• Nenhum resultado encontrado

QuestõesdeConcurso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QuestõesdeConcurso"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Prova: CESPE - 2010 - MPE - ES - Promotor de Justiça

Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Administração Indireta;

A - Tendo em vista os conceitos acerca da administração pública direta e indireta, das agências reguladoras, das fundações de direito público e privado e das organizações sociais, assinale a opção correta.

 a) As pessoas qualificadas como organizações sociais, às quais incumbe a execução de serviços públicos em regime de parceria com o poder público, formalizado por contratos de gestão, devem ter personalidade jurídica de direito privado e não podem ter fins lucrativos.

 b) Como compartimentos internos da pessoa pública, os órgãos públicos, diferentemente das entidades, são criados e extintos somente pela vontade da administração, sem a necessidade de lei em sentido formal.

 c) As autarquias destinam-se a executar serviços públicos de natureza social e administrativa e atividades de cunho econômico ou mercantil.

 d) As agências reguladoras, como autarquias de regime especial, dispõem de uma disciplina legal única, expressa em lei federal aplicável a todas as esferas de governo.

 e) As fundações de direito público e as de direito privado detêm alguns privilégios que são próprios das autarquias, como o processo especial de execução, a impenhorabilidade dos seus bens, o juízo privativo, prazos dilatados em juízo e duplo grau de jurisdição.

Prova: VUNESP - 2008 - TJ-SP - Juiz

Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Contratos Administrativos;

A - Em tema de contratos administrativos, considere as assertivas.

I. O contrato administrativo ilegal pode ser extinto por anulação unilateral da Administração, mas sempre com oportunidade de defesa para o contratado, em cujo expediente se demonstre a ilegalidade do ajuste.

II. As chamadas cláusulas exorbitantes, porque objetivam estabelecer prerrogativas em favor de uma das partes, ainda que sob o fundamento do resguardo ao interesse público, desigualam as partes contratantes e são consideradas nulas de pleno direito se presentes nos contratos administrativos.

III. O reajustamento contratual de preços e de tarifas é medida convencionada entre as partes contratantes para evitar que, em razão das elevações do mercado, da desvalorização da moeda ou do aumento geral de salários no período de execução do contrato administrativo, venha a romper-se o equilíbrio financeiro do ajuste. IV. O particular que contrata com a administração pública, face à natureza pública do ajuste, adquire direito à imutabilidade do contrato ou à sua execução integral, bem como a suas vantagens em espécie.

(2)

Estão corretas somente

 a) I e III.

 b) I e IV.

 c) II e III.

 d) I, II e IV.

Prova: CESPE - 2009 - MPE-RN - Promotor de Justiça

Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Licitações; Contratos Administrativos;

C - Assinale a opção correta com relação aos contratos administrativos e à Lei de Licitações.

 a) Os contratos administrativos são caracterizados, via de regra, por sua imutabilidade.

 b) Cláusulas exorbitantes são aquelas que não constavam do contrato administrativo quando de sua elaboração, mas que foram posteriormente acrescentadas por meio de aditivo contratual firmado entre as partes.

 c) Segundo a lei em tela, a subcontratação total ou parcial do seu objeto, a associação do contratado com outrem, a cessão ou transferência, total ou parcial, bem como a fusão, cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato, são motivos para a rescisão do contrato.

 d) Contratos administrativos são aqueles em que uma das partes é uma pessoa jurídica de direito público.

 e) Fato da administração são medidas de ordem geral não relacionadas diretamente com o

contrato, mas que nele repercutem, provocando desequilíbrio econômico-financeiro em detrimento do contratado.

Prova: FCC - 2009 - TJ-GO - Juiz

Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Licitações;

A -

Considere as seguintes afirmações:

(3)

II. A nulidade do procedimento licitatório induz à do contrato.

III. A nulidade do contrato administrativo não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa. Corresponde a regras contidas na Lei federal nº 8.666/93, em matéria de normas gerais sobre licitações e contratos administrativos, o que se afirma em

 a) I, II e III.

 b) I, apenas.

 c) I e III, apenas.

 d) II e III, apenas.

 e) I e II, apenas.

Prova: FCC - 2010 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Analista Judiciário - Fisioterapia

Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Contratos Administrativos;

D) Analise as seguintes assertivas acerca das características dos contratos administrativos:

I. Nos contratos administrativos, a forma é essencial, não só em benefício do interessado, como da própria Administração, para fins de controle da legalidade.

II. O contrato administrativo não tem natureza intuitu personae, ou seja, não é firmado em razão de condições pessoais do contratado.

III. As cláusulas exorbitantes conferem prerrogativas à Administração, colocando-a em posição de supremacia sobre o contratado, como, por exemplo, na hipótese de exigir garantia nos contratos de obras, serviços e compras.

IV. O contrato administrativo não é comutativo, tendo em vista que, nesse tipo de ajuste, não existe equivalência entre as obrigações ajustadas pelas partes.

Está correto o que consta APENAS em

 a) II, III e IV.

(4)

 c) I e IV.

 d) II e III.

 e) I e III.

Prova: VUNESP - 2009 - CETESB - Analista Administrativo

Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Licitações;

A) As minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas pelo(a)

 a) Assessoria Jurídica da Administração.

 b) Secretaria de Obras, no caso da esfera municipal.

 c) Tribunal de Contas da esfera de poder responsável.

 d) Controladoria Geral do Estado.

 e) Assembleia Legislativa.

Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista - Orçamento

Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Contratos Administrativos;

C) Em tema de contrato administrativo, é INCORRETO afirmar:

 a) Os contratos administrativos são sempre consensuais e, em regra, formais, onerosos,

comutativos e intuitu personae, porque devem ser executados pelo próprio contratado, vedadas, em princípio, a sua substituição por outrem ou a transferência do ajuste.

 b) O equilíbrio financeiro ou equação econômica ou financeira é a relação estabelecida

inicialmente pelas partes entre os encargos do contratado e a retribuição da Administração para a justa remuneração do objeto do ajuste.

 c) No contrato de gerenciamento, a administração pública comete ao gerenciador particular a execução de um serviço público, transferindo a competência decisória desde o ajuste e isentando-se, via de conseqüência, da responsabilidade pelos encargos financeiros dos serviços projetados.

 d) O reajuste de preços e de tarifas é a medida convencionada entre as partes contratantes para evitar que, em razão das elevações do mercado, da desvalorização da moeda ou do aumento geral de salários no período de execução, venha a romper-se o equilíbrio financeiro do ajuste.

(5)

 e) O contrato de concessão é o ajuste pelo qual a Administração delega ao particular a execução remunerada de serviço ou de obra pública ou lhe cede o uso de um bem público, para que o explore por sua conta e risco.

Prova: CESPE - 2010 - DPU - Analista Administrativo

Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Contratos Administrativos;

A) Suponha que o secretário de defesa civil de estado da região Norte do Brasil contrate, após licitação, a compra de uma frota de veículos especializados em retirar neve das estradas. Nesse caso, é correto afirmar que esse contrato

 a) é nulo por inexistência de motivos fáticos que justifiquem a oportunidade e a finalidade da contratação.

 b) é irrevogável, pois obedeceu ao princípio da licitação.

 c) é revogável, pois o estado não está obrigado a cumprir os contratos que celebra com particulares.

 d) só pode ser desfeito por determinação legislativa.

 e) só pode ser desconstituído por decisão judicial.

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista - Controle Interno

Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Administração Indireta;

C) É certo que as autarquias

 a) são pessoas jurídicas de Direito Privado, sujeitas ao controle finalístico de sua administração, pelo órgão instituidor.

 b) integram a administração direta da União, não estando sujeitas ao controle hierárquico do órgão que as criou.

 c) são pessoas jurídicas de Direito Público, de natureza meramente administrativa, criadas por lei específica, com personalidade jurídica e patrimônio próprio.

(6)

 d) têm por finalidade a exploração de atividade econômica por força de contingência ou de conveniência administrativa, com subordinação hierárquica ao órgão da administração indireta que a criou.

 e) são constituídas sob a forma de sociedade anônima e sob o controle majoritário da União ou de outra entidade da administração direta ou indireta Federal.

Prova: FCC - 2010 - TRE-AM - Analista Judiciário - Área Judiciária

Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Organização da Administração Pública - Órgãos públicos;

A) sobre as entidades políticas, os órgãos e os agentes públicos, considere:

I. As empresas públicas e sociedades de economia mista não são criadas por lei, mas, a sua instituição depende de autorização legislativa.

II. Entidades estatais são pessoas jurídicas de Direito Público que integram a estrutura constitucional do Estado, mas, não têm poderes políticos nem admi- nistrativos.

III. Órgãos subalternos são os que exercem atribuições de mera execução, sempre subordinados a vários níveis hierárquicos superiores.

IV. Órgãos públicos são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, dotados de personalidade jurídica e de vontade própria.

V. Agentes públicos são todas as pessoas físicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exercício de alguma função estatal.

Está correto o que se afirma APENAS em

 a) I, III e V.

 b) I, II e IV.

 c) III, IV e V.

 d) III e IV.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Cancelamento do estudante após o início do curso As seguintes taxas serão reembolsadas menos $500 de taxas administrativas (por. família se pedidos de reembolso forem recebidos

A estrutura deste trabalho está organizada da seguinte forma: na seção 2 está descrito o processo de mapea- mento do ambiente, utilizando a representação espacial em grade

“A transferência de atividades que, por si só não se situam no núcleo estratégico do Estado, encontrassem melhor estruturação no regime de propriedade pública não estatal

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Invólucro campanulado, 8-10 mm alt., 13-15 mm diâm., trisseriado, brácteas involucrais dimorfas, as da série externa foliáceas, expandidas, de maior tamanho que as internas, às

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º