• Nenhum resultado encontrado

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

S

S

S

S

ugestões de atividades e reflexões a serem

*desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para as histórias publicadas na revista Planeta Azul - Edição 148.

Confira também:

Os valores que as histórias possibilitam refletir;

Os temas transversais relacionados e

As atividades permanentes que podem ser realizadas.

Po

nto

d

e

Apo

io

R

ev

is

ta

Pl

an

eta

Az

ul

Tema do mês - Compromisso

Objetivo: Auxiliar os alunos no exercício do compromisso com o próximo, com a natureza e com a vida, compreendendo

que a responsabilidade envolve a formação da consciência dos valores éticos, desenvolvendo também a autoestima e, o respeito pelas próprias ações ou pelas coisas confiadas.

(2)

Querida professora - Amizade radical - Atenção e respeito - Harmonia e beleza - Um gesto amigo e um largo sorriso - Atitude esperta - Compartilhar e alegrar - Som, chuva: ação!

Na história “QUERIDA PROFESSORA”, vamos trabalhar sobre o respeito com o professor, atitudes de servir, estando sempre atento, pois através dos nossos mestres, aprendemos e compartilhamos muitas coisas. Os alunos precisam despertar para um sentimento de gratidão em relação ao professor, compreendendo, também, pontos importantes sobre hie-rarquia. Reflita: O que seríamos sem os nossos professores? O que seria de cada uma das mais diversas profissões sem os professores?

Atenção também às pessoas ao nosso redor e o compromisso que precisamos ter com todas as coisas relacionadas à escola. Sendo uma delas, colocar em prática esse respeito, ficando atento e preparando-se, por exemplo, para a chegada do professor. O que podemos fazer para recebê-lo bem? Manter-se atentos para ouvi-lo? Recebê-lo em sala de aula? Na porta da escola? Ajudá-ouvi-lo? Reflita...

Através de recortes de revistas, produza com os alunos um painel relacionando as qualidades e/ou valores dos professores, com o nosso respeito e gratidão, por exemplo: Professor = Amor, Professor = Respeito, Aluno = Cooperação, etc. Ouça a justificativa de cada uma das relações que eles farão, utilizando-se de palavras e/ ou imagens para a confecção do painel.

Através da história “AMIZADE RADICAL”, podemos compreen-der que devemos adotar alguns cuidados nas brincadeiras, mas que pequenos acidentes acontecem e não é vergonha cair e

le-vantar de novo, pelo contrário, é motivo de aprendizagem. Trabalhar também so-bre a atenção e o respeito com o outro, pois em situações como estas, sentimo-nos fragilizados e precisamos do respeito e da ajuda do outro. Sugerir aos alunos uma encenação desta história e convidar grupos que não façam parte do Projeto Plane-ta Azul, para assistirem a “apresenPlane-tação”, compartilhando o aprendizado.

Valores

Responsabilidade, respeito, cuidado, solidariedade, percepção, respeito à natureza, carinho e amizade.

Temas transversais

Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e Saúde.

Atividades permanentes

Pensamento da semana, Livro da aprendizagem e Cozinha experimental.

“(...) De acordo com o senso comum, não há dúvidas de que servir em prol do bemestar social e fazer feliz o próximo são boas ações (...).”

Mokiti Okada

(3)

Em “ATENÇÃO E RESPEITO”, o objetivo principal será com-preender que precisamos ter respeito, carinho e atenção com os idosos e/ou com qualquer pessoa com mais idade do que nós. Ao conversar sobre pessoas idosas, avós, familiares, etc, podemos iniciar com os alunos uma pesquisa sobre a origem de seus familiares, origem dos nomes, sobrenomes, hábitos e costumes, de seus avós, bisavós, etc.

Possibilidade de abordagem também sobre educação dentro do supermercado, como por exemplo, não deixar produtos caídos no chão, voltar sempre o produto no lugar certo e quando decidimos não comprar mais determinado produto, devolver no local de onde foi retirado ou colocá-lo em uma cestinha, que fica no caixa, mas não deixá-lo em qualquer lugar, etc. Educação, sempre! Este é o nosso compromisso!

Na história “HARMONIA E BELEZA”, vamos estimular os alunos a escreverem cartas, versos, poemas e músicas daquilo que as ins-piram para o bem. Estar atento ao próximo e aos cuidados, cari-nho e admiração que precisamos ter e demonstrar, para com a natureza.

Escrever cartinhas para os personagens, agradecendo e relatan-do suas experiências vividas durante o desenvolvimento relatan-do Pro-jeto, os aprendizados e as mudanças que tivemos na escola, em casa, em todo e qualquer lugar. Organizar na escola uma campa-nha de atitudes altruístas (fazer sem esperar nada em troca) e depois refletir, como foi a atividade.

Possibilidades de pesquisa sobre plantas epífitas. Você sabia que as plantas epífi-tas, são plantas que crescem sobre outras, sem, porém, se alimentarem da substân-cia destas? Pesquise...

Com a história “UM GESTO AMIGO E UM LARGO SORRISO”, trabalha-remos sobre a importância de pensar no outro, compreendendo que a amizade envolve atenção, cuidado e carinho. Com possibilidade de pesquisa sobre os benefícios da maçã para nossa saúde.

Após reflexões, proporcione uma atividade na Cozinha experimen-tal, alertando os alunos para o consumo diário de frutas e estimulan-do uma alimentação saudável. Nesta oportunidade, monte uma pirâmide alimentar com os alunos.

Em “ATITUDE ESPERTA”, podemos compreender que precisa-mos nos preocupar com o próximo e praticar uma boa educa-ção, utilizando o argumento da história, apenas como o início de muitos outros exemplos dessa prática, como, por exemplo, repor o guardanapo, trocar o lixo cheio, encher a garrafa de água na geladeira, etc. A partir desta história, trabalhe também com o

(4)

Faça o bem e conquiste alguém - Viagem inclusiva - Acessibilidade, já! - Boas vindas

Valores

Responsabilidade, amor, respeito, amizade, felicidade, persistência e partici-pação.

Temas transversais

Saúde, Ética e Pluralidade Cultural.

Atividades permanentes

Pensamento da semana, Campanha do obrigado, Relaxamento, Músicas do projeto, Ikebana e Horta.

“Se a pessoa praticar um grande número de boas ações e despertar em muita gente alegria e gratidão, estes sentimentos a envolverão e ela se tornará cada vez mais virtuosa.”

Mokiti Okada

HISTÓRIAS RELACIONADAS

Na história “COMPARTILHAR E ALEGRAR”, exemplifique para os alunos que somos res-ponsáveis por nossas ações. Precisamos pensar num todo e não individualmente, desa-pegando de objetos materiais, mesmo sendo novo e/ou usado.

Viver em harmonia na sala de aula, significa pensar no outro. Registre os acontecimen-tos e aprendizados mais significativos no Livro da aprendizagem.

Refletir com os alunos: Quando se tem uma boa amizade, que tipo de sentimento nasce no coração das pessoas? De que formas podemos agradecer às

pes-soas? Depois, estender a reflexão à escola e incentivar os cuidados de cada um com o todo no ambiente escolar, respeitando os espa-ços e as pessoas que nele circulam.

Em roda de conversa, explicar aos alunos a importância de conser-var a sala de aula em ordem, limpa e organizada para termos um ambiente limpo e bonito.

Em “SOM, CHUVA: AÇÃO”, percebemos que devemos estar sempre atentos e prontos para servir. E que alguns cuidados, fazem parte do compromisso e responsabilidade de todos. Perceba: sem querer, depois de uma atividade com músicas, a Profª Bela esque-ceu o aparelho de som na quadra da escola e na hora de ir embora, estava começando a garoar. Dourado e Cascudão, não passaram despercebidos, estavam atentos. Recolhe-ram o aparelho e devolveRecolhe-ram para a Profª Bela.

Reflita: precisamos nos sentir responsáveis por tudo é de uso comum na es-cola, tanto objetos pequenos, como com o patrimônio escolar, com móveis e com a conservação dos espaços, salas, pátios, quadras, banheiros, etc.

(5)

Através da história “FAÇA O BEM E CONQUISTE AL-GUÉM”, vamos trabalhar conceitos sobre ordem e beleza em seu próprio quarto, responsabilidades e compromissos. Veja: começando com a transformação de nossas atitudes, dentro do nosso quarto, podemos expandir isso para a nos-sa canos-sa, depois para a rua, comunidade, escola, cidade, pa-ís, mundo... E, nesta história, vamos sobretudo, compreen-der a importância de percebermos as necessidades do ou-tro e desapegar inclusive de coisas que também gostamos bastante. Estar preparado e disponível para fazer a felici-dade de alguém, sempre! Aproveite o momento também, para trabalhar com a Campanha do obrigado.

Na história “VIAGEM INCLUSIVA”, abordaremos, principalmente, reflexões sobre percepção, diversidade, acessibilidade, respeito e amizade. E, também, sobre a maneira correta de abordarmos e/ou oferecer ajuda a uma pessoa com necessida-des especiais. Vamos conversar, mostrar, exemplificar o máximo possível sobre di-versidade, precisamos ter um compromisso com

relação a este assunto e, sempre acreditar na ca-pacidade de compreensão dos alunos.

Reflita também sobre o Pensamento da semana.

Em “ACESSIBILIDADE, JÁ!”, continuaremos com a mesma abordagem, aprendendo e praticando va-lores como a amizade e a cooperação. E, ainda sobre diversidade, podemos abordar sobre os nossos direitos e deveres, no que diz respeito a acessibilidade.

Obtenha informações também, através da Cartilha de acessibilidade na Web, dis-ponível para download:

http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.html

Ou:

http://appweb2.antt.gov.br/CartilhaAcessibilidade/ CartilhadeAcessibilidade2010.pdf

Reflita sobre a importância de valorizar a riqueza de pos-sibilidades e de colaboração proveniente das diferenças. Nesta história, observe também a Horta e, inicie um novo projeto com os alunos.

Sistematize com o grupo a importância do cuidado diário com a horta, cuidar dela é como se estivéssemos cuidan-do de alguém. Observancuidan-do as diferenças de crescimento faça relação dos diferentes cuidados que estão receben-do e receben-dos diferentes meios em que estão.

(6)

Fundação Mokiti Okada

Rua: Morgado de Matheus, 77, Vila Mariana, São Paulo – SP, CEP: 04015-050 www.fmo.org.br

www.planetaazul.com.br

facebook.com/projetoplanetaazul Telefone: (11) 5087-5098

contato@planetaazul.com.br

Na história “BOAS VINDAS”, podemos aprender atitudes importantes, em momen-tos de adaptação escolar, desafios e atitudes fundamentais que devemos ter. Com-promissos e responsabilidades que envolvem a inclusão de um novo amigo na sala de aula, etc. Compreendendo o papel de cada um. Refletindo, inclusive, sobre adaptações “num geral” em nossas vidas, sobre a importância de se trabalhar em grupo, respeitando as diferenças, cooperando e dividindo responsabilidades. Inicie as atividades com esta história, através de um Relaxamento, com as

Músi-cas do projeto. Solicitar aos alunos que fechem os olhos e procurem visualizar

ações positivas que já vivenciaram.

Nesta história, aproveite também, para conversar sobre o arranjo de Ikebana na mesa da professora, dando exemplo e colocando um arranjo na sala de aula, ensi-nando aos alunos que a missão da flor é trazer alegria e beleza para vida das pes-soas, por isso, é sempre bom que se tenha um arranjo floral em todos os lugares onde estivermos.

Referências

Documentos relacionados

a) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno entenda o texto e a moral, tipo de explicação ou história contada ou recontadaque podem acontecer na vida real. Na fábula a raposa

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

 Para a realização desta lâmina, com uma pipeta pingar uma gota de cada cultura em lâminas, colocar a lamínula em um ângulo de 45°, deixá-la cair e pressionar com

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

The standard deviation of the granules’ size described the transition of flow behavior from shear thickening in the early stages of gelatinization to shear

Uma vez que os cadastros estejam efetuados para cada uma das unidades criadas, quando um Gerador for emitir um MTR e indicar seu CNPJ ou CPF no campo de seu perfil

Tais orientações se pautaram em quatro ações básicas: apresentação dessa pesquisa à Secretaria de Educação de Juiz de Fora; reuniões pedagógicas simultâneas com

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar