• Nenhum resultado encontrado

MetodologiaCientífica-AUtilizaçãodosPréMoldados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MetodologiaCientífica-AUtilizaçãodosPréMoldados"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FACULDADES KENNEDY

CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

A UTILIZAÇÃO DOS PRÉ MOLDADOS DE CONCRETO NA

EXTENSÃO DO BOULEVARD ARRUDAS

TRABALHO APRESENTADO COMO PRÉ-REQUISITO AVALIATIVO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA MINISTRADA PELO PROFESSOR GUSTAVO.

ALUNO: Eliane Martins Gonçalves Viana

Filipe Woods Gandos Canoza da Conceição

Filipi Alves Melo

Marco Antonio Bonfim Costa

(2)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...3

1.1. BOULEVARD ARRUDAS... 3

1.1.1. EMPRESAS E CAMPO DE ATUAÇÃO... 3

1.2. RIBEIRÃO ARRUDAS... 4

1.3. PROBLEMA:ESPAÇO PARA CANTEIRO DE OBRAS... 4

2. OBJETIVOS ...4

2.1. OBJETIVO GERAL... 4 2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO... 4

3. DESENVOLVIMENTO ...4

3.1. PREMISSAS DO PROJETO... 5 3.1.1. SEGMENTO OESTE... 5 3.1.2. SEGMENTO LESTE... 5

3.2. DESCRIÇÃO DO SISTEMA CONSTRUTIVO... 6

3.2.1. SEMI PRÉ MOLDADOS E MOLDADOS IN LOCO... 6

3.2.2. PLANO DE AÇÃO... 6

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS...7

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...8

(3)

1. INTRODUÇÃO

A abordagem deste estudo denominado A Utilização dos Pré Moldados de Concreto na Extensão do Boulevard Arrudas, cobertura do rio de água pluvial, que percorre a área central de Belo Horizonte, vem detalhar um método viável para sua construção, sendo este um projeto auspicioso da Engenharia Civil.

1.1. Boulevard Arrudas

Inaugurado em 07 de março de 2007, pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, em companhia do Prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, o Boulevard Arrudas faz parte do complexo denominado de Linha Verde.

Situado, na Av. dos Andradas, O Boulevard Arrudas foi constituido pela cobertura do Ribeirão Arrudas, com pistas de rolagens para veículos automotores, entre o segmento das Ruas Rio de Janeiro e Alameda Ezequiel Dias.

1.1.1. Empresas e campo de atuação

Para antender as exigências arquitetônicas, ambientais, construção e fiscalização do empreendimento Boulevard Arrudas, o Estado lançou uma licitação que contou com a participação de grandes empresas renomadas do mercado da construção civil, unindo suas competências, para a formação de um consórcio.

Abaixo, os campos de atuação e as empresas vencedoras: • Arquitetônico - B&L Arquitetura Ltda.

• Normas Ambientais - Praxis –Projetos e Consultoria Ltda . • Contrução Civil - Mendes Junior Trading Engenharia S/A.

• Supervisão da Obra e Consultoria Técnica - Concremat Engenharia e Tecnologia S/A.

(4)

1.2. Ribeirão Arrudas

Com um percurso de 47 Km, o Ribeirão Arrudas nasce na cidade de Contagem-MG e deságua no Rio das Velhas, com uma vazão total de 3.831,50 (l/s).

1.3. Problema: Espaço para Canteiro de Obras

Na decisão de canalizar o rio, que circunda uma avenida, com um grande fluxo de veículos, praticamente, sem espaços vagos em suas margens, onde encontrar espaço para o Canteiro de Obra, sem que cause um maior impacto na rotina da cidade.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Expandir o Boulevard Arrudas, viabilizando novas faixas de rolagens para veículos automotores, que transitam na Av. dos Andradas.

2.2. Objetivo Específico

Proporcionar um método construtivo rápido e eficiente, que dispense de um ponto fixo, adjacente, no local da obra.

3. DESENVOLVIMENTO

A viabilidade de extensão da canalização do Ribeirão Arrudas, segue o mesmo sistema construtivo adotado na obra do Boulevard Arrudas. Entretanto, como o processo para construção vem de licitações, as empresas que participaram da parte concluída, podem ficar de fora do projeto abrindo espaço para novos porcedimentos.

(5)

3.1. Premissas do Projeto

Estimado em R$50 milhões para a extensão do Boulevard Arrudas, o Governo do Estado de Minas Gerais, conta com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), que procederá com licitações, democratizando a melhor proposta para os 2,13 Km de empreendimento (segmento Leste e Oeste).

A viabilização desse empreendimento consiste em dois segmentos: sentido Leste e Oeste. A extensão, sentido Leste de 0,9 Km, será entre as Ruas Alameda Ezequiel Dias e Rua Levi Coelho, já o sentido Oeste de 1,23 Km, será entre as Ruas Rio de Janeiro e Carijós.

3.1.1. Segmento Oeste

No dia 06 de novembro de 2008, o DER – Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, homologou a licitação vencida pela Planex S/A Consultoria de Planejamento e Execução, que propôs um custo global de R$ 1.085.866,00, para a extensão do trecho Oeste de 1,23 Km, entre às Ruas Rio de Janeiro e Carijós.

3.1.2. Segmento Leste

A viabilização das obras, segmento Leste de 0,9 Km, entre as Ruas Alameda Ezequiel Dias e Rua Levi Coelho, espera pelo ganhador da licitação, conforme pronunciamento do Governador Aécio Neve, em novembro de 2008:.

“Estarei, logo no início do próximo ano, lançando o processo licitatório para que possamos estender a Linha Verde, o maior investimento viário na nossa capital nos últimos 20 anos, até esse centro de atividades médicas em razão do altíssimo volume de tráfego, que certamente aqui chegará. Vamos ver se conseguimos, ainda no próximo ano, rapidamente concluir essa obra. Mais um compromisso que assumimos e, como todos que assumimos, vamos cumprir”.

(6)

3.2. Descrição do Sistema Construtivo

O sistema construtivo advém de uma estrutura de concreto armado, racionalizada, constituída de elementos Semi Pré-Moldados e Moldados in loco.

3.2.1. Semi Pré Moldados e Moldados in loco

A estrutura Pré-Moldada, com partes de montagem in loco, classifica-se como Semi Pré-Moldadas e Moldadas in loco. As peças Semi Pré-Moldadas são complementadas em obra, gerando peças monolíticas. Isto, proporciona um sistema estrutural de desempenho, praticamente, idêntico a uma estrutura convencional.

Pressupondo-se, que a canalização do Ribeirão Arrudas tenha um padrão de medidas, cada peça Semi Moldada e Moldada in loco, constituida de Pré-Viga e Pré-Laje, seguiria as proporções de cerca de 21 metros de comprimento por 1,96 metro de largura, pesando em média 30 toneladas.

3.2.2. Plano de Ação

Com base no planejamento, implantação e execução do Boulevard Arrudas, o empreendimento pretendido necessitará de um estudo complexo, consistindo em avaliações das condições espaciais onde serão desenvolvidas as peças, o local de acomodação, os impactos ambientais, sócio-econômico, segurança, dentre outros. O resultado desta ação, proporcionará um quadro de alternativas para minimizar os impactos da obra no cotidiano da cidade, além da previsão dos pontos deficitários, dos custos, dos procedimentos e a qualidade dos serviços em geral.

No plano de ação adotado pela construtura Mendes Junior, quando executou a construção do Boulevard Arrudas, foi previsto uma meta de fabricação de 25 peças Pré-Moldadas por semana.

Justificando-se a flexibilização do processo construtivo, a referida construtura estruturou uma “Usina de Pré Moldados”, no canteiro de obras

(7)

localizado na Av Tereza Cristina, local que julgou estratégico, porém distante da obra, onde foram produzidas todas às 610 peças Pré-Moldadas.

Simultaneamente, dentro do Ribeirão Arrudas, foram construídos pontos de apoio (console), para receber e fixar as peças Pré-Moldadas e, para transportá-las foram necessários o aparato de guindastes, que suportavam cargas de grande porte, equipadas de segurança para proteção dos operários e cidadões, que circulavam pelo local.

Após a fixação das peças, são revestidas com uma camada de concreto, transformando-as em uma estrutura monolítica. Cumprido o tempo de cura do concreto, davam-se início, a outros procedimentos: testes de resistências, nivelamento das pistas, revestimento com asfalto ecológico e sinalização.

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Na cidade de Belo Horizonte com 2.434.642 habitantes (IBGE/2008), mas projetada para 100.000 habitantes, a utilização de um sistema de fabricação no local da obra ocasionaria prejuízos incalculáveis. Completando um ano, o Boulevard Arrudas provou ser confiável e seguro, atendendo de forma eficaz o objetivo principal, a extensão da capacidade do tráfego de veículos.

(8)

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A utilização da construção civil para solucionar os problemas de tranporte, vem mudando e adequando-se as necessidades estruturais.

O sistema construtivo utilizando-se dos Pré-Moldados, provou ser o mais adequado, na atual conjuntura do espaço urbano das grandes metrópoles.

Além, de grandes obras como o Boulevard, este sistema construtivo pode ser aplicado no mercado da construção de moradias e comércios. No entanto, o grande entrave do sistema para este nicho de mercado é o custo.

Algumas construtoras utilizam deste sistema, mas comparada a magnitude do mercado da construção civil, a difusão avança em passos curtos.

As facilidades e benefícios deste método ganhou notoridade, conceituando-se como um marco tecnológico para construção civil, capaz de vencer grandes distâncias com flexibilidade e segurança, viabilizando assim, grandes objetivos da Engenharia.

(9)

6. BÍBLIOGRAFIA

TV - Cultura: A recuperação do Rio Arrudas, em Minas Gerais Segunda-Feira, 24 de novembro de 2008.

http://www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=182

Linha Verde - Notícias: Homologada licitação para projeto de prolongamento do Boulevard Arrudas sentido Oeste

Segunda-Feira, 24 de novembro de 2008.

http://www.linhaverde.mg.gov.br/imprensa/index.php?pag=6&id_noticia=305&busca=c orpo

Jornal: UFMG - UFMG e Prefeitura de BH querem recuperar o Velhas Segunda-Feira, 24 de novembro de 2008.

http://www.manuelzao.ufmg.br/jornal/jorn-ulted-4/ed4-ufmg&pref.htm

DER - Governador anuncia obras de extensão do Boulevard Arrudas Segunda-Feira, 24 de novembrp de 2008.

http://www.der.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=198&Itemid =208

DER - Linha Verde: Homologada a licitação para recuperação do fundo do canal do Arrudas

Segunda-Feira, 24 de novembro de 2008.

(10)

Linha Verde - A construção (Empresas Contratadas) Quarta-Feira, 3 de dezembro de 2008.

http://www.linhaverde.mg.gov.br/construcao/index.php?pag=2

Linha Verde - Imprensa (Notícias: Boulevard Arrudas receberá vigas metálicas) Quarta Feira, 3 de dezembro de 2008.

http://www.linhaverde.mg.gov.br/imprensa/index.php?pag=6&id_noticia=179&busca=c orpo

Linha Verde - Imprensa (Notícias: Boulevard Arrudas recebe asfalto ecológico Quarta-Feira, 3 de dezembro de 2008.

http://www.linhaverde.mg.gov.br/imprensa/index.php?pag=6&id_noticia=164&busca=c orpo

Linha Verde - A construção (Empresas Contratadas) Quarta Feira, 3 de dezembro de 2008.

http://www.linhaverde.mg.gov.br/construcao/index.php?pag=2

Mendes Junior - Infra estrutura Quarta-Feira, 3 de dezembro de 2008.

http://www.mendesjunior.com.br/portugues/default.aspx?cmp=segmentos_atuacao/proje to.ascx&p=97

Concremat Engenharia - Supervisão / Fiscalização de Obras Quarta-Feita, 3 de dezembro de 2008.

(11)

B&L Arquitetura - Projeto Boulevard Quarta-Feita, 3 de dezembro de 2008. http://www.belarq.com.br/

Secretária de Estado Transportes e Obras Públicas Quarta-Feira, 3 de dezembro de 2008.

http://www.transportes.mg.gov.br/index.php/banco-de-noticias/1-banco-de-noticias/289-obras-do-boulevard-arrudas-aceleram-implantacao-da-linha-verde.html

Secretária de Estado Transportes e Obras Públicas (Banco de Notícias: Conselho Municipal de Meio Ambiente aprova projeto do Boulevard Arrudas)

Quarta-Feita, 3 de dezembro de 2008.

http://www.transportes.mg.gov.br/index.php/banco-de-noticias/1-banco-de-noticias/261-conselho-municipal-de-meio-ambiente-aprova-projeto-do-boulevard-arrudas.html

Secretária de Estado Transportes e Obras Públicas (Banco de Notícias: Tráfego flui sobre o Boulevard Arrudas na Praça da Estação)

Quarta-Feita, 3 de dezembro de 2008.

http://www.transportes.mg.gov.br/index.php/banco-de-noticias/1-banco-de-noticias/308-trafego-flui-sobre-o-boulevard-arrudas-na-praca-da-estacao.html

O Empreitero (Matérias: Direto para o Aeroporto Tancredo Neves) Quarta-Feita, 3 de dezembro de 2008.

Referências

Documentos relacionados

produção 3D. Mas, além de, no geral, não possuírem um forte caráter científico nos conteúdos, a maioria está voltada ao ensino de criação de personagens. Mesmo em livros

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

Although Knight-Piesold considers that Maximum Design Earthquake for the Pebble dam design to be the Maximum Credible Earthquake, an examination of Table 3.1 of the report reveals

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento