre que necessário, de forma a garantir o equilíbrio econômico-financeiro do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo.

Art.16 - Os moradores de áreas do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, cujos

imóveis, exclusivamente residenciais, não sejam providos de garagem, gozarão de tratamento especial, podendo solicitar o Cartão de Morador.

Art.17 – A DMtrans – Diretoria Municipal de Trânsito, da Secretaria de Administração e

Planejamento da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, será a responsável pela emissão dos Cartões Destinados a Portadores de Necessidades Especiais, Idosos na forma da Lei, e de Morador em áreas do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, cujos imóveis, exclusivamente residenciais, não sejam providos de garagem.

§ 1º - As vagas destinadas a Portadores de Necessidades Especiais, devem corresponder a

2% (dois por cento) do total de vagas operadas nas áreas do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, conforme Decreto Federal n° 5.296, de 02 de dezembro de 2004, que regulamenta o art. 25 da Lei Federal n° 10.098/00.

(5)

§ 2º – As vagas destinadas a Portadores de Necessidades Especiais serão implantadas em

locais de fácil acesso, próximas a bancos, prestadores de serviços e órgãos públicos, demarcadas com sinalização horizontal e vertical de acordo com a Resolução CONTRAN nº 304, de 18 de dezembro de 2008.

§ 3º - Nas vagas destinadas aos Portadores de Necessidades Especiais o tempo de

permanência será de 04 (quatro) horas e a utilização do Cartão de Estacionamento é obrigatória.

§ 4º - Considera-se Portador de Necessidades Especiais a pessoa portadora de deficiência

motora ou com mobilidade reduzida, temporária ou permanente, cujo veículo deverá estar devidamente identificado, conforme dispõe o art. 2º da Resolução 304 do CONTRAN de 18 de dezembro de 2008.

§ 5º - O uso de vagas destinadas às pessoas Portadoras de Necessidades Especiais em

desacordo com o disposto neste Decreto caracteriza infração prevista no Art. 181, inciso XVII do CTB.

§ 6º - As vagas destinadas a Idosos devem corresponder a 5% (cinco por cento) do total de

vagas operadas nas áreas do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, conforme determina a Lei Federal nº. 10.741/03 (Estatuto do Idoso), capítulo X em seu art. 41.

§ 7º - As vagas destinadas a Idosos serão implantadas em locais de fácil acesso, próximas a

bancos, prestadores de serviços e órgãos públicos, serão identificadas através de legenda específica, com a mensagem: “IDOSO”, a utilização do Cartão de Estacionamento é obrigatória.

§ 8º – Consideram-se como idosos as pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta

anos), conforme estabelece o Estatuto do Idoso.

§ 9º A solicitação do Cartão de Morador atenderá aos seguintes requisitos:

I. Ser residente em vias operadas pelo Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo; II. Requerer o Cartão de Morador junto à DMtran ,- Diretoria Municipal de Transito,

anexando cópias autenticadas:

a) Do comprovante de residência;

b) Do certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV, onde os dados do campo nome/endereço coincidam com os dados de nome/endereço do comprovante de residência;

c) Da carteira de identidade.

Art.18 - O Cartão de Morador deverá ser renovado a cada 12 (doze) meses e sua emissão

será efetuada mediante a cobrança de taxa administrativa correspondente a 20 (vinte) vezes a tarifa vigente do Cartão de Estacionamento do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, para fazer face aos custos de emissão, levantamento e certificação das informações prestadas.

(6)

§ 2º - Em caso de perda do Cartão de Morador, a emissão de 2ª via poderá ser requerida ao

custo de 10 (dez) vezes a tarifa vigente do Cartão de Estacionamento do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo.

Art.19 - Nas áreas do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, dentro dos horários e

dias definidos para sua operação, é vedada a comercialização de quaisquer mercadorias expostas em veículos estacionados.

Art.20 - A permanência do condutor ou passageiro, no interior do veículo estacionado, não

desobriga o usuário do pagamento da tarifa do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, nem do cumprimento das normas de Regulamentação do Sistema, conforme especificações do Código de Trânsito Brasileiro.

Art.21 – É permitido o deslocamento do veículo nas vagas do Sistema de Estacionamento

Bonfim Rotativo, com a utilização de um mesmo cartão, desde que ocorra no mesmo dia, seja respeitado o tempo máximo de permanência em cada área, observando que o tempo será contado a partir da hora inicial do preenchimento do cartão.

Art.22 - Caçambas estacionárias ou congêneres, destinados à coleta de entulhos ou

resíduos de construção, de empresas privadas, pagarão antecipadamente tarifa correspondente à quantidade de vagas ocupadas, calculada com base no tempo de permanência da área e nos dias de ocupação, mediante a aquisição de Cartões do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, no valor equivalente, junto à Concessionária.

Art.23 - Não estarão sujeitos ao pagamento de tarifa no Sistema de Estacionamento Bonfim

Rotativo:

I – veículos oficiais, devidamente identificados, pertencentes à Administração Direta, Indireta e Fundacional do Município de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, desde que devidamente identificados;

II – veículos oficiais, devidamente identificados, da União e do Estado da Bahia;

III – veículos dos órgãos de imprensa, quando exclusivamente em serviço de atividade noticiosa e informativa,devidamente identificados;

IV – Ambulâncias e veículos da PMBA e Corpo de Bombeiros, quando em atividades de atendimento policial e socorro.

Parágrafo Único – O Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo poderá ser

ampliado/modificado, mediante a inclusão/exclusão de vias públicas, em função da Política de Revitalização do Município, da democratização de acessos aos equipamentos urbanos, da organização e fluidez do trânsito de veículos e pedestres e da eliminação dos obstáculos visando à adequada prestação dos serviços urbanos.

(7)

Art.24 - Caberá à concessionária do serviço público gerir o produto da arrecadação

decorrente da comercialização de Cartões e Carnês do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, ficando responsável pela sua integridade, e devendo manter registro de todas as operações, de acordo com procedimentos a serem definidos no processo licitatório.

Art.25 - O Município de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, a DMtrans – Diretoria

Municipal de Trânsito, da Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia e a Concessionária do Sistema de Estacionamento Bonfim Rotativo, não terão nenhuma responsabilidade por acidentes, danos, furtos, roubos ou prejuízos de qualquer natureza que os veículos ou seus usuários venham a sofrer nos locais de estacionamento.

Art.26 - Os casos omissos serão analisados e decididos pela DMtrans – Diretoria

Municipal de Trânsito, da Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, de acordo com o contrato de concessão e a legislação pertinente.

Art.27 - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, ficam revogadas as

disposições em contrário.

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Paço Municipal de Senhor do Bonfim, em 15 de maio de 2012

PAULO BATISTA MACHADO

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem