• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: Web mapa servidor, gerenciamento, georreferenciamento, primitivas cartográficos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-chave: Web mapa servidor, gerenciamento, georreferenciamento, primitivas cartográficos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CARTOGRAFIA INTERATIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA GERENCIAMENTO

DAS INFRA-ESTRUTURAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO

PARANÁ DO CÂMPUS - DOIS VIZINHOS

Erick Martins Nieri1*, Mosar Faria Botelho2 [orientador], Aline Bernarda Debastiani 3, Ricardo Dal’agnol da Silva 3, Mauricio de Souza3, Flamarion Dresch Pereira3.

1

Aluno do curso Engenharia Florestal, Bolsista PET-Engenharia Florestal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos – PR. E-mail: erickenieri@yahoo.com.br

2 Orientador Dr. Mosar Faria Botelho, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos

– PR. E-mail: mosar@utfpr.edu.br

3

Alunos do curso de Engenharia Florestal, bolsistas PIBIC (Entidade Financiadora da Bolsa, CNPQ/Fundação Araucária, UTFPR).

* Autor para correspondência.

Resumo: Esse trabalho teve por objetivo construir um mapa interativo do Câmpus da Universidade Tecnológica

Federal do Paraná em Dois Vizinhos, para o controle de produção e auxilio ao gerenciamento das infraestruturas, buscando, por exemplo, dar suporte ao controle de pragas. Para isso, foram realizados levantamentos de campo e com a ajuda dos programas específicos para digitalização dos dados foi possível armazená-los num web mapa servidor, Geoserver, o qual é um software livre que utiliza uma linguagem de programação em Java, a qual permite aos usuários compartilhar e editar dados geoespaciais. Logo o mesmo integra-se por uma ferramenta nominada de geotools, que é uma ferramenta Java open source GIS e possibilita a interação dos usuários, através do acesso remoto ao mesmo. Portanto, testou a utilização de primitivas cartográficas das glebas experimentais oferecendo acesso remoto, o que proporcionará aos pesquisadores da universidade uma fonte de planejamento, organização e controle prévios da área destinada a qualquer inoculo de pesquisa.

Palavras-chave: Web mapa servidor, gerenciamento, georreferenciamento, primitivas cartográficos

Introdução

A interação humano-computador e uma ferramenta para o planejamento de ações na execução de projetos são demandas reivindicadas pelos profissionais nos últimos tempos. Os dados georreferenciados são informações que possibilitaram nas ultimas décadas, juntamente com o advento da ferramenta proposta pelo servidor de mapa web, auxiliar a população tomadora de decisão a gerenciar áreas resultantes de desastres naturais, locais com risco de inundações, prévias para implantação de projetos, controle de produção florestal entre outras ações. (ARAUJO et al., 2009).

Para gerenciar essas áreas pode-se utilizar um servidor de mapa web, onde armazena-se dados georreferenciados para que esses possam ser facilmente acessados remotamente pela população. O Geoserver é um servidor de mapa web livre com código aberto que proporciona aos usuários a elaboração de diferentes produtos assim como a criação de novas ferramentas interativas. Projetado para ser uma fonte importante de dados geoespaciais o software que é gratuito, utiliza uma linguagem de programação em Java, a qual permite aos usuários compartilhar e editar dados geoespaciais (GEOSERVER, 2009).

A formulação de planos para combates a pragas, organização de recursos humanos e físicos no âmbito da administração da produção, armazenando dados para o controle de produção florestal são aplicações diretas do servidor de mapas web, o qual refere-se ao gerenciamento de área na gestão de planejamento estratégico. Esse trabalho tem por objetivo construir um mapa interativo do Câmpus - DV da Universidade Tecnológica Federal do Paraná para proporcionar aos pesquisadores e servidores, o controle de produção e o auxilio no gerenciamento das infraestruturas, buscando, por exemplo, dar suporte ao controle de pragas.

(2)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus DV Recursos Florestais e Engenharia Florestal

17 e 18 de Outubro de 2011 188

Material e Métodos

O presente trabalho foi realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus – DV, localizado na latitude 25° 42’’ sul e longitude 53° 05’’ oeste com 530 m de altitude em relação ao nível do mar. Primeiramente para a execução do trabalho foi realizado a preparação do material, o qual foi feito o levantamento das estruturas, das estradas, das áreas de produção, das áreas de florestas, dos formigueiros e da área de preservação permanente do Câmpus, objetivando a verificação do comportamento das primitivas cartográficas (ponto, linha e polígono) no ambiente web, diante dessa plataforma interativa. Em seguida, os dados levantados foram processados e vetorizados em sistema CAD. Posteriormente transformados em

shapesfiles, utilizando para isso o Auto CAD e o Arc Map. Após essa etapa ocorreu o estudo do servidor de

mapas, Geoserver, possibilitando a implementação dos tipos de primitivas cartográficas: polígonos, linhas e pontos. Também foram verificadas a integração de textos e tabelas com as primitivas cartográficas.

Essas informações foram analisadas de forma qualitativa, verificando a compatibilidade dos dados apresentados pelo servidor e a realidade existente no campo.

Resultados e Discussão

O resultado do trabalho pode-se ser observado nas figuras 1, 2, 3 e 4, as quais demonstram a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus - DV com suas respectivas áreas de ocupação. A visualização é possível pela utilização de um Servidor Web Mapas, caracterizado por ser um software livre, ou seja, sem custos ao usuário. O software apresenta-se com pouca interatividade ao usuário, diante das possibilidades que permite ao desenvolvedor. Acredita-se que através da criação de ferramentas, a partir da otimização do seu código fonte poderá tornar-se mais atraente ao usuário e aos gestores para a inclusão de novas informações.

A figura 1 demonstra a aplicação das coordenadas para as primitivas ponto e linha, as quais estão dispostas no mapa do Câmpus como formigueiros (primitiva ponto) e estradas de deslocamento dentro do Câmpus (primitiva linha). Tais primitivas contemplam tabelas com informações de sua área, orientação cartográfica e o nome do mesmo, proporcionando assim uma alternativa para que pesquisadores da instituição possam planejar o controle das formigas, pragas e a logística de implantação de seu projeto possibilitando um planejamento mais rápido.

As figuras 2 e 3 propiciam a visualização das edificações, agricultura temporária, área de preservação permanente e a área de regeneração, os quais se enquadram no contexto das primitivas cartografias denominadas polígonos. Essa categoria pode ser opaco ou sólido. Por meio de tabelas, possibilitam sua descrição, o tamanho da área, sua finalidade. Essa pode promover a interação com os servidores da UTFPR devido à possibilidade de acesso remoto e inclusão de novas informações pertinentes.

O layout do Câmpus está representado na figura 4. Esta figura demonstra a grande diversidade em tamanhos das áreas produtivas pertencentes à universidade. O maior problema decorrente nesse projeto constata-se pela falta de operabilidade na inclusão de texto nas imagens, desfalcando assim as legendas do mapa, as letras que descrevem a orientação Norte, Sul, Oeste e Leste. Tal ocorrência deve-se ao fato do desconhecimento quanto a uma rotina que transforme o texto em um código próprio reconhecido pelo Geoserver.

Ao decorrer do processo observou – se a necessidade de retirar algumas informações que foram geradas pelo banco de dados dos shapefiles, logo para atender tal finalidade utilizou-se o Excel para selecionar e

(3)

acrescentar algumas informações importantes. Por fim, armazenaram-se os shapefiles no Geoserver e agrupou-os para que os usuários possam acessar tais informações da Universidade em questão.

Segundo ARAUJO et al., 2009 o servidor de mapas Web permite ser eficiente e de baixo custo, podendo através do mesmo construir um banco de dados geográficos que possibilite a interoperabilidade entre tecnologias de diversas áreas, auxiliando assim o Engenheiro florestal a planejar, organizar e implementar seu povoamento de Florestas.

Conclusão

Verificou-se o sucesso na implantação do servidor de mapas web usado as primitivas cartográficas propostas (linhas, pontos e polígonos), os quais foram devidamente destacados com diferentes cores, além de apresentarem as possibilidade de serem opacas ou solidas. Portanto, pode-se concluir que o Geoserver possibilita uma grande interação com o publico devido o mesmo poder armazenar informações relevantes para o planejamento, organização, controle de pragas e execução na área florestal. Essa pesquisa ainda necessita de uma maior consolidação tanto para a interação entre primitivas cartográficas quanto ao desenvolvimento de novas ferramentas que venham a incentivar o uso dessa ferramenta de forma efetiva pelos gestores públicos e privados. Nota-se que a integração de elementos como texto e tabelas ainda necessitam ser aprimoradas no que tange a utilização pelo usuário, pois o desenvolvedor já possui acesso a essa tecnologia.

Agradecimentos

À Fundação Araucária e Mec pela concessão de bolsas de Extenção Pesquisa e Ensino aos autores Erick Martins Nieri, Aline Bernarda Debastiani, Ricardo Dal’agnol da Silva, Mauricio de Souza e Flamarion Dresch Pereira.

Referências

ARAUJO et al., 2009. Aplicação de Serviços Web OGC em Infraestruturas de Dados Espaciais. Disponível em: < http://www.fgr.org.br/admin/artigos/2010515190932188197369594TCC.pdf>. Acesso em: 11/03/2011. GEOSERVER, 2009. Geoserver. Disponível em: <http://geoserver.org/display/GEOS/What+is+Geoserver>. Acesso em: 11/03/2011.

(4)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus DV Recursos Florestais e Engenharia Florestal

17 e 18 de Outubro de 2011 190

Figura 1. Aplicações das primitivas cartográficas linhas e ponto respectivamente.

(5)

Figura 3. Aplicação da primitiva cartográfica “polígono”, utilizando edificações e área de plantação temporária.

Referências

Documentos relacionados

Isto se comprova através da tabela 7, no qual é abordado que a avaliação de riscos é um item bastante considerado dentro da instituição e, que seus gestores são

Resumo: O Balanço Social é uma demonstração que foi criada com a finalidade de tornar pública a responsabilidade social das organizações. Esse instrumento fornece dados aos

Todavia, uma severa crítica pode ser formulada contra a viabilidade desse fundamento jurídico de recepção do duty to mitigate the loss no Brasil, pois a conduta do

(1)  Se  o  contrato  de  compra  e  venda  implicar  também  o  transporte  das  mercadorias  e  o  vendedor  não  estiver obrigado  a  entregá­las  em 

In our population, older age (•55 years), hypertension and dyslipidemia were independent predictors of CAD in this subset of patients without calcium, and in the presence of

1ª) Para participar do processo seletivo, o candidato deverá fazer sua inscrição e realizar a prova dentro dos prazos especificados. 2ª) Ao final do processo

A renda familiar também é fator influenciador na escolha do investimento: as mulheres de classe mais baixa preferem investir na poupança (85%).. A escolha da poupança não está

Estavam presentes representações de diferentes estados com quem foi possível estabelecer contato e parcerias para o trabalho de fortalecimento dos direitos dos povos