• Nenhum resultado encontrado

Projeto Desktop - Aula 2016-07-18

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Desktop - Aula 2016-07-18"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

KIT DE DESENVOLVIMENTO JAVA

Para construir e executar os projetos na linguagem Java necessitamos ter instalado o Java Runtime Environment(JRE), Java SE Developement Kit (JDK) e o NetBeans IDE.

Links:

https://netbeans.org/downloads/

http://www.oracle.com/technetwork/pt/java/javase/downloads/index.html

Figura 1 - Instalando o Netbeans

PROJETO TELA DE LOGIN

Nosso primeiro projeto será uma tela de login chamando um formulário principal. Vamos trabalhar mais a parte visual da janela.

Vá em: Menu  Arquivo  Novo Projeto.

(2)

Figura 2 - Escolhendo o modelo de projeto

O próximo passo é definir algumas propriedades do projeto. Na caixa Nome do Projeto escreva Aula1. Em Localização do Projeto e Pasta do Projeto deixe a definição default. Deixe desmarcado Usar Pasta dedicada para Armazenar Bibliotecas e Criar Classe Principal. Clique em Finalizar.

Figura 3 - Definindo o nome do projeto.

(3)

Figura 4 - Área do projeto

COMPONENTE JFRAME

Vamos criar nosso formulário. Clique com o botão direito em Aula1, no menu suspenso escolha Novo  Form JFrame.

Figura 5 - Criando um novo formulário.

Para todo componente devemos definir suas propriedades. Ao abrir a janela de propriedades do Jframe. Para o Nome da Classe escreva Principal, Localização em Pacotes de Códigos-fonte e em Pacote criamos Visao.

(4)

Foi criado na janela Projetos a pasta Visão contendo Principal.java que é nosso formulário. A nossa área de projeto mostra agora o formulário em modo Designer.

Figura 7 - Formulário em modo Designer.

Ao lado direito temos a Paleta de componentes que iremos usar dentro do formulário. Caso não consiga visualizá-la vá em Menu  Janelas  Ferramentas do IDE  Paleta ou Ctrl + Shift + 8 no teclado.

Figura 8 - Paleta de componentes.

(5)

Figura 9 - Compilando o projeto.

Será exibida na tela uma janela vazia. Repare que ela se abriu no canto superior esquerda da tela.

Figura 10 - Janela principal do projeto.

Voltando ao projeto vamos definir as propriedades do formulário. Clique com o botão direito dentro dele e no menu suspenso escolha Propriedades. Ao abrir vá em Código e altere alguns valores.

Figura 11 - Definindo propriedades do formulário.

PROPRIEDADE VALOR

Política de Tamanho do Form Gerar Código de Redimensionamento

Gerar Posição Desmarcado

Gerar Tamanho Marcado

(6)

Quando rodamos novamente o projeto poderemos ver o formulário centralizado na tela.

COMPONENTE JBUTTON

Vamos trabalhar o componente botão e incluir dentro do formulário. Na paleta escolha botão e arraste para a área do formulário na parte inferior direita. O componente se encontra em Controles Swing.

Figura 12 - Criando um botão.

Cada componente é uma variável estruturada e portanto tem um tipo, nome e atributos. Por padrão o NetBeans nomeia todos os componentes pelo seu tipo seguido por um número, ex.: Jbutton1, Jbutton2, Jbutton3, ... Devemos renomeá-lo a fim de deixá-lo com uma nome mais amigável e saber a quem ele se refere.

Clique com o botão direito no botão e escolha alterar o nome da variável. Pela regra de boas práticas, para botões damos o nome btn + Seu nome (com a primeira letra maiúscula), para o botão Sair, portanto, damos o nome de btnSair.

(7)

Foreground Vermelho (204, 51, 0) Cor do texto.

Mnemonic S Tecla de atalho do botão.

Text Sair Texto exibido no botão.

ToolTipText Finalizar aplicação Texto exibido ao passar o mouse.

Ao executar a aplicação veremos as alterações.

Vamos acrescentar outro botão, fazendo da mesma forma que o primeiro arraste o posicione ao lado esquerdo e aplique as propriedades a seguir:

PROPRIEDADE VALOR DEFINIÇÃO

Nome da Variável btnEntrar Renomeia o nome do botão. Backgroud Verde claro (153,255,204) Cor de fundo do botão. Font Tahoma 14 Negrito Fonte, tamanho e estilo. Foreground Verde Escuro (0, 153, 51) Cor do texto.

Mnemonic E Tecla de atalho do botão.

Text Entrar Texto exibido no botão.

ToolTipText Finalizar aplicação Logar no sistema.

EVENTOS JBUTTON  ACTIONPERFORMED

Cada componente pode receber uma série de eventos, o mais comum é o Click do Mouse. Podemos adicioná-lo ao código de duas formas: 1) clicamos no botão e depois vamos na janela de Propriedades  Eventos, e escolhemos o evento actionPerformed. 2) apenas com dois cliques no botão já é gerado o método no código.

private void btnSairActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {

// TODO add your handling code here:

}

Vamos acrescentar o código: System.exit(0);

Isso fará com que a aplicação seja encerrada quando o botão for clicado.

Obs: Tudo o que estiver após duas barras “//” é um comentário e é ignorado pelo compilador.

(8)

Figura 14 - ToolTips exibindo a mensagem "Finalizar aplicação".

Figura 15 - Janela sem borda e barra de título.

Clique no formulário e vamos alterar mais uma propriedade. Localize na janela de propriedades: undecorated e marque a opção. Isso fará com a janela não tenha borda e barra de título. Ao compilar a aplicação veremos o resultado como na Figura 15.

COMPONENTE JLABEL

O Jlabel é um rótulo que colocamos no formulário para indicar uma mensagem ou dar nome a outro componente. Para o projeto acrescentaremos dois Jlabels, localize-o na paleta o componente Label e arreste para a área do formulário. Posicione um debaixo do outro.

O Jlabel também tem um nome de variável, quando colocamos sobre o formulário ele deve ter ficado como Jlabel1 e Jlabel2, respectivamente. Como não sofrerão qualquer alteração durante a execução do programa, não precisamos alterar o nome da variável, vamos apenas alterar duas propriedades: tamanho e texto.

COMPONENTE PROPRIEDADE VALOR

Jlabel1 Fonte Tahoma 12 Negrito

Jlabel1 Texto Login:

Jlabel2 Fonte Tahoma 12 Negrito

Jlabel2 Texto Senha:

(9)

Figura 16 - Formulário com dois labels.

COMPONENTE JTEXTFIELD

Este componente cria uma caixa de texto editável. Localize “Campo de Texto” na paleta e arraste para o formulário. Vamos precisar de dois componentes desse. Quando inserimos seu nome padrão é JTextField1 e dentro dele também vem escrito o mesmo. Altere as propriedades conforme a tabela a seguir:

COMPONENTE PROPRIEDADE VALOR

JTextField1 Nome da Variável txtNome

JTextField1 Texto (vazio)

JTextField2 Nome da Variável txtSenha

JTextField2 Texto (vazio)

Figura 17 - Alterando propriedades do JTextField

CHAMANDO UM OUTRO FORMULÁRIO

A função de uma tela de login é após sua validação abrir o formulário principal do programa. Vamos criar um novo formulário e fazer essa transição entre os dois.

(10)

Da mesma forma que criamos o primeiro JFrame, crie um outro com as propriedades seguintes: Para o Nome da Classe escreva Menu, Localização em Pacotes de Códigos-fonte e em Pacote escolha Visao.

Figura 18 - Novo formulário incluso no projeto.

A transição acontece após algum evento como um clique no botão. Vamos criar o evento de clique no botão Entrar para que o novo formulário possa se abrir. Dê dois cliques nele para acessar o método no código.

private void btnEntrarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {

// TODO add your handling code here:

}

Inclua no código as linhas seguintes:

Menu mn = new Menu(); // Instancia a classe Menu para a variável “mn”.

mn.setVisible(true); // A propriedade setVisible recebe o parâmetro “true”.

dispose(); // Fecha o formulário atual.

Após compilar o projeto, ao clicarmos no botão “Entrar” o formulário Menu será aberto e o anterior fechado. Note que a segunda janela não está maximizada, resolvemos isso alterando a propriedade setExtendedState do JFrame.

Clique na aba “Menu.java”, escolha “Código-Fonte” e localize o método: public Menu().

(11)

Figura 19 - Alterando a propriedade no código.

Esse método é responsável por inicial o construtor da janela Menu. Incluímos antes da propriedade setExtendedState a palavra this. Usando “this”, fazemos referência ao formulário e com isso acessamos qualquer propriedade.

A propriedade setExtendedState informa como será o estado da janela, e recebe um parâmetro que é o estado. Escolhemos MAXIMIZED_BOTH, a janela ficará maximizada tanto na vertical quanto na horizontal.

OBTENDO O EXECUTÁVEL

Os projetos compilados poderão rodar fora da IDE do NetBeans.

Figura 20 - Gerando o executável

Clique com o botão direito em Aula1, localizada na aba Projeto, em seguida escolha a opção “Limpar e Construir”.

compile:

Created dir: C:\Users\Feuc\Documents\NetBeansProjects\Aula1\dist Copying 1 file to C:\Users\Feuc\Documents\NetBeansProjects\Aula1\build Nothing to copy.

Building jar: C:\Users\Feuc\Documents\NetBeansProjects\Aula1\dist\Aula1.jar To run this application from the command line without Ant, try:

java -jar "C:\Users\Feuc\Documents\NetBeansProjects\Aula1\dist\Aula1.jar" jar:

(12)

Em seguida o projeto será transformado em um arquivo java. Basta ir até a pasta indicada pelo compilador e veremos o arquivo criado.

Figura 21 - Localizando o executável.

Referências

Documentos relacionados

Buscaram-se, assim, elementos da arte e arquitetura cemiterial como cruzes, esculturas, lápides, símbolos para serem usados em estamparia na aplicação em

H79- Perceber sons de objetos e instrumentos musicais ao ouvir músicas de diversos ritmos.. H81- Identificar sons de diferentes elementos, como animais, fenômenos da natureza

Um estudo duplo-cego, randomizado e cruzado (estudo CP-072), com pacientes com DRGE (n=79; estágios I-III de Savary-Miller), comparou o perfil do pH intragástrico

A expectativa geral para o futuro é a da existência de um crescimento sustentado, cada vez mais assente em solu- ções técnicas para o mercado dos ETICS e reabilitação, e acima de

Para o estudo da viscosidade aparente da goma xantana produzida foram preparadas soluções aquosas das gomas na concentração de 3%, a 25°C, para todos os ensaios de fermentação..

O Itaú Unibanco ou qualquer de suas afiliadas não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e/ou de informar o leitor sobre qualquer alteração em seu

A Partir da década de 70 surgiram os métodos rápidos, para diminuir o tempo da emissão dos resultados e aumentar a produtividade do laboratório, simplificando o

Para completar nosso cadastro, precisamos alterar os dados de produtos;. Como é a alteração