• Nenhum resultado encontrado

DECRETA. DECRETO N o 15 DE 10 DE MARÇO DE internet

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DECRETA. DECRETO N o 15 DE 10 DE MARÇO DE internet"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

DECRETO N

o

15 DE 10 DE MARÇO DE 2008



'LVFLSOLQD DV QRWDV ILVFDLV GH VHUYLoRV QR PXQLFtSLR GH &DQGHLDV GHILQH IRUPD SUD]R H GHFODUDo}HV GH UHFROKLPHQWR GR ,6641 SHOD ´internetµ H Gi RXWUDV SURYLGrQFLDV



A Prefeita do Município de Candeias, Maria Célia de Jesus Magalhães

Ramos, no uso das atribuições que lhe confere o art. 111, incisos V e VII da Lei

Orgânica do Município,

CONSIDERANDO que o Poder Público deve adotar medidas tendentes à

simplificação da ordem tributária, promovendo, inclusive, a redução de custos no cumprimento das obrigações fiscais, visando sempre promover a Justiça Fiscal com responsabilidade;

CONSIDERANDO a obrigatoriedade dos prestadores de serviços emitirem

nota fiscal de serviços, cabendo à administração pública envidar meios de desburocratizar a atividade econômica dos contribuintes e de reduzir custos operacionais com a aplicação dos recursos tecnológicos, visando sempre promover a Justiça Fiscal com responsabilidade;

CONSIDERANDO, a necessidade de modernizar a administração tributária

do Município de Candeias – BA, em cumprimento à Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000 – “Lei de Responsabilidade Fiscal”,

DECRETA

Art. 1º - Fica instituído o “Selo Digital Inteligente – SDI”, como elemento de

segurança, que deverá ser pré-impresso nas Notas Fiscais de Serviços para registro das operações realizadas pelos contribuintes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer

Natureza – ISSQN, sediados neste município e que não estejam obrigados à emissão

da Nota Fiscal Eletrônica Inteligente - NFeI.

§ 1º - As Notas Fiscais conterão uma identidade visual padronizada através da imagem do Selo Digital Inteligente – SDI, previamente impresso no momento da sua confecção, e substituirão as Notas Fiscais de Serviços atualmente em uso.

§ 2º - A imagem do Selo Digital Inteligente – SDI deverá ser pré-impressa no canto superior direito dos modelos de Notas Fiscais aprovados e atualmente vigentes no Município.

(2)

______________________________________________________________________ § 3º - Não será válida a Nota Fiscal que não contenha, em todas as vias, o Selo Digital Inteligente – SDI, pré-impresso no espaço reservado.

§ 4º - As Notas Fiscais antigas deverão ser utilizadas até 31 de Dezembro de 2008 e, após este prazo, as mesmas não mais poderão ser utilizadas, observando-se o disposto no § 7º deste artigo, todavia quando forem prestados serviços a empresas eleitas como Substitutos Tributários o prestador obrigatoriamente deverá utilizar a “Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI”, conforme art. 17, independente da Receita Anual auferida.

§ 5º - A substituição das Notas Fiscais antigas pelas novas Notas Fiscais com Selos Digitais pré-impressos e numeração reiniciada, deverão ser realizadas quando da solicitação da nova Autorização para Impressão de Documentos Fiscais – AIDF, a partir da publicação deste Decreto, que poderão ser solicitadas eletronicamente via “internet”, ou na Secretaria Municipal de Finanças.

§ 6º - As novas Notas Fiscais, passarão a constituir a “Série Nota Fiscal

de Serviços – Série Selo Fiscal”, que passará a possuir mais uma via, destinada ao

“FISCO”

§ 7º - Todas as Notas Fiscais antigas com prazo de validade vencido e não utilizadas, deverão ser inutilizadas, mediante carimbo de cancelado e deverão ser devolvidas na Central de Atendimento ao Contribuinte – CAC, órgão da Secretaria Municipal de Finanças.

§ 8º - Para as novas inscrições, as AIDF’s já serão aprovadas com a imagem do Selo Digital Inteligente – SDI, que deverão ser impressas no Documento Fiscal.

§ 9º - Fica estabelecido que, quando da solicitação das novas Autorizações para Impressão de Documentos Fiscais – AIDF’s, estas já terão a numeração seqüencial reiniciada, a partir da publicação deste Decreto.

§ 10 - O Selo Digital Inteligente – SDI deverá estar impresso em todas as vias das Notas Fiscais e será personalizado com dados codificados em 2-D para cada contribuinte, monocromático, preto e de dimensões de 3,5 cm X 5,0 cm, conforme o

Anexo II, deste Decreto.

Art. 2º - O prazo para a utilização das Novas Notas Fiscais será de 12

(doze) meses, a contar da data da Autorização para Impressão de Documentos Fiscais – AIDF.

Art. 3º - As Notas Fiscais de Serviços deverão, obrigatoriamente, ser

emitidas, conforme os seguintes documentos fiscais:

I – Nota Fiscal com a imagem do Selo Digital Inteligente - SDI, pré-impresso;

II - Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI; III - Emissor de Cupom Fiscal;

(3)

IV - Outra modalidade enquadrada em regime especial.

Parágrafo único - O tipo de documento será aprovado com a prévia autorização do Município e deverá ser preenchido:

I - em ordem seqüencial; II - de forma legível;

III - sem emendas ou rasuras;

IV - com dados completos do Tomador do Serviço, exceto quando houver regime especial;

V - com a discriminação detalhada dos serviços prestados; VI - com todos os campos preenchidos;

Art. 4º - As vias das Notas Fiscais de Serviços destinadas ao fisco,

somente as com Selo Digital Inteligente pré-impresso, emitidas, assim como as das Notas Fiscais canceladas ou danificadas, deverão ser devolvidas na Central de Atendimento ao Contribuinte - CAC, até o último dia útil do mês subseqüente a emissão da nota fiscal, sob pena de aplicação das penalidades legais, não desobrigando o contribuinte de manter em arquivos os talões de Notas Fiscais pelo período de 05 (cinco) anos, para futuras fiscalizações.

Art. 5º - O serviço prestado à empresa, nomeada por este Município como

Substituta ou Responsável Tributária, deverá ser registrado mediante emissão de Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI, cujo campo contribuinte Substituto tributário e o Valor da Retenção do ISSQN serão automaticamente registrados pelo sistema eletrônico.

Art. 6º - São responsáveis pelo pagamento do Imposto sobre Serviço de

Qualquer Natureza – ISSQN, por responsabilidade tributária, as empresas nomeadas por Decreto Municipal.

§ 1º - A falta de retenção não exime o responsável de efetuar o recolhimento do imposto devido, acrescido, quando for o caso, de multa, juros e demais acréscimos legais.

§ 2º - Quando o prestador de serviço for profissional autônomo e, estando obrigado, não for inscrito no Cadastro de Contribuintes ou, quando inscrito, não apresentar o comprovante de quitação do imposto relativo ao pagamento do serviço, o imposto deve ser descontado na fonte.

§ 3º - A responsabilidade de que trata este artigo será considerada satisfeita, mediante o pagamento integral do imposto calculado sobre o preço do serviço prestado, aplicado a alíquota correspondente à atividade exercida pelo prestador do serviço conforme lista de serviços do Código Tributário Municipal.

(4)

______________________________________________________________________ § 4º - O Responsável Substituto Tributário poderá ter seu ISSQN retido por outro Responsável Tributário.

Art. 7º - A falta de recolhimento do ISSQN retido pelo contribuinte, no prazo

estabelecido neste Decreto, constitui apropriação indébita, sujeitando o infrator à competente ação penal, sem prejuízo das penalidades previstas na legislação tributária.

Art. 8º - A “Declaração Eletrônica de Serviços – DeS”, deverá ser gerada e

apresentada à Administração Fazendária Municipal por meio de recursos e dispositivos eletrônicos, disponíveis em “software” instituído pela Secretaria Municipal de Finanças.

Art. 9º - A retenção na fonte não prejudica o recolhimento normal do ISSQN

dos serviços não sujeitos a este regime.

Art. 10 - Sem prejuízo do arbitramento do montante tributável e da

imposição da multa, sempre que houver o extravio de Notas Fiscais, exceto as canceladas ou não emitidas, deverá o contribuinte declarar, no prazo de até 08 (oito) dias, o fato contado do conhecimento do mesmo, juntando comprovante de publicação durante 02 (dois) dias, em jornal de grande circulação no Município, conforme modelo constante do Anexo I ao presente Decreto.

Art. 11 - A Autorização para Impressão de Documentos Fiscais – AIDF

deverá, preferencialmente, ser solicitada via “internet” através do “software” de Declaração Eletrônica de Serviços - DeS que será disponibilizado gratuitamente a todos os Contribuintes Prestadores de Serviços do Município, através da Secretaria Municipal de Finanças.

Parágrafo Único - Em caso de concessão de Regimes Especiais aos contribuintes, relativamente ao modelo da Nota Fiscal, deverá constar na Autorização para Impressão de Documentos Fiscais – AIDF, o número do processo ao qual foi autorizado o regime especial.

Art. 12 - A impressão dos Documentos Fiscais só poderá ser realizada em

gráficas que estejam previamente cadastradas junto a este Município de Candeias, nos termos da legislação aplicável.

§ 1º - As gráficas deverão cadastrar-se junto à Secretaria Municipal de Finanças para que possam, através da página da “internet” do Município (www.candeias.ba.gov.br), acessar o sistema de ISSQN, confirmarem o recebimento da solicitação de impressão de Documentos Fiscais aprovados pela Autoridade Fiscal, obter a imagem do selo que deverá ser impressa na Nota Fiscal no canto superior direito, confirmarem a impressão e a entrega das Notas Fiscais ao solicitante.

§ 2º - As gráficas deverão manter sob sua guarda, a AIDF com o protocolo de entrega.

Art. 13 - Aos contribuintes que exerçam atividades mistas, que envolvam a

prestação de serviços e emitam notas fiscais exclusivamente para serviços, deverão utilizar o Documento Fiscal com a imagem do Selo Digital Inteligente – SDI, pré-impressa.

(5)

Parágrafo único - Para as vendas mercantis, os referidos Contribuintes deverão utilizar-se das notas fiscais instituídas pela legislação do ICMS-BA.

Art. 14 - Os Contribuintes que desejarem utilizar o Documento Fiscal Único deverão requerer a sua utilização junto a Secretaria Municipal de Finanças.

§ 1º - Os regimes especiais já aprovados para estes Contribuintes continuam em vigor.

§ 2º - Poderão ser dispensadas as exigências dispostas no artigo 1º e seus parágrafos constantes deste Decreto, para os contribuintes de atividade mista cujo regime especial para utilização de Nota Fiscal Única seja aprovado.

§ 3º - O prazo de validade será de 24 (vinte e quatro) meses contados a partir da data de expedição da Autorização de Impressão de Documentos Fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia – SEFAZ.

Art. 15 - O Contribuinte do ISSQN poderá utilizar, mediante requerimento ou

por enquadramento de ofício, sob suas expensas e mediante Regime Especial, Emissor de Cupom Fiscal – ECF, de que trata a Lei Federal n° 9.532, de 10 de dezembro de 1997, sendo que todo movimento tributável deverá ser declarado através da Declaração Eletrônica de Serviço - DeS, no prazo e na forma dispostos nos artigos 28 e 29 deste Decreto.

Parágrafo único - Independente da declaração disposta no “caput”, o contribuinte que utilizar Cupom Fiscal, poderá ser solicitado, a qualquer momento, a apresentar os registros eletrônicos da(s) máquina(s) emissoras de cupom.

Art. 16 - Somente poderá ser utilizado, para fins fiscais, Emissor de Cupom

Fiscal – ECF, cujo modelo esteja homologado em caráter definitivo pelo Estado da Bahia, obedecidos os requisitos de “hardware” e “software” estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ.

Parágrafo único - O equipamento de que trata este artigo deverá estar programado com dados e elementos necessários ao controle do ISSQN e identificação do seu usuário no Município de Candeias.

Art. 17 - Fica instituída a “Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NfeI”, sendo

obrigatória sua emissão a todos os prestadores de serviços, domiciliados, inscritos no Cadastro Mobiliário de Contribuintes ou com atividade econômica no território do Município, inclusive os optantes pelo Simples Nacional, independente da atividade que exerçam, que auferirem receita bruta igual ou superior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) em cada ano calendário.

§ 1o - No caso de impossibilidade técnica para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica Inteligente - NFeI, os contribuintes deverão solicitar e manter disponíveis para emissão, as Notas Fiscais em meio físico com a imagem do Selo Digital Inteligente – SDI.

(6)

______________________________________________________________________ § 2o – No caso de início de atividade no próprio ano-calendário, o limite a que se refere o “caput” deste artigo será proporcional ao número de meses em que a microempresa ou a empresa de pequeno porte houver exercido atividade, inclusive as frações de meses.

§ 3o - Todos os prestadores domiciliados no Município de Candeias, ficam obrigados a emitirem a Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI, em todas as operações de prestação de serviços destinadas a substitutos tributários nomeados pela Secretaria Municipal de Finanças, independente da receita bruta auferida ou atividade desenvolvida.

§ 4o - Ficam excluídos da obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI, os contribuintes que aufiram receita bruta inferior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) em cada ano calendário, nos serviços prestados às empresas que não sejam nomeadas substitutas tributárias e serviços prestados por empresas domiciliadas em outro município, conforme disposto no caput e § 2o deste artigo, e também:

I – os contribuintes que tenham o recolhimento do ISSQN efetuado através de tributação fixa anual e desde que estejam em dia com o pagamento;

II – os contribuintes que emitem Nota Fiscal Conjunta ISS/ICMS; III – os bancos e instituições financeiras;

IV – os prestadores de serviços que usarem Cupom Fiscal.

§ 5º - Ficam obrigados à emissão da Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI, os prestadores de serviços inscritos neste Município, independente da atividade ou faturamento, nas prestações de serviços tributáveis pelo ISSQN destinadas a órgãos ou entidades da Administração Pública Municipal, direta ou indireta.

§ 6º - A Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI conterá, entre outras, as seguintes características:

I - itens de verificação e conferência dos dados constantes da referida nota, pelos tomadores de serviços, que comprovem sua validade e autenticidade;

II - relacionar vários serviços e alíquotas diferenciadas;

III – registrar automaticamente as retenções obrigatórias dos Substitutos Tributários nomeados;

IV – registrar retenções de tributos federais, sob responsabilidade do contribuinte.

§ 7º - O contribuinte usuário da Nota Fiscal Eletrônica Inteligente - NFeI, fica obrigado a emitir os Livros Fiscais através do “software” de Declaração eletrônica de Serviços – DeS ou diretamente na página do Município, nos prazos determinados na legislação em vigor sendo que, em caso de divergências entre informações da Nota Fiscal Eletrônica Inteligente - NFeI e o registro constante na Secretaria de Finanças, deverá apresentar documentação idônea apta a esclarecer a divergência.

(7)

Art. 18 - A Secretaria Municipal de Finanças poderá, a seu critério,

independente do limite descrito no artigo anterior, definir outros prestadores de serviços ou atividades obrigadas à emissão de Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI, ou mesmo estabelecer Regime Especial para os casos omissos.

Art. 19 - Fica definido o modelo da Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI,

na forma do Anexo III, que deverá conter em seu impresso a indicação de Nota Fiscal Eletrônica Inteligente - NFeI, em formato A-4, via única; destinada aos prestadores de serviços definidos no art. 17.

Parágrafo Único - Quando da emissão da Nota Fiscal Eletrônica Inteligente - NFeI, o contribuinte deverá imprimir a referida Nota Fiscal que será destinado aos tomadores de serviços, ou poderá salvar e enviar o arquivo em formato “pdf”, através da “internet”, para o substituto tributário.

Art. 20 - Os contribuintes sediados fora do Município de Candeias, que

exerçam atividade no território do Município, deverão obrigatoriamente realizar o cadastro eletrônico registrando os dados de sua empresa, a identificação para qual a empresa tomadora do serviço, instalada na cidade de Candeias - BA, deseja emitir a Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI e solicitar a aprovação da Autoridade Fazendária Municipal.

§ 1º - Após o registro da solicitação do Cadastro eletrônico de Contribuintes – CeC, estes deverão enviar para a Central de Atendimento ao Contribuinte, o envelope contendo os documentos solicitados pela Autoridade Fazendária Municipal através da página na “internet”.

§ 2º - A Autoridade Fazendária Municipal através do Sistema de ISSQN, no ambiente “Web”, e de acordo com a documentação encaminhada pelos Contribuintes de fora do Município de Candeias, aprovará ou não as solicitações de cadastro.

§ 3º - Ocorrendo a aprovação do cadastro pela Autoridade Fiscal o Sistema de ISSQN enviará “e-mail” automaticamente ao Contribuinte contendo informações de identificação e senha para acesso via “internet”.

§ 4º - Caso o cadastro tenha sido reprovado o “e-mail” conterá o motivo apontado pela Autoridade Fiscal para que sejam sanadas as irregularidades e a solicitação reencaminhada.

§ 5º - O imposto será automaticamente gerado para o Tomador do Serviço.

Art. 21 - As empresas Prestadoras de Serviços cadastradas neste município

receberão senhas de acesso ao Sistema de ISSQN para emissão das Notas Fiscais Eletrônicas Inteligentes, após efetivação do Cadastro eletrônico de Contribuintes – CeC, realizado através da página do Município da “internet” e entrega dos documentos exigidos.

(8)

______________________________________________________________________ § 1º - O contribuinte prestador de serviços, sediado neste Município, deverá proceder ao Cadastro eletrônico de Contribuintes – CeC a partir do dia 1º de Abril de 2008.

§ 2º - Aprovado o cadastro pela Autoridade Fiscal, o Sistema de ISSQN enviará “e-mail”, automaticamente, ao Contribuinte contendo informações de identificação e senha para acesso via “internet”.

§ 3º - As Notas Fiscais Eletrônicas Inteligentes – NFeI, serão emitidas diretamente do Sistema de ISSQN do Município e, não haverá necessidade da emissão de Declaração Eletrônica de Serviços – DeS uma vez que todas as informações relativas aos serviços prestados já serão de conhecimento do fisco municipal.

§ 4º - As empresas Prestadoras de Serviços que não tenham ISSQN retido ou com receita bruta anual inferior à R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais), ou não domiciliadas em Candeias, optarão por emitir a Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI ou o Documento Fiscal em meio físico de que trata o art. 1º, e quando utilizar a Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI, ficará dispensado do envio da Declaração Eletrônica de Serviços – DeS.

§ 5º - Com a identificação e senha os Contribuintes poderão acessar o Sistema de ISSQN e consultar a lista de todas as Notas Fiscais Eletrônicas Inteligentes – NFeI emitidas.

Art. 22 - Os tomadores que contratarem serviços de contribuintes

domiciliados no Município deverão exigir a Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI, e devem confirmar a autenticidade desta pelo endereço eletrônico www.candeias.ba.gov.br podendo, em caso de falsidades ou inexatidões, serem co-responsáveis pelo crédito tributário nos termos da lei.

Art. 23 - Fica instituída a “Nota Fiscal Eletrônica Avulsa”, que será emitida

apenas através de processos eletrônicos, e solicitadas pelo próprio contribuinte ou seu procurador, na Secretaria Municipal de Finanças.

§ 1º - A Nota Fiscal Eletrônica Avulsa somente poderá ser concedida, em caráter excepcional, aos contribuintes que a solicitarem e mediante prévia análise da Autoridade Fazendária Municipal.

§ 2º - A Nota Fiscal Eletrônica Avulsa somente será gerada e emitida após a comprovação do pagamento do imposto correspondente pelo requerente, através de baixa bancária.

Art. 24 - Fica instituída a “Declaração Eletrônica de Serviços - DeS”, que

deverá ser gerada e enviada mensalmente à Administração Fazendária Municipal por meio de recursos e dispositivos eletrônicos, disponíveis em “software” instituído pela Secretaria Municipal de Finanças.

Art. 25 - A Declaração Eletrônica de Serviços - DeS destina-se a

escrituração e registro mensal de todos os serviços prestados e tomados, de acordo com a legislação vigente, devido ou não ao Município de Candeias.

(9)

Parágrafo único – Os substitutos e responsáveis tributários ficam obrigados a registrar na DeS todos os serviços prestados, retidos, bem como os serviços tomados e não retidos e enviar cópia das Notas Fiscais não retidas à Central de Atendimento ao Consumidor, até o último dia útil do mês subseqüente ao serviço tomado

Art. 26 - A Declaração Eletrônica de Serviços – DeS deverá registrar,

mensalmente:

I - as informações cadastrais do declarante;

II - os dados de identificação do prestador ou do tomador dos serviços; III - os serviços prestados ou tomados previstos na legislação municipal, declarados ou não em documentos fiscais e sujeitos a incidência do ISSQN, ainda que não devido ao Município de Candeias;

IV - a identificação dos documentos fiscais cancelados ou extraviados; V - a natureza, valor e mês de competência dos serviços prestados ou tomados;

VI - o valor das deduções na base de cálculo admitidas pela legislação do ISSQN, com a identificação dos respectivos documentos comprobatórios;

VII - a inexistência de serviço prestado ou tomado no período de referência da Declaração Eletrônica de Serviços - DeS, se for o caso;

VIII - o valor do imposto declarado como devido, ou o valor retido a recolher.

Parágrafo único - Os registros, de que tratam este artigo, referem-se ao mês:

I - de emissão da nota fiscal de serviços ou nota fiscal fatura de serviços, no caso de serviços prestados;

II - de emissão do Documento Fiscal, do pagamento ou crédito, no caso de serviços tomados, considerando-se o evento que primeiro se efetivar;

III - do pagamento, no caso dos serviços tomados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Município, Estado e União.

Art. 27 - Devem apresentar a Declaração Eletrônica de Serviços – DeS,

todas as pessoas jurídicas estabelecidas no Município de Candeias, contribuintes ou não do ISSQN, mesmo as que gozem de isenção ou imunidade, inclusive os órgãos, empresas e entidades da Administração Publica Direta e Indireta de qualquer dos poderes da União, Estado e Município, ainda que não haja ISSQN próprio devido ou retido na fonte a recolher, assim como, aquelas enquadradas no Simples Nacional de que trata a Lei Complementar 123, de 14 de Dezembro de 2006.

§ 1° - Poderão ser dispensadas de apresentar a Declaração Eletrônica de Serviços – DeS, as pessoas físicas e autônomos estabelecidos e registrados no Município de Candeias.

(10)

______________________________________________________________________

§ 2° - A obrigação que trata este Decreto alcança todas as pessoas referidas no “caput” deste artigo, exceto as referidas no parágrafo primeiro, mesmo aquelas que, na data de publicação deste Decreto, estiverem sob regime especial de escrituração.

§ 3º - Os contribuintes que emitirem apenas a Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI, estão dispensados do envio da Declaração Eletrônica de Serviços – DeS.

Art. 28 - O “software” da Declaração Eletrônica de Serviços - DeS, seu

manual de operação e o formato dos arquivos de importação de documentos emitidos e recebidos, estarão disponíveis no endereço eletrônico www.candeias.ba.gov.br ou em meio óptico a ser obtido pelo interessado na Secretaria Municipal de Finanças, situada na Central de Atendimento ao Contribuinte.

§ 1° - O “software” da Declaração Eletrônica de Serviços – DeS, conterá, entre outras, as seguintes funcionalidades:

I – o registro de todos os serviços prestados ou tomados previstos na legislação municipal, declarados ou não em documentos fiscais;

II - possuir itens de segurança capazes de permitir a autenticação do usuário na conexão com o sistema via “internet” quando do envio da declaração fiscal periódica do sujeito passivo;

III - importação de dados cadastrais do Sistema de ISSQN para o “software” da Declaração Eletrônica de Serviços - DeS;

IV - o registro das informações sobre a emissão de Cupom Fiscal; V – o registro das informações sobre os documentos fiscais cancelados ou extraviados;

VI – o recebimento de mensagens ou instruções enviadas aos Contribuintes pela Administração Tributária;

VII - a impressão de recibo de retenção sobre os documentos fiscais recebidos com imposto retido na fonte, de qualquer mês, do comprovante de retenção do ISSQN na fonte;

VIII - a impressão das informações referentes às declarações enviadas; IX - a impressão da DAM – Documento de Arrecadação Municipal do ISSQN próprio ou do ISSQN retido na fonte, com código de barras, utilizando padrão FEBRABAN, de qualquer mês com o calculo automático dos juros, multas e correção monetária;

(11)

X - o envio da Declaração Eletrônica de Serviços – DeS, através da

“internet”, podendo ser referente a uma nova declaração, cancelamento, substituição

ou retificação de declaração já processada;

XI - a emissão do protocolo de entrega da declaração pela “internet”, bem como a sua 2ª (segunda) via, se necessário;

XII - os elementos de segurança que possibilitam a verificação da autenticidade do arquivo enviado pelo sujeito passivo;

XIII - a Lista de Serviços publicada pela Lei Complementar Federal nº 116, de 31 de julho de 2003, que auxilia o Contribuinte a identificar quais os serviços que quando tomado de empresas de fora do município terão o imposto retido;

XIX - a impressão eletrônica do Livro de Registro de Serviços Prestados; XX – a solicitação da Autorização para Impressão de Documentos Fiscais – AIDF.

§ 2° - O arquivo contendo a Declaração Eletrônica de Serviços – DeS, deverá ser transmitido para o endereço eletrônico direcionado pelo programa de computador, ou quando gerado e gravado em disquete ou disco óptico (CD) deve ser apresentado no local mencionado no “caput” deste artigo.

§ 3° - Quando a Declaração Eletrônica de Serviços - DeS, gerada pelo “software”, for gravada em disquete ou disco óptico (CD), este deverá estar devidamente etiquetado com as informações de identificação do declarante discriminadas a seguir, para que no ato de sua apresentação seja copiado para o sistema de processamento de dados do Fisco Municipal e devolvido em seguida, salvo ocorrência de fato que impossibilite a realização imediata daquela operação:

I - firma ou denominação social; II - endereço completo;

III - número da inscrição municipal;

IV - número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.

§ 4º - Aos contribuintes ou responsáveis que estejam obrigados a presente declaração e que não dispuserem de meios tecnológicos para seu preenchimento, deverão, de posse de todas as informações necessárias ao preenchimento da declaração, comparecer à Central de Atendimento ao Contribuinte– CAC, para fazê-lo, onde terão a sua disposição, terminal com assessoria e o atendimento personalizado de um servidor do quadro de pessoal da Secretaria de Finanças.

(12)

______________________________________________________________________ § 5º - Os tomadores de serviços do Município que não estiverem nomeados como Substitutos Tributários somente estarão obrigados a enviar a presente declaração nos meses subseqüentes à contratação dos serviços, onde deverão constar também as informações das ausências dos serviços contratados que serão declaradas retroativamente.

Art. 29 - A Declaração Eletrônica de Serviços – DeS, deverá ser transmitida

pela “internet” ou apresentada em meio eletrônico, mensalmente, e com contra recibo, até o dia 20 (vinte) do mês subseqüente à emissão do documento fiscal.

§ 1º - Aos contribuintes ou tomadores que estejam obrigados a presente declaração e que não dispuserem de meios tecnológicos para seu envio nas formas descritas no “caput” deste artigo, deverão fazê-lo até o dia 20 (vinte) de cada mês subseqüente ao serviço prestado, na forma prevista no § 4º do artigo anterior.

§ 2º - Ressalvada a concessão de regime especial, a Declaração Eletrônica de Serviços – DeS, deverá ser apresentada ou transmitida individualmente,, por inscrição municipal, para cada um dos estabelecimentos do obrigado, excetos para as pessoas relacionadas no § 1° do art. 27.

Art. 30 - Independentemente da transmissão ou entrega da Declaração

Eletrônica de Serviços - DeS, o ISSQN correspondente aos serviços prestados ou tomados, deverá ser recolhido nos prazos previstos na Legislação deste Município.

§ 1º - Para o recolhimento previsto no “caput” deste artigo, deverá ser gerado através da pagina da “internet” (www.candeias.ba.gov.br), as guias com o preenchimento do valor do imposto relativo ao movimento econômico do mês anterior, relativamente aos contribuintes que não emitirem Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI, e aqueles que procederem a retenções de prestadores sediados fora deste Município de Candeias, quando não emitirem a Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI.

§ 2º - Em caso de imposto retido por contribuinte substituto tributário, através de Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI, deverá este acessar a página do Município da “internet”, a partir do 2° (segundo) dia útil do mês, e emitir guia para o recolhimento do imposto nos mesmos prazos dispostos na Legislação Municipal.

§ 3º - Os contribuintes que emitirem Nota Fiscal Eletrônica Inteligente – NFeI, deverão acessar a página do Município da “internet” a partir do 2° (segundo) dia útil do mês, e emitir guia para o recolhimento do imposto nos mesmos prazos dispostos na Legislação Municipal.

Art. 31 - As Declarações Retificadoras de dados ou informações poderão

(13)

Art. 32 - O preenchimento da Declaração Eletrônica de Serviços – DeS, ou

do gerador de guias, de forma inexata, incompleta, ou de forma inverídica, bem como a falta da transmissão ou da apresentação desta nos prazos estabelecidos, ensejará a aplicação das penalidades descritas no Código Tributário Municipal, sem prejuízo da exigência aos acréscimos moratórios nos termos da legislação em vigor.

Art. 33 - A obrigação de que trata este Decreto, alcança os serviços

prestados referentes ao mês de abril de 2008, devendo ser declarado entre os dias 1º (primeiro) a 20 (vinte) de maio de 2008, observado para os meses subseqüentes, o mesmo prazo para declaração, entre os dias 1º (primeiro) a 20 (vinte) do mês subseqüente ao fato gerador.

Parágrafo único - Os tomadores de serviços do Município de Candeias que não estão nomeados como Substitutos ou Responsáveis Tributários e que não são Contribuintes do ISSQN, deverão realizar Declaração Eletrônica de Serviços – DeS, entre os dias 1º (primeiro) a 20 (vinte) de maio de 2008, observado para os meses subseqüentes, o disposto no § 5º do artigo 28.

Art. 34 - A opção do prestador do serviço pelo regime do Simples Nacional

não dispensa o tomador do serviço, qualificado como contribuinte substituto nos termos da legislação municipal, de proceder à retenção e o recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, e a emissão, pelo contribuinte, da Nota Fiscal Eletrônica Inteligente - NFeI.

§ 1º - A retenção e recolhimento do ISSQN, na situação prevista no “caput”, deve observar a base de cálculo e alíquota indicada na legislação municipal, não se adotando a tributação especial de que trata a Lei Complementar 123, de 14 de Dezembro de 2006.

§2º - As empresas optantes do Simples Nacional, quando prestarem serviços para empresas que não sejam nomeadas substitutas tributárias nos termos do parágrafo anterior, devem recolher o ISSQN, com base na receita bruta, conforme determina Lei Complementar 123, de 14 de Dezembro de 2006 e resolução específica do Comitê Gestor de Tributação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte- CGSN, através de Documento de Arrecadação Simples Nacional - DAS.

Art. 35 - As Instituições Financeiras deverão apresentar mensalmente a

Declaração Mensal de ISSQN, através da Declaração Eletrônica de Serviços – DeS, específica para a atividade, na forma estabelecida nos artigos retro mencionados.

Art. 36 - Todos os contribuintes que emitem Nota Fiscal Eletrônica

Inteligente – NFeI, Nota Fiscal com ou sem a imagem do Selo Digital Inteligente - SDI pré-impresso, bem como Cupom Fiscal, devem imprimir diretamente da Declaração Eletrônica de Serviços - DeS, encadernar e armazenar, anualmente, os Livros Fiscais gerados pelo sistema e apresentar a fiscalização sempre que solicitado, nos termos da legislação aplicável.

(14)

______________________________________________________________________ Parágrafo Único - Os Livros Fiscais gerados pela Declaração Eletrônica de Serviços - DeS poderão, a critério da Secretaria Municipal de Finanças, substituir os livros fiscais estabelecidos na legislação vigente.

Art. 37. Fica autorizado, o Secretário Municipal de Finanças, a emitir normas

complementares a este Decreto.

Art. 38 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, produzindo

seus efeitos, a partir de 1º de Abril de 2008.

Art. 39 - Revogam-se as disposições em contrário.

Gabinete da Prefeita do Município de Candeias, em 10 de Março de 2008.

Maria Célia de Jesus Magalhães Ramos

Prefeita

Gilberto Boaventura Dias

(15)

ANEXO I

DECRETO Nº 15/08.

Edital de Extravio de Notas Fiscais

(Nome do Contribuinte), inscrito no CNPJ(MF) sob o nº _____________e no Município

sob o n.º ___________, estabelecido na (endereço com logradouro, número, bairro e

Município), por seu representante legal, DECLARA, sob às penas da Lei, para fins da

comprovação junto à Secretaria Municipal de Finanças, nos termos do art. 10º do Decreto N.º 15/08, de 10 de Março de 2008, que extraviou as notas fiscais (relacionar a série e a numeração das notas fiscais extraviadas). Declara ainda, estar ciente das

penalidades estatuídas na legislação vigente.

Candeias -BA,______ de ____________ de _______.

(16)

______________________________________________________________________

ANEXO II

DECRETO Nº 15/08.

(17)

ANEXO III

DECRETO 15/08.

Modelo de Nota Fiscal Eletrônica Inteligente - NFeI  3UHIHLWXUD0XQLFLSDOGH&DQGHLDV 6HFUHWDULD0XQLFLSDOGH)LQDQoDV 3UDoD'U)UDQFLVFR*XDOEHUWR'DQWDV)RQWHV &DQGHLDV±%$&(3 É responsabilidade do tomador de serviço verificar a autenticidade da Nota Fiscal Eletrônica no endereço eletrônico http://www.candeias.ba.gov.br/



(18)

______________________________________________________________________

ANEXO IV

DECRETO Nº 15/08.

Modelo de Documento de Arrecadação Municipal – DAM

3UHIHLWXUD0XQLFLSDOGH&DQGHLDV 6HFUHWDULD0XQLFLSDOGH)LQDQoDV 3UDoD'U)UDQFLVFR*XDOEHUWR'DQWDV)RQWHV &DQGHLDV%$&(3 %DQFR %DQFR%DQFR

%DQFR $JrQFLD&yGLJR&HGHQWH$JrQFLD&yGLJR&HGHQWH$JrQFLD&yGLJR&HGHQWH$JrQFLD&yGLJR&HGHQWH 'DWDGH(PLVVmR

'DWDGH(PLVVmR'DWDGH(PLVVmR

'DWDGH(PLVVmR +RUD(PLVVmR+RUD(PLVVmR+RUD(PLVVmR+RUD(PLVVmR 3DUFHOD 3DUFHOD 3DUFHOD 3DUFHOD 1~P 1~P 1~P

1~PHURGD*XLDHURGD*XLDHURGD*XLDHURGD*XLD 1(PLVVmR1(PLVVmR1(PLVVmR1(PLVVmR 2SHUDGRU2SHUDGRU2SHUDGRU2SHUDGRU

9HQFLPHQWR 9HQFLPHQWR9HQFLPHQWR 9HQFLPHQWR $JrQFLD&yGLJR&HGHQWH $JrQFLD&yGLJR&HGHQWH$JrQFLD&yGLJR&HGHQWH $JrQFLD&yGLJR&HGHQWH 1RVVR1~PHUR 1RVVR1~PHUR 1RVVR1~PHUR 1RVVR1~PHUR 9DORUGR'RFXPHQWR 9DORUGR'RFXPHQWR 9DORUGR'RFXPHQWR 9DORUGR'RFXPHQWR  'HVFRQWR$EDWLPHQWR 'HVFRQWR$EDWLPHQWR 'HVFRQWR$EDWLPHQWR 'HVFRQWR$EDWLPHQWR  2XWUDV'HGXo}HV2XWUDV'HGXo}HV2XWUDV'HGXo}HV2XWUDV'HGXo}HV  0RUD0XOWD0RUD0XOWD0RUD0XOWD0RUD0XOWD  2XWURV$FUpVFLPRV2XWURV$FUpVFLPRV2XWURV$FUpVFLPRV2XWURV$FUpVFLPRV 9DORU7RWDO&REUDGR9DORU7RWDO&REUDGR9DORU7RWDO&REUDGR9DORU7RWDO&REUDGR 'DWDGR3URFHVVDPHQWR 'DWDGR3URFHVVDPHQWR'DWDGR3URFHVVDPHQWR 'DWDGR3URFHVVDPHQWR ( ( ( (PDLOPDLOPDLOPDLO 1RPH)DQWDV 1RPH)DQWDV 1RPH)DQWDV 1RPH)DQWDVLDLDLDLD 1RPH5D]mR6RFLDO 1RPH5D]mR6RFLDO 1RPH5D]mR6RFLDO 1RPH5D]mR6RFLDO &DGDVWUR0RELOLiULR &DGDVWUR0RELOLiULR&DGDVWUR0RELOLiULR

&DGDVWUR0RELOLiULR &3)&13-&3)&13-&3)&13-&3)&13- 7HOHIRQH7HOHIRQH7HOHIRQH7HOHIRQH

'DWDGR'RFXPHQWR 'DWDGR'RFXPHQWR'DWDGR'RFXPHQWR 'DWDGR'RFXPHQWR &HGHQWH &HGHQWH&HGHQWH &HGHQWH 

Prefeitura Municipal de Candeias – Secretaria Municipal de Finanças

1~PHURGR'RFXPHQWR 1~PHURGR'RFXPHQWR 1~PHURGR'RFXPHQWR 1~PHURGR'RFXPHQWR &DUWHLUD &DUWHLUD &DUWHLUD

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Outras atividades profissionais em áreas afins (0,5 ponto por atividade) Participação em bancas examinadoras (ex.: monografia, prática de pesquisa, trabalho de conclusão de

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No