• Nenhum resultado encontrado

Sindicato dos Executores de Metrologia do Estado de São Paulo. GAZETA SIEMESP Junho 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sindicato dos Executores de Metrologia do Estado de São Paulo. GAZETA SIEMESP Junho 2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sindicato dos Executores de Metrologia do Estado de

São Paulo

GAZETA SIEMESP – Junho 2015

SIEMESP – Sindicato dos Executores de Metrologia do Estado

de São Paulo

CNPJ: 50.680.719/0001-99

Fundado em 09.02.90 pelos funcionários do IPEM/SP

Rua Vergueiro, 6675 – Vila Firmiano Pinto – São Paulo/SP –

CEP 04273-100

E-mail: secretaria@siemesp.org.br

Fone/fax: (11) 5061-4180

DIRETORIA

Presidente: Paulo F. dos Santos

Vice – Presidente: Mauricio Pinheiro Pinto

1º Tesoureiro: Cacilda da Silva Lopes Correa

2º Tesoureiro: Renato Alfano

1º Secretario: Sérgio Amaro

Secretária Geral: Adriane dos Santos dos Anjos

*Este exemplar é de circulação exclusiva entre os

associados.

*****DISTRIBUIÇÃO GRATUITA*****

Sindicato dos Executores de Metrologia do Estado de São Paulo

Rua Vergueiro , 6675 – Vila Firmiano Pinto - São Paulo/SP - CEP

:04273-100

Fone/fax: (11)5061-4180

email:secretaria@siemesp.org.br|site:www.siemesp.org.br

Autorização nº 24000.003229/90-11 – Filiado à FESSP-ESP

(2)

Informativo SIEMESP

Como todos sabem, o SIEMESP não está alheio à crise que atingiu o país e o IPEM/SP também.

Temos continuamente dialogado com a superintendência do IPEM através do Sr. Volpi, o qual atravessa um momento bastante complicado em sua gestão, uma vez que existem cortes tanto em nível estadual quanto federal, considerando que o convênio com o Inmetro representa praticamente 100% de nossa receita.

Como todos sabem, o Inmetro determinou corte de aproximadamente 20 milhões de reais nos gastos de 2015, o que representa um impacto muito grande em todos os setores do Ipem, uma vez que os principais contratos deverão ser reavaliados para redução dos custos.

Diante de tais medidas, precisamos mais do que nunca atuar na manutenção dos direitos e benefícios conquistados nos últimos anos, lembrando sempre que nosso pessoal jamais deixou de realizar suas atividades com dedicação e afinco, garantindo com isso sucessivos recordes de arrecadação, basta considerar que a arrecadação dos últimos meses superou a arrecadação pactuada com o Inmetro para o exercício. Ocorre que, “não basta arrecadar mais”, é preciso “gastar menos”, essa é a palavra de ordem atualmente mais utilizada.

Recentemente foi divulgado pela própria superintendência na Intranet a arrecadação mensal do Ipem, bem como a receita pactuada com o Inmetro. O problema é que nosso patrocinador, o Inmetro, não vem cumprindo o estabelecido no convênio, uma vez que não tem repassado todo o valor pactuado. Esse fato por si só já acarreta uma crise, considerando que não possuímos receita oriunda do governo do Estado

(3)

Todo esse cenário caótico e preocupante, gera uma série de dúvidas e questionamentos como por exemplo: “a produtividade continuará sendo cheia?” ou “o convênio médico será modificado?” ou mesmo, “como ficará a administração dos trabalhos, considerando os sucessivos cortes de pessoal terceirizado e até de contratados?”.

A verdade é que já passamos por muitas crises e, quem tem mais tempo de casa sabe muito bem disso. Superamos todas elas e, no que depender do SIEMESP, superaremos mais essa.

O que precisamos agora é continuar trabalhando muito, produzindo muito, superando até as maiores expectativas para que não sejamos responsabilizados pela incompetência de quem deixou a situação ficar do jeito que está, e para que possamos continuar reivindicando o tão almejado aumento salarial, lutando para que não percamos nossos benefícios tão duramente conquistados.

Nosso advogado também conforme contrato e procuração assinada pelo nosso sindicato neste trimestre, entramos com mais cinco processos trabalhista que são eles:

1°-Reposição Salarial 2010 a 2015

2°-Incorporação da Produtividade;

3°-Reposição do Quadro permanente (funcionários de carreira que trabalham como diretores e ganham como especialistas ou qualquer outro cargo)

4°- Diminuição do padrão da produtividade dos Técnicos

(4)

Superintendente do IPEM-SP compartilha notícia apresentada pelo Inmetro durante reunião no RJ

O presidente do Sindicato dos Executores de Metrologia do Estado de São Paulo, Paulo Francisco dos Santos, reuniu-se na última quinta-feira 18/06 com o superintendente do IPEM-SP, Sr. Clóvis Volpi, para saber o resultado da reunião da diretoria do Inmetro com os representantes dos institutos de pesos e medidas do País, que integram a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade (RBMLQ-I).

O encontro, realizado no dia 17/6 na sede do Inmetro, no Rio de Janeiro, contou com a presença do presidente da instituição, Prof. Dr. João Alziro Herz da Jornada e da diretoria da autarquia federal, tendo na pauta, a situação financeira da autarquia federal, e como será o repasse financeiro de cada entidade que compõe a RBMLQ para que possa custear suas atividades até o final deste ano.

Volpi deixou claro o que foi apresentado no encontro. “Recebemos oficialmente a notícia que teremos mensalmente R$ 11 milhões a partir de julho. Este valor não cobre todas as despesas de custeio do IPEM-SP. A previsão é que precisaremos de pelo menos R$ 12 milhões por mês, uma vez que já efetuamos inúmeros cortes para chegarmos neste valor. Segundo a informação que tivemos do Jornada, estes números serão fixos até o final do ano, havendo oportunidade de revê-los em 2016, quando os institutos que compõem a rede farão seus novos planos de trabalho”, explicou.

(5)
(6)

ANDAMENTOS PROCESSUAIS

SEXTA PARTE COLETIVA

Referente a ação coletiva de sexta parte (Processo nº 00005618720105020003), tivemos decisão favorável em 1ª e 2ª instância, declarando o direito extensivo da sexta parte a todos os funcionários da categoria, recaindo o benefício sobre os vencimentos integrais, com dever de incorporação ao salário e pagamento de atrasados.

Ocorre que houve recurso do réu IPEM até a última instância do judiciário trabalhista, ou seja, o TST. Houve também recurso de nossa parte, uma vez que a sentença limitou o direito ao benefício por meio desta ação aos funcionários que eram sindicalizados na época que ingressamos, e no recurso questionamos a extensão a todos da categoria, sendo estes sindicalizados ou não. Ou seja, o assunto da sexta parte está em recurso, e ainda aguarda julgamento no TST, em Brasília.

PROCESSÃO 1417

Reclamação Trabalhista, promovida por SIEMESP - SINDICATO DOS EXECUTORES DE METROLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO em face de INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO- IPEM, Processo sob o nº1417/1992, em trâmite perante a 53ª Vara do Trabalho de São Paulo- Capital.

Quanto ao resumo do processo, nos reportamos aos relatórios já encaminhados anteriormente.

Lembramos que há recurso interposto pelo Sindicato que visa sejam incluídos nos cálculos apresentados, os valores alusivos às 09 (nove) gratificações, incidentes sobre a remuneração dos substituídos.

(7)

denegatório de Recursos de revista interposto pelo sindicato e pelo IPEM = Brasília.

SITUAÇÃO ATUAL: Neste processo, enquanto pende o julgamento definitivo da sentença de liquidação, o valor incontroverso está sendo executado e é objeto do Precatório nº 2003-20-0097-3.

No precatório, em 14/01/2015, peticionamos requerendo preferência no pagamento do crédito de idosos e portadores de doença grave. Em virtude de nossas petições, para individualizar os valores os autos foram remetidos para a Assessoria Sócio Econômica em 21/01/2015.

Recentemente, em 19/03/2015, a Desembargadora Presidente do Tribunal da 2ª Região, proferiu uma decisão apreciando apenas os pedidos de pagamento preferencial formulados pelos Exequentes que constam na Petição Inicial do mandado de segurança.

Já houve a individualização dos créditos dos substituídos contemplados pelo mandado de segurança e nos manifestamos protestando por diferenças de atualizações futuras, estando atualmente sendo apreciada a petição em que nos manifestamos.

Além disso, os autos permanecem aguardando a expedição dos precatórios individuais para pagamento.

PROCESSO QUINQUÊNIO

Reclamação Trabalhista, promovida por SIEMESP - SINDICATO DOS EXECUTORES DE METROLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO em face de INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO IPEM, Processo sob o nº 660/2006, em trâmite perante a 14ª Vara do Trabalho de São Paulo- Capital.

(8)

SITUAÇÃO ATUAL: A execução já é definitiva, o processo

aguarda a adequação do laudo pericial, para que seja incluída a

lista complementar de substituídos. Não há sentença de

liquidação proferida, dada a divergência existente encontre os

cálculos apresentados pelas partes e a necessidade de

complementação através de perícia = Quinquênio

PROCESSO CAIXA ECONÔMICA

Ação Ordinária promovida por SINDICATO DOS EXECUTORES

DE METROLOGIA DO ESTADO DE SP em face de CAIXA

ECONÔMICA FEDERAL, Processo sob o nº

0004594-80.2014.4.03.6100, em trâmite perante a 1ª Vara Cível da Justiça

Federal- Capital.

Trata-se de Ação Ordinária promovida pelo Sindicato dos

Executores de Metrologia do Estado de São Paulo, na qualidade

de substituto processual, em face da Caixa Econômica Federal,

onde se pleiteia a revisão dos índices de reajustes dos depósitos

fundiários, afastando-se o uso da TR e aplicando-se índices que

reflitam a real inflação verificada no período (INPC e IPCA).

SITUAÇÃO

ATUAL:

Processo

encontra-se

suspenso,

aguardando o Julgamento do Recurso Especial 1.381.683-PE, o

qual tramita no Superior Tribunal de Justiça - STJ, eis que se trata

de ação com idêntico objeto, de modo que nos termos da lei,

aguarda a decisão do STJ para uniformizar a jurisprudência.

Referências

Documentos relacionados

Este artigo parte de um contexto de mudança de paradigma no que diz respeito ao arquivo, assim como da emergência de novas formas de experimentar a memória através da arte do

Dos leitores que se manifestavam favoravelmente, a grande maioria (57%) era constituída por indivíduos alheios à medicina e à psiquiatria, muitos deles envolvidos em

Por fim, a revista Strada aposta fortemente nas relações públicas, definidas por Kotler e Armstrong (2004) como ferramenta para a «criação de um bom rela- cionamento com o

I. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO ... Horário de Funcionamento ... Perfil dos Utentes ... Espaço Exterior ... Espaço Interior ... Fontes de Informação ...

Formar o futuro profissional da área de Agronomia, para o desenvolvimento das atribuições profissionais, em projetos de aproveitamento de recursos hídricos, de irrigação e

hnson inspirada pelo exemplo da obra hollandesa e da organisação parisiense, tem até hoje installado mais de 260 casas de soccorro por meio de subscri- pções privadas que sobem

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

A decisão de integração do mHealth nos sistemas de saúde levanta questões relacionadas com a natureza dos serviços a serem fornecidos, viabilidade financeira das