• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ENFERMAGEM SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): RONOGLESIO CHAVES DE LEMOS, ARLYS RIBEIRO COSTA, CARLOS EDUARDO MORAES R. MARREGA, CICERA CREUZA DA SILVA, KELLEN MILLENE DA SILVA, ZULMIRA SANTANA DOS SANTOS

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): LAURA CRISTINA FERREIRA CUVELLO, MARIA LUIZA PASSANEZI ARAUJO GOMEZ

(2)

RESUMO.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a infecção do sistema imunológico pelo retrovírus HIV, associada a três vias principais de transmissão: sexual, sanguínea e vertical. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre gestantes soropositivas e a atuação do enfermeiro em sua assistência, com respeito à ocorrência do contágio por transmissão vertical. O presente estudo trata-se de uma revisão da literatura do tipo integrativa, a busca de artigos foi realizada através de uma pesquisa nas bases de dados científicas: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), onde foram utilizados os seguintes descritores em Ciências da Saúde (DECS): HIV, gestação, transmissão vertical e enfermagem. No total, foram obtidos 48 artigos. A aplicação dos critérios de inclusão reduziu esta amostra a 23 trabalhos que, ao serem submetidos aos critérios de exclusão, resultaram em 10 artigos. Com isso, pretende-se entender a transmissão vertical, e apresentar ações de enfermagem para evitar o contágio e dar o suporte necessário para a gestante portadora de HIV. Palavras chave: HIV; gestação; transmissão vertical; Enfermagem.

INTRODUÇÃO. O vírus da imunodeficiência humano (HIV) é um retrovírus que ataca o sistema imunológico, especialmente os linfócitos TCD4+, responsáveis por defender o organismo de doenças infecciosas. A infecção pelo HIV leva à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS ou SIDA), uma doença de caráter pandêmico ainda sem cura determinada, em que ocorre grave disfunção do sistema imunológico, deixando o organismo vulnerável a qualquer tipo de infecção (VERONESI; FOCACCIA, 2005).

A infecção pelo HIV na população feminina representa 35% dos casos registrados no Brasil, desde 1980 até junho 2015, com destaque para faixa etária entre 25 e 39 anos. O fato de as mulheres transmitirem o vírus também pela via vertical expõe outra população ao risco: os bebês (BRASIL, 2015).

O Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) preconiza que o exame anti-HIV em gestantes seja feito com o aconselhamento, esclarecimento e orientação por parte do profissional que está solicitando o exame e

(3)

o consentimento prévio da gestante, chamado de aconselhamento pré-teste. Com o resultado em mãos, o profissional de saúde deve fornecer amparo técnico e emocional em caso de resultado positivo, e em caso negativo, esclarecer a necessidade de repetição do mesmo no terceiro trimestre, este agora chamado de aconselhamento pós-teste (CARNEIRO; COELHO, 2010). O Ministério da Saúde do Brasil, em 2015, preconizou um conjunto de medidas a serem realizadas no pré-natal, tais como o uso de antirretrovirais a partir da 14ª semana de gestação, a utilização de zidovudina injetável durante o trabalho de parto, a realização do parto cesário quando indicado, o uso de antirretroviral oral para o recém-nascido exposto, do nascimento até o 42° dia de vida, e a inibição de lactação associada ao fornecimento de formula infantil até os seis meses de idade (CUNHA; GALVÃO; LIMA, 2014).

Neste contexto assistencial, a equipe de enfermagem tem grande importância na orientação das puérperas, já que estas possuem necessidades diferenciadas, que devem ser bem compreendidas pela equipe de enfermagem, fazendo com que estas mulheres possam ser acolhidas e tratadas adequadamente (ARAUJO; SIGNES; ZAMPIERI, 2012).

OBJETIVO. Este estudo tem como objetivo analisar, na literatura científica, a ocorrência da transmissão vertical do HIV na gestação, e o papel do enfermeiro no processo de assistência à gestante soropositiva.

METODOLOGIA. A presente pesquisa foi realizada através de um estudo de revisão bibliográfica, do tipo integrativa. Esta metodologia tem como propósito inicial obter informações de um determinado fenômeno baseando-se em estudos já realizados. Segue padrões de rigor metodológico e possui clareza na apresentação dos resultados, instigando o leitor a identificar as características reais dos estudos incluídos na revisão de literatura (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008).

DESENVOLVIMENTO. Este tema foi escolhido devido à vivência de um dos integrantes do grupo com uma gestante soropositiva, o que apontou a necessidade de levantar uma análise sobre experiências das gestantes com relação à transmissão vertical. Desse modo, foi analisado na literatura científica a ocorrência da transmissão vertical do HIV na gestação e a assistência de enfermagem nesse processo para com as gestantes, de onde surgiu a seguinte pergunta norteadora:

(4)

Como se dá a transmissão vertical do HIV na gestação e o cuidado de enfermagem nesse processo de assistência à gestante soropositiva? A busca de artigos foi realizada através de uma pesquisa nas bases de dados científicas: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), onde foram utilizados os seguintes descritores em Ciências da Saúde (DECS): HIV, gestação, transmissão vertical e enfermagem.

RESULTADOS PRELIMINARES. O quadro abaixo apresenta os resultados obtidos a partir da busca realizada nas bases de dados BDENF e LILACS, e na biblioteca virtual SciELO.

Quadro1. Resultados das buscas realizadas nas bases de dados, utilizando-se os termos descritores selecionados.

Descritores SCIELO LILACS BDENF

HIV 7977 12746 785

HIV AND Gestação 114 810 103

HIV AND Gestação AND Transmissão vertical 50 358 45

HIV AND Gestação AND Transmissão vertical AND

Enfermagem 6 23 19

Fonte: autoria própria.

No total, foram obtidos 48 artigos. A aplicação dos critérios de inclusão reduziu esta amostra a 23 trabalhos que, ao serem submetidos aos critérios de exclusão, resultaram em 10 artigos que foram utilizados para a elaboração dos seguintes eixos temáticos da discussão: “Cuidados e atenção à puérpera soropositiva” e “Intervenções de Enfermagem na prevenção à transmissão vertical do HIV”. A discussão destes resultados pretende oferecer maiores esclarecimentos aos profissionais de Enfermagem no trato à gestante soropositiva, diminuindo sua ansiedade, e fornecendo subsídios para a adequação dos procedimentos utilizados na prevenção da transmissão vertical do HIV.

(5)

ARAUJO, C.L.F.; SIGNES, A.F.; ZAMPIER, V.S.B. O cuidado à puérpera com HIV/AIDS no alojamento conjunto: a visão da equipe de enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. Rio de Janeiro, v.16, n.1, pp.49-56, 2012.

BRASIL. Boletim Epidemiológico AIDS e DST. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, PN de DST e AIDS, Ano V, n. 1. Da 1ª à 26a semana epidemiológica, jan./jun. 2015. Disponível em <http://www.aids.gov.br/ sites/default/files/anexos/publicacao/2015/58534/boletim_aids_11_2015_web_pdf_1 9105.pdf>. Acesso em 05 abr. 2017.

CARNEIRO, A.J.S.; COELHO, E.A.C. Aconselhamento na testagem anti-HIV no ciclo gravídico-puerperal: o olhar da integralidade. Rev. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol.15, Supl. 1, p.1217-1226, 2010.

CUNHA, G.H.; GALVÃO, M.T.G.; LIMA, I.C.V.; Mulheres que Geram Filhos Expostos ao Vírus da Imunodeficiência Humana: Representações sociais da maternidade. Rev. Eletr. Enf. [on line]., Goiânia, v.16, n.4, p. 804-811, 2014.

FOCACCIA, R.; VERONESI, R. Veronesi: tratado de infectologia. 3 ed. São Paulo: Atheneu; 2005. 898 p.

MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Also in this case the PDB and CLS motifs are not modeled and in addiction the DUF 936 domain (residues 23-259) are also absent from the model. The N-terminal domain presents

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

The SUnSET bovine spermatozoa results demand the use of other translation elongation inhibitors, namely emetine, in place of cycloheximide, a competitive inhibitor of the

Por padrão o valor da primeira etiqueta é o valor que foi fornecido para ajustar o código de barras, porém este valor pode ser modificado, para isso basta