• Nenhum resultado encontrado

Influência do futsal e do treinador no desenvolvimento social em crianças e adolescentes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Influência do futsal e do treinador no desenvolvimento social em crianças e adolescentes"

Copied!
55
0
0

Texto

(1)

DHE–DEPARTAMENTODEHUMANIDADESEEDUCAÇÃO

INFLUÊNCIA DO FUTSAL E DO TREINADOR NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

IGOR ROSA

(2)

IGOR ROSA

INFLUÊNCIA DO FUTSAL E DO TREINADOR NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Monografia apresentada à Banca

Examinadora do Curso de Educação Física

da Unijuí – Campus Santa Rosa, como

exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Educação Física

Orientadora: Profª Cléia Inês Rigon Dorneles

(3)

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho especialmente aos meus familiares que, em todos os momentos desta formação, me apoiaram e não mediram esforços para proporcionar uma educação de qualidade, e também nunca deixaram de acreditar no meu sonho.

(4)

AGRADECIMENTOS

Agradecer primeiramente a Deus, por me dar forças principalmente quando a vontade de desistir era maior do que a de continuar, além de que sem ele nada seria possível.

A minha querida família, que sempre foi meu suporte para que pudesse chegar exatamente no lugar que estou hoje, muito obrigado por tudo que fazem por mim.

A professora Cléa Inês Rigon Dorneles, que abraçou minha ideia no momento em que conversamos pela primeira vez, e dessa maneira não mediu esforços para me auxiliar na realização deste trabalho, e principalmente acreditando no meu potencial. Também, a todos os professores responsáveis por minha vida acadêmica durante toda minha passagem pela Unijuí.

E aos meus amigos e colegas, que ao longo desse percurso foram muito importantes para minha formação auxiliando sempre que era preciso.

Para finalizar, mesmo agradecendo de maneira geral meus familiares, gostaria de dedicar grande parte aos meus avôs Luci e Alcides, que por mais que estejam a quilômetros de distância me ajudaram muito na vida acadêmica, tenho muito amor por vocês.

(5)

RESUMO

Este estudo traz como objetivo principal, analisar a influência do futsal e do treinador no desenvolvimento social de crianças e adolescentes que utilizam o projeto Bola Boa Vista no município de Boa Vista do Buricá. Analisa-se também se o futsal auxilia na mudança de percepção da sociedade que essas crianças e adolescentes possuem; verificar se o projeto instrui valores sociais aos mesmos. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram avaliados 101 sujeitos, sendo 51 alunos do projeto social, 34 pais, 12 professores e 4 orientadores responsáveis pelo andamento do projeto. De acordo com os resultados encontrados 68% dos pais, professores e orientadores notaram mudanças positivas no comportamento dos alunos. Observa-se que 82% dos indivíduos confirmam que o projeto está cumprindo com os objetivos propostos e auxiliando no desenvolvimento social. Desta forma, conclui-se que o projeto social tem uma função importante na sociedade, auxiliando na formação das crianças e adolescentes que serão o futuro do nosso país. Percebe-se que o treinador tem um importante papel devido ao conhecimento sobre os indivíduos e também a maneira ideal de trabalhar com eles.

(6)

ABSTRACT

The main objective of this study is to analyze the influence of futsal and the trainer on the social development of children and adolescents who use the Bola Boa Vista project in the municipality of Boa Vista do Buricá. It is also analyzed if the futsal helps in changing the perception of society that these children and adolescents have; check if the project instructs social values to them. The methodology used was a case study with qualitative and quantitative approach. 101 subjects were evaluated, being 51 students of the social project, 34 parents, 12 teachers and 4 advisors responsible for the progress of the project. According to the results found, 68% of the parents, teachers and advisors noticed positive changes in the students' behavior. It is observed that 82% of individuals confirm that the project is meeting the proposed objectives and helping in social development. Thus, it is concluded that the social project has an important role in society, helping in the formation of children and adolescents who will be the future of our country. It is noticed that the trainer has an important role due to the knowledge

(7)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

(8)

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 – Importância de atividades extracurriculares...30

TABELA 2 – Futsal como melhor modalidade para atividade extracurricular...31

TABELA 3 – Objetivo principal de inserir as crianças e adolescentes...32

TABELA 4 – Melhorias no comportamento...33

TABELA 5 – O projeto auxilia no desenvovilmento...34

TABELA 6 – Conhecimento sobre o projeto social...35

TABELA 7 – Importância do treinador...36

TABELA 8 – O que leva a utilização do projeto...37

TABELA 9 – Auxílio no desempenho escolar...37

TABELA 10 – Melhora na socialização...38

(9)

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ... 11 1.1 Problema ... 12 1.2 Objetivos ... 12 1.2.2 Objetivo Geral ...12 1.2.3 Objetivos Específicos ...12 1.3. Justificativa ... 13 2 REFERENCIAL TEÓRICO ... 14 2.1 Futsal... 14

2.1.1 Futsal no município de Boa Vista do Buricá ...16

2.2 Sociologia do esporte ... 17

2.3 Projetos sociais e o futsal ... 18

2.4 Crianças e adolescentes ... 19

2.4.1 Benefícios do futsal no desenvolvimento social de crianças e adolescentes ...22

2.5 Papel do treinador de futsal no desenvolvimento de crianças e adolescentes .... 24

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ... 27

3.1 Caracterização da pesquisa ...27

3.2 População do estudo ...27

3.3 Amostra ...27

3.4 Instrumento e procedimentos de Coleta de Dados ...28

3.5 Procedimentos Metodológicos ...28

3.6 Análise de Dados ...28

3.7 Considerações Éticas...29

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO ... 30

4.1 Resultados dos Grupos 1,2 e 3 (Orientadores, Pais e Professores) ...30

4.2 Resultados do Grupo 4 (Crianças e adolescentes) ...37

CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 39

REFERÊNCIAS ... 41

4 ANEXOS ... 43

ANEXO A ...43

(10)

5 APÊNDICES ... 47 APÊNDICE A ...47 APÊNDICE B ...49 APÊNDICE C ...50 APÊNDICE D ...52 APÊNDICE E ...53

(11)

1. INTRODUÇÃO

As crianças e adolescentes necessitam durante seu processo de crescimento atividades que permitem seu desenvolvimento, ou seja, aprenderem a interagir e se portar perante a sociedade. Desta forma, é importante ocupa-los ao máximo com atividades além das que possuem nas escolas, com o objetivo de desenvolver exercícios que exercitem o corpo e a mente, favorecendo a socialização.

Segundo Rabelo e Amaro (2016) a infância é uma fase formada por inúmeras experiências e transformações, dentre elas está o desenvolvimento social, no qual está relacionado o meio em que o sujeito esteja inserido na sociedade afetando assim seu comportamento durante o ciclo de vida. Levando em consideração a forma comportamental das crianças e adolescentes, podem possuir fácil acesso a drogas lícitas, ilícitas, conteúdos inapropriados para suas idades, pode haver necessidade de projetos sociais instruindo e aconselhando em prol do seu desenvolvimento social.

De acordo com Adorno, Bordini e Lima (1999) quando crianças e adolescentes passam por momentos de incerteza sobre qual será o seu futuro, e desta forma vivendo muitas vezes em uma desigualdade social e com políticas governamentais falhas, são rodeados por atos errôneos como furtos, depredação ao patrimônio público, e até mesmo tornam-se usuários de drogas. Todavia, existem maneiras de contornar essa realidade social, uma espécie de auxílio aos pais e professores que possuem essa missão e educar para o futuro.

No momento atual segundo Bracht (2011), o esporte é uma excelente forma de trabalhar o processo de desenvolvimento psicossocial, pelo fato de ser praticado pela maioria das pessoas sendo de fácil compreensão e possuindo características que afetam o emocional, transmitindo valores como, o espírito de equipe, a comunicação, respeito e junto a isso proporcionando entretenimento. Com isso, se faz possível trabalhar o esporte futsal como auxílio no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, para que levem os valores do esporte para sua vida.

Desta forma trabalhando com um esporte coletivo fará com que haja interação entre as pessoas, o treinador pode utilizar esse momento para socializar de uma maneira que seja excluído totalmente qualquer forma de discriminação, demonstrando que cada indivíduo possui características iguais e distintas, demonstrando a importância de cada um ao seu redor (SANTOS et al. 2010).

(12)

1.1 Problema

Diante disto, este estudo destaca como o problema, qual a influência do futsal no desenvolvimento social em crianças e adolescentes que são participantes do projeto social Bola Boa Vista do município de Boa Vista do Buricá?

Bem como, questionar se o futsal desempenha um papel importante na vida dessas crianças e adolescentes, auxiliando na luta contra as drogas e discriminação social. É possível o esporte mudar a forma desses indivíduos enxergarem a sociedade?

1.2 Objetivos

1.2.2 Objetivo Geral

Verificar a influência do futsal e do treinador no desenvolvimento social em crianças/adolescentes de 4 a 16 anos que frequentam o projeto social Bola Boa Vista do município de Boa Vista do Buricá.

1.2.3 Objetivos Específicos

 Descrever como orientadores, professores e pais avaliam a prática do futsal como alternativa para atividades extracurriculares.

 Descrever os objetivos dos orientadores, professores e pais na inserção dos alunos no projeto social.

 Descrever as melhoras no comportamento dos alunos observados pelos orientadores, professores e pais.

 Confirmar se o projeto social auxilia no desenvolvimento social dos alunos.  Identificar o conhecimento dos pais, professores e alunos de estarem

participando de um projeto social.

 Identificar a importância da qualificação do treinador dada pelos orientadores, professores e pais.

(13)

1.3. Justificativa

As crianças e adolescentes estão vivendo em uma época rodeada de avanços científicos e principalmente tecnológicos, e esse desenvolvimento é propício para pontos negativos como falta de respeito, não saber trabalhar em grupos, não socializar, podendo também tornar algo mais pesado, sendo um exemplo, entrar no mundo das drogas, praticar violência e roubos, já que muitos acabam perdendo contato com os pais e familiares.

Com isso, o esporte é um excelente meio para desenvolver atividades sociáveis que eduquem esses indivíduos para o futuro, sendo uma espécie de apoio aos objetivos que os pais e professores possuem.

Sendo assim, é de grande importância buscar um esporte que seja interesse dessas crianças e adolescentes para que haja entusiasmo para querer aprender. Sendo assim, por ser um município que tem o Futsal como esporte principal, propõe-se realizar uma pesquisa visando identificar a influência do futsal no desenvolvimento social de crianças e adolescentes.

(14)

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo será apresentado o referencial teórico, trazendo o esporte como meio para desenvolvimento social em crianças e adolescentes, destacando o futsal como principal atividade a ser trabalhada, pelo motivo de ser uma modalidade bastante evidenciada e sendo muito praticado no município de Boa Vista do Buricá. Além de trazer também, a importância de ter um profissional de educação física guiando as atividades que serão desenvolvidas.

2.1 Futsal

A história da maneira que surgiu o futsal muito conhecido por futebol de salão possui discordância de opiniões, porém segundo a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) teve início no ano de 1940 por membros da Associação Cristã de Moços em São Paulo, pelo motivo que o futebol de campo por ser muito difícil encontrar locais para prática, as pessoas costumavam adaptar quadras de outras modalidades para praticar o futebol, e por possuir menos espaços foi se criando regras com menos jogadores, além de mudar o peso e tamanho da bola já que ela saia constantemente da quadra.

De acordo com Giusti e Voser (2015) a segunda versão o futsal foi iniciado na década de 1930 criado justamente pela Associação de Cristã de Moços do Uruguai, por isso o país possuía inúmeras conquistas no esporte e acabou se tornando uma paixão nacional. Sendo assim, os brasileiros que ali visitaram acabaram trazendo o esporte para o Brasil.

Desta forma, quando há uma criação de modalidade é importante ter uma entidade organizadora que oficialize esse esporte, por isso segundo a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) em 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão do estado do Rio de Janeiro. Sendo dado o primeiro passo com está criação, motivou outros estados fundar outras federações com o passar do tempo.

Já no Brasil conforme consta nos registros da confederação citada anteriormente, na década de 1950 foram dados os primeiros passos para a criação de uma confederação que abrangesse todo o país, todavia houve um veto por parte

(15)

do Conselho nacional de Desportos e acabou sendo arquivado o pedido, somente em 1979 obteve-se êxito para essa entidade.

Nos dias de hoje, é possível perceber que o futsal tem recebido muitas mudanças na forma de ser praticado tanto nas dimensões de quadra, quanto nas regras, e muito disso é dado pelo fato da alta performance das equipes que possuem excelente preparação física (GIUSTI;VOSER, 2015). Esse motivo traduz a importância da busca de novos conhecimentos para conseguir sempre se manter no alto rendimento.

Tendo em vista os aspectos mencionados, pode-se notar que o futsal demorou a ingressar como modalidade esportiva, e com isso acabou se tornando uma espécie de “adaptação” ao futebol. Com base nos autores, é nítida a dificuldade de definir regras fixas para o esporte, pois cada país pode adaptar da sua forma, por esse motivo que o futsal ainda não se tornou uma modalidade olímpica.

Entretanto, de acordo com o Da Costa (2005) o futsal é praticado em mais de 120 países, sendo a principal modalidade no Brasil, ou seja, por mais que está em constantes mudanças ainda é uma modalidade que vem crescendo significativamente possuindo um alto índice de praticantes pelo fato de ser acessível e muito propicia para obter lucros. Com isso, pode-se perceber que a um grande interesse por parte da mídia, seguindo o exemplo da ACBF (Associação Carlos Barbosa de Futsal) sendo um clube que possui inúmeros títulos nacionais como internacionais, tem como patrocinador máster a Tramontina e direitos de imagens de diferentes emissoras de televisão. Além disso, segundo a página oficial da ACBF possuem projetos sociais que contemplam mais de 450 jovens e crianças auxiliando no desenvolvimento social.

Portanto com base nos fatos apresentados, é possível perceber o quanto se torna viável desenvolver o futsal, pois além de ser utilizado como forma de lazer, é possível trabalhar visando alto rendimento, obtenção de capital, geração de empregos e o mais importante se faz possível trabalhar com essa modalidade o desenvolvimento motor e social de crianças e adolescentes.

(16)

2.1.1 Futsal no município de Boa Vista do Buricá

O povo brasileiro a “nasce jogando futebol”, ou seja, é possível afirmar que o Brasil acabou se tornando país do futebol devido a sua excelente formação de atletas e conquistas de títulos de grandes expressões. Com isso, os pais acabam incentivando os filhos a torcerem por seus clubes preferidos, frequentar partidas nos estádios ou até mesmo transmissões de jogos pela televisão (CAVICHIOLLI et al. 2011).

O futebol é um esporte que por ter se tornado paixão nacional obviamente é trabalhado nas escolas. Todavia ele necessita de um amplo espaço e grande quantidade de participantes para se realizar uma partida, desse modo algumas escolas acabam adquirindo o futsal como substituto pelo fato de ter objetivos e regras semelhantes, sendo um meio mais fácil de elaborar um plano de ensino para seus alunos.

De acordo com Macedo (2005) já que o futsal passou a ter uma ênfase maior do que o futebol em algumas escolas e até mesmo escolinhas, o ser humano acabou estabelecendo uma relação afetiva com o esporte e acaba utilizando-o não somente para o alto rendimento, mas também como método para interação social, desenvolvimento motor, social e psicossocial.

O município de Boa Vista do Buricá é um ótimo exemplo para essas afirmações, pelo fato de ter criado um clube de Futsal no ano de 2013 (APÊNDICE A), denominada ABELC (Associação Boa-vistense de Esporte Lazer e Cultura) com o intuito de lançar a cidade em competições regionais. Atualmente disputa a elite do futsal gaúcho FGFS (Federação Gaúcha de Futsal), e com isso proporciona a sociedade uma forma de entretenimento e também passa a gerar empregos. Além disso, trouxe a oportunidade de crianças e adolescentes acreditar em seus sonhos e se tornar atleta profissional, ingressando na categoria de base do clube.

Como todo clube há alguns testes a serem realizados para conseguir entrar na categoria de base da ABELC, sendo assim não são muitas crianças e adolescentes que conseguem obter êxito. Contudo, por ser um esporte muito requisitado, há escolinhas particulares para aqueles que não conseguiram sua vaga, além de ter também um projeto social tendo o futsal e futebol como esportes principais.

(17)

Portanto o município de Boa Vista do Buricá optou por uma modalidade em fase de crescimento e obteve êxito, pois é uma cidade com excelente formação de atletas e também possui um nome muito forte no futsal gaúcho. Desse modo é possível perceber o quanto essa modalidade afeta a comunidade, principalmente crianças e adolescentes que acabam se espelhando nos atletas profissionais e transformando isso em um sonho, sendo assim a prefeitura percebeu que a melhor forma de se obter êxito com um projeto social voltado a essa faixa etária no município, é por meio do futsal.

2.2 Sociologia do esporte

Ao falarmos de sociologia estamos tratando de escolhas individuais, ou seja, decisão tomada por um indivíduo com base naquilo que acredita, quer dizer que suas escolhas são definidas de acordo com seus interesses e gostos, ou naquilo que seja realmente bom (LOVISOLO, 2011). Sendo assim, a formação do ser humano está ligada a sociedade em que ele vive, nas tradições que segue, na forma de vida que leva, pois nem sempre são tomadas as decisões naquilo que gosta de fazer, e essas escolhas são a base de estudos da sociologia.

No esporte não é diferente, de acordo com o autor citado anteriormente, o que leva na maioria das escolhas de modalidades esportivas é de acordo com aquele esporte que possui um contato constante, em virtude de ter uma visibilidade maior em sua sociedade, muitos acabam optando por aquele que está mais acessível e por serem influenciados a escolhe-lo. Todavia, não será necessariamente assim, existe exceções na qual dedicam sua prática a esportes que não tem tanto destaque, e essas pessoas geralmente optam por não conseguirem se adaptar a aquela modalidade, e isso não significa algo ruim, porém de forma geral a estrutura disponibilizada não será a mesma e consequentemente terá mais dificuldades na sua prática.

Com isso, o esporte virou um cenário com inúmeros espectadores e passou a se tornar uma espécie de espetáculo, no caso os jogares viram o centro das atenções, além de ser uma excelente forma de se obter lucros por meio de clubes, competições, federações, já que todo esporte possui uma organização, normas, regras e aqueles que participam se submetem a cumpri-las (BETTI, 1989).

(18)

Se tornou uma das principais contribuições da sociologia do esporte, segundo o mesmo autor, a criação de diferentes sistemas estruturados de maneiras distintas, porém interligados, que atendem todo tipo de pessoas da criança ao idoso, incluindo qualquer portador de deficiência, fazendo com que o estado se torne responsável pela inclusão social, dando responsabilidade ao setor da saúde, assistência social, educação, cultura e lazer.

Com base nisso, podemos perceber que o desenvolvimento da parte motora e social dos indivíduos são baseadas no mesmo ciclo, de acordo com a sociedade que o rodeia ele irá desenvolver determinados comportamentos com base na interação cultural e social. Portanto, a sociologia determina que a inserção do sujeito no esporte se dá conforme o contato com a comunidade que ele vive.

2.3 Projetos sociais e o futsal

Podemos perceber o crescimento da criminalidade em nosso país tornando-se possível vermos que há muitos adolescentes escolhendo o caminho da violência. Porém isso não é exclusivo de indivíduos que vivem em uma desigualdade social, possui também de diferentes classes sociais dado pelo fato de que a adolescência é um processo de desenvolvimento e escolhas, que geralmente são feitas sem pensar nas consequências futuras, sendo assim se faz necessário um melhor acompanhamento para esses jovens durante essa etapa de suas vidas, para poderem tomar suas decisões da melhor maneira possível. (ADORNO;BORDINI;LIMA, 1999).

Dado esse problema da sociedade atual é importante desenvolver uma maneira de trabalhar além das escolas, algo que promova a socialização nesses sujeitos tendo em vista que as entidades escolares para eles não agregaram nesse processo. Com isso são criados projetos sociais que podem ser trabalhados com inúmeras atividades, sendo elas esportivas ou recreativas, mas com objetivos semelhantes. Segundo Souza et al. (2010) esses projetos possuem objetivos baseados nos problemas atuais da sociedade, como citado anteriormente a criminalidade, desigualdade social, combate as drogas e violência, como também promover a saúde desses adolescentes visando o seu futuro como cidadão.

Com base no autor citado anteriormente, esses projetos sociais são muito importantes para auxiliar esses adolescentes em busca de seus objetivos pessoais,

(19)

pois é uma maneira de complementação na educação dada pelos pais e professores que muitas vezes não conseguem a maneira correta de lidar com esses jovens e acabam de certo modo falhando acidentalmente com eles. A ideia de oportunizar a esses adolescentes prática esportiva ou recreativa como forma de lazer, faz com que eles saiam das ruas e ocupem seu tempo desenvolvendo atividades que beneficiam seu processo de evolução, deixando de certo modo pouco tempo para aquelas atividades que atrapalhariam o seu futuro.

Uma prática esportiva que vem crescendo muito no mundo todo é o futsal, esse esporte é excelente meio para ser utilizado em um projeto social pelo simples motivo de ser paixão nacional, aonde a maioria dos adolescentes tem acesso e procura praticar no seu tempo de lazer. Inclusive de acordo com Giusti e Voser (2015) podemos perceber a adaptação dessa modalidade em intervalos de escolas, campeonatos municipais, praças das cidades, que são adaptados itens para se tornar uma bola, regras adaptadas ao espaço utilizado e adolescentes jogando um futsal improvisado como forma de entretenimento.

Todavia, de acordo com autor citado anteriormente, assim como é trabalhado nas escolas, o futsal desenvolvido nos projetos sociais não deve ser ensinado de maneira que visa o alto rendimento que são trabalhadas as partes tática e técnica, mas sim um meio com objetivo de evoluir socialmente os participantes e promover a saúde dos mesmos.

Por isso, tudo se faz valer a ideia de que um projeto social bem implantado sendo ele com muito ou pouco recurso, é possível realizar atividades que acrescentem na vida dos adolescentes, pois como citado, esses sujeitos estão passando por uma fase de evolução e muitas vezes não possuem o acompanhamento ideal. E dessa forma, qualquer estimulo é algo a mais em sua rotina e consequentemente irá aprender aquilo que será aplicado durante o projeto levando para toda sua vida.

2.4 Crianças e adolescentes

É de grande importância salientar o valor que devemos ter pelas crianças e adolescentes do nosso país, já que estamos vivendo em uma época conturbada pelo fato de possuir grandes riquezas e território, mas sendo governado de forma errônea. Sendo assim a possível solução está na dependência de uma boa

(20)

educação aos nossos herdeiros para que consigam se tornar cidadãos justos e valorosos.

O ser humano nasce como se fosse uma “folha em branco” e com isso tudo com que ele possui contato é assimilado e será escrito nessa “folha”, desta forma é possível perceber que o meio de inserção dos indivíduos afeta no seu comportamento. Com isso ao longo de seu processo de desenvolvimento, as crianças e adolescentes vão evoluindo conforme os problemas que lhe são apresentados, pois o organismo deles percebe aquilo que está acontecendo, compreende o fato e age conforme o que aprendeu, isso é chamado de cognição (FONSECA, 2018).

De acordo com o mesmo autor citado anteriormente, a cognição é um fator fundamental estando associada diretamente com as funções mentais permitindo a adaptação dos indivíduos ao ambiente e definir suas ações de maneira inteligente. Por conseguinte, o ser humano se torna indutor de informações, geradores de conflitos, desequilíbrios e situações problemas, além de tomar as decisões com base em sua memória.

Se faz possível compreender que a família é uma das responsáveis pelo processo evolutivo das crianças e adolescentes, contudo a escola é o ponto chave para isso, pelo motivo que esses sujeitos estão envolvidos a maior parte do tempo nesse ambiente que é responsável por proporcionar experiências e sensações novas a eles. Segundo Júnior (2000) na escola crianças e adolescentes devem ser oportunizados a aprender e aperfeiçoar suas habilidades motoras, estar em contato com amizades assim como criar novas, sentir emoções e procurar ao longo dos anos direcionar elas para o futuro, verificando qual é o objetivo desses sujeitos e mostrar possíveis caminhos.

Além disso a participação social é essencial para crianças e adolescentes na sociedade atual, por estarmos em um momento de grandes evoluções tecnológicas ocorrem o desligamento social, onde a vivência coletiva está em processo de extinção. Nesse quesito a educação física por meio do esporte tem o poder de corrigir esse problema, trazendo atividades com ênfase no companheirismo e cooperação (GIUSTI;VOSER, 2015).

De maneira geral percebe-se todo processo trabalhado com essas crianças e adolescentes é válido, pois conforme o passar do tempo aquilo que não foi aprendido quando novo se torna mais difícil de aprender quando adulto, e como

(21)

citado nascemos puros e aquilo que vivenciamos dirá o ser humano que seremos, e com isso nada mais importante do que ensinar de uma maneira eficaz para que essas crianças e adolescentes se tornem pessoas valorosas e corretas para poderem passar tudo aquilo que desenvolveram para suas gerações.

Devido a isso, é indispensável a necessidade de estudos mais aprofundados sobre crianças e adolescentes e como os mesmos desenvolvem suas características, das quais serão abordadas a seguir com uma ilustração comparativa dos indivíduos, segundo o Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE/UFSC

Fonte: NUTE-UFSC (2016).

Legenda: Comparação entre a diferenças entre uma criança e um adolescente no quesito aspecto afetivo e social.

Nota-se que possui diferenças significativas entre crianças e adolescentes, e de acordo com Cadernos de Referência ao Esporte (v.12, 2013) não se faz possível iniciar qualquer atividade de esportes com esses sujeitos, sem antes entender sobre maturação, crescimento e desenvolvimento, já que é de conhecimento geral que

(22)

cada indivíduo possui um organismo diferente, sendo de fundamental importância respeita-los em prol de sua saúde e bem-estar.

Seguindo a ideia do livro citado anteriormente, o termo crescimento é muito simples, é a forma que o nosso corpo se transforma biologicamente, ou seja, a estrutura física, podendo demorar mais para alguns do que para outros variando as proporções. No mesmo sentido, o livro traz o conceito de maturação como transformações que preparam o organismo a evoluir, sendo mudanças morfológicas e fisiológicas decorrentes do processo de crescimento, capacitando-o para novas atividades.

É de suma importância deixar claro que ao trabalhar com crianças e adolescentes devemos de alguma forma agregar de forma positiva em sua jornada, de maneira que aquilo que é ensinado eduque-o para o futuro (SILVA; PONTES, 2013). Nessa perspectiva, o desenvolvimento está ligado diretamente, pois ele trata de uma espécie de aprimoramento de componentes, motor, social, emocional. Como citado anteriormente que experiências vivenciadas formarão essas crianças e adolescentes, quanto maior as oportunidades distintas de dessas experiências, maior será seu desenvolvimento. (CADERNO DE REFERÊNCIA AO ESPORTE, V.12, 2013).

Em vista dos argumentos apresentados, conclui-se que não é algo fácil de ser trabalhado, pois diferentemente de crescimento que é um processo natural, o desenvolvimento depende de fatores externos, ou seja, é necessário ter conhecimento da sociedade em que vivem e também de sua individualidade biológica, além disso é importante perceber que todas crianças e adolescentes são únicas e precisa adaptar as atividades para incluir todas, e assim proporcionando experiências que geram companheirismo, respeito, educação para que utilizem esses valores em seu cotidiano.

2.4.1 Benefícios do futsal no desenvolvimento social de crianças e adolescentes

Ao nascer todo ser humano é considerado puro e suas decisões irão dizer que tipo de cidadão será no futuro. Por conseguinte, é importante salientar que na maioria das vezes se faz necessário possuir um acompanhamento que vai além dos

(23)

professores, sendo assim buscar determinada tarefa que auxilie de maneira positiva em seu desenvolvimento social transmitindo conhecimentos de forma direta e indireta, e de modo que proporcione bem-estar as crianças e adolescentes.

Uma maneira válida de ser trabalhado isso é utilizando o esporte em sua metodologia, pelo simples fato de que ele se tornou o maior fenômeno cultural do planeta, e através dessa cultura fará com que a criança descubra maneiras de se expressar através do seu corpo e também relacionar-se com os companheiros (JÚNIOR, 2000). Em vista disso, é preciso perceber que o esporte é muito praticado nas escolas fazendo com que educação física seja uma das matérias preferidas entre os alunos, deste modo ele se torna um grande item a ser trabalhado com essas crianças e adolescentes pelo motivo de ser uma tarefa que instiga eles a praticarem.

Na sociedade atual é visível que grandes exemplos de esporte são futebol e futsal, pois são realizados eventos de escala gigantesca e por isso desperta interesse da mídia, logo, se tornou uma paixão nacional sendo descrita por alguns ser uma espécie de “religião” (STIGGER, 2005). Associando crianças e adolescentes com o esporte, mais especificamente futsal, se torna possível trabalhar essa modalidade com o objetivo de desenvolver socialmente esses sujeitos, visando melhorias no seu comportamento através da prática esportiva.

Utilizar o futsal como ferramenta de trabalho vai muito além do ensino técnico/tático, pois ao realizar tarefas por meio de um esporte coletivo induz as crianças e adolescentes trabalharem em equipe, possibilitando ao treinador desenvolver atividades de cooperação e com isso vem o espírito de equipe, liderança, respeito e fazer com que percebam a importância do seu companheiro, além de outros aspectos que são fundamentais para a evolução desses sujeitos, tornando-os melhores cidadãos (GIUSTI;VOSER, 2015). Do mesmo modo, a maneira que o treinador administra os treinamentos é essencial, sendo implementado regras para facilitar o treinamento, e principalmente seguir elas à risca.

Sendo assim, ao trabalhar o futsal com objetivo de desenvolvimento social, deve possuir um planejamento adequado a isso, pois segundo Fonseca (2018) o desenvolvimento das crianças e adolescentes ocorre através daquilo que eles vivenciam, ou seja, ocorre por meio de transmissão cultural, por meio de interação

(24)

com outros sujeitos. Diante disso, é possível perceber o quão importante é possuir um planejamento adequado ao objetivo a ser trabalhado, uma vez que a educação sempre foi o futuro da sociedade.

Conclui que o futsal é um método válido e eficaz para auxílio do processo de desenvolvimento social em crianças e adolescentes, porque é um esporte que eles se identificam e sentem prazer em praticar, com isso, se faz possível buscar a evolução desses sujeitos ofertando aquilo que eles gostam de realizar, facilitando no processo de desenvolvimento e consequentemente obtendo de forma antecipada os resultados.

2.5 Papel do treinador de futsal no desenvolvimento de crianças e adolescentes

Quando falamos em processo de evolução, é de grande importância poder adquirir conhecimentos e experiências com aquelas pessoas capacitadas que consigam transmitir seus pensamentos com base na sua formação. Sendo assim, é importante salientar que o profissional de educação física compreende o processo evolutivo de cada criança e adolescente, e desta maneira consegue criar planejamentos adequados para esses indivíduos. Segundo Júnior (2000) deve-se ter certo cuidado quando se trabalha a iniciação esportiva devido à iniciação precoce, ou seja, quando não se tem formação acadêmica, ou até mesmo possuindo formação, mas não o conhecimento, pode estar tirando dessas crianças e adolescentes a oportunidade de adquirir experiências distintas e limitando o seu processo evolutivo, tanto de desenvolvimento motor como até mesmo desenvolvimento social.

É inegável que seja necessário um vasto conhecimento sobre a maturação biológica dos sujeitos, devido ao fato dela estar ligada diretamente no ganho de massa muscular e amadurecimento, sendo isso responsável pela melhoria nas capacidades de força, velocidade e resistência. Com isso, o treinador deve associar o nível do praticante, e adequar o treinamento visando uma maior evolução. Para Guedes (2011), os profissionais de educação física se encontram em posição privilegiada para ajudar no processo de evolução, à vista de seu significativo envolvimento com aspectos educacionais e de promoção da saúde e desenvolvimento na população jovem.

(25)

Portanto é importante salientar que isso não significa que crianças e adolescentes busquem o treinamento para se tornar um atleta profissional, mas sim que consigam passar por diferentes modalidades adquirindo experiências, técnicas e táticas para que consigam um melhor desenvolvimento cognitivo e principalmente motor. Segundo Drews et al. (2013) um bom desempenho motor é um atributo fundamental no repertório motor de crianças e adolescentes, tornando-se essencial para a efetiva participação em diferentes programas de atividade física, ou seja, é possível utilizar conhecimentos adquiridos no basquete, e usufruir no futsal.

De acordo com Júnior (2000) quando treinador fecha as portas para algumas modalidades, está estimulando negativamente essas crianças e adolescentes, pois esses indivíduos são biologicamente e intelectualmente diferentes. Com isso, certamente haverá alunos que vão se sobressair e acabam criando uma espécie de exclusão daqueles que não conseguem realizar as atividades propostas, e isso faz com que ocorra à diminuição da autoestima e vontade de realizar quaisquer esportes por possuírem experiências negativas. Desse modo é importante oportunizar as crianças a adolescentes todo tipo de atividade e interação, pois após conhecer vastas opções de modalidades esportivas, são esses indivíduos que irão optar por qual esporte vão se dedicar com mais ênfase sendo esse foco direto ou indireto.

Com cita Stigger (2005) o treinador deve ter a capacidade de adaptar um planejamento com base nas dificuldades de cada indivíduo presente no treinamento, pois quando o objetivo do trabalho difere do esporte de rendimento, não se permite a exclusão de alunos de nenhuma maneira, mas sim o profissional procura adotar uma posição e mediador e buscar uma forma de participação coletiva.

Dessa forma crianças e adolescentes irão acabar se espelhando naqueles que os educam, sendo um processo de transmissão cultural e interação compartilhada, pois eles são seres que não possuem experiência alguma e vão adquirir ao longo do seu processo evolutivo, desse modo o papel do treinador é tão importante como o familiar pelo fato de estar em contato repentino com seus alunos se tornando assim uma espécie de exemplo (FONSECA, 2018)

Em virtude disso é necessário que treinadores, iniciem o processo de desenvolvimento das crianças e adolescentes com muita cautela, respeitando a individualidade biológica de cada sujeito, evitando qualquer forma de exclusão e

(26)

buscando oportunizar diferentes experiências para esses alunos, para que com isso cada atividade realizada seja gratificante, satisfatória e educativa para eles (JÚNIOR, 2000).

Levando em conta a partir das leituras realizadas entende-se que o papel do treinador de futsal no desenvolvimento de crianças e adolescentes é fundamental para que haja evolução nesses indivíduos, pois os treinadores estão em uma posição que lhes permitem analisar qual a maneira que será feito o planejamento dos treinos com base na individualidade, e com isso aplicar aquilo que foi planejado visando o desenvolvimento motor, social e psicossocial dos praticantes, principalmente quando o treinador está realizando seu trabalho dentro de um projeto social que necessita de um cuidado maior com os integrantes.

(27)

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.1 Caracterização da pesquisa

De acordo com Gressler (2003), está pesquisa se enquadra como estudo de caso e abordagem qualitativa e quantitativa, pelo motivo que abrange ambos mesmo possuindo conceitos distintos, com isso, ela necessita de tabelas numéricas como também está voltada a ciências sociais, trabalhando com emoções e desenvolvimento.

Para Gressler (2003, p.55) “a pesquisa dedica-se a estudos intensivos do passo, presente e interações do ambiente (culturais, sociais, econômicas, políticas) de uma unidade, indivíduos, instituições, grupos ou comunidades, que serão selecionadas pela especificidade”.

3.2 População do estudo

A população desse estudo é dividida em quatro grupos sendo eles compostos por crianças e adolescentes, seus pais, seus professores e os orientadores atuantes no projeto contra o crack Bola Boa Vista do município de Boa Vista do Buricá, Rio Grande do Sul.

Como critérios de inclusão dos sujeitos, optamos somente por aqueles que estão participando do projeto pelo menos um ano, pois assim se faz possível verificar se há uma evolução devido a metodologia aplicada.

3.3 Amostra

Serão analisados 101 indivíduos, sendo divididos em GRUPO 1: Orientadores (n=4), GRUPO 2: Pais (n=34), GRUPO 3: Professores (n=12), GRUPO 4: Crianças e adolescentes (n=51). Os sujeitos participantes do estudo foram integrantes entre 4 a 16 anos do projeto contra o crack Bola Boa Vista, pais desses indivíduos e professores que possuem contato com os mesmos, além dos orientadores responsáveis pelos treinamentos realizados.

Os questionários foram aplicados para diferentes pessoas com sua devida importância dentro do projeto social Bola Boa Vista (Ver apêndices A, B, C, D).

(28)

3.4 Instrumento e procedimentos de Coleta de Dados

Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionários estruturados e constituídos de modo que, seja determinado uma análise com base nos objetivos desse projeto. Já que possui diferentes alvos, os questionários foram elaborados a partir dos objetivos propostos e adaptados de acordo com o grupo da amostra desse estudo.

Para as crianças e adolescentes, foi entregue utilizado como instrumento a entrevista semi-estruturada no período que antecede o treinamento para o preenchimento e também para seus pais, já os professores e os orientadores receberam nos seus respectivos locais de trabalho.

3.5 Procedimentos Metodológicos

Para traçar as etapas deste estudo foi organizado um cronograma de agendamentos para coleta de dados, na qual cada grupo da amostragem foi entregue o termo de livre consentimento.

Os orientadores tiveram acesso ao questionário via WhatsApp devido a ter um número reduzido de participantes, já os professores tiveram seus questionários recebidos impresso pela secretária da escola em que trabalhavam, e os pais dos alunos receberam seus questionários pelos seus filhos, os mesmos receberam durante uma sessão de treinamento e levarão aos pais e após um período retornaram. Por fim as crianças e adolescentes foi uma abordagem diferente, enquanto estavam do lado de fora da quadra os alunos respondiam as perguntas de semi-estruturadas da entrevista.

3.6 Análise de Dados

Os dados foram tratados e organizados em planilhas do programa Excel, aonde utilizada a análise estatística para avaliação dos resultados obtidos nos questionários aplicados aos 4 grupos da amostragem.

(29)

3.7 Considerações Éticas

A pesquisa segue as normas específicas para estudos envolvendo seres humanos do Conselho Nacional de Saúde resolução 466/12, onde foram entregues aos 4 grupos de amostragem o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) que se encontra em anexo neste trabalho. A partir deste, informamos a todos os objetivos do estudo e a coleta de dados, esclarecendo que o anonimato será mantido.

Os resultados e conclusões obtidas servirão para possíveis ideias para futuros projetos sociais, demonstrando os pontos para seguir de exemplo, como também o que precisa ser melhorado, sendo assim esta pesquisa possibilita gerar dados que demonstram uma maneira de auxiliar na educação do futuro do nosso país.

(30)

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Esse capítulo irá apresentar e discutir os resultados baseado nas respostas do questionário obteve-se os seguintes resultados, que estão organizados em 4 GRUPOS, sendo o primeiro grupo os orientadores do projeto, o segundo os pais, terceiro os professores e finalizando com o quarto grupo as crianças e adolescentes.

4.1 Resultados dos Grupos 1,2 e 3 (Orientadores, Pais e Professores)

TABELA 1 - Você acha importante que seja oferecida diferentes atividades extracurriculares para as crianças e adolescentes?

Na tabela 1, pode-se ver que há um consenso entre os grupos 1, 2 e 3 onde concordam que é importante dar oportunidade de experimentar novos tipos de atividades.

Diante dessa primeira questão abordando a importância de oportunizar as crianças e adolescentes diferentes atividades extracurriculares, percebe-se que a resposta sim foi unânime entre orientadores, pais e professores. Segundo Júnior (2000) oportunizar as crianças e adolescentes diferentes experiências é fundamental para o desenvolvimento tanto motor, quanto cognitivo e social, pelo fato de que não se sabe ao certo qual é o esporte que ela se enquadra e com isso eles terão contato com modalidades distintas e optarão por aquela que mais proporciona prazer.

0 20 40 60 80 100 120

Orientadores Pais Professores

Importância de atividades extracurriculares

(31)

Porém, seguindo o raciocínio do mesmo autor, mesmo após decidir aquele esporte como favorito não se deve evitar de praticar outro, pois quando se pratica diferentes modalidades é possível utilizar alguma técnica e tática de outro para poder se sobressair em algumas situações criadas pelo esporte.

TABELA 2 – Comparativo entre as respostas dos orientadores, professores e pais quando abordados sobre o futsal como melhor alternativa para atividades extracurriculares.

Futsal é ideal para atividade extracurricular? Sim Não Total

Sujeitos N % N % N %

Orientadores 4 8% 0 0% 4 8%

Professores 10 20% 2 4% 12 24%

Pais 24 48% 10 20% 34 68%

Total 38 76% 12 24% 50 100%

A tabela 2 traz uma abordagem geral dos gráficos 2,3 e 4 sobre a modalidade futsal ser a ideal para crianças e adolescentes no município de Boa Vista do Buricá, e observa-se que 76% do envolvidos consideram o futsal como um método viável a ser trabalhado na cidade.

De acordo com Giusti e Voser (2015) no que se diz respeito a atividade física é possível encontrar inúmeras formas de se trabalhar com essas crianças e adolescentes, e não deve ser resumida em somente uma modalidade esportiva, já que na cultura do movimento do ser humano há diversos eixos que devem compor em um planejamento, sendo eles dança, jogos, ginástica, lutas e todas atividades que auxiliam no processo ensino-aprendizagem.

Contudo de acordo com os autores citados anteriormente, a maioria das escolas não desenvolvem um planejamento que abrange todos esses conteúdos, sendo assim acabam falhando nesse processo, e com isso surgem oportunidades extracurriculares que auxiliam nesse processo desde que sejam realizadas da maneira correta.

(32)

TABELA 3 – Comparativo analisando as respostas dos orientadores, professores e pais quando questionados sobre o objetivo principal ao inserir as crianças e adolescentes no projeto social.

Objetivos Saúdes/Bem-Estar

Socializar Lazer Atleta Exercitar

Sujeitos N % N % N % N % N %

Orientadores 4 4% 4 4% 0 0% 0 0% 0 0%

Professores 12 12% 12 12% 0 0% 0 0% 0 0%

Pais 19 19% 8 8% 8 8% 11 11% 22 22%

Total 35 35% 24 24% 8 8% 11 11% 22 22%

A tabela 3, na qual a pergunta se referia ao objetivo de inserir a criança e adolescente no projeto social disponibilizado pelo município de Boa Vista do Buricá, onde permitido a escolha de dois objetivos principais. Com isso, nota-se que a grande maioria dos envolvidos acredita que a saúde e bem-estar (35%) como foco principal, como também buscar a socialização (24%).

A socialização é fundamental para adquirir novos conhecimentos, pois quando estamos em contato com outras pessoas trocamos experiências, ideias, agregando na formação do nosso ser, além disso, caso seja trabalhado no esporte, a socialização acaba transmitindo valores como respeito, educação, companheirismo e desse modo desenvolve indiretamente nas crianças e adolescentes (FONSECA, 2018).

Como também realização de atividades físicas como meio para proporcionar saúde e bem-estar, de acordo com Guedes (2011) o esporte proporciona uma sensação de satisfação, bem-estar a quem pratica, além de ser importante para saúde a realização de qualquer exercício físico diário.

(33)

TABELA 4 – Notou alguma melhoria no comportamento das crianças e adolescentes após o início do projeto?

Disciplina Coletividade Respeito Cooperaçã o Coordenação Sem melhoras Sujeitos N % N % N % N % N % N % Orientadores 4 4,9% 4 4,9% 0 0 0 0% 0 0% 0 0% Professores 0 0% 0 0% 3 3,5% 0 0% 3 3,5% 9 10,7% Pais 15 17,8% 5 5,9% 13 15,5% 10 11,9% 11 13,1% 7 8,3% Total 19 22,7% 9 10,8% 16 19% 10 11,9% 14 16,6% 16 19%

Na tabela 4, nota-se que 19% do total de responsáveis pelas crianças e adolescentes (GRUPOS 1, 2 e 3) não notou qualquer mudança no comportamento dos mesmos, contudo, 81% percebeu alterações nesses sujeitos como disciplina, respeito, melhoria na coordenação.

Tendo em vista que um projeto social procura como objetivo o desenvolvimento social das crianças e adolescentes, a maioria das respostas do questionário apresenta resultados positivos, e segundo Silva e Pontes (2013) a prática de esportes é necessária para desenvolver hábitos saudáveis, como respeito ao próximo, cooperação, conseguir trabalhar junto a sua equipe, além de melhorar significativamente a autoestima.

(34)

TABELA 5 – Acredita que o projeto Bola Boa Vista auxilia no desenvolvimento social?

Na tabela 5, obtemos as respostas com base no questionamento se o projeto social Bola Boa Vista auxilia no desenvolvimento social das crianças e adolescentes do município, 82% respondeu que o projeto está cumprindo com os objetivos propostos e auxiliando no processo de evolução, porém 18% discordaram e não acreditam nessa evolução.

É possível perceber que os esportes coletivos oferecem aos participantes a oportunidade de trabalhar em grupo, havendo necessidade de interação direta com outras pessoas e dependendo delas para que o objetivo da atividade se concretize, desse modo, terá respeito e companheirismo intrínseco durante uma partida, pois mostrará as crianças e adolescentes como conviver em meio aos outros (SANTOS

et al. 2010). 4 27 10 0 7 2 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60%

Orientadores Pais Professores

Projeto auxilia no desenvolvimento social

(35)

TABELA 6 – Você sabia que a escolinha de futsal era um projeto social desenvolvido contra as drogas? Sim Não Sujeitos N % N % Pais 17 37% 17 37% Professores 5 10,8% 7 15,2% Total 22 47,8% 24 52,2%

Ao observar a tabela 6, podemos concluir que 52,2% dos indivíduos dos grupos 2 e 3 que responderam o questionário não possuíam conhecimento do que seria a escolinha de futsal.

De acordo com Souza et al. (2010) quando falamos de projetos sociais, não estamos lidando com alto rendimento, ou seja, o objetivo traçado é justamente oportunizar os participantes a experiências novas, promover a saúde, a socialização, e principalmente afastando do mundo da criminalidade e das drogas.

Desse modo, percebe-se que muitos dos pais e professores não tinham conhecimento do que seria essa prática de futsal dos seus filhos e alunos, e é possível perceber juntamente com a tabela 3, que alguns deles tinham como objetivo ser um atleta, fugindo totalmente do objetivo. Mesmo assim, entendemos que o projeto na compreensão da família e escola tem ênfase para o esporte de rendimento, acreditamos que esses resultados estão relacionados a pouca divulgação do mesmo.

(36)

TABELA 7 – Você considera importante o papel do treinador para instruir crianças e adolescentes em um treinamento?

Percebe-se na tabela 7 que 66% dos indivíduos questionados, acreditam que o treinador possui uma grande importância por conhecer os indivíduos e saber a melhor maneira de trabalhar com eles, como também outro aspecto do treinador é conhecer a parte técnica e tática que correspondem a 34% dos indivíduos. Portanto todos pais, professores e orientadores concordam da importância de ter alguém capacitado durante a execução de um planejamento.

De modo geral os dois aspectos são importantes, pois é necessário saber ensinar a modalidade tanto a parte técnica quanto a tática, contudo saber trabalhar com base na individualidade biológica é fundamental, como cita Júnior (2000) cada indivíduo possui um organismo, um desenvolvimento cronológico diferente, e cabe ao treinador saber incluir todos alunos durante a atividade realizada.

Sim Não Individualidade Biológica Técnico Tático Sujeitos N % N % N 0 Orientadores 4 8% 0 0% 0 0% Pais 21 42% 13 26% 0 0% Professores 8 16% 4 8% 0 0% Total 33 66% 17 34% 0 0%

(37)

4.2 Resultados do Grupo 4 (Crianças e adolescentes)

TABELA 8 – O que leva você a usufruir do projeto social?

Apr.

Habilidades

Gostar de futsal

Saúde Lazer Socialização

Sujeitos N % N % N % N % N %

Crianças e adolescentes

33 64,7% 18 35,3% 0 0% 0 0% 0 0%

Na tabela 8, crianças e adolescentes têm como finalidade aperfeiçoar as suas habilidades motoras 64,7%, além de utilizar o projeto social por gostar de praticar futsal, desse modo de acordo com o autor citado anteriormente eles estão indo na contramão dos objetivos intrínsecos nos projetos sociais que é a socialização e lazer. Acreditamos que pelo fato do município ser destaque no esporte afeta as crianças e adolescentes que buscam o mesmo objetivo.

TABELA 9 – O projeto social está ajudando no seu desempenho escolar?

Sim Não

Sujeitos N % N %

Crianças e adolescentes 22 43% 29 57%

Na tabela 9, nota-se que 57% das crianças e adolescentes responderam que o projeto não ajuda no seu rendimento escolar. É possível compreender essa resposta pelo fato de que o projeto social desenvolve valores que são imperceptíveis, sendo possível notar na maioria dos casos por aqueles que nos cercam, e não pelos indivíduos em si (SOUZA et al. 2010). Essas percepções sobre mudanças no comportamento ocorrem ao longo prazo, e neste momento da pesquisa estes alunos por estarem apenas um ano na escola não conseguem perceber em sua rotina essas mudanças, ou o projeto precisaria dar uma ênfase maior no rendimento escolar.

(38)

TABELA 10 – O projeto social está ajudando a melhorar o seu contato com outras pessoas?

Sim Não

Sujeitos N % N %

Crianças e adolescentes 43 84% 8 16%

Na tabela 10 podemos notar uma contradição no que foi respondido na pergunta anteriormente, onde 84% das crianças e adolescente afirma que o projeto social melhora seu contato com outras pessoas, ou seja, o projeto auxilia na sua socialização, e do mesmo modo que o autor citado afirma, esse tipo de desenvolvimento se torna visível somente para as pessoas que as rodeiam.

Muito das crianças e adolescentes não conseguem notar que quando melhoramos o contato com outras pessoas, acabamos nos tornando pessoas melhores, já que se torna obvio que queremos somente pessoas que agregam valores ao nosso lado, por isso essa contradição em relação a pergunta anterior. De modo que melhoramos nosso comportamento, acaba auxiliando na aproximação de outras pessoas, gerando mais respeito, amizade e evoluindo socialmente.

TABELA 11 - Você sabia que a escolinha de futsal era um projeto social desenvolvido contra as drogas?

Sim Não

Sujeitos N % N %

Crianças e adolescentes 43 84% 8 16%

De acordo com a tabela 11 apresentando as respostadas do Grupo 4, 84% das crianças e adolescentes não possuíam conhecimento do que realmente era o projeto, quais seus objetivos.

O projeto social como um todo deveria ter sido mais transparente sobre quais são os objetivos propostos, desse modo as respostas de muitas perguntas seriam diferentes pelo simples fato de que saberiam aonde estariam inserindo seus filhos, e o que o projeto tem como foco ensinar.

(39)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao longo deste estudo muitas aprendizagens e descobertas que somam em minha formação acadêmica, muito por poder acompanhar de perto o processo de evolução do ser humano, alguns mais rápido que outros, e também maneiras diferentes de abordagens para facilitar o processo. E como cita Montagner (1993) o esporte acaba sendo um método para educar as pessoas, desse modo, utiliza-lo para desenvolvimento social é uma maneira muito útil e prazerosa.

De acordo com os resultados desse estudo, sobre influência do futsal no desenvolvimento social em crianças e adolescentes, pode-se notar que a maioria dos integrantes que participam do projeto social Bola Boa Vista apresentaram melhoras nos seus comportamentos, respeitando os professores, pais e principalmente seus companheiros, além de procurar trabalhar mais em equipe e cooperar nas atividades que são propostas.

Vale salientar que conforme questionado a importância do treinador, teve a resposta positiva de forma unanime, e isso segue a ideia do referencial teórico, pois alguém capacitado saberá como elaborar um planejamento de treinamento com base nos alunos que usufruem do projeto, e isso é fundamental para o desenvolvimento dos mesmos.

Porém pode-se notar que muitos dos participantes da pesquisa não tinham conhecimento sobre o projeto social, e com isso, não perceberam que o mesmo tinha como objetivo proporcionar experiências para as crianças e adolescentes que se afastassem das drogas, sem ter um planejamento para desenvolver as habilidades motoras, todavia o projeto por acaba auxiliando com o afastamento desses jovens a esse tipo de experiências, de modo que instrui valores sociais que agregam na sua formação.

Contudo, a modalidade futsal trabalhada em prol do desenvolvimento social se faz muito útil, principalmente no município de Boa Vista do Buricá que possui um clube de futsal profissional para servir de inspiração as crianças e adolescentes, fazendo com que procurem o projeto mesmo sem ter uma realidade no mundo da criminalidade e drogas, mas somente pela prática esportiva. Com isso, o futsal auxilia juntamente com os pais e professores, ajudando na formação dessas crianças e adolescentes que serão o futuro do nosso país.

(40)

Por fim, para melhorias na divulgação do projeto creio que antes de iniciar os treinamentos, é essencial haver reuniões com os pais e se possível os professores das crianças e adolescentes, para esclarecimento dos objetivos que o projeto social tem, e com isso ao iniciar os treinamentos repassar também aos alunos, desse modo seria possível um entendimento do por que o futsal é trabalhado dessa forma e também não haveria tanta cobrança em relação ao auto rendimento.

(41)

REFERÊNCIAS

ADORNO, Sérgio; BORDINI, Elliana B. T; LIMA, Renato Sérgio de. Adolescente e as mudanças na criminalidade urbana. São Paulo Perspec, v.13, n.4, p 62-74,

dezembro 1999. Disponível em

<

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88391999000400007&lng=en&nrm=iso> Acesso em: 04 de abril, 2019.

ASSOCIAÇÃO CARLOS BARBOSA DE FUTSAL. ACBF,1976. Página inicial. Disponível em <http://www.acbf.com.br/pt/> Acesso em: 21 de abril, 2019.

BETTI, Mauro. Esporte e Sociologia. Revista Motrivivência, Santa Catarina, v.1, n.2, 1989. Disponível em <http://cev.org.br/biblioteca/esporte-sociologia> Acesso em:07 de abril, 2019.

BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: Uma introdução. Ijuí, v.1, p.144, 2011. Disponível em < http://md.intaead.com.br/geral/sociologia-do-esporte/pdf/pdf01.pdf> Acesso em: 04 de abril, 2019.

CAVICHIOLLI, Fernando Renato et al. O processo de formação do atleta de futsal e futebol: análise etnográfica. Revista brasileira de educação física e esportes, São Paulo, v.25, n.4, p. 631-647, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n4/v25n4a08.pdf> Acesso em: 06 de abril, 2019. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE SALÃO. CBFS, 1979. Página inicial. Disponível em <http://www.cbfs.com.br/2015/> Acesso em: 21 de abril, 2019. CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E MATURAÇÃO, Brasília: Fundação Vale, 2013. v.3, p.42. Disponível em < http://www.fundacaovale.org/Documents/caderno-de-esporte-3-crescimento-desenvolvimento-maturacao.pdf> Acesso em: 10 de abril, 2019.

DACOSTA, Lamartine. Atlas do esporte no Brasil. Staff, 2005. Disponível em <http://www.atlasesportebrasil.org.br/> Acesso em, 22 de abril, 2019.

DREWS, R. et al. Análise do desempenho motor de escolares praticantes de futsal e voleibol. Motricidade, Vila Real, v.9, n.3, p.105-116, 2013. Disponível em <

http://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v9n3/v9n3a12.pdf> Acesso em: 11 de abril, 2019.

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL DE SALÃO. Fgfs, 1956. Página Inicial. Disponível em <https://www.fgfs.org.br/> Acesso em: 21 de abril, 2019.

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento cognitivo e processo de ensino-aprendizagem: Abordagem psicopedagógica à luz de Vygotsky. Rio de Janeiro, Vozes, 2018.

GRESSLER, L.A. Introdução à pesquisa: Projetos e relatórios. São Paulo, 2003. GIUSTI, João Gilberto M; VOSER, Rogério da Cunha. O futsal e a escola. Porto Alegre, Pensa, 2015.

GUEDES, Dartagnan Pinto. Crescimento e desenvolvimento aplicado à educação física e ao esporte. Revista brasileira de educação física e esportes. São

(42)

Paulo, v.25, p.127-140, 2011. Disponível em <

http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25nspe/13.pdf> Acesso em 12 de abril, 2019.

JÚNIOR, Dr. Benno Becker. Psicologia aplicada a criança no esporte. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2000.

LOVISOLO, Dr. Hugo Rodolfo. Sociologia do esporte: Temas e problemas. Caderno de formação RBCE, Rio de Janeiro, p.80-81, 2011. Disponível em <http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1254> Acesso em: 10 de abril, 2019.

MACEDO, Lívia Salomão. O ensino do futsal na educação física escolar. 2005. 44f. Trabalho de conclusão de graduação – Universidade Estadual de Campinas,

São Paulo. Disponível em <

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000359514> Acesso em :05

de abril, 2019.

MONTANGER, P. C Esporte de competição x educação. O caso basquetebol. Piracicaba, 1993. Dissertação de mestrado em educação física – Faculdade de Educação Física, UNIMEP, 1993.

RABELO, Wilian Fonseca; AMARO, Diogo Alves. Benefício do Futsal na educação física escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 01, v.10, p. 135-150, Novembro de 2016. Disponível em

<

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/futsal-educacao-fisica-escolar> Acesso em: 04 de abril, 2019.

SANTOS, Luiz Fernando dos et al. O futsal como forma de socialização: Um relato de experiência. Congresso Distrital de Ciência do Esporte, Brasília, 2010.

Disponível em <

http://congressos.cbce.org.br/index.php/4concoce/4concoce/paper/view/2177>

Acesso em: 04 de abril, 2019.

SILVA, José Laerton Pimentel Silva; PONTES, João Airton de Matos. A importância do esporte para desenvolvimento social: uma análise do incentivo de programas federais. VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, São Luis, Maranhão, 2013. Disponível em < https://docplayer.com.br/7371936-A-importancia- do-esporte-para-o-desenvolvimento-social-uma-analise-do-incentivo-de-programas-federais.html> Acesso em: 05 de abril, 2019.

SOUZA, Doralice Lange de et al. Determinantes para a implementação de um projeto social. Motriz: revista de educação física online. Rio Claro, v.16, n.3, p.689-700, 2010. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/motriz/v16n3/a17v16n3.pdf> Acesso em: 06 de abril, 2019.

STIGGER, Marco Paulo. Educação física, Esporte e diversidade. São Paulo, Autores Associados LTDA, 2005.

(43)

4 ANEXOS

ANEXO A

Comprovante de fundação da Associação Boavistense de Esporte, Lazer e Cultura (ABELC) em 2013, que foi citada no presente trabalho e não possui nenhum site para referenciar.

(44)

ANEXO B

Resolução do projeto social contra o crack Bola Boa Vista, visando atividades lúdicas e recreativas para educar os jovens para o futuro.

(45)
(46)
(47)

5 APÊNDICES

APÊNDICE A

Questionário direcionado aos pais dos integrantes do projeto Bola Boa Vista, para uma pesquisa de campo, com o objetivo de verificar a influência do esporte futsal no desenvolvimento social em crianças/adolescentes de Boa Vista do Buricá.

Obs: Questões com mais alternativas será possível a escolha de 2 respostas.

1- Você acha importante que seja oferecida diferentes atividades extra- curriculares para seu filho (a)?

( ) Sim ( ) Não

2- Você acredita que o futsal é a modalidade ideal para ser trabalhada com crianças e adolescentes em Boa Vista do Buricá?

( ) Sim ( ) Não. Qual seria? __________________________________

3- Qual é o seu principal objetivo ao inserir seu filho (a) no projeto Bola Boa Vista?

( ) Exercitar ( ) Lazer ( ) Futuro atleta ( ) Socializar ( ) Saúde e bem-estar

4- Acredita que o projeto social Bola Boa Vista auxilia no desenvolvimento social?

( ) Sim ( ) Não

5- Notou alguma melhoria no comportamento do seu filho (a) após o início do projeto Bola Boa Vista?

( ) Sim. Cite: _______________________________________________ ( ) Não

(48)

6- Você sabia que a escolinha de futsal é um projeto social desenvolvido contra as drogas?

( ) Sim ( ) Não

7- Acha importante o projeto possuir um treinador qualificado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes?

(49)

APÊNDICE B

Questionário direcionado aos orientadores do projeto Bola Boa Vista, para uma pesquisa de campo, com o objetivo de verificar a influência do esporte futsal no desenvolvimento social em crianças/adolescentes de Boa Vista do Buricá.

Obs: Questões com mais alternativas será possível a escolha de 2 respostas.

1- Você acha importante que seja oferecida diferentes atividades extra- curriculares para as crianças e adolescentes?

( ) Sim ( ) Não

2- Você acredita que o futsal é a modalidade ideal para ser trabalhada com crianças e adolescentes em Boa Vista do Buricá?

( ) Sim ( ) Não Qual seria? __________________________________.

3- Qual é o seu principal objetivo ao inserir as crianças e adolescentes no projeto social?

( ) Melhorar parte técnica e tática ( ) Lazer ( ) Futuro atleta ( ) Socializar ( ) Saúde e bem-estar

4- Acredita que o projeto social Bola Boa Vista auxilia no desenvolvimento social?

( ) Sim ( ) Não

5- Notou alguma melhoria no comportamento das crianças e adolescentes após o início do projeto Bola Boa Vista?

( ) Sim. Cite: _______________________________________________. ( ) Não

6- Acha importante o projeto possuir um treinador qualificado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes?

Referências

Documentos relacionados

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Para que o estudante assuma integralmente a condição de cidadão é preciso dar-lhe voz. Sendo o diálogo, portanto, fundamental para a cidadania, o professor de Ciências deve buscar

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

É pretensão ao término dessa pesquisa, apresentar dados sobre as ações desenvolvidas à Universidade Estadual de Goiás, referente às contribuições sociais à comunidade

Objetivo deste trabalho é identifica as alterações geométricas e estruturais da pista de decolagem / aterrisagem do Aeroporto de Caratinga, necessárias para atender

Para os autores referenciados ao longo do trabalho, o desenvolvimento vocacional era visto como uma dimensão do desenvolvimento psicológico global, pois engloba três princípio

Permite selecionar projetos alternativos com os mesmos objetivos, quantificados em termos físicos, com base na minimização dos custos para um determinado nível de