• Nenhum resultado encontrado

PROFESSOR: RICARDO TEIXEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROFESSOR: RICARDO TEIXEIRA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REVISÃO – O ESPAÇO RURAL BRASILEIRO

ALUNO(A): Nº

SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: TARDE ______/______/2018

GEOGRAFIA

01. Na organização produtiva agrícola do espaço brasileiro,

cada região tem especializações que resultam em características de aproveitamento do espaço diferentes. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) Os estados do Paraná e Santa Catarina são principalmente ocupados por grandes latifúndios produtores de soja, milho e café.

b) No Centro Oeste grande parte da população ocupa pequenas propriedades com mão de obra familiar (IBGE).

c) Os estados da região Sul caracterizam-se pelas policulturas de alimentos em propriedades pequenas e médias (IBGE).

d) A ocupação do Sertão (NE) deve-se à expansão da cultura da cana de açúcar com numerosa mão de obra. e) Os climas tropicais não permitem as culturas de trigo,

centeio, cevada ou algodão no território brasileiro.

02. AGROPECUÁRIA BRASILEIRA É UMA DAS QUE MAIS CRESCE NO MUNDO

“A agropecuária brasileira é uma das que apresenta maior ritmo de crescimento no mundo. A conclusão é de um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A pesquisa apontou que entre 2006 e 2010, o rendimento da agropecuária aumentou 4,28% ao ano no Brasil.”

Reportagem do portal do governo do Brasil de 12/05/2017(adaptada). Disponível em:< http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2017/05/agropecuaria

-brasileira-e-uma-das-que-mais-cresce-no-mundo>. Acesso em: 08 out.2017.

A agropecuária é um dos setores mais importantes da economia brasileira, e apresenta um desenvolvimento crescente, como afirma o texto acima. Sabendo disso e de posse dos seus conhecimentos, analise as alternativas a seguir sobre a agropecuária e a questão agrária no Brasil. I. Uma das marcas da agropecuária no Brasil é o agronegócio, com elevada produtividade, sendo uma das mais competitivas do mundo.

II. Apesar da grande produtividade do setor do agronegócio, cerca de 70% dos produtos que abastecem o mercado interno são fornecidos pela agricultura familiar.

III. O Brasil protagoniza intensos conflitos que envolvem trabalhadores rurais, no entanto, apresenta uma das menores concentrações fundiárias do mundo.

IV. A grilagem foi uma das práticas responsáveis pela concentração de terras no meio rural brasileiro desde o século XIX.

V. A pecuária brasileira não possui grande destaque no mercado mundial, pois sua elevada produção é destinada, majoritariamente, para o mercado interno. Estão CORRETAS, apenas, as assertivas

a) III, IV e V. b) I, II e III. c) II, III e V. d) I, II e IV. e) I, IV e V.

03. “As precárias condições de trabalho ainda são uma

realidade marcante no campo brasileiro. Atualmente, estima-se em 12 anos a vida útil de um trabalhador rural, ou seja, o período no qual é produtivo; e o salário, muitas vezes, não é suficiente para sustentar sua família. ” SAMPAIO, Fernando dos Santos; MEDEIROS, Marlon Clovis.

GEOGRAFIA: Para viver juntos. São Paulo: Edições SM,

2012.

Sabendo que as condições acima descritas são produzidas pela forma como a produção e o trabalho estão organizados nas agricultura brasileira, analise as afirmativas abaixo.

I. O latifúndio, ou seja, as grandes propriedades dedicadas a uma produção exclusivamente voltada para o mercado externo, absorve a imensa maioria da população empregada no campo brasileiro.

II. O trabalhador assalariado no campo brasileiro, assim como na cidade, é aquele que recebe um pagamento mensal por seu trabalho, tendo ou não registro formal. III. As unidades familiares da subsistência são pequenas

propriedades nas quais, por meio do trabalho familiar, busca-se garantir a total autossuficiência e independência do grupo diante do mercado.

IV. O trabalho temporário, apresentado sob a forma do boia-fria ou do trabalhador volante, tem ainda hoje, presença marcante no campo brasileiro, representando importante fator de deterioração das condições de trabalho.

(2)

a) Apenas as afirmativas I e II são corretas. b) Apenas as afirmativas I e III são corretas. c) Apenas as afirmativas II e III são corretas. d) Apenas as afirmativas II e IV são corretas. e) Apenas as afirmativas III e IV são corretas.

04. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja

em grãos. Nas décadas de 1960 e 1970, a região Sul era a principal produtora de soja do Brasil. A partir da década de 1980, a produção de soja se expandiu para a região Centro-Oeste em função, entre outros fatores, da topografia favorável à mecanização, o que propicia maior rendimento nas operações de preparo do solo para cultivo. Atualmente, o estado brasileiro que mais produz esse grão e o país que mais importa esse produto do Brasil são, respectivamente,

a) Pará e Estados Unidos. b) São Paulo e Austrália. c) Paraíba e Dinamarca. d) Pernambuco e Japão. e) Mato Grosso e China.

05. A partir de meados da década de 1980, começaram a

ganhar importância econômica no meio rural brasileiro algumas atividades que até então eram dispersas. Convencionou-se chamar essa nova configuração de “novo rural” por apresentar entre outros usos, a

a) implantação de propriedades familiares com cultivos de subsistência.

b) ocupação de pequenas áreas para a produção de carvão vegetal.

c) instalação de atividades de lazer como turismo rural e hotéis fazenda.

d) formação de comunidades quilombolas dedicadas ao artesanato.

e) formação de bosques reflorestados para as fábricas de papel e celulose.

06. Analise os textos a seguir.

“A estrutura fundiária do Brasil continua a mesma do período colonial”. A afirmação de Gilmar Mauro, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, não é mera retórica. Está calcada em estudos que comprovam que pouco se avançou em termos de distribuição da terra desde os tempos da Coroa Portuguesa. O coeficiente de Gini, índice utilizado em pesquisas científicas para medir o grau de desigualdade social, revela que a concentração de terra no país até aumentou, se os dados analisados forem os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Disponível

em:<http://guebala.blogspot.com.br/2011/11/estrutura-fundiaria-do-brasil-continua.html> Acesso em: 04set.2013.

Com base nas informações acima e nos seus conhecimentos sobre a estrutura fundiária brasileira, assinale a alternativa correta.

a) Constitui uma questão primordial para a sociedade brasileira que, no entanto, não avança no que diz respeito à aplicação efetiva de uma ampla reforma agrária.

b) Tal como vem ocorrendo nas últimas décadas, tem promovido a inclusão social dos trabalhadores rurais e sua absorção pelo mercado de trabalho.

c) Tem contribuído para aumentar a capacidade produtiva das pequenas propriedades rurais, garantindo, assim, as condições de subsistência para a agricultura familiar. d) Contribui para acentuar a degradação ambiental,

provocada pelas monoculturas de exportação, realizadas, em geral, nas pequenas e médias propriedades.

e) A legislação agrária proibiu a compra de terras por empresas estrangeiras, de modo que as áreas agrícolas ociosas passaram a ser ocupadas pelos trabalhadores rurais, democratizando o acesso à terra.

(3)

Os gráficos representam uma relação entre o tamanho dos estabelecimentos e a sua área ocupada. Uma consequência da estrutura fundiária descrita é a (o): a) diminuição das terras agricultáveis.

b) desaparecimento da agricultura familiar. c) existência de conflitos pela posse da terra.

d) predominância do número de grandes propriedades.

08. Na tentativa de contribuir para a sustentabilidade

ambiental, hoje está sendo difundida a chamada agricultura orgânica, cuja maior preocupação é não utilizar produtos químicos durante o cultivo. Assinale a opção que apresenta corretamente as características desse tipo de agricultura.

a) Pouca mão de obra, muita tecnologia, cultivos voltados para o mercado interno e uso de adubos oriundos da compostagem.

b) Muita mão de obra, pouca tecnologia, cultivos voltados para a exportação e uso de herbicidas.

c) Muita mão de obra, pouca tecnologia, cultivos voltados para o mercado interno e uso de adubos oriundos da compostagem.

d) Pouca mão de obra, pouca tecnologia, cultivos voltados para exportação e uso de herbicidas.

e) Muita mão de obra, muita tecnologia, cultivos voltados para a exportação e uso de adubos inorgânicos.

09. De acordo com a imagem e com os conhecimentos

sobre a reforma agrária no Brasil, considere as seguintes afirmações:

I. No Brasil, os movimentos pelo acesso à terra existem desde a promulgação da Lei de Terras, em 1850. Antes disso, a forma mais utilizada era a posse.

II. O principal movimento de luta pela reforma agrária é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. III. Atualmente, o MST luta pela aceleração do processo de

reforma agrária e pela ampliação dos benefícios aos

assentados, como assistência técnica e créditos agrícolas.

IV. Um dos principais massacres que chamou a atenção da comunidade internacional para a questão da Terra no Brasil foi Eldorado do Carajás. O conflito, que resultou na morte de 19 trabalhadores sem-terra, aconteceu no dia 17 de abril de 1996.

De acordo com a análise das proposições, a alternativa verdadeira é: a) I, II, III, IV b) II, III, IV c) II, IV d) II, III e) I, II, III

10. No Brasil, parte da produção de alimentos é feita por

trabalhadores agrícolas que se deslocam diariamente para a propriedade rural, executando tarefas sob empreitada, em condições indignas e perigosas, trabalhando nas terras de outros por salários que não são suficientes nem para uma pessoa, que dirá para uma família.

(http://www.infoescola.com/geografia. Acesso em: 30.08.2011. Adaptado)

É correto afirmar que os trabalhadores rurais mencionados no texto são os

a) meeiros, pois repartem com o dono da terra a metade da produção.

b) arrendatários, pois pagam pelo uso de terras durante um tempo determinado.

c) parceiros, pois pagam pelo uso da terra oferecendo parte do lucro da produção.

d) boias-frias, pois trabalham em diversas lavouras mas não possuem suas próprias terras.

e) posseiros, pois têm a posse legal de um imóvel rural ou estão de posse de uma terra devoluta.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Na alimentação, a carne bovina é fonte de fósforo, ferro e de vitaminas do complexo B. As regiões Norte e Centro-Oeste, onde se situam a floresta Amazônica e o Cerrado, são as que apresentam as maiores taxas de expansão do rebanho bovino no Brasil.

(4)

11. A criação de pastagens para a prática da pecuária, nas

regiões mencionadas, tem como consequência (s) a) o aumento das já elevadas taxas de queimadas e de

desmatamento.

b) a contaminação dos lençóis freáticos, já que descompacta os solos.

c) o agravamento da poluição de rios e a diminuição das áreas de assoreamento.

d) a proteção das florestas, já que se evitam problemas como o da desertificação.

e) a diminuição de problemas urbanos como as ilhas de calor e o aquecimento global.

12. O uso indiscriminado de produtos químicos na

agricultura brasileira vem crescendo, conforme divulgação do IBGE, e tem acarretado consequências, como

a) poluição das águas e contaminação dos alimentos. b) eliminação total das pestes e elevação da temperatura

do ar.

c) redução das áreas aráveis e aumento da poluição atmosférica.

d) expansão das terras irrigadas e alteração na camada de ozônio.

13. "Para fazer

Um bom café, meu bem Como se faz, lá no Brasil

Precisa pôr tudo a ferver, meu bem Como se põe, lá no Brasil [...]".

("Samba do café", de Vinicius de Moraes e Baden Powell)

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Atualmente, a Região Norte é a maior produtora de café do Brasil.

b) O cultivo do café foi realizado totalmente com o trabalho dos imigrantes europeus.

c) O café ainda é um dos principais produtos exportados pelo Brasil.

d) A cafeicultura não gerou nenhum recurso financeiro para a industrialização brasileira.

e) O cultivo do café foi introduzido no Brasil a partir da década de 1940.

14. Tipo de agricultura introduzida no Brasil pelos

colonizadores, normalmente monocultura de produtos tropicais:

a) Sistema agrícola extensivo. b) Sistema agrícola intensivo. c) Agricultura de subsistência. d) Plantation.

e) Horticultura.

15. Após a derrubada de mata, segue-se a queimada ou

coivara e a seguir, a limpeza do terreno e o plantio; este sistema leva a um esgotamento precoce do solo e seu posterior abandono. O sistema agrícola refere-se a: a) plantation. b) intensivo c) itinerante ou roça. d) jardinagem. e) rotação de culturas.

16. Região pecuarista por excelência, com predomínio de

grandes propriedades e caracterizada pela pecuária bovina de corte: a) Norte. b) Nordeste. c) Sudeste. d) Sul. e) Centro-Oeste.

(5)

Gabarito e Comentários:

Resposta da questão 1:[C]

A alternativa [C] está correta porque a estrutura fundiária da região Sul aponta para a expressiva presença de pequenas e médias propriedades policultoras. As alternativas incorretas são: [A], porque Paraná e Santa Catarina se caracterizam por uma estrutura fundiária baseada em pequenas e médias propriedades; [B], porque o Centro-Oeste apresenta predomínio de latifúndios; [D], porque a cultura da cana está associada ao litoral do Nordeste; [E], porque a despeito dos climas tropicais, o país é grande produtor de cultivos temperados.

Resposta da questão 2:[D]

As afirmativas [I], [II] e [IV] estão corretas porque: o agronegócio torna o país competitivo no mercado mundial; o mercado interno é abastecido em sua grande maioria pela agricultura familiar; a grilagem amplia a latifundiarização aumentando a concentração de terras.

As afirmativas [III] e [V] estão incorretas porque: existe forte concentração fundiária no Brasil; a pecuária tem forte competitividade no mercado mundial.

Resposta da questão 3:[D]

As afirmativas corretas são [II] e [IV] porque definem corretamente o conceito de trabalho assalariado e volante. As afirmativas [I] e [III] estão incorretas porque o latifúndio não absorve mão de obra e, a subsistência não busca independência do mercado.

Resposta da questão 4:[E]

O Brasil é grande produtor e exportador de soja. Mato Grosso é o maior produtor nacional, uma vez que nas últimas décadas o agronegócio brasileiro se expandiu bastante na porção central do

país devido à biotecnologia, fertilizantes, calagem e

mecanização. A China é o maior parceiro comercial do Brasil, e grande importadora de soja.

Resposta da questão 5:[C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], o “novo rural” caracteriza-se pela expansão de atividades não agrícolas, como lazer, prestação de serviços e indústrias. Estão incorretas as alternativas seguintes porque não correspondem à definição do enunciado.

Resposta da questão 6:[A]

Como mencionado corretamente na alternativa [A], a questão fundiária envolve aspectos sociais e produtivos, entretanto, ao longo da história tem permanecido inalterada em sua tendência de concentração. Estão incorretas as alternativas: [B], [C] e [D], porque em razão da concentração fundiária, ou seja, do predomínio das grandes propriedades comerciais, posterga-se a exclusão social do trabalhador rural, reduz-se investimento e capacidade da agricultura familiar, e potencializa-se a degradação ambiental; [E], porque a terra é uma mercadoria e tal

qual, tem valor de mercado, o que impossibilita o acesso democrático a ela.

Resposta da questão 7:

Os gráficos indicam que o Brasil possui uma estrutura fundiária concentrada, ou seja, grandes extensões de terras agricultáveis em mãos de poucos proprietários, logo, a consequência desse processo será [B] a inexpressividade da agricultura familiar; [C], a ocorrência de conflitos fundiários; [D], o predomínio de grandes propriedades.

Resposta da questão 8: [C]

Como mencionado corretamente na alternativa [C], a agricultura orgânica é um processo comprometido com a organicidade e sanidade dos alimentos e, portanto, não utiliza produtos químicos na produção, ou farta tecnologia. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o processo não utiliza tecnologia; [B], porque não há utilização de produtos químicos e a produção é voltada ao mercado doméstico; [D], porque a mão de obra é extensiva; [E], porque não há utilização de tecnologia e a produção é voltada para o mercado doméstico.

Resposta da questão 9:[A]

I. CORRETO – A Lei de Terras, promulgada em 1850, estabelece a compra como única forma de acesso à terra.

II. CORRETO – Embora não seja o único, o MST criado em 1984, é o maior e mais antigo movimento de luta pela reforma agrária num contexto de, pelo menos, vinte e sete movimentos autônomos de trabalhadores rurais, como o “Movimento de Luta pela Terra”, o “Movimento de Libertação dos Sem-Terras”, dentre outros.

III. CORRETO – O MST argumenta que a distribuição da terra

sem o necessário suporte logístico para a produção não eliminará a pobreza do campo.

IV. CORRETO – O massacre ocorrido no município de Eldorado no Pará ocorreu em razão do confronto entre a polícia militar e os sem-terra acampados na região.

Resposta da questão 10:[D]

Como mencionado corretamente na alternativa [D], os trabalhadores descritos no texto são os boias-frias, mão de obra temporária empregada nos períodos de colheita ou corte de cana. Estão incorretas as alternativas: [A], [B] e [C], porque, embora os conceitos citados estejam corretos, as categorias de trabalho indicadas não correspondem à descrição do texto; [E], porque além dos posseiros não corresponderem à descrição do texto, estes não possuem a posse legal da terra.

Resposta da questão 11:[A]

Como mencionado corretamente na alternativa [A], a expansão da pecuária de corte nas regiões Centro-Oeste e Norte tem sido a responsável pelo avanço do desmatamento sobre o cerrado e

a Amazônia, e pelo aumento da emissão de CO2 por meio das

queimadas. Estão incorretas as alternativas: [B], porque o pisoteio do gado contribui para a compactação do solo; [C], porque o desmatamento para a abertura de pastagens desnuda o solo, aumentando o processo erosivo e o assoreamento dos

(6)

desmatamento; [E], porque a alteração do meio rural não está associada aos impactos ambientais urbanos.

Resposta da questão 12: [A]

Resposta da questão 13:[C]

Resposta da questão 14:[D]

Resposta da questão 15:[C]

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Quais notas, de 0 a 10, você daria para os seguintes serviços prestados pelo International Office da FEA-RP. [Reunião

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

[r]